Câmara aprova projeto que reconhece e valoriza Artistas Populares de Aracaju

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 18/07/2017 13h05, última modificação 07/12/2017 11h55
Câmara aprova projeto que reconhece e valoriza Artistas Populares de Aracaju

Assessoria do parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei nº 41/2017, em Redação Final, de autoria do vereador Iran Barbosa (PT), que dispõe sobre ações de reconhecimento e valorização das atividades de Cantador, Cordelista e Xilogravurista como profissões artísticas e estabelece diretrizes para as Políticas Públicas em Cultura, Turismo e Educação, no âmbito do município de Aracaju, voltadas para o incentivo da Literatura de Cordel, da Cantoria e da Xilogravura.

Para o autor, o projeto trará o reconhecimento dos profissionais que trabalham com a poesia popular, com o canto, com o repente, com o cordel. “Reconhecendo a importância desses profissionais e a lacuna no que concerne à existência de políticas públicas voltadas para a sua valorização, apresentei este Projeto, que foi fruto de uma construção feita pelos próprios artistas”, justificou.

Segundo Iran, a propositura cuida de sugerir formas de valorização da Literatura de Cordel, da Cantoria e da Xilogravura, especialmente no âmbito das Políticas Públicas definidas para a Cultura, o Turismo e a Educação do Município de Aracaju. “Devemos ressaltar que o projeto foi fruto de trabalho dos próprios cordelistas, repentistas e xilogravuristas. Apresentei o projeto no Parlamento, observando a regulamentação nacional já existente e as propostas dos artistas”, afirmou Iran.

O Projeto segue agora para a sanção do prefeito. “Agradeço aos pares desta Casa pela apreciação positiva e agora torço para que o prefeito sancione o projeto”, disse Iran Barbosa.