Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Cabo Amintas critica parcelamento de salários dos servidores

por andreeyvyd.teles — publicado 27/06/2017 15h45, última modificação 06/12/2017 16h28
Cabo Amintas critica parcelamento de salários dos servidores

Gilton Rosas

O vereador Cabo Amintas (PTB) usou o Pequeno Expediente da sessão desta terça-feira, 27, para criticar declarações do secretário das Finanças de Aracaju, Jeferson Passos, na imprensa.

Jeferson Passos afirmou que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), enfrenta problemas financeiros devido às dívidas herdadas pela gestão anterior, nega reajuste salarial, não descarta atraso ou parcelamento nos salários dos servidores municipais, fala em dívidas na Secretaria da Saúde e alerta que a tendência é piorar no segundo semestre por causa da redução na arrecadação do ICMS e FPM.

“Até agora não entendi o motivo que Edvaldo Nogueira cancelou o Forró Caju. Já tinha o ‘Falamansa’ do Jeferson Passos como atração confirmada. Quando ele aparece na mídia pode se preparar que vem parcelamento ou atrasos dos salários dos servidores. Ele não admite claramente, mas eu já visualizo e isso é um absurdo. A cidade está um caos!”, critica.

Sobre as dívidas na Secretaria da Saúde, que segundo o secretário estão sendo negociadas, o vereador Cabo Amintas se manifestou. “É mentira. Ele recebe informações da Secretaria da Saúde onde está sua mulher e também da irmã dele que está na SMTT. A cidade está se afundando e Jeferson Passos é um dos responsáveis. A preocupação deve ser com os funcionários públicos”.

O parlamentar disse que os servidores devem se unir para brigar por isso. “Infelizmente muitos deles apoiaram a desorganização desta gestão desastrosa e caloteira de Edvaldo Nogueira. Quero saber até quando esta família Passos vai continuar tomando o dinheiro na ‘tora’. Será que vão parcelar ou atrasar os salários deles também? Ou será necessário que eu ou outro colega crie um projeto aqui para que nosso salário também seja parcelado ou atrasado quando acontecer isso com o trabalhador?”, questiona.

Thiaguinho quer mais apoio ao esporte e à cultura

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 01h00, última modificação 06/12/2017 16h29
Thiaguinho quer mais apoio ao esporte e à cultura

Assessoria do parlamentar

Por unanimidade, os vereadores de Aracaju aprovaram, durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), uma emenda aditiviva, de número 33, que acrescentou um inciso no parágrafo 3° do artigo 2º da Lei 167/2017. O texto propõe ao Poder Executivo o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do esporte, cultura e lazer em Aracaju.

O vereador Thiaguinho, que votou favorável à alteração, considerou como uma grande vitória a aprovação dessa emenda. "Quando o incentivo ao esporte e à cultura são tratados como política pública, todos saem ganhando, pois os cidadãos passam a ter mais qualidade de vida e, consequentemente, diminuem as internações e atendimentos nos hospitais. Sedentarismo é sinônimo de doença", afirmou.

Para ele, Aracaju também precisa de ações voltada para a cultura. "Este ano, a cultura local sofreu um revés muito forte com a não realização do Forró Caju. Apesar de todos os esforços e idas à capital federal em busca de uma solução, a festa não aconteceu e isso foi muito prejudicial para a cidade", avaliou.

Segundo Thiaguinho, ele tem buscado alternativas para garantir a preservação das nossas raízes, como a criação da Comissão de Festas Juninas e Populares. "Todos os vereadores foram muito sensíveis a esta causa e estão de parabéns por aprovarem a emenda 33. Uma cidade que não valoriza a sua cultura, menospreza a sua própria identidade. Esperamos que o executivo insira este item na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018, para que as ações possam ser efetivamente desenvolvidas", concluiu.

Zezinho do Bugio flagra carroceiros tentando despejar entulhos na via pública

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 00h00, última modificação 06/12/2017 16h30
Zezinho do Bugio flagra carroceiros tentando despejar entulhos na via pública

Assessoria do parlamentar

Na terça-feira, 11, o vereador Zezinho do Bugio (PTB) acompanhou mais ação da Emurb. A ação aconteceu no Bugio e retirou lixos e entulhos de terrenos baldios que estão localizados no entorno da Rua Geny da Silva Dias.

A ação é um pedido do parlamentar que após o mapeamento da área identificou áreas em que ocorre despejo irregular de lixo na região. Durante a operação de limpeza, Zezinho do Bugio esteve presente ajudar no trabalho de conscientização dos moradores da região. Durante a ação, Zezinho do Bugio flagrou dois carroceiros despejando entulhos em plena via pública.

Anderson de Tuca faz balanço do primeiro semestre de legislatura

por Camila Sousa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 11/07/2017 01h10, última modificação 06/12/2017 16h32
Anderson de Tuca faz balanço do primeiro semestre de legislatura

César de Oliveira

Com intuito de prestar contas do seu mandato à população, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), fez uma retrospectiva dos seis primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), seu desempenho da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a qual preside, avanços e dificuldades enfrentadas.

Ao todo, neste período, o mandato do vereador encaminhou ao Poder Executivo, 51 Indicações, quatro Projetos de Lei (PL), e 71 pareceres foram concedidos na CCJ, sendo assim, um dos parlamentares mais atuantes no Legislativo Municipal.

Para o vereador, a comunidade, acima de tudo, quer um mandato transparente e voltado para as pessoas. E essa é a plataforma do seu trabalho. Além de defender os interesses do povo, é essencial divulgar cada ação desenvolvida no legislativo. “Faço questão de avaliar e ver sempre onde podemos melhorar. Isso, de certa forma, é uma maneira de retribuir os milhares de eleitores que mais uma vez depositaram a confiança em meu trabalho. Ao longo do primeiro semestre, realizamos inúmeras benfeitorias para a população, mas ainda tem muito para ser feito”, ressaltou.

De acordo com o Anderson de Tuca, os seis primeiros meses foram de muito trabalho e bastante proveitoso. “Iniciamos o ano com o pé direito com mais uma edição de sucesso do Bloco Saudoso Tuca. Através dos alimentos não perecíveis doados pelos foliões, batemos recorde e arrecadamos sete toneladas de alimentos que, posteriormente, foram utilizados na montagem de cestas básicas e distribuídos em comunidades carentes da capital levando a alegria para muitas famílias. Afinal, o trabalho parlamentar não se resume apenas em fiscalizar a forma como os recursos estão sendo aplicados em nosso município, e o cumprimento dos contratos públicos. Estou vereador para fazer a diferença”, afirmou.

Um dos projetos de destaque, registrado sob o número 223/2015, de autoria do vereador, assegura o desembarque de passageiros durante o fim da noite e madrugada nos dias úteis, feriados e finais de semana, em qualquer lugar do trajeto. O PL já foi amplamente discutido na Casa e aguarda o parecer técnico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para ser votado. “O objetivo é garantir a segurança de quem utiliza diariamente esse transporte como meio de locomoção. Acredito que o fato do passageiro ter a liberdade de escolher o local mais iluminado para desembarcar, por exemplo, mesmo que não haja parada regulamentada, minimize a ação dos criminosos. Principalmente, se tratando de idosos e mulheres, que trabalham à noite e dependem de ônibus. Isso deve acontecer sem alterar o itinerário da linha”, explicou.

O parlamentar, que também exerce a função de Líder da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da CMA, salientou a importância do conselho e do trabalho desenvolvido à frente da equipe. “O político tem papel fundamental em fazer discussões de interesse público, e a função da Comissão é justamente identificar, na fase de instrução, se o projeto de lei atende, quanto ao seu conteúdo e quanto a sua forma, os requisitos constitucionais para a sua tramitação. Somente após essa avaliação, o projeto de lei poderá seguir ou não para as demais comissões da Casa. Ou seja, a Comissão apura as condições constitucionais para a sua tramitação. É uma análise que realizamos de forma técnica e em conjunto. Somente neste semestre, foram mais de 70 análises”, declarou.

Por fim, o vereador reforçou, ainda, que vai continuar trabalhando em benefício dos aracajuanos. “Estarei sempre à disposição do povo para ouvir os principais anseios das comunidades e buscar soluções. Até o último dia do meu mandato, vou cuidar incansavelmente dos interesses da população aracajuana. Esse é o meu principal papel ”, concluiu.

Emília cobra que a Prefeitura abra olhos para o Procon

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 00h00, última modificação 06/12/2017 16h34
Emília cobra que a Prefeitura abra olhos para o Procon

Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) abra os olhos para Procon Municipal e garanta que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) seja respeitado.

Segundo Emília, falta o básico e estrutura física para a execução eficiente dos trabalhos do órgão, prejudicando as pessoas que buscam orientação e providências junto ao Procon. “O Procon Municipal foi um grande avanço, porém, sem estrutura, só existe no papel e está se acabando. A coordenadora não tem nem onde sentar; falta tudo, inclusive água e papel. É um engodo para população aracajuana”, pontuou.

Para Emília, o Procon é destinado a efetuar a defesa e proteção dos direitos e interesses dos consumidores, e a administração municipal deve garantir as condições para seu amplo funcionamento. “O Procon tem como função principal acompanhar e fiscalizar as relações de consumo ocorridas entre os consumidores e fornecedores, e cabe aos gestores oferecer as condições para garantir a eficiência dos procedimentos administrativos, sempre em defesa do consumidor”, destacou.

Por fim, fez um apelo para que a PMA, assegure ao Procon condições mínimas para que garanta a proteção e a defesa do consumidor. “O Procon é uma das instituições que detém maior grau de confiança da população. É um serviço público que deve ser mantido pelo município, amparando o consumidor de práticas comerciais enganosas e/ou abusivas”, concluiu.

Kitty Lima cobra ações da CMA contra a LGBTfobia

por Felipe Máceio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 15h20, última modificação 06/12/2017 16h35
A LGBTfobia foi mais uma vez discutida pela vereadora Kitty Lima (REDE), desta vez durante a sessão ordinária desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O pronunciamento foi motivado pela morte bárbara da transexual Denise Melo, assassinada com cinco tiros dentro da sua residência no bairro Augusto Franco, no último fim de semana.
 
Para a parlamentar, o crime, ocorrido poucos dias antes do Dia Internacional do Orgulho Gay - comemorado nesta quarta-feira, 28 - reforça a importância de se debater os problemas sofridos por esta parte da população, vítima da discriminação e violência por conta da intolerância de gênero. “Nós já debatamos bastante aqui nessa Casa a importância da Frente Parlamentar sobre a LGBTfobia, e aí eu pergunto: ainda iremos esperar que ocorra outros crimes bárbaros como este para essa Casa se manifestar a fim de combater essa barbárie?”, questionou Kitty.
 
De acordo com dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), a cada três dias uma travesti ou transexual é morta no Basil e, somente nos seis primeiros meses deste ano, 80 delas foram assassinadas no país. “O Brasil é o país onde mais se mata travestis e transexuais em todo o mundo. Em 2012, por exemplo, uma travesti foi assassinada a pedradas no Centro de Aracaju, vítima da transfobia. O problema é antigo e, infelizmente, vem crescendo ao longo dos anos”, pontuou a parlamentar, que cobrará ações contundentes da CMA quanto ao assunto.
 
“Todos nós vereadores precisamos estar unidos para fortalecer esse debate para que mais pessoas possam entender que esse é um crime de ódio. Matar por preconceito não pode ser admitido", garantiu Kitty, lamentando a morte de Denise.
 
"Neste exato momento, existe uma família e amigos chorando a morte da Denise, uma pessoa bastante conhecida e amada na sua comunidade, por isso não podemos deixar que essa perda se torne apenas mais um número para as estatísticas. Vamos trabalhar para evitar que novos crimes como este ocorram”, defendeu.
 
Sessão especial
 
A LGBTfobia foi tema da sessão especial na CMA requerida por Kitty Lima no mês de maio. O objetivo do encontro foi debater iniciativas de conscientização e políticas públicas que venham a beneficiar esta parcela da sociedade.
 
Na oportunidade, foram apresentados dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania que apontam que a cada 25 horas uma pessoa LGBT é morta no Brasil. Nos últimos oito anos, o país - naquele mês - contabilizava 8 mil casos de agressões e 1.560 mortes de pessoas LGBTs, sendo que apenas 10% destes crimes vão parar na Justiça.
 
O levantamento aponta ainda que 90% dos travestis e transexuais têm a prostituição como único meio de sobrevivência, e devido a esta exposição, a expectativa de vida delas é de apenas 35 anos. “É inadmissível que uma pessoa seja desrespeitada e violentada por conta da sua orientação sexual ou de gênero. Esse assunto precisa ser levado às escolas, às comunidades e, principalmente, para dentro das nossas casas, porque o amor e o respeito ao próximo a gente aprende de berço”, disse Kitty Lima.
 

Cabo Amintas demonstra revolta com vídeo de PM morto em Minas Gerais

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 09h10, última modificação 06/12/2017 16h36
Cabo Amintas demonstra revolta com vídeo de PM morto em Minas Gerais

Assessoria do parlamentar

Na última segunda-feira, 10, um vídeo de um policial militar sendo assassinado em Santa Margarida-MG viralizou na internet. O vídeo mostra o momento em que o policial militar, próximo de uma esquina, tenta se aproximar dos assaltantes, mas é atingido por disparos. Um vigilante também morreu no confronto.

O vereador Cabo Amintas, policial militar e defensor árduo da segurança pública, usou as redes sociais para demonstrar sua indignação com o fato: “Esse é o Brasil dos Direitos Humanos: mais um pai de família executado! Morte aos assassinos de policiais e pessoas de bem desse país. Quem atira na polícia tem que morrer. Quem atira em um pai de família tem que ‘cair no aço’. Trabalhadores são assassinatos todos os dias nesse país. Sergipe é o estado mais violento do Brasil e o que menos valoriza policiais. Vivemos um caos onde políticos corruptos também "puxam o gatilho", pois são responsáveis por cada pai de família morto em nosso país”.

Cabo Amintas promete lutar ainda mais pela categoria e criar leis que garantam segurança para os cidadãos de bem. “É esse o meu papel na Câmara de Vereadores! Eu estou no mandato para lutar pelo povo de bem da nossa capital. Comigo a bandidagem não tem vez! Não tenha dúvidas que eu vou voltar do recesso parlamentar ainda com mais vontade de lutar por minha categoria e por todos os pais de família”.

Lucas Aribé volta a cobrar reajuste salarial dos servidores municipais

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 15h25, última modificação 06/12/2017 16h40
Lucas Aribé volta a cobrar reajuste salarial dos servidores municipais

Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 27, o vereador Lucas Aribé (PSB), criticou duramente a atual gestão e a declaração do secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, que não cogita o reajuste salarial dos servidores Municipais. O motivo apresentado na matéria jornalística publicada nesta terça-feira, 27, no Jornal Correio de Sergipe foi que a Prefeitura Municiapal de Aracaju (PMA), tinha compromissos referentes a anos anteriores, que estariam onerando a folha de pagamento de 2017. Sobre a matéria, o vereador disse que já é costume do secretário não conceder o reajuste.

“O Jornal Correio de Sergipe traz em sua edição uma matéria que eu já tinha falado primeiro e que mostrei em áudio, o secretário Jeferson Passos falando que não ia ter reajuste. Vão dizer que o Jornal está mentindo? Porque disseram que Lucas Aribé estava mentindo. É um desrespeito o que vem acontecendo com os servidores municipais e os professores. Achou pouco o que fez no Estado e agora quer fazer no município. Já é costume do secretário não reajustar os salários ou fazer pagamentos parcelados como fez no Estado”, declarou o vereador Lucas Aribé.

O parlamentar ainda em seu discurso falou sobre o reajuste dos servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Presidente Nitinho envie para nós vereadores votarmos o Projeto de Lei que reajusta o salário dos servidores desta Casa. Nós temos condições”, pressionou Aribé.

 

Isac acompanha comissão de músicos ao Ministério Público Estadual

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 09h30, última modificação 06/12/2017 16h43
Isac acompanha comissão de músicos ao Ministério Público Estadual

Assessoria do parlamentar

O vereador Isac Silveira (PCdoB), juntamente com músicos sergipanos foi recebido pelo alto escalão da Procuradoria Geral da Justiça do Estado de Sergipe para tratar sobre a valorização dos artistas da terra. Uma comissão montada apresentou alguns pontos mais urgentes para que providências fossem tomadas. O músico e também juiz de direito, Sérgio Lucas, destacou a diferença nos valores pagos pelo poder público à artistas do estado com relação aos nacionais. “Nós já tivemos diferenças que chegaram a quinze vezes entre o artista sergipano mais bem pago, e o artista de fora mais bem pago. Nós não podemos, e nem é a intenção de impedir que o artista de fora venha, mas é preciso que haja uma valorização do artista sergipano, não necessariamente que nasceu, mas que produz e divulga nossa tradição”.

A ideia de montar uma comissão de artistas surgiu nas redes sociais de Sérgio Lucas, que foi instruído pelo procurador de justiça Dr. Eduardo Dávila a encaminhar algo ao Ministério Público Estadual, por meio da Coordenadoria Geral. “Por este motivo um documento com três pontos foi entregue a procuradoria geral: a divulgação antecipada das programações e das atrações, com o mínimo de trinta dias; percentual mínimo de atrações locais de setenta por cento, e remuneração máxima para atrações de fora, de três vezes mais que os da terra”, contou Sérgio.

O procurador geral da justiça, José Rony Silva Almeida, explicou como serão as ações do Ministério Público Estadual. "O país passa por dificuldades sérias. Os municípios não têm escola, educação, saúde, e contratar atrações por cachês altíssimos é uma questão que tem que ser apontada e verificada. A comissão trouxe algumas ideias e nós vamos avaliar. Mas é importante ressaltar que todas essas contratações sejam feitas com antecedência, publicidade, para que a comunidade tenha conhecimento, e que todos possam avaliar se aquele gasto é necessário, e se for que se valorize sempre os artistas da terra", informou.

O sanfoneiro Joaquim Antonio, do Casaca de Couro desabafou sobre o descaso com os músicos locais. “A gente já tentou de várias formas, enquanto artistas e produtores, negociar com os municípios a participação de vários artistas sergipanos na grade cultural. Nós da Casaca de Couro fazemos shows no Brasil todo, mas em Sergipe nós não temos abertura. Porque nossa música serve de consumo para outros locais e não serve para o nosso? ”.

Para o vereador Isac Silveira, que tem projetos apresentados na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) sobre o tema, é preciso que exista "uma mínima igualdade de tratamento com relação aos cachês, para que uma garantia da dignidade e da elevação da cultura sergipana”, explicou.

“Vereador em Ação” disponibilizará testes de hepatite no Lamarão

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 09h20, última modificação 06/12/2017 16h45
“Vereador em Ação” disponibilizará testes de hepatite no Lamarão

Assessoria do parlamentar

O mês de julho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a luta contra as hepatites virais. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Pensando em contribuir com a prevenção e diagnóstico da doença, o programa Vereador em Ação, promovido pelo do Vereador Dr. Gonzaga (PMDB), firmou parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual de IST/Aids, para realizar os testes rápidos de hepatites durante o evento, que acontecerá no dia 15 de julho, no bairro Lamarão.

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, e colaborar para o desenvolvimento de cirrose, câncer e outros problemas. As formas mais comuns da doença são causadas por vírus. A doença também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas. As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. O gerente do programa IST/Aids, Almir Santana, explica que a hepatite não apresenta sintomas em seu estágio inicial. “A população precisa ficar em alerta por se tratar de uma doença silenciosa na sua fase inicial. Os sintomas quando aparecem já são tardios. Por isso, a importância do exame para a detecção e tratamento das hepatites B e C. Quando os sintomas aparecem são dores na barriga, cor da urina escura, as fezes brancas e olhos amarelos”, explicou o médico.

A hepatite B é transmitida através da relação sexual e a prevenção pode ser feita com o uso de preservativo. Já a hepatite C se dá por meio de objetos compartilhados, como por exemplo, barbeador, alicates de unha, entre outros.

Almir Santana ainda alerta para o número alarmante de cinco mil casos do vírus HIV em Sergipe e reforça a importância da prevenção com o uso da camisinha. "Além de fazer o teste, é preciso que as pessoas tomem as três doses da vacina que previne a hepatite B. No caso da C a recomendação é o uso da camisinha”, aconselha o médico.

Segundo Dr. Gonzaga, a participação da SES no programa “Vereador em Ação” é muito importante para levar os testes e mais informações sobre prevenção das hepatites e DSTs à população do Lamarão. "Sabemos que nem todos têm acesso aos serviços de saúde, então será uma oportunidade de realizar os testes de maneira fácil e rápida e poder se prevenir de forma adequada", comentou o vereador, que também é médico.

Dr. Gonzaga ainda destacou a parceria com o especialista Almir Santana. "Temos números preocupantes em Sergipe. Desde 2012, são 695 casos da hepatite B e 356 de hepatite C. Nós estamos aproveitando a mobilização do Julho Amarelo para fazer nossa parte na luta contra as hepatites virais durante o nosso programa Vereador em Ação", concluiu o vereador.

A próxima edição do programa “Vereador em Ação” acontecerá neste sábado, 15, e contará com diversos outros serviços gratuitos, como emissão de carteira de identidade e trabalho, aferição de pressão arterial, teste de visão e glicose, fisioterapia, massagens, serviços de beleza e distribuição de mudas de árvores para a população. O evento acontecerá das 8 às 13h, na EMEF Sergio Francisco da Silva, que fica na Av. Lamarão, nº 551, no Bairro Lamarão.

Vereador Isac prestigia solenidade de obra no Moema Meire

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 14h35, última modificação 06/12/2017 16h45
Vereador Isac prestigia solenidade de obra no Moema Meire

Assessoria do parlamentar

O vereador Isac Silveira (PCdoB), que é do mesmo partido do prefeito, fez questão de participar do anúncio, realizado por Edvaldo Nogueira, do início das obras estruturantes no loteamento Moema Meire, localizado no Bairro Cidade Nova, zona norte de Aracaju.
 
As máquinas começaram a trabalhar nesta terça-feira, 27, e realizarão a implantação de drenagem pluvial, rede coletora de esgoto, pavimentação das ruas e a construção de uma contenção na rua D. "A gente anda pelas ruas e percebe a falta de infraestrutura, e consequentemente o sofrimento dessas pessoas. Fiz questão de estar presente no início das obras porque somos fiscalizadores. Poder ver a mudança de vida da população aracajuana me transmite muita emoção", relatou Isac. 
 
De acordo com o prefeito, Edvaldo Nogueira, foram vinte dias de clamor da população  da localidade. "A qualidade de vida de cento e setenta e seis famílias estará garantida. Vamos fazer em três etapas. Esse dinheiro estava liberado há dois anos e por isso estamos aqui fazendo e, até o final do meu mandato irei fazer muito mais. Não deixarei a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), sem garantir importantes obras que irão beneficiar a população, principalmente de bairros mais carentes", encerrou o discurso com promessa o prefeito de Aracaju.
 

Thiaguinho se reúne com presidente da Emurb e cobra melhorias para diversos bairros

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 02h05, última modificação 06/12/2017 16h46
Thiaguinho se reúne com presidente da Emurb e cobra melhorias para diversos bairros

Assessoria do parlamentar

O vereador Thiaguinho (PMB) realizou na tarde de terça-feira, 11, uma visita ao diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para discutir melhorias para a Zona de Expansão e outros bairros da capital. O parlamentar também abordou o projeto de adoção de praças e cobrou a operação tapa buraco em diversas ruas.

Ferrari informou que a Emurb estará fazendo um levantamento sobre o trabalho de recapeamento de ruas na Zona de Expansão. Segundo ele, existe recurso na Caixa Econômica Federal destinado para a realização de obras no local. Ferrari disse que destinará o recurso para o recapeamento da Rua Projetada e outras adjacentes. No residencial Vila Verde, bairro Aeroporto, a Prefeitura vai elaborar um projeto para a pavimentação de todo o conjunto.

No conjunto Leite Neto, o vereador solicitou a revisão da iluminação, reparos na praça Clodoaldo Alencar e apresentou fotos de várias ruas que necessitam de tapa buraco. Thiaguinho finalizou a visita pedindo uma atenção especial ao conjunto Lourival Batista, que, segundo ele, sofreu bastante com as chuvas intensas, que provocou a formação de muitos buracos e pontos de alagamentos.

O vereador considerou a reunião muito positiva e afirmou que aguardará as respostas das suas reivindicações. “Eu quero agradecer ao presidente Ferrari pela atenção, lembrando que todas essas demandas refletem as necessidades das comunidades que nós visitamos. A população está confiante numa resposta rápida da Prefeitura e, da nossa parte, estaremos acompanhando e cobrando as soluções”, disse.

Zezinho do Bugio apresenta balanço do primeiro semestre de 2017

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 00h35, última modificação 06/12/2017 16h48
Zezinho do Bugio apresenta balanço do primeiro semestre de 2017

Assessoria do parlamentar

O primeiro semestre de mandato do vereador Zezinho do Bugio (PTB), foi marcado: pela Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO, aprovação de projetos de lei e a vitória de três de suas emendas. A evolução e empenho do vereador é nítida, e está sendo reconhecida pelas comunidades.

