Iran Barbosa participa da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 12h00, última modificação 07/12/2017 11h55

Foto: César de Oliveira

O Vereador e Professor Iran Barbosa (PT) participou, na noite da quarta-feira, 19, da solenidade de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC) que aconteceu no Museu da Gente Sergipana e contou com a participação de cordelistas sergipanos, artistas, políticos e autoridades públicas.

A cerimônia contou com a apresentação do Coral Vivace e a interpretação no violão da canção Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, pelo cordelista Flávio Américo Tonetti. Logo em seguida, teve início a solenidade de nomeação e posse da presidente da ASC, a cordelista Izabel Nascimento, e de 37 acadêmicos. A Academia Sergipana de Cordel tem como Patrono João Firmino Cabral.

A data escolhida para a instalação da ASC, 19 de julho, é o Dia Municipal do Cordelista, lei de iniciativa do Vereador Iran Barbosa, aprovada e sancionada em 2014. A data celebra a memória de João Firmino Cabral, falecido em 2013, e que era bastante conhecido entre os admiradores do cordel que visitavam o Mercado Antônio Franco, na capital sergipana, onde mantinha uma famosa banca de venda de folhetos de Cordel e recebia poetas, estudantes, professores, pesquisadores e turistas de todas as partes de Sergipe e do Brasil.“Não poderia estar mais feliz no dia de hoje, com a instalação da Academia Sergipana de Cordel justamente no Dia Municipal do Cordelista, que virou lei em Aracaju por inciativa do mandato que represento e por sugestão dos próprios cordelistas”, disse Iran Barbosa.

“O cordel é uma das nossas maiores riquezas culturais e a instalação da ASC vem cumprir com o papel de fortalecer essa arte e trabalhar para que ela não morra. Como professor de História, reconheço na Literatura de Cordel um importante instrumento não só de arte, mas de transmissão de conhecimento e de cultura popular de forma simples e bela, com toda a sua poesia e riqueza linguística. Então, vida longa à Academia Sergipana de Cordel e sucesso à sua presidenta, a amiga cordelista Izabel Nascimento”, desejou Iran.

“O cordel é uma das nossas maiores riquezas culturais e a instalação da ASC vem cumprir com o papel de fortalecer essa arte e trabalhar para que ela não morra. Como professor de História, reconheço na Literatura de Cordel um importante instrumento não só de arte, mas de transmissão de conhecimento e de cultura popular de forma simples e bela, com toda a sua poesia e riqueza linguística. Então, vida longa à Academia Sergipana de Cordel e sucesso à sua presidenta, a amiga cordelista Izabel Nascimento”, aplaudiu Iran.