Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Zezinho do Bugio utiliza a Tribuna para falar sobre situação do Ipesaúde

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/08/2017 08h00, última modificação 01/12/2021 00h54
Zezinho do Bugio utiliza a Tribuna para falar sobre situação do Ipesaúde

Gilton Rosas

O vereador Zezinho do Bugio (PTB) utilizou a Tribuna durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na quarta-feira, 16, para alertar o presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira, sobre a situação do local. De acordo com o parlamentar, o local não possui um pronto atendimento que seja rápido e ofereça uma qualidade melhor a quem chega necessitando de atendimento.

“Nós temos um grande problema com relação ao Ipesaúde. Por ser servidor público e ter convênio com o instituto, eu levei o meu filho à unidade, certo dia, às 4 horas da manhã. Ele sofre com cálculo renal e ao chegar lá foi muito bem atendido por todos, a equipe médica foi muito prestativa. Mas, ocorre que ali existem problemas sérios que precisam ser solucionados, afinal a população em geral se dirige ao Ipesaúde para ser atendida, não apenas os servidores públicos.”, disse Zezinho.

Durante o atendimento no Ipesaúde, o vereador reparou que algumas pessoas esperavam desde as 22h da manhã para serem atendidas, além disso, o filho do vereador, que precisava de um exame, só foi atendido no outro dia. O parlamentar disse que é necessário que o presidente do Ipesaúde tome uma atitude urgente para que o atendimento venha ser melhor e realmente atender a população.

Zezinho do Bugio ao ver a situação procurou o presidente do Ipes para informar o que estava acontecendo no local. “Se o IPES arrecadou mais, teve um aumento na arrecadação, nós temos que nos atentar para o sistema que ali está precisando se adequar às demandas. Porque não é aceitável que uma pessoa chegue às 22h e somente seja atendida no dia seguinte, na parte da tarde. Eu faço aqui a minha reclamação, para que o senhor presidente do IPES possa cuidar dessa situação e melhorar o atendimento na unidade”, concluiu.

Vereadora Kitty Lima se reúne com representantes do Sintasa

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 18/08/2017 05h45, última modificação 06/09/2017 15h00
Vereadora Kitty Lima se reúne com representantes do Sintasa

Ascom Sintasa

A vereadora Kitty Lima (Rede) esteve presente no ato público dos servidores da Saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) na manhã desta quinta-feira, 17, em frente do Centro Administrativo da Prefeitura, em apoio às reivindicações da categoria que pede, entre outros pontos, reajuste salarial que deveria ter ocorrido na data-base de abril e que até o momento não foi concedido.

Durante o ato, a parlamentar conversou com os servidores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), que relataram suas frustrações ao não atendimento da PMA quanto a lista de reivindicações da categoria. “O Sintasa pede por reajuste, melhoria na condição de trabalho, mais segurança para o exercício da profissão entre outras coisas. A situação da Saúde está caótica e o sindicato clama para que a pauta de reivindicações seja atendida pela prefeitura”, disse Kitty.

Diretores do Sintasa chegaram a ser recebidos pela secretária Municipal de Saúde, Waneska de Souza Barboza, e o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, mas informaram à vereadora Kitty Lima que as negociações ainda não avançaram. “Segundo eles, os secretários se comprometeram em reavaliar todas as questões e irão se reunir novamente na próxima quinta-feira. Reafirmo que o servidores da Saúde podem contar com o meu apoio, e estarei sempre junto nesse diálogo para que todos saiam ganhando”, garantiu Kitty.

Emília entrega Título de Cidadão Aracajuano Ricardo Carneiro

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 04/08/2017 08h55, última modificação 30/08/2017 15h23
Emília entrega Título de Cidadão Aracajuano Ricardo Carneiro

Foto: China Tom

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), propôs, e a Câmara Municipal de Aracaju acatou, o reconhecimento do Procurador do Trabalho Ricardo do MPT/SE José Mercês Carneiro como cidadão aracajuano. A entrega do título aconteceu em solenidade realizada na sede da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 3 de agosto.

A Sessão Solene contou com a presença de várias autoridades, políticos, familiares e amigos do homenageado. O título de cidadão foi criado para premiar àqueles que prestam relevantes serviços à cidade de Aracaju, mesmo não sendo nascido em nosso município..

Para a autora da propositura, Dr. Ricardo Carneiro traz consigo um sentimento muito forte pela capital aracajuana, e através do exercício das suas funções como Procurador do trabalho sempre defendeu os direitos dos trabalhadores da nossa cidade. “Dr. Ricardo, traz consigo um amor muito grande por Aracaju, mas além desse sentimento, tem dedicado ao povo de Aracaju a sua exímia competência e compromisso público como procurador do trabalho. Estou muito feliz por ter sido instrumento da entrega desse título”, pontuou.

Segundo Ricardo Carneiro, foi uma enorme satisfação receber o convite para receber a honraria. Uma mistura de sentimentos, onde um baiano com coração sergipano é abraçado por cada cidadão da capital em reconhecimento por seu trabalho. “Me faltam palavras para descrever o sentimento que trago no meu coração, e agradeço infinitamente a presença de pessoas tão importantes na construção da minha caminhada e principalmente a cada aracajuano por sua generosidade”, agradeceu.

Nitinho recebe homenagem da comunidade do Pau Ferro

por Viviane Costa Cavalcante publicado 30/08/2017 16h19, última modificação 30/08/2017 16h19
Durante uma missa em comemoração à Nossa Senhora da Saúde, na Paróquia Sagrada Família, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (DEM) recebeu uma homenagem da comunidade do Pau Ferro, bairro Cidade Nova.

Durante uma missa em comemoração à Nossa Senhora da Saúde, na Paróquia Sagrada Família, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (DEM) recebeu uma homenagem da comunidade do Pau Ferro, bairro Cidade Nova.

O presidente da CMA recebeu com muita alegria a homenagem da comunidade. “O novenário da Nossa Senhora da Saúde é um momento importante na vida de toda essa comunidade e eu só tenho que agradecer ao Padre Marcelo, Padre Juarez pela missa que realizaram e a comunidade pela homenagem”, afirmou. Nitinho completou que está vivendo uma fase especial e aproveitou a ida à Igreja para fazer agradecimentos.

A representante das equipes de Nossa Senhora e equipe de casais da paróquia, Gicélia Francisca ressaltou a importância da presença de autoridades políticas em comunidades carentes. “Em missas por exemplo, é uma oportunidade de os políticos de conhecerem as necessidades da comunidade, sendo assim, eu creio que eles possam nos ajudar de alguma forma”, opinou.

Sobre a homenagem prestada ao vereador Nitinho, Gicélia afirmou que essa foi uma maneira encontrada pelo grupo de agradecer toda a atenção do parlamentar com a comunidade do Pau Ferro, em especial, da igreja. “A escolha do nome de Nitinho foi decidida pela comunidade por ele ser bem quisto aqui, ele sempre está presente e nos ouve”, finalizou.

De acordo com o Padre Marcelo, celebrante da missa festiva, a Igreja está sempre preocupada com o bem estar das pessoas. “Nós, quando chamamos uma autoridade constituída para participar na celebração eucarística é para dizer que nós também estamos unidos àqueles que Deus possibilitou que exercessem uma função pública e estamos de tal forma unidos que nos comprometemos a rezar, a pedir a Deus sabedoria, discernimento e que essa força de Deus possa pairar sob o coração de cada um que assume algum cargo público”, disse referindo-se a presença e homenagem a Nitinho.

Fotos: César de Oliveira 

Américo de Deus justifica sua saída do Plenário na votação do empréstimo

por Viviane Costa Cavalcante publicado 30/08/2017 16h19, última modificação 30/08/2017 16h19
O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 16, para justificar sua retirada do Plenário na última terça-feira, 15, durante a votação do Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo em que autoriza o município a contrair um empréstimo R$100 milhões. De acordo com o parlamentar, um empréstimo desse tamanho não pode ser decido de maneira tão rápida”, disse.

O vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 16, para justificar sua retirada do Plenário na última terça-feira, 15, durante a votação do Projeto de Lei (PL) de autoria do Executivo em que autoriza o município a contrair um empréstimo R$100 milhões. De acordo com o parlamentar, um empréstimo desse tamanho não pode ser decido de maneira tão rápida”, disse. Américo continuou afirmando que não é contra ao PL nº 234/2017 desde que o Poder Executivo acrescente as justificativas de que forma esse dinheiro seja aplicado. “Sei da importância dessas obras. Quem é que não quer ver obras em bairros que precisam? Mas as coisas não podem ser feitas assim dessa maneira”, disse. Ainda sobre o PL, Américo ressaltou que esse tipo de discursão não pode ser feita nas pressas e sem as explicações necessárias. “O prefeito Edvaldo Nogueira precisa respeitar todos 24 vereadores, não é mandar um projeto da noite para o dia e querer que ele seja aprovado de qualquer jeito”, afirmou. CPI do lixo- Outra questão abordada pelo parlamentar é a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo. Segundo o parlamentar, é um procedimento legítimo e se não tem irregularidades, não tem porque os vereadores da situação e o prefeito não querer a investigação. Foto: Gilton Rosas

Kitty Lima reforça a importância da mulher na política

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/08/2017 05h00, última modificação 30/08/2017 16h19
Kitty Lima reforça a importância da mulher na política

Foto: César Oliveira

Em sua participação no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 15, a vereadora Kitty Lima (REDE) falou da importância da PEC 134/2015, que prevê que o percentual de participação de mulheres no Legislativo aumente gradativamente nas três legislaturas subsequentes à promulgação da emenda.
“O texto propõe reservar 10% das cadeiras para as mulheres na primeira legislatura, 12% na segunda e16% na terceira. Esta é uma iniciativa para mudar a realidade machista que afugenta as mulheres da política. Nós, mulheres, deveríamos estar empenhadas cada vez mais a fazer parte dela”, explicou a vereadora.

Um levantamento realizado pela Inter-Parliamentary Union – uma associação dos legislativos nacionais de todo o mundo – revelou que, no Brasil, pouco mais de 10% dos deputados federais são mulheres. “A gente precisa que as mulheres se sintam confiantes para participarem da política, para integrar esse universo e ocupar as cadeiras da política, sejam elas nas Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas ou no Congresso Nacional”, disse Kitty.


Ainda de acordo com o estudo, o Brasil ocupa a 154º lugar no ranking de 193 países sobre a participação feminina na política. Entre vereadores, os dados revelam que a média nacional é de uma mulher para sete vereadores homens. Em Sergipe, esse número é ainda mais atenuante: apenas uma mulher para cada 11 parlamentares homens. “Para se ter uma ideia, uma em cada oito candidatas não receberam um voto sequer nas eleições de 2016, o que sugere fraude de candidatura. Isto é, partidos incluem a participação de mulheres nas eleições apenas para cumprir porcentagem. Isso sem contar que muitos partidos disponibilizam menos recursos para as candidaturas femininas, isso é vergonhoso”, lamentou Kitty, que usou o partido REDE como exemplo de legenda que incentiva a participação feminina na política.

“Faço questão de dizer que no meu partido REDE isto jamais aconteceu. Todas as mulheres candidatas pela legenda correram atrás dos seus votos e foram bem votadas. Precisamos dar um basta a essa política mentirosa, lugar de mulher não é fazendo volume, mas sim participando efetivamente de todo o processo político”, pontuou.

Para a vereadora, o desempenho das duas únicas mulheres vereadoras na CMA serve como exemplo e estímulo para mais mulheres se interessarem pela política. “Aqui nesta Casa temos as vereadoras Kitty Lima e Emília Corrêa dando um show de atuação e trabalho árduo em prol de Aracaju e da sua população. Somos provas de que você mulher pode ocupar qualquer espaço na política e lugar por uma cidade, Estado e país melhor”, disse Kitty.

Bigode do Santa Maria pede ajuda para manter a Casa do Povo

por Viviane Costa Cavalcante publicado 30/08/2017 16h19, última modificação 30/08/2017 16h19
Durante a sessão desta quarta-feira, 16, o vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) apresentou aos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a Casa do Povo, escolinha de futebol localizada no Santa Maria. Segundo o parlamentar, a escolinha foi fundada por um morador do bairro com o intuito de tirar crianças e adolescente das ruas.

Durante a sessão desta quarta-feira, 16, o vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) apresentou aos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a Casa do Povo, escolinha de futebol localizada no Santa Maria. Segundo o parlamentar, a escolinha foi fundada por um morador do bairro com o intuito de tirar crianças e adolescente das ruas.

 “A Casa do Povo é mantida com recursos próprios e precisa de ajuda financeira para continuar a existir. Então, venho aqui hoje pedir a ajuda do Poder Público e dos vereadores para que possam ajudar no que for possível”, solicitou. Segundo Bigode, muitos jogadores que já foram jogar em times de outros estados saíram da Casa do Povo.

 Para reforçar a necessidade de ajuda, Bigode revelou que muitas crianças e adolescentes durante os treinos e jogos, muitas vezes passam mal porque vão com fome. “Eles nunca têm o que comer”, acrescentou.

 

Foto: Gilton Rosas 

Nitinho participa de homenagem à maçonaria de Sergipe

por Viviane Costa Cavalcante publicado 30/08/2017 16h18, última modificação 30/08/2017 16h18
As duas potências maçônicas de Sergipe, Grande Loja e Grande Oriente, inauguraram nesta sexta-feira, 18, um monumento à maçonaria sergipana, localizado na Orla da Atalaia. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) esteve no local e destacou a relevância história da entidade no estado.

As duas potências maçônicas de Sergipe, Grande Loja e Grande Oriente, inauguraram nesta sexta-feira, 18, um monumento à maçonaria sergipana, localizado na Orla da Atalaia. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) esteve no local e destacou a relevância história da entidade no estado.

O parlamentar lembrou que no dia 20 de agosto comemora-se o Dia do Maçom e como uma forma de homenagear os participantes, irá propor na CMA uma Sessão Especial dedicada aos maçons.  “Esta é uma entidade que realmente tem um relevante serviço prestado a sociedade sergipana, é formadora de opinião, além disso, participa ativamente da vida pública”, frisou.

Para o Grão Mestre Estadual, Lourival Mariano, o monumento inaugurado tem uma simbologia muito forte para os maçons. “Hoje, estamos comemorando antecipadamente o dia do maçom e nada melhor que um monumento para homenagear todos nós. Este monumento que representa a nossa instituição”, frisou. Lourival completou que o local do monumento foi escolhido estrategicamente, pois é um local turístico e acessível a todos os maçons de outros estados que visitam Aracaju.

Já o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica, Jorge Henrique Pereira Prata, explicou que a maçonaria tem por finalidade ajudar a humanidade em diversas situações. Com relação ao monumento, Jorge Henrique considerou que é um marco para a maçonaria sergipana. O fundador da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Antonio Freitas contou que a maçonaria é baseada na trilogia liberdade, fraternidade e igualdade. “A maçonaria precisa ser mostrada a população e uma das formas encontradas foi esse monumento que servirá de visitação pública”, disse.

Fotos: César de Oliveira

 

Américo de Deus solicita criação de restaurantes populares

por Danilo Silva Cardoso publicado 21/08/2017 21h00, última modificação 30/08/2017 16h18
Américo de Deus solicita criação de restaurantes populares

Foto: César de Oliveira

A criação de restaurantes populares destinados às pessoas carentes que estão distantes do centro da cidade foi um dos assuntos levantados pelo vereador Américo de Deus (Rede), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira, 22. O parlamentar ainda destacou o aumento da tarifa do transporte coletivo, o dia do folclore e o desemprego. Em seu discurso, Américo salientou que está encaminhando para a Prefeitura de Aracaju e para a Secretaria Municipal de Assistência Social a indicação para a criação do restaurante popular Irmã Dulce dos Pobres. “Precisamos criar o restaurante popular Irmã Dulce dos Pobres, que deverá ser instalado nas comunidades mais carentes para beneficiar aquelas pessoas que não tem dinheiro para se deslocarem até o restaurante Padre Pedro”. O vereador Fábio Meirelles (PPS) revelou que também possuía a ideia de realizar indicação para a criação do restaurante popular. “Vou me somar a vossa excelência, também tinha está ideia e vossa excelência colocou este projeto primeiro, tenho a humildade para me somar. Precisamos ter pelo menos um restaurante na zona norte e outro na zona sul”. Relembrando o tempo em que era engraxate, o vereador Palhaço Soneca (PPS) se somou a indicação. “Sei muito bem desta sua preocupação porque quando engraxava sapato no centro todos os dias comia no restaurante Padre Pedro. Quero subscrever este seu projeto e ajudar os mais carentes”. Aumento da Tarifa Sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo, o vereador Américo de Deus foi categórico. “O prefeito concedeu 12,9% o reajuste da passagem quando a inflação é de 4,5%. Não poderia ser assim, tinha que ser o mesmo crescimento da inflação Também quero deixar claro que votei contra em deixar a responsabilidade do aumento para o prefeito. Depois de conceder o aumento, o prefeito envia as planilhas de custo, exigimos respeito”. O vereador Elber Batalha (PSB) exibiu no painel da Casa Legislativa uma entrevista do prefeito Edvaldo Nogueira. “Quero destacar o que Edvaldo Nogueira disse em relação ao aumento da passagem, em uma entrevista no mês de Maio onde criticou o aumento na gestão de João Alves de mais de 14% e agora, em agosto, ele concede aumento 12,9%”. A vereadora Kitty Lima (Rede) destacou que votou contrário a transferência da responsabilidade do aumento da tarifa para o prefeito. “Quero destacar que na votação da LDO, quando ficamos até a noite, votaram isso no apagar das luzes. Aumentou o preço da tarifa e o serviço não melhorou. Não podemos mais deixar acontecer isso”. Dia do Folclore Américo de Deus destacou ainda na Tribuna o Dia do Folclore. “Agradecendo a todos que compareceram a Sessão Especial de ontem. O folclore faz parte de nossas tradições e cultura. Devemos comemorar e também refletir sobre sua valorização como forma de incentivo”, destacou o vereador citando alguns participantes do ato, a exemplo do grupo Peneirou Xerem, Luiz Fontinelle e Chiquinho do Além Mar. Desemprego A preocupação com o crescente número de desempregado na Capital sergipana também foi abordado na Tribuna. “O desemprego está sério, as pessoas estão gritando por ajuda e este empréstimos de 100 milhões de reais deverá contribuir para a diminuição deste índice. Vamos torcer para que traga empregos para os aracajuanos que estão passando fome”, finalizou.

Elber cobra do DNIT início das obras no Lourival Batista

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 08h30, última modificação 22/08/2017 11h33
Elber cobra do DNIT início das obras no Lourival Batista

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Elber Batalha esteve na tarde da última quarta-feira, 21, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), juntamente com representantes do conjunto Lourival Batista para cobrarem o início da prometida obras do canal na localidade.

De acordo com os moradores, Wesley Mattos, Clayson Welles e Adailton Silva, a obra que tinha previsão de iniciar no segundo semestre deste ano, ainda não tem nem data para começar. "Não começaram, e não avisam nada. E nós moradores ficamos à mercê do governo. Estamos em épocas de chuvas e na iminência de alagamento do conjunto Lourival Batista e adjacências. A gente sofre demais com esse descaso", lamentou os moradores.

À frente do DNIT há 90 dias, o atual superintendente Gustavo Defelippo., explicou que a empresa que ganhou a licitação abandonou a obra por falta de pagamento. Porém, ele afirmou que sempre existem reuniões no departamento sobre o canal do Lourival Batista. "Esse assunto não morreu aqui dentro. Existe um projeto que foi doado pela Emurb, mas um normativo do DNIT é bem complicado para aceitar doações. Estamos trabalhando para provação deste projeto e contratar uma empresa para a execução de um novo projeto. Nossos técnicos descobriram que não adianta apenas o alargamento do bueiro, e sim, o alongamento dele, o que não é tão simples porque a via está em operação e o movimento é muito grande, tudo tem que ser bem planejado. Estamos fazendo esforço para contratar até o final do ano, não vai ser fácil, mas estamos empenhados", esclareceu.

Elber, que intermediou a reunião, disse sempre estar à disposição da comunidade. "Essa luta dos moradores do Lourival é antiga e estamos sempre dispostos a ajudar a resolver os problemas de Aracaju. Sei de perto o sofrimento desses moradores porque sou do Siqueira Campos, que é um bairro vizinho. Esta obra é de grande significado porque desde a década de 90 essa comunidade sofre com as enchentes naquela região. O DNIT é a esperança da comunidade. Entra prefeito e sai prefeito e não existe interesse em resolver esta questão".

Américo de Deus promove campanha de Conscientização Ambiental

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 11h52, última modificação 22/08/2017 11h52
Américo de Deus promove campanha de Conscientização Ambiental

Foto: Assessoria do parlamentar

No último sábado, 19, o vereador Américo de Deus (Rede) participou do lançamento da campanha “Morador Amigo” nos Bairros Aeroporto e Atalaia, que objetiva conscientizar a população sobre os perigos de dispensar resíduos às margens dos córregos e terrenos baldios.

Para Américo, o problema se agrava no período chuvoso, pois, a chuva traz consigo o risco de alagamentos das vias, também causados pelo descarte inadequado de lixo. "É importante que cada morador tenha a consciência, e contribua com os cuidados necessários para evitar desastres. Diminuindo episódios de descartes irregulares evitaremos incidentes. Estou hoje aqui iniciando essa campanha de conscientização com o meu amigo Bonifácio, buscando sensibilizar e mobilizar a comunidade”, comentou Américo.

Emília critica a não realização do Desfile Cívico do Siqueira Campos

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 22/08/2017 11h50, última modificação 22/08/2017 11h50
Emília critica a não realização do Desfile Cívico do Siqueira Campos

Foto: César de Oliveira

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), criticou a não realização do tradicional Desfile Cívico do Siqueira Campos, alusivo à Semana da Pátria. O evento já faz parte do calendário cívico de Aracaju. Na ocasião, em média 25 escolas da rede municipal de Aracaju participavam do desfile, demonstrando a importância da democracia, além de movimentar a economia local.

Segundo Emília, o 7 de Setembro representa uma data muito especial. Momento de liberdade, independência e, sobretudo, destaque para a importância de trabalhar nos alunos essa consciência e o amor a Pátria. “A Semana da Pátria é sempre um momento de muita emoção e reflexão. Os jovens alunos começam a tomar noção da valorização e respeito às cores da bandeira brasileira. O Desfile Cívico do Siqueira Campos, como em outros bairros da grande Aracaju, tem também uma função social, e infelizmente esse ano não teremos esse brilho”, pontuou.

Para Emília, além de promover essa integração social e ser uma forma de expressão ao amor a Pátria, o desfilo realizado na Rua de Bahia ajudava consideravelmente a movimentar a economia informal, gerando empregos e renda. “Não são apenas os estudantes da rede ensino que ficaram órfãos esse ano do desfile da Rua de Bahia, os pequenos vendedores que poderiam tirar alguma uma renda a mais também irão amargar prejuízos com a não realização”, destacou.

Por fim, a parlamentar lamentou que mais uma vez o Executivo esteja abrindo mãos de garantir a realização de eventos tão importantes e emblemáticos. Alunos da rede municipal e vendedores autônomos esse ano terão que se conformar com o bairro sem a cor e a alegria da tradicional data festiva. “Foi assim com o São João e não tivemos nossos festejos juninos; agora me vem o Executivo cancelar o desfile do Siqueira Campos, justificando passivos da gestão passada. O povo aracajuano está cansado de tantas falácias e merece que suas tradições sejam mantidas e não rasgadas”, concluiu.

Em Tribuna Livre, Sepuma trata sobre situação dos servidores

por Danilo Silva Cardoso publicado 15/08/2017 13h25, última modificação 15/08/2017 13h27
Em Tribuna Livre, Sepuma trata sobre situação dos servidores

Foto: César de Oliveira

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Aracaju (Sepuma), Nivaldo Fernandes, foi o convidado da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para a Tribuna Livre durante a 58ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 15. O sindicalista compartilhou as angústias dos servidores da Prefeitura de Aracaju com o corte da insalubridade, periculosidade, gratificação e hora extra. 

Nivaldo destacou que Aracaju é o terceiro do país a reduzir suas despesas, segundo os dados apresentados pela revista Valor Econômico. “Só que esqueceram de destacar que parte destas despesas foram extraídas do estômagos dos servidores, sem adicionar insalubridade, periculosidade, gratificação e hora extra. Esta despesas tiram comida da mesa do gari, da merendeira, da cozinheira e do coveiro”. 

O sindicato transformou os números das despesas e do aumento da folha em cargos de comissão em gráficos. “O prefeito baixou um decreto no início do ano que a folha de comissionados não passasse de 50% da folha de setembro 2016, que custou 7 milhões aos cofres públicos. Em julho, o valor dos cargos de comissão já atingiram 5 milhões, igualando dezembro de 2016”, revelou Nivaldo Fernandes.

 Outro ponto que o Sepuma destacou foi o Aracaju Previdência e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os coveiros. “O Aracaju Previdência tem 600 milhões de reais aplicados e não sabemos nada a respeito deste dinheiro, não queremos que acontece o mesmo que o Sergipe Previdência, que o governador passou a mão. A Prefeitura também não fornece os EPIs para os coveiros que trabalham diuturnamente em local insalubre”, finalizou Nivaldo.

O líder da oposição na CMA, vereador Elber Batalha (PSB), mostrou preocupação com a indiferença de Edvaldo Nogueira com os servidores e a população. “Nas propagandas parece que o prefeito não mora em Aracaju, ele deve morar no ‘Fantástico mundo de Bob’. Os cortes nas despesas aconteceram nas áreas mais essenciais da cidade. Este é um governo que não respeita nem os próprios decretos”, ponderou.

A vereadora Emília Corrêa (PEN) afirmou que as propagandas da Prefeitura esconde a realidade. “A gente se depara com um pedido de empréstimo para terminar obras, não quero tirar a importância destas obras, mas não podemos esquecer dos servidores, que são constrói a administração, são que atendem o povo, que podemos esperar?”.

O vereador Jason Neto (PDT) também apresentou preocupação com os servidores municipais. “Sou funcionário público há 29 anos, sei o que é ser servidor público e já senti muita coisa na pele. Quando ocupei o cargo de direção no IPES participei de várias reuniões e sempre me coloquei ao lado dos servidores”.