Desde o início de seu mandato, Zezinho do Bugio mantém as portas de seu gabinete abertas para receber os moradores de Aracaju, ouvindo atentamente suas reivindicações. Também continua visitando os bairros para ver de perto as suas necessidades reais e buscar apresentar soluções e serviços de qualidade, como acredita ser seu dever, propor projetos de lei para qualidade de vida da população.

Só nesse primeiro semestre de trabalho já foram apresentados 12 projetos de lei, 39 requerimentos, 129 indicações e 3 emendas a leis, totalizando 183 proposições, realizadas de fevereiro a junho de 2017. Uma produção de trabalho que vai desde cultura e educação até saúde e mobilidade urbana, atingindo todas as diversas esferas sociais.

Proposições que impactam a comunidade, dentre eles a Lei de Diretrizes Orçamentária, cujo conteúdo proposto por Zezinho do Bugio garante a excelência na prestação de serviços públicos a população. A valorização e capacitação continuada de agentes e servidores públicos que representam um elo entre a população e o Poder Público, e tem por objetivo principal bem servir a população e as suas funções designadas.

Já na educação, esporte e lazer priorizou na LDO, a inclusão duas emendas aditivas fundamentais para o desenvolvimento e acessibilidade da comunidade. A primeira emenda aborda o desenvolvimento de ações voltadas à promoção do esporte, cultura e lazer, em áreas acessíveis a população e capazes de trazer qualidade de vida e desenvolvimento humano a pessoas de todas as idades, inclusive crianças, jovens e idosos.

Nesse projeto está incluída também a criação de oficinas esportivas, brinquedotecas, gincanas, jogos, teatro, dança, capoeiras, ginástica e outras atividades que permitem a interação e aprimoramento da comunidade.

Na segunda emenda adicionada à LDO do destaque a educação infantil, direcionando especial atenção ao acesso irrestrito de toda população de Aracaju, a creche e a pré-escola, a fim de estimular precocemente as crianças do município e ampliar sua capacidade de aprendizado futuro.

Outras ações de Zezinho do Bugio

Na área urbana, Zezinho do Bugio destaca-se pela sua preocupação com a população mais desassistida. Evidenciando, o apoio a assinatura da ordem de serviço, destinado as obras de drenagem e pavimentação, principalmente no loteamento Moema Meire esses benéficos serviram para solucionar de vez o problema antigo que os moradores da Avenida General Euclides Figueiredo, no bairro de Lamarão, vêm enfrentando.

Propôs também a sinalização informativa de vias públicas que são vulneráveis a inundações e alagamentos. Na cultura, instituiu o tradicional bloco Mamãe Quero Beber e o Forró dos Tops no calendário oficial da cidade de Aracaju.

Em mais uma ação do Palhaço Soneca, Emurb soluciona problema do Loteamento Nova Liberdade

por andreeyvyd.teles — publicado 06/12/2017 16h52, última modificação 06/12/2017 16h52
Em mais uma ação do Palhaço Soneca, Emurb soluciona problema do Loteamento Nova Liberdade

Assessoria do parlamentar

O vereador Palhaço Soneca (PPS), não se cansa de atender a comunidade carente de Aracaju. Recentemente, o parlamentar visitou uma obra de tratamento de esgoto no Loteamento Nova Liberdade. A estrutura estava paralisada, e logo o vereador fez uma indicação (nº 450/2017) direcionada à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Alguns dias depois Palhaço Soneca foi avisado pelos moradores que as obras retomaram graças ao pedido oficial dele. "Retornei ao loteamento Nova Liberdade e verifiquei técnicos da Emurb trabalhando na área. Fiquei tão satisfeito quanto as pessoas que residem no local. É a prova que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está preocupada com o povo mais pobre. Sei que ainda há muita coisa para fazer em Aracaju e aos poucos a cidade vai voltando a ter qualidade de vida", disse.

Soneca fez questão de elogiar mais uma vez o trabalho desenvolvido pelo presidente do órgão municipal, Sergio Ferrari. "Sergio tem sido um grande parceiro nosso. Toda vez que peço ajuda, ele atende com rapidez. Espero que essa boa relação perdure por muitos anos. A população agradece". 

Problemas dos Bairros Luzia e Santos Dumont são tratados na Emsurb

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 03h10, última modificação 06/12/2017 16h51
Problemas dos Bairros Luzia e Santos Dumont são tratados na Emsurb

Assessoria do parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PT) esteve, na última segunda-feira, 10, na Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), acompanhado de moradores dos Bairros Luzia e Santos Dumont para tratar com o presidente da Empresa, Luiz Roberto, sobre as demandas das comunidades.

Os moradores dos dois bairros expuseram ao presidente da Emsurb problemas que eles têm enfrentado, tais como o descarte irregular de lixo, o acúmulo de lixo nas ruas, a ausência dos serviços de poda e capinagem nos bairros e a falta de manutenção e limpeza nas redes de esgotos.

Iran Barbosa agradeceu a atenção do presidente Luiz Roberto em recebê-lo juntamente com representantes das comunidades, como também ressaltou a importância do diálogo direto entre a população e o Poder Público. “Aproveitei para desejar sucesso ao gestor à frente da pasta, já que ainda não tinha tido a oportunidade de fazê-lo, destacando a importância do trabalho desenvolvido pela Emsurb para a cidade”, afirmou o parlamentar, acrescentando que “trouxe os representantes das comunidades do Luzia e do Santos Dumont porque eles, mais do que ninguém, podem retratar fidedignamente os problemas enfrentados”.

O vereador ainda informou que está apresentando Indicações que abarcam os pontos tratados na reunião. “Estarei também acompanhando os desdobramentos que serão dados após este encontro porque o nosso objetivo é buscar melhorar as condições das comunidades”, disse.

Após ouvir as reivindicações dos moradores, o presidente da Emsurb apresentou um pouco das dificuldades que a pasta tem enfrentado, como também o trabalho desenvolvido nos bairros. Além disso, colocou-se prontamente para buscar as soluções dos problemas expostos.

Para o morador do Bairro Luzia, Antônio Fernandes, a reunião foi bastante proveitosa. “Agradecemos ao vereador Iran Barbosa que teve a preocupação de buscar resolver as demandas da nossa comunidade e agora vamos acompanhar se as nossas solicitações serão atendidas”, falou.

Mobilidade Urbana do Bugio, Jardim Centenário, Luzia e Grageru é discutida na SMTT

por Valesca Montalvão, da Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 13/07/2017 01h00, última modificação 06/12/2017 16h52
Mobilidade Urbana do Bugio, Jardim Centenário, Luzia e Grageru é discutida na SMTT

Assessoria do parlamentar

Acompanhado com Moradores dos bairros da capital, o Vereador Iran Barbosa (PT) participou, na terça-feira, 11, de uma reunião com o Superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes. Na reunião foi apresentada ao Superintendente uma reivindicação dos moradores dos bairros Jardim Centenário e Bugio, que pleiteiam a inclusão de uma linha de ônibus que possa fazer a ligação direta daqueles bairros da cidade com o Bairro Siqueira Campos.

Neste sentido, o superintende recebeu um documento com a solicitação e com sugestões de trajeto para a inclusão dessa nova linha de ônibus que beneficiará a população da Zona Norte da cidade, que terá uma nova opção para resolver os seus problemas, pois o Bairro Siqueira Campos apresenta um leque diversificado de alternativas de bancos, lojas, clínicas, escolas e tantos outros serviços.

Além disso foram apresentados problemas relativos à necessidade de recuperação da sinalização de ciclovias e das vias da Região Norte, especialmente daquelas que estão interligadas à nova entrada da cidade.

Já os moradores do Bairro Luzia apresentaram ao Superintendente reivindicações para a melhoria do fluxo do trânsito em ruas do Bairro, sugerindo alternativas para a adoção de vias de mão única; restrições de estacionamento e melhoria e/ou colocação de sinalizações horizontais e verticais pelas ruas do Bairro. 

Também foi feito todo um debate em torno da necessidade de recuperação e colocação de faixas de pedestres em locais de tráfego intenso.

O Superintendente anotou todas as demandas, interagiu com assessores da pasta e combinou a realização de visitas técnicas em locais solicitados pelos moradores.

Em relação ao Grageru, além dos debates gerais sobre os problemas do trânsito, foi pautada a discussão de inadequações em definições de vias de mão única e requerido a mudança do retorno que congestiona o trânsito na Avenida Pedro Paes de Azevedo, logo após o cruzamento com a Avenida Saneamento. O Superintendente se comprometeu a analisar as questões, tecnicamente, e dar retorno.

Américo fala da situação dos lixões de Aracaju

por Viviane Cavalcante — publicado 27/06/2017 11h40, última modificação 06/12/2017 16h56

A situação dos lixões em alguns bairros da capital sergipana foi mais uma vez tema de discurso do vereador Américo de Deus (REDE) na Cãmara Municipal de Aracaju (CMA). Nesta terça-feira, 27, o parlamentar mostrou da Tribuna imagens de grandes entulhos em bairros como 17 de Março, Porto Dantas e Jabutiana. “São lixões de grandes proporções”, descreveu.

Sobre o assunto, Américo informou que irá colocar uma propositura na Casa Legislativa a criação de um aplicativo de celular em que a população aracajuana poderá denunciar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) através de fotos pessoas que jogam entulhos nas ruas. De acordo com o vereador, essas pessoas que colaboram para a formação de entulho nas ruas e que foram denunciadas, poderão pagar por crime ambiental.

O parlamentar cobrou ainda da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) obras de infraestrutura para amenizar a situação de alguns bairros aracajuanos. “No Coqueiral, os moradores só tem o mínimo para sobreviver e ainda sim, em épocas de chuva, perdem por falta de algumas obras de contenção”, exemplificou.

Em aparte, o vereador Lucas Aribé (PSB) parabenizou Américo pela explanação de hoje. “Se o Executivo prestasse atenção nas ideias dos legisladores muita coisa já tinha melhorado. Temos que acabar com essa história de que é porque é projeto de vereador da oposição tem que derrubar”, disse.

Aumento salarial - Américo de Deus parabenizou o presidente da CMA, Nitinho (PSD) por estudar a possibilidade de reajuste salarial dos servidores do Poder Legislativo Municipal.

Por outro lado, o vereador cobrou que o Executivo aumente o salário dos seus servidores pelo menos no nível da inflação. “Não podemos aceitar que os servidores não recebam reajuste salarial este ano. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem um déficit, mas, não podemos deixar de reconhecer o trabalho dos servidores. Um servidor satisfeito trabalha melhor”, afirmou.

Hospital do Câncer - Por fim, Américo de Deus cobrou do governo do estado a continuidade da construção do Hospital do Câncer. “Enquanto isso, muitas pessoas estão morrendo. Mais respeito com quem tem câncer, mais respeito com as pessoas. Não podemos brincar com saúde pública”, alertou.

Indicação de Seu Marcos que beneficia Japãozinho é atendida

por Martha Costa, da Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 13/07/2017 07h10, última modificação 06/12/2017 16h54
Indicação de Seu Marcos que beneficia Japãozinho é atendida

César de Oliveira

Mais uma reivindicação da comunidade do Japãozinho foi atendida. Após aprovação de indicação realizada por Seu Marcos, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realizou a desobstrução da boca de lobo da rua São Carlos.

Para Seu Marcos, o bairro sofre com problemas de saneamento e estruturas básicas. E a falta de manutenção tem sido uma das dificuldades dos moradores , principalmente em dias de chuva. "A falta de limpeza de canais e bocas de lobo tem ocasionado grandes problemas no Japãozinho quando chove. Ruas e casas são alagadas e a comunidade perde o pouco que tem quando as chuvas invadem suas moradias”, explicou.

Desde que iniciou o seu mandato como vereador, Seu Marcos tem honrado com os compromissos firmados com a população aracajuana. “Tenho atendido e levado reivindicação da população para a PMA, que aos poucos vem realizando serviços paleativos nos bairros da Zona Norte. Nesse período de chuva fica mais evidente a necessidade de limpeza de algumas áreas” concluiu.

Emília cobra melhorias e mais segurança nos terminais de ônibus da capital

por Andréa Lima, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 13/07/2017 01h00, última modificação 06/12/2017 16h57
Emília cobra melhorias e mais segurança nos terminais de ônibus da capital

Heribaldo Martins

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra melhorais e mais segurança nos terminas de integração da cidade e a presença efetiva da Guarda Municipal, para garantir a tranquilidade nos locais.

Para Emília, os usuários do transporte público precisam de terminais dignos e reestruturados. Em alguns terminais a estrutura física oferece perigo às pessoas que diariamente fazem uso do sistema. “Os usuários do transporte coletivo de Aracaju reclamam, e com razão. Fico preocupada com a situação da parte física; recentemente a cobertura de fibra do Terminal Dia se rompeu e atingiu um idoso, felizmente nada grave, mas poderia ter acontecido algo pior”, pontuou.

Segunda Emília é preciso oferecer segurança aos usuários e a manutenção dos espaços, onde transitam mais de 15 mil pessoas diariamente, e o serviço continua problemático, mesmo com alguns paliativos. “Os passageiros cobram mais iluminação e manutenção dos banheiros em todos os terminais. A falta de segurança causa desconforto e a presença da Guarda Municipal dentro e nas adjacências diminuiria essa sensação de insegurança”, destacou.

De acordo com Emília, nada explica o motivo para tanto descaso em pontos e terminais de integração. “Os usuários do transporte público de Aracaju merecem terminais muito bem estruturados, confortáveis e seguros. Faço um apelo ao prefeito, para que proporcione essas condições básicas aos aracajuanos usam o serviço de transporte público da capital ”, finalizou.

Vereador Iran apoia ato contra privatização da Deso

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 08h15, última modificação 06/12/2017 16h58
Vereador Iran apoia ato contra privatização da Deso

Assessoria do parlamentar

O Vereador Iran Barbosa (PT) participou, na manhã de terça-feira, 11, do ato organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos – Sindisan, em frente à sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Os trabalhadores paralisaram as atividades em protesto pela continuidade do cronograma instituído pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com vistas a implementar uma possível privatização da estatal sergipana.

Na sede da Deso, hoje, seria realizada a segunda videoconferência entre técnicos da Companhia, do Consórcio Sanear Brasil – que ganhou o edital para realizar os estudos de viabilidade econômica – e do BNDES. Em função da manifestação, a videoconferência foi cancelada.

Em seu apoio aos trabalhadores da Companhia e ao sindicato, o Vereador Iran colocou a sua posição contrária a qualquer forma de privatização da Deso e de outras empresas públicas de saneamento por considerar os serviços oferecidos por elas essenciais para a população. “Parabenizo o sindicato e os trabalhadores por esta disposição de luta para garantir esse que é um direito fundamental da população, o acesso à água e ao saneamento, e que não podem ser negociados de acordo com os interesses econômicos do capital privado”, disse.

Iran lamentou que estejam transformando o Brasil, como se fez em momentos anteriores aos governos Lula e Dilma, num grande balcão de negócios. “Compete a nós, trabalhadores, resistir a isso”, apontou Iran Barbosa.

O parlamentar reforçou, em sua fala, o seu compromisso com a luta dos trabalhadores da Deso e colocou o seu mandato, na Câmara Municipal de Aracaju, à disposição do sindicato e da categoria. E conclamou os trabalhadores a manterem a luta contra as políticas de desmonte do Estado. “A nossa luta não pode arrefecer. As cartas estão sendo dadas, mas o jogo ainda não foi definido. E é a nossa resistência que vai fazer este cenário mudar. A vitória depende da nossa capacidade de mobilização e de resistência. Quem pensa que nós, trabalhadores, vamos aceitar que os serviços públicos de água e esgotos do Estado de Sergipe sejam usados como meda de troca com o governo federal, que quer implementar a sua política de mais arrocho contra os trabalhadores, está muito enganado. Não vamos aceitar”, afirmou Iran Barbosa.

Nitinho parabeniza Jouberto Uchôa pelo amor à Aracaju

por Danilo Cardoso — publicado 27/06/2017 11h05, última modificação 06/12/2017 16h59
Nitinho parabeniza Jouberto Uchôa pelo amor à Aracaju

Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), parabenizou o reitor da Universidade Tiradentes (Unit) pelo seu empenho e compromisso com a cultura e o desenvolvimento da Capital sergipana. O discurso do parlamentar aconteceu no Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira, 27.

O vereador destacou a realização do tradicional concurso de quadrilhas da Rua de São João. “Professor Uchôa demonstrou mais uma vez seu carinho por Aracaju quando não deixou morrer o centenário concurso de quadrilhas da Rua de São João, cuidando de tudo, como ornamentação, músicos e premiações”, revelou Nitinho.

Outra grande iniciativa do reitor destacada por Nitinho é a luta pela implantação de um museu na antiga prefeitura. “Uchôa vem lutando para tentar implantar no prédio da antiga prefeitura um museu, que só de revitalização irá custar cerca de 15 milhões de reais e criará mais um ponto de turismo na cidade”.

Nitinho revelou que é fã de Jouberto Uchôa. “Desde o tempo que eu tomava conta de carro em frente a Unit, o professor Uchôa me trata da mesma maneira. Eu tive a oportunidade conviver e ainda menino dormi em sua casa. Por isso, tenho muito respeito e admiração por ele e sua família”, finalizou.

Iran participa da Assembleia de Professores de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 09h15, última modificação 06/12/2017 17h02
Iran participa da Assembleia de Professores de Aracaju

Ascom/Sindipema

Na manhã da última terça-feira, 11, o Professor e Vereador Iran Barbosa (PT), participou da assembleia convocada pela direção do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), que discutiu e deliberou sobre uma pauta de largo interesse da categoria que envolve a retomada da Gestão Democrática na rede municipal de ensino e a revisão do valor do piso salarial profissional do Magistério.

Após discutirem e deliberarem sobre os pontos que a categoria defenderá na reestruturação da Gestão Democrática do ensino, os educadores decidiram não iniciar o segundo semestre letivo deste ano, caso não haja negociação em torno do reajuste do Piso Salarial, que deve ser corrigido todo mês de janeiro, conforme índice fixado pelo governo federal.

Na oportunidade, Iran analisou os dados apresentados pelo Secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), relativos à Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º Quadrimestre de 2017.

O Vereador destacou que o Orçamento aprovado para este ano apresenta uma Meta de Arrecadação da ordem de R$ 1.800,3 bilhões e que no primeiro quadrimestre, o Município de Aracaju arrecadou R$ 618,2 milhões, ou seja, 34,34% da meta orçamentária. "Portanto, a arrecadação foi realizada dentro do previsto, na mais perfeita normalidade", disse.

Em relação ao setor educacional, Iran explicou que, do mínimo dos 25% de impostos e transferências definidos na Constituição Federal para a manutenção e desenvolvimento do ensino, o município só aplicou 12,27% no setor, no primeiro quadrimestre, e que o montante de recursos aplicados nesse período, na Educação, foi de R$ 48,8 milhões. Já o valor repassado, de janeiro a abril, para a Educação, foi de R$ 97,3 milhões, o que deixou um saldo de R$ 48,5 milhões no Caixa da SEMED, no 1° quadrimestre. "Os dados comprovam, portanto, que não há como justificar que o magistério não esteja com o valor do seu piso salarial reajustado”, repreendeu, Iran.

De igual modo, o vereador explicou que a despesa com pessoal no primeiro quadrimestre de 2017 foi de 49,05%, sendo inferior ao comprometimento de 2016 (50,45%) e estando bem abaixo do Limite Máximo estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (54%).

Fábio Meireles considera positivo o primeiro semestre no Legislativo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 09h50, última modificação 06/12/2017 17h04
Fábio Meireles considera positivo o primeiro semestre no Legislativo

César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) considera que o primeiro período legislativo foi bastante positivo e a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) demonstra que quer trabalhar mais para atender as demandas do povo de Aracaju. “Tivemos um primeiro semestre muito produtivo, mas temos clareza de que precisamos avançar muito mais”, disse o parlamentar, que é morador da zona Norte de Aracaju e está em seu primeiro mandato.

Para ele, as ações apresentadas dentro e fora do Parlamento pela maioria dos vereadores ratificam o compromisso de cada um para com os cidadãos aracajuanos. “Tivemos projetos extremamente importantes, como o de nossa autoria que reduz o período do recesso, já aprovado em primeira discussão”, citou Fábio que, mesmo no período de recesso, “continuamos o trabalho de mediadores entre a população e o Executivo”.

Nesses seis meses de atividade legislativa, Fábio foi autor de diversas proposituras, dentre as quais Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei. Também participou ativamente da defesa de investimentos em áreas menos assistidas pelo poder público, além de discutir melhorias para categorias profissionais, como os agentes de trânsito. “É nosso papel trabalhar pelo bem coletivo. Fui eleito com esse propósito e vou fazer valer o voto que me fora confiado”, afirmou o vereador.

Manuel Marcos destaca importância do Hospital do Câncer

por Danilo Cardoso — publicado 27/06/2017 10h25, última modificação 06/12/2017 17h06
Manuel Marcos destaca importância do Hospital do Câncer

Gilton Rosas

O vereador Manuel Marcos (PSDB) usou o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para cobrar celeridade na construção do Hospital do Câncer. “Estava ouvindo a entrevista do secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, e vi um questionamento que a obra está atrasada quatro meses”.

“Este Hospital vem causando uma ansiedade muito grande nos convalescidos e não podemos aceitar um período muito grande de atraso, já que os recursos estão em conta. Sabemos que quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, mais fácil será sua cura”, relatou Manuel Marcos.

Thiaguinho discute o orçamento com secretário de Planejamento

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 07h15, última modificação 06/12/2017 17h07
Thiaguinho discute o orçamento com secretário de Planejamento

Assessoria do parlamentar

Enquanto a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) passa por período de recesso legislativo, o presidente da Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, vereador Thiaguinho (PMB), tem dedicado seus dias para realizar visitas aos gestores municipais. Esta semana ele esteve com o secretário de Planejamento e Gestão, Augusto Fábio.

O objetivo do encontro foi dar início às discussões sobre o Plano PluriAnual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA), duas importantes leis que compreendem o orçamento público. A ideia do parlamentar é começar ainda no recesso legislativo as discussões sobre estes instrumentos, para que não tenhamos atrasos no final do ano.

Thiaguinho considera fundamental as discussões sobre o PPA e LOA e ressalta a importância da participação popular. "Nós estamos tratando de um documento que tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro. É de fundamental importância aprofundar esse debate para que as prioridades da gestão atendam os anseios do povo", destacou.

Reunião da CMA trata sobre o Portal da Transparência

por Viviane Cavalcante — publicado 13/07/2017 02h10, última modificação 06/12/2017 17h10
Reunião da CMA trata sobre o Portal da Transparência

Heribaldo Martins

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma reunião com sua equipe técnica para tratar sobre o fluxo de trabalho, atendendo ao Portal da Transparência. Na ocasião, o presidente da CMA, Nitinho (PSD) agradeceu a presença de todos os participantes.

“Na verdade, esse bate-papo tem a finalidade de mudarmos a realidade da Câmara. A questão da transparência é uma preocupação da nossa administração e estamos aqui reunidos para melhorar alguns itens neste quesito”, afirmou. Segundo o parlamentar, a Câmara precisa de alguns ajustes e pediu que toda a equipe do Poder Legislativo Municipal trabalhe intensamente para melhorar o que for necessário.

Colaboradores do Poder Legislativo Municipal das áreas de TI, Comunicação, Assessoria Legislativa e da área Jurídica ouviram atentamente as sugestões e dados fornecidos pelo consultor da Câmara, Aécio Dantas, que conduziu a reunião. “Vamos estabelecer metas e tentar cumpri-las num curto espaço de tempo”, disse. De acordo com o consultor, esse é um trabalho de equipe e destacou alguns itens que servem de instrumento de transparência: audiências públicas, portal da transparência e ouvidorias.

Além disso, Aécio tratou sobre a origem da transparência que deve ser seguida por órgãos públicos. “Esse é um princípio que vem da Constituição Federal e que garante o direito à informação como direito fundamental dos indivíduos e reforça a publicidade como princípio básico da administração pública”, frisou.

Para o bom funcionamento do Portal da Transparência, Aécio reforçou a necessidade de designar pessoa (s) com a única atribuição de cuidar da transparência do órgão (alimentar as informações e gerenciar todo o conteúdo), verificar se os sistemas informatizados estão disponibilizando no portal, as informações que podem ser gerados de forma automática, além de acompanhar as avaliações dos órgãos de controle. "Este é um trabalho de equipe, pois os setores envolvidos devem encaminhar as informações que devem ser disponibilizadas no portal".

Vereadores - Além do presidente da Casa, os vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Anderson de Tuca (PRTB), Lucas Aribé (PSB) e Thiaguinho Batalha (PMB)  participaram da reunião.

