Notícias sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h38, última modificação 01/11/2023 10h38

CMA promove eventos relacionados à Campanha de Sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h37, última modificação 01/11/2023 10h37
CMA promove eventos relacionados à Campanha de Sustentabilidade

Foto: China Tom

Na segunda-feira,16, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) lançou a Campanha de Sustentabilidade no Plenário. A iniciativa tem o objetivo de criar um plano ligado aos 03 pilares da sustentabilidade, que é o social, ambiental e econômico. Ainda durante o lançamento, o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede) assinou a portaria nº 2473, de 16 de outubro de 2023, a qual designa servidores específicos para constituírem a comissão gestora do plano de logística sustentável da CMA. 

Dando continuidade aos trabalhos, a Casa Legislativa seguirá realizando eventos relacionados à Campanha de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Um deles ocorrerá nesta quarta-feira, dia 18/10, das 14h às 16h, na Escola do Legislativo Profª Neuzice Barreto. O evento é destinado para os servidores que estão lotados na Escola do Legislativo e assessores de vereadores, bem como servidores do turno vespertino da Diretoria Legislativa e Diretoria Administrativa.

Outro evento ocorrerá nesta sexta-feira (20/10), das 10h às 12h, no Plenário da CMA. Nestes eventos, a Casa Legislativa contará com a ação educativa da Equipe de Educação Ambiental da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem (CARE), a qual assinou acordo de cooperação com a CMA para coleta de materiais recicláveis, bem como haverá uma roda de conversa com representantes da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) da CMA.

A campanha visa orientar e envolver todos os servidores da Casa acerca das ações que acontecerão a partir desse momento, bem como acerca daquelas já iniciadas. Considerando a importância do engajamento de todos nessa temática, será indispensável a presença de servidores de todos os setores da CMA no evento.

Notícias Sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h40, última modificação 01/11/2023 10h40

Notícias Sustentabilidade - Leia mais…

Escola do Legislativo de Aracaju adere à Campanha de Sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h41, última modificação 01/11/2023 10h41
Escola do Legislativo de Aracaju adere à Campanha de Sustentabilidade

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira, 18, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), aderiu à Campanha de Sustentabilidade, projeto desenvolvida pela CMA que faz parte da Rede Legislativo Sustentável, uma rede nacional, criada pelo TCU e Congresso Nacional, para dar suporte a outros órgãos do Poder Legislativo do país nas suas iniciativas sustentáveis.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, é uma iniciativa positiva. “Ficamos felizes em aderir à Campanha de Sustentabilidade. Nós já tínhamos adotado alguns hábitos sustentáveis corporativos, como utilizar energia limpa, trazer sua garrafinha, apagar as luzes, desligar computadores da tomada”, afirmou.

“Nós também adotamos o hábito de reduzir e eliminar documentações e/ou correspondências em papel físico. Hoje nossa comunicação interna é feita toda virtualmente por meio de programas e de aplicativos. Pois, assim, podemos preservar e conservar o meio ambiente”, conclui Irla Suelem.

A servidora e analista administrativo, atual presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, Verena Dalton, explica como surgiu a ideia do projeto  sustentável. “Foi a partir da Oficina de Gestão Pública, em maio deste ano, promovida pela Escola do Legislativo de Aracaju com o Interlegis. Nela, aprendemos como construir o Plano de Logística Sustentável, sua estrutura, as etapas envolvidas nesse processo e as vantagens de utilizá-lo”.

Verena Dalton explica como a Escola do Legislativo de Aracaju deve  implementar a sustentabilidade no dia a dia. “A partir da prática do consumo consciente para recursos como água, energia elétrica e materiais como papel e copos descartáveis, além da adoção de pequenos hábitos, como o descarte em separado de materiais recicláveis limpos e secos, os quais serão destinados pela CMA para a reciclagem. Entre outros exemplos, também é importante mencionar a inclusão de critérios de sustentabilidade nos processos de compras públicas para a aquisição de itens mais coerentes com o desenvolvimento sustentável do município”.

Dalton, afirma, ainda, que a Escola do Legislativo de Aracaju como unidade educacional é uma ferramenta para conservação e preservação do meio ambiente. “Escolas são espaços privilegiados de formação de indivíduos, lugares capazes de promover o pensamento crítico e a visão sistêmica sobre a realidade concreta que nos cerca. Portanto, é certamente um lugar propício para sensibilizar e capacitar continuamente os servidores do Legislativo e outros cidadãos para adotar comportamentos que contribuam para a preservação e a recuperação do meio ambiente”.