O vereador Américo de Deus (Rede) também se colocou ao lado dos servidores. “O aumento dos cargos em comissão é jogar a sujeira em baixo do tapete. No discurso era para cortar os CCs em 50% e na prática estão chegando a 100%. Cortar a hora extra dos servidores é um crime, assim como cortar os EPIs dos coveiros. Não podemos deixar acontecer com o Aracaju Previdência o que aconteceu com outros fundos”.

O vereador Seu Marcos (PHS) colocou seu mandato a disposição do sindicato para ajudar na luta dos servidores. “Também sou funcionários público, como agente de endemias, e sei da luta. O prefeito tem que abrir a mesa de negociação”, concluiu.

Vereadores ressaltam criação da Academia de Cordel em SE

por Viviane Cavalcante — publicado 19/07/2017 21h45, última modificação 27/07/2017 09h37
Colaboradores: Fotos: César de Oliveira

Na noite de quarta-feira, 19, os vereadores Iran Barbosa (PT) e Américo de Deus (REDE) acompanharam a instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC). O auditório do Museu da Gente Sergipana foi palco da solenidade que empossou seus 37 componentes. 

Representando a CMA, Iran parabenizou os cordelistas empossados. “Estou muito feliz em ver esse auditório lotado, mostrando que a cultura tem sim, espaço na sociedade”, observou. O parlamentar acrescentou que tem que estimular esse tipo de cultura que está na “fisionomia popular do nordestino”.

De acordo com Américo de Deus, a criação e instalação da ASC é uma maneira de fortalecer e servir de vitrine para outras pessoas possam seguir esse caminho."É de suma importância para as pessoas que verbalizam a Literatura de Cordel com todo esse encantamento que nos traz", opinou. Além disso, o vereador disse que o cordel faz parte da cultura nordestina e traduz o jeito de ser do seu povo.

A presidente da Academia Sergipana de Cordel, Izabel Nascimento contou que a entidade foi criada a partir da necessidade de organizar o movimento do cordel no estado. Gilmar Ferreira, um dos integrantes da Academia, nasceu em Aquidabã e residente do município de Simão Dias, informou que há quatro meses o grupo vem se reunindo a fim de definir como a Academia vai funcionar. "A Academia Sergipana de Cordel é uma das primeiras do Brasil", ressaltou. 

Cerimônia

Durante a solenidade, cada integrante foi apresentado a sociedade sergipana e recebeu um certificado e medalha. A Academia tem representantes dos municípios sergipanos e funcionará temporariamente na Casa do Cordel, localizada no bairro Jessé Pinto Freine em Aracaju.

Reunião da CMA trata sobre o Portal da Transparência

por Viviane Cavalcante — publicado 13/07/2017 09h45, última modificação 26/07/2017 10h22
Colaboradores: Heribaldo Martins (fotos)

Na manhã desta quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma reunião com sua equipe técnica para tratar sobre o fluxo de trabalho, atendendo ao Portal da Transparência. Na ocasião, o presidente da CMA, Nitinho (PSD) agradeceu a presença de todos os participantes.

“Na verdade, esse bate-papo tem a finalidade de mudarmos a realidade da Câmara. A questão da transparência é uma preocupação da nossa administração e estamos aqui reunidos para melhorar alguns itens neste quesito”, afirmou. Segundo o parlamentar, a Câmara precisa de alguns ajustes e pediu que toda a equipe do Poder Legislativo Municipal trabalhe intensamente para melhorar o que for necessário.

Colaboradores do Poder Legislativo Municipal das áreas de TI, Comunicação, Assessoria Legislativa e da área Jurídica ouviram atentamente as sugestões e dados fornecidos pelo consultor da Câmara, Aécio Dantas, que conduziu a reunião. “Vamos estabelecer metas e tentar cumpri-las num curto espaço de tempo”, disse. De acordo com o consultor, esse é um trabalho de equipe e destacou alguns itens que servem de instrumento de transparência: audiências públicas, portal da transparência e ouvidorias.

Além disso, Aécio tratou sobre a origem da transparência que deve ser seguida por órgãos públicos. “Esse é um princípio que vem da Constituição Federal e que garante o direito à informação como direito fundamental dos indivíduos e reforça a publicidade como princípio básico da administração pública”, frisou.

Para o bom funcionamento do Portal da Transparência, Aécio reforçou a necessidade de designar pessoa (s) com a única atribuição de cuidar da transparência do órgão (alimentar as informações e gerenciar todo o conteúdo), verificar se os sistemas informatizados estão disponibilizando no portal, as informações que podem ser gerados de forma automática, além de acompanhar as avaliações dos órgãos de controle. "Este é um trabalho de equipe, pois os setores envolvidos devem encaminhar as informações que devem ser disponibilizadas no portal".

Vereadores - Além do presidente da Casa, os vereadores Bigode do Santa Maria (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Anderson de Tuca (PRTB), Lucas Aribé (PSB) e Thiaguinho Batalha (PMB)  participaram da reunião.

Atento às discussões, Lucas parabenizou a iniciativa do presidente da CMA, Nitinho em fazer a reunião. “Fico feliz por a Câmara estar passando por esse processo de modernização e mudanças positivas”, disse Lucas Aribé.

Parlamentares analisaram 111 proposituras nesta terça-feira

por Danilo Cardoso — publicado 13/07/2017 09h10, última modificação 20/07/2017 14h12
Colaboradores: Foto: César de Oliveira

Durante a manhã desta terça-feira, 13, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares analisaram 111 proposituras que buscam trazer melhorias para a vida da população da Capital sergipana. Ao todo, foram apreciados 29 Projetos de Lei, dois Projetos de Emenda, um Projeto de Resolução, um Requerimento e 78 indicações.

Entre os assuntos mais debatidos entre os vereadores, estava o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2/2017, de autoria de Fábio Meireles (PPS), que reduz de 90 para 45 dias o período de recesso dos parlamentares, foi aprovado em 1ª discussão por 20 votos favoráveis e um contrário. Mesmo votando sim à emenda, Carlito Alves (PPS) foi enfático. “Onde menos trabalhamos é na CMA, devido ao tempo restrito da Sessão. Aqui apenas apresentamos o que fazemos lá fora”.

Lucas Aribé (PSB) afirmou que vive nas secretarias, comunidades e planejando as ações pensando no desenvolvimento para a cidade. “É justa esta redução porque conseguiremos colocar para frente as pautas que ficam acumuladas”, comentou. Elber Batalha (PSB) compactuou com a mesma opinião. “A população quer que os parlamentares ajudem nas melhorias da situação que vivem e isto que fazemos”.

De autoria do Poder Executivo, também foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 3/2017, que adota o Brasão oficial como padrão de identificação da Administração Pública Municipal. Solicitando que a bancada vote favorável, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) destacou que a ação é em favor ao interesse a municipalidade.

A vereadora Emília Correa (PEN) afirmou que estava mais que na hora disto acontecer. “Agora criaremos uma marca na cidade. Não sei nem porque isto ainda não tinha acontecido, mas tudo tem sem tempo certo para acontecer. Parabenizo a gestão municipal pela iniciativa”.

O Projeto de Resolução nº 05/2017, de autoria da Mesa Diretora, referente a Verba do Exercício Parlamentar (VAEP), foi apreciado em segunda discussão com a apresentação de emendas dos vereadores. A emenda 2, de autoria do vereador Vinicius Porto (DEM), foi criticada pelo pares. Segundo Iran Barbosa (PT), a solicitação é inconstitucional porque uma emenda a Resolução não pode alterar uma lei”, finalizou.

Thiaguinho Batalha acompanha posse de Procurador Chefe

por Viviane Cavalcante — publicado 14/07/2017 19h50, última modificação 20/07/2017 13h56
Colaboradores: Heribaldo Martins (fotos)

Representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve na escola da Advocacia Geral da União para acompanhar a posse do procurador Federal, Ávio Kalatzis de Brito no cargo de Procurador Chefe da Procuradoria Federal no Estado de Sergipe.

De acordo com o parlamentar, é uma honra poder participar desta solenidade de posse já que acompanha o trabalho de Ávio desde o princípio. "O que eu quero desejar hoje é sucesso, porque, competência eu sei que ele tem", ressaltou Thiaguinho. 

No discurso de posse, Ávio demonstrou satisfação em poder ocupar o cargo. “É muito bom estar rodeado de amigos, familiares, com o Poder Judiciário em peso demonstra a importância da Advocacia Geral da União. Estamos aqui para exercer e garantir cidadania”, afirmou. O mais novo Procurador Chefe ressaltou sua felicidade em ser o eleito pelos seus colegas advogados. “Pretendo seguir esse caminho com muita ética e probidade”, concluiu.

Biografia - Avio Kalatzis de Britto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe  no ano de 2006. Na posição de Procurador Federal, já exerceu os cargos de Procurador Chefe de Matéria administrava da PFE/INSS/Dourados, Chefe de consultoria PFE/INSS/Dourados, Coordenador Nacional de Desapropriações – PFE/DNIT/SEDE. 

Já como Procurador Chefe do serviço de gerenciamento estratégico da PFE/INSS/SEDE, atuou com as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Previdenciário. Na área acadêmica é especialista em Direito Público com capacitação para ensino no magistério superior e professor/palestrante em cursos de pós graduação.

Modelo Ingrid Moraes recebe título de Cidadã Aracajuana

por Abrahão Crispim Filho — publicado 15/03/2017 14h40, última modificação 20/07/2017 14h21
Colaboradores: Fotos: Heribaldo Martins

Na tarde desta quarta-feira, dia 15, a modelo internacional e Miss World Sergipe 2013, Ingrid Vieira Moraes,  recebeu o Título de Cidadania Aracajuana, na Câmara dos Vereadores de Aracaju (CMA). O título é projeto do ex-vereador Roberto Morais através do requerimento 07/2013, e teve a cerimônia dirigida pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB).

Dia 26 de março, a modelo baiana-sergipana, e hoje cidadã do mundo, completará 23 anos, e se diz cheia de boas perspectivas para os próximos anos. “Crises sempre existiram. É preciso acreditar no sucesso, e avançar. Sempre! Somos um país lindo e temos tudo para ser uma grande potência mundial. E seremos, quando nos posicionarmos como merecedores do sucesso. Sergipe é um dos menores estados do país, e ainda é desconhecido, dentro e fora do país. E isto representa um oceano de oportunidades de crescimento. Na Europa, por exemplo, os países são pequenos, porém ricos e desenvolvidos. A diferença está na mentalidade das pessoas”, diz Ingrid, confiante no desenvolvimento do país.

 DSC0118800“Eu tenho orgulho de ser brasileira e nordestina, e me sinto honrada com o título de Cidadania Aracajuana, para mim uma homenagem que levarei com carinho para toda a minha vida. Aracaju é uma cidade linda, onde vivi muitos anos e tenho grandes e bons amigos. E é ariana, como eu! Aracaju faz aniversário dia 17, e eu dia 26. Somos fortes, decididas, e nascemos para vencer. Parabéns Aracaju, e obrigada pelo título!”, disse Ingrid.

Para vereador Amintas Oliveira, a homenageada amplia a família aracajuana e este é o maior prêmio que a cidade pode dar a quem prestou serviços ao povo aracajuano.  "Acho que nada mais justo do que fazer a homenagem com essa honraria, que é a mais alta do nosso município e fazer com que todo município reconheça aquilo que, de fato, ela tem feito. Você é uma pessoa que efetivamente trabalha por nossa cidade e, por isso, está mais do que à altura desta homenagem”, ressaltou, em seu discurso.

Autor do projeto que concedeu à cidadania aracajuana a modelo Ingrid Vieira Moraes, disse estar reconhecendo os grandes serviços que a profissional prestou ao Estado. “Esta, certamente, é uma homenagem mais do que merecida. É uma forma de agradecer por ela estar e permanecer entre nós. Ingrid passa hoje a ser baiana de nascimento e aracajuana de coração”, completou Roberto Morais.

 DSC0124800História de vida

Nascida em 26 de março de 1994, em Salvador, Ingrid é filha da jornalista sergipana Marcia Cruz e do arquiteto baiano Ramon de Moraes. Ela passou a morar em Aracaju em janeiro de 2003, com apenas 8 anos de idade, e foi na capital sergipana que Ingrid cresceu e se tornou uma das principais modelos profissionais do mercado.

Foi em Aracaju também que, aos 14 anos de idade, ela estreou na televisão no comando do programa Top Teen, na Tv Caju. Uma revista eletrônica de variedades voltada ao público jovem. Na mesma emissora, Ingrid fez parte do cast de apresentadores do Tv Shopping, um programa de venda, onde era uma das mais requisitadas pelos clientes.

Em 2013, ainda com 18 anos, Ingrid Vieira representou Sergipe no concurso MISS BRASIL WORLD, no Rio de Janeiro, sendo a candidata mais nova e conquistando a admiração dos missólogos presentes, que a incentivaram a investir no mundo das misses.

Em 2014, ela foi eleita Miss Universo Aracaju, mas precisou abrir mão da competição estadual pelo fato de ter ido morar em Buenos Aires, na Argentina, não podendo retornar para participar do concurso que escolheria a Miss Universo Sergipe.

 DSC0142800Desde então, Ingrid Vieira Moraes começou sua carreira internacional, já tendo residido em Buenos Aires, na Argentina, nas cidades europeias Londres e Milão, e atualmente tem a residência fixa na Cidade do México, de lá viajando para fazer trabalhos em diversos locais do mundo.

Vereadores da Legislatura 2017/2020 tomam posse

por Nailton Andrade — publicado 01/01/2017 10h30, última modificação 20/07/2017 14h28
Colaboradores: Foto: Cesar de Oliveira

Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a posse dos 24 vereadores da Legislatura 2017/2020 da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A solenidade ocorreu neste domingo (1º de janeiro), no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe e foi presidida pelo vereador Iran Barbosa (PT), por ser o mais votado na última eleição realizada em 2 de outubro de 2016.

Parlamentares que tomaram posse: Iran Barbosa (PT), Vinicius Porto (DEM), Kitty Lima (REDE), Juvêncio Oliveira (DEM), Lucas Aribé (PSB), Zezinho do Bugio (PTB), Isac (PCdoB), Bigode do Santana Maria (PMDB), Anderson de Tuca (PRTB), Pastor Alves (PRB), Dr. Manuel Marcos (PSDB), Evando Franca (PSD), Nitinho (PSD), Dra.Emilia Correa (PEN), Dr. Gonzaga (PMDB), Elber Batalha (PSB), Seu Marcos (PHS), Jason Neto (PDT), Fábio Meireles (PPS), Palhaço Soneca (PPS), Thiaguinho Batalha (PMB), Professor Bitencourt (PCdoB), Cabo Amintas (PTB) e Américo de Deus (REDE).

Lamarão recebe II edição do programa Vereador em Ação

por Danilo Cardoso — publicado 15/07/2017 08h25, última modificação 20/07/2017 15h10
Colaboradores: Fotos: China Tom

 

O projeto Vereador em Ação, iniciativa de Dr Gonzaga (PMDB), chega ao bairro Lamarão, zona Norte de Aracaju, levando uma infinidade de serviços para a população. O evento aconteceu na Escola Municipal Sérgio Francisco da Silva neste sábado, 15.

Centenas de pessoas compareceram ao local em busca de serviços como, tirar carteira de identidade, carteira de trabalho, cortar o cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem. Além disso, também foram realizados testes de glicemia, HIV e hepatite, massagem, educação alimentar, nutrição e recreação para as crianças.

Idealizador do projeto, o vereador Dr Gonzaga salienta que a ação visa ajudar os mais carentes. “Este projeto visa encurtar o tempo de espera das pessoas nas filas do SUS. Porque o papel do vereador é olhar o povo como um todo”, finalizou.

dr gonzagaLevando seu filho de 14 anos para tirar a identidade, a dona de casa Fabiana Santos Moura foi enfática. “Gostei muito da ação. Meu filho já precisava ter tirado o RG e eu ainda não tinha levado por faltar o dinheiro da passagem.Com a ação, eu tive a oportunidade e não tive nenhum gasto”.

Câmara debate valor da tarifa do transporte coletivo

por Equipe Ascom/CMA — publicado 22/08/2017 14h30, última modificação 30/08/2017 16h18
Na ocasião, o vereador Iran, enfatizou os interesses da CMA.
Câmara debate valor da tarifa do transporte coletivo

Foto: Heribaldo Martins

Na tarde desta terça, 22, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a Audiência Pública sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo na Grande Aracaju. De autoria do vereador Iran Barbosa (PT), contou com a participação dos parlamentares Américo de Deus (Rede) e Kitty Lima (Rede), além do assessor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT), Jorge Luiz.

A audiência contou ainda com a participação do presidente da Associação Atlética da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lucas Santos Bomfim, que também é coordenador do Diretório Acadêmico de Engenharia Química e Química Industrial da UFS, do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rubens Marque de Souza (professor Dudu), e do militante do ‘Movimento Não Pago’, Demétrio Varjão.

Na ocasião, o vereador Iran, enfatizou os interesses da CMA. “Esse aumento era incumbência do Legislativo, mas recentemente através de um Projeto de Lei (PL), retirou- se esta prerrogativa, o que para nós, cria uma grande dificuldade para o povo aracajuano. Contudo, não iremos desistir de debater sobre questões que influenciam na vida das pessoas desta cidade. Propus que a Administração Pública Municipal, antes de aumentar a tarifa, tomasse três importantes providências. A primeira delas é que, para ter um aumento justo no valor da tarifa, que a proposta fosse analisada com mais precisão. A segunda, solicitamos que fosse feita uma atualização na tabela que define e instrui o valor da tarifa, e por último que a lei que criou o Conselho Consultivo da SMTT fosse atualizada”.

O vereador Américo de Deus relatou alguns fatores que desfavorecem o uso do transporte coletivo. “A insegurança e o aumento da passagem, nos fazem utilizar cada vez mais os veículos particulares, até porque não saberemos o que nos poderá ser furtado no trajeto, dentro de um ônibus".

Já a vereadora Kitty Lima ressaltou que é preciso ouvir os usuários do transporte coletivo. “Estamos aqui para atender os anseios da população e não entendemos para que esse aumento”.

O assessor de Trânsito da SMTT, Jorge Luiz, falou sobre as leis que regulamentam e o impacto do aumento da passagem na Grande Aracaju. “Em julho foi apresentado um novo pedido, que elevaria a tarifa para R$ 4,06. Analisei e não conseguia prever esse aumento, então chegamos ao valor de R$ 3,54. Na última quinta-feira, 17, foi apontado pelo Conselho Consultivo da SMTT que o valor da tarifa seria de R$ 3,50, entrando em vigor no último sábado, 19.

“Estive presente nas manifestações em Aracaju. Recentemente nós tivemos provas de assaltos dentro do transporte coletivo; as empresas que atrasam salários e que não dão condições para os trabalhadores. As planilhas eram utilizadas e aprovadas, mas o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Aracaju (Setransp), não mais as apresentou. O que cobramos é que seja apresentada uma proposta de compra de peças, combustíveis e pneus para frotas, e não de forma individual. O transporte em Aracaju não é muito eficaz e acho que a questão crucial é a transparência da planilha”, explanou Rubens Marques de Souza, presidente da CUT.

Lucas Santos Bomfim, presidente da Associação Atlética da UFS, pontuou. “O que tem sido oferecido para a população aracajuana? Aumentos exorbitantes, mas com problemas que não atendem a demanda da cidade; vários assaltos, uma média de três por dia, fora os que não estariam sendo registrados; qual o cálculo base para esse valor? A exemplo temos Salvador, que está no valor de R$ 3,60. Já em São Paulo, a tarifa de metrô é mais baixa que a de coletivo em Aracaju. Esse aumento afeta a vida do estudante e do trabalhador, porque não há um aumento no valor das bolsas, cabe ao poder público analisar esses fatores”.

Demétrio Varjão explanou sobre a inversão do aumento da tarifa em Aracaju e em algumas outras capitais. “A licitação começou a ser feita na gestão de João Alves e agora com Edvaldo. Quando pegamos o cálculo da tarifa, porque ela é tão escondida, que impede a população de ter acesso a esse documento, apenas por vias judiciais, se há uma lei de acesso à informação, porque esse bloqueio?”, indagou.

Vereadores celebram retomada de obra na Zona de Expansão

por Viviane Cavalcante — publicado 21/08/2017 09h25, última modificação 30/08/2017 16h17
Vereadores celebram retomada de obra na Zona de Expansão

Foto: César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e os vereadores Dr. Manuel Marcos (PSDB), Dr. Gonzaga (PMDB), Zezinho do Bugio (PTB), Professor Bittencourt (PCdoB), Isac (PCdoB), Evando Franca (PSD) e Carlito Alves (PRB) acompanharam a solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras complementares da construção do canal Costa do Sol, nos Bairros Aeroporto e Atalaia feita pelo prefeito, Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Sobre a obra, Nitinho lembrou que o prefeito retoma uma obra importante que deu início na sua gestão anterior. “A população está feliz com essa obra por esse passo que Edvaldo dá para o desenvolvimento dessa região”, afirmou. Professor Bittencourt ressaltou que falta cerca de 10% para a conclusão da obra que ficou incompleta na outra gestão de Edvaldo. “A obra anterior cessou um histórico de alagamentos enormes aqui agora, ela precisa ser concluída para que possa funcionar plenamente”, disse.

Dr. Manuel Marcos ressaltou que uma obra como essa traz muitos benefícios para a comunidade, além de embelezar a cidade. Já o vereador Isac, lembrou que o empréstimo autorizado pela CMA na semana passada, é garantir que Aracaju, acima de tudo, volte a ter suas pendências históricas resolvidas, incluindo a conclusão das obras do Canal Costa do Sol.

Também destacando a importância do empréstimo da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) junto a Caixa Econômica Federal, Zezinho do Bugio lembrou que essa obra a ser realizada nos bairros Atalaia e Aeroporto será uma das obras retomadas.

Já Dr. Gonzaga disse que a aprovação pela Câmara Municipal do empréstimo de até R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF) irá permitir que parte desses recursos sejam utilizados para a retomada de obras que estavam paralisadas, como a do canal Costa do Sol. “Essa obra teve início na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, em 2010, com investimento previsto em cerca de R$ 7 milhões, mas não foi finalizada por falta de recursos”, explicou o vereador.

A obra - O prefeito Edvaldo Nogueira falou da sua alegria em poder retomar essa obra que foi deixada 90% pronta na sua gestão anterior. “Essa obra vai devolver a qualidade de vida dessa região. Com a conclusão da obra, a gente finaliza um ciclo do canal Costa do Sol e resolve um grande problema dessa comunidade”, afirmou.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, esta obra visa ampliar a infraestrutura (pavimentação e drenagem) na Travessa Melício Machado, Poeta Manoel Bandeira e na rua de ligação entre Poeta Mário Quintana, além de humanizar e fazer o fechamento da área da Bacia de Amortização de Cheias, próximo ao Conjunto Costa do Sol.

CMA realiza Sessão Especial sobre Dia do Folclore

por Fernanda Sales — publicado 21/08/2017 08h05, última modificação 30/08/2017 16h17
CMA realiza Sessão Especial sobre Dia do Folclore

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 21, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Sessão Especial com o tema “Dia do Folclore, a preservação do patrimônio cultural” em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto. A sessão foi de autoria do vereador Américo de Deus (REDE) e contou com a presença de diversos grupos populares do município.

De acordo com o parlamentar, Américo de Deus, é preciso valorizar e manter o folclore para ele não morrer. “Um país sem cultura é um país sem identidade. É essencial que a cultura e o folclore sejam mais valorizados e que tenham mais investimentos para esta área”, ressaltou.

O presidente da Fundação Cultural de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, parabenizou o vereador Américo de Deus e a CMA pela iniciativa de trazer uma homenagem ao Dia do Folclore. “Isso é mais do que uma homenagem ao Dia do Folclore, é uma valorização das pessoas que resgatam a cultura popular. Sergipe é um dos estados mais ricos de cultura popular. Além da diversidade da cultura popular, os sergipanos e comunidades tem um grande esforço para manter esta cultura viva. E essa iniciativa da CMA segue neste mesmo caminho. Nós da Funcaju estamos estreando amanhã o Festival de Brincantes, que terá palestras com acadêmicos, apresentação de vários grupos e aproveito para convidar a todos para o evento”, destacou o presidente da Funcaju.

O professor e cordelista Chiquinho do Além Mar, fala sobre a preservação do cordel nas escolas. “Nosso trabalho é focado em literatura de cordel. É muito difícil colocar a literatura de cordel no patamar que ela merece. Gostaria de parabenizar o vereador Américo por essa sessão e também pelo projeto que tramita nesta casa para abordar essa temática da literatura de cordel na sala de aula. Meu desejo é que todos os alunos da rede pública pudessem estudar com meus textos, e meu livro ‘As histórias de Sergipe contadas em versos’ já está em muitas escolas públicas do Estado. Trouxe hoje um verso sobre Américo de Deus para homenageá-lo pelo seu trabalho em defesa da cultura popular”, informou.

Para a mestre em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Janaína Teixeira, é preciso que o conhecimento da cultura popular seja passado de geração em geração para se manter vivo. A mestre em Cultura agradece o convite pela oportunidade de falar da história do folclore e fala um pouco sobre a história da cultura popular em vários países, mostrando os ideais, costumes, as linguagens e as expressões das culturas populares. “Também quero destacar a importância do sergipano João Ribeiro para definir o conceito de folclore no Brasil”, afirmou.

Segundo o marcador do grupo Peneirou Xerém, José Elói Filho, há a necessidade de melhorar a preservação dos grupos culturais de Sergipe. “A dança e a cultura proporcionam melhoria da qualidade de vida, pois reduz o estresse, a ansiedade, a depressão e tira muitas pessoas da ociosidade. Os artistas como um todo precisam ser mais valorizados pela população e pelos órgãos públicos”. Já o Doutor em Ciências Sociais da UFBA, Luiz Américo Bonfim, falou durante a sessão sobre a história e os acontecimentos que envolvem o nascimento do folclore e da arte popular. “É no folclore que está a essência de um povo. E investir em cultura é investir no fortalecimento da identidade local”.