Atento às discussões, Lucas parabenizou a iniciativa do presidente da CMA, Nitinho em fazer a reunião. “Fico feliz por a Câmara estar passando por esse processo de modernização e mudanças positivas”, disse Lucas Aribé.

Américo de Deus apura agressões ambientais no bairro Jabutiana

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 11h00, última modificação 06/12/2017 17h13
Américo de Deus apura agressões ambientais no bairro Jabutiana

Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira, 23, o vereador Américo de Deus (REDE) esteve reunido com moradores do conjunto Santa Lúcia, localizado no Bairro Jabotiana, para discutir a situação caótica que eles vêm passando nos últimos meses. Pouco a pouco, de dia ou de noite, carros, carroças e até caminhões carregados, despejam restos de construção civil e resíduos orgânicos, transformando ruas, avenidas e até áreas de preservação permanente, em depósitos clandestinos.

Segundo Maria do Carmo, moradora da região, o transtorno foi criado pelo órgão municipal que deveria fazer a gestão da coleta de resíduos. “Este problema teve início a partir do momento que foi colocada uma caixa coletora para recebimento de lixo e material de construção, no entanto, o problema foi agravado devido ao volume de material dispensado diariamente no local, como também a falta de regularidade da coleta pela empresa competente, esses pontos acumularam entulhos e lixo por muito tempo e acabaram ficando com esse aspecto de abandono”.

De acordo com o vereador Américo de Deus: “Muitas são as consequências dessa situação, além do impacto visual, o mau cheiro, os materiais descartados já tomam metade das vias, dificultando o tráfego de veículos, além de servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, chikungunya e zika. É necessário apelar para o bom senso da população para que esta prática seja evitada, isso permite a presença de insetos como moscas, baratas e escorpiões. Essa também é uma questão de saúde pública, temos que considerar que a prevenção ainda é a melhor solução”.

No entanto, o que se vê no Bairro Jabotiana é um exemplo do que é encontrado nos quatro cantos da cidade. Entulhos resultantes da construção civil, jogados de forma incorreta assim como, o descarte dos resíduos provenientes de açougues, restaurantes e outros comércios. Em um dos pontos visitados pelo vereador, o descarte chega a ocupar uma extensão de quase 70 metros na rua e quase nivelando com a altura do muro de um condomínio residencial, afetando diretamente inúmeras famílias que ali residem. Nestes locais podem ser encontrados todos os tipos de materiais, desde produtos químicos até vaso sanitário.

Segundo os moradores do Conjunto Santa Lúcia, um fator que agrava esta situação é o período de chuva que já se iniciou, prejudicando ainda mais o meio ambiente, pois, além de espalhar os dejetos, aumenta a produção de chorume que é altamente poluente. Vários pontos do Bairro Jabotiana sofrem com alagamentos, todo o material jogado às margens do Rio Poxim farão a situação ainda pior, pois, contribuirá para o aumento no nível de poluição, assoreamento do rio e consequente maior incidência de alagamento na região.

Segundo informação disponível no site do G1 SE: “De acordo com a Lei Municipal 4.452/13, Jogar entulho em espaço público é irregular e pode gerar multa. A contratação de serviços de carroceiros, a princípio, parece ser a alternativa mais barata. Porém, quem contrata precisa explicar ao contratado em que caixa coletora ele deve descartar o resíduo. De preferência, acompanhar o descarte para evitar que seja realizado em via pública ou em terreno baldio. Caso o carroceiro seja flagrado pela fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), ele não só terá o animal apreendido, como poderá ser levado à Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente (Deprocoma). Quem contratou também será autuado. As multas variam de R$500 a R$500 mil. O sistema de coleta regular da Prefeitura de Aracaju recolhe até 50 kg de lixo ensacado por habitante, mas não inclui resíduos de construção civil e volumosos (restos de poda de árvores, restos de madeira e eletrodomésticos). De acordo com a Lei Municipal 4.452/13, Inciso I, até um 1m³ de resíduos (o equivalente a 10 sacos de 100 litros, ou 4,5 carrinhos de supermercado) as pessoas devem destinar às caixas coletoras disponibilizadas pela Prefeitura nos bairros. Caso a quantidade ultrapasse o volume acima, será de responsabilidade do gerador de resíduo contratar empresa, devidamente cadastrada junto a Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosam/Sema), para coleta e transporte de resíduos de construção civil e volumosos (RCCVs).”

“Os órgãos ambientais devem combater essa situação, devem identificar os pontos de descarte irregular e devem também identificar os geradores dos resíduos, já que a responsabilidade do descarte de grandes volumes não é poder público, uma vez que além de elevar os custos da limpeza, aumentam o tempo para realizar o serviço. Atitudes como essas, tem que resultar em penalidades para quem a pratica, pois, nós temos diretrizes e Resoluções que orientam procedimentos para a gestão de resíduos, que buscam promover uma destinação final ambientalmente adequada. Esses critérios trazem a responsabilidade da destinação aos que geram e descartam de maneira indevida, como também ao poder público em identificar e coibir este tipo de prática criminosa. Nós vamos continuar vivenciando situações como esta se não resolver a causa do problema, precisamos levar o Plano Diretor da cidade de Aracaju para discussão”, afirma o vereador Américo de Deus.

Américo de Deus ouve demandas dos moradores da zona norte de Aracaju

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 07h10, última modificação 06/12/2017 17h15
Américo de Deus ouve demandas dos moradores da zona norte de Aracaju

Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) esteve reunido na última terça-feira, 11, com moradores da zona norte da capital, para ouvir algumas das demandas daquela região. A reunião foi realizada na praça localizada na Avenida Visconde de Maracaju, para que os moradores tivessem condição de mostrar a situação de abandono e depredação do local.

Durante a conversa, o vereador Américo de Deus se comprometeu em buscar apoio do poder público (Emurb e Emsurb) para solucionar o problema da comunidade, que tinha a praça como opção para o lazer das crianças, adolescentes e idosos. “A praça era o único espaço de lazer da comunidade, as pessoas faziam caminhadas, atividades de recreação e hoje infelizmente passar no local já não é seguro, pois, não existe iluminação adequada, além da estrutura e acessórios deteriorados. Lembro-me que os objetivos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) quando da revitalização desse local, eram de elevar a autoestima da população, oferecer opções de lazer, priorizar o conforto e a qualidade de vida da comunidade, além de dar mais funcionalidade à praça, fazendo necessário para deixá-la mais aconchegante e funcional para o cidadão, então, não podemos perder esse foco, precisamos que o poder público avalie esta situação e tome uma ação para melhoria do local, mantendo o seu objetivo”, afirma Américo de Deus.

Seu Marcos participa de assembleia do Sindsmisfu

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 12h40, última modificação 06/12/2017 17h18
Seu Marcos participa de assembleia do Sindsmisfu

Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) participou da assembleia com Sindicato dos Servidores do Ministério da Saúde e Funasa em Sergipe (Sindsmisfu) realizada na sede do sindicato, na última terça-feira, 12. A reunião teve como objetivo discutir o plano de saúde dos servidores, a redistribuição dos trabalhadores no município, além de pautas antigas como a valorização do servidor e uma política salarial permanente.

Seu Marcos, que é agente de saúde pública, falou do desrespeito que os servidores vem passando ao longo dos anos. Defendeu um plano de saúde justo para a categoria, a valorização do profissional de saúde e reajuste salarial. “Queremos que os nossos direitos sejam atendidos. Como podemos pagar um plano de saúde se há 6 anos não há reajuste salarial? É impossível trabalhar nestas condições. Defendo a minha categoria e coloco o mandato de vereador a disposição. Vamos a luta”, enfatizou.

Para o presidente do Sindsmisfu, Ricardo Nunes, as principais reivindicações da categoria são por uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação de benefícios para o servidor. E dentre estes benefícios um plano de saúde decente e que esteja com as necessidades da categoria. “ Queremos respeito, que o governo cumpra os acordos e protocolos firmados”, ressaltou Nunes.

A pedido do vereador Palhaço Soneca, Emurb faz operação urgente de tapa buraco

por Guilerme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 08h25, última modificação 06/12/2017 17h26
A pedido do vereador Palhaço Soneca, Emurb faz operação urgente de tapa buraco

César de Oliveira

Ele provou mais uma vez que não brinca e nem dorme no ponto. Após reivindicar segurança pública para o bairro Olaria, o vereador Palhaço Soneca (PPS) conseguiu mais um benefício para os moradores da região. Trata-se de uma operação urgente de tapa buraco, realizada por técnicos da Emurb, na Avenida Santa Gleide, região oeste da capital.

Em reunião com o presidente do órgão municipal, Sergio Ferrari, Palhaço Soneca apresentou fotos da avenida e pediu uma solução rápida para o caso. Poucas horas depois técnicos da prefeitura de Aracaju já estavam trabalhando na comunidade. "Fiquei surpreso com a agilidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). É assim que o povo gosta. Execução do serviço em menos de 24 horas. Agradeço mais uma vez ao presidente da Emurb pela atenção dedicada ao nosso bairro. Os moradores agradecem", afirmou. 

Iran propõe que 13 de Julho seja lembrado com eventos que resgatem Dia do Rock e Movimento Tenentista

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/07/2017 13h00, última modificação 06/12/2017 17h23
Iran propõe que 13 de Julho seja lembrado com eventos que resgatem Dia do Rock e Movimento Tenentista

César de Oliveira

Nesta quinta-feira, 13, o Vereador Iran Barbosa (PT) apresentou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Indicação 1.670/2017, propondo que o Poder Executivo, através da Fundação Cultural de Aracaju – Funcaju, adote todas as medidas necessárias com o objetivo de que a Administração Municipal organize, anualmente, no período que abrange o dia 13 de Julho, no bairro e calçadão do mesmo nome, eventos de caráter cultural, artístico e recreativo, comemorativo ao Dia Mundial do Rock e de resgate histórico do Movimento Tenentista em Sergipe, ambos lembrados na data que denomina o bairro.

Iran lembra que o dia 13 de julho é conhecido como Dia Mundial do Rock. A data celebra, anualmente, o rock enquanto movimento musical e cultural global importante dos séculos passado e atual, e foi escolhida em homenagem ao “Live Aid”, megaevento que aconteceu nesse dia, em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado pelo músico Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock".

A curiosidade é que, apesar de se chamar "Dia Mundial do Rock", a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas, especializadas em rock, começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Hoje a data é referência para a celebração do rock, inclusive entre os artistas sergipanos e aracajuanos. “Já para Sergipe e para o município de Aracaju, especificamente, o dia 13 de Julho é assinalado pelas revoltas tenentistas que marcaram a história política nacional nesse dia, em 1924, quando tropas rebeladas do Exército se entrincheiraram e minaram a barra à espera de possíveis forças legais que ameaçariam os rebeldes tenentes. Portanto, a minha propositura tem por objetivo unir este fato importante da nossa história ao Dia Mundial do Rock, no bairro que leva o nome da data, e celebrar esses dois momentos com eventos culturais, artísticos e educativos que evolvam os nossos jovens e a população de uma forma geral”, explica Iran Barbosa, que também é professor de História.

Parcerias

A Indicação de Iran, que foi apresentada na legislatura passada e está sendo reapresentada agora, sugere que a Funcaju busque parcerias junto às demais secretarias e órgãos municipais, bem como com outros órgãos federais e estaduais, na perspectiva de atender ao que nela está proposto. “Também estou sugerindo que, anualmente, no citado período, seja elaborada e executada uma programação cultural, artística e recreativa a ser desenvolvida nos diversos equipamentos públicos existentes no Bairro 13 de Julho, para comemorar o Dia Mundial do Rock, resgatar e discutir a história do Movimento Tenentista no Brasil e, especialmente, em Sergipe e Aracaju”, destacou.

O parlamentar também sugere que a programação cultural a ser elaborada inclua seminários temáticos que possam debater os principais problemas do Bairro 13 de Julho, com o intuito de apresentarem alternativas de solução para os mesmos, a partir da mobilização da população que se utiliza do bairro para residir, trabalhar e para outras finalidades a que serve a localidade.

Thiaguinho Batalha acompanha posse de Procurador Chefe

por Viviane Cavalcante — publicado 14/07/2017 02h00, última modificação 06/12/2017 17h35
Thiaguinho Batalha acompanha posse de Procurador Chefe

Heribaldo Martins

Representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve na escola da Advocacia Geral da União para acompanhar a posse do procurador Federal, Ávio Kalatzis de Brito no cargo de Procurador Chefe da Procuradoria Federal no Estado de Sergipe.

De acordo com o parlamentar, é uma honra poder participar desta solenidade de posse já que acompanha o trabalho de Ávio desde o princípio. "O que eu quero desejar hoje é sucesso, porque, competência eu sei que ele tem", ressaltou Thiaguinho. 

No discurso de posse, Ávio demonstrou satisfação em poder ocupar o cargo. “É muito bom estar rodeado de amigos, familiares, com o Poder Judiciário em peso demonstra a importância da Advocacia Geral da União. Estamos aqui para exercer e garantir cidadania”, afirmou. O mais novo Procurador Chefe ressaltou sua felicidade em ser o eleito pelos seus colegas advogados. “Pretendo seguir esse caminho com muita ética e probidade”, concluiu. 

Biografia - Avio Kalatzis de Britto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe  no ano de 2006. Na posição de Procurador Federal, já exerceu os cargos de Procurador Chefe de Matéria administrava da PFE/INSS/Dourados, Chefe de consultoria PFE/INSS/Dourados, Coordenador Nacional de Desapropriações – PFE/DNIT/SEDE. 

Já como Procurador Chefe do serviço de gerenciamento estratégico da PFE/INSS/SEDE, atuou com as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Previdenciário. Na área acadêmica é especialista em Direito Público com capacitação para ensino no magistério superior e professor/palestrante em cursos de pós graduação.

Vereador Thiaguinho quer resgatar o programa de adoção de praças

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/07/2017 09h05, última modificação 06/12/2017 17h40
Vereador Thiaguinho quer resgatar o programa de adoção de praças

Assessoria do parlamentar

Na tarde da última quinta-feira, 13, o vereador Thiaguinho (PMB) realizou uma visita à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O parlamentar foi recebido pelo diretor-presidente do órgão, Luis Roberto, com quem tratou sobre demandas de limpeza no Leite Neto, podagem de árvores na Aruana e o programa de adoção de praças. Segundo ele, vários empresários estão interessados no assunto.

"A Emsurb se comprometeu em encaminhar todas as informações sobre os deveres das empresas e a forma correta para fazer publicidade. O nosso propósito é resgatar o espaço público como área de lazer", disse Thiaguinho.

Além de representar uma economia para o poder público, o programa de adoção de praças vai revitalizar estes espaços, que serão mantidos sempre iluminados e verdes, trazendo mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Em contrapartida, os empresários poderão explorar espaços publicitários para divulgar suas marcas.

Concluindo sua visita, Thiaguinho agradeceu ao presidente da Emsurb pela alta taxa de atendimento às suas solicitações. "Recentemente vocês realizaram uma limpeza nas ruas do Horto do Carvalho, na Aruana, então eu só tenho a agradecer pela atenção em atender grande parte dos nossos pedidos", ressaltou.

Lamarão recebe II edição do programa Vereador em Ação

por Danilo Cardoso — publicado 15/07/2017 06h10, última modificação 06/12/2017 17h48
Lamarão recebe II edição do programa Vereador em Ação

China Tom

O projeto Vereador em Ação, iniciativa de Dr Gonzaga (PMDB), chega ao bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju, levando uma infinidade de serviços para a população. O evento aconteceu na Escola Municipal Sérgio Francisco da Silva neste sábado, 15.

Centenas de pessoas compareceram ao local em busca de serviços como, tirar carteira de identidade, carteira de trabalho, cortar o cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem. Além disso, também foram realizados testes de glicemia, HIV e hepatite, massagem, educação alimentar, nutrição e recreação para as crianças.

Idealizador do projeto, o vereador Dr Gonzaga salienta que a ação visa ajudar os mais carentes. “Este projeto visa encurtar o tempo de espera das pessoas nas filas do SUS. Porque o papel do vereador é olhar o povo como um todo”, finalizou.

Levando seu filho de 14 anos para tirar a identidade, a dona de casa Fabiana Santos Moura foi enfática. “Gostei muito da ação. Meu filho já precisava ter tirado o RG e eu ainda não tinha levado por faltar o dinheiro da passagem.Com a ação, eu tive a oportunidade e não tive nenhum gasto”.

Thiaguinho pediu e Emurb realiza operação tapa buracos no Leite Neto

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/07/2017 09h10, última modificação 06/12/2017 17h52
Thiaguinho pediu e Emurb realiza operação tapa buracos no Leite Neto

Assessoria do parlamentar

O vereador Thiaguinho (PMB) acompanhou de perto o trabalho de tapa buraco iniciado na última quinta-feira, 13, pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), no conjunto Senador Leite Neto. Diversas ruas estão recebendo reparos no pavimento graças à intervenção feita pelo parlamentar. As equipes contratadas pela Emurb já concluíram os trabalhos nas ruas professora Alda Piassar, Óscar Valois Galvão e Franklin de Campos Sobral. O conjunto Jardim Jussara, que fica ao lado, também foi beneficiado. Receberam a operação tapa buracos as ruas Jose Roberto Ribeiro e Maria Alice.

 

A administradora de empresas e professora, Carla Rocha de Almeida, agradeceu o comprometimento do vereador Thiaguinho com a comunidade. "Essas solicitações foram motivadas devido aos 40 anos do conjunto, que serão celebrados neste mês. Como ocorrerão algumas atividades, nas condições em que as ruas se encontravam, totalmente danificadas, as comemoração seriam comprometidas", disse.

Thiaguinho agradeceu ao presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, por atender o pedido dos moradores e aproveitou para se colocar à disposição da comunidade. "Este trabalho é importante porque o tráfego intenso e a falta de manutenção comprometem o pavimento. Isso dificulta o deslocamento e causa danos aos veículos e riscos para as pessoas. Vim conferir de perto porque o nosso trabalho não se restringe apenas ao gabinete ou plenário. A gente vai aos bairros fiscalizar o poder executivo e ouvir a população".

Américo de Deus e Kitty Lima prestigiam audiência pública na Assembleia Legislativa de Sergipe

por Patrícia França, da Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/07/2017 09h05, última modificação 06/12/2017 17h54

O vereador Américo de Deus (REDE) representou a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na sexta-feira, 14, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na audiência pública da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidido pela Deputada Ana Lúcia (PT), sobre “O Avanço Conservador e as Diversas Violências Contra Crianças e Adolescentes”. O objetivo do evento, que contou também com a participação da vereadora Kitty Lima (REDE), foi a conscientização da população em relação aos direitos fundamentais, os quais precisam ser garantidos e respeitados.

Participam da audiência como palestrantes a advogada Marina Ganzarolli, doutoranda da Faculdade de Direito de São Paulo (USP) e cofundadora da Rede Feminista de Juristas; e a Dra. Karyna Sposato, Doutora pela Faculdade de Direito de São Paulo (USP) e professora do departamento de Direito da UFS e Consultora do UNICEF em matéria de justiça da infância e juventude.

A Dra. Karyna Sposato, abordou a necessidade e a importância de se pensar em políticas públicas capazes de efetivamente reverter à situação caótica de violência institucional do Estado brasileiro para em um primeiro momento contê-la, e minimizar seus perversos efeitos, para posteriormente evitá-la, eliminando-a da prática cotidiana dos agentes estatais.

segundo Marina Ganzarolli, a maioria dos crimes de cunho sexual contra crianças e adolescentes não ocorrem através de penetração, mas sim do contato nas partes íntimas. "O abuso começa com o estimulo porque esse agressor vai falar que é tudo uma brincadeira e vai começar a tocar essa criança".

O vereador Américo de Deus, parabenizou a iniciativa da Deputada Ana Lúcia em abordar um assunto de extrema importância para a sociedade. "As crianças são o alicerce, e nós políticos temos uma grande responsabilidade com essas crianças, e nós devemos dá o exemplo, servimos como espelho. O que vemos hoje é que as políticas públicas não têm chegado nas comunidades e precisamos fazer política com decência , com respeitabilidade e acompanhar esse debate é importante para poder tirar os direcionamentos e cobrarmos do Executivo a sua responsabilidade para com essas crianças, que são o futuro do país ”, frisou o vereador.

Carlito Alves parabeniza o ITPS pelos 94 anos

por Danilo Cardoso — publicado 27/06/2017 10h25, última modificação 06/12/2017 18h07
Carlito Alves parabeniza o ITPS pelos 94 anos

Gilton Rosas

O aniversário de 94 anos do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) foi lembrado pelo vereador Carlito Alves (PRB) durante discurso no Pequeno Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar também destacou o trabalho do presidente do órgão, Léo Jeferson.

As comemorações iniciaram com um café da manhã contando com a presença do vereador Carlito Alves, e do governador Jackson Barreto (PMDB). “Destaco o trabalho de Léo Jeferson, que nos últimos dois anos fez o órgão crescer e ter visibilidade na imprensa local e nacional. Lógico que com a contribuição e valorização dos servidores”, destacou o parlamentar.

Carlito continuou. “Muitos nem sabiam que existia o ITPS, mas o órgão está presente em todos os locais de comércio, na fiscalização e nas pesquisas tecnológicas. Léo Jeferson é uma grande revelação, nem mesmo o irmão acreditava no seu potencial. Quando sugeri seu nome para o órgão, encontramos resistências dentro do partido, tudo superado com o trabalho de Léo”.

A pedido do vereador Palhaço Soneca, Emurb faz operação urgente de tapa buraco

por Guilerme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 00h00, última modificação 06/12/2017 18h10
A pedido do vereador Palhaço Soneca, Emurb faz operação urgente de tapa buraco

César de Oliveira

Ele provou mais uma vez que não brinca e nem dorme no ponto. Após reivindicar segurança pública para o bairro Olaria, o vereador Palhaço Soneca (PPS) conseguiu mais um benefício para os moradores da região. Trata-se de uma operação urgente de tapa buraco, realizada por técnicos da Emurb, na Avenida Santa Gleide, região oeste da capital.

Em reunião com o presidente do órgão municipal, Sergio Ferrari, Palhaço Soneca apresentou fotos da avenida e pediu uma solução rápida para o caso. Poucas horas depois técnicos da prefeitura de Aracaju já estavam trabalhando na comunidade. "Fiquei surpreso com a agilidade da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). É assim que o povo gosta. Execução do serviço em menos de 24 horas. Agradeço mais uma vez ao presidente da Emurb pela atenção dedicada ao nosso bairro. Os moradores agradecem", afirmou. 

Palhaço Soneca solicita e Guarda Municipal vai montar base no Bairro Olaria

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/06/2017 14h05, última modificação 06/12/2017 19h30
Palhaço Soneca solicita e Guarda Municipal vai montar base no Bairro Olaria

Gilton Rosas

Uma das indicações do vereador Palhaço Soneca (PPS) solicitando melhorias na segurança pública de Aracaju vai sair do papel para o sossego dos moradores do bairro Olaria, zona oeste da capital.

Nascido na região, o parlamentar conhece de perto os problemas de insegurança e já havia alertado a prefeitura de Aracaju sobre os constantes assaltos na comunidade, inclusive a luz do dia. Em resposta, a Guarda Municipal informou que está em fase de conclusão a construção de uma base da GMA no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS), que fica naquela área.

Palhaço Soneca agradece ao subinspetor e diretor Geral da GMA, Fernando Mendonça, pela atenção dedicada ao bairro Olaria. "Felizmente, a guarda municipal de Aracaju teve bom senso e observou o quanto a nossa comunidade é perigosa. Espero que a partir da instalação dessa base os assaltos diminuam e a população fique mais sossegada", declarou o vereador.

O diretor da GMA informou que a partir da nova base de segurança será possível intensificar as ações no bairro e levar mais tranquilidade para as pessoas do bem. "Comunico também que estamos a inteira disposição do vereador Soneca para outros requerimentos na região. O nosso papel é garantir a segurança em nossa cidade", acrescentou Fernando Mendonça.

Seu Marcos comemora a implantação da Matrícula Online pela Semed

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 11h46, última modificação 07/12/2017 11h46
Seu Marcos comemora a implantação da Matrícula Online pela Semed

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) esteve na Secretaria Municipal de Educação (Semed) para levar pessoalmente a indicação que trata sobre a matrícula online na rede municipal de ensino. A indicação nº 46 foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e estabelece que as escolas públicas do município ofereçam, além da matrícula presencial obrigatória, a opção de Matrícula Online.

Todos os anos, na época da matrícula escolar, a história se repete. Pais e familiares de alunos formam filas quilométricas nas portas das escolas municipais da capital para tentar uma vaga na rede municipal de ensino. Nas escolas que a concorrência é maior, algumas famílias optam por dormir na fila dias antes.

