Américo de Deus prestigia evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel

por Patrícia França, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2017 11h55, última modificação 07/12/2017 12h00
Américo de Deus prestigia evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel

Foto: Assessoria do Parlamentar

Na noite de ontem, quinta-feira, 19, O vereador Américo de Deus (REDE) participou do evento de instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC) no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, na oportunidade representando a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Estiveram presentes algumas autoridades, políticos, imprensa e familiares de cordelistas que prestigiaram os 37 componentes diplomados.

A cerimônia começou com uma bela apresentação do coral Vivace na escadaria do Museu e logo em seguida, os convidados foram para o auditório onde tiveram o prazer de assistir uma interpretação da canção Asa Branca no violão pelo cordelista Flávio Américo, em seguida iniciou-se a solenidade de nomeação da presidente Isabel Nascimento, além dos 37 acadêmicos que agora fazem parte da Academia Sergipana de Cordel. “Este é um momento histórico na vida dos Sergipanos, o Cordel retrata a cultura nordestina e brasileira, esse momento confirma a importância dos cordelistas como parte das nossas tradições. Precisamos valorizar nossas raízes para que a população possa conhecer nossa história em forma de poesia e prosa”, frisou Américo.

O vereador Américo de Deus é detentor de um Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização da Literatura de Cordel na grade extracurricular no Ensino Fundamental do Município de Aracaju, o qual se encontra em tramitação na CMA.

Para abrilhantar e prestigiar a solenidade, Américo de Deus levou o cordel intitulado “Vou divulgar minha arte” do cordelista sergipano, Chiquinho do Além Mar.

“Vou divulgar minha arte

nos quatros cantos da terra

eu vou subir qualquer serra

versejar em qualquer parte