O vereador Américo de Deus criou um PL, aprovado por todos os vereadores, que determina que a música “Sergipe o meu lugar”, de autoria de Luiz Fontinelli, se torne patrimônio cultural de Aracaju. Para o cantor e compositor, Luiz Fontinelli, é uma honra poder agradecer pessoalmente a aprovação deste projeto. Já o ex-vereador de Aracaju e diretor do Instituto Banese, Chico Buchinho, destaca a importância do folclore para a cultura do Estado afirmando que o Governo do Estado, em parceria com o Banese, busca valorizar a cultura e o folclore e cria o Largo da Gente Sergipana, em frente ao Museu da Gente Sergipana.

A vereadora Kitty Lima (REDE) elogia a iniciativa de Américo e destaca que a cultura de um povo é seu maior patrimônio e preservá-la é proteger a história. “Chega de valorizar o que é de fora, precisamos valorizar o que é nosso”, finalizou.

Nitinho participa de homenagem à Maçonaria Sergipana

por Viviane Cavalcante — publicado 18/08/2017 09h25, última modificação 30/08/2017 16h18
Nitinho participa de homenagem à Maçonaria Sergipana

Foto: César de Oliveira

As duas potências maçônicas de Sergipe, Grande Loja e Grande Oriente, inauguraram nesta sexta-feira, 18, um monumento à maçonaria sergipana, localizado na Orla da Atalaia. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) esteve no local e destacou a relevância histórica da entidade no estado.

O parlamentar lembrou que no dia 20 de agosto comemora-se o Dia do Maçom e como uma forma de homenagear os participantes, irá propor na CMA uma Sessão Especial dedicada aos maçons. “Esta é uma entidade que realmente tem um relevante serviço prestado à sociedade sergipana, é formadora de opinião e além disso, participa ativamente da vida pública”, frisou.

Para o Grão Mestre Estadual, Lourival Mariano, o monumento inaugurado tem uma simbologia muito forte para os maçons. “Hoje, estamos comemorando antecipadamente o Dia do Maçom e nada melhor que um monumento para homenagear todos nós, pois representa a nossa instituição”, frisou. Lourival completou que o local do monumento foi escolhido estrategicamente, pois é turístico e acessível a todos os maçons de outros estados que visitam Aracaju.

Já o Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja Maçônica, Jorge Henrique Pereira Prata, explicou que a maçonaria tem por finalidade ajudar a humanidade em diversas situações. Com relação ao monumento, Jorge Henrique considerou que é um marco para a maçonaria sergipana. O fundador da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Antonio Freitas contou que a maçonaria é baseada na trilogia liberdade, fraternidade e igualdade. “A maçonaria precisa ser mostrada à população e uma das formas encontradas foi esse monumento que servirá de visitação pública”, disse.

Kitty Lima denuncia problemas no bairro Jabotiana

por Felipe Macéio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 12h30, última modificação 30/08/2017 16h17
Kitty Lima denuncia problemas no bairro Jabotiana

Foto: César Oliveira

A vereadora Kitty Lima (REDE) usou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para expor a denúncia dos moradores do bairro Jabotiana de que carroceiros estariam usando um terreno da região para descarte irregular de resíduos da construção civil.

A parlamentar esteve no bairro e verificou in loco o problema que tem incomodado os moradores. No momento da visita, Kitty chegou a flagrar um carroceiro despejando os materiais no local. “Constatei dois graves problemas durante a minha visita ao Jabotiana. O primeiro deles foi ver carroceiros descartando resto de obras em um local impróprio para receber este tipo de material, uma agressão ao meio ambiente. O outro foi o uso de um animal para transportar esses dejetos que possuem um peso absurdo, sem contar que esses animais ficam expostos a situações de risco e maus-tratos”, relatou Kitty.

Em seu discurso, a vereadora reforçou seu pedido ao prefeito Edvaldo Nogueira para que solucione os problemas envolvendo a coleta e o descarte de resíduos na cidade. “Aracaju está um lixo e prova disso são os casos de dengue e leishmaniose que crescem diariamente na cidade, diretamente influenciados pelo acúmulo de lixo descartado de forma irregular. Espero que o prefeito solucione essa situação e eu me coloco à disposição para ajuda-lo nessa missão”, pontuou a parlamentar, que reclamou ainda a demora da Câmara em avaliar um pedido de urgência ao PL 213/2017, de sua autoria, sobre a proibição do uso das carroças para o transporte de resíduos da construção civil. “Já faz quase duas semanas que fiz esse pedido porque precisamos dar um basta nessa situação. Muitas pessoas contratam esses carroceiros de forma irresponsável, mas na verdade quem deveria fazer a coleta desses resíduos e destiná-los a um local apropriado era a Prefeitura de Aracaju. Usar carroças para este tipo de transporte deixa a cidade suja e ainda atrapalha a mobilidade urbana da nossa cidade. Vou apelar mais uma vez à sensibilidade da gestão municipal para que a gente consiga aprovar e sancionar esse projeto para que assim a SMTT possa fiscalizar e coibir situações como essa que ocorre no Jabotiana”, disse a parlamentar.

Infraestrutura

Outro problema apresentado por Kitty Lima aos demais vereadores foi a situação da rua Humberto Guimarães, no bairro Jabotiana, que apresenta sérios problemas de infraestrutura.

Além dos inúmeros buracos na via, o mau cheiro proveniente do esgoto que corre à céu aberto no local tem incomodado moradores e comerciantes da região. “Os donos de restaurante são os que mais sofrem porque têm perdido clientes. Recebi mais uma vez esse pedido de socorro para que eu intermediasse junto à prefeitura uma solução para o problema. No mesmo dia entrei em contato com o diretor-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, para que essa demanda seja atendida”, disse.

Kitty já havia solicitado o recapeamento da via à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), pedido que foi atendido à época. “O serviço, infelizmente, foi mal feito e voltou a aparecer. Pedi também para que o problema com o esgoto fosse solucionado, mas ele não foi resolvido e tem se agravado. Irei reforçar o pedido a Ferrari para que ambos os problemas sejam resolvidos”, espera Kitty.

Cabo Amintas expõe proposta “duvidosa” por parte do dono da Empresa Torre

por Diego Rios, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 12h15, última modificação 30/08/2017 16h17
Cabo Amintas expõe proposta “duvidosa” por parte do dono da Empresa Torre

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta terça-feira, 22, o vereador Cabo Amintas (PTB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar um documento oficial de uma reunião ocorrida no Ministério do Trabalho, no último dia 15, na qual participaram representantes do órgão, sindicato dos empregados do setor de coleta de lixo, além dos proprietários das empresas Cavo e Torre.

Até aí, uma reunião como qualquer outra com o intuito de realizar uma negociação de aumento salarial para a categoria, não fosse uma proposta feita pelo proprietário da empresa Torre, José Carlos Dias Torres, durante a negociação.

De acordo com a ata da reunião, em determinado momento, o representante da empresa Cavo propõe um reajuste funcional de 4,95%. Já José Carlos, da Empresa Torre, oferece 10% de aumento, sendo que desses, 5% já seria concedido na folha retroativa ao mês de novembro e os outros 5% após a assinatura do contrato com o Poder Público da licitação que está em curso.

“Ele afirma que vai ganhar a licitação. Uma licitação que está em curso, o dono da Torre assume que vai ganhar. O pacote de novo está montado: volta a antiga diretoria da Emsurb, a Torre assume num documento oficial que vai ganhar a licitação e aí a gente fica calado? O dinheiro não é nosso né? O dinheiro é do povo. A cara de pau está aí”, critica Cabo Amintas.

Ele vai mais além: “aproveitando esse gancho, estou seguindo para Brasília hoje, porque vou tentar ajuda num nível superior, porque a corrupção está mais do que clara no nosso Estado. A nossa cidade está entregue. Infelizmente estamos de mãos atadas. Mas, a corrupção só serve para uma coisa, para o que interessa a eles, que é encher o bolso de dinheiro”, diz.

O parlamentar seguiu no início da tarde desta terça-feira para a Capital Federal, onde, além de compromissos partidários, ele também irá à sede da Polícia Federal protocolar a entrega de documentos referentes à Operação Babel, na esperança de que a instituição assuma as rédeas no combate à corrupção também em Sergipe.

Emília pede que parem de brincar com a inteligência do povo aracajuano

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 22/08/2017 11h50, última modificação 30/08/2017 16h17
Emília pede que parem de brincar com a inteligência do povo aracajuano

Foto: César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para pedir que o Executivo pare de brincar com a inteligência do povo aracajuano e respeite a máquina pública.

Segundo Emília, as pessoas não sabem mais em que acreditar. Todos os dias o Executivo presenteia o aracajuano com tristes notícias. São greves, tradições culturais sendo rasgadas e ainda pregam que a Aracaju respira a qualidade de vida. “Sinceramente, ocupo a tribuna do legislativo e são tantos imbróglios dessa administração que não sei por onde começar; o Executivo prega o marketing da mentira. Os servidores em estado de greve e a mais recente notícia é o cancelamento do tradicional desfile do Siqueira Campos”, pontuou.

Para Emília, a inoperância da gestão e o apoio incondicional do legislativo, transforma as sessões ordinárias em um espetáculo. Não esquecem que o povo está acompanhando cenas vergonhosas permeadas com falta de respeito com o dinheiro público. “A gestão municipal, com o apoio da maioria dos vereadores, protagonizam cenas impressionantes de falta de transparência da máquina pública. O tempo inteiro, o Executivo prega que está as mil maravilhas e que está tudo perfeito, enquanto isso, os servidores clamando por justiça e o cumprimento das promessas de campanha”, destacou.

“Na Casa temos vereadores sérios. Essa gestão só faz mentir, enganar e ficar alimentando a esperança dos servidores. A última foi essa de empréstimo de 100 milhões sem transparência e detalhes do uso em obras”, finalizou.

Fábio Meireles defende construção de restaurante popular na Zona Norte

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 22/08/2017 11h40, última modificação 30/08/2017 16h17
Fábio Meireles defende construção de restaurante popular na Zona Norte

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) elogiou a indicação protocolada pelo vereador Américo de Deus (REDE) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que dispõe sobre a criação de um restaurante popular na zona Norte da capital sergipana. Meireles informou que essa era uma propositura que ele pretendia apresentar, mas diante da iniciativa do colega, pediu permissão para subscrever.

De acordo com Meireles, o restaurante popular atenderá trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco. “A intenção é facilitar e baratear a refeição para as pessoas mais carentes daquela região”, explicou Fábio.

O vereador acrescentou que o objetivo do projeto não é competir com os restaurantes privados, mas sim, estabelecer um trabalho social voltado para quem necessita. “O restaurante também pode fomentar a economia local com alimentos sendo adquiridos dos produtores da agricultura familiar”, apontou Fábio, concordando que a Secretaria da Assistência Social assuma a coordenação do espaço.

“Não entrem em greve”, apela Jason aos médicos

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/08/2017 12h11, última modificação 23/08/2017 12h11
 “Não entrem em greve”, apela Jason aos médicos

Foto: Gilton Rosas

Para o vereador Jason Neto (PDT) a possível greve dos médicos só traz prejuízo para população. Em discurso na manhã desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Jason enalteceu as ações da gestão do prefeito, Edvaldo Nogueira (PCdoB), para área da saúde. O vereador argumentou que após dialogar com a secretária de Saúde, Waneska Barbosa, em reunião na última semana, saiu convencido de que há avanços.

Para exemplificar, Jason Neto citou a negociação e pagamento das dívidas da gestão passada, e do pagamento das faturas da atual gestão, em dia, junto aos hospitais beneficentes. A compra de medicamentos foi outro ponto apresentado. O parlamentar informou, que visitou duas unidades de saúde na última sexta-feira, 18, nos bairros Santa Maria e Bugio e percebeu avanços.

Ao final, Jason Neto colocou a CMA à disposição da para buscar uma intermediação junto a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). “Não entrem em greve, só quem sofre é quem mais precisa, quem não tem plano de saúde. A gente também está ao lado dos médicos, mas a gente pede que não entre em greve, deem mais um crédito a prefeitura, tenho certeza que o prefeito encontrará uma solução”, apelou Jason.

Como será

O vereador também repercutiu na Tribuna da CMA, o programa da TV Globo, “Como Será?”, que enalteceu o trabalho da secretaria municipal de Saúde, no atendimento psicossocial, destacando o atendimento como referência para todo Brasil.

Lucas Aribé critica a não realização do Desfile Cívico da Rede Municipal de Ensino

por Maraísa Figueiredo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/08/2017 08h35, última modificação 23/08/2017 12h41
Lucas Aribé critica a não realização do Desfile Cívico da Rede Municipal de Ensino

Foto: César de Oliveira

Na manhã de terça-feira, 22, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no Grande Expediente para lamentar mais uma atitude do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) com a anulação do Desfile Cívico da Rede Municipal de Ensino que seria realizado no dia 03 de setembro, na Rua de Bahia, bairro Siqueira Campos.

Lucas inicia a sua fala lamentando a não realização do Desfile Cívico da Rua Bahia. “Esse cancelamento chega dói na alma, é dar um tapa na cara da cidadania, é dizer aos nossos estudantes da rede pública municipal que acabou a civilidade e o respeito à Pátria. Se a justificativa fosse segura com dados e provas, agora é muito simples dizer que não tem dinheiro para um desfile e na contramão disso a prefeitura gasta nosso dinheiro com propagandas sobre sua gestão. Isso é uma vergonha”, lamenta.

De acordo com Lucas, a Prefeitura anunciou que o custo para a realização do desfile seria de R$ 800 mil. “Não tem como conseguir parceria não? Será que não existe nenhum empresário que possa ajudar? Esse é um momento de união e sabemos que a condição financeira é péssima, mas há uma maneira de se resolver. Não vamos transformar essa questão numa bagunça. Queremos ajudar, mas se a prefeitura não move um passo para buscar parcerias, não tem como fazermos nada”, opina.

O vereador afirma que existem prefeituras da capital e do interior que buscam parcerias para a realização de algumas atividades e até obras. “De que forma esses estudantes vão ser educados no sentido do patriotismo? No sentido de bater no peito e dizer sou brasileiro com orgulho? No meu entender, o dia 07 de setembro é mais importante que o Forró Caju. Aceitando essa perda histórica, estamos dizendo não à civilidade, à Pátria”, comenta.

“Espero que a gestão de Edvaldo Nogueira não fique marcada por tirar dos cidadãos esse momento. Da mesma forma que eu critiquei no ano passado, quando o governo do Estado fez algo que discriminou às pessoas com deficiência no desfile cívico, estou aqui hoje manifestando a minha contrariedade e tristeza profunda por ser partícipe desses eventos e saber da importância desse desfile como instrumento de manifestação, de amor e respeito ao Brasil”, indaga.

Seu Marcos participa de ato em defesa dos servidores da saúde de Aracaju

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 01/08/2017 13h15, última modificação 23/08/2017 12h09
O vereador Seu Marcos (PHS) participou de uma paralisação dos sindicatos dos agentes comunitários de saúde e endemias (Sacema) e dos enfermeiros (Seese) que resultou na ocupação da Secretaria Municipal de Saúde nesta manhã, 31. Entre pontos de reivindicação das categorias estão o reajuste salarial, incorporação do auxílio de insalubridade em cima do salário básico, melhores condições de trabalho e a implantação do plano de cargos e salários, entre outros.

O vereador Seu Marcos (PHS) participou de uma paralisação dos sindicatos dos agentes comunitários de saúde e endemias (Sacema) e  dos enfermeiros (Seese) que resultou na ocupação da Secretaria Municipal de Saúde nesta manhã, 31. Entre pontos de reivindicação das categorias estão o reajuste salarial, incorporação do auxílio de insalubridade em cima do salário básico, melhores condições de trabalho e a implantação do plano de cargos e salários, entre outros. 

Seu Marcos também acompanhou os representantes dos sindicatos participantes da paralização em uma reunião com a secretária municipal de Saúde , Waneska Barboza, com a consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Márcia Santana e com a diretora Administrativa e Financeira, Mônica Passos. 

Diante do impasse nas negociações, ficou acertada uma reunião com o prefeito Edvaldo Nogueira, com o secretário da Fazenda Jeferson Passos , com o secretário de Planejamento Augusto Fábio. Para Seu Marcos, os servidores da área de saúde tem sofridos há anos com a desvalorização dos salários e com as péssimas condições de trabalho. “Eu sei da realidade da saúde em Aracaju, estou aqui me solidarizando com as categorias e me coloco à disposição dos servidores”, afirmou.

Foto: Assessoria do parlamentar

Nitinho recebe planilha que concede aumento da passagem

por Danilo Cardoso — publicado 23/08/2017 12h10, última modificação 23/08/2017 12h10
Nitinho recebe planilha que concede aumento da passagem

Foto: Equipe CMA

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 22, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD), anunciou a chegada da planilha custo detalhada que nortearam o aumento da tarifa de transporte público coletivo da cidade enviada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Assim que a planilha chegou às mãos do parlamentar, Nitinho foi até o Plenário apresentar aos vereadores. “Acabei de receber o estudo sobre a variação da tarifa do transporte público coletivo de Aracaju e quero dividir este documento com todos vocês. Aqui é o estudo feito pela equipe da SMTT, responsável por conceder este aumento, quero que todos recebam já que teremos uma Audiência Pública agora a tarde, do professor Iran Barbosa”.

O vereador continuou. “Esta planilha precisa ser estudada por todos os vereadores e espero que possamos promover outra audiência pública, posterior a que será realizada hoje, para debatermos mais afundo o tema. Precisamos criar uma comissão para fazer uma análise mais detalhada da planilha de custos do reajuste da tarifa”, disse Nitinho.

A planilha de custos que a Câmara Municipal de Aracaju possui está bastante defasada, de acordo com o vereador. “A planilha de custos que temos aqui na Casa precisa ser revista, porque possui mais de 35 anos. Agradeço a SMTT por nos enviar a planilha”, finalizou o presidente da Casa Legislativa.

Em reunião com presidente da Emurb, Tuca discute melhorias para bairros de Aracaju

por Camila Sousa, Assessora de Imprensa do parlamentar — publicado 31/07/2017 12h15, última modificação 23/08/2017 12h14
Com demandas de diversos bairros em mãos, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 31, com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para tratar de assuntos pertinentes à população.

Com demandas de diversos bairros em mãos, o vereador Anderson de Tuca (PRTB), reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 31, com o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, para tratar de assuntos pertinentes à população.

Durante o encontro, o parlamentar enfatizou que o período do recesso foi destinado para intensificar a fiscalização nos espaços públicos da capital e fazer um levantamento dos principais problemas de cada comunidade. “Da mesma forma que todos os dias têm problemas em nossa cidade para resolver, meu mandato também não tem recesso. Durante esse período trabalhei incansavelmente. Através de um cronograma, visitei vários bairros diariamente. Afinal, foi para isso que o povo me elegeu”, argumentou o vereador. 

Atento às solicitações, Ferrari garantiu que fará o possível para atender todas as reivindicações em um curto prazo de tempo. “Primeiramente, agradeço o empenho do vereador em buscar medidas para solucionar os problemas da população. Todos os pedidos serão encaminhados para o setor operacional da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), e o quanto antes, resolvidos”, destacou.

Na oportunidade, o vereador também agradeceu o empenho do presidente e a agilidade do órgão pelos serviços que já foram executados. “Além dos reparos realizados na Rua Cabo Walbert Dias, no bairro Orlando Dantas, outras demandas foram atendidas. Tenho certeza que desta vez não será diferente. Confio na gestão de Sérgio Ferrari. Essas ações vão gerar inúmeros benefícios para a população. Vamos aguardar”, concluiu. 

Projeto de Lei que institui prazo para pagamento de artistas locais volta para a CMA

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/08/2017 12h14, última modificação 23/08/2017 12h14
Projeto de Lei que institui prazo para pagamento de artistas locais volta para a CMA

Foto: Assessoria do parlamentar

Ainda no primeiro semestre, após todas as votações cabíveis, primeira estância, segunda estância, terceira estância e redação final, o Projeto de Lei N°99/2017, de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Aracaju.

 
Mas o Executivo vetou o Projeto, alegando inconstitucionalidade. Sendo assim, o PL volta para a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “O Projeto de Lei deve ser votado novamente, a qualquer momento aqui na Câmara, e precisa de 16 dos 24 votos, para que o veto seja derrubado, e vire lei”, explica Isac. 
 
Este PL institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo poder público, no município de Aracaju. De acordo com o PL a Prefeitura Municipal de Aracaju ficará obrigada a realizar o pagamento do cachê dos artistas locais 50% antes da realização do evento, e 50% até o quinto dia útil subsequente, a partir da data da apresentação realizada.
 
Em caso de descumprimento desta lei a Prefeitura ficará impedida de contratar artistas enquanto não honrar com as obrigações atrasadas. “Esse não é um projeto apenas meu, é da Casa, para garantir o futuro de quem trabalha com as artes, que sofre por falta de incentivos, que precisa do mínimo de garantia e segurança jurídica para receber por seu trabalho”.
 
O projeto garante os direitos para cantores, bandas, grupos de danças, capoeiristas, repentistas e outras manifestações culturais. “Alguns artistas da terra já estão se manifestando, para que o PL seja aprovado. Ele trás dignidade a todos os artistas, que são maltratados em relação aos artistas nacionais”, desabafa o vereador.

Juvêncio Oliveira cobra melhorias para os moradores do Bairro Luzia

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/08/2017 12h30, última modificação 23/08/2017 12h30
Juvêncio Oliveira cobra melhorias para os moradores do Bairro Luzia

Foto: Assessoria do parlamentar

Após ouvir inúmeras reclamações dos moradores do Bairro Luzia referente à precariedade da iluminação pública, saneamento básico, segurança e infraestrutura, o vereador Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 23, sete indicações visando melhorias para a região.

Uma das reivindicações dos moradores é a cobertura total dos canais localizados na Rua Engenheiro Antônio Gonçalves Soares e da Avenida Doutor Francisco Moreira, pois, de acordo com o vereador este “é um pedido antigo de grande parte dos munícipes que residem na região”.

Agravante

A iluminação pública é outro agravante. Segundo Juvêncio, nas ruas Pastor Jason de Oliveira, Luiz Dias Mota e Engenheiro Antônio Gonçalves Soares a iluminação se encontra precária e ineficiente. “Peço encarecidamente ao presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para solucionar esta problemática, pois, ouvi dos próprios moradores que com a falta de iluminação a ação de vândalos está aumentando a insegurança na área”, disse Juvêncio Oliveira, alertando aos pares que os moradores estão cansados de conviver com esta realidade.

O vereador solicitou ainda para a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), o serviço urgente de tapa-buracos na Avenida Doutor Francisco Moreira e nas ruas Pastor Jason de Oliveira e na Rua Luiz Dias Mota. “Para se ter ideia da situação, os próprios moradores estão tapando os buracos com cimento na tentativa de solucionar o problema”, enfatizou o parlamentar que também pediu melhorias simples, como a limpeza das ruas, pois, além da coleta não ser regular, o lixo está se acumulado na beira do canal gerando assim uma pequena lixeira.

Outro ponto citado pelo vereador em suas indicações, é a necessidade de poda das árvores no bairro, bem como a organização do trânsito, inserindo assim, o pedido de instalação de quebra-molas na avenida.

Emília cobra recapeamento asfáltico no Bairro Industrial

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 11h59, última modificação 22/08/2017 11h59
Emília cobra recapeamento asfáltico no Bairro Industrial

Foto: Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), cobra reparo asfáltico no Bairro Industrial, atendendo a apelo da comunidade local que vem convivendo com uma grande quantidade de buracos.

Emília ouviu os moradores da Rua Belém, que estão revoltados com a situação da via, repleta de buracos. Os moradores disseram que a prefeitura tem conhecimento da grave situação do bairro e, até o momento, não realizou uma operação tapa buracos urgente. “Os moradores estão cansados de esperar uma solução do poder público. Quando chove no local o problema se agrava, colocando em risco a vida das pessoas. A Rua Belém é uma grande artéria do local, com fluxo intenso de carros, cujos condutores precisam escolher o buraco em que vai cair”, pontuou.

De acordo com Emília, a população do Bairro Industrial, há seis meses, está sofrendo com a falta de manutenção da via. Diariamente são contabilizados acidentes, por conta doa falta de compromisso e sensibilidade da gestão municipal. “Será que não tem ninguém da prefeitura para resolver a situação? As pessoas estão usando cascalhos como paliativo para tapar os buracos e diminuir os prejuízos. Acidentes com motociclistas e carros com pneus estourados já viraram um triste hábito do local. A comunidade já perdeu as contas de quantas vezes foi preciso ajudar os menos avisados”, destacou.

Por fim, a parlamentar cobrou providências imediatas, no sentido de que a Prefeitura faça uma operação tapa buracos e resolva a situação da comunidade. O Bairro Industrial faz parte da história de Aracaju e não pode ser esquecida pelo Executivo. “Nada justifica as pessoas ficaram por meses apelando para a administração enviar uma equipe para fazer o serviço. O trabalho de recapeamento asfáltico deve ser diário e não ficar favorecendo bairro “A ou B”, finalizou.

Américo de Deus se reúne com moradores do Loteamento Coqueiral

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 11h54, última modificação 22/08/2017 11h54
Américo de Deus se reúne com moradores do Loteamento Coqueiral

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) esteve reunido no início da tarde de segunda, 21, com moradores do Loteamento Coqueiral, localizado no Bairro Porto Danta, Zona Norte de Aracaju. Dentre os pontos de pauta, o vereador informou à comunidade sobre a retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), referente à infraestrutura, esgotamento sanitário e abastecimento de água na localidade.

Américo também falou sobre a previsão de início das obras para construção de 600 unidades habitacionais advindas do programa Minha Casa, Minha Vida no Bairro, em que os recursos a serem utilizados serão liberados pela Caixa Econômica Federal para o Executivo, através do empréstimo autorizado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para a retomada das obras que foram paralisadas.

Na oportunidade, o vereador justificou o seu voto em favor do empréstimo. “Todas as proposituras que objetivem benefícios para a população aracajuana, terão os meus votos favoráveis. Votei sim para esse empréstimo, pois, visa à melhoria na qualidade de vida das comunidades. Conforme foi explanado na CMA o recurso será direcionado para resolução de problemas antigos dos Bairros”, comentou Américo.

Fábio destaca contribuição de José Augusto Barreto para medicina sergipana

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 12h31, última modificação 22/08/2017 12h31
Fábio destaca contribuição de José Augusto Barreto para medicina sergipana

Foto: César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 22, para homenagear o médico José Augusto Barreto, fundador do Hospital São Lucas, que faleceu no último final de semana aos 89 anos de idade. Para Fábio, o cardiologista é uma referência de compromisso e dedicação à sociedade sergipana.