Diante do problema, o vereador Seu Marcos sugeriu a Matrícula Online a Secretaria Municipal de Educação. Em sua justificativa, o parlamentar explicou a secretária Cecília Tavares que não havia mais condições da população passar noites em filas para poder matricular seu filhos. “Todo ano é a mesma situação. Pais virando a noite nas portas dos colégios para marcar um lugar. Para garantir uma senha e tentar a sorte de matricular seus filhos. Dormem nas portas das escolas, correndo o risco de sofrerem algum tipo de violência”, argumentou.

Cecília Tavares afirmou ao vereador que em 2018 a matrícula online estará disponível em toda a rede municipal de educação. E garantiu que o sistema será de grande ajuda para a organização das estruturas de ensino do município. Para Seu Marcos, essa nova opção de matrícula trará agilidade e grandes benefícios. “Estou feliz com a aceitação da indicação. A Matrícula Online é um benefício, não só para as famílias, que não terão que dormir nas portas das escolas, mas para a própria estrutura educacional do município que poderá colher dados e fazer uma melhor distribuição das vagas", frisou.

Américo de Deus prestigiou a 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Karatê

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 11h48, última modificação 07/12/2017 11h48
Américo de Deus prestigiou a 1ª edição do Campeonato Brasileiro de Karatê

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE), como um bom incentivador do esporte, prestigiou no último sábado, 15, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Karatê da Confederação Brasileira de Karatê Open (CBKO). As competições foram realizadas no ginásio poliesportivo da AABANESE, na Coroa do Meio, nos dias 14, 15 e 16.

O presidente da Federação de Karatê de Sergipe Jadson Macedo aproveitou para agradecer a organização do evento e ressaltar a importância do esporte para as crianças e adolescentes no Brasil.

Já para o vereador Américo de Deus (REDE), o esporte é o caminho para que a juventude tenha outra oportunidade e possa no futuro, nortear a vida com sabedoria, pois, o esporte ajuda na autoestima e estimula a socialização entre as pessoas.

Palhaço Soneca visita obra e agradece PMA pela celeridade no atendimento à população

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 08h15, última modificação 07/12/2017 11h49
Palhaço Soneca visita obra e agradece PMA pela celeridade no atendimento à população

Foto: César de Oliveira

Os moradores do loteamento Nova Liberdade, no Bairro Olaria, estavam vivendo um grande transtorno nos últimos dias. Tudo por causa de alguns buracos que causaram a interdição de uma das ruas da comunidade. No local, também existe um canal que precisava de reparos com urgência após as fortes chuvas que atingiram a capital sergipana. Inconformados, algumas pessoas do bairro buscaram ajuda do vereador Palhaço Soneca (PPS), que logo resolveu o caso.

"Tomei um susto quando visitei o loteamento Nova Liberdade. Muitos buracos e um canal necessitando cuidados. Dai no mesmo dia fui até Emurb pedir que a prefeitura resolvesse aquela situação. E a boa notícia chegou em poucos dias. Esta semana voltei a comunidade e presenciei homens trabalhando na obra. Que bom, a população agradece", enfatizou o parlamentar.

Palhaço Soneca também fez questão de agradecer ao presidente da Emurb, Sergio Ferrari, por ter atendido mais uma indicação. "Esse é o papel do vereador. Escutar o povo, ver o problema de perto e reivindicar uma solução junto à prefeitura de Aracaju. Felizmente a gestão de Edvaldo Nogueira está sendo compreensível com o nosso bairro", reconheceu.

Thiaguinho faz balanço do semestre durante entrevista

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 11h50, última modificação 07/12/2017 11h50

O vereador Thiaguinho (PMB) classificou como positivo o balanço do primeiro semestre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Foi durante entrevista concedida ao radialista Carlos Batalha, da rádio Jornal AM. Segundo ele, os atuais parlamentares tem realizado um grande trabalho, através da elaboração de projetos de leis, requerimentos e indicações. “Sem desmerecer nenhuma legislatura passada, mas os atuais vereadores têm recebido muitos elogios, isso é fruto de um trabalho sério e voltado para o crescimento da cidade”, avalia.

Thiaguinho destacou o trabalho realizado pela Comissão de Finanças, Tomada de Contas e Orçamento, que pela primeira vez apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ao todo, o projeto recebeu 34 indicações dos parlamentares. “Nunca na história uma Comissão de Finanças apresentou um parecer com emendas. Eu quero parabenizar todos os vereadores pela maneira democrática e correta como conduziram os trabalhos. Foram várias reuniões, debates, sugestões de emendas, tudo visando o melhor para Aracaju”, disse.

Para o segundo semestre, o vereador informou que a expectativa será de muito trabalho. Diversos projetos serão protocolados assim que os trabalhos legislativos retornarem. “Este semestre nós protocolamos sete projetos de lei, nove requerimentos e 35 indicações. Como nós usamos bastante as redes sociais, então recebemos bastante sugestões da população, e isso é muito bom. Nossa equipe está atenta e já prepara novos projetos para serem protocolados”, disse Thiaguinho.

Zezinho participa de bloco religioso no Bugio

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/07/2017 11h55, última modificação 07/12/2017 11h50
Zezinho participa de bloco religioso no Bugio

Ana Célia

No último domingo, 16, o ponto de encontro para religiosos e representantes de movimentos sociais e culturais do Bairro Bugio, foi o arrastão da paz da 2º edição do bloco "Alegra-te". O evento foi organizado pela Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida e percorreu várias ruas do bairro, além disso, contou com o apoio e a participação do vereador Zezinho do Bugio (PTB).

Durante o evento, o parlamentar disse que é preciso reforçar o Combate à Intolerância Religiosa e a promoção da paz. “Eles estão dando continuidade ao espírito das procissões de rua, só que no formato de carnaval popular, reunindo assim, jovens de todas as idades, e um grande número de religiosos que proporcionaram oportunidade de lazer a um público de familiares e amigos”, ressalta o parlamentar.

Sobre o evento, o Padre Jailson, um dos católicos a frente do evento, disse que é um momento importante para a comunidade. “É um meio de evangelização da comunidade do Bugio”, disse.

A ideia do evento é fazer com que a igreja católica e a comunidade se sintam motivadas a realizarem procissões, orações em prol da paz e apresentações de artistas cristãos, fortalecendo a interação entre os próprios moradores.

Américo de Deus mantém compromissos de agenda no período de recesso

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 11h51, última modificação 07/12/2017 11h51

O Vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido na manhã da última quinta-feira, 13, com a comunidade do Loteamento Coqueiral, no Bairro Porto Danta, localizado na Zona Norte de Aracaju. Cumprindo seus compromissos de agenda nas comunidades, o vereador reservou mais um momento para ouvir as demandas da localidade, além disso, seu objetivo é também dar feedback aos moradores em relação as demandas expostas anteriormente, as quais, o vereador prontamente protocolou Projetos de Indicação, que solicitam providências ao poder público.

Para Américo de Deus, as comunidades precisam de gestões transparentes e voltadas aos interesses da população. “O nosso objetivo é continuar o trabalho pelas comunidades, buscando entender as dificuldades vividas em cada canto da cidade, apresentar as proposituras que levam estas informações ao poder público, para que ações possam ser tomadas, e dar retorno a essas comunidades, por isso fazemos questão de divulgar cada ação do nosso mandato”, comentou.

Fábio Meireles destaca ações em benefício da zona Norte de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/07/2017 08h15, última modificação 07/12/2017 11h52
Fábio Meireles destaca ações em benefício da zona Norte de Aracaju

César de Oliveira

As ações desenvolvidas em benefício da população da Zona Norte de Aracaju foram destacadas pelo vereador Fábio Meireles (PPS) durante entrevista na TV Atalaia. As iniciativas foram pleiteadas pelo parlamentar ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e começaram a sair do papel.

Meireles citou a liberação de emendas junto ao governo federal da ordem de R$ 80 milhões que viabilizaram a retomada do projeto de urbanização do loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade. “Sou morador de lá, fui eleito com os votos daquela população E pra mim é uma honra poder colaborar com a comunidade, ajudando a fazer com que mudemos a feição da Zona Norte que sempre foi esquecida pelo poder público”, frisou.

Fábio foi um dos interlocutores que atuaram na liberação dos recursos destinados à pavimentação de ruas e implantação da rede de drenagem e esgoto do loteamento Moema Meire, na mesma região, cuja ordem de serviço já foi assinada pelo prefeito Edvaldo Nogueira. “Não interessaria ter um mandato, dizer que estou representando o povo e não trazer resposta a demandas como essa”, afiançou.

Ele antecipou que a Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) já vai iniciar as medidas paliativas nos loteamentos da região, como Rosa do Sol, Porto do Gringo, Monte Belo, Jardim Bahia, Santa Catarina e Isabel Martins, de modo a garantir mais dignidade às pessoas que residem nessas localidades.

Trabalho durante o recesso

Durante a entrevista, Fábio também pontuou que embora a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esteja em recesso, continua dialogando com as lideranças comunitárias a fim de aprofundar a discussão sobre as demandas das comunidades por compreender que “Aracaju vive um momento de reconstrução”, no qual o parlamentar pode exercer um “importante papel de aliado da população”.

Autor da Proposta de Emenda que reduz de 90 para 53 dias o recesso parlamentar, já aprovada em primeira instância, Fábio Meireles, disse ter consciência de que o trabalho do vereador não se limita ao Legislativo. “Trabalhamos dentro e fora do Parlamento, mas como as demandas da população são grandes, precisamos da presença dos vereadores um pouco mais de tempo no Legislativo”, justificou Fábio, acrescentando que a medida já foi adotada com êxito em outras Casas Legislativas, a exemplo do Congresso Nacional e Câmara de algumas capitais brasileiras, como Campina Grande e Goiânia.

Postura independente

Questionado sobre sua posição em relação ao governo municipal, Fábio esclareceu que se mantém na base aliada do prefeito Edvaldo Nogueira, embora busque atuar de forma isenta e coerente com os anseios da população. “Somos aliados da administração, mas não alienados. Votamos com consciência, visando o que é bom para que Aracaju avance”, concluiu Meireles.

Vereador Isac faz balanço de seu mandato na CMA

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 11h53, última modificação 07/12/2017 11h53
Vereador Isac faz balanço de seu mandato na CMA

Foto: Dienis Celestino

Eleito em 2016, com 4.428 votos, pela primeira vez candidato, Isac Silveira (PCdoB), tem trabalhado veementemente pelos cidadãos e cidadãs. Durante os seis primeiros meses do mandato, Isac apresentou 13 projetos de lei, sendo que um já foi aprovado pelo Legislativo, e seguiu para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Também foram apresentados 29 requerimentos e 107 indicações.

O projeto aprovado pela Câmara MUnicipal de Aracaju (CMA), de autoria do vereador, é que institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo poder público municipal. De acordo com este projeto a Prefeitura de Aracaju ficará obrigada a realizar o pagamento do cachê de artistas locais, cinquenta por cento antes da realização do evento para o qual o artista foi contratado, e os outros cinquenta por cento até o quinto dia útil subsequente, a partir da data que foi realizada a apresentação. “É preciso que exista uma mínima igualdade de tratamento com relação ao tratamento de artistas locais e nacionais. São artistas da mesma maneira. Isso representa dignidade e elevação da cultura sergipana”, explicou Isac.

Uma das indicações consideradas importantes por Isac é a que pede a reforma da Orlinha do Bairro Industrial. “Eu sempre acompanhei o descaso e a falta de infraestrutura da nossa Orlinha. Com certeza esse cartão postal merece uma atenção especial da administração pública e do Governo do Estado. O Prefeito Edvaldo Nogueira se sensibilizou e já mostrou empenho no caso”, contou o vereador que aguarda ansioso pelo início das obras.

Outros pedidos do vereador também foram atendidos. Durante suas caminhadas pelos bairros de Aracaju várias demandas foram apontadas pela população. Alguns problemas já foram resolvidos em bairros como 18 do forte, Manuel Preto, Industrial, Conjunto Costa e Silva, Coqueiral, Agamenon Magalhães, Bugio, entre outros. O relacionamento de Isac com o secretariado da atual administração e gestores tem sido de fundamental importância para que as demandas indicadas sejam analisadas e executadas.

Durante todo o primeiro semestre do mandato o vereador Isac sempre atuou em prol dos servidores públicos municipais, professor de História, formado pela Universidade Federal de Sergipe, Isac destaca a luta em prol do reajuste do piso do magistério. “Hoje posso ser vereador, mas antes de tudo sou cidadão, e também funcionário público, por isso, não posso assistir de braços cruzados o descaso do poder público com esta classe trabalhadora e claro, com nenhuma delas”, disse o vereador no início dos trabalhos na CMA. Durante a votação da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias), que foi a última votação do semestre, Isac votou favorável em todas as emendas que tratavam dos servidores municipais. "Eu não voto contra o trabalhador. Eu não tenho na minha história, voto contra servidor ou servidora. Eu não me permito. Eu prefiro a morte, e eu já disse isso a Deus", disparou ele durante uma das discussões.

Para o segundo semestre, Isac pretende dar continuidade no trabalho que já vem desenvolvendo. “Nosso início de trabalho foi bom, mas ainda podemos melhorar muito. A partir de agosto vamos intensificar as visitas aos bairros, e assim dialogar mais com as comunidades. Sem esse diálogo o nosso trabalho fica restrito. Quero fazer com que o poder legislativo dialogue cada vez mais com o executivo”, explicou o vereador.

Câmara aprova projeto que reconhece e valoriza Artistas Populares de Aracaju

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/07/2017 13h05, última modificação 07/12/2017 11h55
Câmara aprova projeto que reconhece e valoriza Artistas Populares de Aracaju

Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei nº 41/2017, em Redação Final, de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), que dispõe sobre ações de reconhecimento e valorização das atividades de Cantador, Cordelista e Xilogravurista como profissões artísticas e estabelece diretrizes para as Políticas Públicas em Cultura, Turismo e Educação, no âmbito do município de Aracaju, voltadas para o incentivo da Literatura de Cordel, da Cantoria e da Xilogravura.

Para o autor, o projeto trará o reconhecimento dos profissionais que trabalham com a poesia popular, com o canto, com o repente, com o cordel. “Reconhecendo a importância desses profissionais e a lacuna no que concerne à existência de políticas públicas voltadas para a sua valorização, apresentei este Projeto, que foi fruto de uma construção feita pelos próprios artistas”, justificou.

Segundo Iran, a propositura cuida de sugerir formas de valorização da Literatura de Cordel, da Cantoria e da Xilogravura, especialmente no âmbito das Políticas Públicas definidas para a Cultura, o Turismo e a Educação do Município de Aracaju. “Devemos ressaltar que o projeto foi fruto de trabalho dos próprios cordelistas, repentistas e xilogravuristas. Apresentei o projeto no Parlamento, observando a regulamentação nacional já existente e as propostas dos artistas”, afirmou Iran.

O Projeto segue agora para a sanção do prefeito. “Agradeço aos pares desta Casa pela apreciação positiva e agora torço para que o prefeito sancione o projeto”, disse Iran Barbosa.

Após denúncia, Kitty Lima cobra de shopping explicação sobre tubulação no Rio Poxim

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 07/12/2017 11h55, última modificação 07/12/2017 11h55
Após denúncia, Kitty Lima cobra de shopping explicação sobre tubulação no Rio Poxim

Foto: Assessoria da parlamentar

Preocupada com a preservação do Rio Poxim, principalmente no trecho que margeia o bairro Coroa do Meio, a vereadora Kitty Lima (REDE) procurou a direção do Shopping Riomar em busca de informações sobre o impacto da obra de expansão do mall na região que é cercada por recursos naturais.

O encontro foi motivado após a Associação de Remo de Sergipe perceber, durante os treinos da atividade, que uma tubulação do shopping deságua diretamente no Rio Poxim. “Cobramos uma explicação e a administração do Riomar informou se tratar de uma tubulação de drenagem pluvial, afastando qualquer possibilidade de descarte de material impróprio nas águas do rio”, disse Kitty.

Durante o encontro, a vereadora foi informada que, em contrapartida ao licenciamento da obra, a pedido da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), o shopping realiza um trabalho de preservação do mangue que margeia o local através da instalação de cercas de proteção para evitar a degradação deste recurso natural. “A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sema e a Administração Estadual do Meio Ambiente, a Adema, órgãos ligados ao meio ambiente, estão acompanhando as obra e fiscalizando tudo de perto. Graças a Deus nenhum problema foi detectado, mas continuarei checando pessoalmente cada denúncia que chegar até mim", garantiu Kitty, que pediu ainda a participação da população para a fiscalização de irregularidades.

"Peço para que toda a população que ao perceberem algo de errado entre em contato comigo para que possamos averiguar cada caso. Precisamos fazer a nossa parte como cidadãos e não deixar tudo à mercê do poder público. Temos a nossa parcela de responsabilidade sobre isso", reforçou Kitty.

Iran Barbosa participa da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 11h55
Iran Barbosa participa da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel

Foto: César de Oliveira

O Vereador e Professor Iran Barbosa (PT) participou, na noite da quarta-feira, 19, da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC) que aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com a participação de cordelistas sergipanos, artistas, políticos e autoridades públicas.

A cerimônia contou com a apresentação do Coral Vivace e a interpretação no violão da canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, pelo cordelista Flávio Américo Tonetti. Logo em seguida, teve início a solenidade de nomeação e posse da presidente da ASC, a cordelista Izabel Nascimento, e de 37 acadêmicos. A Academia Sergipana de Cordel tem como Patrono João Firmino Cabral.

A data escolhida para a instalação da ASC, 19 de julho, é o Dia Municipal do Cordelista, lei de iniciativa do Vereador Iran Barbosa, aprovada e sancionada em 2014. A data celebra a memória de João Firmino Cabral, falecido em 2013, e que era bastante conhecido entre os admiradores do cordel que visitavam o Mercado Antônio Franco, na capital sergipana, onde mantinha uma famosa banca de venda de folhetos de Cordel e recebia poetas, estudantes, professores, pesquisadores e turistas de todas as partes de Sergipe e do Brasil.“Não poderia estar mais feliz no dia de hoje, com a instalação da Academia Sergipana de Cordel justamente no Dia Municipal do Cordelista, que virou lei em Aracaju por inciativa do mandato que represento e por sugestão dos próprios cordelistas”, disse Iran Barbosa.

“O cordel é uma das nossas maiores riquezas culturais e a instalação da ASC vem cumprir com o papel de fortalecer essa arte e trabalhar para que ela não morra. Como professor de História, reconheço na Literatura de Cordel um importante instrumento não só de arte, mas de transmissão de conhecimento e de cultura popular de forma simples e bela, com toda a sua poesia e riqueza linguística. Então, vida longa à Academia Sergipana de Cordel e sucesso à sua presidenta, a amiga cordelista Izabel Nascimento”, desejou Iran.

“Não poderia estar mais feliz no dia de hoje, com a instalação da Academia Sergipana de Cordel justamente no Dia Municipal do Cordelista, que virou lei em Aracaju por inciativa do mandato que represento e por sugestão dos próprios cordelistas”, disse Iran Barbosa.

“O cordel é uma das nossas maiores riquezas culturais e a instalação da ASC vem cumprir com o papel de fortalecer essa arte e trabalhar para que ela não morra. Como professor de História, reconheço na Literatura de Cordel um importante instrumento não só de arte, mas de transmissão de conhecimento e de cultura popular de forma simples e bela, com toda a sua poesia e riqueza linguística. Então, vida longa à Academia Sergipana de Cordel e sucesso à sua presidenta, a amiga cordelista Izabel Nascimento”, aplaudiu Iran.

Américo de Deus concede entrevista a repórter mirim em canal de Youtube

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/07/2017 08h20, última modificação 07/12/2017 11h57
Américo de Deus concede entrevista a repórter mirim em canal de Youtube

Assessoria do parlamentar

No último sábado, 15, o vereador Américo de Deus (REDE) concedeu entrevista à repórter mirim Eleonora Camilly em seu canal no Youtube. Na oportunidade falou sobre o exercício do mandato enquanto parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Américo de Deus acredita na construção dos jovens-cidadãos, para serem considerados como tal, os pequenos precisam ser vistos como sujeitos políticos, capazes de mostrar competências na vida coletiva, a exemplo da Eleonora, que, com essa idade já mostra inciativas nesse sentido. Segundo o vereador, é necessário que haja estímulo do espírito crítico dos jovens, “Precisamos incentivar ações como esta, mostrar à sociedade a participação das crianças e adolescentes no contexto de socialização política que ocorrem em vários aspectos do seu dia a dia, precisamos possibilitar que eles sejam cidadãos na prática e exerçam seus direitos de participação”.

Ainda de acordo com Américo, se faz necessário ultrapassar os muros das escolas para estimular que os jovens sejam um dia, agentes de transformação, para isso, é importante à participação de vários segmentos da sociedade. “Não estamos acostumados a ouvir as crianças, precisamos mudar isso, temos que incentivar essa discussão, pois, muitas crianças e adolescente apresentam certa maturidade política, precisamos aproximá-las do exercício político que traz por consequência o desenvolvimento da cidadania e todos os setores da sociedade devem contribuir para que esta seja uma realidade”.

Américo de Deus discute situação do Porto Dantas e Santa Maria com a secretária Eliane Aquino

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 11h56, última modificação 07/12/2017 11h56
Américo de Deus discute situação do Porto Dantas e Santa Maria com a secretária Eliane Aquino

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido na manhã de terça-feira, 18, com a secretária Municipal da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. O encontro foi para tratar sobre situação de vulnerabilidade de comunidades nos Bairros Porto Dantas e Santa Maria.

Durante sua explanação, o parlamentar citou que foram enviados para a SMASC, dois ofícios de sua autoria, o primeiro relacionado à ocupação irregular ao lado do Aeroporto, no Bairro Santa Maria, onde inicialmente a Prefeitura Municipal havia tomado providências através da EMURB, EMSURB, Defesa Civil, Secretaria de Inclusão Social e também da Guarda Municipal, no momento em que retiraram algumas das moradias irregulares localizadas próximas à rota de fuga. O segundo ofício pede a doação à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), da outra parte do terreno que é de posse da Superintendência do Patrimônio da União – SPU para que possam ser construídas casas populares, o parlamentar lamenta ainda não obter retorno do SPU, e que uma de suas preocupações é que novas famílias ocupem o local irregularmente pondo-se em situação de vulnerabilidade extrema.

Américo também conversou a respeito da situação no Loteamento Coqueiral, localizado no Bairro Porto Danta, referente às obras que estão sendo realizadas na encosta do morro que limita a comunidade, as quais vêm trazendo inúmeros transtornos aos moradores, como não existe qualquer meio de contenção, com a época de chuvas, toda a água e barro que descem do morro, invadem as casas. O parlamentar solicita que a Secretaria avalie as situações informadas, para que providências possam ser tomadas, pois, muitas famílias estão sendo diretamente afetadas e estão em situação de risco.

Eliane Aquino fez uma análise da situação relativa às ocupações irregulares em todo território de Aracaju, “No momento em que assumimos a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, verificamos que não haviam projetos preestabelecidos, como também não havia recursos disponíveis para que pudéssemos obter resultados imediatos nos trabalhos que estamos desenvolvendo que se baseiam em políticas voltadas a proteção social baseadas no princípio de igualdade como regra na gestão de direitos socioassistenciais”, comentou Eliane.

Américo de Deus ressaltou a importância de uma gestão compromissada e democrática, voltada ao controle social, para que as pessoas mais carentes tenham garantidos os seus direitos.

Bigode diz que suas ações são voltadas para as comunidades carentes

por Viviane Cavalcante — publicado 07/12/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h00
Bigode diz que suas ações são voltadas para as comunidades carentes

Foto: Gilton Rosas (Arquivo)

O primeiro semestre legislativo do vereador Bigode de Santa Maria (PMDB) foi pautado pelo trabalho voltado, especialmente, a população mais carente da capital sergipana. “Foram seis meses de grande luta e trabalho. Os trabalhos continuam fora da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e não é um trabalho fácil. Nós, vereadores, temos inúmeras tarefas a cumprir nas periferias e em bairros de Aracaju”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, a periferia necessita de uma atenção especial do Poder Público e o vereador tem o papel de intermediar essas soluções. Bigode acrescenta que os seus primeiros seis meses de mandato foram voltados para essa parcela dos aracajuanos e que, nos próximos três anos e seis meses de mandato seguirá na mesma linha. “São nas comunidades carentes que está a pobreza, as coisas mais difíceis de resolver”, destacou.

No quesito transporte, o vereador falou da necessidade de se ampliar ainda mais as linhas de ônibus para atender as demandas da comunidade. Além disso, Bigode declarou que precisa-se ampliar de forma urgente o transporte complementar, como o táxi lotação. “Eu acredito que o táxi lotação é muito importante para essas áreas mais carentes que não têm transporte público coletivo suficiente”, comentou.

Proposituras - Entre as proposituras apresentadas pelo vereador Bigode do Santa Maria no primeiro semestre 2017, destaca-se Indicações com solicitações voltadas para a comunidade mais carente de Aracaju. Exemplo disso são as Indicações 403/2017 e 404/2017 em que o vereador solicita o diretor presidente da Energisa, Jaconias Aguiar a implantação da iluminação pública no Loteamento Novo Paraíso, no Santa Maria e no loteamento Recanto da Ponta da Asa, respectivamente.