A servidora Anna Caroline se compromete a adotar hábitos sustentáveis inspirados na Campanha de Sustentabilidade. “Vou me ater ao cenário profissional. Faz um bom tempo que ao menos o uso de copos descartáveis eu já reduzo, pois utilizo minha própria garrafa para água. Mas sigo com o uso quando se trata do cafezinho, por exemplo, em algumas ocasiões. Com a apresentação hoje, e considerando o cenário do setor que atuo, visualizei algumas possibilidades: quando finalizar o uso do copo descartável, lavar o mesmo e jogar em lixeiras que  sejam destinadas para esse material plástico, além de utilizar apenas determinadas lixeiras que favoreça a reciclagem. Para funcionar basta que todos queiram fazer acontecer”.

“Com esse projeto de sustentabilidade vamos reforçar nossos valores em relação a prática sustentável, além de mobilizar os servidores da Escola para que propague esse hábito em seus lares”, finaliza a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima Irla Suelem.

CMA lança campanha de sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h41, última modificação 01/11/2023 10h41
O objetivo é conscientizar os servidores e Sociedade em relação aos 03 pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico
CMA lança campanha de sustentabilidade

Foto: China Tom

Nesta segunda-feira,16, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) lançou a Campanha de Sustentabilidade. Com isso, a CMA é a primeira Câmara do Nordeste a aderir à Rede Legislativo Sustentável, uma rede nacional criada pelo TCU e Congresso Nacional para dar suporte a outros órgãos do Poder Legislativo do país nas suas iniciativas sustentáveis.

Estiveram presentes o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede); o vereador Breno Garibalde (União Brasil); o gerente da GESA/Deso, Mário Leo de Oliveira; a gerente de educação ambiental e relações sociais da Secretaria de Estado do meio ambiente, sustentabilidade e ações climáticas, Isabelle Dellela; o presidente da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), Dárcio Ferreira; a professora mestre e doutora em meio ambiente, Luciana Rodrigues; a ex-vereadora e representante da ADEMA, Lucimara Passos; Henricley Santos, diretor de planejamento que representou o secretário do meio ambiente, Alan Lemos; além dos servidores da Casa.

O presidente Ricardo iniciou a campanha ressaltando que “nosso plano tem alguns elementos como o reuso de água e a energia limpa. Várias pessoas dialogaram para a elaboração do plano. Quando pensamos nisso, visamos tomar algumas atitudes como acabar com o uso de copos plásticos, separar corretamente os resíduos e aproveitar o papel. Estamos dando uma pequena parcela de contribuição ao meio ambiente. Precisamos deixar o discurso utópico. Não queremos deixar para o próximo algo pior do que recebemos. Falta educação ambiental. Vamos avançar o plano internamente”, pontuou.

O vereador Breno Garibalde explicou que “as ações precisam começar dentro de casa. Não nos preocupamos de onde as coisas vêm e para onde vão. Estamos em 2023 e ainda discutimos sobre os lixões em Sergipe. Só reciclamos no Brasil, em média, 4%. Isso começa dentro de casa. Separar o seco do úmido já muda muita coisa. Temos que bater nessa tecla todos os dias. Peço a consciência de todos. Vamos unir forças para mudar a realidade”.

Presidente assina portaria que designa comissão gestora do plano de sustentabilidade

Um dos avanços foi demonstrado por meio da assinatura da portaria nº 2473, de 16 de outubro de 2023, a qual designa servidores específicos para constituírem a comissão gestora do plano de logística sustentável da CMA. Atualmente, a comissão será composta por 05 servidores.

Verena Dalton, servidora da CMA e presidente da comissão, explica que sempre se preocupou com o tema da sustentabilidade. "Quando cheguei na Casa me interessei sobre a gestão dos resíduos, papel e em janeiro eu propus a coleta seletiva. Após algumas conversas e participação em oficinas, passamos a nos reunir em grupos de trabalho para discutir mudanças e soluções que poderíamos fazer. Queremos que isso só cresça e contagie outras pessoas", completa.