Em seu discurso, Meireles lembrou a relação estabelecida com o médico durante a sua experiência profissional no Hospital São Lucas, onde trabalhou durante cinco anos. “Estava desempregado e o doutor José Augusto Barreto me deu essa oportunidade. Quero honrar a vida dele, assim como honrei enquanto esteve vivo, porque ele elevou a saúde do nosso Estado”, destacou.

O parlamentar manifestou votos de pesar à família do médico, ressaltando que seu legado permanecerá vivo e alcançando muitas outras gerações. “Os familiares perderam um grande homem, mas também os sergipanos perderam um cidadão que dignifica nossa história, por seu espírito empreendedor e humanista”, completou.

Nascido em 16 de julho de 1928, José Augusto Barreto era natural de Nossa Senhora do Socorro. Foi aluno do Colégio Salesiano em Aracaju, e do Colégio Marista em Salvador, onde também se graduou em nível superior, pela Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1969, inaugurou o Hospital São Lucas, primeiro hospital privado do Estado com urgência 24 horas.

Américo de Deus solicita criação de restaurantes populares

por Danilo Cardoso — publicado 22/08/2017 12h29, última modificação 22/08/2017 12h29
Américo de Deus solicita criação de restaurantes populares

Foto: César de Oliveira

A criação de restaurantes populares destinados às pessoas carentes que estão distantes do centro da cidade foi um dos assuntos levantados pelo vereador Américo de Deus (Rede), durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 22. O parlamentar ainda destacou o aumento da tarifa do transporte coletivo, o dia do folclore e o desemprego.

Em seu discurso, Américo salientou que está encaminhando para a Prefeitura de Aracaju e para a Secretaria Municipal de Assistência Social a indicação para a criação do restaurante popular Irmã Dulce dos Pobres. “Precisamos criar o restaurante popular Irmã Dulce dos Pobres, que deverá ser instalado nas comunidades mais carentes para beneficiar aquelas pessoas que não tem dinheiro para se deslocarem até o restaurante Padre Pedro”.

O vereador Fábio Meirelles (PPS) revelou que também possuía a ideia de realizar indicação para a criação do restaurante popular. “Vou me somar a vossa excelência, também tinha está ideia e vossa excelência colocou este projeto primeiro, tenho a humildade para me somar. Precisamos ter pelo menos um restaurante na zona norte e outro na zona sul”.

Relembrando o tempo em que era engraxate, o vereador Palhaço Soneca (PPS) se somou a indicação. “Sei muito bem desta sua preocupação porque quando engraxava sapato no centro todos os dias comia no restaurante Padre Pedro. Quero subscrever este seu projeto e ajudar os mais carentes”.

Aumento da Tarifa

Sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo, o vereador Américo de Deus foi categórico. “O prefeito concedeu 12,9% o reajuste da passagem quando a inflação é de 4,5%. Não poderia ser assim, tinha que ser o mesmo crescimento da inflação. Também quero deixar claro que votei contra em deixar a responsabilidade do aumento para o prefeito. Depois de conceder o aumento, o prefeito envia as planilhas de custo, exigimos respeito”.

O vereador Elber Batalha (PSB) exibiu no painel da Casa Legislativa uma entrevista do prefeito Edvaldo Nogueira. “Quero destacar o que Edvaldo Nogueira disse em relação ao aumento da passagem, em uma entrevista no mês de Maio onde criticou o aumento na gestão de João Alves de mais de 14% e agora, em agosto, ele concede aumento 12,9%”.

A vereadora Kitty Lima (Rede) destacou que votou contrário a transferência da responsabilidade do aumento da tarifa para o prefeito. “Quero destacar que na votação da LDO, quando ficamos até a noite, votaram isso no apagar das luzes. Aumentou o preço da tarifa e o serviço não melhorou. Não podemos mais deixar acontecer isso”.

Dia do Folclore

Américo de Deus destacou ainda na Tribuna o Dia do Folclore que é comemorado hoje, 22. “Agradecendo a todos que compareceram a Sessão Especial de ontem. O folclore faz parte de nossas tradições e cultura. Devemos comemorar e também refletir sobre sua valorização como forma de incentivo”, destacou o vereador citando alguns participantes do ato, a exemplo do grupo Peneirou Xerem, Luiz Fontinelle e Chiquinho do Além Mar.

Desemprego

A preocupação com o crescente número de desempregado na Capital sergipana também foi abordado na Tribuna. “O desemprego está sério, as pessoas estão gritando por ajuda e este empréstimos de 100 milhões de reais deverá contribuir para a diminuição deste índice. Vamos torcer para que traga empregos para os aracajuanos que estão passando fome”, finalizou.


Elber denuncia que Edvaldo cobra 4x a mais IPTU da Zona de Expansão

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 22/08/2017 13h04, última modificação 22/08/2017 13h04
Elber denuncia que Edvaldo cobra 4x a mais IPTU da Zona de Expansão

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta terça-feira, 22, para denunciar que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na gestão de Edvaldo Nogueira, além de não ter revogado o IPTU do município, está cobrando valores a mais para os proprietários de terrenos da Zona de Expansão. A denúncia já havia sido feita através das redes sociais do parlamentar que, desde o fim de semana vem alertando aos moradores da região para o aumento abusivo do IPTU.

 
O líder da oposição explicou que no projeto de aumento de IPTU ainda da gestão de João Alves, foi colocado que os terrenos de Aracaju aumentariam 60% e os imóveis construídos 30% ao ano. Elber disse que na época o PSB, PCdoB, OAB e MP ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para revogar o projeto como um todo, inclusive com este inciso referente à Zona de Expansão. “Só que o Tribunal de Justiça indeferiu a liminar, mas deixou estabelecido que os terrenos passariam a ter a mesma alíquota que as casas e nas zonas de Aracaju que não tiverem esgoto e saneamento básico, terão uma alíquota de IPTU de 1%. Cumprindo a decisão judicial.
 
Ainda na Tribuna, Elber mostrou boletos de moradores da Zona de Expansão onde está clara a cobrança indevida do IPTU para aquela região. Ele disse que foi cobrado 4 vezes a mais que o devido. “Nós descobrimos que a Prefeitura na gestão de Edvaldo Nogueira enviou todos os boletos de IPTU da Zona de Expansão e terrenos não edificados que não tem esgotamento e saneamento com a alíquota de 4%. Foi cobrado 4 vezes a mais o IPTU de toda Zona de Expansão de Aracaju. Isso é muito grave”, denunciou Elber.
 
O parlamentar ainda disse que algumas pessoas individualmente já entraram com ações judiciais e já estão ganhando liminares para não pagarem mais os 4% ano que vem e serem ressarcidos no futuro. “Estamos disponibilizando em nosso site para a população para que coloque o o valor do IPTU e nós mandaremos o que seria o valor correto a ser pago para que o cidadão procure a justiça para ser ressarcido desse valor. É um erro gravíssimo cobrar tributo acima do valor especificado em lei. E já quero informar que na próxima quinta-feira farei uma apresentação sobre o projeto de revogação do IPTU para esclarecer este engodo do prefeito Edvaldo Nogueira ao anunciar o resultado a tal comissão de estudo que ele criou para o IPTU, onde depois de 180 dias, anunciam que vão revogar para o futuro o IPTU de Aracaju. É o que já foi cobrado? Vamos esclarecer mais essa mentira armada por Edvaldo Nogueira para enganar os Aracajuanos”, finalizou.

“Eu alertei!”, diz Seu Marcos sobre a paralização dos médicos

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/08/2017 09h50, última modificação 30/08/2017 16h17
“Eu alertei!”, diz Seu Marcos sobre a paralização dos médicos

Foto: Gilton Rosas

Sensibilizado com o atual cenário vivenciado pelos servidores e com as dificuldades que a saúde de Aracaju tem enfrentado nos últimos anos, Seu Marcos (PHS) tem alertando frequentemente os riscos que a falta de diálogo entre a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira com os servidores podem acarretar para a população se as negociações não forem iniciadas.

“Nesta segunda-feira, 21, os médicos da rede municipal de saúde decidiram paralisar as atividades por 48 horas e quem mais sofre é a população carente que precisa de atendimento. Eu alertei! E isso só é o começo. Tudo pode ficar pior”, enfatizou Seu Marcos, que utilizou o parlamento municipal, na semana passada, para cobrar que a Prefeitura de Aracaju recebesse as categorias da área de saúde a fim de evitar um caos se instalasse no setor.

Seu Marcos ressaltou ainda que além da paralisação da categoria médica, os agentes comunitários de saúde, os enfermeiros, os auxiliares e técnicos em enfermagem tem optado também por interromper as atividades por causa da falta de diálogo. “O caos na saúde pode piorar ainda mais. Se não houver uma negociação, a rede municipal de saúde pode parar. Participei de vários atos com os servidores da saúde e tentei mediar as negociações entre as categorias e a prefeitura. Os trabalhadores estão insatisfeitos com o tratamento que estão recebendo. Não tem condições de trabalho. Não são incentivados. E isso tem que ser revisto”, concluiu.

Secretária de Saúde apresenta o relatório do 1º quadrimestre

por Danilo Cardoso — publicado 30/08/2017 16h15, última modificação 30/08/2017 16h15
Secretária de Saúde apresenta o relatório do 1º quadrimestre

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu durante a 61ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 24, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, que apresentou o relatório do 1ª quadrimestre de 2017. Após exibir no painel os dados gerais da pasta, a gestora respondeu os questionamentos dos parlamentares.

Entre os assuntos abordados durante o pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, a secretária destacou a queda na receita enviada pelo Governo Federal, em relação ao mesmo período de 2016, de pouco mais de 20 milhões de reais. Outro ponto destacado foi o número de atendimento na rede de urgência no período, superando os 80 mil beneficiados na Zona Norte e na Zona Sul.

Bastante tranquila em seu discurso, a secretária salientou o papel dos vereadores nas cobranças de ações mais eficácias. “Esta é uma grande oportunidade de mostrar o que estamos fazendo e onde estamos avançando. Confesso que estava um pouco nervosa, mas acabei ficando mais tranquila ao perceber o sentimento de cooperação de todos os vereadores”.

O vereador Seu Marcos (PHS) abriu a rodada de perguntas a gestora elogiando a Saúde Mental do município. “Diante de tanta cobranças que faço neste Plenário, hoje vim na tribuna elogir sobre a matéria exibida no programa Como Será, da Globo, que colocou como excelência a saúde mental de Aracaju”.

Relatando que os vereadores estão mais próximos ao povo, Zezinho do Bugio (PTB) cobrou um posicionamento sobre a falta de medicamentos nas Unidades de Saúde. “Tenho vários relatos de falta de medicamentos nas unidades de saúde, principalmente na zona norte, onde estou diariamente. Também peço que tome providências sobre o atendimento dos agentes de saúde, que não estão visitando as casas”.

Parabenizando a gestora pelo aumento de atendimento do programa Saúde nas Escolas, o vereador Américo de Deus (Rede). “Com está ação iremos sair de 18 mil para mais de 25 mil estudantes beneficiados. Também parabenizo pela abertura do edital para a contratação dos 512 servidores que irão desafogar o atendimento da rede”, questionou o parlamentar demonstrando preocupação com os 58 casos de tuberculose.

O Castramóvel foi o assunto levantado pela vereadora Kitty Lima (Rede). “A última vez que te visitei me deram um prazo de um mês para o castramóvel ir às ruas e até agora nada. Sabemos que o carro está em uma garagem e o contrato de aluguel do local acaba este mês. O meu medo é que está lei não seja cumprida. Quero saber quais dificuldades que a secretaria está passando com relação a isto”.

O vereador Isac (PCdoB) expôs um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em relação à mortalidade infantil. “A UFS fez uma exposição de dados socioeconômicos onde Aracaju ocupa a penúltima posição no nordeste em mortalidade infantil, quais ações estão sendo feitas?”.

Fábio Meireles (PPS) destacou o elevado número de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital sergipana. “A informação é que Aracaju possui cerca de dois milhões de cartões SUS, sendo que a população é de 600 mil, tem alguma medida sendo tomada em relação a isto?”, outro questionamento foi sobre a dívida da Prefeitura de Aracaju com o Hospital Santa Isabel.

O vereador Jason Neto (PDT) revelou que tem visitado os postos de saúde e vê que está melhorado o atendimento. “Estou sempre presente nas unidades de saúde e tenho escutado depoimentos da população que o atendimento está melhor, tem remédio e conseguem marca as consultas. Uma cobrança que faço é referente ao retorno da Unidade de Saúde Elisabeth Pita, ao conjunto Valadares, no bairro Santa Maria”.

O líder do prefeito na CMA, professor Bittencourt (PCdoB), salientou que a preocupação da secretária é com a gestão pública. “Sei que a gestão que fazer o melhor, nos vereadores estamos sempre cobramos repostas dos problemas e na ponta disso tudo está à vida humana. Sua equipe é formada de pessoas que reconhecem as dificuldades e não se aquietam diante das barreiras”.

Realizando um ligeiro comparativo entre o quadrimestre de 2016 e 2017, o vereador Iran Barbosa (PT) notou avanços. “Em um ligeiro comparativo entre os períodos, vi que cresceu os índices de atendimentos nas unidades de saúde, bolsa família e vários outros pontos, mais um dado chamou atenção, referente ao quesito da saúde da mulher, que apresenta uma queda insistente, sendo que o público feminino é a maioria da população”.

O líder da oposição, vereador Elber Batalha (PPS), desejou sucesso questionando sobre as aplicações dos recursos do município. “Preciso saber quanto foi aplicado de recursos financeiros do município na Saúde. Não seria necessário realizar um concurso público ao invés de uma contratação temporária de 512 servidores?”.

Kitty Lima discute políticas públicas para os animais com prefeito de São Cristóvão

por Felipe Macéio, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/08/2017 09h45, última modificação 30/08/2017 16h16
Kitty Lima discute políticas públicas para os animais com prefeito de São Cristóvão

Foto: Assessoria do parlamentar

Após ser procurada por moradores do município de São Cristóvão que relataram o alto número de animais abandonados e doentes pelas ruas da cidade, a vereadora Kitty Lima (REDE) esteve reunida com o prefeito Marcos Santana, para orientá-lo na resolução do problema.

Kitty Lima, que preside uma ONG de cuidado e proteção animal há cinco anos, e um vida inteira de doação à causa animal, levou seu conhecimento no trato com os animais em situação de risco, e a sua experiência como agente pública, para ajudar a prefeitura a lidar com a situação. "Alertei sobre a importância de implementar políticas públicas voltadas a causa animal, além da necessidade de se realizar campanhas de bem-estar para avaliação e vacinação desses animais e, acima de tudo, orientar a população de que abandono e maus tratos contra animais é crime”, explicou Kitty.

Durante a conversa acerca das iniciativas para a causa animal no município, o prefeito revelou à parlamentar que está tentado firmar uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Ele não deixou muito claro como seria essa parceria com a universidade, mas fiquei bastante feliz em ver a vontade do prefeito em resolver o problema. Ele foi bastante receptivo às minhas sugestões e se mostrou amigo da causa animal. Com essas iniciativas, o número de animais abandonados e doentes na cidade será reduzido significativamente", disse a vereadora.

Thiaguinho busca apoio para a construção da nova sede da CMA

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 13h30, última modificação 30/08/2017 16h16
Thiaguinho busca apoio para a construção da nova sede da CMA

Assessoria do parlamentar

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) foi recebido na tarde desta quinta-feira, 23, pelo líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC). Thiaguinho pediu a sua interferência junto ao BNDES para a liberação de verba destinadas à construção do novo prédio da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

"A nova sede da Câmara é um sonho dos servidores e uma necessidade. É preciso acompanhar a evolução, o prédio atual, construído há mais de 30 anos, já não comporta a sua estrutura. Os vereadores não tem gabinete e muitos setores trabalham em desconforto. André já manteve contatos e prometeu trazer notícias em breve", disse Thiaguinho.

Ele também buscou informações sobre uma emenda impositiva no valor de R$ 60 milhões que será destinada para a realização de obras na capital. Thiaguinho destacou o trabalho de André Moura, que não tem medido esforços para conseguir a liberação de recursos. "André tem agido como um verdadeiro democrata, recebendo a todos que o procuram, aliados ou não. Ele tem deixado claro que a sua preocupação é com o crescimento do nosso Estado e da nossa capital".

Fábio Meireles solicita reavaliação no cadastro do SUS em Aracaju

por Assessoria do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h00, última modificação 30/08/2017 16h16
Fábio Meireles solicita reavaliação no cadastro do SUS em Aracaju

César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) sugeriu que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reavalie o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, considerando o fato de que o número de cartões de beneficiários é quase quatro vezes maior do que a população aracajuana. “A informação é que Aracaju possui cerca de dois milhões de cartões SUS, sendo que a população é de 600 mil”, destacou o parlamentar durante sessão especial com a secretária da Saúde, Waneska Barbosa, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira,24.

De acordo com Meireles, a checagem dos dados pode ser feita por meio de um recadastramento ou através de um levantamento de informações em com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), vinculado ao Ministério da Saúde. Para o vereador, a medida deve “otimizar a gestão dos recursos e a oferta dos serviços, além de garantir mais transparência ao município junto ao Governo Federal, de onde parte a maior parcela dos repasses para a Saúde”.

Comprometimento

Após a apresentação do relatório de gestão do 1º Quadrimestre de 2017, o parlamentar também destacou os avanços da pasta nos primeiros meses deste ano. A secretária informou que, entre janeiro e abril, mais de 80 mil atendimentos foram ofertados na Unidades de Urgência da capital, um número que segue em ascensão no comparativo com o mesmo período do ano passado. “Isso demonstra o compromisso do equipe do prefeito Edvaldo Nogueira em recuperar a qualidade de vida dos aracajuanos”, pontuou Fábio, que também indagou a gestora a respeito da dívida com o Hospital Santa Isabel.

Fábio Meireles disse compreender o momento desafiador vivenciado pela administração municipal por conta da necessidade de “reorganizar as contas do município”, mas reforçou sua confiança nas medidas já adotadas. “É certo que ainda temos muitos pontos em que precisamos avançar, por isso, peço que Deus abençoe nossos gestores e que eles continuem tendo a sensibilidade de ouvir as demandas que chegam através desta Casa, porque estamos diariamente atentos aos anseios das comunidades”, finalizou.

Seu Marcos recebe jovens do Movimento Brasil Livre

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h20, última modificação 30/08/2017 16h15
Seu Marcos recebe jovens do Movimento Brasil Livre

Assessoria do parlamentar

Os representantes do Movimento Brasil Livre (MBL) se reuniram com o vereador Seu Marcos (PHS), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para pedir o apoio do parlamentar na aprovação do Projeto de Lei n°235/2017 de autoria da vereadora Emília Correia (DEM), que trata sobre o “Programa Direito de Aprender”.
 
O texto  garante  que o docente exponha suas convicções e pontos de vistas ideológicos sobre  conteúdos programáticos de ensino sem vinculações à preferência política, partidária e religiosa. Proibindo a vinculação de avaliações que ressaltem opiniões particulares a estes temas. 
 
Para os representantes do MBL , Mateus Leite e Moas Sabino, o apoio de Seu Marcos é de grande importância para os jovens aracajuanos. “Queremos o apoio de Seu Marcos neste projeto que visa tratar de preconceitos, seja ele religioso, político e racial nas escolas. Não podemos aceitar que professor está imponham mais suas convicções e opiniões em sala de aula", frisaram os representantes.
 
Seu Marcos aprovou a iniciativa do projeto e não só votará a favor, como também vai subscrever a matéria  na casa. “Agradeço a confiança aos jovens do MBL e me coloco o mandato à disposição do grupo e do projeto. Também  trabalharei para a aprovação  do programa na CMA. Este projeto enfatiza que somos um país democrático, de livre pensamento e com direito à liberdade de expressão", afirmou.

Seu Marcos critica justificativa dada para o não retorno do 'Horário Estendido'

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h10, última modificação 30/08/2017 16h16
Seu Marcos critica justificativa dada para o não retorno do 'Horário Estendido'

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) ouviu, na manhã desta quinta-feira, 24, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, que esclareceu e apresentou um panorama das políticas aplicadas na saúde de Aracaju desde a sua chegada ao cargo. O vereador Seu Marcos (PHS) aproveitou a ocasião para cobrar da gestora o retorno do Horário Estendido nas unidades de saúde básica e da família da capital. Indicação encaminhada ao órgão no começo deste ano.
 
Com a justificativa que a ampliação do horário de atendimento não traria benefícios para a população e que geraria gastos para o governo municipal, além de aumentar o fluxo de pacientes no turno que fosse estendido, a secretária  afirmou que é inviável a solicitação feita pelo vereador. O que contraria um levantamento feito pelo próprio órgão durante o período que as unidades de saúde atendiam nessa modalidade de horário. De acordo com o vereador,  “ a fala de Waneska Barboza não está em sintonia com  dados cedidos pelo próprio setor que ela trabalha, que ver um um aumento considerável nos atendimentos. Não estou convencido da resposta dada por ela aqui no plenário, já que o secretário anterior, que também era técnico, havia sinalizado a implantação por ser útil a população. Tínhamos esse mecanismo na gestão anterior.  O que mudou?", enfatizou.
 
Seu Marcos ressaltou ainda que não acredita que exista uma diminuição  da demanda  durante o horário normal ou que os moradores façam a migração de um turno para o outro como enfatizou a secretária. “Não entendo a colocação da senhora Waneska, a população paga pelo serviço e poderia sim escolher a hora que quer ser atendido, as pessoas precisam trabalhar  também e têm suas responsabilidades. Outro fator que eu descarto, dito pela gestora, é que doença não escolhe  e não avisa quando chegar, por isso não é uma escolha do paciente e sim  uma necessidade. A luta não acabou”, concluiu o vereador.
 
Entenda o caso 
 
Em maio deste ano, o Vereador Seu Marcos solicitou o retorno do horário estendido nas unidades de saúde e da família do município de Aracaju. Na época, o secretário era o Dr. André Sotero que sinalizou positivamente a implantação. O ‘Horário Estendido' foi uma indicação do ex-vereador Dr. Agnaldo que viu a necessidade de atender melhor a população em um horário que fugisse do comercial, dando oportunidade para que a comunidade pudesse ser atendida também no horário da noite.

Thiaguinho acompanha as palestras do 5° Congresso Nacional de Legislativos Municipais

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h25, última modificação 30/08/2017 16h15
Thiaguinho acompanha as palestras do 5° Congresso Nacional de Legislativos Municipais

Assessoria do parlamentar

Com uma apresentação sobre a função dos vereadores, foi aberto nesta quinta-feira, 24, o segundo dia de palestras do 5° Congresso Nacional de Legislativos Municipais, que acontece em Brasília. O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) acompanhou a explanação feita pelo advogado e vereador de Novo Cabrais/RS, Silomar Garcia. Em seguida foram apresentadas as noções básicas do processo legislativo.

Para Thiaguinho, o congresso tem sido uma excelente oportunidade para a obtenção de mais conhecimentos. "Tudo aquilo que nós vivenciamos no dia a dia do parlamento é discutido aqui. O regimento interno, o papel do vereador, a importância das comissões, as dúvidas, tudo é debatido e essa troca de experiência tem sido muito enriquecedora para mim", comentou.

O congresso encerra nesta sexta-feira, 25, com a palestra sobre Políticas Públicas de Saúde e a participação do Legislativo. Será ministrada por Michele Caputo Neto, secretária de Estado da Saúde do Paraná. Depois haverá uma apresentação do Programa Intermunicipal de Prevenção de Doenças e o enceramento com a Assembleia Geral da UVB.

Jason apela por celeridade de projeto que cria notas de real com braile

por Assessoria do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h30, última modificação 30/08/2017 16h15
Jason apela por celeridade de projeto que cria notas de real com braile

Gilton Rosas

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira, 24, durante discurso no Pequeno Expediente, o vereador Jason Neto (PDT) informou que irá apresentar uma Moção de Apelo, direcionada a Câmara dos Deputados, para que o projeto de lei complementar 41, de 2015, tenha celeridade na tramitação e aprovação.
 
O projeto determina a fabricação de notas e moedas de real, com identificação tátil, tamanhos diferentes e braile. O objetivo seria incluir milhões de pessoas. Segundo o IBGE, no Brasil seis milhões possuem algum tipo deficiência visual, sendo que 500 mil são totalmente cegas.
 
A apreensão do vereador, é que com a privatização da Casa Moeda, conforme proposta apresentada esta semana pelo governo Michel Temer, que o projeto não seja implementado. “Será que depois de privatizada a Casa da Moeda vai querer levar esse projeto à frente? A preocupação é muito grande, por isso, irei apresentar uma Moção de Apelo para que a Câmara dos deputador dê celeridade na tramitação deste projeto”, afirmou Jason.

Iran analisa dados apresentados pela Secretária de Saúde

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 11h55, última modificação 25/08/2017 12h26
Iran analisa dados apresentados pela Secretária de Saúde

Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 24, a Secretária Municipal de Saúde, Waneska de Souza Barboza, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar o Relatório de Gestão 1º Quadrimestre de 2017. Na oportunidade, a Secretária apresentou dados relativos às receitas e despesas do setor, repasses e programas da Secretaria, além dos números relativos aos atendimentos realizados no 1° quadrimestre deste ano, entre outros. O vereador Iran Barbosa (PT) fez uma breve análise dos dados apresentados, comparando-os com os dados do último quadrimestre do ano passado. “Fazendo um comparativo entre o relatório de gestão do último quadrimestre de 2016 com este, verifiquei que houve avanços no tocante à cobertura de atendimento pelas Equipes de Saúde da Família, que avançou de 70,44% para 75%. Vimos que houve também um ligeiro crescimento no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, assim como no percentual de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que são acompanhadas pela Atenção Básica, que saiu de 54,4% para 56, 46%. No entanto, questiono o porquê de, no quesito Saúde da Mulher, haver uma queda insistente dos indicadores, no nosso município. O que tem levado a isto acontecer?”, questionou Iran. O parlamentar indagou, também, sobre o monitoramento da qualidade da água distribuída em Aracaju. “Recebemos, constantemente, reclamações sobre a qualidade da água que chega à casa da população. Gostaria de saber como está o monitoramento feito pela Vigilância Sanitária sobre a oferta desse serviço e se é possível termos a divulgação pública deste monitoramento?”, indagou. Iran pediu também para a Secretária Waneska tratar das devoluções de recursos públicos que foram destinados à pasta, mas não foram utilizados na gestão passada, além de solicitar o quadro detalhado do quantitativo, com discriminação do tipo de vínculo, do pessoal da Saúde. A Secretária de Saúde respondeu aos questionamentos feitos pelo parlamentar, apontando quais as ações estão sendo realizadas pela equipe.