Outra preocupação do vereador Bigode é quanto às linhas de ônibus. Na Indicação nº1239/2017, por exemplo, o parlamentar solicita ao superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes a instalação da linha de ônibus sentido Paraíso do Sul (Penitenciária), encerrando no Terminal do Dia. Além dessa solicitação, Bigode sugeriu através da Indicação n° 1278/2017 SMTT a retomada da linha de ônibus Sentido almirante Tamandaré/Terminal do Mercado.

Com relação a Projetos de Lei (PLs), Bigode apresentou o de n° 123/2016 que institui o Dia Municipal da inclusão social da população em situação de rua e o de n° 65/2017 que dispõe sobre a devolução do troco integral e em moeda corrente ao consumidor.

Américo de Deus prestigia evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 11h55, última modificação 07/12/2017 12h00
Américo de Deus prestigia evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel

Foto: Assessoria do Parlamentar

Na noite de ontem, quinta-feira, 19, O vereador Américo de Deus (REDE) participou do evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC) no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, na oportunidade representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Estiveram presentes algumas autoridades, políticos, imprensa e familiares de cordelistas que prestigiaram os 37 componentes diplomados.

A cerimônia começou com uma bela apresentação do coral Vivace na escadaria do Museu e logo em seguida, os convidados foram para o auditório onde tiveram o prazer de assistir uma interpretação da canção Asa Branca no violão pelo cordelista Flávio Américo, em seguida iniciou-se a solenidade de nomeação da presidente Isabel Nascimento, além dos 37 acadêmicos que agora fazem parte da Academia Sergipana de Cordel. “Este é um momento histórico na vida dos Sergipanos, o Cordel retrata a cultura nordestina e brasileira, esse momento confirma a importância dos cordelistas como parte das nossas tradições. Precisamos valorizar nossas raízes para que a população possa conhecer nossa história em forma de poesia e prosa”, frisou Américo.

O vereador Américo de Deus é detentor de um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização da Literatura de Cordel na grade extracurricular no Ensino Fundamental do Município de Aracaju, o qual se encontra em tramitação na CMA.

Para abrilhantar e prestigiar a solenidade, Américo de Deus levou o cordel intitulado “Vou divulgar minha arte” do cordelista sergipano, Chiquinho do Além Mar.

“Vou divulgar minha arte

nos quatros cantos da terra

eu vou subir qualquer serra

versejar em qualquer parte

vou de Júpiter até Marte

subo a torre de babel

provo do sabor do fel

pro meu verso declamar

sou Cultura Popular

meu codinome é Cordel!”

(Chiquinho do Além Mar)

Iran intermedia reunião entre Comunidade Bom Pastor e secretário do Meio Ambiente

por George Washington, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 19/07/2017 08h25, última modificação 07/12/2017 12h01
Iran intermedia reunião entre Comunidade Bom Pastor e secretário do Meio Ambiente

Assessoria do parlamentar

Na terça-feira, 18, o Vereador Iran Barbosa (PT), participou de uma reunião, articulada pelo seu mandato, entre representantes da Associação Bom Pastor, localizada no Bairro Santos Dumont, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, César Viana.

Durante a reunião foram discutidas questões relativas ao descarte irregular de lixo doméstico e de resíduos sólidos que vem provocando sérios transtornos à comunidade. "O lamentável é que a lixeira que vem se formando instalou-se exatamente na frente da sede da Associação Bom Pastor, ocupando uma área que pertence à municipalidade. Quando convidado para verificar "in loco" a situação, o secretário aceitou imediatamente o convite, na perspectiva de encaminhar as intervenções inerentes à sua pasta", informou o parlamentar.

Aproveitando a reunião, os membros da Associação Bom Pastor relataram a situação e ouviram do secretário as alternativas educativas e punitivas que a SEMA está planejando para enfrentar esse grave problema que se espalhou pela cidade.

Além disso, foi apresentado uma proposta de Projeto de intervenção na área em que hoje o lixo é descartado irregularmente, priorizando sua utilização para jardinagem, arborização e recreação. "Ficamos todos agradecidos à disposição do secretário em acompanhar a situação, em se dispor a dialogar com as demais secretarias que deverão intervir para solucionar o problema e em manter a comunidade informada dos desdobramentos", finalizou Iran.

SMTT atende pedido de Thiaguinho e revitaliza faixa de pedestre

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h05, última modificação 07/12/2017 12h03
SMTT atende pedido de Thiaguinho e revitaliza faixa de pedestre

Assessoria do parlamentar

Preocupado com a segurança dos pedestres que transitam pela avenida Hermes Fontes, o vereador Thiaguinho (PMB) solicitou à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), através de indicação protocolada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a revitalização da faixa de pedestre situada próxima à Unidade de Saúde da Família Sinhazinha, no bairro Grageru. O parlamentar retornou ao local e constatou que os serviços já foram executados.

Thiaguinho agradeceu ao superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, pelo atendimento à sua indicação. "Há muito tempo os moradores da região do Grageru e usuários da unidade de saúde Sinhazinha reclamavam do perigo da travessia desta avenida, que é uma das mais movimentadas da capital. A faixa estava praticamente apagada e os riscos de acidentes eram constantes, principalmente nos horários de pico. Agora, com a sinalização revitalizada nos dois sentidos, os pedestres se sentirão mais seguros para fazer a travessia. Agradeço à SMTT pela sensibilização", afirmou.

Apesar de garantir mais segurança, a faixa de pedestre é apenas um item de um conjunto de regras que devem ser seguidas por todos para evitar acidentes. "A lei assegura que, estando na faixa, os motoristas têm a obrigação de parar para o pedestre atravessar, porém é importante que ele olhe bem para os dois lados antes de cruzar a rua. Os pedestres também devem evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares no momento da travessia, que possam impedir de ouvir a buzina de um carro", alertou Thiaguinho.

​Iran recebe representantes de profissionais que atuam na Saúde municipal

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/12/2017 12h03, última modificação 07/12/2017 12h03
​Iran recebe representantes de profissionais que atuam na Saúde municipal

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última terça-feira, 18, o Vereador Iran Barbosa (PT) recebeu, para uma reunião de trabalho, representantes de sindicatos e de profissionais que atuam na área de Saúde, no município de Aracaju.

Estiveram presentes representantes de Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos Clínicos, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos, todos com o objetivo de discutir a necessidade de correção do tratamento discriminatório e prejudicial que a atual estrutura da carreira desses profissionais lhes dispensa.

A grande reivindicação feita por todos os trabalhadores é a equiparação dos seus vencimentos àqueles que hoje são pagos aos Assistentes Sociais que atuam na Saúde. "Atualmente os Profissionais da área de Saúde em nosso município contam com quatro tabelas vencimentais distintas: uma que remunera os médicos; uma segunda que define os vencimentos dos enfermeiros; uma outra que determina o valor dos vencimentos dos Assistentes Sociais e uma última tabela que trata desse outro grupo de profissionais, que são prejudicados por esse escalonamento salarial que lhes relega à última posição nos valores vencimentais entre os Profissionais da Saúde", informou Iran Barbosa.

Os trabalhadores solicitaram ao parlamentar o apoio à reivindicação das categorias e informaram que o pleito já é fartamente conhecido pelo Prefeito Edvaldo Nogueira, pelo Secretário Municipal da Fazenda e pela atual Secretária Municipal de Saúde, Doutora Waneska Barboza.

Além disso, os sindicalistas disseram que estão aguardando uma resposta por parte da Administração Municipal quanto ao tema, pois houve um compromisso de se fazer uma atualização dos estudos de impacto para o atendimento da solicitação das categorias, que formam um universo muito reduzido de servidores municipais, não chegando a totalizar, sequer, 100 trabalhadores. "Como podemos observar, trata-se de um pleito justo, dada a necessidade de tratamento mais isonômico entre os profissionais que prestam serviços à saúde do nosso povo; entendemos que o impacto financeiro para o atendimento da reivindicação está sendo feito e não deverá dificultar a realidade financeira municipal. Por isso, somo-me a essa importante luta e já pautarei o tema na próxima reunião que tenho marcada com a Secretária de Saúde, adiantou Iran.

Américo de Deus identifica demandas do Bairro 18 do Forte

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h04
Américo de Deus identifica demandas do Bairro 18 do Forte

Foto: Assessoria do Parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) tem percorrido os bairros de Aracaju para identificar as demandas de cada região da cidade, acompanhando de perto a situação pela qual passa a população, Américo tem avaliado todas as questões relacionadas à prestação dos serviços públicos municipais, na última terça-feira, 18, o parlamentar esteve reunido com moradores do Bairro 18 do Forte, localizado na Zona Norte da cidade, um dos mais antigos bairros da capital, a visita objetivou identificar as demandas e buscar soluções para os problemas enfrentados pela população daquele local.

Vários problemas foram relatados pelos moradores, entre eles, o acúmulo de lixo nas ruas, que trazem consequências como o aumento de insetos e roedores transmissores de doenças. Outro problema identificado foi com relação à falta de segurança nas áreas próximas ao Hospital Santa Isabel, as pessoas que passam por ali, ficam a mercê de assaltantes que praticam delitos diariamente, e tem sua fuga facilitada devido ao muro que teve uma parte derrubada, segundo os moradores, com esse objetivo.

Os moradores aproveitaram a visita do parlamentar para solicitar apoio no sentido de que providências sejam tomadas para solução dos problemas apresentados, na oportunidade, também pediram que fosse feito um projeto que indique a construção de uma praça no local, que há anos os moradores reivindicam. “O lixo vem se acumulando nas ruas de nossa capital de maneira assustadora, basta dar um giro pela cidade e conversar com a população que chegamos a essa conclusão, essa é a principal reclamação nas comunidades”, afirmou Américo de Deus.

Américo de Deus identifica demandas do Bairro 18 do Forte

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h04
Américo de Deus identifica demandas do Bairro 18 do Forte

Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) tem percorrido os bairros de Aracaju para identificar as demandas de cada região da cidade, acompanhando de perto a situação pela qual passa a população, Américo tem avaliado todas as questões relacionadas à prestação dos serviços públicos municipais, na última terça-feira, 18, o parlamentar esteve reunido com moradores do Bairro 18 do Forte, localizado na Zona Norte da cidade, um dos mais antigos bairros da capital, a visita objetivou identificar as demandas e buscar soluções para os problemas enfrentados pela população daquele local.

Vários problemas foram relatados pelos moradores, entre eles, o acúmulo de lixo nas ruas, que trazem consequências como o aumento de insetos e roedores transmissores de doenças. Outro problema identificado foi com relação à falta de segurança nas áreas próximas ao Hospital Santa Isabel, as pessoas que passam por ali, ficam a mercê de assaltantes que praticam delitos diariamente, e tem sua fuga facilitada devido ao muro que teve uma parte derrubada, segundo os moradores, com esse objetivo.

Os moradores aproveitaram a visita do parlamentar para solicitar apoio no sentido de que providências sejam tomadas para solução dos problemas apresentados, na oportunidade, também pediram que fosse feito um projeto que indique a construção de uma praça no local, que há anos os moradores reivindicam. “O lixo vem se acumulando nas ruas de nossa capital de maneira assustadora, basta dar um giro pela cidade e conversar com a população que chegamos a essa conclusão, essa é a principal reclamação nas comunidades”, afirmou Américo de Deus.

Américo de Deus prestigia evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 11h50, última modificação 07/12/2017 12h05
Américo de Deus prestigia evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel

Assessoria do parlamentar

Na noite de ontem, quinta-feira, 19, O vereador Américo de Deus (REDE) participou do evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC) no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, na oportunidade representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Estiveram presentes algumas autoridades, políticos, imprensa e familiares de cordelistas que prestigiaram os 37 componentes diplomados.

A cerimônia começou com uma bela apresentação do coral Vivace na escadaria do Museu e logo em seguida, os convidados foram para o auditório onde tiveram o prazer de assistir uma interpretação da canção Asa Branca no violão pelo cordelista Flávio Américo, em seguida iniciou-se a solenidade de nomeação da presidente Isabel Nascimento, além dos 37 acadêmicos que agora fazem parte da Academia Sergipana de Cordel. “Este é um momento histórico na vida dos Sergipanos, o Cordel retrata a cultura nordestina e brasileira, esse momento confirma a importância dos cordelistas como parte das nossas tradições. Precisamos valorizar nossas raízes para que a população possa conhecer nossa história em forma de poesia e prosa”, frisou Américo.

O vereador Américo de Deus é detentor de um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização da Literatura de Cordel na grade extracurricular no Ensino Fundamental do Município de Aracaju, o qual se encontra em tramitação na CMA.

Para abrilhantar e prestigiar a solenidade, Américo de Deus levou o cordel intitulado “Vou divulgar minha arte” do cordelista sergipano, Chiquinho do Além Mar.

“Vou divulgar minha arte
nos quatros cantos da terra
eu vou subir qualquer serra
versejar em qualquer parte
vou de Júpiter até Marte
subo a torre de babel
provo do sabor do fel
pro meu verso declamar
sou Cultura Popular
meu codinome é Cordel!”
(Chiquinho do Além Mar)

"Corrupção é crime e quem está pagando o preço é o povo", dispara Emília

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 07/12/2017 12h06, última modificação 07/12/2017 12h06
"Corrupção é crime e quem está pagando o preço é o povo", dispara Emília

Foto: César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), afirmou que corrupção é crime, e quem está pagando o preço é a sociedade, principalmente as camadas mais vulneráveis que dependem puramente dos serviços públicos.

Para Emília, o povo é o maior prejudicado com o abuso do poder político para fins privados, e o jogo de favorecimento mútuo, porque sofre com a deficiência dos serviços públicos básicos. Por isso, lembrou a parlamentar, a importância do voto consciente. “Os recursos públicos destinados a financiar hospitais, escolas, saneamento básico e outras necessidades primárias da população acabam sendo desviados, debaixo dos nossos narizes, pela má escolha na hora do voto; infelizmente, por isso, somos co-responsáveis pela situação do país”, pontuou.

Segundo a parlamentar, a chamada Lei Anticorrupção tem o caráter preventivo como seu principal foco. A nova legislação mostra a quem tem a tendência transgressora a se corromper, que não vale à pena arriscar. “A condenação recai duramente para o gestor envolvido em desvio de verba pública. O homem público deve ser responsabilizado objetivamente, basta que o ilícito praticado seja comprovado e os seus dividendos sejam usados em beneficio próprio. A população não suporta mais tanto desrespeito com o erário”, destacou.

Por fim, Emília fez um alerta para aqueles que enveredaram por esse caminho e para os que estão sendo seduzidos: muito cuidado que aos olhos da lei, mais cedo, ou mais tarde, nada escapa. “São inúmeras as tentações, promessas e garantias de dinheiro fácil daquela que se apegam a corrupção. Contudo, na esfera judicial, a lei amplia as punições, como aperda de bens e a suspensão dos direitos políticos. Portanto, lembro que não existe nenhuma vantagem em se apropriar do dinheiro público para se locupletar”, finalizou.

Palhaço Soneca visita obra e agradece PMA pela celeridade no atendimento à população

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 08h25, última modificação 07/12/2017 12h07
Palhaço Soneca visita obra e agradece PMA pela celeridade no atendimento à população

César de Oliveira

Os moradores do loteamento Nova Liberdade, no Bairro Olaria, estavam vivendo um grande transtorno nos últimos dias. Tudo por causa de alguns buracos que causaram a interdição de uma das ruas da comunidade. No local, também existe um canal que precisava de reparos com urgência após as fortes chuvas que atingiram a capital sergipana. Inconformados, algumas pessoas do bairro buscaram ajuda do vereador Palhaço Soneca (PPS), que logo resolveu o caso.

"Tomei um susto quando visitei o loteamento Nova Liberdade. Muitos buracos e um canal necessitando cuidados. Dai no mesmo dia fui até Emurb pedir que a prefeitura resolvesse aquela situação. E a boa notícia chegou em poucos dias. Esta semana voltei a comunidade e presenciei homens trabalhando na obra. Que bom, a população agradece", enfatizou o parlamentar.

Palhaço Soneca também fez questão de agradecer ao presidente da Emurb, Sergio Ferrari, por ter atendido mais uma indicação. "Esse é o papel do vereador. Escutar o povo, ver o problema de perto e reivindicar uma solução junto à prefeitura de Aracaju. Felizmente a gestão de Edvaldo Nogueira está sendo compreensível com o nosso bairro", reconheceu.

SMTT atende pedido de Thiaguinho e revitaliza faixa de pedestre

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h07
SMTT atende pedido de Thiaguinho e revitaliza faixa de pedestre

Foto: Assessoria do Parlamentar

Preocupado com a segurança dos pedestres que transitam pela avenida Hermes Fontes, o vereador Thiaguinho (PMB) solicitou à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), através de indicação protocolada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a revitalização da faixa de pedestre situada próxima à Unidade de Saúde da Família Sinhazinha, no bairro Grageru. O parlamentar retornou ao local e constatou que os serviços já foram executados.

Thiaguinho agradeceu ao superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, pelo atendimento à sua indicação. "Há muito tempo os moradores da região do Grageru e usuários da unidade de saúde Sinhazinha reclamavam do perigo da travessia desta avenida, que é uma das mais movimentadas da capital. A faixa estava praticamente apagada e os riscos de acidentes eram constantes, principalmente nos horários de pico. Agora, com a sinalização revitalizada nos dois sentidos, os pedestres se sentirão mais seguros para fazer a travessia. Agradeço à SMTT pela sensibilização", afirmou.

Apesar de garantir mais segurança, a faixa de pedestre é apenas um item de um conjunto de regras que devem ser seguidas por todos para evitar acidentes. "A lei assegura que, estando na faixa, os motoristas têm a obrigação de parar para o pedestre atravessar, porém é importante que ele olhe bem para os dois lados antes de cruzar a rua. Os pedestres também devem evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares no momento da travessia, que possam impedir de ouvir a buzina de um carro", alertou Thiaguinho.

Iran Barbosa participa da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h08
Iran Barbosa participa da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel

César de Oliveira

O Vereador e Professor Iran Barbosa (PT) participou, na noite da quarta-feira, 19, da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC) que aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com a participação de cordelistas sergipanos, artistas, políticos e autoridades públicas.

 

A cerimônia contou com a apresentação do Coral Vivace e a interpretação no violão da canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, pelo cordelista Flávio Américo Tonetti. Logo em seguida, teve início a solenidade de nomeação e posse da presidente da ASC, a cordelista Izabel Nascimento, e de 37 acadêmicos. A Academia Sergipana de Cordel tem como Patrono João Firmino Cabral.

A data escolhida para a instalação da ASC, 19 de julho, é o Dia Municipal do Cordelista, lei de iniciativa do Vereador Iran Barbosa, aprovada e sancionada em 2014. A data celebra a memória de João Firmino Cabral, falecido em 2013, e que era bastante conhecido entre os admiradores do cordel que visitavam o Mercado Antônio Franco, na capital sergipana, onde mantinha uma famosa banca de venda de folhetos de Cordel e recebia poetas, estudantes, professores, pesquisadores e turistas de todas as partes de Sergipe e do Brasil. “Não poderia estar mais feliz no dia de hoje, com a instalação da Academia Sergipana de Cordel justamente no Dia Municipal do Cordelista, que virou lei em Aracaju por inciativa do mandato que represento e por sugestão dos próprios cordelistas”, disse Iran Barbosa.

“O cordel é uma das nossas maiores riquezas culturais e a instalação da ASC vem cumprir com o papel de fortalecer essa arte e trabalhar para que ela não morra. Como professor de História, reconheço na Literatura de Cordel um importante instrumento não só de arte, mas de transmissão de conhecimento e de cultura popular de forma simples e bela, com toda a sua poesia e riqueza linguística. Então, vida longa à Academia Sergipana de Cordel e sucesso à sua presidenta, a amiga cordelista Izabel Nascimento”, desejou Iran.

“Não poderia estar mais feliz no dia de hoje, com a instalação da Academia Sergipana de Cordel justamente no Dia Municipal do Cordelista, que virou lei em Aracaju por inciativa do mandato que represento e por sugestão dos próprios cordelistas”, disse Iran Barbosa.

“O cordel é uma das nossas maiores riquezas culturais e a instalação da ASC vem cumprir com o papel de fortalecer essa arte e trabalhar para que ela não morra. Como professor de História, reconheço na Literatura de Cordel um importante instrumento não só de arte, mas de transmissão de conhecimento e de cultura popular de forma simples e bela, com toda a sua poesia e riqueza linguística. Então, vida longa à Academia Sergipana de Cordel e sucesso à sua presidenta, a amiga cordelista Izabel Nascimento”, aplaudiu Iran.

Emília lamenta que ainda esteja faltando remédios nos postos de saúde de Aracaju

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h10, última modificação 07/12/2017 12h08
Emília lamenta que ainda esteja faltando remédios nos postos de saúde de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), lamenta que ainda esteja faltando remédios e insumos nas unidades de saúde da capital, o que vem causando sofrimento aos usuários que continuam sofrendo com a interrupção dos seus tratamentos.

Segundo Emília, com falta constante de medicamentos nos postos de saúde de Aracaju, a vida das pessoas não tem sido fácil, porque além de lutar contra algum problema de saúde, existe o desafio de encontrar os remédios para o tratamento. “As pessoas não aguentam mais isso; é um descaso. Todos os dias hipertensos e diabéticos saem das unidades sem medicamentos e isso um grave atentando ao direito fundamental a saúde garantido pela constituição federal; estão brincando com a saúde do povo”, pontuou.

De acordo com Emília, a reclamação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é geral.  A população diariamente recorre aos meios de comunicação para fazer denúncias com o objetivo de pedir socorro e a atenção dos gestores para esse grave problema. “É inadmissível deixar faltar um remédio básico para dor. O fato vem se repetindo todos os dias nos postos de saúde. Esse descaso vem provocando revoltada na população de Aracaju, que realiza protestos para garantir o seu tratamento”, destacou.

Por fim, a parlamentar espera que a nova gestão da saúde tenha autonomia para resolver questões simples e que possa trabalhar em beneficio dos usuários mais carentes que buscam o serviço de saúde. “Desejo que a secretaria municipal de saúde, Waneska Barboza, que me parece ser uma pessoa comprometida com a saúde, possa arregaçar as mangas e caminhar pelas unidades para verificar onde estão errando e buscar soluções”, finalizou.

Seu Marcos apoia ações de jovens da Igreja Adventista do 7º Dia do Japãozinho

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/07/2017 11h55, última modificação 07/12/2017 12h11
Seu Marcos apoia ações de jovens da Igreja Adventista do 7º Dia do Japãozinho

Assessoria do parlamentar

Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções. Aprendem a lidar com os desafios e a trabalhar em equipe, procurando sempre serem úteis a comunidade em que vivem. Combatem o uso do fumo, do álcool e de drogas. Esses são os Desbravadores da Mata Atlântica da Igreja Adventista do 7º Dia, localizada no Japãozinho, visitada pelo vereador Seu Marcos  (PHS) no último domingo, 23.     
 
O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. De acordo com o diretor dos Desbravadores da Mata Atlântica, Joide de Castro, o descarte do lixo e o Aedes Aegypti ainda preocupam os moradores dos bairros.  Ele acredita que as campanhas de conscientização podem fazer a diferença nas  comunidades carentes de informação. “O apoio do vereador Seu Marcos vai ser muito importante para convencer a população sobre a necessidade de se prevenir contra a Dengue e como o descarte consciente do lixo é importante”, disse.    
                   
Para Seu Marcos, o Clube dos Desbravadores, além de ajuda as comunidades com medidas preventivas, transmite uma linda lição de cidadania para jovens e adultos. “Estou feliz em conhecer de perto o grupo. Como é bom unir forças com essa juventude que é cheia de ideias e tem muita vontade de melhorar as comunidades em que vivem. O problema de lixo na cidade e a proliferação do mosquito da dengue é uma realidade, um problema de saúde pública. É apoiando iniciativas com esta que podemos amenizar o problema e informar melhor  a população”, frisou.

Nitinho faz balanço do primeiro semestre como vereador e presidente da CMA

por Danilo Cardoso e Alexandra Brito — publicado 20/07/2017 13h15, última modificação 07/12/2017 12h12
Nitinho faz balanço do primeiro semestre como vereador e presidente da CMA

Foto: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), apresenta a sociedade o balanço das suas ações no primeiro semestre de 2017 com intuito de dar transparência ao seu desempenho parlamentar. “Foi um semestre bastante produtivo, onde destacamos a implantação do aplicativo ‘Lei na Palma da Mão’ e da TV Câmara em sinal aberto, a conquista do terreno para construção da sede própria da Câmara e elaboração do projeto arquitetônico do prédio, a implantação da Escola do Legislativo, dentre muitas outras metas que traçamos para a nossa gestão”.

