“Vereador em Ação” disponibilizará testes de hepatite no Lamarão

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 12/07/2017 09h20, última modificação 06/12/2017 16h45
“Vereador em Ação” disponibilizará testes de hepatite no Lamarão

Assessoria do parlamentar

O mês de julho foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a luta contra as hepatites virais. A campanha visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Pensando em contribuir com a prevenção e diagnóstico da doença, o programa Vereador em Ação, promovido pelo do Vereador Dr. Gonzaga (PMDB), firmou parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual de IST/Aids, para realizar os testes rápidos de hepatites durante o evento, que acontecerá no dia 15 de julho, no bairro Lamarão.

A hepatite é uma inflamação no fígado que pode alterar o seu funcionamento, e colaborar para o desenvolvimento de cirrose, câncer e outros problemas. As formas mais comuns da doença são causadas por vírus. A doença também pode ser provocada por agentes tóxicos, como drogas, medicação e outras substâncias químicas. As hepatites virais são classificadas por letras do alfabeto: A, B, C, D e E. O gerente do programa IST/Aids, Almir Santana, explica que a hepatite não apresenta sintomas em seu estágio inicial. “A população precisa ficar em alerta por se tratar de uma doença silenciosa na sua fase inicial. Os sintomas quando aparecem já são tardios. Por isso, a importância do exame para a detecção e tratamento das hepatites B e C. Quando os sintomas aparecem são dores na barriga, cor da urina escura, as fezes brancas e olhos amarelos”, explicou o médico.

A hepatite B é transmitida através da relação sexual e a prevenção pode ser feita com o uso de preservativo. Já a hepatite C se dá por meio de objetos compartilhados, como por exemplo, barbeador, alicates de unha, entre outros.

Almir Santana ainda alerta para o número alarmante de cinco mil casos do vírus HIV em Sergipe e reforça a importância da prevenção com o uso da camisinha. "Além de fazer o teste, é preciso que as pessoas tomem as três doses da vacina que previne a hepatite B. No caso da C a recomendação é o uso da camisinha”, aconselha o médico.

Segundo Dr. Gonzaga, a participação da SES no programa “Vereador em Ação” é muito importante para levar os testes e mais informações sobre prevenção das hepatites e DSTs à população do Lamarão. "Sabemos que nem todos têm acesso aos serviços de saúde, então será uma oportunidade de realizar os testes de maneira fácil e rápida e poder se prevenir de forma adequada", comentou o vereador, que também é médico.

Dr. Gonzaga ainda destacou a parceria com o especialista Almir Santana. "Temos números preocupantes em Sergipe. Desde 2012, são 695 casos da hepatite B e 356 de hepatite C. Nós estamos aproveitando a mobilização do Julho Amarelo para fazer nossa parte na luta contra as hepatites virais durante o nosso programa Vereador em Ação", concluiu o vereador.

A próxima edição do programa “Vereador em Ação” acontecerá neste sábado, 15, e contará com diversos outros serviços gratuitos, como emissão de carteira de identidade e trabalho, aferição de pressão arterial, teste de visão e glicose, fisioterapia, massagens, serviços de beleza e distribuição de mudas de árvores para a população. O evento acontecerá das 8 às 13h, na EMEF Sergio Francisco da Silva, que fica na Av. Lamarão, nº 551, no Bairro Lamarão.