Kitty cobra da SMS oferta do Petscan aos pacientes oncológicos

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 25/08/2017 11h22, última modificação 25/08/2017 11h22
Kitty cobra da SMS oferta do Petscan aos pacientes oncológicos

Foto: Gilton Rosas

A secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, esteve nesta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para apresentar o relatório do 1ª quadrimestre de 2017. Entre os assuntos abordados durante o pronunciamento, a secretária destacou a queda de quase R$ 20 mi na receita enviada pelo Governo Federal em relação ao mesmo período de 2016.

A vereadora Kitty Lima (REDE) questionou a gestora da Saúde sobre a oferta do Petscan, exame que permite um diagnóstico ainda mais precoce do câncer e que auxilia no tratamento da doença. A melhoria do serviço oncológico é uma das frentes de trabalho de Kitty em prol dos pacientes que estão no combate à doença, por isso a parlamentar quis saber de Barboza se a pasta está viabilizando algum convênio para a oferta do exame. “Fiquei bastante feliz em saber da Waneska que o Estado está preparando uma parceria com uma clínica particular para que o exame seja oferecido a essas pessoas que lutam diariamente contra o câncer e que sofrem pela impossibilidade de realizarem esse exame em Sergipe. Sou bastante sensível a esta causa e já me coloquei à disposição para ajudar de qualquer forma a concretizar esse acordo”, comemorou.

Kitty cobrou ainda da secretária dados referentes ao Hospital de Cirurgia, principalmente os que se refere à estabilização da situação financeira da unidade. “Hoje nós temos um contrato com o Hospital de Cirurgia na faixa de R$ 6 mi, sendo que desse total, R$ 4 mi é oriundo de verba federal. A portaria nº 3410 do Ministério da Saúde, que versa sobre contratação de hospitais filantrópicos, coloca que o município deve fazer avaliações, divididas em percentuais de indicadores qualitativos e quantitativos. Quando a gente exige a oferta do hospital de cirurgia ele nunca cumpre com a oferta mínima que a gente precisa para a população, então a gente paga de acordo com o que é feito, afinal, eu não posso pagar cheio quando eu tenho uma produção menor que 70%”, explicou.

A gestora da pasta disse também que o Cirurgia é um hospital de alta complexidade e que ele é a única unidade de saúde habilitada para a maioria dos procedimentos da alta complexidade da rede de Saúde do município. “Isso faz com que a gestão fique presa ao hospital. Por exemplo, procedimento de alta complexidade cardiovascular só tem o Cirurgia. Para fazer esse procedimento em outro local eu preciso entrar com recursos próprios e, para receber do Ministério da Saúde esse valor gasto, eu tenho que estar com esta unidade também habilitada”, pontuou Barboza, revelando ainda outro entrave sobre a regulação dos procedimentos.

“Desde o início do ano estamos trabalhando para trazer essas filas para responsabilidade da gestão para que a gente possa, de forma transparente, utilizar critérios técnicos para dizer que um paciente tem maior necessidade do procedimento do que outro. O problema é que estamos encontrando muita resistência do próprio hospital e, principalmente, dos profissionais para realizar essa mudança. Nós temos uma ação civil para colocar a fila de neurocirurgia na regulação e até o momento não conseguimos porque nem o hospital e nem os profissionais nos enviam as agendas dos procedimentos”, esclareceu.

Para Kitty, o impasse traz apenas prejuízos à população que já sofre com um serviço público de saúde deficiente. “É uma pena ouvir todos esses problemas burocráticos e saber que, enquanto isso, diversas pessoas estão sofrendo para serem atendidas em hospitais e postos de saúde, e sofrem até mesmo dentro das unidades esperando vagas em leito e por procedimentos. Infelizmente a população é quem na verdade paga por essa conta”, lamentou a vereadora.

Isac visita Mercado Albano Franco no Dia do Feirante

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h23, última modificação 25/08/2017 11h23
Isac visita Mercado Albano Franco no Dia do Feirante

Foto: Dienis Celestino/Assessoria do parlamentar

Nesta sexta-feira, 25, data em que se comemora o dia feirante, o vereador Isac Silveira (PCdoB) foi até Mercado Municipal de Aracaju prestar homenagem aos trabalhadores que, muito respeitosamente, acordam cedo para nos prestar um serviço importante.

Além de rever amigos, Isac conversou com as pessoas sobre melhorias tanto para o conforto de quem está diariamente no local, como para clientes, e constatou que o teto precisa de reparos e que a segurança ainda é a principal reivindicação de todos que estavam no local. "As pessoas precisam ter o mínimo de conforto para trabalhar. Os clientes não podem pisar na água suja como acontece na parte dos peixes, muito menos, se molhar quando chover. Eu vou pessoalmente conversar com Luiz Roberto, presidente da Emsurb, para ver de que forma as melhorias podem chegar", analisou Isac.

Com relação a segurança, de acordo com o coordenador dos mercados centrais, atualmente, oito guardas municipais fazem a segurança, e a expectativa é para que ainda este mês mais três profissionais cheguem para reforçar a segurança.

Vereador Isac esclarece inverdades ditas por colega parlamentar

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 08h34, última modificação 24/08/2017 08h34
Vereador Isac esclarece inverdades ditas por colega parlamentar

Foto: Assessoria do parlamentar

Após um pedido pessoal de Isac Silveira à Emurb, várias ruas do Bairro Industrial estão recebendo melhorias. “Eu realizei visitas em várias regiões do Bairro Industrial, e constatei a necessidade de algumas obras. Fui então até à Emurb, onde fui atendido pelo presidente Sérgio Ferrari, fiz os pedidos, as indicações, e prontamente as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, começaram a trabalhar nas localidades”, explica Isac.

Então ao contrário do que diz, a minha colega vereadora, Emília Correa, na matéria intitulada "Emília Corrêa cobra reparo asfáltico no Bairro Industrial", publicada em um site online na última terça-feira, 22. A Prefeitura de Aracaju, está sim trabalhando com serviços de tapa-buraco no Bairro Industrial, desde a segunda-feira da semana passada, dia 14/08. A primeira via a receber os serviços foi a Rua Mário Matiotti, antiga Rua Fortaleza, e a atuação da Emurb no bairro se estendeu até o dia 18/08, tendo continuidade ainda esta semana, conforme cronograma:

14/08/2017 - Rua Mário Matiotti - antiga Rua Fortaleza (entre rua General Calazans e Euclides Figueiredo)
14/08/2017 - Av. Altamira (entre Rua Mário Matiotti e Rua Belém)
15/08/2017 - Rua Belém (entre Av. João Rodrigues e Rua São João)
16/08/2017 - Av. João Rodrigues (entre Av. Confiança e Rua Thales Ferraz)
18/08/2017 - Av. João Rodrigues (entre Rua Thales Ferraz e Av Simeão Sobral)
18/08/2017 - Av. Simeão Sobral (entre Av. Antônio Cabral e Tv. Carlos Silveira)
18/08/2017 - Travessa Carlos Silveira (entre Av. Simeão Sobral e Av. José Conrado de Araújo)
18/08/2017 - Av. José Conrado de Araújo (entre Tv. Carlos Silveira e Rua Belém)
21/08/2017 - Av. José Conrado de Araújo (entre Rua Belém e Corinto Leite)

Fábio Meireles vibra com obras que beneficiam a população carente

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 08h19, última modificação 24/08/2017 08h19
Fábio Meireles vibra com obras que beneficiam a população carente

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Fábio Meireles (PPS) falou na última quarta-feira, 23, da sua satisfação em verificar que em várias partes da periferia da capital estão sendo realizadas obras, pela administração municipal, que resultam em benefícios consideráveis para a população mais carente. Ele citou como exemplo as intervenções da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb), algumas delas frutos de reivindicações suas na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju ou junto ao próprio prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), a partir de demandas oriundas das comunidades.

“São iniciativas de pequeno porte, mas que fazem diferença no cotidiano do cidadão. Como morador da periferia, sei bem o que isso representa”, salientou Fábio, ao falar sobre o caso do Loteamento Izabel Martins, no bairro Soledade que esta semana vem recebendo algumas melhorias. “Máquinas pesadas, como patrol, retroescavadeira e caçambas estão trabalhando na remoção, nivelamento e aterramento de vários trechos das artérias da localidade”, afirmou o parlamentar. “Isso é resultado do diálogo permanente que mantenho com a população aracajuana”.

Fábio apontou também melhorias na Rua Antônio José de Souza, no bairro Luzia, zona Sul, onde está sendo feita a preparação para a pavimentação da via, criando mais um acesso entre a Alameda das Árvores e o conjunto dos Motoristas. “Essa medida é, também, fruto de uma propositura de minha autoria. Fico muito contente com essas obras que fazem toda a diferença para os aracajuanos”, afirmou, ressaltando que a manutenção das áreas tem um caráter preventivo, considerando que, nos períodos chuvosos a locomoção dos moradores desses lugares, assim como a infraestrutura das regiões, ficam comprometidas. “Só tenho a agradecer a Deus e ao prefeito Edvaldo Nogueira, que tem sido sensível e vem atendendo os nossos pleitos. Esse é o papel do vereador e o caminho para a reconstrução da qualidade de vida em nossa cidade”, acrescentou.

Professor Bittencourt destaca trabalho da Emurb no Bairro Industrial

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 12h53, última modificação 24/08/2017 12h53
Professor Bittencourt destaca trabalho da Emurb no Bairro Industrial

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta quinta-feira, dia 24, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB), líder do prefeito na Câmara, destacou durante o Pequeno Expediente que a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem intensificando as obras de reestruturação nas ruas da capital. Ele citou, em especial, os trabalhos feitos no Bairro Industrial, frutos da solicitação do vereador Isac (PCdoB), membro da bancada da situação.

“Atuamos no sentido de sempre fortalecer o diálogo com o Poder Executivo. A Emurb realizou um trabalho significativo na Avenida Confiança, Rua Mário Maniote, Rua Fortaleza, avenida Altamira, Rua João Rodrigues, Rua Belém, Rua Tales Ferraz, Avenida Simeão Sobral, Avenida Antônio Cabral, Travessa Carlos Silveira, Avenida José Conrado de Araújo”, destacou o parlamentar.

Bittencourt ainda reforçou que “a prefeitura vem agindo em todos os bairros de Aracaju. Trata-se do resultado de todo o projeto de reconstrução que vem sendo feito desde o mês de janeiro. Avançamos e vamos avançar muito mais”.

Homenagem:

Durante o Pequeno Expediente, o vereador Professor Bittencourt homenageou a filha Rafaela, que completa 11 anos nesta quinta-feira, dia 24. “Rafaela é uma das grandes alegrias da minha vida. Se entendemos o que é amor de pai, de mãe, por uma companheira ou um companheiro, descobrimos efetivamente o que é amor quando temos filhos”, destacou o parlamentar.

Em seu pronunciamento, Bittencourt desejou felicidades à filha e que ela mire-se nos exemplos familiares para que tenha sempre uma vida digna. “Rafaela é o grande amor da minha vida, das vidas que vivi, da que vivo e viverei. Que ela possa herdar e carregar o que herdei dos meus pais: a verdade, a honestidade e a dignidade. Que esses sejam os maiores bens da sua vida e que, com ele, possa edificar uma trajetória de mulher correta, séria, respeitosa, que sempre trate os outros como quer que seja tratada. Com o esforço, inteligência e vontade de viver que lhe é peculiar, que ela possa transformar a própria vida e o mundo em algo sempre melhor”, desejou o pai coruja.

Lucas Aribé se pronuncia sobre a falta de medicamentos na rede municipal

por Maraísa Figueiredo, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 12h55, última modificação 24/08/2017 12h55
Lucas Aribé se pronuncia sobre a falta de medicamentos na rede municipal

Foto: Gilton Rosas

O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a Tribuna, no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, 23, para fazer uma reflexão sobre os problemas referentes à saúde no município de Aracaju.

De acordo com o parlamentar, a população de Aracaju está assistindo uma triste realidade na área da saúde. “É inadmissível que continuemos assistindo a falta de medicamentos incessante. Faço aqui um alerta ao prefeito Edvaldo Nogueira que verifique na estrutura administrativa o que está acontecendo, quais são os problemas, falhas e qual setor não está cumprindo com sua tarefa para que a gente resolva esse problema o mais breve possível. Ninguém suporta mais ouvir as mesmas reclamações diárias de cidadãos que se desloca até um Posto de Saúde e não encontra medicamento”, cobra.

Lucas ouve a reclamação das pessoas sobre a falta de medicamentos e leites especiais nos Postos de Saúde. “Além disso, há falhas na marcação de exames e consultas. Faço um apelo em nome dos aracajuanos para que o prefeito reveja essa situação e tome as medidas cabíveis. É preciso fazer um levantamento imparcial. Se houver alguma falha humana, quer seja na atitude ou em outra questão, que se resolva, mas não podemos permitir que as pessoas sofram com a falta de medicamentos, consultas e exames”, explica.

Segundo o vereador, todos os aracajuanos pagam seus impostos e querem que a estrutura da prefeitura funcione. “Esperamos que os serviços e medicamentos estejam à disposição da população. Quem tem condições pode comprar, mas quem não tem fica mais doente com a busca frustrada. Saúde é coisa séria e não podemos permitir que continue havendo atitudes politiqueiras nessa área. A gente sabe que há dinheiro e condições, mas não está havendo atitude. Não tem quem suporte mais isso. Tem alguém que está brincando com a saúde pública e essa pessoa deve ser punida”, completa.

Américo fala sobre campanha de conscientização 'Morador Amigo'

por Equipe CMA — publicado 24/08/2017 12h56, última modificação 24/08/2017 12h56
Américo fala sobre campanha de conscientização 'Morador Amigo'

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta, 24, o vereador Américo de Deus (Rede), usou o Pequeno Expediente para falar sobre uma campanha de conscientização incentivada pelo parlamentar, nomeada ‘Morador Amigo’, além disso, falou também sobre a reforma política.

Segundo o parlamentar, essa campanha tem por objetivo informar a população sobre os perigos do descarte irregular de dejetos e dos riscos que podem ser gerados. “Observei uma ação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB), no bairro Coroa do Meio, no processo de retirada do lixo pela manhã, em quatro pontos, mas pela tarde, os moradores já estavam depositando o lixo no mesmo local. Não podemos aceitar esse tipo de comportamento, porque a comunidade precisa fazer a sua parte, é preciso cobrar, mas é preciso reconhecer que com o serviço efetuado a pessoa não pode mais colocar o lixo ali. A campanha tem como lema: ‘Faça a sua parte, mantenha este local limpo, a comunidade agradece’”.

O projeto está disponível para quem quiser utilizar, já que a intenção é que possa ser estendido para outras localidades da capital, e em épocas de chuvas, evite- se o transbordo de canais. “Cobraremos do executivo a retirada do lixo, esse projeto está à disposição, é um projeto de conscientização fazer a nossa parte”, ressaltou o parlamentar.

Reforma Política

No campo político, o vereador Américo mostrou- se insatisfeito com o projeto da reforma política, mais especificamente o ‘distritão’. “Essa reforma virá a reestabelecer os currais eleitorais. É vergonhoso que o valor das verbas para o financiamento de campanhas políticas seja de R$ 3,6 bilhões de reais, enquanto isso as universidades estão sucateadas, faltam investimentos para o ensino superior, as pesquisas e na área da saúde”.

“Quem quiser ser candidato, banque a campanha do seu bolso, existe alguns pensando em reestabelecer as verbas que serão feitas por empresas, a nocividade de certos cidadãos, voltar à época de toma lá dá cá da corrupção. Fiz minha campanha com meu próprio dinheiro, não podemos aceitar mais uma vez que nesse país o povo pague a conta.”

Elber critica projeto de fusão da previdência do Governo de Sergipe

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/08/2017 12h58, última modificação 24/08/2017 12h58
Elber critica projeto de fusão da previdência do Governo de Sergipe

Foto: César de Oliveira

O vereador Elber Batalha criticou o projeto do Governo do Estado que prevê a fusão entre os fundos das previdências do servidores públicos ativos e inativos. A votação deste projeto acontecerá na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Elber explicou que existem dois tipos de servidores públicos no estado, os superavitários e os deficitários. “Quando o governo funde esses dois institutos, o que vai se gerar é um pseudo equilíbrio no primeiro momento de apenas 6 meses e, depois disso, teremos um fundo totalmente falido e com o futuro de todo os servidores do estado de Sergipe comprometidos”, avaliou.

O parlamentar disse também que não costuma fazer críticas ao governo do Estado por ter feito parte dele até abril do ano passado. “Por questões éticas, eu não critico o governo que já fiz parte. No entanto, o que se pretende com este protejo é algo muito grave. Fico muito à vontade porque sou servidor e faço parte do instituto que já está falido. O que tá pegando são os servidores concursados de 2008, trazendo-os para o cadafalso. Temos um grande problema a resolver, mas, ao invés de resolver, o governo traz mais gente para dentro deste problema. É de uma temeridade incrível a votação deste projeto. Ele não pode ser aprovado”.

Em contrapartida, Elber fez elogios ao envio por parte do Governo do projeto de previdência complementar. “Esse sim está correto e isso vai salvar o futuro. Agora, a fusão compromete de forma definitiva a possibilidade e cria um risco eminente dessas pessoas não se aposentarem”, alertou.

Secretária de Saúde apresenta o relatório do 1º quadrimestre

por Danilo Silva Cardoso publicado 24/08/2017 10h30, última modificação 24/08/2017 13h42
Secretária de Saúde apresenta o relatório do 1º quadrimestre

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu durante a 61ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 24, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, que apresentou o relatório do 1ª quadrimestre de 2017. Após exibir no painel os dados gerais da pasta, a gestora respondeu os questionamentos dos parlamentares. Entre os assuntos abordados durante o pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, a secretária destacou a queda na receita enviada pelo Governo Federal, em relação ao mesmo período de 2016, de pouco mais de 20 milhões de reais. Outro ponto destacado foi o número de atendimento na rede de urgência no período, superando os 80 mil beneficiados na Zona Norte e na Zona Sul. Bastante tranquila em seu discurso, a secretária salientou o papel dos vereadores nas cobranças de ações mais eficácias. “Esta é uma grande oportunidade de mostrar o que estamos fazendo e onde estamos avançando. Confesso que estava um pouco nervosa, mas acabei ficando mais tranquila ao perceber o sentimento de cooperação de todos os vereadores”. O vereador Seu Marcos (PHS) abriu a rodada de perguntas a gestora elogiando a Saúde Mental do município. “Diante de tanta cobranças que faço neste Plenário, hoje vim na Tribuna elogir sobre a matéria exibida no programa Como Será, da Globo, que colocou como excelência a saúde mental de Aracaju”. Relatando que os vereadores estão mais próximos ao povo, Zezinho do Bugio (PTB) cobrou um posicionamento sobre a falta de medicamentos nas Unidades de Saúde. “Tenho vários relatos de falta de medicamentos nas unidades de saúde, principalmente na zona norte, onde estou diariamente. Também peço que tome providências sobre o atendimento dos agentes de saúde, que não estão visitando as casas”. Parabenizando a gestora pelo aumento de atendimento do programa Saúde nas Escolas, o vereador Américo de Deus (Rede). “Com está ação iremos sair de 18 mil para mais de 25 mil estudantes beneficiados. Também parabenizo pela abertura do edital para a contratação dos 512 servidores que irão desafogar o atendimento da rede”, questionou o parlamentar demonstrando preocupação com os 58 casos de tuberculose. O Castramóvel foi o assunto levantado pela vereadora Kitty Lima (Rede). “A última vez que te visitei me deram um prazo de um mês para o castramóvel ir às ruas e até agora nada. Sabemos que o carro está em uma garagem e o contrato de aluguel do local acaba este mês. O meu medo é que está lei não seja cumprida. Quero saber quais dificuldades que a secretaria está passando com relação a isto”. O vereador Isac (PCdoB) expos um estudo realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em relação à mortalidade infantil. “A UFS fez uma exposição de dados socioeconômicos onde Aracaju ocupa a penúltima posição no nordeste em mortalidade infantil, quais ações estão sendo feitas?”. Fábio Meireles (PPS) destacou o elevado número de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital sergipana. “A informação é que Aracaju possui cerca de dois milhões de cartões SUS, sendo que a população é de 600 mil, tem alguma medida sendo tomada em relação a isto?”. Outro questionamento foi sobre a dívida da Prefeitura Municipal de Aracaju com o Hospital Santa Isabel. O vereador Jason Neto (PDT) revelou que tem visitado os postos de saúde e vê que está melhorado o atendimento. “Estou sempre presente nas unidades de saúde e tenho escutado depoimentos da população que o atendimento está melhor, tem remédio e conseguem marca as consultas. Uma cobrança que faço é referente ao retorno da Unidade de Saúde Elisabeth Pita, ao conjunto Valadares, no bairro Santa Maria”. O líder do prefeito na CMA, professor Bittencourt (PCdoB), salientou que a preocupação da secretária é com a gestão pública. “Sei que a gestão que fazer o melhor, nos vereadores estamos sempre cobramos repostas dos problemas e na ponta disso tudo está à vida humana. Sua equipe é formada de pessoas que reconhecem as dificuldades e não se aquietam diante das barreiras”. Realizando um ligeiro comparativo entre o quadrimestre de 2016 e 2017, o vereador Iran Barbosa (PT) notou avanços. “Em um ligeiro comparativo entre os períodos, vi que cresceu os índices de atendimentos nas unidades de saúde, bolsa família e vários outros pontos, mais um dado chamou atenção, referente ao quesito da saúde da mulher, que apresenta uma queda insistente, sendo que o público feminino é a maioria da população”. O líder da oposição, vereador Elber Batalha (PPS), desejou sucesso questionando sobre as aplicações dos recursos do município. “Preciso saber quanto foi aplicado de recursos financeiros do município na Saúde. Não seria necessário realizar um concurso público ao invés de uma contratação temporária de 512 servidores?”.

Emília demonstra preocupação com chegada das chuvas e a dengue

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 24/08/2017 12h25, última modificação 24/08/2017 15h32
Emília demonstra preocupação com chegada das chuvas e a dengue

César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), demonstrou sua preocupação com a chegada do período de chuvas e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue.
 
De acordo com Emília, terrenos baldios são propícios para a criação do mosquitos e, em alguns pontos da grande Aracaju, a situação é alarmante. O acumulo de lixo e entulhos a causa principal do deposito de água e consequente aumento do volume de mosquitos. “É muito mato nos terrenos baldios de Aracaju. É enorme o acúmulo de sujeira, de sacos plásticos, de potes. Isso vai acumulando água. Cada vez que chove a população aracajuana fica preocupada com a proliferação da dengue”, pontuou.
 
Segundo Emília é fácil encontrar terrenos abandonados independente da localidade. Até as áreas verdes de Aracaju tem galhos jogados, guarda chuva, vasilhas Entre outras coisas que podem servir de criadouro do mosquito da dengue. “É preciso que o Executivo dobre os esforços e realize a limpeza desses espaços públicos. Só a limpeza e posterior vistoria rigorosa dos terrenos e domicílios, além de uma política de conscientização eficiente, podem efetivamente ajudar no combate ao mosquito”, destacou.
 
Por fim, a parlamentar reforçou o apelo da comunidade aracajuana , para que o Executivo tome medidas que visem a limpezas desses locais, que infelizmente acabam se tornando um paraíso para os mosquitos. “Com as chuvas, o surto de dengue é mais frequente, e promover a limpeza desses locais é uma questão de saúde pública. A população que mora próximo pede que os gestores reforcem a limpeza, principalmente a terrenos próximos a escolas e unidades de saúde”, finalizou.

Américo de Deus sugere melhoria para o programa Pró-Mulher

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h25, última modificação 25/08/2017 11h25
Américo de Deus sugere melhoria para o programa Pró-Mulher

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (REDE) participou na manhã de sexta-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) da Audiência Pública com a gestora da Secretaria Municipal de Saúde, Waneska Barboza, momento em que ela apresentou o relatório de trabalho referente ao primeiro quadrimestre de 2017. Durante sua explanação, a secretária exibiu dados no painel sobre as ações desenvolvidas e os problemas que a Secretaria vem enfrentando com a queda de receita enviada pelo Governo Federal em relação ao mesmo período de 2016.

Américo parabenizou a gestora pelo aumento no número de atendimentos do Programa Saúde nas Escolas e pela abertura do edital para a contratação de 514 servidores que irão “desafogar” o atendimento da rede pública de saúde do município. “Eu observo a grandeza na forma como você gerencia o processo e posso afirmar que você tem aqui uma grande missão. Durante duas vezes estive em reunião com a senhora e pude perceber que tem interesse em ajustar tudo direitinho”, frisou Américo.

Na oportunidade o parlamentar aproveitou para falar sobre o projeto Saúde Familiar, onde solicitou da secretária, que as visitas fossem aumentadas e que essas famílias fossem acompanhadas por assistentes sociais, para que tenham um atendimento melhor avaliado e com isso, um resultado mais satisfatório para os pacientes de comunidades menos assistidas. Outra questão que precisa de um olhar diferenciado, segundo o parlamentar , é o Programa Pró –Mulher, que poderia ser realizado trimestralmente, “ O atendimento de prevenção terá um ação mais eficaz para a saúde da mulher ”, afirmou Américo.

Bittencourt recebe filho de Anízio Dário, líder comunista sergipano assassinado em 1947

por Acácia Mérici, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 12h14, última modificação 25/08/2017 12h14
Bittencourt recebe filho de Anízio Dário, líder comunista sergipano assassinado em 1947

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador e presidente Estadual do PCdoB em Sergipe, Antônio Bittencourt, recebeu a visita do metalúrgico aposentado Zacarias Lima Andrade, filho do líder comunista sergipano Anízio Dário de Andrade, assassinado pela cavalaria do governo em novembro de 1947, durante uma manifestação ocorrida na rua João Pessoa, em Aracaju, contra o então presidente Eurico Gaspar Dutra, que cassou o Partido Comunista.