Em sua atuação como vereador do Legislativo Municipal estão a aprovação de Projetos de Leis, Projetos de Decreto Legislativo, Moções, Requerimentos e Indicações. Como presidente da CMA, o parlamentar está concluindo o organograma da Casa para realizar concurso público em 2018. “Primeiro precisamos concluir o novo organograma administrativo para então realizar concurso público, que desde 1984 não é realizado nesta Casa. Também estamos concluindo os projetos complementares para a construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju, e ainda ajustando todos os fluxos de informações da Casa, que devem constar no Portal da Transparência”, revelou Nitinho.

Entre suas proposituras mais relevantes que irão beneficiar diretamente a vida dos moradores da Capital está o Projeto de Lei 46/2017 que estipula condições para a autorização de reajuste da tarifa de água e esgotamento sanitário. “Quem fiscaliza e concede o reajuste da tarifa é própria Deso. Agora, com esta lei vamos abrir a discussão com a sociedade, junto com Ministério Público, já que a Deso é uma concessão pública”, disse Nitinho.

O Projeto de Resolução 14/2017, que implanta o Teletrabalho na CMA, serviço utilizado com sucesso há um ano pelo Tribunal de Justiça, irá modernizar as ações da Casa. “Alguns setores da Câmara poderão executar seus serviços em casa. Não passando do número de 20% dos servidores, sendo efetivos ou comissionados”, finalizou o vereador.

O aplicativo ‘Lei na Palma da Mão’ possibilita a população ter acesso às leis aprovadas pela Casa Parlamentar, sendo divididos em categorias: Educação, Serviços, Saúde, Transporte e Direitos da Comunidade. O aplicativo também permite que você crie o seu próprio banco de dados. Além das Leis Municipais, o presidente da Casa Parlamentar informa que serão disponibilizados ainda Leis Estaduais e Federais, e outros documentos de interesse da população em geral. “Queremos fazer um trabalho completo, disponibilizando também código, a exemplo do de Defesa do Consumidor, de Trânsito, Direitos do Idoso, dentre outros”, ressaltou.

Outro desafio assumido foi iniciar a transmissão da programação da TV Câmara em sinal aberto. “Conseguimos colocar a TV no ar, no canal aberto 48.4, no dia 7 de abril, Dia do Jornalista. Através da TV, a população aracajuana e de todo o Estado pode acompanhar as ações dos vereadores por Aracaju”, destacou Nitinho. E em menos de quatro meses de funcionamento, o programa É Coisa Nossa foi premiado com o Troféu Sanfona de Ouro, na categoria Divulgação dos Festejos Juninos.

Pensando no progresso e na evolução profissional de todos os servidores da Câmara Municipal de Aracaju, sendo efetivo ou comissionado, o presidente da CMA implantará, a partir do mês de agosto, a Escola do Legislativo, onde serão oferecidos cursos de qualificação em várias áreas dentro da carreira legislativa. “Estamos também implantando a modalidade de licitação online, que dará mais transparência nas contratações de serviços feitas pela Câmara”, disse Nitinho.

Indicação
Além da criação de leis que irão ajudar a melhorar a qualidade de vida da população, o vereador também solicitou ao Poder Executivo a realização de obras e serviços, através de Indicações. A Zona de Expansão foi uma das regiões que estiveram na lista de prioridades do parlamentar, com solicitações diretas para a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Moção
Moção é uma declaração assinada conjuntamente em assembleia ou parlamento com intenção de aplaudir um evento, um fato, uma atitude, como também pode ser utilizada para repudiar. O vereador Nitinho apresentou três Moções, duas de Aplausos e uma Moção de apoio a Campanha da Fraternidade 2017, realizada pela Igreja Católica.

Requerimento
É um procedimento interno do parlamento onde serão solicitadas a realizações de Sessões Especiais voltadas para algum tema de relevância para a sociedade. Nitinho apresentou na Casa sete Requerimentos, dentre eles estão os que destacam o Dia do Padre, Dia do Contabilista, Dia do Corretor de Seguros, Centenário de instalação do 28º Batalhão de Caçadores em Aracaju, Centenário do Lions Clube Mundial e as atividades do Guia de Turismo.

CMA prestigia autorização para revitalizar praça do Olaria

por Fernanda Sales — publicado 21/07/2017 12h20, última modificação 07/12/2017 12h12
CMA prestigia autorização para revitalizar praça do Olaria

Foto: China Tom

Na manhã desta sexta-feira, 21, o presidente da CMA, Nitinho (PSD) e os vereadores Palhaço Soneca (PPS), Professor Bittencourt (PCdoB), Jason Neto (PDT) e Juvêncio Oliveira (DEM) participaram da solenidade de assinatura do ato de autorização para os serviços de revitalização e manutenção da Praça João de Menezes Barros Filho, localizada no bairro Olaria. A revitalização é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a empresa Assaí, que irá realizar a obra.

De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, essa parceria da prefeitura com o Assaí é muito importante e deve se entender para outras empresas. “Outras empresas como GBarbosa, Petrobrás e Bancos também poderiam ser parceiras de Aracaju. Isso melhora os cofres de Aracaju e dá vida, paz e segurança na comunidade com obras de qualidade. Outro destaque dessas parcerias é a continuidade da manutenção, que regularmente a empresa vai realizar manutenções para que a obra dure por muitos anos”, frisou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou que essa parceria fortalece as ações da prefeitura e o objetivo é buscar mais parcerias com entidades privadas e econômicas. “Esse é um modelo de cidade eficiente, inteligente e criativa. A população vai receber uma nova praça e agradeço muito ao supermercado Assaí porque além de revitalizar eles vão manter a praça. Se Deus quiser mais parcerias como essa vão aumentar. Também agradeço a presença de todos nesta solenidade, inclusive aos vereadores que vieram prestigiar este momento”, ressaltou.

O vereador Palhaço Soneca realizou a assinatura da autorização da revitalização da Praça, juntamente com o representante do Assaí, Adelson Alves, do Prefeito de Aracaju e do presidente da CMA, Nitinho. “O prefeito Edvaldo Nogueira quando me viu tomou um susto, não acreditou. Eu vim de palhaço pois foi desta forma que a população do bairro me conheceu e elegeu. E aqui no Olaria tenho um carinho especial. Nasci e me criei na região, portanto, meus amigos e vizinhos serão beneficiados com esta obra”, disse.

O líder do prefeito na CMA, Professor Bittencourt, também parabenizou o evento. “Estamos num momento de dificuldades na economia brasileira com um todo. Isso presta um serviço essencial para a comunidade que será a principal beneficiada. Espero que essa parceria sirva de exemplo para muitas outras empresas firmarem parcerias e beneficiar a sociedade. Iniciativas como essa proporcionam condições para que melhorias sejam feitas. Os impactos positivos são vistos e a satisfação da comunidade é grande. Afinal, crianças, jovens e adultos voltarão a ter um espaço que agregará a todos", ressaltou o vereador.

Para Jason Neto é importante que a PMA, junto com a iniciativa privada, firme parcerias em prol da população. E o vereador Juvêncio Oliveira também concordou e parabenizou a iniciativa da primeira parceria da prefeitura com empresas. “Eu avalio que nesse momento muitos municípios brasileiros passam por dificuldades financeiras e ajudas dessa natureza sempre serão bem-vindas. Então parabenizo essa ação que beneficia principalmente a população”, explicou.

Para o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, essa é uma forma da PMA fazer mais ações em beneficio da população. “O Assaí tem um grande empreendimento que causa uma modificação na estrutura da cidade e em contrapartida eles firmaram parceria para revitalizar e ainda realizar a manutenção da praça por um período de 10 anos. Isso beneficia a comunidade que mora próximo da Praça e que poderá usufruir melhor desse espaço de lazer”, finalizou.

Seu Marcos participa da 3ª edição do “Meu Amigo é Massa”

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/07/2017 11h45, última modificação 07/12/2017 12h13
Seu Marcos participa da 3ª edição do “Meu Amigo é Massa”

Assessoria do parlamentar

Celebrar a amizade e a unidade é o principal objetivo do “Meu Amigo é Massa”. O evento, que está em sua 3ª edição, é realizado pelo Padre Jadilson Santos do Santuário Nossa Senhora de Aparecida, no Bugio. O encontro reúne jovens, famílias e fiéis da Paróquia. Além da presença do vereador Seu Marcos (PHS), do líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, do ex-deputado federal José Carlos Machado, do ex-deputado estadual Zeca da Silva, dos vereadores Thiaguinho Batalha (PMB) e Fábio Meireles (PPS) e o ex-vereador Vovô Monteiro.
 
“A ideia é promover a evangelização e a amizade  entre as pessoas. Também celebra o Dia do Amigo e a vivência desses laços afetivos dentro da igreja. Mais uma forma de evangelização para jovens, crianças e adultos dentro das comunidades", afirma Padre Jadilson, idealizador do evento. 
 
Para Seu Marcos, a iniciativa fortalece ainda mais os laços de amizade uns pelos outros e fortalece o amor a Deus . “Celebrar amizade, trazer os jovens para a igreja e, através da evangelização, ensinar o valor de ter um amigo. O trabalho de Padre Jadilson é muito importante e valioso, principalmente para a comunidade do Bugio e adjacências”, destacou.

Cabo Amintas apoia cadastramento de medula óssea em prol do Cabo Rômulo

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h30, última modificação 07/12/2017 12h14
Cabo Amintas apoia cadastramento de medula óssea em prol do Cabo Rômulo

Foto: Assessoria do parlamentar

No Dia do Amigo, o vereador Cabo Amintas (PTB) abraçou a campanha de cadastramento de medula óssea em prol do Cabo Rômulo e fez a sua doação na manhã de quinta-feira, 20, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Aracaju. Cabo Willanes e outros militares também fizeram o cadastramento de medula óssea.

Cabo Rômulo está fazendo tratamento quimioterápico há alguns meses após ter sido diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda. Ele é casado e tem dois filhos. “Vamos abraçar esta causa e lutar pela vida do nosso companheiro que honra a farda que veste defendendo a população. Precisamos da sua ajuda. Ele continua esperando por um doador de medula óssea compatível", apela Cabo Amintas.

O cadastramento deve ser feito no CFAP, localizado na Rua Argentina, 231, no Bairro América. Outras informações através do número (79) 99118-5939. A campanha segue no dia 29 de julho em Canindé de São Francisco.

CMA realizará reunião sobre combate a violência contra à mulher

por Fernanda Sales — publicado 24/07/2017 11h10, última modificação 07/12/2017 12h14
CMA realizará reunião sobre combate a violência contra à mulher

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará na manhã desta terça-feira, 25, a partir das 9h, a primeira reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate a Violência Contra à Mulher deste parlamento municipal. A solicitação foi da vereadora Kitty Lima (REDE) e vai ser realizada no Plenário da CMA.

Iran se reúne com a Secretária Municipal da Saúde

por Valeska Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/07/2017 17h05, última modificação 07/12/2017 12h15
Iran se reúne com a Secretária Municipal da Saúde

Foto: Assessoria do Parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PT) participou de uma audiência com a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Doutora Waneska Barboza, na tarde da quinta-feira, 21, que contou com a presença de sua assessoria parlamentar, da equipe da SMS, de integrantes da direção do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Município de Aracaju (SACEMA), além de moradores dos bairros Mosqueiro e Veneza.

Na pauta, a discussão de ações para a melhoria da oferta da saúde pública em Aracaju. “Foi uma tarde dedicada ao debate sobre pontos que envolvem os problemas da Saúde em nosso município, tais como a implementação da lei que assegura transparência para a fila de espera dos procedimentos médicos, a situação de precariedade estrutural das Unidades de Saúde, as demandas por expansão da Academia da Cidade, a necessidade de isonomia de tratamento entre os servidores da pasta, as demandas dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, entre outras questões”, explicou Iran.

O parlamentar também desejou sucesso à nova gestora à frente da pasta. “Aproveitei para desejar sucesso à nova secretária em sua tarefa desafiadora, pois o cenário de desmonte das políticas públicas, com o congelamento de investimentos no setor feito pelo governo federal, associado à herança perniciosa deixada pela gestão passada, vão exigir muita capacidade e compromisso redobrado com a Saúde Pública”, afirmou.

Para o agente de saúde, Ubiracy Ferreira, que reivindicou melhores condições de trabalho para a categoria, como também relatou os problemas da Unidade de Saúde da Família Niceu Dantas, a audiência foi bastante proveitosa. “O vereador Iran sempre intermediou as necessidades do Mosqueiro juntamente à Administração Municipal. Após este encontro, temos a expectativa que as coisas vão começar a melhorar”, pontuou.

A secretária Waneska Barboza e sua equipe expuseram os problemas atuais que a pasta tem enfrentado, fazendo um diagnóstico da situação que foi herdada da Gestão anterior. Além disso, pontuaram que algumas questões já estão sendo discutidas, colocando-se à disposição para buscar alternativas para o que foi debatido na audiência.

Kitty Lima alerta para necessidade de maior fiscalização contra a venda ilegal de chumbinho

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 21/07/2017 11h05, última modificação 07/12/2017 12h17
Kitty Lima alerta para necessidade de maior fiscalização contra a venda ilegal de chumbinho

Foto: Assessoria do parlamentar

Atenta aos perigos por conta da venda ilegal do chumbinho em Aracaju, principalmente na região dos mercados centrais, a vereadora Kitty Lima (REDE) se reuniu com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria das Graças Barros, para alertar a necessidade de uma maior fiscalização da venda ilegal desse produto.

Durante o encontro, a vereadora sugeriu à Vigilância Sanitária a realização de uma parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para fortalecer a fiscalização contra o comércio do chumbinho no Centro da capital. “A venda é ilegal, e o uso desse produto pode trazer sérias consequências tanto para nós seres humanos, quanto para os animais. A população também deve ficar de olho e denunciar às autoridades caso identifique algum ponto de venda desse veneno”, alertou Kitty.

A vereadora lembrou ainda que “a incidência de animais mortos por conta do chumbinho é muito grande. São incontáveis os casos que tive conhecimento de cães e gatos mortos por conta desse veneno. Isso sem contar o risco de envenenamento de crianças devido ao uso do chumbinho dentro de casa”.

O artigo 278 do Código Penal prevê pena de um a três anos e multa para quem fabricar, vender, expor à venda ou tem em depósito para vender ou, de qualquer forma, entregar a consumo coisa ou substância nociva à saúde, ainda que não destinada à alimentação ou a fim medicinal.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o chumbinho é um produto clandestino, vendido ilegalmente e extremante perigoso se ingerido por não possuir antídoto - além de não possuir registro pela Anvisa e em nenhum outro órgão de governo. O veneno granulado de cor cinza escuro ou grafite (cor de chumbo) é utilizado com exclusividade na lavoura como inseticida.

Américo de Deus concede entrevistas onde confirma o seu compromisso com o povo

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/07/2017 11h20, última modificação 07/12/2017 12h17
Américo de Deus concede entrevistas onde confirma o seu compromisso com o povo

Assessoria do parlamentar

Com a agenda bem movimentada no último sábado, 22, o vereador Américo de Deus (REDE), recebeu em seu gabinete a jornalista Tereza de Jesus do Jornal Gazeta Hoje, para um bate papo sobre seu trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), já à tarde participou de dois programas de rádio, nas entrevistas, fez avaliação sobre o desempenho do seu mandato Legislativo.

Durante entrevista ao  Jornal Gazeta Hoje, que circula há 12 anos e tem uma grande credibilidade, o vereador afirmou que o mandato é do povo aracajuano e sua maior função é representar os interesses da população. Américo afirma que, enquanto entender que os projetos apresentados forem de interesse da população, terão sempre os seus votos favoráveis, independente de quem os enviar, pois, o seu compromisso com o cidadão é o que importa. “Nossa obrigação fazer política com decência, essa corrupção nos três poderes e as políticas públicas que não chegam às comunidades mais carentes nos fazem ter maior responsabilidade em fazer a coisa certa”, frisou Américo.

Em entrevista com a repórter Tereza de Jesus, o vereador falou sobre a “Arena Multiuso Valdete de Deus” projeto desenvolvido no Bairro Porto Dantas, onde serão disponibilizados cursos profissionalizantes, atividades físicas, consultas médicas, assistência jurídica, atividades lúdicas e de lazer. Após conclusão desse projeto, iniciará construção de uma escola de agricultura familiar no Bairro Santa Maria, esse será mais um projeto desenvolvido com recursos próprios.

Já no início da tarde, o vereador participou do programa “A Voz do Servidor” na Rádio Jornal, comandado por Nivaldo Sepuma e Wilson Tavares e em seguida concedeu entrevista ao radialista Marcio Andrei no programa “Viajando” da Rádio Aperipê, onde também falou sobre seu trabalho em prol da população aracajuana, enquanto parlamentar da CMA. Américo também comentou sobre a eleição da nova diretoria do Clube do BANESE, que acontecerá na próxima quarta-feira, 26, e confirmou seu apoio a Chapa 2, por ter cinco integrantes que participaram da gestão anterior e que já mostraram o seu compromisso com os baneseanos.

Emília lembra que peculato é crime contra a administração pública

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/07/2017 17h00, última modificação 07/12/2017 12h19
Emília lembra que peculato é crime contra a administração pública

Foto: César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), lembra que peculato é crime contra a administração pública e que tem gestor preocupado com algumas investigações e operações no Estado.

Segundo Emília, algumas investigações que tratam de corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha, vêm preocupando alguns gestores com objetivos de alçar novos vôos em 2018. “O peculato é cometido por um servidor contra a máquina pública, ou seja, os bens que pertencem ao Estado. Tais crimes encontram-se tipificados nos artigos 312 e 313 do Código Penal”, pontuou.

De acordo com a parlamentar o crime de peculato se caracteriza independente do agente público ter tido vantagens ou não com sua conduta criminosa, assim tem sido o entendimento dos tribunais. “Para a configuração do peculato, se tenha ou não, o acusado tirado vantagem do crime. Basta apenas o desvio do bem público em proveito próprio ou alheio,”, ressalta.

Por fim, alerta que o peculato não não impede que o servidor público seja processado criminalmente e responda por improbidade administrativa, e lamenta que isso esteja preocupando alguns gestores.

Ela destacou o trabalho eficiente do Ministério Público Estadual, Policias e do Judiciário, o que tem deixado muita gente espertinha e com as barbas de molho”, concluiu.

Zezinho do Bugio participa do pós São João do Arraiá Boneca Assanhada

por Geo D' Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/07/2017 08h35, última modificação 07/12/2017 12h19
Zezinho do Bugio participa do pós São João do Arraiá Boneca Assanhada

Assessoria do parlamentar

O vereador Zezinho do Bugio (PTB) participou na noite de sábado, 22, do pós São João do Arraiá Boneca Assanhada. O tradicional festejo junino, que já está na sua 4ª edição, teve muitas comidas típicas, quadrilha junina, forró e animação. Além de aproveita a festa, o vereador ouviu e conversou com moradores.

 

 
O São João acabou, mas os moradores da Rua Maroca Fonseca, antiga Rua B, localizada no Bairro de Bugio, Zona Norte de Aracaju, seguiram com o tradicional festejo junino “Arraiá da Boneca Assanhada”. Idealizada por Rosa Maria Silva, a festa pós São João, animou familiares, amigos e a comunidade do conjunto e adjacências. 
 
Descontraído, o vereador participou das brincadeiras e saboreou as delíciais feitas caprichosamente por Dona Rosa e vizinhos, que ajudaram também na produção do espaço, que a cada ano, se superam na arrumação.
 
Apesar de ser um momento de diversão, os populares conversaram com o vereador sobre seu trabalho parlamentar na cidade de Aracaju. Zezinho, sempre muito receptivo e atencioso, atendeu às pessoas e teve um bom bate papo. “Como vereador, tenho o dever de ouvir as pessoas e seus anseios. Gosto muito desse feedback. É uma maneira de balizar o trabalho que estamos desenvolvendo na Câmara Municipal de Aracaju (CMA)”, disse o vereador. 
 

Trabalhos sociais e serviços de cidadania marcam ações do vereador Dr. Gonzaga no primeiro semestre

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/07/2017 11h10, última modificação 07/12/2017 12h20
Trabalhos sociais e serviços de cidadania marcam ações do vereador Dr. Gonzaga no primeiro semestre

Foto: Gilton Rosas

No primeiro semestre de 2017, o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) realizou diversas ações positivas em favor do povo de Aracaju, tendo como principal prioridade os serviços em benefício da população menos favorecida. Propiciar uma vida mais digna aos cidadãos aracajuanos é uma das principais missões do vereador, que está no seu quarto mandato parlamentar, período em que sempre buscou soluções para aqueles pequenos problemas que afetam diretamente o dia a dia das pessoas e que são extremamente importantes para o bem-estar, saúde e qualidade de vida das famílias.

O grande destaque deste período foi, sem dúvida, a concepção e execução do Programa “Vereador em Ação”, que tem como objetivo levar serviços de saúde e de cidadania para comunidades carentes de Aracaju. O protótipo do programa foi apresentado no ano passado, no bairro da Soledade, onde obteve uma grande receptividade por parte dos moradores. “Este ano, graças a um maior envolvimento de órgãos públicos estaduais e municipais, empresas privadas e profissionais liberais voluntários, conseguimos ampliar bastante as ações do programa, que foi realizado no último dia 15 de julho, no Lamarão, também na Zona Norte, oferecendo uma variedade bem maior de serviços gratuitos e exames médicos”, orgulha-se o vereador.

Centenas de pessoas compareceram ao local para tirar carteira de identidade, carteira de trabalho, cortar o cabelo, fazer design de sobrancelhas e maquiagem. Os serviços de saúde oferecidos também foram muito procurados, como foi o caso do exame de vista, que manteve uma fila de interessados até o fim da manhã. Também foram bastante procurados os testes de glicemia, aferição da pressão arterial, audiometria, avaliação nutricional, fisioterapia e massagem. Duas salas foram reservadas para realizar testes rápidos de hepatite e HIV, sob a coordenação do médico especialista Almir Santana, como parte do esforço para diminuir os casos de doenças sexualmente transmissíveis. “A ideia de fazer esse programa veio das visitas que fiz ainda durante a campanha, quando vi de perto as dificuldades que as pessoas da periferia têm de ter acesso à saúde e a serviços de cidadania, como emitir um documento de identidade, muitas vezes por falta de conhecimento e tempo, mas principalmente por falta de recursos financeiros, até mesmo para pagar a passagem do ônibus para se deslocar até o centro da cidade”, lamentou.

Dr. Gonzaga também atuou fortemente junto à Prefeitura, a SMTT, a Emurb, a Emsurb e aos demais órgãos municipais, tentando atender aos pedidos da população, geralmente relacionados ao tapamento de buracos, recapeamento asfáltico, limpeza de córregos e canais, implantação ou pintura de quebra-molas e instalação de abrigos em pontos de ônibus. “É impressionante como Aracaju ainda está carente de itens considerados básicos em qualquer pequena cidade, mas especificamente em uma capital. São coisas simples, mas que causam grandes transtornos à população. Na verdade, eu acredito que a nossa atuação como parlamentar tem que se voltar mais para o atendimento dessas necessidades básicas da população, ao invés de ficarmos criando leis e mais leis que quase sempre não são cumpridas”, desabafou.

Projetos de Lei

Dr. Gonzaga fez esse desabafo porque ao longo de seus 12 anos como vereador na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ele teve muitos projetos aprovados que viraram Leis, mas poucas são realmente cumpridas. E cita um caso simples, como a Lei 3.444, aprovada em 18 de janeiro de 2007, que autoriza o poder executivo municipal a implantar um programa de reciclagem e utilização de material reciclado, no âmbito da administração municipal. A Lei prevê que todos os órgãos da Administração Pública Municipal promovam junto a seus funcionários, programas de conscientização sobre a importância da redução de consumo, reutilização e reciclagem dos materiais e a implantação da coleta seletiva dos materiais gerados. “Infelizmente, dez anos depois, uma atitude tão importante e ambientalmente necessária como essa ainda não foi implantada na maioria dos órgãos municipais, entre eles a própria CMA”, apontou.

O vereador, entretanto, continua apresentando projetos que considera relevantes para o bem da cidade e da população, como o projeto que estabelece a Parada Livre, após as 22 horas, para desembarque de passageiros dos ônibus coletivos urbanos, com o objetivo de minimizar a onda de assaltos, especialmente à noite; o Projeto que autoriza o Poder Executivo a delegar a terceiros, mediante licitação, a construção, manutenção e exploração comercial de sanitários públicos nos locais de maior trânsito de pedestres, e o Projeto de descarte de medicamentos vencidos ou impróprios para o consumo, que deverão ser recolhidos pelos seus respectivos fabricantes, importadores, distribuidores e fornecedores que se responsabilizarão por lhes dar destinação ambiental adequada, nos termos da legislação vigente. “Enfim, estou procurando adequar a minha atuação de acordo com as necessidades do povo que me elegeu e atendendo as demandas e pedidos que recebo diariamente em minhas visitas às comunidades”, concluiu.

“O balanço é positivo, mas o trabalho continua”, diz Seu Marcos em entrevista

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h22
“O balanço é positivo, mas o trabalho continua”, diz Seu Marcos em entrevista

Assessoria do parlamentar

O vereador Seu Marcos (PHS) descreveu como positivo os trabalhos realizados no primeiro semestre na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).  O balanço foi feito durante entrevista concedida ao radialista Carlos Batalha, da rádio Jornal AM. Ao todo foram 202 matérias apresentadas a casa. 131 indicações, 13 projetos de leis e 54 requerimentos, além de moções, sessões especiais, projetos de resolução e decretos legislativos.
 
Carlos Batalha apresentou Seu Marcos como um dos parlamentares que mais tem se destacado na CMA nesta legislatura. Ao responder sobre os projetos que estão em tramitação, Seu Marcos citou o que cria a meia-passagem no transporte coletivo municipal aos domingos; o que diminui a idade do passe livre para idosos, passando de 65 para 60 anos; a gratuidade no transporte coletivo para gestante em gravidez de risco durante o pré-natal; o projeto auxílio mãe crecheira e, o que torna obrigatório a instalação de câmaras de segurança nas dependências de escolas da rede municipal de ensino. “São ideia que partiram das necessidades da população, em especial das comunidades pelas quais frequento. Tenho me empenhado em criar projetos com o único intuito de atender o povo de Aracaju”, afirmou o vereador. 
 
Outro ponto importante, ressaltado como balanço positivo neste primeiro semestre, foram as indicações encaminhadas pelo vereador para a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Através das indicações aprovadas, Seu Marcos conseguiu que a gestão municipal implantasse o sistema de Matrícula Online na rede municipal de Educação em 2018; conseguiu a reforma dos terminais de integração do sistema de transporte público coletivo, assim como os abrigos de ônibus. E antes da saída do ex-secretário municipal de Saúde, a volta do horário estendido na unidades básicas  de saúde e da família.   
 
“A Matrícula Online vai evitar que pais e mães durmam nas portas das escolas para garantir uma vaga para  seus filhos nas escolas municipais, uma situação que já virou rotina todo começo de ano. Os abrigos e terminais de ônibus já estão sendo reformados, levei o problema aos gestores que entenderam a necessidade. Aos poucos, vamos conseguindo atender o povo de Aracaju. Tínhamos também a aceitação da volta do horário estendido nas unidades de saúde básica e da família, mas com a mudança de secretário ainda não sabemos se esta indicação ainda será acatada. Mas torcemos que sim. O balanço é positivo, mas o trabalho continua”, concluiu o vereador.

Emília lamenta que a violência continue vitimando a população

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/07/2017 17h05, última modificação 07/12/2017 12h22
Emília lamenta que a violência continue vitimando a população

Foto: César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), lamenta que a violência continue vitimando a população e cobra mais segurança pública. O fato é que a violência segue crescendo e as medidas adotadas para combater não estão sendo eficientes.

Segundo Emília, não existe exceção, todos os municípios registram algum tipo de violência, seja física ou moral. Estão agindo em plena luz do dia e as pessoas presas temendo o pior para suas famílias, como medo de que os seus entes queridos entrem para os triste números da violência em Sergipe. “Infelizmente estamos todos assustados e presos dentro de casa. Da capital ao interior, as pessoas andam espantadas com o aumento da violência. São assaltados e arrombamentos. Ninguém tem em paz!”, lamenta.

Para Emília, Aracaju deixou de ser aquela cidade tranquila em relação às outras capitais. A imagem vem sendo ameaçada nos últimos anos, devido ao crescimento do tráfico de drogas. “Nas últimas semanas, a seqüência de crimes violentos tem chamado a atenção da população aracajuana. São comunidades inteiras sendo escravizadas pelo tráfico e a principal queixa das pessoas está na falta de efetivo policial em determinados bairros, onde impera o tráfico de drogas”, destacou.

A parlamentar lembra que a prevenção à criminalidade, através da publicidade e propaganda, podem contribuir para a sua diminuição. São jovens que são capazes de tirar a vida de outro sem pudores e a educação tem um papel importante nesse contexto para diminuir os números tenebrosos de mortes em Sergipe. “A repressão à violência urbana não se faz só com presença ostensiva da força nacional de segurança e a policia militar. Apenas prender criminosos não vai garantir a tranquilidade das nossas cidades. Isso se faz, em primeiro lugar, pela educação, projetando resultados positivos e duradouros para o futuro”, concluiu.

Iran Barbosa acompanha apresentação do Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017

por Valesca Montalvão, da Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 25/07/2017 08h25, última modificação 07/12/2017 12h22
Iran Barbosa acompanha apresentação do Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PT) acompanhou, na manhã de segunda-feira, 24, no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a apresentação dos dados do Anuário Socioeconômico de Sergipe e seus municípios.

O estudo foi organizado pelos professores Luiz Rogério de Camargo, Wagner Nóbrega e Rodrigo Góis, do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e tem como objetivo reunir números do desempenho da economia e das demandas sociais de Sergipe e seus municípios.

O Presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa, em sua fala, ressaltou a importância da publicização dos dados para que a população tome conhecimento da realidade social e econômica de Sergipe. "Esse trabalho possui uma contribuição à gestão pública estadual e municipais e também à sociedade em geral que podem conhecer com profundidade a situação crítica que estamos vivendo", disse Clóvis Barbosa.

Para o vereador e professor Iran Barbosa, a apresentação dos dados demonstra um cenário bastante delicado que retrata o abandono, especialmente das políticas públicas voltadas para as principais áreas sociais. "O estudo mostra que vivemos em uma situação permanentemente caótica. A política educacional adotada em Sergipe é um dos exemplos dessa política de desmonte", afirmou.

Iran lamentou que "os indicadores do quadro da educação mostram que Sergipe piorou de posição, ficando, em 2015, na 24ª posição entre os estados". "O Estado não está bem posicionado, o que é um reflexo do quadro de abandono da nossa educação, que perpassa, por exemplo, pela falta de condições de trabalho e de valorização profissional, quando o governo se recusa a pagar o reajuste do valor do piso salarial do magistério, por exemplo", analisou Iran Barbosa.

O parlamentar também chamou a atenção para o forte processo de privatização direta e indireta que se verificou no setor de Saúde e advertiu para a tendência de se ter instituído um Estado Penal sem que se assegurem as condições de ressocialização exigidas, nem as garantias de segurança preventiva em Sergipe.

Emília sugere que Edvaldo Nogueira aprenda com o prefeito de Itabaiana

por Andréa Lima, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 25/07/2017 08h05, última modificação 07/12/2017 12h23
Emília sugere que Edvaldo Nogueira aprenda com o prefeito de Itabaiana

Assessoria do parlamentar

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), realizou uma visita administrativa ao município de Itabaiana para, in loco, conhecer a forma de gestão considerada a mais eficiente do Estado.

Segundo Emília, a crise financeira que assola a administração pública do país, e gera vários protestos, em Sergipe conseguiu passar ao largo de uma gestão que se apresenta em meio a esse quadro negativo como estratégica e eficiente. “O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR) se destaca por sua dedicação, trabalho e carinho pelo município. A sua aprovação é inegável Entre munícipes, políticos o setor empresarial e a imprensa. Ele Conseguiu chegar ao patamar de 85% de aprovação”, pontuou.

Para Emília, a visita administrativa foi bastante produtiva e o prefeito apresentou as principais obras do município. Valmir de Francisquinho vem imprimindo uma forma de administrar inovadora e que gerado bons resultados. “A gestão de Valmir recuperou a autoestima da população. Levou para os povoados mais afastados um serviço de saúde pública de primeiríssima qualidade, dando valor as pessoas e a vida. A cidade passa por um crescimento fantástico, servindo de espelho para outras cidades sergipanas, a exemplo da cidade de Aracaju”, destacou.

Por fim, a parlamentar espera que a gestão do município de Itabaiana seja copiada e a população sergipana possa viver tempos mais prósperos. A visita administrativa foi de fundamental importância, pois mostrou a discrepância em termos de gestão com a capital aracajuana. “Eu sugiro que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, faça um supletivo com o prefeito de Itabaiana e aprenda como verdadeiramente se administra uma cidade. Agradeço ao Valmir que nos recebeu com grande alegria e nos apresentou os resultados da sua gestão honrosa”, finalizou.⁠⁠⁠⁠

Thiaguinho participa de evento no Bugio e prestigia torneio de futebol no Costa e Silva

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/07/2017 10h00, última modificação 07/12/2017 12h25
Thiaguinho participa de evento no Bugio e prestigia torneio de futebol no Costa e Silva

Foto: Assessoria do Parlamentar

Um evento para celebrar a amizade e louvar ao senhor. Foi com este objetivo que a paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bugio, realizou na manhã de sábado, 22, o 3° Encontro Meu Amigo é Massa. O evento reuniu centenas de jovens e contou com a presença do vereador Thiaguinho (PMB), do líder do Governo no Congresso Nacional, do deputado federal André Moura (PSC), do ex-deputado José Carlos Machado (PSDB), dos vereadores Seu Marcos (PHS) e Fábio Meireles (PPS), do ex-deputado Zeca da Silva, do ex-vereador Vovô Monteiro, e Igor de Manoel Marcos.

Thiaguinho destacou a importância do evento e parabenizou o padre Jadilson Santos pela iniciativa. "Tive a oportunidade de conversar com vários jovens e notei a felicidade deles em participar das atividades da igreja. É importante trazê-los para evangelizar e dar o seu testemunho. Eles trazem seus familiares e amigos para a igreja e ajudam a construir um mundo cada vez melhor", disse Thiaguinho.

Costa e Silva

Dando continuidade às suas caminhadas pelos bairros de Aracaju, Thiaguinho também esteve no conjunto Costa e Silva, prestigiando o 1° Torneio de Futebol dos Amigos, organizado pelo vereador Torneio Costa e SilvaZezinho do Bugio. A comunidade aproveitou a presença do vereador para solicitar algumas demandas. "Os moradores pediram a poda das árvores e a pintura do alambrado do campo de futebol, mas a praça necessita de uma reforma geral. Na próxima semana nós voltaremos aqui para conversar com os moradores e discutir todos os problemas do bairro", afirmou Thiaguinho.

Câmara aprova Quase 1,5 mil proposituras no 1º semestre

por Fernanda Sales — publicado 24/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h25
Câmara aprova Quase 1,5 mil proposituras no 1º semestre

Heribaldo Martins

Durante o primeiro período legislativo de 2017 da Câmara Municipal de Aracaju (CMA),  os parlamentares aprovaram 1.491 proposituras, sendo 1.109 Indicações, 202 Moções, 92 Requerimentos, 58 Projetos de Lei (aprovados em Redação Final), 14 Projetos de Decreto Legislativo e seis Projetos de Resolução. Além disso, foram mantidos cinco Vetos Totais a Projetos de Lei e três Vetos Totais foram derrubados. Foram aprovados ainda um Projeto de Emenda à Lei Orgânica e um Substitutivo a Projeto de Lei.

O Plenário da CMA aprovou em Redação Final, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2017, que suprime o parágrafo 3º do art. 239 da Lei Orgânica Municipal, que passa a responsabilidade de reajuste da tarifa de ônibus em Aracaju para o Poder Executivo. Ao final da votação a alteração ao Projeto de Emenda à Lei foi bastante discutida entre os vereadores e aprovado por 16 votos a favor e cinco contra.

Projeto de Lei é um conjunto de normas que deve se submeter à tramitação no Legislativo, com o objetivo de se efetivar através de uma Lei. Dentre os Projetos de Leis aprovados pela Câmara está o de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB),  que institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo poder público municipal. De acordo com este projeto a Prefeitura de Aracaju ficará obrigada a realizar o pagamento do cachê de artistas locais, cinquenta por cento antes da realização do evento para o qual o artista foi contratado, e os outros cinquenta por cento até o quinto dia útil subsequente, a partir da data que foi realizada a apresentação. “É preciso que exista uma mínima igualdade de tratamento com relação ao tratamento de artistas locais e nacionais. São artistas da mesma maneira. Isso representa dignidade e elevação da cultura sergipana”, explicou Isac.

Um projeto bastante discutido foi o PL nº 46/2017, de autoria do presidente da CMA, Nitinho (PSD), que estipula condições para a autorização de reajuste da tarifa de água e esgotamento sanitário. “Quem fiscaliza e concede o reajuste da tarifa é a própria Deso. Agora, com esta lei, vamos abrir a discussão com a sociedade, junto com Ministério Público, já que a Deso é uma concessão pública”, disse Nitinho.

Também entre os projetos aprovados em Redação Final neste primeiro semestre está o PL nº 145/2015, de autoria do vereador Lucas Aribé (PSB). O projeto obriga a instalação de banheiro familiar acessível nos shoppings centers, malls, centros comerciais, hipermercados, supermercados, parques, estádios, ginásios esportivos, cinemas, teatros, casas de show, casas de espetáculos e demais estabelecimentos similares.

Projetos voltados para o benefício dos animais também foram aprovados na Casa Legislativa. O PL nº 33/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), caracteriza a esterilização gratuita de animais domésticos como função de saúde pública, institui sua prática como método oficial de controle populacional e de zoonoses, e proíbe o extermínio sistemático de animais urbanos. Já o Projeto de Lei nº 206/2015, autoria de Iran Barbosa, autoriza o transporte de animais domésticos no sistema de transporte público coletivo do município de Aracaju.

Com relação ao sistema de transporte coletivo, foram aprovados dois PLs do vereador Anderson de Tuca (PRTB): o PL nº 223/2015, que dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo urbano nos dias de eleição no município de Aracaju e o PL nº 60/2017 determina que os ônibus que fazem transporte coletivo em linhas regulares realizem desembarque de passageiros fora dos pontos determinados.

Indicação

Além da criação de leis que irão ajudar a melhorar a qualidade de vida da população, um instrumento essencial na atuação dos parlamentares são as Indicações, que são instrumentos legislativos apresentados pelos vereadores ou pela Mesa Diretora cuja finalidade é a de sugerir que outro órgão tome as providências que lhe sejam próprias. Durante todo o semestre deste ano, os vereadores aprovaram 1.109 indicações, sendo que a maioria das indicações envolvem solicitações diretas para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o intuito de melhorias estruturais e de limpeza em diversas localidades de Aracaju.

Uma das indicações aprovadas foi a Indicação nº 63/2017 de Thiaguinho Batalha (PMB) que solicita ao Poder Executivo, através da Secom juntamente com a Emsurb, a Campanha de Conscientização sobre o descarte indevido do lixo em áreas públicas urbanas.

Projeto de Resolução

O Projeto de Resolução é o processo de criação de uma Resolução. Esta destina-se a regular, com eficácia de Lei Ordinária, matérias de competência privativa da Câmara de Vereadores, de caráter político, processual, legislativo ou administrativo, ou quando a Casa deva se pronunciar. O PR nº 14/2017, de autoria da Mesa Diretora, que implanta o Teletrabalho na CMA, serviço utilizado com sucesso há um ano pelo Tribunal de Justiça, irá modernizar as ações da Casa. “Alguns setores da Câmara poderão executar seus serviços em casa. Não passando do número de 20% dos servidores, sendo efetivos ou comissionados”, disse o presidente da CMA, Nitinho.

Moção

Moção é uma declaração assinada conjuntamente em assembleia ou parlamento com intenção de aplaudir um evento, um fato, uma atitude, como também pode ser utilizada para repudiar. Ao todo, 202 Moções foram aprovadas, sendo a maioria Moções de Aplausos, de Apoio e de Repúdio às instituições e/ou personalidades.

Requerimento

É um procedimento interno do parlamento onde serão solicitadas a realizações de Sessões Especiais voltadas para algum tema de relevância para a sociedade. O requerimento pode ainda solicitar outras ações e serviços. Um dos requerimentos aprovados foi de Isac Silveira (PCdoB), Nº 82/2017, que requer à mesa, que seja contratado Bombeiro Civil para realizar o trabalho preventivo dentro da Câmara de forma a adequá-la à legislação estadual.

Indicações 1.109
Moções 202
Requerimentos 92
Projetos de Lei (aprovados em Redação Final) 58
Projeto de Decreto Legislativo 14
Projetos de Resolução (aprovados em Redação Final) 06
Vetos totais aos Projetos de Lei (mantido) 05
Vetos totais aos Projetos de Lei (derrubado) 03
Substitutivo ao Projeto de Lei 01
Projeto de Emenda à Lei Orgânica 01
TOTAL: 1.491

Thiaguinho apóia evento que marcará os 40 anos do conjunto Leite Neto

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/07/2017 12h10, última modificação 07/12/2017 12h27

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) participou na noite de segunda-feira, 24, de uma reunião na associação dos moradores do conjunto Leite Neto. A comunidade está solicitando o apoio do parlamentar para a festa dos 40 anos do conjunto, que será realizada entre os dias 11 e 13 de agosto, na Praça Clodoaldo Alencar, local onde atividades artísticas, torneios esportivos, recreação e shows musicais.

Os moradores estão satisfeitos com a parceria firmada com o parlamentar. "Era o que faltava. O apoio de Thiaguinho abriu as portas do poder público para o conjunto, o que tem sido fundamental não só para a realização da festa, mas também para a melhoria dos serviços públicos", explicou o presidente da associação de moradores, José Carlos. "Estamos felizes em ver um parlamentar tão jovem e já preocupado com a cidadania. As coisas estão acontecendo graças a sua intervenção, então isso mostra o quanto é importante para a comunidade ter um representante que lute pelas nossas reivindicações. Estamos agradecidos e surpresos com tamanha dedicação de Thiaguinho", disse Alenir Góis Leite.

Além de oferecer apoio ao evento comemorativo,  o vereador também tem buscado junto à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a realização de serviços como tapa buraco e limpeza das ruas e praças. "O conjunto Leite Neto é uma comunidade tradicional da nossa cidade. Não poderíamos ficar de fora desse evento que será um marco para os moradores. Aproveito para agradecer à Emurb, que já começou a operação tapa buraco nas ruas. Estamos buscando junto a outros órgãos a limpeza e também apoio para o evento", informou Thiaguinho.

Iran propõe Título de Cidadania Aracajuana para Magal da Pastoral

por George Washington, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 25/07/2017 08h10, última modificação 07/12/2017 12h28
Iran propõe Título de Cidadania Aracajuana para Magal da Pastoral

Assessoria do parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PT) propôs, através do Projeto de Decreto Legislativo N° 34/2017, a outorga do Título de Cidadania Aracajuana ao engenheiro e ex-vereador Carlos Antônio de Magalhães, mais conhecido como Magal da Pastoral, que é alagoano e radicado em Aracaju há mais de três décadas.

Magal fundou a Pastoral Carcerária de Sergipe há 30 anos, atuando em diversas funções, e atualmente coordena a entidade, articulando os trabalhos com as três coordenações diocesanas no Estado de Sergipe, promovendo encontros e auxiliando na formação de agentes.

Atuando como vereador de Aracaju por três ocasiões (2001/2005, 2007/2008 e 2010), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), foi autor do Projeto de Resolução que criou a “Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA)”, sendo seu primeiro presidente, no período de 2002 a 2003. Também foi o autor, na Câmara Municipal de Aracaju, de diversos projetos destacados, como a criação do “Conselho Municipal Antidrogas”, do “Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais”, do “Conselho Municipal da Juventude”, do “Programa de Prevenção e Tratamento ao Uso de Entorpecentes pelos Jovens do Município de Aracaju”, da “Licença-maternidade de seis meses para as Funcionárias Públicas do Município de Aracaju”, entre outros.

“O companheiro Magal da Pastoral tem toda uma história de luta e de contribuições reconhecidas ao povo sergipano e, especialmente, aos aracajuanos. A sua vida dedicada às causas dos Direitos Humanos e à salvaguarda dos direitos dos encarcerados o transformou numa figura pública reconhecida e admirada; como também as suas importantes contribuições ao povo de Aracaju nos períodos em que exerceu mandatos no Parlamento da Capital fazem com que esse Título de Cidadania Aracajuana seja mais do que merecido”, destacou Iran Barbosa.

Atualmente, Magal da Pastoral é Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sergipe – Senge; Tesoureiro do Rotary Club Aracaju “Treze de Julho”; Diretor de Esporte e Lazer do Instituto Amigos da Inclusão Social – IAIS; Diretor de Planejamento Adjunto II da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial – Fenemi; membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe – MNDH/SE; e membro do Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe. 

"O Projeto de Decreto Legislativo Já está tramitando na CMA e, após a sua aprovação, será marcada a Sessão Solene em que entregaremos a honraria ao nosso querido Magal da Pastoral", informou Iran.

Vereador Iran Barbosa discute funcionamento de Frente Parlamentar

por George Washington, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 26/07/2017 07h50, última modificação 07/12/2017 12h29
Vereador Iran Barbosa discute funcionamento de Frente Parlamentar

Foto: Gilton Rosas

O vereador Iran Barbosa (PT) participou, na manhã de terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher do Município de Aracaju. Na reunião foi discutido e elaborado o Regimento Interno, regulamentando, assim, o funcionamento da Frente, que foi criada a partir do Projeto de Resolução 3/2017, de autoria do parlamentar petista. Várias entidades e movimentos de defesa dos direitos das mulheres participaram, contribuindo com a elaboração do Regimento.

De acordo com Iran Barbosa, foi um excelente começo de trabalho da Frente Parlamentar, que ficou sob coordenação das vereadoras Kitty Lima (REDE) e Emília Correa (PEN). “Apesar de ser o autor do projeto que criou a Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher e de ter dado os passos iniciais para que ela se constituísse, buscando a adesão dos vereadores da Casa, obviamente que, tendo duas mulheres vereadoras, é mais do que pertinente que elas possam assumir a coordenação dessa Frente, que terá um papel importante de ser mais um espaço de enfrentamento à violência doméstica e de gênero, que vêm crescendo em nossa sociedade”, afirmou Iran.

“Penso que foi um bom começo de trabalho, com a vereadora Kitty Lima tendo feito boas articulações, aglutinando várias entidades que militam no campo da defesa dos direitos das mulheres e que nos ajudaram a construir um bom Regimento ao darem contribuições muito relevantes e importantes. Com isso, a Frente está efetivamente constituída e, agora, iniciará os trabalhos para fortalecer a luta contra a violência de gênero em nosso município”, completou o petista.

A vereadora Kitty Lima agradeceu pela presença dos parlamentares e das várias representações dos movimentos de mulheres e registrou sua felicidade pelo início dos trabalhos da Frente. “Não poderia estar mais feliz com o dia de hoje, com a presença de tantas mulheres contribuindo com a construção da nossa Frente. É um dia para entrar para a história do Parlamento de Aracaju”, enfatizou.

Além de Iran Barbosa e Kitty Lima, participaram da reunião a vereadora Emília Correa (PEN) e os vereadores Lucas Aribé (PSB), Seu Marcos (PHS), Jason Neto (PDT), Thiaguinho Batalha (PMB) e Pastor Alves (PRB).

“Segurança nos mercados têm que ser prioridade e sair do discurso”, diz Jason Neto

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/07/2017 08h15, última modificação 07/12/2017 12h29
“Segurança nos mercados têm que ser prioridade e sair do discurso”, diz Jason Neto

Assessoria do parlamentar

Preocupados com o clima de constante insegurança na área dos mercados centrais, um grupo de comerciantes buscou no domingo, 23, o vereador Jason Neto (PDT). No sábado, 22, um tiroteio no mercado Thales Ferraz vitimou quatro homens, sendo que um foi a óbito. Preocupado com a situação, o parlamentar ficou de agendar novas reuniões com o comando da Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

O vereador Jason Neto é autor de Indicações que solicitam à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a implantação de monitoramento eletrônico, o aumento do efetivo de guardas e a descentralização da base da GMA entre os três mercados. Em junho, acompanhando o prefeito, Edvaldo Nogueira, em visita aos mercados, o vereador cobrou a implantação das sugestões.

Aos comerciantes o vereador informou que cobrará mais eficiência e menos discurso da PMA. “Desde que iniciamos o mandato que temos cobrado ações da prefeitura nos mercados, já apresentei Indicações com sugestões, fizemos reuniões e visitamos os mercados com a presença do prefeito. O que falta é a prefeitura planejar e agir, sair do discurso”, afirmou Jason Neto.

Arena multiuso está prevista para ser entregue a população do Porto Dantas, afirma Américo

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/07/2017 11h45, última modificação 07/12/2017 12h30
Arena multiuso está prevista para ser entregue a população do Porto Dantas, afirma Américo

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE), esteve ontem, 24, no programa “Batalha na Jornal” comandada pelo Jornalista Carlos Batalha na Rádio Jornal de Comunicação. Na oportunidade o parlamentar falou da sua satisfação em mostrar o seu trabalho ao povo aracajuano.

Américo comentou sobre o resultado dos primeiros meses de mandato em que apresentou 252 proposituras na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), falou também sobre a realização do seu sonho, que é o Projeto da Arena Multiuso, que está sendo construída no Bairro Porto Dantas, o espaço dispõe de palco para atividades lúdicas, consultório médico, sala para assessoria jurídica, espaço de lazer, cantina e espaço onde funcionará a sede do Porto Esporte Clube. O objetivo é trazer momentos de entretenimento, cultura, além da prestação de serviços para aquela comunidade. Os recursos financeiros aplicados são oriundos do salário do vereador. “Meu compromisso com o povo é tão sério, que todo o salário que recebo da CMA estou destinando a realização dessa obra. A previsão para conclusão é até setembro desse ano”, comentou o vereador Américo de Deus.

O parlamentar revelou que, ao concluir a “Arena Multiuso”, já tem outro projeto para ser executado no bairro Santa Maria, que é o projeto da Escola de Agricultura Familiar, em que os moradores daquela localidade terão a oportunidade de aprender a plantar seu próprio alimento, concluiu o vereador.

Câmara debaterá dados de Aracaju no Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017

por Valesca Montalvão, da Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 28/07/2017 07h45, última modificação 07/12/2017 12h32
Câmara debaterá dados de Aracaju no Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017

Assessoria do parlamentar

No próximo dia 8 de agosto, às 15 horas, a Câmara Municipal de Aracaju estará discutindo, em Audiência Pública, os dados constantes do Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017, especialmente no que concerne aos índices obtidos em relação ao município de Aracaju.

A proposta para a realização da Audiência foi feita pelo vereador Iran Barbosa (PT), através do Requerimento N° 327/2017.

O Anuário Socioeconômico de Sergipe 2017 foi produzido pelo Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos, vinculado ao Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e contempla a realidade social e econômica de Sergipe e seus municípios.

O vereador acompanhou, no último dia 24 de julho, a apresentação e discussão do Anuário, que aconteceu no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

“Após a apresentação no TCE ficou evidente a necessidade de debatermos sobre os dados que foram expostos. É bastante preocupante a realidade vivida pelo nosso município e pelo Estado”, afirmou Iran.

De acordo com Iran, foram convidados a participar, na condição de debatedores, os professores Luiz Rogério de Camargos, Rodrigo Melo Gois e Wagner Nóbrega, realizadores da pesquisa que embasou a formulação do Anuário.

"Precisamos aprofundar a análise sobre Sergipe e entender qual a situação da nossa capital, Aracaju, nesse contexto que identificou um profundo retrocesso social e econômico no nosso Estado. Por isso, imediatamente após a apresentação do trabalho pelos pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, articulei a ida deles ao Parlamento Municipal para darmos continuidade à discussão iniciada no TCE", disse Iran Barbosa.

Dr. Gonzaga destaca forte atuação na Zona Norte

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/07/2017 08h50, última modificação 07/12/2017 12h33
Dr. Gonzaga destaca forte atuação na Zona Norte

Foto: Assessoria do Parlamentar

Atender e solucionar os problemas da população dos bairros e loteamentos da Zona Norte de Aracaju é uma das preocupações do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) desde o seu primeiro mandato, em 2005, quando vem realizando um trabalho intenso nessa região da cidade. E esse trabalho contínuo em busca de novos benefícios para aquela região foi o motivo de mais uma reunião entre o vereador e o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, ocorrida na manhã de segunda-feira, 24.

Durante o encontro, Dr. Gonzaga apresentou solicitações feitas pela população dos bairros periféricos e cobrou providências para a situação do cruzamento da Rua J com a Rua D, na Soledade. “O local já vinha recebendo obras paliativas, mas, devido às últimas chuvas, voltou a apresentar pontos de alagamento e ficar intransitável”, explicou o parlamentar. “Já estamos incluindo essas vias na programação de obras a serem realizadas na Soledade, ainda em agosto”, prometeu o presidente da Emurb.

Outro assunto pautado foi a canalização do córrego da Rua Alagoinhas, no bairro Cidade Nova, área onde os moradores solicitam a construção de uma praça. Em junho deste ano, Dr. Gonzaga visitou o local ao lado de uma arquiteta da Emurb, que avaliou os serviços necessários que devem ser realizados no terreno antes da construção do espaço de lazer.

Sergio Ferrari confirmou que a primeira parte do projeto, que é a canalização do córrego que corta o terreno e provoca os alagamentos, será executada já no mês de agosto e o projeto da praça será desenvolvido com a participação do vereador e dos moradores, visando o melhor aproveitamento do espaço, de acordo com as necessidades e expectativas de quem mora e passa na região. “Além disso, realizaremos o tapamento de buracos e recapeamento dos loteamentos Porto do Sol, Monte Belo, Porto Gringo e Senhor do Bonfim”, afirmou Ferrari sobre as demandas encaminhadas pelo vereador.

O presidente lembrou, ainda, que neste mês de julho foram colocadas as placas dos logradouros do loteamento Santa Madalena, de acordo com os projetos de autoria do vereador Dr. Gonzaga, aprovados em 2011, denominando as Rua F, Rua H, Rua D, Rua E e Travessa D.

Sobre seu trabalho na Zona Norte da cidade, Dr. Gonzaga disse que pretende seguir com seus esforços na região, apesar das dificuldades enfrentadas. “Infelizmente, as carências locais são muitas e crônicas, e não se resolvem da noite para o dia, como alardeiam algumas novas lideranças”, cutucou o vereador. Ele ainda relembrou o caso da luta travada pela reconstrução da Escola Municipal Deputado Jaime Araújo, localizada no bairro da Soledade, que resultou em uma nova escola para os alunos, que há anos sofriam com a precariedade do prédio e os constantes alagamentos das instalações.

“Eu participei de cada passo em busca da solução, da demolição do prédio à finalização da obra, e sei o que representou essa vitória para a população da Soledade”, disse o vereador.

Emília cobra mais iluminação pública no bairro Atalaia

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/07/2017 12h10, última modificação 07/12/2017 12h33
Emília cobra mais iluminação pública no bairro Atalaia

Foto: Heribaldo Martins

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), cobra mais iluminação pública no bairro Atalaia, na grande Aracaju. Os moradores do local reclamam de lâmpadas da iluminação pública queimadas, o que vem propiciando ações violentas de marginais, vandalismo e ocorrência de acidentes.

Segundo Emília, a falta de iluminação pública vem facilitando a ação de assaltantes, e a comunidade, diariamente, relata tentarias de assaltos, inclusive de abuso sexual. “As pessoas na Atalaia não suportam mais tanto descaso da prefeitura de Aracaju, responsável pela manutenção do serviço. Inclusive idosos são vítimas da violência, Devido à escuridão, algumas mulheres já foram violentadas naquela região. E nesse cenário, a prefeitura fica esperando acontecer o pior para tomar as providências”, pontuou. 

Para Emília, a prefeitura de Aracaju, mais uma vez demonstra a sua inoperância administrativa e quem paga os prejuízos são as pessoas que ficam sem os seus bens, quando não sofrem algum tipo de abuso. “O prefeito Edvaldo Nogueira ainda não mostrou para que veio, e quem paga o pato mais uma vez é povo. Trocar uma simples lâmpada parece um bicho de sete cabeças, às vezes o povo passa meses esperando por essa troca, enquanto isso a violência toma conta da comunidade”, destacou.

Por fim, a parlamentar disse esperar que o prefeito Edvaldo Nogueira acorde e determine que sua equipe técnica comece a trabalhar, porque os impostos são pagos para garantir os serviços mais básicos para a população. “Prefeito Edvaldo cadê a cidade da qualidade de vida? Um bairro praticamente às escuras e o senhor ainda comemora 200 dias de trabalho!? Coloque as equipes nas ruas e comece a fazer a manutenção do serviço de iluminação pública, é o mínimo”, finalizou.

Fábio pede melhorais no transporte público para moradores da Zona Norte

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/07/2017 07h35, última modificação 07/12/2017 12h33
Fábio pede melhorais no transporte público para moradores da Zona Norte

Gilton Rosas

Através de Indicação, o vereador Fábio Meireles (PPS) propôs que os ônibus coletivos que fazem o trajeto Soledade/Maracaju, da linha 102 passem a entrar no terminal de integração do mercado. A reivindicação foi feita em decorrência das reclamações dos usuários do sistema que, segundo relataram ao parlamentar, enfrentam dificuldades pelo fato de não conseguirem fazer o percurso, usando a mesma linha, até o terminal.

“Os problemas de mobilidade são inúmeros. Ouvimos relatos dessa natureza, diariamente, e como representante do povo, eleito para atuar em favor da população, cabe a mim, viabilizar a resolução desses problemas”, afirmou Fábio, que endereçou a propositura ao superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Aristóteles Fernandes.

Dificuldades idênticas no que se refere ao transporte coletivo são registradas em diversos bairros de Aracaju. Fábio citou como exemplo, as reclamações de moradores diversas áreas da capital, a exemplo dos que residem em povoados da região do Mosqueiro, aonde os passageiros chegam a passar até uma hora aguardando o ônibus. “Vamos continuar atento a essas demandas e ir trabalhando para tentar solucioná-las de modo a trazer mais tranquilidade para a população”, disse.

Thiaguinho visita secretário de Estado do Esporte e discute projetos para a capital

por André Carvalho, Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 26/07/2017 07h50, última modificação 07/12/2017 12h35
Thiaguinho visita secretário de Estado do Esporte e discute projetos para a capital

Foto: Assessoria do Parlamentar

Na manhã de terça-feira, 25, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) realizou uma visita de cortesia ao secretário de Estado do Esporte, Antônio Hora. Além de cumprimentá-lo pelo trabalho realizado, Thiaguinho propôs uma parceria para a realização de eventos esportivos nos bairros de Aracaju. O parlamentar também falou sobre as corridas de rua e como o Governo do Estado pode contribuir para o crescimento do esporte na capital.

"Viemos aqui conhecer os projetos desenvolvidos pela secretaria e trazer uma proposta de parceria para os bairros de Aracaju. Uma das formas de afastar os jovens das drogas é através do esporte, por isso nós temos buscado o apoio do poder público para o desenvolvimento de projetos esportivos e recreativos que visam dar mais qualidade de vida para a população, em especial os jovens que estão em situação de risco social", disse Thiaguinho.

O secretário Antônio Hora elogiou a postura do vereador e destacou sua capacidade de realização. "Eu particularmante sou um admirador das suas ações. O vereador é o político que mais se aproxima do povo e está em contato com os bairros e Thiaguinho tem um diferencial que é o poder de realização. O governo do Estado tem total interesse em desenvolver uma parceria.

A partir de agora, iremos estreitar nossa relação para que o Estado possa dar suporte às suas ações", disse. Foto: Assessoria do parlamentar

Carlito Alves aposta no engajamento dos vereadores em prol da população

por Equipe CMA — publicado 27/07/2017 12h30, última modificação 07/12/2017 12h35
Carlito Alves aposta no engajamento dos vereadores em prol da população

Gilton Rosas

O vereador Carlito Alves (PRB), que já exerceu mandato parlamentar no município de Nossa Senhora do Socorro, de 2001 até 2012, avalia positivamente os primeiros seis meses como parlamentar por Aracaju. Durante o primeiro semestre no Legislativo da capital sergipana, o vereador encaminhou 48 Indicações, oito Projetos de Lei (PL) e um Requerimento, todos aprovados pelo Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Achei positivo, os trabalhos ocorreram de forma ordeira, houveram atritos, mas sem grandes problemas”.

Entre os PLs, estão os que instituí o Dia Municipal dos Veículos Antigos e reconhece de utilidade pública o Clube de Veículos Antigos de Sergipe – Antigos do Farol – CAF. De acordo com o parlamentar, que também é fã de veículos antigos, o apoio do presidente da Associação de Veículos Antigos foi fundamental. “Sou admirador de carros antigos, então falei com o presidente da Associação de Veículos Antigos, trouxe a ideia para a Câmara e forma de Projeto de Lei, que foi aceita pelos demais vereadores e aprovada”, afirmou.

As indicações são voltadas para a manutenção da ordem pública em alguns bairros na cidade de Aracaju, a exemplo da revitalização e recapeamento de ruas e avenidas, poda de árvores e gramíneas, reparos na sinalização horizontal, limpeza de canais e logradouros públicos. Em alguns bairros o parlamentar ressaltou que a inciativa foi própria, em outras foi necessária a participação da comunidade. “Alguns lugares, quando visitei percebi a necessiade de reparos e após as obras, a população agradeceu. Já em outros fui convidado pela comunidade e em torno de 85% dos pedidos que encaminhei, foram atendidos”.

O parlamentar aproveitou a oportunidade e falou das expectitavas para os trabalhos do segundo semestre. “Certeza que a Câmara Municipal de Aracaju andará de forma crescente. Há muitos novatos que demoram um pouco pra pegar o fio da meada. Mas após seis meses, a turma já está engajada, o que facilitará o trabalho”, ressaltou.

Reunião trata sobre combate a violência contra à mulher

por Felipe Máceio, Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 25/07/2017 12h20, última modificação 07/12/2017 12h35

A vereadora Kitty Lima (REDE) promoveu na manhã desta terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a discussão e votação do regimento da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher.

 
O encontro contou com a participação de representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB, Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), além dos vereadores Lucas Aribé (PSB), Emília Corrêa (PEN), Jason Neto (PDT), Iran Barbosa (PT), Seu Marcos (PHS) e Thiaguinho Batalha (PMB).
 
“Nosso objetivo aqui foi aprovar o regimento com a participação daqueles que estão na luta diária por políticas de proteção à mulher, já que suas experiências sobre o tema contribuirão para o fortalecimento da frente”, esclareceu Kitty.
 
Autor da proposta que instituiu a Frente Parlamentar de Combate a Violência Contra a Mulher na CMA, o vereador Iran Barbosa comemorou a participação de representantes de movimentos que atuam na defesa dos direitos da mulher para a formatação do regimento. “Elas estão aqui dando uma contribuição importantíssima para os trabalhos dessa frente. Eu fiz a proposta de criar esse grupo de trabalho, mas achei pertinente que uma mulher organizasse esse processo, que está sendo feito brilhantemente pela vereadora Kitty Lima”, parabenizou Iran.
 
Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Dra. Adélia Moreira Pessoa, as agressões cometidas contra a mulher não é um problema apenas da vítima, mas sim uma situação que deve ser enfrentada pela família e por toda a sociedade para evitar que casos dessa natureza se perpetuem. “Quando a mulher sofre violência dentro da própria casa isso repercute terrivelmente sobre os filhos. Já existem, inclusive, estudos científicos que mostram que a violência assistida por crianças contribui para uma formação deturpada, fazendo até com que essa violência seja reproduzida por elas quando adultas”, pontuou.
 
Ainda de acordo com a Dra. Adélia, as agressões contra as mulheres são iniciadas pelas ameaças, intimidações e piadinhas ofensivas que não são consideradas crimes, mas que se caracterizam coação, uma prática ilegal. “É uma série de situações que culminam numa agressão física, o que acaba levando a mulher à delegacia para denunciar seu agressor. Infelizmente é apenas nesta situação que a mulher consegue ajuda porque as marcas deixadas em seu corpo podem sem comprovadas, o que a violência psicológica não deixa, mas é tão terrível quanto”, expõe.
 
A coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Maria Teles, também comemorou a oportunidade de se discutir políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher. “Essa discussão é extremamente importante porque nós que já atuamos no combate desse tipo de violência ganhamos agora um grande aliado que e o Pode Legislativo, que além de propor lei, atua como instrumento fiscalizador”, disse Teles.
 
Na opinião do vereador Lucas Aribé, “a partir do momento que os parlamentares se unem em prol de uma causa mais do que justa, não é só o parlamento que cresce, mas também a sociedade em relação às expectativas de que nós vereadores iremos ao encontro dessas mulheres e nos aproximarmos, enquanto representantes do povo, para buscar essas melhorias para a inserção justa da mulher na sociedade”.
 
“A gente viu aqui durante o debate que há uma problemática muito grande em relação ao medo das mulheres em denunciar seus agressores. Nós não temos dados estatísticos para que possamos trabalhar para que as mulheres percebam que elas são vítimas sim de violência é que essas agressões precisam ser denunciadas. Não podemos permitir que a mulher continue escravizada por esse tipo de violência em nem por qualquer outra”, reforçou Kitty.

Thiaguinho discute com o presidente do CJE detalhes da sessão especial sobre Empreendedorismo

por André Carvalho, da Assessoria de Comunicação do parlamentar — publicado 28/07/2017 07h25, última modificação 07/12/2017 12h36
Thiaguinho discute com o presidente do CJE detalhes da sessão especial sobre Empreendedorismo

Assessoria do parlamentar

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) recebeu na tarde de quinta-feira, 27, o presidente do Conselho dos Jovens Empreendedores (CJE), Saulo Álvares, para tratar sobre a sessão especial que acontecerá no dia 18 de agosto, às 9h, com o tema “Tendências e Desafios do Empreendedorismo nas Cidades e o papel do Setor Público no seu Desenvolvimento”. A data marcará o Dia Municipal do Jovem Empreendedor, criado através do Projeto de Lei 58/2017, de autoria do parlamentar.

O objetivo será discutir, junto à sociedade, os desafios e as tendências de empreender na nossa cidade, tornando o mercado competitivo, além de ajudar na inclusão social, pois o mercado de trabalho é amplo e está sempre se inovando. Também será discutido o papel do gestor empreendedor e a relação entre o empresariado e o setor público.

O presidente CJE elogiou a iniciativa de Thiaguinho e destacou a importância do tema para o desenvolvimento da cidade. “Considero uma oportunidade muito positiva porque uma das discussões que nós travamos internamente é a necessidade do empreendedor se aproximar do poder público em todas as áreas, para que a gente possa dinamizar essa relação com o Estado, que ainda é muito conflituosa”, relatou.

A sessão especial contará com a presença de empresários, gestores públicos, representantes de entidades ligadas ao setor privado e a sociedade em geral. Thiaguinho considera o tema bastante relevante e acredita que a sessão produzirá um debate enriquecedor. “O empreendedor é aquela pessoa que tem uma visão inovadora, que estuda e põe em prática uma ideia que delineará seu futuro. Ele acredita na sua capacidade e aposta em algum produto ou serviço. Porém, a burocracia tem desestimulado os empreendedores. Então nós queremos ouvir as suas angústias para poder buscar alternativas que sejam viáveis para todos”, disse.

Thiaguinho participa de reunião que discutiu os problemas da Zona de Expansão

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/07/2017 10h30, última modificação 07/12/2017 12h37
Thiaguinho participa de reunião que discutiu os problemas da Zona de Expansão

Foto: Assessoria do Parlamentar

A convite do Conselho Comunitário de Segurança da Zona de Expansão (Conseg/ZE), o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) participou de uma reunião para discutir os problemas que atormentam os moradores da região. O encontro aconteceu na noite de terça-feira, 25, na Paróquia São Mateus, localizada no conjunto residencial Costa Nova, e contou com a presença de moradores, representantes da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), Guarda Municipal, entre outros órgãos da Prefeitura de Aracaju.

Entre as principais reclamações da comunidade, foram destaques a questão da segurança pública, a iluminação precária, os buracos e o grande número de entulhos espalhados pelas ruas. Todas as demandas foram entregues aos órgãos competentes. O comandante do policiamento de Turismo (BPTur), major Jorge Cirilo, informou que as rondas na região ganharão o reforço de unidades especializadas. "Nós iremos manter o trabalho que já vem sendo realizado e reforçar o patrulhamento com o Grupamento Especial Tático de Motos (GETAM) em todos os núcleos habitacionais", garantiu.

A Zona de Expansão corresponde a 40% do território de Aracaju e possui aproximadamente 30 mil habitantes, de acordo com Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Como morador da região, o vereador Thiaguinho considerou muito importante reunir os órgãos para discutir os problemas. "A região é muito grande e os problemas são diversos. Como vereador, estamos atentos a todas estas demandas e continuaremos cobrando dos governos ações práticas e permanentes na região", disse.

Emília afirma que entrará com requerimento de urgência para apreciação dos seus projetos

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 27/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 12h37
Emília afirma que entrará com requerimento de urgência para apreciação dos seus projetos

César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), frisa que entrará com requerimento de urgência buscando a apreciação dos projetos apresentados por ela na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A parlamentar lembra que os parlamentares precisam entender o seu essencial papel na defesa dos interesses do povo.

Para Emília, a população aracajuana será testemunha de grandes defesas na luta pelos interesses coletivos e a promoção da tão falada qualidade de vida. “A minha função natural é a defesa dos menos favorecidos, dito isso, quero dizer que a expectativa é para muito trabalho e muitos embates quando o interesse, do povo não estiver na pauta das discussões. É esse o verdadeiro papel do legislativo municipal e deve ser cumprido", pontuou.

Segundo Emília, ela vai continuar lutando para que seus projetos entrem na pauta, porque entende que são em benefícios dos aracajuanos e que a população nas ruas tem cobrado melhorias em todos os sentidos. “Vou lutar para que meus projetos cheguem à pauta, pois desde fevereiro como já havia reclamado, nenhum chega a Mesa Diretora, quando outros já protocolaram depois e entraram na pauta e já foram inclusive levados a votação”, frisa.

Por fim, garante que permanecerá com os mesmo posicionamentos firmes e esperando que os projetos dela não sejam prejudicados por isso. Os projetos passam pelas comissões e a responsabilidade para entrar na pauta é do presidente da Casa. “Irei entrar com requerimento de urgência e se mesmo assim não chegarem, o povo aracajuano ficará sabendo que os projetos da vereadora Emília Corrêa, que defendem o povo, não estão chegando porque não estão atendendo a outros interesses”, finaliza.

Emília cobra melhorias para a Cidade Nova

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/07/2017 10h40, última modificação 07/12/2017 12h39
Emília cobra melhorias para a Cidade Nova

Foto: Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), cobra melhorias de infraestrutura no Loteamento Pau Ferro, no bairro Cidade Nova, na capital.

Segundo Emília, não está fácil morar na Rua E no Jardim Dara, a população sofre com problemas de infraestrutura básica, como a coleta regular do lixo e a falta de recapeamento das ruas. “A rua está com diversos buracos e as pessoas têm dificuldade de sair e chegar em casa. O lixo se acumula nos canteiros e a comunidade não sabe mais para quem apelar, já que pagam seus impostos em dia”, pontuou.

De acordo com Emília, não existe interesse da administração em cuidar da Zona Norte, cujas comunidade só são lembradas na época da eleição, quando são procuradas e ludibriadas com falsas promessas. “O povo está de olho em quem verdadeiramente mostra trabalho. Não adianta publicizar que a população está feliz com o inicio da gestão; basta ir às ruas que a reclamação é geral", destacou.

Por fim, Emília espera que a gestão municipal execute os serviço públicos que lhe cabem com mínima eficiência, e para com medidas paliativas, porque o povo não pode pagar o preço duas vezes pela falta de capacidade técnica para encostar a solução. “É um tal de paliativos, e não fazem o serviço de uma vez; acaba sobrando para o povo pagar mais uma conta salgada. A comunidade do Pau Ferro não suporta mais tanto descaso e no momento certo vai saber dizer sim ou não quando chegar o processo eleitoral”, concluiu.

"Carinho, pedido e promessa", resume Palhaço Soneca sobre visita na periferia

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/07/2017 09h40, última modificação 07/12/2017 12h39
"Carinho, pedido e promessa", resume Palhaço Soneca sobre visita na periferia

Fotos: Assessoria do parlamentar

Receber o carinho da população, escutar o pedido do povo e prometer uma solução para o problema do bairro. Essa é a rotina do Palhaço Soneca (PPS) durante o recesso legislativo em seu primeiro mandato como vereador. Vestido a caráter, o jovem parlamentar tem visitado diariamente os bairros mais pobres de Aracaju. "Tem sido um prazer percorrer ruas e avenidas da capital, reencontrar amigos e conversar com moradores. Isso faz parte da atividade política. O povo gosta do contato corpo a corpo, e eu também", revela o vereador.

Nesta semana, Palhaço Soneca esteve com moradores dos conjuntos São Carlos e Maria do Carmo, na zona oeste da capital. Recebeu dezenas de reclamações, pediu paciência e disse que vai levar a demanda para Câmara Municipal de Aracaju (CMA). "O trabalho começa na rua e termina no gabinete. Em agosto farei várias indicações para atender o anseio dos moradores da região. Muitos eu já consegui ajudar. Os novos projetos não pouparei esforços para alcançar êxito", prometeu.

Ao longo dos sete primeiros meses de parlamento, Soneca tem priorizado serviços de limpeza de canais e terrenos baldios, além do saneamento básico na região periférica de Aracaju. "Acredito que melhorando esses transtornos, podemos avançar em outras áreas. Fui criado na pobreza e conheço os principais obstáculos. Dessa forma, as visitas permitem o diálogo com a sociedade, e futuramente a solução dos casos mais urgentes", enfatizou.

Palhaço Soneca destaca a parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na realização de seu trabalho como parlamentar. "Todas as minhas ações estão sendo atendidas com celeridade pelos órgãos municipais. Emurb e Emsurb são as principais entidades colaboradoras. Agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira por ter aberto espaço para nós. A população mais pobre agradece".