Werden, que é assessor parlamentar e participa da comissão, comentou que "com essa ação esperamos reduzir o uso de copos plásticos, redução do uso de energia sem reduzir o trabalho da Casa. No primeiro momento, esperamos difundir a sustentabilidade em seus 3 pilares, que são o social, o ambiental e o econômico. Queremos criar uma cultura de consumo consciente", apontou.

O assessor de comunicação da CMA, Max Augusto integra a comissão e aponta que "é muito importante que a gestão do presidente Ricardo Vasconcelos tenha abraçado a causa da sustentabilidade. E é também importante que vereadores, servidores e todos os que compõem a Câmara se identifiquem e abracem a gestão sustentável. Lembrando que além da relevância da gestão sustentável para a Casa Legislativa, colocar em evidência este tema faz com que muitos assessores e servidores despertem para esta necessidade, levando os conceitos que vamos trabalhar aqui para as suas casas e para as suas vidas", pontuou.

O que disseram alguns convidados?

A Profa. Luciana Rodrigues, mestra e doutora em meio ambiente palestrou sobre consumo consciente. " Achamos que só depende do outro, mas depende de nós também. O consumo consciente é uma questão comportamental”.

Isabelle Dellela, gerente de educação ambiental e relações sociais da Semac, destacou que “a transformação ambiental tem dimensões econômicas, sociais e ambientais. E isso precisa passar por todos nós. Acredito nesse momento e nas pessoas. Não queremos mais só construir conhecimento e sim, implementar.”

A ex-vereadora por Aracaju Lucimara Passos, “cada vez mais continuamos poluindo e comprando. Os seres humanos que poluem. O meio ambiente é o local que vivemos, que nossos filhos vão viver. Ele não está distante. Faz parte de nós", finalizou.

Servidores da CMA se reúnem em evento voltado à Campanha da Sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h41, última modificação 01/11/2023 10h41
Servidores da CMA se reúnem em evento voltado à Campanha da Sustentabilidade

Foto: Camila Farias

Nesta sexta-feira, 20, a  Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou mais um evento voltado à Campanha da Sustentabilidade. Dessa vez, a ação reuniu representantes da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), para orientar os servidores sobre as mudanças necessárias voltadas ao setor. Dentre as orientações estão dicas sobre a coleta seletiva, como a separação de vidros, metais, papel e plástico. Foram sorteadas 2 garrafinhas de alumínio e distribuído um kit ambiental com orientações da DESO. 

 

Próximos passos 

Foi apresentado aos servidores o "Plano de Logística Sustentável" que envolve o aproveitamento de papel, plástico e gestão dos resíduos na CMA. Nos próximos 30 dias, os servidores preencherão um formulário com as demandas de sustentabilidade do setor. Entre os meses de dezembro e janeiro será publicado o plano de logística sustentável, com sua execução e publicação de informações no portal da transparência. 

"É muito importante ter uma Casa como essa realizando atividades, envolvendo as equipes dentro dos recursos que temos hoje, para que as mudanças sejam graduais e os resultados sejam duradouros", afirma Verena Dalton, que é a presidenta da comissão gestora do plano de logística sustentável da CMA.


Histórico 

Em maio deste ano, os servidores participaram de uma oficina de gestão pública sustentável e em junho, a CMA aderiu à Rede Legislativo Sustentável. Posteriormente, houve a assinatura do acordo com a CARE. 

Após reuniões, na segunda-feira (17/10), foi oficialmente lançada a Campanha de Sustentabilidade por meio da assinatura da portaria nº 2473, de 16 de outubro de 2023, a qual designa servidores específicos para constituírem a comissão gestora do plano de logística sustentável da CMA. Atualmente, a comissão é composta por 05 servidores.

 

Fala dos servidores 

O servidor do setor Legislativo da CMA, Ruan Freitas, explicou que em seu setor "muitos documentos antes eram impressos e isso pode ser reduzido com a emissão de assinatura eletrônica. A digitalização de arquivos é importante”. 

 

"Na taquigrafia, utilizamos blocos de nota para as coberturas. Nosso sonho é utilizar tablets. A longo prazo seria mais benéfico para a casa", apontou  Letícia Barros, chefe do setor da taquigrafia.

Paulo Siqueira, que é do setor de protocolo, destacou também a necessidade de reduzir os papéis que chegam ao setor. Maiara Simões, servidora do setor de saúde funcional propôs a adesão ao prontuário eletrônico.