Com gratidão, Zacarias recordou que o pai foi homenageado pelo prefeito Edvaldo Nogueira que, em 2008, colocou o nome de Anízio Dário no recém-inaugurado Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e em uma das principais avenidas do bairro 18 do Forte, em Aracaju. Também em 2008, Zacarias recebeu (em nome do pai) a Medalha do Mérito Serigy. "Anízio Dário foi um sergipano negro, comunista e pobre, que sempre lutou pela democracia. Era um cidadão que legalmente não existia por que, naquela época, o governo confiscou todos os documentos pessoais. Zacarias luta por esse resgate e mantém sempre viva a memória e a história desse grande brasileiro", afirma Bittencourt.

Zacarias Andrade é um dos 12 filhos de Anízio Dário e conseguiu provar a existência do pai na Comissão da Anistia através de documentos de três filhos, que residem no Rio de Janeiro. “Por conta das pressões do governo estadual à época, a família se viu forçada a mudar para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje. Anízio Dário é um nome a ser lembrado, de modo que jamais possamos admitir qualquer intolerância e qualquer violência em nome da política. O assassinato de Anízio Dário é a demonstração bárbara da política que, durante muito tempo, existiu no estado de Sergipe. Os pesquisadores Gil Francisco e Chico Varela contribuíram bastante para o resgate da memória de Anízio Dário”, aponta.

Bittencourt destaca que os filhos, netos e bisnetos se orgulham do nome do líder comunista, um exemplo seguido por todos os sergipanos. "Após uma briga judicial, em maio de 1947 o Partido Comunista teve o registro cassado. Na ocasião, o Ministério do Trabalho fechou a Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil, criada pelo movimento sindical 1946 e governo de Dutra não reconhecia. Por ter o pedido de reabertura dos sindicatos negado, o Partido Comunista considerou o governo antidemocrático e fez um manifesto pregando a derrubada de Dutra em todo o Brasil. Em Aracaju, na manifestação que os comunistas sergipanos tentaram fazer, Anízio Dário foi morto pelo governo. Hoje, 70 anos depois, seus ideais democráticos continuam vivos", pontuou Bittencourt.

Apae Aracaju é tema de Sessão Especial na Câmara

por Fernanda Sales — publicado 25/08/2017 12h18, última modificação 25/08/2017 12h18
Apae Aracaju é tema de Sessão Especial na Câmara

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta sexta-feira, 25, foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Sessão Especial para discutir as atividades desenvolvidas pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae). A sessão é de autoria do presidente da CMA, Nitinho (PSD), através do Requerimento Nº354/2017 e foi presidida pelo vereador Lucas Aribé (PSB).

De acordo com o presidente da Apae de Aracaju, Max Santos Guimarães, a instituição completará no dia 27 de agosto, 49 anos de existência em Aracaju. “A Apae é uma instituição filantrópica que tem o objetivo de cuidar e trabalhar nas áreas de assistência, educação e saúde às pessoas com deficiências. Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e é um momento muito importante estar aqui na CMA realizando essa sessão especial para a Apae”, informou.

Um dos temas debatidos durante a Sessão foi a dificuldade que a instituição vem enfrentando para se manter. Para o presidente Max, apesar da Apae ser uma instituição filantrópica que passa por dificuldades, a instituição consegue dar uma boa assistência às pessoas com deficiência. “A instituição não é só para as pessoas com deficiências, mas também aos seus familiares. Atualmente, temos um convênio com o Centro de Reabilitação de Aracaju para dar uma maior assistência às pessoas com deficiência”, acrescentou.

O vereador Lucas Aribé (PSB) destacou que as instituições filantrópicas existem por conta da falta de respeito e da prestação de serviço do poder público. “O poder público foge da sua responsabilidade, não olha para as pessoas com deficiências e agora vemos que existe uma legislação que obriga o poder público a auxiliar essas instituições. Quero dizer que a pessoa com deficiência não precisa de esmola, precisa de respeito”, frisou o parlamentar que ainda elogiou o belo trabalho da Apae para manter a qualidade nos serviços prestados às pessoas com deficiências.

Para o presidente da Federação das Apaes de Sergipe, Carlos Mariz de Melo, a CMA é um espaço que também serve para mostrar a importância da assistência às pessoas com deficiências. “Essa Casa é responsável pela criação de diversas leis e é muito importante estarmos aqui realizando um momento de explanações sobre a Apae. São cerca de 530 assistidos em todo o estado de Sergipe, distribuídos em cinco cidades: Aracaju,  Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e brevemente teremos em Neópolis. Também estamos lutando a Apae em Canindé e Simão Dias”, disse.

A coordenadora pedagógica da Apae Aracaju, Jaqueline de Souza, falou emocionada sobre o trabalho da associação e parabenizou todos os professores e assistidos . “Para aqueles que querem saber o que é a Apae, faço um convite para que todos possam ir lá conhecer pessoalmente, pois só assim, podem saber a grandiosidade dessa instituição”.

Murillo César de Oliveira, representante da secretária de Assistência Social e vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, destaca que o trabalho filantrópico é muito importante para auxiliar os serviços públicos. “Essas instituições fazem uma grande parceria com os órgãos públicos para melhorar a assistência. Infelizmente, só o serviço público não consegue dar conta das demandas e hoje a Apae tem uma grande parceria com o municio de Aracaju para melhorar a assistência das pessoas com deficiência”, afirmou.

O participante da Sessão e assessor paramentar, José Antônio da Silva, parabenizou Nitinho pela autoria da propositura e elogiou o grande trabalho realizado pela Apae para as pessoas com deficiências. Hugo Osmar Barbosa é assistido pela Apae e, emocionado, agradeceu a todos por esse momento. “Quero agradecer a todos e peço que vocês nunca deixem de ajudar a Apae, porque tem muita gente que precisa da Apae. Lá sou bem assistido, faço capoeira, judô e participo de todos os eventos”. José Roberto Ferreira, que também é assistido pela Apae, falou que a Apae faz parte de sua vida. “Sou um dos mais velhos da associação, acho que ela tem a minha idade”.

Vereadores

Também estiveram presentes durante a sessão os vereadores Iran Barbosa (PT), Emília Corrêa (PEN), Kitty Lima (Rede) e Américo de Deus (Rede). Segundo a vereadora Emília Corrêa, as instituições sem fins lucrativos têm muito mais significado e fazem muito mais do que as instituições do poder público. “Quem menos tem condições de se manter é que mais faz o bem para as pessoas. É muito lindo quando a gente vê que tem tantas coisas que a gente pode cuidar e colaborar. O valor de uma ajuda ou de uma contribuição pode não ser material, apenas um carinho, uma palavra de estímulo, um cuidado médico, psicológico é uma forma de contribuir e abraçar esta causa. Por isso, tenho certeza que esses valores existem na Apae e parabenizo não só a Apae, mas todos que fazem parte dessa instituição e que contribuem de alguma forma para o seu crescimento”, frisou a parlamentar.

Kitty Lima destacou que sabe a grande dificuldade das instituições filantrópicas para se manterem. “Eu tenho uma ONG e sei como é difícil manter. O que mais estimula para continuar tentando com o projeto é o amor que temos por aquilo que fazemos pelo bem. Espero que vocês não desistam, porque são instituições como a Apae que fazem a diferença na assistência aos deficientes”.

Iran Barbosa afirmou que o que a Apae faz com qualidade, seria o mínimo que o Poder Público tem a obrigação de fazer para dar cidadania à população, por meio das políticas públicas. “Destaco que quando um vereador faz um projeto defendendo educação, saúde e assistência, também é uma forma de lutar pela causa das pessoas com deficiência. A Câmara de Aracaju também é um palco de luta cotidiana para garantir os direitos das pessoas com deficiências”, explanou.

Américo de Deus também destacou que sabe a dificuldade de manter uma instituição filantrópica. “Esse país precisa de mais investimento nas políticas públicas sociais para auxiliar as pessoas com deficiências. E essas entidades como a Apae, precisam do nosso apoio como parlamentares para se fortalecerem”, finalizou.

Vereadores conferem reinicio de obras no Coqueiral

por Danilo Cardoso — publicado 25/08/2017 12h35, última modificação 25/08/2017 12h35
Vereadores conferem reinicio de obras no Coqueiral

Foto: China Tom

O sinal verde foi dado e daqui a pouco mais de seis meses os moradores de 23 ruas do bairro Coqueiral, Zona Norte da Capital, estarão sendo beneficiados com esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação após o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) assinar a ordem de serviço de reinicio das obras de infraestrutura da localidade, paralisadas por mais de quatro anos. O ato aconteceu na Rua Boa Vista, na manhã desta sexta-feira, 25, com a presença de dez vereadores.

Para observar as melhorias na região, os vereadores Américo de Deus (Rede), Bigode (PMDB), Fábio Meireles (PPS), Jason Neto (PDT), Juvêncio Oliveira (DEM), Isac (PCdoB), Professor Bittencourt (PCdoB), Seu Marcos (PHS), Dr Gonzaga (PMDB) e Zezinho do Bugio (PTB) compareceram na solenidade para testemunhar a felicidade dos moradores.

O prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que este projeto foi iniciado em 2010 e ficou parado durante a gestão passada. “Os recursos estavam garantidos na Caixa e não sei porque a obra não foi concluída, já que é muito importante para o desenvolvimento de Aracaju. São mais seis milhões que serão aplicados em 23 ruas com pavimentação, drenagem e esgoto”.

O líder do prefeito na CMA, professor Bittencourt, reforçou as palavras do prefeito e assegurou a contribuição dos vereadores para a obra. “A contribuição que base do prefeito na Câmara tem dado na reconstrução da cidade de Aracaju, isso aqui é mais uma etapa neste processo e ainda outras 20 ruas serão drenadas e pavimentadas dando qualidade de vida a população”.

Um dos ferrenhos defensores por melhorias no Coqueiral, o vereador Isac destacou o momento como especial. “Esta comunidade está sofrendo muito, as águas da chuva estão causando transtornos porque não tem escoamento e eu só tenho a agradecer ao prefeito”. Já Bigode do Santa Maria revelou a satisfação de ter votado favorável ao empréstimo. “Como não ficar feliz em ver um povo que esperou por tantos anos por melhorias e ela finalmente chegar”.

Os vereadores Fábio Meireles e Seu Marcos, moradores da Zona Norte, não escondiam a satisfação em saber que em seis meses os moradores sairão da lama e terão uma vida mais digna. O vereador Zezinho do Bugio destacou a aprovação do empréstimo pela CMA como um marco. “Imaginem as pessoas que moram aqui e pisam na lama diariamente, foi este empréstimo que vai melhorar a vida deste povo humilde”.

O vereador Américo de Deus frisou o sofrimento dos moradores do bairro Coqueiral. “O sofrimento dos moradores do bairro Coqueiral vem ao longo dos anos, são vários anos que está obra está parada mesmo sendo de suma importância. Quem também não escondeu a alegria do reinicio das obras foi o vereador Jason Neto. “O Coqueiral precisava demais desta obra, há muito tempo que o bairro estava desta maneira e a felicidade é grande”.

O vereador Juvêncio Oliveira demonstrou satisfação em ver o trabalho da Câmara refletindo na vida das pessoas. “O trabalho dos vereadores é buscar o bem estar da população, principalmente daqueles que necessitam de uma carência maior dos serviços. Hoje foi um momento importante, onde o prefeito reconheceu o trabalho da Câmara de Vereadores e este é de fato o nosso papel”.

Câmara realizará Sessão Especial em homenagem ao Dia do Bancário

por Equipe CMA — publicado 24/08/2017 11h00, última modificação 25/08/2017 14h36
Câmara realizará Sessão Especial em homenagem ao Dia do Bancário

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará na próxima segunda-feira, 28, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Bancário. A sessão é de autoria do vereador Américo de Deus (Rede) e iniciará às 9h, no Plenário do Poder Municipal.

Convidados:

Almir Souza Vieira- Presidente da Associação dos Aposentados do Banco do Brasil/ SE;

José Gomes de Amorim- Representante da Associação Atlética do Banco do Nordeste do Brasil/ SE;

Adenilton Santana Santos- Presidente da CTB/ SE;

José Adilson Azevedo- SEEB/ SE- Representante dos Bancos Privados;

Ivânia Pereira da Silva Teles- Presidente do Sindicato dos Bancários- SEEB/ SE;

Luiz Antônio de Moura Ferreira- Economista e Supervisor Técnico do DIEESE/ SE.

Zezinho do Bugio denuncia má utilização de ala no Nestor Piva

por Geo D'Anjos, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h00, última modificação 25/08/2017 14h38
Zezinho do Bugio denuncia má utilização de ala no Nestor Piva

Gilton Rosas

Na manhã de quinta-feira, 24, o vereador Zezinho do Bugio (PTB) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para denunciar a má utilização da famosa ala “Aquário”, como é mais conhecida pelos funcionários do Hospital Nestor Piva de Aracaju.

O vereador salientou: “Aquário, é uma ala mal utilizada, eu tenho aqui umas imagens, se lá tem vaga para seis leitos, que iria ampliar e atender a demanda de urgências quero saber por que ela não pode ser uma UTI. Inclusive, está sendo usada como almoxarifado para armazenar produtos médicos hospitalares. A população aracajuana precisa saber da existência dessa ala, vai ajudar bastante no atendimento”.

“Isso é muito grave”, foi o que disse o parlamentar, que apurou através de informação de um funcionário anônimo, a morte de um paciente pela falta de um simples medicamento, o bicarbonato de sódio.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, tem uma ala de estabilização que só comporta duas pessoas, já a conhecida como “Aquário” e que poderia ser transformada em leito, onde teria capacidade para atender uma demanda de até seis pacientes em estado de urgência.

Audiência

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na manhã de ontem, 24, a secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza, a qual apresentou o relatório do 1ª quadrimestre de 2017. Na oportunidade, o vereador Zezinho do Bugio questionou a secretária, por que a ala mais conhecida pelos funcionários como “Aquário” não pode ser uma UTI?

Câmara realizará Sessão Especial em homenagem ao Dia do Bancário

por Equipe CMA — publicado 25/08/2017 11h05, última modificação 25/08/2017 14h45
Câmara realizará Sessão Especial em homenagem ao Dia do Bancário

Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizará na próxima segunda-feira, 28, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia do Bancário. A sessão é de autoria do vereador Américo de Deus (Rede) e iniciará às 9h, no Plenário do Poder Municipal.

Convidados:

Almir Souza Vieira- Presidente da Associação dos Aposentados do Banco do Brasil/ SE;

José Gomes de Amorim- Representante da Associação Atlética do Banco do Nordeste do Brasil/ SE;

Adenilton Santana Santos- Presidente da CTB/ SE;

José Adilson Azevedo- SEEB/ SE- Representante dos Bancos Privados;

Ivânia Pereira da Silva Teles- Presidente do Sindicato dos Bancários- SEEB/ SE;

Luiz Antônio de Moura Ferreira- Economista e Supervisor Técnico do DIEESE/ SE.

Manuel Marcos participa de oficina sobre saúde da população negra

por Assessoria do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h10, última modificação 25/08/2017 14h46
Manuel Marcos participa de oficina sobre saúde da população negra

Assessoria do parlamentar

A convite do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, o obstetra e vereador de Aracaju, Dr Manuel Marcos (PSDB), participou de uma oficina na quarta-feira, 22, sobre doenças prevalentes na população negra no Brasil. O evento foi realizado na sede do Ministério da Saúde, em Brasília.

O parlamentar falou sobre as doenças e complicações mais comuns que atingem as mulheres negras, em decorrência do parto, como hipertensão, miomas, infecções, diabetes e os abortos. Dr Manuel também fez uma explanação sobre glaucoma e anemia falciforme, doença muito comum na população negra e com alto índice de adoecimento e morte. "A anemia falciforme é uma doença que acomete sobretudo o negro e o pardo, e aqui no Brasil ela se reveste de um problema muito grave de saúde porque atinge crianças, provocando a sua morte e na fase adulta as pessoas morrem entre 18 a 20 anos. Outro aspecto abordado na oficina foi o glaucoma, uma doença também muito insidente na raça negra", disse.

Dr Manuel Marcos também defendeu uma política mais inclusiva voltada para a população negra usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). "Eu transmiti ao ministro as dificuldades das mulheres pobres e negras no acolhimento da rede pública de saúde. Eu espero que a minha experiência sirva para uma reflexão do próprio Ministério da Saúde e que o Governo Federal promova uma política objetiva para sanar essa dificuldade", completou.

Américo de Deus reafirma que é contra a privatização da DESO

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h20, última modificação 25/08/2017 14h55
Américo de Deus reafirma que é contra a privatização da DESO

Assessoria do parlamentar

Na quinta-feira, 24, o vereador Américo de Deus (Rede) reuniu-se com representantes da diretoria reeleita do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe SINDISAN, para inteirar-se da atual conjuntura do processo de privatização da DESO, além de parabenizá-los pela vitória conquistada nas eleições de Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, realizadas no último 22 de agosto.

Sérgio Passos presidente do Sindicato relatou que a manifestação do último dia 11, realizada em frente à sede da DESO, se deu porque naquela data estava acontecendo a 2ª reunião com o Consórcio Sanear Brasil, contratado pelo BNDES para fazer levantamento detalhado sobre as unidades da Companhia de Saneamento de Sergipe. Já em audiência com o vice-governador, o presidente do SINDISAN afirma que Belivaldo Chagas expôs que, o processo de privatização não existe, e que o levantamento realizado através do consórcio é apenas para estudo de viabilidade econômica da empresa.

Passos disse ainda que vem realizando reuniões com as Câmaras Municipais e Arquidioceses em todo o Estado, fundamentando através de dados e fatos, que a DESO tem um problema de gestão administrativa e é economicamente viável. Além de enfatizar sobre o risco que o processo de privatização trará para toda a sociedade.

Após explanação dos integrantes da nova direção, o vereador Américo de Deus ratificou que a DESO precisa ser estruturada e fortalecida, pois, é um patrimônio do povo de Sergipe, e que seu posicionamento é contra a privatização e em prol da defesa da DESO. Américo fala ainda que irá expor todos os itens debatidos na reunião para a sociedade, de forma a tornar pública toda informação obtida.

Iran participa de audiência pública para elaboração do PPA

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 11h50, última modificação 25/08/2017 15h07
Iran participa de audiência pública para elaboração do PPA

Heribaldo Martins

O Vereador Iran Barbosa (PT) participou, na tarde da quinta-feira, 24, representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), da Audiência Pública, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que discutiu a proposta de Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA), para o período 2018-2021.

 

O Projeto, depois de receber as contribuições da sociedade, deve ser finalizado e encaminhado para apreciação e votação, no Legislativo Municipal, até o dia 31 de agosto próximo. A proposta do PPA foi apresentada pelo coordenador de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), José Leilton de Almeida.

Iran parabenizou a PMA e a Seplog pela realização da Audiência, mas criticou a pouca divulgação dada ao evento e a pouca mobilização, que acarretou em baixa participação da sociedade no debate. “Fica, como sugestão, que, havendo outras audiências, sejam ampliados os instrumentos de divulgação para que possa haver uma maior participação da população”, apontou.

O parlamentar colocou, ainda, que a realização de apenas uma Plenária de Audiência Pública, em que se discute o planejamento orçamentário para os próximos quatro anos da Administração Municipal e da cidade, é insuficiente. “É preciso que, para além do cumprimento formal do que exige a lei, como a realização de audiências públicas e consulta à sociedade, haja, efetivamente, participação do povo. Por isso, entendo que não podemos ficar apenas em uma audiência, porque fica sacrificado o entendimento de todo o conteúdo do projeto. Também é preciso a presença de representantes das demais secretarias para discutir os dados que estão sendo colocados no Projeto”, sugeriu o vereador.

Situação financeira equilibrada

Iran Barbosa, em sua fala, destacou que os dados apontados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, dão conta que Aracaju detém uma situação financeira bastante equilibrada, o que contrapõe alguns discursos feitos por setores da própria Prefeitura que apontam um cenário de grande dificuldade. “Temos um comprometimento dos recursos da Receita Corrente Líquida bem abaixo do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o pagamento de pessoal; temos um saldo positivo de resultado primário de quase 200 milhões de reais; entre outros resultados positivos. Portanto, é preciso planejar com um olhar voltado para a realidade do município. Estamos numa crise, é bem verdade, mas Aracaju está numa situação econômica que abre a possibilidade de se fazer um Planejamento muito mais otimista”, ressaltou.

Por fim, o parlamentar e professor chamou a atenção sobre a inexistência de previsão, dentro do PPA, de recursos destinados ao cumprimento das metas e diretrizes apontadas pelo Plano Municipal de Educação (PME). Iran lembrou aos técnicos presentes à audiência que o PME é uma Lei aprovada e sancionada em junho em 2015, e é considerado superior ao próprio PPA, à Lei de Diretrizes Orçamentária e à Lei Orçamentária Anual, que devem estar subsumidas ao Plano. “O que está dito na Meta 20 do PME é que temos que chegar até o quinto ano de vigência do Plano, portanto, 2020, com 7% do PIB do país aplicado em educação e, no ano que vem, Aracaju deve aplicar 28% dos seus tributos e royalties nesse setor. O que me assusta é que não há nenhuma menção a isso ou projeção no PPA. Há uma negação do que determina o PME e gostaria de entender qual é a lógica sobre isso. A Secretaria Municipal de Educação não encaminhou nada sobre isso em seu planejamento estratégico?”, questionou o petista.

Iran Barbosa apontou, ainda, que, no primeiro semestre de 2017, o município de Aracaju aplicou, segundo dados já consolidados, apenas 13,84% em Educação, quando o mínimo a ser aplicado é 25% e, no ano que vem, 28%. “Como é que vocês pretendem resolver isso sem um tratamento adequado dessa questão no Plano Plurianual? Se não houver esse tratamento adequado ao que determina o PME, haverá consequências graves de responsabilização para a Administração, como aconteceu no ano passado, que Aracaju ficou impedida de receber recursos federais porque não aplicou, em 2015, o mínimo de 25% na educação, aplicou 15,8%. Em 2016, isso se repetiu. Será que vão repetir a dose este ano?”, questionou o vereador e professor.

Presidente da UVB elogia mandato do vereador Thiaguinho

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 12h00, última modificação 25/08/2017 15h16
Presidente da UVB elogia mandato do vereador Thiaguinho

Assessoria do parlamentar

Encerrou nesta sexta-feira, 25, o 5° Congresso Nacional dos Legislativos Municipais. O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, responsável pela organização do evento, conversou com o vereador Thiaguinho Batalha (PMB) e disse estar muito feliz com o resultado do congresso. Ele parabenizou o vereador pela participação e interesse nos debates.

"Aracaju esteve muito bem representada por Thiaguinho Batalha. Ele nos falou um pouco sobre os seus projetos e o trabalho que ele vem realizando em prol da população aracajuana, inclusive visitando parlamentares aqui em Brasília em busca de emendas. Realmente me chamou a atenção um vereador tão jovem, exercendo o seu primeiro mandato, sendo tão participativo. Foi assim na Marcha e agora neste congresso. A população aracajuana tem um grande legislador", disse Conzatti.

Para Thiaguinho, o evento significou mais conhecimento e qualificação para o mandato. "O congresso foi de extrema importância para quem atua no poder legislativo municipal. Nos engrandeceu com informações a respeito da função do vereador e nos deu mais ideias para que possamos aprimorar nosso trabalho na Câmara Municipal de Aracaju (CMA)".

Comunidade do Bugio recebe o vereador Seu Marcos

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 14h00, última modificação 25/08/2017 17h21
Comunidade do Bugio recebe o vereador Seu Marcos

Assessoria do parlamentar

Com o objetivo de pedir o apoio de Seu Marcos (PHS) para a realização da homenagem a São Miguel Arcanjo, os moradores do loteamento Estrela do Oriente e os organizadores da festa da Capela São Miguel do Arcanjo, no Bugio, se reuniram, na noite de ontem, 24, com o vereador. Além do apoio para a festividade em homenagem ao santo, os representantes da comunidade apresentaram ideias que visam atender os jovens da região.

De acordo com os moradores, a região do Bugio é carente de projetos que visam atender crianças e adolescentes. Para eles, falta incentivo e políticas públicas que afastem os jovens da criminalidade. A sugestão feita é que sejam desenvolvidas atividades como aulas de música, teatro e dança dentro da comunidade.

Após conversar com os moradores, Seu Marcos falou da importância da construção coletiva de ações que visam melhorar a vida das crianças e dos adolescentes. “Estou à disposição da comunidade do Bugio, estou ciente dos problemas enfrentados pelo bairro. E quero muito contribuir nos projetos e em ações que melhorem a vida da população local”.

Fábio destaca importância da Conferência Municipal de Viglância em Saúde

por Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 25/08/2017 14h00, última modificação 25/08/2017 17h23
Fábio destaca importância da Conferência Municipal de Viglância em Saúde

Assessoria do parlamentar

Ao participar da primeira Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, realizada na manhã desta sexta-feira, 25, o vereador Fábio Meireles (PPS) destacou a importância do evento e ressaltou o importante papel do conselheiro de saúde, função de exerceu por alguns anos.

“Para mim é uma satisfação enorme estar nesse evento, pois bem  conheço essa realidade. Aliás, estou aqui como o vereador, mas o meu coração é de conselheiro”, disse Fábio, ressaltando a importância do evento.

Fábio observou que dessas conferências saem ideias bastante proveitosas e que refletem as demandas e necessidades do povo.

Seu Marcos participa da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 25/08/2017 14h10, última modificação 25/08/2017 17h24
Seu Marcos participa da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Assessoria do parlamentar

Com o tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, o vereador Seu Marcos (PHS) participou na manhã desta sexta-feira, 25, da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, etapa que antecede as conferências Estadual e Nacional de Vigilância em Saúde, que terão suas primeiras edições também realizadas este ano.

.

O objetivo da Conferência é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. A ideia do encontro foi pensada depois da emergência pública que ocorreu com o aumento de casos de microcefalia em bebês após a epidemia do vírus Zika.

Para o vereador Seu Marcos, a conferência é importante porque pensa no fortalecimento do SUS. “Sou da área da saúde e sei da importância deste debate. Pensar no SUS como um direito, uma conquista para a população e tentar melhorar seu atendimento e o sistema como um todo é obrigação dos nossos governantes. Esse é o caminho. Pensar em políticas que desenvolvam e melhore o nosso sistema de saúde, que é um dos mais completos do mundo. Quem ganha é a população”, ressaltou.