Em parceria com o Senado Federal, a Escola do Legislativo de Aracaju oferta oficina sobre política sustentável com 45 inscritos

por Adm publicado 01/11/2023 10h41, última modificação 01/11/2023 10h41
Em parceria com o Senado Federal, a Escola do Legislativo de Aracaju oferta oficina sobre política sustentável com 45 inscritos

Foto: Milton Carvalho

Durante dois dias, a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, promoveu a oficina Gestão Pública Sustentável, com carga horária de 14 horas, para 45 servidores do legislativo municipal da cidade de Aracaju. A atividade visa evitar desperdícios de recursos naturais e orçamentários, reduzir impactos ambientais e adotar ações de responsabilidade social, por meio do Plano de Logística Sustentável (PLS).

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, vem cada vez mais aperfeiçoando os trabalhos na instituição, fazendo uma gestão com compromisso e competência “E agora, com essa parceria que nós firmamos com o Senado Federal e o Interlegis, a gente consegue capacitar, ainda mais, nossos servidores e o público externo. Isso demonstra como a Câmara Municipal de Aracaju está à frente do tempo. Estamos procurando cada vez mais manter alinhado com as demandas sociais e tecnológicas junto ao Senado.  E, hoje estamos debatendo uma gestão pública associada à sustentabilidade. Nós queremos sempre manter essa parceria que aprimore a gestão pública para que possamos levar conhecimento e agreguem o Poder Legislativo”, afirmou Ricardo Vasconcelos.

Já a professora Danielle Abud acrescenta que a oficina de Gestão para Sustentabilidade colabora com a formação dos gestores e os servidores na área de sustentabilidade, de acessibilidade e equidade de gênero e raça. “Nesses dois dias de oficina estamos capacitando os servidores para implantar o Plano de Sustentabilidade e é necessário que a presidência atue como a governança para que a gestão possa executar a política de sustentabilidade dentro do legislativo”, diz.

“Fiquei interessada pelo tema que foge do convencional quando falamos do Poder Legislativo, inclusive parabenizo a todos que fazem parte desta gestão por trazer essa oficina que nos ensinou a reduzir os impactos ambientais e adotar ações de responsabilidade social, por meio do Plano de Logística Sustentável”, destacou a participante, Nayara Andrade.

“Essa parceria com o Senado Federal, através do Instituto Brasileiro Legislativo (Interlegis), traz a oportunidade de oficinas de capacitação para os servidores da Câmara de Aracaju e demais Câmaras de Sergipe, sendo ampliada para a comunidade geral. A oficina de gestão pública sustentável visa a elaboração do plano sustentável da gestão pública”, finalizou o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa.

Câmara implementará programa de sustentabilidade

por Adm publicado 01/11/2023 10h41, última modificação 01/11/2023 10h41
O lançamento do plano será realizado no dia 16 de outubro, no Plenário da Câmara
Câmara implementará programa de sustentabilidade

Foto: Assessoria CMA

Preocupada com a preservação e manutenção do meio ambiente, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vai desenvolver um plano de ações de caráter sustentável buscando sensibilizar vereadores e servidores para mudanças no padrão de consumo e reutilização de materiais.

A proposta foi discutida nesta sexta-feira, 15, em reunião com colaboradores e a Superintendência de Relações Institucionais da CMA. A ideia é que sejam implementadas nos próximos meses um conjunto de medidas para minimizar os impactos ambientais da Casa Legislativa.

Entre as ações previstas estão a reciclagem de materiais, o uso responsável de objetos descartáveis, ações para reduzir o consumo de água e energia e coleta seletiva. Para isso, serão desenvolvidas campanhas educativas junto ao público da Câmara para conscientizá-lo sobre a importância da responsabilidade socioambiental.

O lançamento do plano será realizado no dia 16 de outubro, no Plenário da Câmara. “Estamos criando uma comissão gestora para viabilizar a adoção e definir o cronograma de implementação das medidas. O evento será o marco inicial desse trabalho e pretendemos mobilizar as pessoas para alinhar os processos”, explica Nicaellen Roberta, servidora da CMA.