Vereadores aprovam criação da Área de Proteção para Ciclismo

por Fernanda Sales — publicado 28/08/2017 08h25, última modificação 28/08/2017 13h02
Vereadores aprovam criação da Área de Proteção para Ciclismo

Foto: Heribaldo Martins

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), juntamente com os vereadores Jason Neto (PDT), Professor Bittencourt (PCdoB), Thiaguinho (PMB), Isac Silveira (PCdoB), Anderson de Tuca (PRTB) e Kitty Lima (Rede), participaram na manhã desta segunda-feira, 28, da solenidade de assinatura do Decreto para a criação da Área de Proteção para a prática de Ciclismo. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloisio Campos e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). 

De acordo com o presidente da CMA, Nitinho, esse decreto beneficiará muitos ciclistas de Aracaju. “Parabenizo o secretário de Esporte e o superintendente da SMTT pela grande parceira que estão fazendo. Os dois vêm usando criatividade em meio a essa crise econômica. Esse decreto é um incentivo para a prática de atividade física e o fortalecimento do esporte. Nada melhor do que reservar uma área como aquela na Orla da Atalaia para beneficiar os ciclistas que precisam de um lugar para fazer seus treinamentos”, destacou.

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a prefeitura vem mantendo um diálogo permanente com os ciclistas. “Percebemos a necessidade de reservar um local para eles. Então decidimos que em alguns dias da semana reservaremos cerca de 2,5 km, desde o antigo Hotel Parque dos Coqueiros até o Oceanário. Em horários determinados os ciclistas poderão utilizar a área sem nenhum problema, pois uma das questões para tomarmos essa decisão é a segurança que os ciclistas terão”, disse o prefeito.

O vereador Anderson de Tuca frisou que esse projeto valoriza o esporte e espera que não só os ciclistas sejam beneficiados. “Espero que essas ações possam se estender também para as pessoas que realizam caminhadas e corridas. O prefeito acerta nessa atitude e espero que algumas ciclovias de Aracaju também sejam recuperadas”.

 “Todas as ações que a administração municipal vem tomando é, sobretudo, voltadas para a qualidade de vida. E essa ação vem ao encontro dessa lógica para que a prática do ciclismo, tanto profissional quanto amadora, seja realizada da melhor forma possível”, ressaltou Isac. Os vereadores Jason Neto, Thiaguinho, Professor Bittencourt e Kitty Lima também elogiaram e parabenizaram a prefeitura pela iniciativa do decreto.

Segundo o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, esse projeto consiste na interdição de uma área da Orla para acesso exclusivo dos ciclistas nos dias de terças e quintas das 4h30 às 6h30 da manhã e aos sábados das 5h às 10h da manhã. “Este é um projeto que tem também como finalidade reduzir os acidentes envolvendo ciclistas, além de fomentar a prática de atividade física na área do ciclismo”, informou.

O superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes, afirma que esse é um marco para o ciclismo em Aracaju. “Os ciclistas terão a liberdade de praticar seu esporte sem ter que se preocupar com os veículos e outros tipos de transportes, trafegando com tranquilidade e segurança”, finalizou.

Estudantes selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro visitam CMA

por Danilo Silva Cardoso publicado 30/08/2017 16h15, última modificação 30/08/2017 16h15
Estudantes selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro visitam CMA

Fotos: Gilton Rosas

Os quatros estudantes sergipanos finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2017, visitaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta segunda-feira, 26, guiados pelo assessor da Mesa Diretora da Casa, Elias Aureliano, e pela diretora de Comunicação, Alexandra Brito. O vereador Américo de Deus (Rede) também recepcionou os jovens.

Na CMA, os finalistas terão três dias de vivência parlamentar participando das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Especiais, além de apresentarem seus projetos selecionados no processo. O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara de Deputados, tendo como coordenador em Sergipe a Secretaria Estadual de Educação.

Em Brasília, os 78 estudantes selecionados, dos 25 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, serão empossados como deputados jovens, tendo uma semana de experiência parlamentar no Congresso Federal. Apenas a aluna do curso técnico Química do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aléxia das Graças Paixão Carvalho, de 17 anos, irá à Capital Federal representar Sergipe.

Com a proposta de arborizar as áreas próximas das principais indústrias emissoras de gases poluentes, a estudante selecionada revelou que sua maior motivação foi a causa ambiental. “Tenho uma paixão pela área ambiental e pela preservação da natureza, para que a gente continue vivendo. Então pensei em criar um projeto que mude a nossa realidade com a natureza”, disse Aléxia.

A coordenadora Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Célia Gil, explicou todo o tramite para a escolha dos jovens. “A Secretaria de Educação fez divulgação nas escolas públicas para incentivar os estudantes apresentarem os projetos. A comissão escolheu os quatro melhores, enviou para a Câmara de Deputados e lá selecionaram o vencedor, que foi a estudante do IFS, Aléxia”.

Para a diretora de Comunicação da CMA, a visita é uma forma de motivar os jovens a participarem da política. “É Importante está parceria entre CMA e SEED, desde o primeiro momento o presidente Nitinho abraçou a ideia de trazer estes meninos para vivenciar o funcionamento da Câmara, como forma de incentivar o espírito de cidadania e estimular que discutam os problemas de sua comunidade”, destacou Alexandra Brito.

O servidor da Casa, responsável por apresentar todos os setores aos estudantes, classificou como positiva a visita. “É muito importante para que a Câmara possa contribuir com a formação desta juventude, mostrando que política é uma coisa boa e que pode ser usado como instrumento de transformação da realidade”, finalizou Elias Aureliano.

Os outros três estudantes selecionados foram a aluna do IFS Aracaju, Maria Daniella Moura da Silva´; o estudante do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Ariosvaldo Oliveira Neto; o estudante da Fundação Bradesco de Propriá, Niña Victor Ferreira Cardoso.

Américo de Deus visita Unidade Básica de Saúde do Porto Danta

por Assessoria do parlamentar — publicado 28/08/2017 10h00, última modificação 28/08/2017 13h05
Américo de Deus visita Unidade Básica de Saúde do Porto Danta

Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira, 25, o vereador Américo de Deus (Rede) esteve na Unidade Básica de Saúde do Bairro Porto Danta, na Zona Norte da capital, com o intuito de avaliar os trabalhos desenvolvidos no local.

Américo tem como meta visitar unidades de saúde em todos os bairros da cidade. O parlamentar vem observando o serviço prestado em cada uma delas no intuito de identificar as demandas em cada região, o parlamentar tem verificado as condições de infraestrutura e de atendimento, como também, estoques de remédios e materiais que as unidades dispõem para um funcionamento adequado. “Saúde é um direito fundamental, portanto, temos o cuidado de conhecer as estruturas das unidades de saúde para verificar as demandas de cada uma, em busca de melhorar o atendimento para a população aracajuana”, frisou Américo.

Em São Cristóvão, Kitty compartilha luta pela causa animal na CMA

por Felipe Maceió, Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 28/08/2017 10h05, última modificação 28/08/2017 13h13
Em São Cristóvão, Kitty compartilha luta pela causa animal na CMA

Assessoria do parlamentar

A vereadora Kitty Lima (Rede) foi convidada pela Prefeitura de São Cristóvão para dividir sua experiência na atuação por políticas públicas em prol da causa animal em Aracaju e apoio às iniciativas de proteção e bem-estar animal. O encontro contou com a presença da secretária de Planejamento do município, Paola Santana, e representantes da Secretaria de Agricultura.

O primeiro ponto discutido foi a importância da contratação de um médico veterinário pela prefeitura para o suporte às futuras ações a serem realizadas pelo município. “O objetivo dessa reunião foi levar o minha experiência como agente pública para auxiliar o município de São Cristóvão a implementar políticas públicas para os animais daquela cidade e, para isso, é necessário que a prefeitura possua uma equipe de veterinários para auxiliar os trabalhos que serão desenvolvidos. A secretária garantiu que tentará resolver essa questão e reconheceu a necessidade da contratação desses profissionais”, contou a vereadora.

Fortemente engajada na causa animal, sua principal bandeira na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Kitty reforçou os benefícios do atendimento veterinário gratuito à população. “Eu já promovi duas campanhas de bem-estar animal em bairros carentes de Aracaju, levando atendimento veterinário gratuito, vacinação, vermifugação, orientando os tutores quanto à higienização e alimentação adequadas para os animais e, principalmente, alertando população sobre como manter seus bichinhos protegidos de doenças graves como a leishmaniose, por exemplo. Tudo isso só foi possível porque tínhamos uma excelente equipe de profissionais”, explicou a parlamentar.

Outro ponto abordado foi a realização de um ciclo de palestras como intuito de informar os tutores sobre a importância da castração dos animais e a criminalização dos maus-tratos. “Na semana passada eu estive em São Cristóvão após ser procurada por moradores que relataram o elevado número de animais abandonados e doentes pelas ruas da cidade. Por isso é importante que a população e a gestão municipal entendam a relevância da castração para a saúde do animal e para o controle populacional dos cães e gatos, contribuindo diretamente na saúde pública da cidade”, disse Kitty, salientando outro grave problema enfrentado pela causa animal. “Infelizmente é comum nos depararmos com casos de maus-tratos contra animais. A população precisa entender que isso é crime e quem comete está sujeito a penas como multas e até prisão. E maltratar um animal vai muito além do que a violência física, e é exatamente isso que queremos e precisamos esclarecer à população”, disse.

Na avaliação da vereadora Kitty Lima, sua visita a São Cristóvão contribuiu para que o município dê mais um passo na busca por atenção à causa animal. “A conversa foi bastante proveitosa porque todos se mostraram engajados em fazer isso acontecer, e pelo rumo que as coisas por lá estão tomando, esse foi o marco inicial das ações em benefício da causa animal, o que me deixa muito feliz por saber que minha experiência na Câmara Municipal de Aracaju contribuiu para isso acontecer”, comemorou Kitty.

Finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro visitam a Câmara

por Danilo Cardoso — publicado 27/08/2017 10h10, última modificação 28/08/2017 13h15
Finalistas do Parlamento Jovem Brasileiro visitam a Câmara

Fotos: Gilton Rosas

Os quatros estudantes sergipanos finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2017, visitaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta segunda-feira, 28, guiados pelo assessor da Mesa Diretora da Casa, Elias Aureliano, e pela diretora de Comunicação, Alexandra Brito. Os jovens foram recebidos pelo vereador Américo de Deus (Rede), que presidiu nesta manhã, a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Bancário. Na CMA, os finalistas terão três dias de vivência parlamentar, participando das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Especiais, além de apresentarem seus projetos selecionados no processo. O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara Federal, sendo coordenado em Sergipe pela Secretaria Estadual de Educação.

Em Brasília, os 78 estudantes selecionados, dos 25 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, serão empossados como deputados jovens, tendo uma semana de experiência parlamentar no Congresso Federal. Apenas a aluna do curso técnico Química do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aléxia das Graças Paixão Carvalho, de 17 anos, irá à capital federal representar Sergipe.

Com a proposta de arborizar as áreas próximas das principais indústrias emissoras de gases poluentes, a estudante selecionada revelou que sua maior motivação foi a causa ambiental. “Tenho uma paixão pela área ambiental e pela preservação da natureza, para que a gente continue vivendo. Então pensei em criar um projeto que mude a nossa realidade com a natureza”, disse Aléxia.

Dando boas vindas aos estudantes, Américo de Deus, que está em seu primeiro mandato, falou sobre a vivência do dia a dia como parlamentar. "É muito importante que vocês tenham interesse pela política, para que possamos ter bons vereadores trabalhando pela população, acabando com essa imagem que todo político não presta", ressaltou.

A coordenadora Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Célia Gil, explicou todo o tramite para a escolha dos jovens. “A Secretaria de Educação fez divulgação nas escolas públicas para incentivar os estudantes apresentarem os projetos. A comissão escolheu os quatro melhores, enviou para a Câmara de Deputados e lá selecionaram o vencedor, que foi a estudante do IFS, Aléxia”.

Para a diretora de Comunicação da CMA, a visita é uma forma de motivar os jovens a participarem da política. “É Importante esta parceria entre CMA e SEED. Desde o primeiro momento o presidente Nitinho abraçou a ideia de trazer estes meninos para vivenciar o funcionamento da Câmara, como forma de incentivar o espírito de cidadania e estimulá-los a discutir os problemas de sua comunidade”, destacou Alexandra Brito.

O servidor da Casa, responsável por apresentar todos os setores aos estudantes, classificou como positiva a visita. “É muito importante para que a Câmara possa contribuir com a formação desta juventude, mostrando que política é uma coisa boa e que pode ser usado como instrumento de transformação da realidade”, finalizou Elias Aureliano.

Neste primeiro dia de visita, os quatro estudantes puderam conhecer os setores da Câmara e tirar dúvidas sobre o Legislativo. Nesta terça e quarta-feiras, eles estão participando da Sessão Ordinária, quando apresentarão proposituras e as defenderão em Plenário.

Os outros três estudantes selecionados foram a aluna do IFS Aracaju, Maria Daniella Moura da Silva; o estudante do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Ariosvaldo Oliveira Neto; o estudante da Fundação Bradesco de Propriá, Niña Victor Ferreira Cardoso.

Emília parabeniza APAE por seus 49 anos e cobra mais apoio a associação

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 28/08/2017 11h00, última modificação 28/08/2017 14h02
Emília parabeniza APAE por seus 49 anos e cobra mais apoio a associação

Assessoria do parlamentar

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), parabeniza a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), por seus 49 anos de existência e relevantes serviços prestados a sociedade aracajuana. Na oportunidade Emília cobrou mais apoio do poder público para a manutenção dos serviços da entidade.

Segundo Emília, a APAE em seus 49 anos de existência vem contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos na busca de melhores dias para aqueles que precisam de uma atenção especial. “Os assistidos pela APAE, durante todos esses anos, foram acolhidos e abraçados por funcionários e voluntários verdadeiramente como filhos. A conquista de cada um representa a vitória para todos”, pontuou.

De acordo com Emília, a APAE desenvolve várias atividades para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e para que esse trabalho seja desenvolvido é preciso o apoio do poder público na promoção e manutenção dos serviços. “É impressionante a importância da APAE no desenvolvimento dos assistidos, contudo se faz necessário que o poder público atue e estimule que mais pessoas tenham acesso aos serviços, viabilizando que a entidade possa atender todas as demandas”, destacou.

Por fim, faço um apelo ao poder público, no sentido de que garanta o acesso é principalmente a manutenção dos serviços, possibilitando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. “O objetivo principal da APAE é promover a atenção integral às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, garantindo a inclusão dos assistidos, para tal exercício diário é necessário o apoio do poder público diariamente. A APAE com pouco, faz muito, e com apoio dos grandes podemos garantir o acesso de todos igualitariamente”, finalizou.

Câmara realizará Tribuna Livre com a FERCASE

por Equipe CMA — publicado 28/08/2017 11h30, última modificação 28/08/2017 14h49
Câmara realizará Tribuna Livre com a FERCASE

Heribaldo Martins

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizará Tribuna Livre na próxima terça-feira, 29, com a Federação das Cooperativas dos Catadores e Selecionadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis em Defesa do Meio Ambiente (FERCASE). A Tribuna Livre acontecerá logo após o encerramento do pequeno expediente da CMA, por volta das 10h.

Em Sessão Especial pelo Dia dos Bancários, Iran homenageia José Souza

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/08/2017 13h00, última modificação 28/08/2017 16h35

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, nesta segunda-feira, 28, Sessão Especial em comemoração ao Dia dos Bancários. Na ocasião, o vereador Iran Barbosa (PT) fez uma homenagem ao sindicalista e bancário José Souza, falecido em 2014, sugerindo que a Sessão recebesse o seu nome. “É uma justa homenagem a esse histórico lutador das causas não só dos bancários, mas dos trabalhadores do nosso Estado”, afirmou. A sugestão foi prontamente acatada pelo presidente e proponente da sessão, o vereador e bancário aposentado Américo de Deus (Rede).

Em sua fala, Iran lembrou do seu passado de sindicalista, na direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Oficial Básica de Sergipe (Sintese), destacando o quanto a luta e a organização dos bancários serviram de referência na sua formação de militante sindical. “Assisti, na minha juventude, os bancários se organizando, nacionalmente, em pleno período dos Anos de Chumbo. Era uma categoria forte e as suas lutas viravam notícia. E, em Sergipe, a gente via essa força dos bancários que serviu de referência para muitas outras categorias”, registrou.

O parlamentar chamou a atenção para o processo de 'encolhimento numérico' da categoria bancária, muito em função da automação severa imposta no sistema bancário, que em lugar de ser utilizada em favor do trabalhador, acabou servindo aos bancos como desculpa para as demissões em massa e enxugamento do setor, com o claro objetivo de gerar mais lucros para os banqueiros. “Esse avanço tecnológico e a automação acabaram produzindo aquilo que não queríamos: a substituição da mão de obra bancária pelas máquinas e uma desumanização das relações de trabalho e do uso dos serviços dos bancos”, disse.

Sem crise para os banqueiros

Iran Barbosa também destacou o fato de, a despeito do encolhimento do número de postos de trabalho no setor bancário e dos incessantes ataques aos direitos da categoria, sempre associado ao discurso de crise econômica e de dificuldades do setor financeiro, os lucros dos bancos e dos banqueiros são sempre crescentes. “Não é razoável o anúncio de redução da produção econômica por conta da tão propalada crise e, ao mesmo tempo, lê-se e ouve-se em todos os meios de comunicação o nível gigantesco do crescimento dos lucros dos bancos neste país, que dizem estar em crise. Então, não há crise para os banqueiros. Precisamos cobrar a conta desses que lucram com a crise e impor contrapartidas à sociedade”, apontou.

O vereador aproveitou a comemoração pelo Dia dos Bancários para defender os bancos públicos brasileiros, segundo ele, os verdadeiros fomentadores do crescimento econômico e social do Brasil. “Estamos assistindo a uma avalanche de desmonte dos serviços públicos em nosso País e estão na mira do governo golpista os nossos bancos públicos, especialmente os bancos estaduais, utilizados como moeda de troca para que os governos estaduais recebam recursos federais. Precisamos defender os bancos públicos como instrumentos de incremento das políticas sociais. O sistema financeiro não pode ficar apenas a serviço do lucro crescente dos banqueiros e a serviço apenas dos grandes empresários, que também lucram muito. Os bancos, especialmente os públicos, precisam estar a serviços das parcelas mais pobres da nossa população”, defendeu Iran Barbosa, que lembrou também nomes que passaram pela Câmara Municipal e que representaram dignamente os bancários, como foi o caso de Abrahão Crispim, Goisinho e Chico Buchinho.

Bigode do Santa Maria reclama situação da rede de esgoto no Santa Maria

por Fernanda Sales — publicado 29/08/2017 12h05, última modificação 29/08/2017 12h05
Bigode do Santa Maria reclama situação da rede de esgoto no Santa Maria

Foto: César de Oliveira

O vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) utilizou a tribuna durante o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, 29, para falar da situação do Conjunto Padre Pedro, Conjunto Valadares e Residencial Santa Maria, localizados no bairro Santa Maria, além do Conjunto Orlando Dantas, no São Conrado, que estão com problemas graves nas redes de esgoto.

De acordo com o parlamentar, o principal problema na rede de esgoto é que o Canal Santa Maria não tem condições de receber a quantidade de esgoto. “Infelizmente as ruas do bairro estão sujas por conta dos vazamentos. Na época que foi feita a rede de esgoto do Canal Santa Maria, foram colocados tubos finos, que não suportam as demandas de esgoto que é lançado no Canal, o que acaba estourando os canos e jorrando sujeiras pelas ruas”, informou.

Bigode ainda informa que já solicitou a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) resolução do problema. “Sei que esse problema vai gerar uma grande despesa para o Estado e para o município. Infelizmente quando começaram a fazer a obra não pensaram que a população do Santa Maria iria crescer tanto e hoje a rede não está suportando a demanda. Faço um apelo as autoridades competentes, porque essa situação afeta diretamente a toda população”, finalizou.

Carlito Alves fala sobre gestão de João Alves e Edvaldo Nogueira na PMA

por Fernanda Sales — publicado 29/08/2017 12h04, última modificação 29/08/2017 12h04
Carlito Alves fala sobre gestão de João Alves e Edvaldo Nogueira na PMA

Foto: César de Oliveira

Durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Carlito Alves explanou suas opiniões a respeito da antiga gestão da Prefeitura de Aracaju (PMA) do ex-prefeito João Alves Filho e da atual gestão de Edvaldo Nogueira. Outro tema debatido pelo vereador, foi sobre o cancelamento do desfile cívico na rua Bahia.

Segundo o vereador, a gestão de João Alves Filho foi bastante produtiva nos dois primeiros anos. “João Alves iniciou sua gestão muito bem, foram dois anos de produtividade, mas os dois últimos anos muitos problemas foram surgindo. Acredito que por conta de seus problemas de saúde e dos maus conselhos de algumas pessoas da sua administração”, informou.

Sobre a gestão de Edvaldo Nogueira, Carlito Alves destacou que ele vem realizando um bom trabalho. “Espero que Edvaldo continue resolvendo os problemas da Prefeitura. Sobre o desfile cívico na rua Bahia, acho que com 200 mil dá para realizar sem problemas. Acho que o prefeito ainda pode pensar sobre esse assunto e tentar fazer esse desfile. É uma coisa que os alunos gostam e que vale a pena ser pensado em fazer”, alegou o parlamentar.

Nitinho destaca inovações que serão implantadas na CMA

por Danilo Cardoso — publicado 29/08/2017 14h58, última modificação 29/08/2017 14h58
Nitinho destaca inovações que serão implantadas na CMA

Foto: César de Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), anunciou durante o Grande Expediente da 62º Sessão Ordinária desta terça-feira, 29, as inovações para melhorar a acessibilidade dos trabalhos no Plenário que será implantada na Casa Legislativa. “O painel agora terá voz indicando todos os atos que acontece durante a Sessão”, revelou o parlamentar.

O painel da CMA avisará quando os vereadores marcarem sua presença, quando atingir coeficiente para abertura das Sessões, abertura dos trabalhos, leitura da Bíblia, aviso sobre ausência dos vereadores, entre outras ações. Os benefícios voltados para pessoas que sofrem cegueira serão implantados no próximo dia 4 de setembro.

Além disto, o painel vai além, como explica o presidente da Casa. “O painel também avisará quem está falando ou aparteando e quanto tempo resta. Nas votações será avisado quem está votando e qual foi seu voto, quantos votos estão registrados, além de destacar se foi aprovada ou recusada a propositura”, finalizou Nitinho.

O maior beneficiado com a implantação do programa, o vereador Lucas Aribé (PSB), não escondeu a emoção da inovação. “Quero agradecer ao presidente por mais esta inovação, a Câmara está de parabéns. Com está inovações e praticamente vou voltar a enxergar, é algo extraordinário e parabenizo a vossa excelência por esta iniciativa de tornar a Câmara muito mais acessível”.

O vereador Iran Barbosa (PT) solicitou algumas alterações no registro das atas. “Quero solicitar que nos registro das atas tivessem os vereadores quando estão na abertura da Sessão. Nosso procedimento é antigo e colocam a presença dos vereadores ao decorrer da Sessão. Sei que vai dar mais trabalho as nossas funcionárias, mas isso vai dá um verdadeiro espelho”.

O líder do prefeito na CMA, vereador professor Bittencourt (PCdoB) parabenizou Nitinho pela iniciativa. “Quero parabeniza-lo pela iniciativa porque toda ação de melhorias da transparência é valida e no conjunto da obra o senhor está muito bem com uma gestão moderna e cada dia mais eficiente”.

O líder da oposição na CMA, Elber Batalha Filho (PSB), agracedeu o respeito da gestão da Câmara com as pessoas com defiencia visual. “Em respeito a uma certa parcela da sociedade que necessitava desta iniciativa, a administração da Câmara se mostrou bastante eficiente”.

Manuel Marcos fala sobre preconceito e racismo

por Fernanda Sales — publicado 29/08/2017 12h02, última modificação 29/08/2017 12h02
Manuel Marcos fala sobre preconceito e racismo

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Manuel Marcos utilizou a tribuna durante o Pequeno Expediente na manhã desta terça-feira, 29, para abordar o tema preconceito e racismo, destacando principalmente o racismo com as mulheres grávidas e a mortalidade de mulheres negras durante do parto.

Durante seu discurso, o parlamentar falou sobre a sua ida à Brasília semana passada, a convite do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da ministra dos Direitos Humanos Luislinda Valois, para participar de uma oficina sobre as doenças dominantes na população negra no Brasil. “Palestrei durante o evento sobre as doenças e complicações mais comuns que atingem as mulheres negras, em decorrência do parto, como infecções, hipertensão e até abortos”, informou.

“Fiquei muito feliz com o convite dessa palestra, porque além de ser médico obstetra, sou negro com muito orgulho. Apenas 26% das pessoas são ditas brancas, então a maioria são negros e pardos e, infelizmente, muitos brancos se acham a maioria. Ainda sobre o meu tema na palestra, sei que muitas mulheres negras sofrem discriminação. É triste saber que tem muitas gestantes negras que não tem um bom atendimento ao irem ter seus filhos. De 100 mil partos, morrem 141 mulheres negras durante o parto. Precisamos ter mais respeito, todos são humanos, somos todos iguais na hora da morte. Vamos nos unir e nos respeitar, nós negros somos a maioria nesse país e infelizmente não somos maioria no congresso nacional, nas assembleias, nos poderes executivos, entre outros cargos”, finalizou Dr. Manuel Marcos.

Finalistas do PJB participam de Sessão Ordinária na Câmara

por Leilane Coelho — publicado 29/08/2017 10h05, última modificação 29/08/2017 14h29
Finalistas do PJB participam de Sessão Ordinária na Câmara

Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 29, os finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2017, voltaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos vereadores. Durante a sessão, os quatro finalistas puderam utilizar a Tribuna para apresentar e falar sobre os projetos que são de própria autoria.

O primeiro a utilizar a tribuna foi Ninã Cardoso, aluna da Fundação Bradesco, 4ª colocada no PJB, que apresentou um Projeto Lei que trata sobre a orientação profissional. “O Projeto de Orientação Profissional é uma forma de orientar qual a melhor carreira seguir, para entender as habilidades referentes a cada profissão,  e assim podemos conquistar o melhor futuro profissional. O apoio da Escola é essencial nesse papel de orientação aos estudantes e é necessário também que os alunos, por meio do auxílio da escola, possam vivenciar e conhecer na prática a atuação e realidade de cada profissão”, disse Ninã.

O segundo colocado, Ariosvaldo Oliveira, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, apresentou aos vereadores de Aracaju uma moção de apelo que trata sobre a Avenida Euclides Figueiredo. “Solicito que haja celeridade ou acontecimento nas obras referentes à manutenção e ampliação da avenida Euclides Figueiredo em toda sua extensão. Os constantes alagamentos aumentam a proliferação de mosquitos, ou seja, não é apenas uma questão de mobilidade urbana, mas também de saúde pública”, frisou Ariosvaldo.

Já a estudante do 3º ano do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e 3º colocada no PJB, Daniella Moura, apresentou uma Indicação que cria o crematório público animal. Para Daniela, a implantação desta propositura é uma questão de saúde pública. “Eu gostaria de apresentar uma indicação que solicita a secretária Municipal da Saúde, Waneska Barboza, a instalação de um crematório público para animais em nossa cidade, a fim de que o descarte de corpos de animais mortos não se proceda de forma incorreta, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde da população. A cremação é a destinação mais ética e a única que não agride o meio ambiente”, explicou Daniella.

A primeira colocada e estudante do 2º ano do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Alexia das Graças, apresentou um Projeto de Lei que dispões sobre a criação de áreas de arborização próximas às indústrias. “Apresento-lhes o Projeto de Lei de minha autoria que dispõe sobre um plano de arborização para a vizinhança industrial. A poluição ambiental, nos dias atuais, têm sido crescente e vem acarretando desastres na natureza, como aquecimento global, alterações ambientais, sejam no clima, na fauna ou flora. A arborização próxima a indústrias é uma alternativa viável que contribuirá para a redução do efeito estufa e o desmatamento florestal”, frisou Alexia.

Estudantes visitam:

Ainda na manhã de hoje, vinte alunos do Colégio Estadual Atheneu Sergipense acompanharam a Sessão Ordinária. O professor de Filosofia, Denilson, diz que o objetivo da visita é prestigiar um dos alunos classificados no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), além de mostrar o funcionamento da Casa aos estudantes.

“Trazer os alunos para cá para que eles conheçam o funcionamento da Câmara de Vereadores é um momento ímpar, pois eles podem ver na prática aquilo que a gente vê em sala de aula. Eu penso que essa aproximação entre escola e poder legislativo facilita de maneira mais ampla a compreensão, porque a gente aprende muito mais com os exemplos práticos do que com a teoria em papel”, afirmou Denilson.

A presidente do grêmio estudantil, Helen Neo, falou sobre a felicidade em conhecer o Parlamento de perto. “É a primeira vez que venho acompanhar uma sessão da Câmara e estou muito feliz. Aproveito para agradecer aos meus professores pela iniciativa de fazer essa aproximação entre estudantes e parlamento”, disse Helen.

Emília ingressa com Ação Popular contra o reajuste da tarifa do transporte

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/08/2017 09h40, última modificação 30/08/2017 14h04
Emília ingressa com Ação Popular contra o reajuste da tarifa do transporte

Foto: Gilton Rosas

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), ingressou com Ação Popular com o objetivo de conceder ao cidadão aracajuano o direito a transparência nos atos administrativos do Executivo.

Segundo Emília, Ação Popular é um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão, que tem o objetivo de garantir a moralidade administrativa, mediante a anulação dor atos lesivos ao interesse publico, como é exemplo o aumento da passagem do transporte urbano. “Houve o aumento da tarifa do transporte coletivo e o aracajuano está sentindo no bolso. O que mais chamou a atenção, e eu pedi para minha assessoria fazer um minucioso levantamento é que, o Executivo, através de um decreto, fixou o valor de R$ 3,50 reais; só que não motivou devidamente o ato administrativo, porque não houve a ampla divulgação das planilhas de custos das empresas, que inclusive deveriam ter passado pela Casa Legislativa”, pontou.

“As planilhas deveriam ter sido apreciadas pelos parlamentares e, somente após esse estudo e fundamentação dos cálculos em seguida; é que o Executivo poderia apresentar o decreto com o valor da tarifa; o que não foi observado”, destacou.

Por fim, a vereadora de Aracaju reforça que também não foi observado o que diz a redação da Lei 3.845/2010. No mesmo dia em que foi publicado no Diário Oficial do Município o reajuste, entramos com a Ação Popular para suspender a cobrança. “Estamos aguardando que a justiça analise; inclusive depois que ingressamos o Movimento Não Pago ingressou, e está havendo um estudo para a conexão das duas ações, mas entramos primeiro e agora temos que aguardar que a magistrada, Dra. Cristina Machado, se posicione sobre a suspensão desse aumento irregular”, finalizou.

Emília cobra reparos na passarela de madeira do Parque dos Cajueiros

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/08/2017 09h45, última modificação 30/08/2017 14h04
Emília cobra reparos na passarela de madeira do Parque dos Cajueiros

Foto: César de Oliveira

A defensora pública e vereadora Emília Corrêa (PEN), está cobrando reparos na passarela de madeira do Parque dos Cajueiros. A parlamentar demonstrou a sua preocupação com as pessoas que podem cair nos buracos formados pelas madeiras, que cedem frequentemente.

Segundo Emília, a passarela de madeira do Parque dos Cajueiros é muito frequentada para prática de atividades físicas, se constituindo em uma opção principalmente para os idosos que diariamente utilizam aquele espaço público. “A minha maior preocupação é com a segurança das pessoas e até mesmo ciclistas, que todos os dias transitam na via. Em alguns trechos a madeira cedeu e os transeuntes colocaram galhos para sinalizar o perigo”, pontuou.

Para Emília, fazer exercícios físicos está se tornando um desafio no local. Idosos já se acidentaram e o perigo é maior ainda à noite. Com o desgaste natural e a ação do tempo, as tabuas ficam danificadas e manutenção é necessária para evitar prejuízos físicos. “Os idosos são as maiores vitimas da falta de manutenção das tabuas, que cedem deixando espaços causam as quedas. Peço que os gestores realizem intervenções técnicas sempre que necessário, a fim de serem minimizados os danos aos idosos tão fragilizados”, destacou.

Por fim, faço um apelo aos responsáveis pelos serviços de manutenção da passarela de madeira, para que realizem o mais rápido possível os reparos, sobretudo para evitar que mais pessoas se machuquem pela falta de conservação. “Um dos mais belos cartões-postais da cidade, o Parque dos Cajueiros é um espaço de lazer e práticas esportivas; a sociedade, e principalmente os aracajuanos, cobram da administração maior zelo e segurança no espaço público que é um bem de todos”, finalizou.

Américo de Deus concede entrevista à TV Alese

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/08/2017 09h45, última modificação 30/08/2017 14h04
Américo de Deus concede entrevista à TV Alese

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Américo de Deus (Rede) foi convidado pela TV Alese para falar sobre o trabalho desenvolvido por ele durante os nove meses de mandato parlamentar na Câmara Municipal de Aracaju.

O parlamentar expôs a bandeira de luta em prol das comunidades que sofrem com a falta de políticas públicas, de maneira que vem apontando para o Executivo através de proposituras, melhorias necessárias para os bairros da capital. “No primeiro semestre protocolamos 252 proposituras, como forma de mostrar a comunidade que fui eleito não para figurar, e sim para cumprir as obrigações do mandato, verificando os problemas e buscando soluções, como por exemplo, nós temos um Projeto de Lei que trata sobre preservação ambiental, outro Projeto que trata sobre a Reciclagem de Resíduos, que é um problema recorrente em Aracaju e causa grande impacto ambiental negativo, este projeto tem como objetivo reduzir em até 200 toneladas o envio de resíduos sólidos reaproveitáveis para o aterro e vai direcionar para as cooperativas, para que seja feito o processo de reciclagem, preservando o meio ambiente, gerando empregos e cidadania,” frisou Américo .

Durante sua conversa com a Jornalista Andreza Mota, o parlamentar listou mais alguns dos seus projetos que estão em tramitação na Câmara de Aracaju, dentre eles, o projeto que trata sobre a literatura de cordel como livro paradidático nas escolas públicas; P.L. que trata sobre educação financeira, o qual, objetiva trazer para os alunos conhecimento sobre as finanças do país; Além da Arena Multiuso Valdete de Deus, construída com recursos próprios, que em breve será inaugurada e trará cidadania para a comunidade do Porto Dantas, que irá desfrutar de atividades físicas para jovens e idosos, atividades lúdicas, além de serviços médicos, consultoria jurídica e cursos profissionalizantes.

Palhaço Soneca destaca atuação da Emurb e Emsurb

por Guilherme Fraga, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/08/2017 09h50, última modificação 30/08/2017 14h04
Palhaço Soneca destaca atuação da Emurb e Emsurb

Foto: César de Oliveira

Na última terça-feira, 29, o vereador Palhaco Soneca (PPS) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar as ações desenvolvidas por dois órgãos municipais nos oito primeiros meses de nova gestão. "Emsurb e Emurb estão surpreendendo de maneira positiva este início de mandato do prefeito Edvaldo Nogueira. Para mim são as pastas que atuam com mais celeridade no município", elogiou.

Pelo menos uma vez por semana Palhaço Soneca tem feito uma indicação na Câmara ou um pedido informal direto no gabinete das duas entidades. "Luiz Roberto da Emsurb e Sergio Ferrari da Emurb quando me veem já arregalam os olhos. Eles sabem que estou representando o povo mais carente de Aracaju, e felizmente meus pedidos estão sendo atendidos com rapidez e sucesso", enaltece.

Soneca destaca que as ruas dos bairros São Carlos, Maria do Carmo e Olaria estão passando por uma grande mudança. "O serviço de limpeza dos canais melhorou muito. Também há constantemente o desentupimento de fossas e bueiros, além da operação tapa buraco. Claro, ainda está longe do perfeito, mas precisamos tirar o chapéu quando o trabalho vem sendo realizado a contento".

Américo de Deus subscreve Projeto do programa Parlamento Jovem

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/08/2017 09h50, última modificação 30/08/2017 14h09
Américo de Deus subscreve Projeto do programa Parlamento Jovem

Foto: Assessoria do parlamentar

Na sessão da última terça-feira 29, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os quatro alunos sergipanos que foram selecionados como finalistas, estiveram no parlamento para apresentar os seus projetos.

O vereador Américo de Deus (REDE) parabenizou a todos os estudantes sergipanos que concorreram e também aos finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) edição 2017. Este programa possibilita aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada Parlamentar rumo a Câmara dos Deputados, momento em que os estudantes tomarão posse e atuarão como deputados jovens.

Américo ficou particularmente animado com a iniciativa da aluna Alexia das Graças, que apresentou um projeto de Lei sobre a criação de áreas de arborização próximas a indústrias, o objetivo contribui para a redução do efeito estufa e o desmatamento florestal. “Essa é uma das causas que defendo, tenho mostrado em alguns projetos de minha autoria, a importância da preservação ambiental em nossa cidade, para melhoria da qualidade de vida do aracajuano, portanto, resolvi subscrever e ser padrinho da Alexia nesse projeto” comentou o parlamentar.

Projeto de Américo de Deus que tramita na CMA é abordado em Tribuna Livre

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 30/08/2017 09h55, última modificação 30/08/2017 14h08
Projeto de Américo de Deus que tramita na CMA é abordado em Tribuna Livre

Foto: Assessoria do parlamentar

A Tribuna Livre de terça-feira, 29, foi destinada ao representante da Federação das Cooperativas dos Catadores e Selecionadores de Materiais Reutilizáveis em Defesa do Meio Ambiente (FECARSE), que falou aos vereadores sobre a problemática do tratamento dos Resíduos Sólidos, Alan Michel Ribeiro.

Ribeiro, que também é colaborador da Fecarse, fez uma explanação sobre a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a qual contém instrumentos importantes na luta contra os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos. Michel aproveitou para pedir apoio dos parlamentares no intuito de que a lei possa ser cumprida.

O vereador Américo de Deus explanou sobre o projeto de sua autoria e que já está tramitando na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o qual trata sobre a recuperação das cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos em Aracaju. “Parabenizo a iniciativa da Fercase em transformar a nossa cidade e também gerar renda para a população, além de diminuir o impacto no meio ambiente”, afirmou Américo.

Américo de Deus ressalta o erro na previdência do estado

por Danilo Silva Cardoso publicado 30/08/2017 14h05, última modificação 30/08/2017 14h05
Américo de Deus ressalta o erro na previdência do estado

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) usou a Tribuna durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para emitir sua opinião contrária sobre a tentativa de fusão dos fundos de previdenciários, realizado pelo Governo de Sergipe. Além deste assunto, o parlamentar ainda destacou o programa Parlamento Jovem Brasileiro.

O vereador destacou que a fusão do Fundo Previdenciário de Sergipe (FINANPREV), que são os servidores egressos a partir de 2008, e o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (FUNPREV), que acumula déficits mensalmente, necessitam de um estudo mais aprofundado sobre o tema. “Alguns fundos de previdência bem geridos da iniciativa privada estão com dificuldades, imagina os fundos públicos. A junção vai sanar os problemas de forma passageira”.

O parlamentar ainda destacou. “Só saberemos se o fundo dos servidores após 2008 será suficiente para garantir a aposentadoria quando começar a usar, até agora a tampa desta caixa d’agua não foi aberta. Temos que ter responsabilidade com o Estado, vamos chamar os sindicatos para terem mais atenção e manter a pressão, porque só assim que conseguiremos as nossas coisas”, disse Américo de Deus.

Em aparte, Elber Batalha (PSB) revelou que estão tentando fazer é uma distorção com os aposentados em relação aos fundos previdenciários. “Estão tentando enganar os aposentados, porque este dinheiro vai garantir a aposentadoria por seis a oito meses e depois não tem mais garantia alguma. O que se tem é uma irresponsabilidade já que tem um rombo mensal de 100 milhões reais”.

Lucas Aribé (PSB) ficou feliz de vê que na Assembleia Legislativa tem uma pessoa como a deputada Ana Lúcia. “A deputada Ana Lúcia está lutando com coerência. Fico triste quando se despreza a fala de uma pessoa séria, experiente e coerente. Estamos vendo que o próximo governador terá um grande problema que será a previdência”.

Isac Silveira (PCdoB) afirmou que neste caso não é necessário levantar uma bandeira política. “Quando o governador Jackson Barreto pensa em reformar a previdência unindo os dois fundos, uma deficitária com um superficitária, é uma forma de salvar seu mandato deixando para o bomba para os próximos governantes”.

Parlamento Jovem Brasileiro

Américo de Deus demonstrou todo seu contentamento em vê estudantes querendo participar da política. “Temos que abrir caminho para que os jovens possam se inserir na política. Vamos que acabar com a Capitânia hereditária, que passa de pai para filho. Tem gente que bate no peito e diz que não gosta de política e neste tipo de atitude abre espaço para pessoas mal intensionadas, não podemos deixar o mal vencer o bem”.

O vereador ainda apresentou no painel da Casa o Projeto de Lei 246/2017, da aluna do IFS Aléxia das Graças, que venceu o concurso sergipano do projeto Parlamento Jovem Brasileiro e será apresentado em Brasília. “O projeto visa arborizar as áreas próximas as industrias poluidoras, caso a empresa não atenda fica impedida de ser contratada em alguma ação com o poder público. Este projeto visa cuidar de nossa existência, todos sabem que estamos de passagem, mais temos que fazer nossa parte para manter o planeta para as próximas gerações”, finalizou Américo de Deus.

Manuel Marcos demonstra preocupação com paralisação dos professores

por Danilo Silva Cardoso publicado 30/08/2017 14h02, última modificação 30/08/2017 14h02
Manuel Marcos demonstra preocupação com paralisação dos professores

Foto: Gilton Rosas

A paralisação dos professores da Rede Municipal de Ensino foi um dos assuntos que o vereador Manuel Marcos (PSDB) abordou na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 30. O vereador também cobrou a aquisição de um novo aparelho de quimioterapia.

O parlamentar destacou que os médicos fizeram uma paralisação e agora está anunciada a paralisação dos professores da Rede Municipal. “Os professores estão no seu direito de reinvidicar, o prefeito tem que cumprir sua parte. Se isso acontecer como ficarão a situação dos pais de todos estes meninos fora da escola, fica difícil. Com quem estas crianças vão ficar quando os pais saírem trabalhar”, indagou Manuel Marcos.

O vereador Iran Barbosa (PT) afirmou que os professores estavam em paralisação, retornaram aos trabalhos e a partir de sexta entram em greve. “Existe uma lei federal que o piso salarial do magistério precisa ser reajustado anualmente e até agora nada. Os professores foram bem tolerantes, já estamos no oitavo mês de gestão, e já foi anunciado que não irá ter reajuste salarial”.

O líder da oposição, vereador Elber Batalha (PSB) relembrou uma matéria publicada em um jornal que destacava na capa que o corte que gastos de Edvaldo Nogueira é em cima do sacrifício dos servidores. “É bem verdade que com relação ao magistério não estou surpreso porque Edvaldo quando foi prefeito não pagou o piso. Em um futuro próximo o piso do magistério será igual ao salário mínimo. O prefeito está usando a crise para fazer caixa para o próximo ano”.

Aparelho de quimioterapia

O vereador iniciou seu discurso chamando a atenção do Governo do Estado com relação ao aparelho de quimioterapia. “Diversos pacientes estão correndo para fazer seu tratamento em Arapiraca, Estado de Alagoas, na tentativa vencer esta doença tão agressiva. Estas pessoas com dificuldades financeiras estão alugando quartos de vilas. Como uma Capital não tem um aparelho digno, o nosso já é obsoleto. Uma cidade do interior é mais moderna que a Capital, isso é uma coisa inadmissível”, questionou Manuel Marcos.

Bigode volta a cobrar melhorias na drenagem do Orlando Dantas

por Danilo Silva Cardoso publicado 30/08/2017 14h02, última modificação 30/08/2017 14h02
Bigode volta a cobrar melhorias na drenagem do Orlando Dantas

Foto: Gilton Rosas

A rede de drenagem deficiente e antiga do conjunto Orlando Dantas foi o tema abordado pelo vereador Bigode do Santa Maria (PMDB) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 30. “O problema destes moradores está dramático e precisa de solução urgente”.

O parlamentar externou a situação relata pelos moradores dos conjunto Orlando Dantas e São Conrado. “As administrações anteriores deixaram o Orlando Dantas e o São Conrado em situação dramática, com os dejetos retornando pelos ralos e pelos vasos sanitários. Os moradores estão passando por um momento muito difícil neste período chuvoso com as casas cheias de esgotos. Peço que os vereadores se somem a esta luta”, finalizou Bigode.

Dr. Gonzaga: "O Câncer não espera, ele é uma bomba relógio que a qualquer minuto pode explodir "

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/08/2017 10h49, última modificação 31/08/2017 10h49
Dr. Gonzaga: "O Câncer não espera, ele é uma bomba relógio que a qualquer minuto pode explodir "

Foto: Gilton Rosas

Estive conhecendo de perto o grupo 'Mulheres do Peito,” que tem como principal objetivo, cuidar do Câncer de Mama que aflige muitas mulheres Brasileiras, mas que com força e determinação enfrentam essa doença com coragem e vontade de vencer essa batalha que é árdua.

Como médico faço um alerta, para que essas mulheres tenham consciência dos seus direito, onde a lei é clara e informa que a partir dos 40 anos de idade, elas têm direito a realização de mamografia de acordo com a Lei n. 11.664 de 2008. É dever do SUS cuidar do paciente de forma integral, fornecendo-lhe todos os exames e tratamentos existentes.

O paciente com neoplasia maligna tem direto de iniciar o tratamento, no sistema único de saúde (SUS), num prazo de 60 dias conforme Lei 12.723, contados a partir do dia em que foi diagnosticado em laudo patológico. Considera-se cumprido o prazo se, em até 60 dias, quando o paciente já tiver realizado cirurgia ou iniciado a radioterapia ou a quimioterapia, onde o descumprimento desta lei sujeitará os gestores direta indiretamente responsáveis as penalidades administrativas, a lei cobre o tratamento em 12 meses, garantindo assim um tratamento digno é eficaz ao paciente do SUS. Além da Lei 12.802, que estabelece que a reconstrução mamária que é um direito da mulher que teve a mama mutilada pelo tratamento do câncer. Mulheres façam valer seus direitos como cidadãs perante a sociedade.

Américo de Deus destaca a greve dos professores de Aracaju

por Fernanda Sales — publicado 31/08/2017 07h50, última modificação 31/08/2017 10h53
Américo de Deus destaca a greve dos professores de Aracaju

Foto: César de Oliveira

Durante a 64ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 31, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA, o vereador Américo de Deus (Rede) utilizou o Pequeno Expediente para destacar a greve dos professores da rede municipal de Aracaju, que irão paralisar suas atividades a partir de amanhã, 1º de setembro, por tempo indeterminado. O motivo da paralisação surgiu porque o prefeito Edvaldo Nogueira informou, através da comissão de negociação da PMA, que este ano não vai conceder a revisão do piso salarial nacional do Magistério, em vigor desde janeiro do corrente ano e cujo percentual é de 7,64%. Segundo o parlamentar, isso é uma falta de respeito com os professores. “Não é possível que os professores fiquem nessa situação, precisa respeitar o trabalhador. A educação é o nosso maior patrimônio, é a base de tudo. Das 64 universidades federais, 44 estão com problemas financeiros, foi reduzido em 2014 50% de recursos para infraestrutura. É preciso ter mais cuidado com essa falta de investimento na educação”, informou Américo. O vereador Américo ressaltou que os professores estão buscando seus direitos. “Agora os professores estão cobrando o piso e eles estão com razão, precisa ser estabelecida uma mesa de negociação o mais rápido possível porque eles estão buscando seus direitos. Esse país precisa investir mais em Educação”, reforçou. Outro assunto discutido por Américo de Deus, foi a respeito da fusão dos dois fundos previdenciários dos servidores do Governo do Estado (FINANPREV e FUNPREV). “Hoje na Assembleia está acontecendo a votação do projeto de fusão dos fundos previdenciários. E eu discordo disso, porque no futuro os servidores aposentados vão sentir o problema. Que mais sofre é quem mais se sacrificou para garantir a sua aposentadoria e isso não poderia acontecer”, finalizou Américo.

Câmara Monte Alegre convida Kitty Lima para orientação sobre a causa animal

por Felipe Maceió,Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 31/08/2017 10h55, última modificação 31/08/2017 10h55
Câmara Monte Alegre convida Kitty Lima para orientação sobre a causa animal

Foto: Assessoria da parlamentar

A convite do presidente da Câmara de Vereadores de Monte Alegre, Acrísio Pereira, a vereadora Kitty Lima (Rede) ministrou um bate papo com o tema "Animais Abandonados", reforçando a importância da implementação de políticas públicas para os animais na cidade.

Durante o encontro, que contou com a presença da secretária de Saúde, Cristina Oliveira, do secretário de Agricultura, Haroldo José, o assessor geral, Walfran Souza e a veterinária do município, Amanda Botelho, Kitty falou sobre as iniciativas que contribuem para o bem-estar dos animais, como as campanhas de vacinação - com o intuito de evitar a proliferação de zoonoses, castração para o controle da população de cães e gatos, atendimento veterinário gratuito à população, orientação sobre a criminalização dos maus-tratos contra animais, além de elaboração de projetos de lei que beneficiem a causa animal e, consequentemente, a população Monte alegrense. “Graças a Deus muitas prefeituras do interior do Estado estão se conscientizando da importância da implementação de políticas públicas para os animais e entendendo que essas ações não beneficiam apenas eles, mas também toda a população. Fico muito feliz em ver tanta gente interessada em ouvir a minha experiência na Câmara de Aracaju como exemplo a ser seguido em Monte Alegre, inclusive, deixei cópias de todos os meus projetos para a causa animal em Aracaju para ajudá-los na criação de proposituras sobre o tema”, disse Kitty.

A parlamentar orientou ainda o município a realizar uma campanha de bem-estar animal para o atendimento veterinário gratuito, um pontapé inicial para demonstrar o comprometimento com a causa e com as políticas públicas de saúde. “Expliquei a eles o quão importante são as realizações dessas campanhas para o município, mesmo diante de uma situação financeira apertada. Mostrei a eles que a parceria com a iniciativa privada pode ser uma opção viável e sem grandes custos para os cofres da prefeitura, igual ao que eu fiz aqui em Aracaju”, pontuou.

Outra sugestão apresentada pela vereadora foi a criação de ONGs de proteção animal na cidade. “Seria interessante que os protetores de animais do município se unissem para criar uma ONG. Existem pessoas bastante comprometidas por lá, e é como eu sempre digo: a união faz a força. Esse grupo pode até auxiliar a prefeitura na realização de ações voltadas para a causa animal, uma vez que eles entendem muito bem a real necessidade dos animais e do movimento", reforçou Kitty.

Américo de Deus é entrevistado no programa “Batalha na Jornal”

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 31/08/2017 11h04, última modificação 31/08/2017 11h04
Américo de Deus é entrevistado no programa “Batalha na Jornal”

Foto: Assessoria da parlamentar

Na tarde de ontem, 29, o vereador Américo de Deus (Rede) concedeu entrevista ao jornalista Carlos Batalha no programa “Batalha na Jornal”. Durante a entrevista, o parlamentar falou sobre a sua atuação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Américo fez uma avaliação positiva de seu mandato e afirma permanecer com o mesmo objetivo e entusiasmo em fazer política com decência. No seu trabalho, que incluí visitas às comunidades é possível identificar as demandas da população, necessidades estas, que servem como base para as proposituras que ele tem protocolado na CMA. Essa é a verdadeira função de um vereador, percorrer as comunidades e ver de perto a realidade de cada localidade, além de cobrar dos órgãos responsáveis uma solução. “A população tem reconhecido o trabalho que temos desenvolvido, pois é baseado na transparência, visando o bem estar da população aracajuana. Me esforço para cumprir, no parlamento, as promessas de campanha que são direcionadas para melhoria da qualidade de vida da população,” afirmou Américo.