 

Rede Legislativo Sustentável

A Câmara de Aracaju é primeira casa municipal do Nordeste a aderir à Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, que tem como foco promover a discussão e proposição de questões e iniciativas relativas à gestão pública sustentável e eficiente no âmbito do Poder Legislativo. Além da CMA, também integram a Rede o Tribunal de Contas da União, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Tribunais de Contas Estaduais, Municipais, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

“A nossa ideia é aprimorar os processos para reduzir impacto social e econômico da Câmara. Queremos criar mecanismos para melhorar a utilização dos recursos naturais e ajudar a construir uma sociedade melhor, sendo exemplo para outros órgãos”, ressalta a servidora Verena Dalton.

Grupo de trabalho da Câmara vai atuar na gestão sustentável

por Agência de Notícias da Câmara — publicado 01/11/2023 10h41, última modificação 01/11/2023 10h41
Ideia é desenvolver o aumento da consciência ambiental em todos os servidores

Uma gestão mais eficiente e sustentável é uma das grandes preocupações da presidência da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que tem procurado buscar meios de diminuir o impacto ambiental. Nesse sentido, foi criado um grupo de trabalho para elaboração de um plano de gestão sustentável.

Coordenado pela Superintendência de Assuntos Institucionais da Casa, o grupo fez a sua terceira reunião nesta quarta-feira, 21. A primeira reunião aconteceu no dia 31/05.

Um dos primeiros atos discutidos, nesse primeiro encontro, foi a possibilidade de reduzir o uso do papel no Legislativo Municipal. “Para mim, essa é a parte que mais me dá orgulho, pois tenho mudado a minha visão e sei da importância de diminuir o impacto ambiental e tenho me policiado e usado muito os documentos digitais, evitando o papel”, relatou o superintendente Ygor Santana.

E essa redução também é uma preocupação do setor de Comunicação da Casa. “Nós temos feito a nossa parte e desenvolvemos ações para diminuir o uso do papel. Uma dessas ações, por exemplo, é utilizar a tecnologia para evitar a impressão e o uso do papel nas agendas diárias e nos roteiros que os repórteres fazem para a gravação das matérias para a TV Câmara”, relatou o diretor de Comunicação, Max Augusto. 

E as ações realizadas no Legislativo Municipal também vão servir como instrumento de transformação na vida dos funcionários. "A gente construir algo só para que as pessoas vejam que a gente está fazendo não tem utilidade. O que queremos é que elas se contagiem um pouco sobre a importância disso para as suas vidas e para a sociedade. Queremos garantir um ambiente agradável para todos nós”, afirmou Verena Dalton, membro da Comissão de Sustentabilidade da Câmara.

Outro integrante da comissão é Werden Tavares. Para ele, a ideia do grupo é ajudar a desenvolver atitudes mais sustentáveis. “A sustentabilidade pode ser tanto econômica, social e ambiental. No primeiro momento, a gente elencou elementos para reduzir o impacto ambiental como a redução do uso de copos descartáveis e o consumo mais consciente da energia e do papel, que são ações que vamos colocando ao longo do ano e vamos avaliando as suas funcionalidades”, ressaltou.    

Câmara inicia diálogo para implantação da coleta seletiva

por Adm publicado 02/11/2023 12h43, última modificação 02/11/2023 12h43
Representante da Care visitou a Câmara de Aracaju e apresentou sugestões e orientações
Câmara inicia diálogo para implantação da coleta seletiva

Foto: Milton Carvalho

Na manhã desta quarta-feira, 07, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), visitou os prédios da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discutir implantação da coleta seletiva.

A servidora da CMA, Verena Dalton, relatou a visitação. “A visita foi para conhecer a estrutura de onde será implementada essa coleta seletiva, tirar dúvidas de onde fazer cada atividade e entender as pessoas envolvidas no processo”, disse a servidora.

Na oportunidade, a servidora comentou possíveis ações de conscientização. “Foi visitado o prédio do anexo administrativo, o prédio do arquivo e a sede, pensando em campanhas a serem realizadas com essa estrutura que temos aqui. Ver onde pode ser colocado os contentores de lixo, plotagem e decorações", disse Verena.

“Estamos nos trâmites finais da negociação, alguns últimos documentos que estão sendo providenciados por parte da cooperativa. Vamos fechar um plano de trabalho para essa disposição dos resíduos dentro dos prédios, a periodicidade da coleta, quais os matérias que eles trabalham, que tipo de campanhas podemos fazer. Não apenas internamente, mas externamente também”, finalizou Verena Dalton.

A representante da Care ainda participou de reunião com o superintendente Executivo da CMA e dialogou com o presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos.