Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Pastor Diego marca presença nos bairros e acolhe demandas populares

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/02/2024 13h20, última modificação 26/02/2024 15h36
Vereador Pastor Diego marca presença nos bairros e acolhe demandas populares

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

No último final de semana, o vereador Pastor Diego (PP) reforçou seu comprometimento com a população aracajuana, cumprindo uma agenda repleta de atividades voltadas para o bem-estar e o progresso da cidade. 

Na sexta-feira, ele prestigiou o projeto "Novos Caminhos para Aracaju" no bairro Industrial, uma iniciativa promovida pela deputada federal Yandra Moura (União). Na oportunidade, o parlamentar colheu demandas locais e ouviu as queixas da população. “Essa proximidade reforça o nosso compromisso, estabelecendo um canal direto com os cidadãos. Juntos, promovemos um diálogo construtivo e a identificação de soluções conjuntas”, declarou. 

Pastor Diego ainda estendeu as atividades ao participar de mais uma edição do projeto "Sergipe no Altar", realizado entre os dias 23 e 24 deste mês, nos bairros Lamarão e Santa Maria. O evento tem como propósito evangelizar e abençoar as pessoas por meio da música gospel. “Pudemos estar junto da comunidade, compartilhando momentos de reflexão, fé e compromisso com o progresso de nossa cidade”, disse.   

O vereador também foi recebido com entusiasmo e alegria no “Culto da Vitória”, uma celebração promovida pela igreja Frutos do Espírito, no bairro São Conrado. Foi um momento de partilha, celebração e inspiração em meio aos fiéis e membros da comunidade. “Seguimos firmes no propósito de servir com verdade e sermos agentes de transformação na vida do nosso povo”, ressaltou. 

 

CMA debate uso de câmeras com reconhecimento facial pela segurança pública

por Fernanda Nery e Ivo Jeremias, da Agência Câmara Aracaju — publicado 26/02/2024 14h30, última modificação 26/02/2024 14h30
Audiência sobre o tema foi realizada no plenário Abrahão Crispim da CMA, na manhã desta segunda-feira, 26
CMA debate uso de câmeras com reconhecimento facial pela segurança pública

Foto: Gilton Rosas

O uso de câmeras com reconhecimento facial na área de segurança pública foi tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Por iniciativa do presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), a audiência teve como objetivo discutir as perspectivas e os limites na utilização desse dispositivo eletrônico.

Segundo Ricardo, o debate sobre o tema é fundamental para entender o funcionamento da tecnologia de reconhecimento facial e as implicações que seu uso traz. “A gente percebe a utilização das imagens das pessoas para averiguar determinadas situações, mas também, não podemos deixar de lado a questão da privacidade e os equívocos nesse reconhecimento”, destacou.

Para compor a mesa, o evento contou com a participação da advogada Clara Machado, especialista em direito público e doutora em direitos humanos; Stephanny Resende de Melo, advogada criminal, de novas tecnologias e mestra em direitos humanos; e Cássio Menezes, agente da polícia civil, representando a corporação.

A advogada Stephanny Resende iniciou sua fala na tribuna citando diversos casos em que as ferramentas de inteligência artificial e de reconhecimento facial ocasionaram falhas em abordagens, sugerindo discriminação por racismo. "No início de janeiro de 2024, diversas pessoas foram presas erroneamente no Rio de Janeiro com reconhecimento facial e não tinham mandados. Em novembro de 2023, uma mulher negra é reconhecida erroneamente 2 vezes no mesmo dia pelo reconhecimento facial e conduzida brutalmente à delegacia na cidade de Aracaju durante prévia carnavalesca. Em outubro de 2023, uma mulher, ao tentar fazer uma imagem sua a partir do uso de inteligência artificial, foi surpreendida ao ser gerada uma imagem de uma mulher negra em uma favela segurando uma arma de fogo. Em 2022, modelo de geração de imagens artificiais apresenta foto só de homens negros em reação à busca de termo sobre gangues", explicitou.

A advogada também questionou a precisão das câmeras no reconhecimento de pessoas e apontou a necessidade de treinamento para complementar a atuação técnica com a eficácia humana. "Várias faces são identificadas pela tecnologia que cria um padrão. O sistema joga para um banco de dados pré-existente e confere se há uma semelhança. Não é um padrão completo, só alguns pontos. Outro problema é que as empresas que desenvolvem essa tecnologia são estrangeiras: China, Israel e Estados Unidos. Países que não têm a diversidade étnica que o Brasil tem. Quem for supervisionar essa tecnologia precisar entender como ela funciona. Pelo que sei, ainda não existe esse curso aqui e deve ser ministrado. Não adianta investir em uma tecnologia que não se saiba utilizar”, enfatizou Stephanny.

A advogada Clara Machado abordou o dilema da sociedade contemporânea em equilibrar a crescente utilização de tecnologias de vigilância com a preservação dos direitos fundamentais assegurados pela Constituição Federal, como a privacidade. "Há uma sensação de vigilância todo o tempo. Essa crescente implementação de tecnologia de reconhecimento facial em espaços públicos traz implicações para nossa realidade. Todo mundo promete que teremos mais segurança, mas isso vem acompanhado de um custo que muitas vezes negligenciamos: nossa privacidade. Essa tecnologia não distingue criminosos do cidadão comum, submetendo todos ao mesmo escrutínio. Nós gostamos de tecnologia, mas precisamos ter cuidado para que nossos direitos fundamentais sejam preservados, é isso que estamos trazendo para o debate, que precisa ser mais amplo e multidisciplinar. Precisamos estabelecer limites claros no uso dessa tecnologia”, disse.

O agente da polícia civil Cássio Menezes reconheceu a existência das falhas e a necessidade de aprimoramento do uso da tecnologia de reconhecimento facial pela corporação, mas ressaltou situações em que o equipamento se mostrou eficaz. “Eu entendo as críticas sobre as abordagens e identificação. O sistema funciona, não é perfeito e precisa ser aprimorado. A tecnologia não consegue fazer o ciclo completo, pois é uma pessoa que opera e ela precisa estar bem treinada para não cometer abusos, erros e causar constrangimentos. A tecnologia faz um pré-reconhecimento, depois é feita uma checagem humana por policiais em campo. Além dessas situações, esse sistema de vigilância verifica a ocorrência de crimes em tempo real, abusos e pessoas desaparecidas”, pontuou.

Em sua fala, Cássio também fez questão de ressaltar um exemplo recente da utilização bem-sucedida das câmeras de reconhecimento facial. “No Carnaval de Salvador foi usado um sistema parecido com o utilizado em fase de testes em Aracaju e lá mais de 30 mandados de prisão foram cumpridos, um deles foi do chefe do Comando Vermelho”, destacou.

Em seu discurso de encerramento, o presidente da CMA se comprometeu a dar seguimento às discussões acerca do tema e a buscar implementar ações que tragam resultados efetivos para o povo aracajuano. Ele enfatizou o compromisso do parlamento em corresponder aos anseios da sociedade e utilizar a tecnologia para trazer avanços. “O parlamento quer de verdade corresponder aos anseios da sociedade, chamando para si sempre as discussões com o objetivo de tentar dar alguns encaminhamentos, de apresentar um projeto de lei, para posteriormente se tornar lei. Tudo isso, claro, analisando as competências de cada poder, com a intenção de aproveitar a tecnologia para trazer avanços e não retrocesso”, concluiu Ricardo Vasconcelos. 

Escola do Legislativo e Senado realizam Oficina Interlegis sobre IA na Comunicação Digital

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 26/02/2024 15h58, última modificação 26/02/2024 15h58
Escola do Legislativo e Senado realizam Oficina Interlegis sobre IA na Comunicação Digital

Arte: Interlegis

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, por meio do Instituto Brasileiro (Interlegis), capacitará gratuitamente todos os servidores municipais do legislativo e parlamentares sobre inteligência artificial e comunicação digital nos dias 5 e 6 de março. As inscrições já estão abertas no endereço eletrônico https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1229 - Código IAC01

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Vander Costa, o objetivo do programa é capacitar os servidores legislativos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Essa parceria vem rendendo frutos positivos ao longo desses últimos anos e estamos felizes em promover mais um curso por meio da Escola do Legislativo, junto com o Interlegis, além de estimular o servidor a compreender e aprender sobre a IA na comunicação digital”, diz.

Ainda de acordo com Vander Costa, esta é a primeira oficina de 2024. “Nossa parceria continua neste ano e escolhemos o tema pertinente para a nossa área, que é a IA na comunicação. Afinal, tudo está voltado para as tecnologias e para as redes sociais, e a IA vem como ferramenta para nos auxiliar em diversos assuntos na comunicação legislativa”, completa o diretor da Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima.

As capacitações serão promovidas pelo Interlegis, responsável pela oferta de cursos específicos para a comunidade legislativa. “O Senado Federal, junto com o Interlegis e a Escola do Legislativo de Aracaju, vêm desenvolvendo um trabalho de excelência e a mudança nos setores, através dos servidores que participaram das oficinas, é nítida. Procuramos sempre oferecer uma nova experiência para que o legislativo seja cada vez mais humano e capacitado”, finaliza o diretor.


Público-alvo: parlamentares, servidores das casas legislativas e sociedade em geral.

Período: 5 e 6 de março de 2024.

Local: Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Aracaju - Av. Desembargador Maynard, 621 - Bairro Suissa.

Horário: das 14h às 18h 

Carga Horária: 8h 

Vereadora professora Sonia Meire denuncia descaso no transporte público

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 26/02/2024 16h11, última modificação 26/02/2024 16h11
Vereadora professora Sonia Meire denuncia descaso no transporte público

Foto: Thayane Rocha

O descaso com o transporte público em Aracaju é evidente. São diversas linhas de ônibus sucateadas em diferentes zonas da cidade. Além dos problemas com os automóveis, os usuários ainda têm dificuldade para adquirir cartões para fazer a recarga, e quando têm acesso, essa recarga só pode ser feita com dinheiro em espécie. Além disso, os usuários lidam diariamente com a superlotação e a falta de limpeza. Com o objetivo de fiscalizar o serviço prestado pelas empresas, a vereadora professora Sonia Meire tem percorrido terminais e utilizado as linhas.

Na manhã da última sexta-feira, dia 23, a vereadora esteve no Terminal do DIA na Zona Sul, com sua equipe, e ao chegar foi impedida de entrar no local para fiscalizar sem o uso do cartão. A parlamentar então fez a aquisição para que pudesse entrar, e a funcionária informou que este era o último cartão de transporte disponível. Inclusive, a falta de cartões tem sido recorrente, e a vereadora já denunciou que por mais de três vezes procurou adquirir o cartão de recarga e nunca encontrava nos terminais.

“Durante a nossa visita encontramos um terminal sujo, sem acesso a água nos banheiros, que estão sem torneiras, baldes de lixo insuficientes, uma estrutura precária e sem segurança pública. Também conversamos com passageiros e comerciantes, além de conferir os ônibus. Nós recebemos uma denúncia da linha 406 que vai para o Aloque e resolvemos circular nela. São bancos e tetos danificados, um barulho insuportável enquanto o automóvel se desloca e o cinto de segurança do motorista amarrado por um fio de energia”, destacou a vereadora.

É importante salientar que a vereadora foi a única na Câmara Municipal de Aracaju que apresentou um estudo sobre a tarifa de transporte e, a partir desse estudo, votou contra o subsídio às empresas, que todos os dias desrespeitam a população e os trabalhadores rodoviários. Sonia Meire vem cobrando da prefeitura e da SMTT suas responsabilidades, pois o papel mínimo do órgão público é fiscalizar, multar e exigir a substituição imediata de veículos que colocam em risco usuários e trabalhadoras.

Além da precariedade, também foi relatada pelos usuários a falta de segurança nos terminais. A mandata da vereadora professora Sonia Meire irá continuar percorrendo os terminais e linhas de ônibus em Aracaju com o objetivo de continuar denunciando os problemas. “É muito importante que a gente continue conversando com as pessoas para entender o que a população passa e sofre todos os dias quando saem de casa e necessitam do transporte coletivo para deslocar-se em Aracaju”, concluiu Sonia Meire.

Presidente da CMA retornou à Tribuna para cobrar fiscalização no recapeamento asfáltico da avenida Tancredo Neves

por Maria Isabel Chaves, da Agência Câmara Aracaju — publicado 27/02/2024 10h52, última modificação 27/02/2024 10h52
Desta vez, o parlamentar fez questão de trazer vídeos para ilustrar sua fala
Presidente da CMA retornou à Tribuna para cobrar fiscalização no recapeamento asfáltico da avenida Tancredo Neves

Foto: Gilton Rosas

 O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), retornou à Tribuna na manhã desta terça-feira, 27, para cobrar explicações sobre o recapeamento do asfalto na Avenida Tancredo Neves. O parlamentar já havia demonstrado preocupação anteriormente e, desta vez, trouxe vídeos para ilustrar sua fala. No vídeo, já é possível ver buracos e fissuras na avenida que passou por recentes obras.


“Fiz questão de trazer o vídeo para mostrar que nossa preocupação é verdadeira. As chuvas ainda não começaram e já estamos tendo erosões, imaginem o que sobrará da nova Tancredo Neves no inverno. Reafirmo que a culpa não é de Edvaldo, não é de Ferrari e nem nossa. Porém, é necessário que haja fiscalização da Emurb, para que o gasto do dinheiro público não seja em vão, e as próximas gestões municipais não precisem gastar novamente com o mesmo problema”, apontou. 

O presidente ressaltou ainda que é preciso ter atenção com os gastos públicos. “Tenho minhas ressalvas em tirar um asfalto que ainda estava em condições transitáveis, enquanto na cidade temos outros locais que ainda estão em lama ou paralelepípedo”, disse. 

Por fim, Ricardo Vasconcelos pontuou que, muitas vezes, as gestões buscam os menores preços, sem pensar na qualidade e no futuro. O vereador deu como exemplo positivo os locais da  BR 101 reformados pelo Exército utilizando concreto. “Eu sei que não temos recursos suficientes para gastar muito dinheiro. Então, façamos menos e com mais qualidade. Se não, o barato sai caro. Há tempos falamos que as obras públicas no Brasil são refeitas 3 ou 4 vezes por causa dessas incompetências administrativas”, enfatizou. 


Cícero do Santa Maria lamenta falta de convênio para atender pessoas com deficiência da capital no CER IV

por Por assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 11h11, última modificação 27/02/2024 11h11
Cícero do Santa Maria lamenta falta de convênio para atender pessoas com deficiência da capital no CER IV

Foto: China Tom

Inaugurado para servir como referência no atendimento de pessoas com deficiência da capital e do estado, o Centro Especializado em Reabilitação de Sergipe (CER IV), que atende pacientes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual, exerce um papel fundamental nesse tipo de atendimento. 
 
E para conhecer melhor a estrutura oferecida, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), que é secretário da comissão de Saúde, Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), fez uma visita surpresa à instituição. 
 
Ao chegar ao local, o vereador constatou que o CER IV não estaria atendendo pacientes da capital por falta de convênio firmado com a prefeitura. “É muito bom a gente fiscalizar, agora, infelizmente, a gente sai triste em saber que a prefeitura de Aracaju não tem convênio com a instituição, o que deixa os cidadãos aracajuanos com deficiência sem um atendimento especializado”, lamentou Cícero do Santa Maria. 
 
O parlamentar ressaltou que muitas prefeituras do interior oferecem esse serviço. “Um exemplo é a cidade de Nossa Senhora Aparecida, que, todos os dias, a prefeitura fornece carro para que os pacientes possam vir  e, infelizmente, os aracajuanos não podem ter esse atendimento por falta de um convênio”, relevou Cícero. 
 
Pai de um adolescente com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Cícero conhece bem a importância de um atendimento especializado. “Aqui, eles fazem o trabalho de acompanhamento e a gente viu que tem de tudo. Eu, como tenho um filho autista, sei da necessidade que Aracaju tem de ter um centro desse. Infelizmente é aqui em Aracaju, mas a prefeitura não tem convênio. Então, vou conversar com os outros membros da comissão para que a gente vá até o prefeito, a secretaria da Saúde e possa fazer o convênio que a população de Aracaju precisa”, completou Cícero do Santa Maria. 
 
Estrutura 
 
O CER IV cumpre o papel de preencher a lacuna existente em todo o Brasil no que se refere à reabilitação de pessoas com deficiência usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o espaço tem como proposta ser referência regional, oferecendo tecnologia de ponta aos pacientes. Além de suas quatro áreas de especialidade, o Centro também foi criado para tratamento de pessoas ostomizadas (que utilizam bolsa de colostomia) e com múltiplas deficiências. 
 
O espaço funciona atrás do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE), no Centro Administrativo, próximo ao Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas. O local tem capacidade de atendimento de 700 pacientes por mês e abriga sala de acolhimento familiar, consultórios médicos, oficina ortopédica, salas multidisciplinares para avaliação e reabilitação, brinquedoteca, biblioteca adaptada, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, piscina coberta e aquecida e anfiteatro.
 

Vereadores da Comissão de Saúde da CMA visitam o CER IV e discutem pactuação com Município de Aracaju

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 27/02/2024 11h35, última modificação 27/02/2024 13h22
Parlamentares foram recepcionados por gestores da unidade de saúde e conheceram as salas e equipamentos do Centro de Reabilitação
Vereadores da Comissão de Saúde da CMA visitam o CER IV e discutem pactuação com Município de Aracaju

China Tom

No início da manhã desta terça-feira,27, os vereadores Sheyla Galba (Cidadania) e Cícero do Santa Maria(Podemos), que integram a comissão de saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), visitaram o Centro Especializado em Reabilitação de Sergipe tipo IV (CER IV), que trata de pacientes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. A ida dos parlamentares ao CER IV possibilitou discutir tratativas iniciais a serem adotadas para um futuro convênio da entidade de saúde com o município de Aracaju.

A coordenadora do Centro, Daiana Oliveira Mendes, explicou aos vereadores que a pactuação do serviço de saúde é feita diretamente pela secretaria estadual de saúde com os municípios. A gestora ressaltou que a unidade de saúde é referência no atendimento de pessoas com deficiência visual em todo o Estado de Sergipe.

“ Atendemos 36 municípios. O município de Aracaju não está incluído. Existe uma deliberação especifica realizada pela secretaria estadual de saúde referente a quais regiões de saúde o CER IV iria atender. Óbvio que precisamos de uma discussão mais ampla, porém existe uma determinação legal para isso. São 3 regiões de saúde que são comtempladas pelo CER IV: região de Estância, Itabaiana e Socorro. É importante frisar que atuamos na reabilitação visual atendendo pacientes dos 75 municípios do estado”, disse.

A vereadora Sheyla Galba, presidente da comissão de saúde da CMA, afirmou existir uma carência de profissionais da saúde no município de Aracaju, que poderia ser suprida pelo CER IV.

“Meu primeiro ato como presidente da comissão é olhar para essas crianças que têm transtorno de espectro autista, que precisam estar dentro do CER IV e não estão, por qual motivo? ”, questiona a parlamentar. “Hoje nós viemos conhecer a entidade, saber como funciona e saber por que não existe essa pactuação com o município de Aracaju. Infelizmente não tivemos uma resposta mais fundamentada. O que eu entendo é que crianças estão há 1 ano sem fonoaudiólogo porque o município não fornece esses profissionais e aqui, no CER IV, nós temos os melhores. Vamos procurar ampliar essa discussão junto a secretaria estadual e municipal de saúde, em busca de entendimento”, finalizou.  

Na visita ao centro, os vereadores acompanhados da gerente assistencial do CER IV, Karina Prado, puderam conhecer instalações da unidade como consultórios médicos, piscina, sala de pilates e o local onde ocorre a dispensação de órteses e próteses.

“Vimos que aqui tem de tudo, vários serviços e eu como tenho filho autista conheço a importância de Aracaju ter um centro como esse. A gente sai triste em saber que a prefeitura de Aracaju não tem convênio com o CER IV”, lamentou o vereador Cícero do Santa Maria. “ Há cidades do interior que fornecem veículo para trazer pacientes todos os dias. Vamos conversar com outros membros da comissão de saúde, o povo de Aracaju precisa desse convênio”, afirmou o parlamentar.

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da CMA é presidida pela vereadora Sheyla Galba (Cidadania). Também fazem parte da comissão os vereadores Isac Silveira (PDT), Elber Batalha (PSB), Manuel Marcos (PSD) e Cícero do Santa Maria (Podemos).

 

Vereador Pastor Diego rebate críticas e desaprova postura de Lula

por Lucivânia Pereira- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 12h10, última modificação 27/02/2024 12h08
Vereador Pastor Diego rebate críticas e desaprova postura de Lula

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta terça-feira, 27, para rebater críticas feitas por Elber Batalha (PSB) que se posicionou a favor da Palestina e questionou a postura de Israel no conflito em Gaza. Na percepção de Diego, o povo judeu é perseguido ao longo da história e defende que o presidente do Brasil adote um discurso pacificador.

O princípio do debate entre os parlamentares do município se deu após o pastor criticar uma fala de Lula (PT) na qual  o líder da nação compara o Holocausto com a guerra entre Israel e o Hamas. Nesse desdobramento, Elber alegou “revolta seletiva” contra o vereador que se manifestou contra a fala do presidente.

Diante do exposto, Diego voltou a se posicionar e esclarecer os fatos. “O estado de Israel foi criado em 1948 pela Organização das Nações Unidas – a ONU - porque, mesmo com o fim da segunda guerra mundial, o povo judeu continuava sendo perseguido e massacrado pela Europa Nazista, isso se chama antissemitismo”, contextualizou.

Na percepção do pastor, desde o princípio, o povo judeu é perseguido e massacrado. “Mesmo após a criação do estado, o território foi invadido pelos árabes e palestinos simplesmente porque os vizinhos não concordam com a existência de Israel. Já tentaram, por diversas vezes, aniquilar do mapa. E mais uma vez, no dia 17 de outubro de 2023, o grupo terrorista Hamas invadiu o território de Israel e matou mais de mil e duzentas pessoas”, explicou.

O vereador Diego avalia que o antissemitismo contra povos semitas, principalmente os judeus, é a principal razão do conflito. Uma guerra com precedentes históricos e que ele enxerga com preocupação. “Foram disparados mais de 5 mil mísseis para acabar com Israel e dizimar o povo judeu. Se não fosse a estrutura bélica de Israel, eles sequer existiriam mais no mapa”, argumentou.

Em suma, ele mais uma vez criticou o Hamas e a falta de um discurso pacificador por parte do presidente Lula. “O Hamas continua atacando, preparando ofensivas,  e Israel, como forma de se defender, começou atacar a Palestina. Toda vez que Israel prepara o ataque, avisa às autoridades palestinas e avisa como uma forma dos civis serem liberados”, disse.

“Porém, de forma covarde, o Hamas impede a saída dos civis: faz a sua base, o QG em hospitais. O que nosso presidente deveria fazer é uma nota de repúdio contra a covardia do grupo Hamas, que faz uso dos civis, do povo palestino como escudo. E não simplesmente atacar e criminalizar o povo de Israel”, concluiu o pastor.

 

Câmara aprova 5 Projetos de Lei em redação final nesta terça-feira

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 27/02/2024 13h55, última modificação 27/02/2024 14h24
Câmara aprova 5 Projetos de Lei em redação final nesta terça-feira

Foto: Gilton Rosas

A 7ª Sessão Ordinária, ocorrida na manhã desta terça-feira (27/02) no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), apresentou um total de 19 proposituras. Destas, foram 5 projetos de lei em redação final, 1 projeto em segunda discussão e 5 projetos em primeira discussão. Além disso, foram apresentados 5 recursos e 3 requerimentos.


Redação Final

Durante a sessão, 5 projetos foram apreciados e aprovados em redação final. Com a aprovação, eles seguem agora para sanção ou veto do prefeito. Dentre os projetos aprovados está o de autoria do presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), que denomina a Rua Antônio Brito Bastos a atual Rua 16 de novembro, no bairro Santos Dumont.

Outro projeto aprovado foi o de N° 296/2023, de autoria do vereador Milton Dantas (PDT), o qual dispõe sobre a política municipal de incentivo à prática do futebol feminino. Já o projeto de N° 311/2023, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), trata da criação da feira gastronômica nas praças, parques e espaços públicos.


2ª Discussão

Apenas 1 projeto de lei foi apreciado em segunda discussão nesta terça-feira. Trata-se do projeto de Nº 268/2021, de autoria da vereadora Emília Corrêa (PRD), que tem como objetivo integrar o cicloturismo à programação turística do município de Aracaju.


1ª Discussão

Em primeira discussão, tivemos um total de 5 projetos apresentados, sendo que 1 deles foi retirado para a próxima sessão. Um dos projetos aprovados é o de Nº 243/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), que institui o portal dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito do município de Aracaju.

De autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), o projeto de Nº 268/2023 também foi aprovado e veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente com deficiência ou doença crônica nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, sejam eles instituições públicas ou particulares.

Outro projeto de lei aprovado em primeira discussão foi o de autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), de Nº 283/2023, que dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte público individual por táxi no município de Aracaju.


Recursos

Ao todo, foram apresentados 5 recursos, e apenas 2 deles foram votados. Os demais foram retirados de pauta e serão apreciados na próxima sessão. Um dos projetos analisados foi o de N° 3/2023, de autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), o qual foi apresentado em resposta ao parecer contrário à tramitação do projeto de lei N° 98/2023, que dispõe sobre a criação do Programa Talentos de Aracaju.

Em defesa do recurso, Fabiano fez questão de ressaltar a importância de haver um espaço para que as pessoas possam demonstrar seus talentos artísticos. “O projeto não invade a competência do Poder Executivo municipal, pois não estabelece um conjunto de obrigações a serem cumpridas. Apenas autoriza a criação de um espaço público destinado a qualquer tipo de música, dança e outras expressões culturais, autorizadas pela Prefeitura”, pontuou. O recurso teve parecer favorável à tramitação por parte do relator Anderson de Tuca e, durante a votação, obteve um total de 13 votos favoráveis, sendo assim, aprovado.

Outro recurso analisado foi o de N° 9/2023, de autoria da vereadora Professora Sônia Meire (PSOL), o qual foi apresentado contra a decisão da Comissão de Justiça e Redação, que julgou a inconstitucionalidade e a ilegalidade do projeto de lei N° 238/2023, que institui o programa municipal da visibilidade, empregabilidade e capacitação de pessoas LGBTQIA+ no âmbito do município de Aracaju.

Em defesa do recurso, a vereadora Professora Sônia Meire explicou que "houve uma interpretação de inconstitucionalidade sobre o projeto ferir a isonomia. Segundo o vocabulário jurídico do STF, é necessário tratar os desiguais em sua desigualdade. Se isso não ocorrer, as pessoas desiguais nunca chegarão à igualdade. O ordenamento jurídico brasileiro já confere vários elementos que são voltados para as pessoas em vulnerabilidade”, apontou.

Segundo o vereador Pastor Diego (PP), um dos integrantes que votaram pela não tramitação do projeto, a falta de indicação da fonte de custeio foi um fator decisivo para sua posição contrária ao recurso. “Por se tratar de um projeto de empregabilidade, é necessário indicar a fonte de custeio”, justificou. O recurso não foi admitido por 12 votos a favor e 2 contra. Para que o recurso fosse aprovado, eram necessários 13 votos favoráveis para seguir para votação na Casa Legislativa.


Requerimentos

Um total de 3 requerimentos foram analisados em votação única e aprovados durante a sessão. Um deles, de Nº 31/2024, de autoria da vereadora Professora Sônia Meire (PSOL), solicita à mesa que seja aprovada a realização de uma audiência pública com o tema "Reconhecimento facial e o uso de câmeras nas escolas", a qual ocorrerá em 26 de março de 2024, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju.

De autoria do vereador Binho (PMN), o requerimento de Nº 37/2024 também foi aprovado. Ele solicita à mesa que seja convocada e realizada uma sessão especial no Plenário da CMA, no dia 5 de março, com o objetivo de debater sobre o Dia Internacional da Mulher.

Vereador Bigode faz novo apelo para melhorias no bairro Santa Maria

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 14h20, última modificação 27/02/2024 14h23
Vereador Bigode faz novo apelo para melhorias no bairro Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

Preocupado com a população da área de expansão, o vereador Bigode (PSD) aproveitou o grande expediente de hoje (27) para falar da situação dos moradores do bairro Aruana, especialmente aqueles que residem nos conjuntos Vila Verde, Mirassol e Salinas, os quais buscam há algum tempo pela reforma da praça, iluminação e limpeza. 

"Esse pedido já foi protocolado aos órgãos (Emsurb, Emurb e na prefeitura). Gostaria, de mais uma vez, pedir que fosse colocada a iluminação pública na praça e limpeza da mesma, porque infelizmente está abandonada", comentou o vereador. 

Bigode fez uma breve explanação sobre sua situação na Câmara Municipal de Aracaju, onde foi diplomado algumas vezes, e devido à sua saída e retorno ao parlamento, teve o destino das emendas impositivas, prejudicado. 

"Encaminhei verbas para os hospitais Santa Isabel, São José, Cirurgia e Huse, para as cooperativas União, Coe, Caí, Rosa Azul, para o Gacc, Amo e a Escola Sete de Setembro, além da Paróquia Santa Cruz. Porém, por ter sido afastado, as verbas não puderam ser encaminhadas para essas instituições, infelizmente", comunicou o vereador. 

O parlamentar alertou que as visitas feitas nos bairros de Aracaju são uma forma de os vereadores auxiliarem a prefeitura, pois, por meio dos pedidos, têm uma visão ampla dos locais que necessitam de atenção por parte dos órgãos do município. 

"Um ponto crítico é a situação do Residencial Santa Maria e do Vale do Amanhecer, que estão com a iluminação precária e o matagal tomando conta. Por exemplo, a rua que dá acesso ao antigo lixão está esburacada, dificultando o acesso de carro. Portanto, só a pé, pois de carro fica complicado transitar. Então, peço ao secretário Ferrari que o senhor mande sua equipe visitar o local, bem como a falta de reforma nas calçadas do conjunto Rosa Azul", afirmou Bigode. 

Aproveitando o aparte, o vereador Cícero do Santa Maria comentou que esteve na praça no bairro Aruana em 2021, porém sua solicitação de melhorias nunca foi atendida, já que as obras no Rosa Azul e o conserto do asfalto e das calçadas não foram concluídos, em sua opinião. O parlamentar parabenizou o vereador Bigode por suas solicitações. 

Bigode finalizou sua fala fazendo um apelo ao presidente da Deso para que resolva o problema dos moradores do Santa Maria, que estão sem água. Nas ruas 26, 27, 28, 29, 30 e 31, os moradores estão sem água desde quarta-feira. 

 

 

Durante solenidade, Fabiano Oliveira comemora entrega do Título de Cidadania Sergipana para Vanessa Machado

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 14h52, última modificação 27/02/2024 14h52
Durante solenidade, Fabiano Oliveira comemora entrega do Título de Cidadania Sergipana para Vanessa Machado

Foto: China Tom

O vereador Fabiano Oliveira (PP) prestigiou a solenidade de entrega do título de cidadania sergipana à odontóloga Vanessa Machado Santana Franca, na última segunda-feira, dia 26. O projeto, de autoria da deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos), valorizou mais uma personalidade que tem comprometimento e amor por Sergipe.

Fabiano, que é amigo da homenageada, comemorou e destacou a trajetória de Vanessa. “Eu não poderia me ausentar desse momento tão especial, não só para Vanessa, mas para todos os familiares e amigos. É muito importante reconhecer todo trabalho que ela vem desempenhando desde que fixou residência aqui, em 1983. Sergipana de coração e agora de direito, Vanessa criou, em 2011, a Clínica Central do Sorriso e atualmente trabalha no Laboratório de Próteses, através do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo qualidade de vida às comunidades carentes de diversos municípios sergipanos”, comentou.

Representando a Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Fabiano Oliveira fez parte da Mesa Diretora ao lado das seguintes autoridades: deputada Carminha Paiva (Republicanos), também presidente da sessão, deputada Áurea Ribeiro, secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, representando o governador Fábio Mitidieri, e a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheira e ex-deputada estadual Susana Azevedo. 

Dois Projetos de Lei de autoria do vereador Miltinho Dantas são aprovados em Redação Final na CMA

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 15h55, última modificação 27/02/2024 21h17
Dois Projetos de Lei de autoria do vereador Miltinho Dantas são aprovados em Redação Final na CMA

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foram votados e aprovados dois Projetos de Lei de autoria do vereador Miltinho Dantas (PDT) em Redação Final. O Projeto de Lei Nº 296/2023 trata da Política Municipal de Incentivo à Prática de Futebol Feminino, e o Projeto de Lei Nº 352/2023 que institui o Programa de Inovação Regulatória e Fomento à Tecnologia (Pirefotec), juntamente com medidas de fomento à inovação, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade urbana.

O Projeto de Lei nº 296/2023, consiste na promoção de torneios, campeonatos e eventos, bem como na destinação de espaços voltados à prática de futebol feminino. O Plano previsto nesta Lei deve ser implementado nas escolas da Rede Municipal de Ensino, nos equipamentos esportivos da administração direta e indireta, nos parques municipais ou em outros locais apropriados para essa finalidade.

Já o Projeto de Lei Nº 352/2023 tem como objetivo criar um ambiente regulatório experimental para a realização de testes e experimentações de tecnologias inovadoras, produtos e serviços, de forma controlada e temporária, visando promover o desenvolvimento econômico, a inovação, a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população.

O Programa de Incentivo à Inovação e Sustentabilidade Urbana visa estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para os desafios urbanos do Município de Aracaju. Esse Projeto de Lei tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis para os desafios urbanos enfrentados em nosso município.

Com base em experiências bem-sucedidas em outras cidades, como São José dos Campos e Foz do Iguaçu, busca-se criar um ambiente propício à inovação, fomentando o crescimento econômico, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.

Portanto, a adaptação dessas práticas em Aracaju permitirá que o município se beneficie de soluções criativas e tecnológicas aplicadas a problemas locais. Ademais, a implementação do Programa de Incentivo à Inovação e Sustentabilidade Urbana e do Pirefotec promoverá a colaboração entre setores diversos, como instituições de pesquisa, empresas, organizações da sociedade civil e poder público.

Essa parceria estratégica fortalecerá a troca de conhecimentos, a formação de redes de inovação e o desenvolvimento de projetos conjuntos, fortalecendo o ecossistema de inovação de Aracaju. Ao estimular a criação de espaços de inovação, como incubadoras e aceleradoras de startups, o município criará um ambiente propício para o surgimento e desenvolvimento de ideias e projetos inovadores.

Essas iniciativas têm potencial para impulsionar a economia local, atrair investimentos e fomentar a criação de novos empregos qualificados. A promoção de políticas públicas voltadas para a eficiência energética, mobilidade sustentável, gestão de resíduos e uso racional de recursos naturais, como parte do Programa de Incentivo à Inovação e Sustentabilidade Urbana, contribuirá para a construção de uma cidade mais sustentável e resiliente.

Com a criação do Pirefotec, será possível experimentar novas tecnologias, produtos e serviços de forma controlada e segura, permitindo avaliar sua eficácia e impacto antes de sua implementação em larga escala. Esta estratégia permite uma abordagem mais flexível e responsiva para a regulamentação de inovações, minimizando os riscos associados e maximizando os benefícios potenciais para a cidade e seus habitantes.

Em suma, a proposta destes programas representa um investimento estratégico no futuro de Aracaju, fortalecendo sua capacidade de inovação, sustentabilidade e competitividade.

Os dois Projetos de Lei de autoria do vereador Miltinho Dantas foram aprovados em Redação Final e seguem para o Prefeito de Aracaju sancionar ou vetar. 

 

Eduardo Lima participa da entrega de livros e materiais esportivos no Copemcan

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 16h07, última modificação 27/02/2024 16h07
Material esportivo foi entregue pelo vereador Miltinho Dantas.
Eduardo Lima participa da entrega de livros e materiais esportivos no Copemcan

Foto: Naldo Santos

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) visitou na manhã desta segunda-feira, dia 26, o Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), ao lado do pastor Amaury Carvalho, responsável pelo Grupo Universal nos Presídios (UNP), que doou 300 livros para a unidade prisional. Também foram entregues 5 bolas de futebol, bomba para encher bolas, rede de vôlei e 60 coletes para os internos, por meio do presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) e vereador Miltinho Dantas (PDT). 

"A ressocialização é uma ferramenta importante para os internos poderem voltar à sociedade, seja por meio do esporte, da educação e vários outros meios. Por isso, sempre faço essa intermediação e reforço que as pessoas podem mudar para melhor, mesmo tendo cometido um erro grave que lhes tirou a liberdade e as colocou na reclusão", disse Eduardo Lima. 

Entre os livros doados estão os best-sellers do bispo Edir Macedo, "Orixás Caboclos e Guias; Deuses ou Demônios?", "Nos Passos de Jesus", "O Ministério do Espírito Santo" e "A Terra Vai Pegar: Você Vai Estar Aqui Para o Apocalipse?", do bispo Renato Cardoso. 

Os exemplares serão utilizados no Programa Remição por Leitura, onde os internos podem ler 12 livros ao ano, descontando quatro dias de sua pena por livro, totalizando 48 dias a menos por ano. 

Já o material esportivo será usado para competições dos internos, no Programa Remição por Esporte, que estabelece que a cada 12 horas de frequência desportiva dividida, no mínimo, em seis dias alternados, a pena será diminuída em um dia. 

A pedido de Eduardo Lima, a FSF também irá construir um campo de futevôlei no Copemcan, que deverá ficar pronto em março deste ano. 

Projeto de Fabiano Oliveira que permite o uso das faixas exclusivas e corredores por táxi é aprovado em 1ª discussão na CMA

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 16h15, última modificação 27/02/2024 16h16
Projeto de Fabiano Oliveira que permite o uso das faixas exclusivas e corredores por táxi é aprovado em 1ª discussão na CMA

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 27, durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi aprovado em primeira discussão o projeto de Nº 283/2023, do vereador Fabiano Oliveira (PP), que dispõe sobre a permissão de uso das faixas exclusivas e corredores de ônibus por veículos integrantes da frota de transporte público individual por táxi no município de Aracaju. O PL foi apresentado em agosto do ano passado e segue em tramitação na Casa.

Para o vereador, a intenção do projeto é formalizar a autorização que já foi concedida pela prefeitura de Aracaju.

“O prefeito Edvaldo Nogueira foi muito sensível aos pleitos tanto dos taxistas, quanto dos motoristas de transporte escolar ao autorizar o uso das faixas e corredores de ônibus, mas a intenção mesmo é garantir segurança jurídica para esses profissionais. Estamos em um período de eleição municipal e nada mais justo que formalizar na Lei essa autorização”, reforçou.

“Assim como disse quando apresentei o projeto, em cidades que já possuem os corredores, táxis regulamentados pela SMTT, são autorizados para utilizar esses espaços sem nenhuma proibição. É um modelo que já deu certo em São Paulo, por exemplo. O que queremos é facilitar a locomoção de todos que usam esse meio de transporte em Aracaju”, finalizou. 

 

Vereador Ricardo Marques é eleito presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Comércio na Câmara

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/02/2024 16h57, última modificação 27/02/2024 16h57
Vereador Ricardo Marques é eleito presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Comércio na Câmara

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), foi escolhido para presidir a comissão permanente na Câmara Municipal de Aracaju que trata de obras, serviços públicos, administração, tecnologia, segurança, transporte e comércio. Após três anos de atuação exemplar fiscalizando, cobrando e sugerindo melhorias para a cidade, o parlamentar foi escolhido por unanimidade para ocupar essa nova função.

"Sou muito grato aos meus colegas vereadores que me indicaram para essa nova missão. Desde o início do nosso mandato, tenho trabalhado a favor de uma boa prestação dos serviços públicos, fiscalizado obras e defendido um transporte público eficiente e moderno, assim como merece o povo de nossa cidade", disse o vereador.

A comissão é um órgão permanente que atua na Câmara Municipal de Aracaju e tem como papel principal fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo e da Administração Pública Indireta. 

Elber cobra providências da SMTT para cruzamento entre a Pedro Paes Azevedo e Ananias Azevedo

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2024 12h45, última modificação 28/02/2024 12h50
Elber cobra providências da SMTT para cruzamento entre a  Pedro Paes Azevedo e Ananias Azevedo

Foto: Gilton Rosas

O cruzamento entre a  avenida Pedro Paes de Azevedo e a rua Ananias Azevedo foi pauta do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) na sessão desta quarta-feira, 28, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ele cobrou medidas urgentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para o local que se tornou conhecido pelo grande número de acidentes e já contabiliza óbitos como resultados das colisões.

 Como cidadão e pessoa que transita pela região do bairro Salgado Filho diariamente, Elber destacou a fama do lugar. “Quem circula por ali, já presenciou as freadas frequentes e até os acidentes na hora que acontecem em horários diferentes. Inclusive, já são dois óbitos, infelizmente, naquela região que abriga clínicas, bares, lojas e outros comércios que estão sendo prejudicados. A avenida é larga e o canteiro é estreito. Não é possível passar com o carro e não ficar no meio, é preciso passar de uma só vez e, na maioria das vezes, alta velocidade. As pessoas estão com medo de circular por ali”, comentou na Tribuna.

 

Apresentando também vídeos de acidentes registrados pelas câmeras de segurança dos moradores e empresários da área, ele pediu que um estudo seja feito com urgência pela SMTT. “Há necessidade da engenharia de trânsito da SMTT fazer alguma coisa. Foram mais de 17 acidentes no ano passado e é preciso que haja uma intervenção: fechando para fins de retorno perto do Sinhazinha, colocando um semáforo ou redutor de velocidade. Alguma coisa tem que ser feita, não podemos fechar os olhos para essas mortes e acidentes”, finalizou,  lembrando que uma indicação já foi feita por ele e que a cobrança continuará.

 

Vereadores da CMA aprovam 8 Projetos de Lei em 1ª discussão

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 28/02/2024 14h10, última modificação 28/02/2024 15h12
Nesta quarta-feira,28, foram apreciados 10 Projetos de Lei e 4 Requerimentos

Na manhã desta quarta-feira, 28, foi realizada a 8ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os parlamentares apreciaram 14 proposituras. Deste total, 8 Projetos de Lei em 1ª discussão e 4 Requerimentos foram aprovados. 

Projetos de Lei aprovados 

De autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), o Projeto de Lei nº 193/2023 proíbe que escolas e creches da rede pública municipal ofereçam alimentos embutidos ou ultraprocessados na merenda. Outro projeto aprovado, de Breno Garibalde, é o de nº 143/2023, que institui o programa escola protegida no município de Aracaju. 

O presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), é o autor do Projeto de Lei nº 281/2023, o qual reconhece a utilidade pública do Oratório Festivo São João Bosco, popularmente conhecido como Oratório de Bebé. 

Valorização da Cultura 

Dois dos Projetos de Lei aprovados em 1ª discussão enaltecem a música e cultura aracajuana. As proposituras reconhecem o grupo musical ‘Antiga Renantique’ e o ‘Chorinho do Inácio’ como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do município de Aracaju. São eles, os projetos de 284/2023 e 299/2023, respectivamente de autoria dos vereadores Ricardo Marques (Cidadania) e Sônia Meire (Psol). Os projetos seguem para 2ª discussão, sendo aprovados em redação final, serão remetidos para sanção ou veto pelo executivo municipal. 

Antes da votação do Projeto de Lei nº 299/2023, a vereadora Sônia Meire falou acerca da motivação para a propositura. “O chorinho do Inácio é um espaço cultural que está localizado no bairro Novo Paraíso, zona oeste da cidade, e existe há 36 anos, onde diversos artistas vão, se apresentam e congregam em torno da música popular brasileira, do chorinho que é o ponto principal da musicalidade deste espaço. O seu Inácio vem mantendo esse chorinho com muitas dificuldades e nunca teve o reconhecimento público”. 

Requerimentos 

A vereadora Sônia Meire, por meio do requerimento nº 30/2024, propôs a realização de Audiência Pública com o tema “Combate ao trabalho escravo contemporâneo”, no dia 10 de abril, no plenário Abrahão Crispim, na CMA. Já o vereador Elber Batalha (PSD) apresentou o requerimento nº 2/2024, solicitando à mesa uma Audiência Pública em alusão ao dia do defensor público, no dia 20 de maio. O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) é autor do requerimento 27/2024, que propõe Sessão Especial em comemoração aos 98 anos do Hospital Cirurgia, celebrado no dia 2 de maio. 

“O segmento cristão deve ter voz e representação”, afirma o vereador Pastor Diego

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2024 13h44, última modificação 28/02/2024 13h44
“O segmento cristão deve ter voz e representação”, afirma o vereador Pastor Diego

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 28, o vereador Pastor Diego (PP) refutou acusações de oposicionistas sobre o uso das igrejas como canal político. O parlamentar argumentou que os templos religiosos não devem se tornar partidos políticos, mas têm o direito e a liberdade de se posicionar politicamente dentro dos limites da lei.

Ele enfatiza que o parlamento é composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, portanto, a igreja também tem o direito de se posicionar e se manifestar. Diego salienta que defende a representatividade, porém, é contra transformar a igreja em partido político.

“Quando se torna um partido político, ela perde a sua função social de existir, a sua essência. Porque ela existe para pregar a palavra de Deus, as boas normas, a salvação e a restauração. Porém, deve ter autonomia e liberdade para se posicionar. Já que é formada por cidadãos, pessoas que compõem uma comunidade”, esclareceu.

Em 2020, uma pesquisa do Datafolha indicou que 31% da população brasileira se declarava evangélica — um crescimento que tornou este segmento central na política nacional. Diante dos dados, o vereador rejeitou a ideia de que as igrejas devem ficar à margem das discussões políticas.

“Sua participação é essencial para incluir na sociedade, debates que moldarão o futuro da cidade, do estado e do país. Eu acredito que a essência do parlamento é a representação dos diversos setores. O segmento cristão deve ter voz e representação para defender seus princípios, valores e direitos, assim como outros segmentos da sociedade, como a causa LGBT.”, explicou.

Pastor Diego discorda da equiparação das igrejas a palanques políticos e explica que o papel fundamental dela segue sendo exercido sem ultrapassar os limites da lei. “Ela alcança áreas onde o Estado não consegue chegar, pregando recuperação, restauração e mudança de vida para pessoas desacreditadas. Oferecendo apoio espiritual e emocional, além de promover ações sociais”, declarou.

O parlamentar encerrou o discurso reiterando sua missão de defender e lutar pelos princípios e valores cristãos, destacando a importância da participação ativa das igrejas na esfera política - dentro dos parâmetros legais estabelecidos. “É exatamente por isso que estou aqui. A igreja tem um papel fundamental na sociedade, além de ser uma fatia expressiva de nossa população”, concluiu.

Miltinho Dantas lamenta falecimento de Claudionor da Silva e José Carlos Vieira Santos

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2024 14h20, última modificação 28/02/2024 14h20
Miltinho Dantas lamenta falecimento de Claudionor da Silva e José Carlos Vieira Santos

Foto: Gilton Rosas

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 28, o vereador Miltinho Dantas (PDT) lamentou o falecimento de Claudionor da Silva, presidente do Clube Esportivo Flusão Tricolor, fundado em 2001, com um trabalho social no bairro do Lamarão. O vereador também lamentou o falecimento do subtenente do Corpo de Bombeiros e que estava atualmente na Força Nacional, José Carlos Vieira Santos, que também era árbitro de futebol. A pedido do vereador, foi feito um minuto de silêncio no início da Sessão na CMA para homenagear os dois falecidos. Ambos faleceram na terça-feira, 27 de fevereiro. 

Claudionor da Silva, de 65 anos, sofreu uma parada cardíaca na noite da terça-feira, 27, e não resistiu. O corpo foi velado na funerária São Jorge e o sepultamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28. O vereador esteve presente no último adeus a Claudionor da Silva e presenciou a tristeza de diversos meninos que participam da escolinha do Flusão e tinham nesse projeto social uma oportunidade de vida. Claudionor era presidente do Flusão e também seu fundador; o clube sempre apoiou o futebol de base e fez história durante os quase 20 anos em que esteve à frente da escolinha esportiva. A Federação Sergipana de Futebol decretou três dias de luto. 

“A Federação apoia incondicionalmente essas escolinhas, realizando seus campeonatos, fornecendo material esportivo, ajudando essas escolinhas a se manter”, frisou o vereador Miltinho Dantas, que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF). 

Miltinho também falou do falecimento de José Carlos Vieira Santos, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira, 27, após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. Ele apresentou piora no quadro clínico e não resistiu às complicações da doença. José Carlos Vieira Santos, de 60 anos, era árbitro de futebol, subtenente do Corpo de Bombeiros e estava prestando serviço na Força Nacional. O corpo será velado e sepultado em Aracaju, mas não foi informado onde aconteceria. A FSF decretou luto de três dias. 

Miltinho Dantas acompanha o trabalho de reparo de parte do telhado do Mercado Central de Aracaju, danificado por ventania

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2024 14h28, última modificação 28/02/2024 14h28
Miltinho Dantas acompanha o trabalho de reparo de parte do telhado do Mercado Central de Aracaju, danificado por ventania

Foto: Gilton Rosas

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 28, o vereador Miltinho Dantas (PDT) também mencionou o acontecimento natural do último sábado, 24, pela manhã, quando uma ventania danificou parte do telhado do Mercado Central em Aracaju, no centro da cidade. 

 

O vereador explicou que estava presente no momento do fenômeno meteorológico e acionou imediatamente os órgãos responsáveis da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que prontamente compareceram ao local atingido. Felizmente, não houve vítimas. 

 

Miltinho enfatizou que esteve presente no domingo, na segunda e na terça-feira no Mercado Central, acompanhando de perto todo o trabalho realizado pela PMA. O vereador também informou que esteve presente na manhã desta quarta-feira, 28, e que o serviço de reparo deve ser concluído durante a tarde de hoje. Ele fez questão de parabenizar toda a equipe envolvida na recuperação. 

Câmara Municipal de Aracaju abre espaço para debate sobre a regulamentação de jogos de azar

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 28/02/2024 16h03, última modificação 28/02/2024 16h03
Câmara Municipal de Aracaju abre espaço para debate sobre a regulamentação de jogos de azar

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira (28/02), autoridades públicas e integrantes do Movimento Brasil sem Azar. O objetivo foi discutir as consequências da aprovação do Projeto de Lei 2234/2022, que voltou a ser pautado no Senado e autoriza o funcionamento de cassinos e bingos, legaliza o jogo do bicho e permite apostas em corridas de cavalos. 

De acordo com o coordenador nacional do Movimento Brasil sem Azar, Roberto Lasserre, ao contrário do que é alegado no Projeto de Lei, a legalização dos jogos de azar vai ser muito mais prejudicial do que benéfica para a sociedade, pois não vai trazer arrecadação, além de trazer perda de patrimônio. 

“Esses jogos vêm trazendo perda de patrimônio e muitas vezes suicídio de pessoas, desagregação da família, além de lavagem de dinheiro, evasão de receita e sonegação fiscal. O que nós queremos evitar que aconteça é a tempestade perfeita, que é quando você legaliza jogos de contravenção no celular e nos espaços físicos. Não vai haver arrecadação, na verdade vai haver uma canibalização de atividades produtivas que já pagam seus impostos. Se você ganha mil reais por mês e vai na padaria comprar pão e leite; você quando passa a ser um ludopata você não passa a ganhar mais de mil reais por mês, porque ninguém vai te remunerar a mais porque você passou a ser viciado em jogos. O resultado disso é que a pessoa deixa de gastar em algo que já gastava, como despesas habituais e de subsistência, para gastar com os jogos” ressaltou. 

O coordenador ainda rebateu os argumentos do projeto de que haverá geração de empregos e atração de turistas. “O jogo de azar traz um subemprego, são empregos de muito baixa remuneração e geralmente terceirizados, que não têm a qualificação e a certificação da CLT. Eles também dizem que vão atrair turistas, aí eu pergunto a vocês: vocês imaginam alguém que mora em Paris acordar um dia de manhã e dizer que vai pegar um avião e jogar no cassino tal no Brasil? Isso não existe, ele vai jogar no país dele”, afirmou. 

Roberto também fez questão de destacar que, segundo notas técnicas de órgãos de fiscalização, o Brasil não está preparado para regulamentar os jogos de azar, pois não há ferramentas técnicas para isso. Além disso, vai aumentar gastos e contribuir para a perda de vidas e desfazimento de laços familiares, principalmente com aumento de casos de ludopatia. 

“O lucro é dos conglomerados estrangeiros, dos empresários do jogo, ao passo que o custo é social. Peço que vocês reflitam sobre um ponto que eu acho que é o mais importante, que é a questão da ludopatia. Ludopatia é o vício no jogo de azar, que faz com que as pessoas venham a perder seus patrimônios inteiros e eu recebo informações constantemente nesse sentido, mensagens de pessoas dizendo que perderam a esposa para o vício, que perderam o filho para o jogo. É isso que o Brasil precisa? Precisa de mais doentes mentais em relação a algum tipo de adicção?”, enfatizou. 

Também esteve presente no plenário durante a explanação o delegado da 2ª Delegacia Metropolitana de Aracaju, André Davi, que comentou que costuma trazer sempre as discussões e reflexões para o âmbito policial, de modo que percebe que esse tema em especial também está bastante atrelado à questão das milícias. “O jogo de azar é um fomentador das milícias, que geralmente vai cooptar policiais e pessoas que querem entrar no mundo do crime, como também políticos que querem ascender na carreira”, destacou. 

  

O que disseram os vereadores  

Ao final da fala do coordenador nacional do Movimento Brasil sem Azar, foi aberto o espaço para que os vereadores e demais presentes se manifestassem. O vereador Sargento Byron (Republicanos) chamou a atenção para o fato de que geralmente se divulga somente o lado positivo desses jogos, mas também é necessário falar sobre os pontos negativos que eles trazem. 

“Aqui em Aracaju nós tivemos exemplos de pessoas que através dos jogos de azar tiveram a perda de sua vida, do seu patrimônio, de patrimônio alheio também. Com a tecnologia e com os smartphones esses jogos ficam disponíveis para qualquer pessoa e hoje com os influenciadores digitais isso é potencializado ainda mais, pois o que é colocado é apenas a vitória, em virtude do patrocínio que é dado” disse. 

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) afirmou que foi válida a explanação, principalmente por se tratar de um assunto ainda pouco discutido e que faz com que muitas pessoas sejam levadas a participar dessa prática. Já o vereador Isac (PDT) disse que é contra os jogos, mas que seria interessante trazer para o debate o outro lado da história, para que todas as versões sejam ouvidas. “Eu gostaria de ver um debate mais ampliado, seria muito interessante para nós ter algum representante do outro setor, que defenda por exemplo os jogos de azar, porque quando você ouve a antítese das suas informações enriquece a discussão. Até mesmo para confrontar dados e debater até que ponto a pessoa tem a liberdade sobre sua vida e sobre seu patrimônio e decidir o que fazer com ele” pontuou. 

A vereadora Professora Sônia Meire (PSOL) ressaltou “a importância de se analisar a complexidade da lógica dos jogos e do interesse do capital na manutenção de várias instituições nesse sentido”. Já a vereadora Emília Corrêa (PRD) falou que é imprescindível ampliar o debate e avaliar os prós e contras, além de destacar que “a gente tem visto muitos adolescentes e crianças sendo atingidas por isso e os pais não têm mais controle. Então quer queira, quer não, atinge as relações sociais”. 

O vereador Pastor Diego (PP) também foi um dos que se manifestou e disse que essa é uma problemática real da sociedade. “Já atendi dezenas de jovens que pediram ajuda por causa de dívidas com jogos”, apontou. Por fim, o vereador Elber Batalha (PSB) fez questão de dar um depoimento em que relatou ter conhecidos que passaram por esse problema. “Sou totalmente contra jogos de azar. Tenho conhecidos, pessoas próximas a mim, um deles cometeu suicídio por causa da dívida que contraiu, outro que tentou suicídio, pai de uma amiga minha. Agora temos que fazer o debate de forma clara, se não conseguimos coibir, temos que regulamentar para dar um freio”, ressaltou. 

 

Projeto de lei 2234/2022 

De iniciativa do Deputado Federal Renato Vianna (MDB/SC), o projeto dispõe sobre a exploração de jogos e apostas em todo o território nacional e tem como objetivo regulamentar a atividade, sob o argumento de que a atuação sirva de instrumento de fomento ao turismo, à geração de emprego e de renda e ao desenvolvimento regional. Recentemente, o projeto teve parecer favorável do relator, senador Irajá (PSD-TO), caso seja aprovado, segue para votação em plenário no Senado. 

 

Vereador Sargento Byron destaca ações com foco nas pessoas com diagnóstico de doenças raras

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2024 16h46, última modificação 28/02/2024 16h46
Vereador Sargento Byron destaca ações com foco nas pessoas com diagnóstico de doenças raras

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 28, em alusão ao Dia Estadual de Conscientização das Doenças Raras, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar fez uso da palavra na Sessão Plenária na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para ressaltar as programações de celebração à causa, além de pontuar a necessidade de maior atenção às pessoas com o diagnóstico. 

"Sabemos o quanto é complexo o tratamento dessas doenças, mas é importante ressaltar que no Sistema Único de Saúde, o primeiro passo para o diagnóstico está nas consultas de rastreio nas Unidades Básicas de Saúde para, então, serem realizados os devidos encaminhamentos. Aqui em Aracaju, os exames específicos só podem ser realizados no Hospital Universitário, com filas que não conseguem ser reduzidas. Precisamos sensibilizar toda a gestão municipal para darmos mais atenção às doenças raras, uma vez que Aracaju já possui um Programa de Mapeamento para tais doenças", pontuou o parlamentar. 

Com a apresentação de um vídeo com o depoimento de um paciente diagnosticado com Ataxia de Friedreich, um tipo de doença rara, Byron reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras (ASPDR), que oferece assistência social e de saúde, atuando de forma consultiva na criação e no desenvolvimento de políticas para doenças raras e na assistência integral à saúde desses pacientes. "Através do nome de Dianna Batista, parabenizo todos que se somam à causa, sendo a data estadual mais uma representação da sociedade. Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial de Doenças Raras, instituído pela Organização Europeia de Doenças Raras nesta data, por ser raro o dia no calendário. Estaremos juntos em uma programação especial realizada no Museu da Gente Sergipana. Aguardamos todos vocês", destacou o vereador, que também integra a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras na CMA. 

PL de Eduardo Lima que veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente com deficiência ou doença crônica é aprovado em 1ª discussão

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/02/2024 16h53, última modificação 28/02/2024 16h53
Proposta segue para 2ª discussão na CMA, onde emendas poderão ser aprovadas
PL de Eduardo Lima que veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente com deficiência ou doença crônica é aprovado em 1ª discussão

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado em 1ª discussão, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, dia 27, o Projeto de Lei 268/2023, de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), que veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente com deficiência ou doença crônica nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, em instituições públicas ou particulares. A proposta segue para 2ª discussão onde emendas poderão ser apresentadas.  

“Recebemos, em nosso gabinete, pais e mães de crianças autistas, que são vistas de alguma forma subliminar e com maus olhos quando vão matricular seus filhos na rede pública e privada no município de Aracaju. Há muito preconceito e discriminação com essas pessoas”, justificou Eduardo Lima, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao discutir a proposta.       

“O estabelecimento de ensino, creche ou similar, deverá capacitar o corpo docente e equipe de apoio para acolher a criança e o adolescente com deficiência ou doença crônica, propiciando-lhe integração a todas as atividades educacionais e de lazer que a condição pessoal possibilite”.  

No texto do projeto diz que “...consideram-se deficiência ou doença crônica aquela que se refere a quaisquer pessoas que tenham desabilidade física ou mental, que limite substancialmente uma ou mais atividades importantes da vida”. 

Vereador Pastor Diego entrega título de cidadã aracajuana à Andrea Seabra

por Lucivânia Pereira- Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 29/02/2024 08h45, última modificação 29/02/2024 08h45
Vereador Pastor Diego entrega título de cidadã aracajuana à Andrea Seabra

Foto: China Tom

Atendendo a uma indicação do vereador Pastor Diego (PP), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu o Título de Cidadania Aracajuana à Andrea Seabra, membro ativo da Secretaria de Educação de Sergipe. A entrega da honraria aconteceu nessa quarta-feira, 28, no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença da família, amigos e autoridades que vieram prestigiar o momento.   

Carioca de nascimento, mas sergipana de coração, a homenageada tem uma história marcada pela dedicação ao próximo, respeito e responsabilidade com a comunidade. Reside em Aracaju há mais de uma década e presta relevantes serviços no âmbito educacional.  

“Viemos eu, meu marido e minha filha com três anos à época. Aqui estamos há 11 anos, talvez para uma pessoa que nunca tenha se mudado, o título de hoje seja uma homenagem. Porém, é muito mais do que isso. Você viver 11 anos longe de sua família e começar uma nova vida é desafiador”, recordou Andrea.

Tomada pela emoção, a mais nova cidadã aracajuana enfatiza que seguirá vocacionada a fazer o bem e lutar pelo ensino de qualidade para as crianças. “Nós precisamos avançar cada vez mais na Educação, promover avanços constantes. Nós, seres humanos, precisamos nos engajar cada vez mais. É a doação pessoal, é a doação civil e de nossos representantes que concederá para nossas crianças um futuro melhor, mais justo e inclusivo”, enfatizou.  

Na ocasião, o vereador mencionou que, durante o pleito eleitoral de 2022, teve a oportunidade de conhecer a homenageada e perceber de perto a sua integridade e amor em ajudar pessoas. “Hoje, de fato e de direito, ela é cidadã aracajuana. Esse título é um reconhecimento do trabalho que ela vem desempenhando em nosso município”, disse.

“Tem demonstrado grande engajamento na política, levantando a bandeira do desenvolvimento da criança, a inclusão social e é altamente capacitada para dar ideias e levantar pautas que contribuem com o desenvolvimento em nossa cidade”, enfatizou Pastor Diego.

Trajetória

Andréa Luiza da Silva Miguez de Seabra nasceu em 1972 no Rio de Janeiro, dotada de diversas habilidades, construiu sólida carreira militar e formou-se em Direito. Casada, mãe e empreendedora, Andrea mudou-se para a capital dos sergipanos no ano de 2013. Recém-chegada a  Aracaju, idealizou e inaugurou a escola Trampolim Movimento e Ação , focada no desenvolvimento infantil.

Em 2021, ingressou na vida política levantando a bandeira da educação infantil e inclusiva, concorrendo ao cargo de deputada estadual por Sergipe em 2022. Desde março de 2023, trabalha na Secretaria de Educação de Sergipe, demonstrando liderança e empatia. Além disso, participa de um grupo de oração e realiza trabalhos sociais, distribuindo ajuda a famílias carentes.

 

Aracaju: Breno Garibalde destina mais de R$240 mil para o combate à dengue

por Nayana Araújo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 09h01, última modificação 29/02/2024 09h01
Aracaju: Breno Garibalde destina mais de R$240 mil para o combate à dengue

Foto: Gilton Rosas

Nos últimos meses, as mudanças climáticas vêm causando graves impactos ao meio ambiente em todo o país. Um deles é o aumento considerável de casos de dengue. Somente em 2024, o Brasil acumula quase 365 mil casos da doença.
Visando aumentar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o vereador Breno Garibalde destinou mais de 240 mil reais em emendas impositivas para ampliar as ações de borrifação de inseticida e para a aquisição de armadilhas “ovitrampas”, que ajudam a controlar a incidência de casos.
“É fundamental a realização de ações como essas para que o Aedes não se prolifere e que os casos de dengue não aumentem na nossa cidade. Porém, além dessas iniciativas, é fundamental que a população se conscientize, cuide dos seus lares e do planeta. Não adianta só fazer essas ações , se o clima piora a cada ano. Se cada um fizer sua parte, a dengue não vai ter vez!”, declara Breno.

"Aracaju está um caos”, afirma Emília

por Andrea Lima- Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 09h55, última modificação 29/02/2024 09h55
"Aracaju está um caos”, afirma Emília

Foto: Gilton Rosas

Contextualizando seu discurso com vídeos dos problemas da cidade, recebidos em forma de denúncias por meio  das suas redes sociais, a vereadora Emília Corrêa (PRD) foi taxativa ao dizer que "cidade futurista” só funciona em discursos, na prática, Aracaju está um caos em diversos aspectos.
“O povo é a maior legitimidade que tem. São eles que sentem diariamente o descaso. Neste vídeo do ônibus sucateado, chovendo dentro, praticamente, além das poltronas enferrujadas e quebradas, como vocês podem ver, a usuária mostra e relata o que eles vivenciam. Foi dessa forma que Edvaldo cuidou do povo todos esses anos. Só não enxerga quem não quer. Agora, o foco é fazer campanha para o seu indicado à sucessão. Os problemas que esperem”, declarou.
Em outro momento, a oposicionista expôs o vídeo que viralizou nas redes, no último final de semana, no qual mostra parte do telhado do Mercado, localizado no centro de Aracaju, que foi arrancando.
“Não vou  me deter às questões climáticas porque  se trata de natureza. A gente não tem como prever nada, mas uma coisa é certa: se estivesse em bom estado, certamente não teria acontecido aquilo. Já pensou se tivesse caído em cima de alguém? Algo mais grave? É desse cuidado que eu falo. Não existe. Nunca existiu”, pontuou.
Fake News
Na oportunidade, Emília também criticou o fato de alguns profissionais da comunicação estarem usando veículos de grande alcance para espalhar fatos inverídicos. “Para a imprensa que mantém a ética e credibilidade, tiro meu chapéu. Mas o que estamos vendo já são alguns se vendendo descaradamente para espalhar Fake News. Não façam isso. O dinheiro é passageiro, uma hora acaba, mas a credibilidade é algo que deve estar intrínseco. Não se vendam. É feio demais isso. E quem está agindo assim,  sabe do que estou falando”, concluiu.

TRE- SE determina perda de mandato e afastamento de Zezinho do Bugio da CMA

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 29/02/2024 10h06, última modificação 29/02/2024 10h06
A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral ocorreu por maioria dos votos (5x2)
TRE- SE determina perda de mandato e afastamento de Zezinho do Bugio da CMA

Gilton Rosas

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) decretou a perda do mandato do vereador Norberto Alves Júnior, mais conhecido como Zezinho do Bugio, por infidelidade partidária. A decisão ocorreu por maioria dos votos (5x2).

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pela procedência de requerimento do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD), recomendando a aceitação dos argumentos apresentados. O PSD alegou que o parlamentar não se enquadrava nas hipóteses previstas na legislação que autorizariam a troca de partido para detentores de mandato.

 O presidente do TRE-SE determinou as seguintes providências a serem adotadas, após proferida a decisão colegiada do tribunal:

•          Imediato e definitivo afastamento de Norberto Alves Júnior do cargo de vereador da Câmara Municipal de Aracaju;

•          Posse do respectivo suplente do PSD, conforme a ordem de suplência definida nas eleições de 2020 e o cumprimento imediato do Acórdão, independentemente de publicação no Diário da Justiça Eletrônico, determinando que seja oficiada à Câmara Municipal, no prazo de 10 dias.

Mudanças

O suplente José Gonzaga de Santana, Dr. Gonzaga (PSD), assume vaga deixada por Zezinho do Bugio, na Câmara de Vereadores de Aracaju. Já o vereador Bigode do Santa Maria (PSD), atualmente ocupando a vacância de Nitinho Vitale(PSD), que está em Brasília na Câmara Federal, passa a ser titular na Casa Legislativa aracajuana.  

"São profissionais altamente preparados para o combate à criminalidade e para a preservação do patrimônio público", destaca Sargento Byron sobre os 189 anos da PM/SE

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 11h39, última modificação 29/02/2024 11h39
"São profissionais altamente preparados para o combate à criminalidade e para a preservação do patrimônio público", destaca Sargento Byron sobre os 189 anos da PM/SE

Foto: China Tom

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) participou nessa quarta-feira,28, da solenidade em comemoração aos 189 anos da
Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE). Byron é policial militar e por 23 anos atuou na Corporação.


Para o parlamentar, a data representa uma grande conquista não só para os militares mas também para toda a população que vivencia as dificuldades, os avanços e melhorias na segurança pública do estado. "Costumo enfatizar que não sou vereador, estou vereador , mas sou policial militar e carrego todos os valores que a carreira pôde me ensinar. É por meio do meu mandato que busco continuar servindo ao povo, assim como a nossa polícia faz diariamente e com maestria. Aqui, registro toda a minha admiração à PM/SE, com profissionais altamente preparados para o combate à criminalidade e para a preservação do patrimônio público. Como também parabenizo o Governo do Estado por toda dedicação e investimentos que vão além da infraestrutura mas também as conquistas históricas, que abrangem as melhorias salariais, plano de carreira e demais pontos que refletem a luta de uma corporação. Essa luta é constante e de todos nós", declarou Byron.


Nos discursos da noite foram citados dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o enfrentamento à violência do ano de 2023. Em comparação ao ano de 2022, Sergipe obteve o primeiro lugar na redução dos crimes violentos letais e intencionais, com uma queda de 22,9%, cinco vezes a mais que a taxa de diminuição no país.

 

“Nós também fomos os primeiros colocados na redução de roubos de veículos, que foi na ordem de 51%. Nos dois primeiros meses de 2024, os números estão positivos, e nós estamos conseguindo juntamente com as demais forças de segurança reduzir os índices de criminalidade”, exemplificou o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Alexsandro Ribeiro.


O evento também contou com homenagens ao governador Fábio Mitidieri, com a presença de 25 civis e 32 militares, que receberam a Medalha do Mérito Policial Militar.

Isac participa de assembleia geral do SEPUMA em protesto pelas perdas salariais

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 11h50, última modificação 01/03/2024 08h55
Isac participa de assembleia geral do SEPUMA em protesto pelas perdas salariais

Foto: assessoria do parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 29, a assembleia geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (SEPUMA) foi marcada por intensos debates e protestos. Os servidores presentes liderados pelo presidente Nivaldo Fernando não hesitaram em declarar: "Edvaldo Nogueira é traidor e inimigo do servidor e família." Em meio à luta pela valorização profissional, as críticas se estenderam aos "7,5% linear," considerados pelos servidores como "fake e golpe.”

 Durante a assembleia geral do SEPUMA em Aracaju, o vereador Isac Silveira (PDT) não apenas expressou sua insatisfação com a situação enfrentada pelos servidores municipais mas também lançou um alerta contundente. Ele destacou que, de dezembro de 2017 até dezembro de 2021, o poder de compra do real sofreu uma significativa queda de 30%.

 

Segundo Isac, a situação se reflete nos salários dos servidores, alguns dos quais enfrentam uma perda salarial de até 30%. Ele afirmou que não há perspectiva de recuperação salarial, argumentando que "não haverá movimentação de recuperação salarial para os servidores este ano por parte da gestão municipal."

Os servidores de Aracaju manifestaram cansaço diante das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos. Isac expressou solidariedade ao sindicato, elogiando-o por não ser "um sindicato vendido" e destacando a importância da coragem para enfrentar as injustiças. "Os servidores de Aracaju já não suportam mais essa humilhação que vêm passando ao longo dos anos," concluiu.

A assembleia evidenciou o clima de insatisfação e a busca contínua por melhores condições para os servidores municipais, destacando a importância do diálogo e da ação coletiva. Isac finalizou que “o que muda a vida é a coragem de não aceitar as injustiças”, destacou o parlamentar.

Eduardo Lima parabeniza o Governo de Sergipe por regulamentar o SUAS

por Leonardo Teles- Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 12h52, última modificação 29/02/2024 12h52
Medida presente criar concurso público na área de assistência social.
Eduardo Lima parabeniza o Governo de Sergipe por regulamentar o SUAS

Foto: assessoria do parlamentar

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o  Pequeno Expediente na manhã dessa quarta-feira, dia 28, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para parabenizar o governador Fábio Mitidieri (PSD) pela criação de um grupo de trabalho que vai regulamentar a carreira dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Sergipe. 

“Quando fortalecemos o Suas fortalecemos as pessoas que estão em vulnerabilidade. Fortalecemos também as ferramentas básicas necessárias que dão suporte aos profissionais que atendem pessoas que andam em situações difíceis no estado e no município de Aracaju”, enalteceu.

Segundo Eduardo Lima, a iniciativa do Governo de Sergipe, que também  pretende  realizar concursos públicos para assistente social, nutricionista, psicólogo e engenheiro agrônomo, é histórica.

 “Essa valorização e pedido de concurso público demonstram uma forma de cuidado com os sergipanos e aracajuanos que mais precisam. Com muita alegria parabenizo o governador Fábio Mitidieri”, destacou o vereador.

Doenças Raras: Isac participa de Conferência de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras e outras Associadas

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 14h25, última modificação 29/02/2024 14h34
Doenças Raras: Isac participa de Conferência de Defesa dos Direitos  das Pessoas com Doenças Raras e outras Associadas

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na 1ª Conferência de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras e outras Associadas, o vereador Isac Silveira (PDT) expressou seu compromisso, afirmando que está aumentando a compreensão deste tema e destacou: "a importância de aprofundar o conhecimento para desenvolver políticas públicas eficazes. Estou à disposição para acompanhar não só a Conferência, mas todas as lutas relacionadas”. Isac também ressaltou sua disposição em dedicar parte de sua vida pública a essa causa, reconhecendo-se como aprendiz da experiência técnica e científica dos envolvidos.

Durante o evento, questões como diagnóstico errado, desigualdade no tratamento e isolamento foram abordadas. Em conversa com o vereador Isac, a presidente da ASPDR, Diana Batista, enfatizou "a necessidade de união entre controle social, usuários de serviços de saúde, assistência e o poder público para construir políticas públicas que melhorem a assistência aos pacientes com doenças raras no estado."

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma doença é considerada rara quando afeta menos de 65 pessoas em cada grupo de cem mil, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Elas são degenerativas, crônicas, progressivas e incapacitantes. O número exato de doenças raras não é conhecido. Estima-se que existam entre 6.000 e 8.000 tipos diferentes. Oitenta por cento (80%) delas são de origem genética; as demais surgem de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras. 

Byron Participa da 1ª Conferência de Defesa das Pessoas com Doenças Raras e Outras Associadas

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 29/02/2024 17h08, última modificação 29/02/2024 17h08
Byron Participa da 1ª Conferência de Defesa das Pessoas com Doenças Raras e Outras Associadas

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O dia 29 de fevereiro chama atenção para as necessidades e a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas diagnosticadas com doenças raras. Em referência a essa data, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) participou da 1ª Conferência de Defesa das Pessoas com Doenças Raras e Outras Associadas, promovida pela Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras (ASPR), no Museu da Gente Sergipana.

Para o vereador, que também integra a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras na Câmara Municipal de Aracaju, a data tem um grande significado para a causa. "É importante que reforcemos diariamente a luta dessas pessoas. Parte da sociedade ainda desconhece o caminho de peregrinação que muitos enfrentam para chegar ao diagnóstico e, ainda, receber um tratamento digno. São mais de 7 mil tipos de doenças raras, sendo que a maioria dos casos tem origem genética, segundo a Organização Mundial da Saúde. Aproveito o espaço para parabenizar os envolvidos e colocar, mais uma vez, meu mandato à disposição para buscarmos melhorias e direitos", enfatizou Byron.

Segundo a OMS, uma doença rara (DR) afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, sendo que 80% delas têm origem genética, enquanto as demais resultam de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras.

A programação do evento ainda contou com palestras sobre 'Controle Social', 'Diagnóstico e Assistência', além de bate-papo com mães atípicas e cuidadores. 

 

Vereador Bigode do Santa Maria é empossado como titular na Câmara de Vereadores de Aracaju

por ivo.jeremias Agencia CMA — publicado 01/03/2024 11h30, última modificação 01/03/2024 11h30
Posse aconteceu na manhã desta sexta-feira,01, na sala da presidência

O vereador José Américo dos Santos, o Bigode do Santa Maria (PSD), tomou posse como titular na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA). Na atual legislatura, o parlamentar já exercia mandato desde 06 de fevereiro, quando, na condição de suplente, ocupou a vaga do vereador licenciado Nitinho Vitale (PSD), que assumiu mandato de deputado federal.

A titularidade de Bigode no legislativo municipal ocorre após o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TER-SE) decretar a perda do mandato de Zezinho de Bugio (PSD) por infidelidade partidária. Com a condição de titular de Bigode do Santa Maria, o suplente José Gonzaga de Santana, conhecido como Dr.Gonzaga (PSD), preenche a vaga aberta após a decisão do TRE-SE.   

O presidente da CMA, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), recepcionou Bigode na sala da presidência, onde ocorreu a posse, e desejou ao vereador um mandato exitoso como titular. Ricardo ainda ressaltou positivamente o desempenho de Bigode na casa legislativa.

“Hoje titularizamos o vereador Bigode do Santa Maria no cargo de vereador de Aracaju. Um parlamentar que tem uma vasta experiência no parlamento municipal, um homem sensível, de bem e caráter, que defende as pessoas que mais precisam do poder público. Bigode vem desempenhando um papel importante em ajudar esse parlamento a entregar os resultados esperados por toda sociedade”, afirmou Ricardo.

“ Tenho certeza que agora Bigode, de uma forma mais tranquila, titular de um mandato, vai ter mais autonomia,  mais liberdade e tranquilidade para corresponder à expectativa de seus eleitores e de todo povo de Aracaju. Bigode, sucesso, saúde e força para que você possa concluir esse grande mandato, que Deus e o povo de Aracaju outorgaram”, declarou o presidente da CMA.

Fabiano Oliveira (PP), vice-presidente da CMA, esteve presente na posse e saudou o novo vereador titular de Aracaju destacando qualidades deste, entre elas, a vivência no parlamento aracajuano. “Bigode do Santa Maria vem de uma experiência parlamentar, já foi vereador, estava aqui como suplente e agora é efetivado seu mandato. Um excelente amigo de parlamento e um homem de um coração extraordinário. Estamos aqui para somar forças para lutarmos em busca da resolução dos problemas da nossa cidade”.

Após assinar o termo de posse, o vereador Bigode do Santa Maria cumprimentou os parlamentares presentes e agradeceu ao povo aracajuano pelo novo mandato. Bigode afirmou que pretende focar sua atuação em ações que beneficiem os segmentos sociais mais carentes.

“Tenho que agradecer primeiramente a Deus e ao povo de Aracaju pelo novo mandato. Quero dizer para todos os aracajuanos que pretendemos fazer um trabalho social como sempre fiz, voltado para saúde, como o que realizamos à frente da ‘Casa do Povo’, em que atendíamos cerca de 5 a 6 mil pessoas por ano. A nossa pretensão é dar sequência a esse trabalho social, apesar do tempo curto que ainda temos de mandato", disse Bigode.    

 

  

Comissão de obras da CMA participa de apresentação na EMURB e realiza cobranças em relação às obras

por Camila Gabrielle Oliveira de Farias publicado 01/03/2024 12h15, última modificação 01/03/2024 12h27
Objetivo do evento foi mostrar aos vereadores as obras que foram concluídas e as que estão em andamento na cidade de Aracaju
Comissão de obras da CMA participa de apresentação na EMURB e realiza cobranças em relação às obras

Foto: China Tom

Nesta sexta-feira (01/03), a Comissão de Obras da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) visitou a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB) para participar de uma apresentação com o presidente do órgão, Sérgio Ferrari, e outros representantes da Secretaria. Estiveram presentes os vereadores Ricardo Marques (Cidadania), Soneca (PSD) e Paquito de Todos (Solidariedade). 

A apresentação foi direcionada a mostrar as obras concluídas e em andamento na cidade de Aracaju. Na ocasião, os vereadores que representam a Comissão discutiram pautas direcionadas para as obras realizadas em Aracaju, reclamações e denúncias na qualidade e na entrega de obras públicas, assim como queixas de algumas comunidades em relação à falta de infraestrutura.

O presidente da Comissão de Obras da CMA, Ricardo Marques (Cidadania), explicou que " temos diversas obras em andamento na cidade, principalmente, na avenida Tancredo Neves. Ouvimos muitas pessoas e viemos tirar dúvidas sobre a qualidade da obra, a espessura do asfalto, por exemplo. Então, nosso objetivo é pegar essas informações e levar para o parlamento de forma transparente", pontuou.

O vereador Soneca (PSD), que integra a Comissão, destacou que, " quando falamos em obras, temos um sinal de desenvolvimento. Por isso, considero que a reunião foi muito positiva porque conseguimos esclarecer as duvidas que a população nos traz e vislumbrar um futuro".

O presidente da EMURB, Sérgio Ferrari, destacou que " os vereadores solicitaram uma apresentação das nossas obras e essa foi a oportunidade de mostrar nosso trabalho e esclarecer as dúvidas". 

 

Sobre  a Comissão

A Comissão de obras da CMA é composta pelos vereadores Ricardo Marques (presidente), Breno Garibalde (Secretário), Soneca e Paquito de Todos.

Camilo solicita ao Ministério da Educação a construção de campi do IFS e da UFS no Santa Maria e no Cidade Nova.

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/03/2024 13h25, última modificação 01/03/2024 16h16
Camilo solicita ao Ministério da Educação a construção de campi do IFS e da UFS no Santa Maria e no Cidade Nova.

Foto: Gilton Rosas

A expansão da educação superior é primordial para o desenvolvimento social e econômico de qualquer cidade. Na sessão desta terça-feira (27), o mandato popular de Camilo Daniel defendeu a ampliação da educação superior e técnica em bairros populosos de Aracaju. "Há uma ideia fantasiosa de que Aracaju não precisa de Ensino Superior porque já tem a UFS e outras universidades. Nós estamos encaminhando documentos para o Ministério da Educação, pois é fundamental que na Zona Norte da nossa cidade, mais especificamente na região do Cidade Nova e do Japãozinho, haja a ampliação de um Campus do Instituto Federal de Sergipe", afirmou Camilo Daniel.

De acordo com o vereador, essa pauta é fundamental para a juventude conquistar novos postos de emprego, e essa política deve estar alinhada com a ampliação dos Ensinos Federal do Governo Lula.

Camilo defendeu também a ampliação do Instituto Federal de Sergipe para uma das regiões mais populosas de Aracaju. "Nós precisamos fazer uma luta para a expansão também do Instituto Federal ou da Universidade para o Santa Maria e para o 17 de março. Quem olha para o ensino federal acha que somente o interior do estado precisa e que Aracaju está bem servido, mas isso é uma mentira. O povo e a juventude da nossa cidade precisam da ampliação desse tipo de ensino também".

Segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação para jovens de 18 a 24 anos em Aracaju era de 28,3% no trimestre encerrado em novembro de 2023. Os dados mostram que quase um terço dos jovens aracajuanos estavam sem trabalho nesse período.

O mandato popular de Camilo Daniel ainda reforçou o convite para a população aderir a essa causa: “Aproveito a tribuna e as transmissões da rádio e tv Câmara para que a população se mobilize. Já estamos encaminhando documentos para o Ministério da Educação colocar Aracaju nas suas prioridades de expansão do Ensino Superior e Técnico”, concluiu.

O mandato popular de Camilo Daniel ainda reforçou o convite para a população aderir a essa causa: "Aproveito a tribuna e as transmissões da rádio e TV Câmara para pedir que a população se mobilize. Já estamos encaminhando documentos para o Ministério da Educação colocar Aracaju nas suas prioridades de expansão do Ensino Superior e Técnico", concluiu. 

Eduardo Lima se reúne com o secretário de Meio Ambiente para discutir a reciclagem do óleo vegetal nos condomínios

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/03/2024 16h10, última modificação 01/03/2024 16h10
Lei de autoria do vereador foi promulgada em fevereiro deste ano.
Eduardo Lima se reúne com o secretário de Meio Ambiente para discutir a reciclagem do óleo vegetal nos condomínios

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) reuniu-se na manhã desta sexta-feira, dia 1° de março, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Aracaju, com o secretário Alan Lemos para discutir a aplicação da Lei Municipal 5.856/2024, de sua autoria. Esta lei determina que todos os condomínios com mais de 10 unidades habitacionais reciclem o óleo vegetal usado para cozinhar. A proposta, recém-promulgada, entrará em vigor em 05 de junho deste ano, 120 dias após a sua publicação.

“Esta lei vai trazer benefícios ao meio ambiente dentro dos condomínios com o recolhimento do óleo vegetal. Os condôminos vão ter essa consciência a partir de agora, para ajudar a fazer uma cidade mais limpa e organizada”, declarou Eduardo Lima.

Durante a reunião, o vereador e o secretário concordaram em realizar uma campanha de conscientização pela Prefeitura de Aracaju para informar o público sobre a nova legislação, destacando a necessidade de adaptação às novas regras e diretrizes dentro dos condomínios.

“É muito oportuna esta lei que foi aprovada por uma iniciativa do pastor Eduardo, que traz conscientização ambiental e está sintonizada com o espírito da cidade de Aracaju, uma cidade que busca todos os dias a qualidade de vida e a sustentabilidade, que são as diretrizes que o prefeito Edvaldo Nogueira colocou em sua gestão”, disse Alan Lemos.


Entenda a Lei:

Promulgada em fevereiro de 2024 pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), após ter sido apresentada no Plenário por Eduardo Lima, a Lei 5.856/2024 determina que todos os condomínios com mais de 10 unidades habitacionais reciclem o óleo vegetal usado para cozinhar.

O descumprimento da norma implicará em multa no valor de R$400,00, aplicada pela Sema, sendo dobrada em caso de reincidência. O óleo deve ser reciclado em garrafas pets e será recolhido pelas empresas de reciclagem sem qualquer cobrança pelo serviço.

Miltinho Dantas é recebido com alegria pelos moradores da Matinha

por Walter Lopes- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/03/2024 09h38, última modificação 04/03/2024 09h38
Miltinho Dantas é recebido com alegria pelos moradores da Matinha

Foto: assessoria do parlamentar

O vereador Miltinho Dantas (PDT) esteve na noite dessa última sexta-feira, 1 de março, na comunidade da Matinha, no bairro Industrial. O parlamentar estava acompanhado do secretário da Sedurbi, Luiz Roberto. Os dois estiveram em diversas casas da localidade, recebidos com um sorriso no rosto e palavras de gratidão dos moradores. 
Dignidade é a palavra que define esse momento, afirmou Davi Santana, morador há 28 anos da Matinha. " É a realização de um antigo sonho de mais de 20 anos", disse o morador, acrescentando que o vereador Miltinho Dantas abraçou a causa da Matinha.
Davi é um dos líderes da comunidade e esteve ao lado de Miltinho, o secretário da Casa Civil, Jorginho Araújo, e a diretoria da Deso, no mês de novembro do ano passado na Matinha, quando logo após a visita foi dada a ordem para a obra de esgotamento sanitário. Davi lembrou do caos que estava as ruas, com fossas a céu aberto, muito mal cheiro e perigo de doenças.
A obra feita pela Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso - está com 80% concluída e para felicidade dos moradores também será feita a aplicação da pavimentação asfáltica. 
Morador há mais de 20 anos da Matinha, Ivanildo Santana estava super entusiasmado e agradeceu pessoalmente ao vereador.
Já Dona Maria da Conceição, uma das primeiras moradoras da localidade, não escondia a alegria e fez questão de levar Miltinho e Luiz Roberto para percorrerem algumas ruas e conversarem com os moradores, que eram só gratidão ao vereador e ao secretário da Sedurbi.
Miltinho Dantas agradeceu ao governador Fábio Mitidieri pela celeridade da obra de esgotamento sanitário e ao prefeito Edvaldo Nogueira, que já determinou a colocação da pavimentação asfáltica pela Emurb, logo após a conclusão de todo o serviço por meio da Deso.

"O Verão Sergipe , aliado ao Projeto Verão em Aracaju, fomentaram a inclusão social de forma nunca vista no estado", declara Byron

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/03/2024 11h57, última modificação 04/03/2024 11h57
"O Verão Sergipe , aliado ao Projeto Verão em Aracaju, fomentaram a inclusão social de forma nunca vista no estado", declara Byron

Foto: assessoria do parlamentar

O Projeto Verão, realizado em Aracaju no final de semana de 01 a 03 de março, também contou com a participação do Projeto Estrelas do Mar , idealizado pelo vereador Sargento Byron (Republicanos), que oportuniza a prática de bodyboard e banho de mar assistido, integrando as atividades esportivas do evento realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo de Sergipe.

Para Byron, toda a programação do Verão Sergipe , aliado ao Projeto Verão em Aracaju, fomentaram a inclusão social de forma nunca vista no estado. "É uma alegria imensa ver a acessibilidade unindo as pessoas e viabilizando momentos como este. Quando digo que o esporte é uma ferramenta transformadora é sobre isso. Reunimos 35 alunos do projeto Estrelas do Mar, acompanhados por 20 voluntários do projeto, mostrando o quanto podemos ir além ao somarmos forças e ideais. Obrigado a todos os envolvidos, estamos à disposição sempre!", declarou.

Para Suellen Garcia, aluna do projeto, viver o Projeto Verão de maneira tão real é algo que será inesquecível: “é muito bom poder vir à praia e  não só ver o mar mas também entrar na água, e sentir a energia do Projeto Verão junto ao Estrelas do Mar”.
Voluntário também do projeto, o secretário municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, enfatizou a importância do momento. "essa praia incrível só poderia ficar melhor com projeto Estrelas do Mar, que é um exemplo para todo mundo. Então, tínhamos que trazê-lo de novo para reforçar a pluralidade do nosso evento e a capacidade de inclusão que o Projeto Verão tem", finalizou.

Moradia popular: Camilo Daniel solicita ao Ministério das Cidades a reforma de prédios do Centro de Aracaju para habitação

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/03/2024 13h59, última modificação 04/03/2024 13h59
Moradia popular: Camilo Daniel solicita ao Ministério das Cidades a reforma de prédios do Centro de Aracaju para habitação

Foto: Gilton Rosas

O vereador Camilo Daniel utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para anunciar que solicitou ao Ministério das Cidades a reforma de prédios do Centro da cidade e reforçou a necessidade de adaptar e transformar diversos imóveis abandonados do Centro de Aracaju em moradias populares.

“Aqui no Centro de Aracaju, cidade linda e maravilhosa onde vivemos, nós temos vários prédios abandonados. O antigo prédio do INSS que se transformou em um elefante branco. Nós encaminhamos documentos para o Ministério das Cidades para que esses prédios do Centro da cidade, que estão abandonados, sejam reformados e destinados à moradia popular”, disse.

O vereador Camilo Daniel afirmou que os artesãos, pessoas em situação de rua e diversos outros trabalhadores que dão vida ao Centro de Aracaju necessitam de uma moradia digna e próxima ao seu local de trabalho.


RETOMADA DO DIREITO BÁSICO

Comemorando o retorno de políticas públicas ligadas à moradia, o vereador citou o caso simbólico do Condomínio Getúlio Alves, localizado no Bairro Santa Maria, que estava com suas obras paralisadas desde 2016.

“São aproximadamente 300 famílias que moram lá. Sem o recurso da Caixa Econômica, o dinheiro foi travado e a obra paralisada, mas agora, felizmente, por conta do Governo Lula e da volta do Programa Minha Casa Minha Vida, essa obra foi retomada”, afirmou.

Outro conjunto habitacional, localizado no Bairro Porto Dantas, também foi citado pelo vereador. “Nunca esqueci uma frase que até hoje me emociona, dita por dona Valdete, moradora do Conjunto José Eduardo Dutra, que me disse: ‘a maior alegria da minha vida é receber uma conta de água e de energia no meu nome’. A luta pela moradia é uma luta por uma dignidade básica. Atualmente, temos um déficit habitacional de 5 milhões de famílias e 200 mil pessoas em situação de rua (no Brasil)”, concluiu.

Professora Sônia Meire Participa da 3ª Festa da Colheita

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 04/03/2024 15h35, última modificação 04/03/2024 15h35
Professora Sônia Meire Participa da 3ª Festa da Colheita

Foto: Manuella Miranda

No último sábado, 02, a vereadora Sonia Meire participou da 3ª Festa da Colheita, na Reserva Extrativista da Mangaba Uilson de Sá, no bairro Santa Maria. Esse território é o único de mangaba urbana no Brasil e vem sendo destruído ao longo dos últimos anos com o avanço da especulação imobiliária, além da falta de política pública de conservação e preservação ambiental.

A manhã festiva contou com uma missa, os presentes colhendo mangabas além de apresentações culturais. A vice-presidente da associação, Isabel de Sá, destacou a importância dessa festa. “Essa festa da colheita é uma forma de resistência. No meio de tanta luta, tanta dificuldade, celebrar é uma forma de dizer que nós estamos aqui e que não iremos desistir”, destacou Isabel.

A especulação imobiliária vem prejudicando a comunidade e várias mangabeiras foram destruídas para que fosse realizada a construção, pela prefeitura de Aracaju, de um conjunto imobiliário, colocando em risco a vida das espécies e o trabalho de mais de 30 famílias extrativistas. O aumento do calor e a redução da quantidade de mangabas são reflexos dessa destruição.

A festa é um dia feliz que celebra a luta das mangabeiras e a colheita da mangaba. “É simbólica a resistência dessa comunidade, e essencial que outras pessoas conheçam esse local e contribuam para impedir a extinção da espécie. Também é importante que a sociedade compreenda que essa luta é conduzida majoritariamente por mulheres que há anos defendem esse território”, disse a vereadora Sonia Meire.

Fabiano Oliveira recebe Comenda do Mérito ao Turismo

por Hivy Rhafaella- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 09h08, última modificação 05/03/2024 09h08
Fabiano Oliveira recebe Comenda do Mérito ao Turismo

Foto: assessoria do parlamentar

Na última segunda-feira, 4, o vereador Fabiano Oliveira (PP) foi homenageado com a Comenda do Mérito ao Turismo. A honraria, que recebeu o nome de Sílvia de Oliveira, foi entregue pelo CEO do Grupo Vidam, Professor Wilson Santos. No evento também foi lançado o Réveillon 2025 , 'A magia dos carnavais'.

 

Para o parlamentar, a solenidade foi uma oportunidade de reconhecer homens e mulheres que se dedicam ao turismo no estado e reforçar a importância do setor.

 

“Professor Wilson é um grande amigo e incentivador do turismo sergipano. Fico muito lisonjeado com a honraria e esse reconhecimento serve de estímulo para continuar fazendo mais. Sou e serei sempre um defensor das nossas potencialidades turísticas. Sergipe conhece o meu trabalho e vou continuar divulgando e promovendo nossa cidade e nosso estado”, pontuou.

 

Fabiano, que também é presidente da Frente Parlamentar de Turismo da CMA, falou sobre o anúncio do Réveillon do Vidam e destacou a grandiosidade do evento. 

 

“O lançamento do Réveillon com grandes atrações nacionais como Gusttavo Lima, Bell Marques e Tomate refletem na grandiosidade da festa que vai, com certeza, divulgar Sergipe além fronteiras. É o nosso estado mais uma vez sendo promovido através dos eventos. Tudo é evento, todos os eventos geram emprego, renda e movimentam a economia. Parabéns para todos os envolvidos e que venha um dos maiores réveillons do Brasil!”, finalizou.

Bigode faz um apelo a Deso para resolver falta de água no Santa Maria

por Patrícia França- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 11h16, última modificação 05/03/2024 11h16
Bigode faz um apelo a Deso para resolver falta de água no Santa Maria

Foto: assessoria do parlamentar

A falta de água em alguns locais no bairro Santa Maria foi o tema exposto pelo vereador Bigode (PSD), na manhã de hoje, dia 05, na Câmara Municipal de Aracaju.
O parlamentar faz um apelo ao Departamento de Saneamento Básico. "Os moradores do loteamento Senhor do Bonfim estão sem água desde a quarta feira de cinzas e gostaria de fazer um apelo ao presidente da Deso e a sua equipe: as pessoas daquela localidade estão sem água para beber e cobram, com razão, uma solução, " comentou o vereador. 
 Os moradores que estão passando dificuldade com a falta de água são das ruas 26, 27,28, 29,30, 31 e 32 . 
 "Não se tem conhecimento do motivo porque a bomba não está abastecendo aquela localidade, imagine a situação dos pais de família, que precisam trabalhar e dar banho nos seus filhos para ir para o colégio e não tem um pingo de água, então eu peço uma solução da Deso, porque esse povo sofrido precisa deste líquido precioso que é a água," frisou o vereador Bigode.

Ricardo Marques leva apoio à família que perdeu filha de 10 anos, vítima de bomba caseira, na Zona Norte de Aracaju

por Fredson Navarro-Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 11h28, última modificação 05/03/2024 11h28
Ricardo Marques leva apoio à família que perdeu filha de 10 anos, vítima de bomba caseira, na Zona Norte de Aracaju

Foto: assessoria do parlamentar

Sensibilizado com a tragédia que tirou a vida de Alana, uma criança de 10 anos, que morreu após ser atingida por uma bomba de fabricação caseira em pleno carnaval, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve na casa da família da vítima. Ele ficou surpreso que, até aquele momento, 15 dias após o fato, a família não tinha recebido nenhum apoio psicológico, nem jurídico.
Ricardo Marques acionou a Secretaria de Assistência Social de Aracaju que abraçou a causa e, em seguida, esteve na casa da família. A Secretaria pediu ajuda a ADRA - Assistência Social Adventista, que tem um convênio com a prefeitura.
Em seguida, o vereador se reuniu com o presidente da OAB Sergipe e pediu ajuda da Comissão dos Direitos Humanos para dar assistência jurídica famíliar também.
Ricardo participou do primeiro acolhimento psicológico que os pais da garota receberam da ADRA.
Os pais da vítima, Natali e Roberto, pedem justiça e precisam de acolhimento. "Agradeço a atenção e acolhimento de Alex Ramalho, da ADRA, e também a secretária da Assistência Social, Simone Passos, pelo apoio a essa família nesse momento de dor. A família precisa de ajuda”, apela o vereador.

Situação do Oratório de Bebé é discutida na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 05/03/2024 11h55, última modificação 05/03/2024 15h46
A presidente da entidade, irmã Marisa Inês, utilizou o Plenário da Casa legislativa na manhã desta terça-feira,05 e tratou do tema
Situação do Oratório de Bebé é discutida na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju

Gilton Rosas

A situação do Oratório Festivo "São João Bosco", popularmente conhecido como oratório de Bebé, foi discutida no espaço 'Tribuna Livre', da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A irmã Marisa Inês, presidente do Oratório, iniciou seu discurso apresentando ,com fotos no painel do plenário, fatos e personagens marcantes na historia da instituição ,que completa 110 anos de fundação no dia 16 de agosto.

A presidente levou ao plenário dados a respeito do quadro funcional do oratório, que conta com 12 irmãs ministras, 6 professores, 4 estagiários, 10 voluntários e 13 colaboradores remunerados; gerando uma despesa mensal de R$ 22 mil com pessoal. A  entidade oferta cestas básicas a 110 famílias (500 pessoas) e assiste 66 crianças, tendo as seguintes modalidades de acolhimento:

 

  •  Orfanato e Escola
  •  Orfanato, semi-internato, externato e escola
  •  Abrigo de meninas e adolescentes de rua
  • Contraturno escolar - banca, reforço escolar, oficinas de artes, esporte, música  e cultura 

 A irmã mostrou aos parlamentares os projetos e serviços desenvolvidos e expôs as demais despesas referentes ao custeio do oratório. Em dado de agosto de 2023, o valor total para manter o oratório em funcionamento chegou a R$ 41.580,00.

“ A despesa é alta e os recursos vêm de ações de pessoas com boa vontade. Tenho muita esperança na sensibilidade solidária de vocês , lembrem que o oratório também é dos senhores.  É uma angústia quando chega o final no mês. Temos que contar as moedas para ver se serão suficientes para cobrir nossas despesas. Só a conta de energia é mais de R$ 3 mil", declarou a irmã Marise Inês.

De acordo com a presidente, o Oratório de Bebé tem projetos desafiadores a serem implementados em 2024. A instituição tem como meta a aquisição de uma câmara fria, restauração do muro de 1.331 metros quadrados, pintura e restauração de 70% da estrutura predial, além de implementação de energia solar.   

Vereadores

O vereador Pastor Diego (PP) parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Oratório de Bebé e se colocou à disposição da instituição.

"Várias famílias já foram atendidas pelo oratório, este trabalho feito pela irmã é uma missão de vida, uma dedicação de toda uma vida. Pude ver, nesta apresentação, quantos trabalhos são feitos. Esse ano vocês podem contar com meu apoio, vamos fazer a destinação de recursos esse ano para o exercício do ano seguinte”, disse o vereador.

O vereador Camilo Daniel (PT), que mora próximo ao oratório, destacou a função social da instituição nas cercanias do bairro Cirurgia.

"Quero dizer que o Oratório de Bebé tem uma função fantástica. Moro no bairro cirurgia e sei da função social relevante que o oratório exerce naquela região. Quero aproveitar para falar sobre a nossa posição sobre a emendas impositivas. É muito gratificante poder destinar recursos para um local tão sério”.

Breno Garibalde (União Brasil) ressaltou a relevância das emendas impositivas. "A apresentação trouxe uma provocação sobre a importância das emendas impositivas e a  função delas em ajudar instituições sérias. Que a gente consiga colocar essas verbas para agilizar esses projetos”, afirmou. “É o nosso papel ajudar, pois o oratório  cumpre um papel magnifico”, finalizou o vereador Ricardo Marques (Cidadania).

A Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade ;ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.

CMA recebe comenda do Mérito ao Turismo de Sergipe

por Gleydy Matos - Agência CMA — publicado 05/03/2024 12h05, última modificação 05/03/2024 13h26
O presidente Ricardo Vasconcelos representou a Câmara na solenidade de homenagem do grupo Vidam
CMA recebe comenda do Mérito ao Turismo de Sergipe

Foto: Luanna Pinheiro

Representada pelo presidente Ricardo Vasconcelos (Rede), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu a Comenda de Mérito ao Turismo de Sergipe. A solenidade aconteceu no auditório do Hotel Vidam, na Orla de Atalaia, onde as instituições e pessoas que colaboram com a área turística no estado foram reconhecidas pelos relevantes serviços prestados.

Com muita alegria, Ricardo agradeceu a homenagem e destacou o trabalho da Câmara para atrair mais turistas e fomentar o turismo da capital. “Hoje é um dia de muita felicidade para Câmara de Vereadores de Aracaju, porque estamos recebendo uma homenagem em função de todos os serviços prestados por todos os vereadores municipais em relação ao turismo do nosso munícipio e nossas contribuições nas discussões estaduais. O grupo Vidam reconhece a importância da Câmara, e nós viemos aqui para agradecer esse gesto de reconhecimento”, pontuou.

O presidente do Grupo Vidam, José Wilson dos Santos, expressou a importância em homenagear as personalidades que contribuíram com o turismo em Sergipe. “Eu sou um defensor do turismo de Sergipe, então, precisava reconhecer aqueles que deram sua contribuição para que o turismo pudesse ser uma marca forte para economia do nosso estado. Uma marca forte para felicidade e alegria das pessoas, e nada mais justo do que reconhecer aqueles que fizeram”, enfatizou Wilson.

Cícero do Santa Maria denuncia falta de água no Santa Maria

por Pela assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 12h15, última modificação 05/03/2024 12h15
Cícero do Santa Maria denuncia falta de água no Santa Maria

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a tribuna para falar sobre a falta d’água  que tem causado grandes transtornos para moradores do Santa Maria. 

De acordo com o parlamentar, as pessoas que moram na região do morro estão sem abastecimento de água há um mês. “Eles me chamaram para pedir a minha ajuda porque estão sem água há um mês, principalmente, quem mora na parte de cima do morro”, afirmou. 

Cícero ressaltou que, na região, nem o carro pipa consegue abastecer os reservatórios das casa. “Isso porque eles não conseguem subir por causa do peso, o que deixa a situação ainda mais preocupante”, disse. 

E para tentar achar uma solução para o problema, Cícero afirmou que esteve na Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso). “Fui muito bem recebido e tive a informação de que uma equipe iria até o local, ainda hoje, para verificar a situação da bomba responsável por enviar essa água para as casas dos moradores”, revelou. 

Dengue
Ainda em seu discurso, Cícero do Santa Maria voltou a cobrar uma maior conscientização por parte da população que insiste em fazer o descarte inadequado do lixo. O parlamentar usou, como exemplo, o Paraíso do Sul, que conta com uma caixa coletora. 

“O local tem uma caixa coletora, mas algumas pessoas jogam o lixo na rua, o que ajuda a proliferação do mosquito da dengue e é preciso que tenham essa consciência”, afirmou. 

Emendas impositivas 
Cícero do Santa Maria também aproveitou o espaço da tribuna para voltar a cobrar a construção de praças que foram solicitadas por meio  de repasses de suas emendas impositivas.

“Ainda em 2022, enviei emendas para construção de uma pracinha na rua B17, no conjunto Valadares. Já em 2023, enviei para a construção de uma praça na avenida Contorno, no conjunto Padre Pedro e, até hoje, nenhuma foi construída. A comunidade nos cobra e não temos uma resposta”, lamentou Cícero. 

Câmara de Aracaju aprova 12 Projetos de Lei; um deles busca incluir a educação física no Programa de Saúde da Família

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 05/03/2024 14h11, última modificação 05/03/2024 14h11
Câmara de Aracaju aprova 12 Projetos de Lei; um deles busca incluir a educação física no Programa de Saúde da Família

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (05/03), na 9ª Sessão Ordinária, os vereadores apreciaram 12 Projetos de Lei, sendo 11 deles em 1ª discussão. Com a aprovação, os projetos seguem para 2ª discussão. Um dos projetos aprovados é o Nº 238/2022, do vereador Binho, que trata sobre a inclusão de serviço especializado de educação física no Programa de Saúde da Família.

Para a implementação da Lei, o Poder Executivo designará, preferencialmente, profissionais com contrato vigente com as redes públicas municipais de saúde e ensino, com a habilitação necessária para atuar no Programa. A aplicação e manutenção da Lei ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Outro projeto em 1ª discussão (258/2022), de autoria do Dr. Manuel Marcos, dispõe sobre a realização de ações anuais voltadas ao enfrentamento do parto prematuro durante o mês de novembro de Aracaju. De autoria do vereador Sargento Byron, o projeto Nº 108/2023, institui em Aracaju a Semana de Combate e Conscientização da Síndrome de Burnout, na semana que incluir o dia 10 de outubro.

A síndrome é conhecida como doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento físico, psicológico e emocional. Sendo uma forma psicológica que descreve o estado de exaustão prolongado e diminuição no interesse, especialmente em relação ao trabalho, que resulta em uma forte tensão emocional oriunda de esgotamento, capaz de gerar atitudes de insensibilidade em relação a outras pessoas e sentimentos inadequados quanto às tarefas.

O projeto Nº 209/2023, do atual secretário municipal Joaquim da Janelinha, também aprovado, reconhece como patrimônio histórico e cultural a igreja do Espírito Santo. Já o PL Nº 249/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), dispõe sobre a obrigatoriedade de os órgãos públicos, assim como bares, shoppings, lanchonetes, hotéis, restaurantes, dentre outros, disponibilizarem gratuitamente suas instalações sanitárias para os garis e trabalhadores do serviço de limpeza urbana.


Projeto "Decore um Bem Público" traz discussão entre os vereadores

O projeto de Lei 93/2023, que visa instituir o Programa "Decore um Bem Público", de autoria do vereador Fabiano Oliveira, em 1ª discussão, a vereadora Sônia Meire (PSOL) apontou que o PL foi rejeitado na Comissão de Educação, mas que isso não impedia a tramitação. Ela apontou também que há uma preocupação do PL favorecer as instituições privadas em detrimento das públicas, inclusive, com a caracterização privada em escolas públicas ou museus.

O autor do PL, Fabiano Oliveira, argumentou que esse PL é voltado para uma parceria público-privada para ações de decoração da cidade em momentos especiais, como Natal, por exemplo. O vereador defendeu que é possível buscar a iniciativa privada e dessa forma "colocar dinheiro nos órgãos públicos e desonerar os gastos do Governo".

Outros vereadores, como Elber Batalha e Vinícius Porto, também reforçaram a importância do projeto e propuseram que a Prefeitura ofereça contrapartidas às empresas privadas que realizarem essa parceria.


Projeto é aprovado em 2ª discussão

De autoria do vereador Ricardo Marques (Nº 284/2023), o PL reconhece o Grupo de Música Antiga Renantique como patrimônio material e imaterial da cidade de Aracaju. Com a aprovação, o projeto segue para votação em redação final.

O Conjunto de Música Antiga Renantique é um grupo independente e pioneiro na pesquisa, prática e divulgação da Música Medieval e Renascentista da Europa Ocidental no Estado de Sergipe, expandindo seu repertório, nos últimos anos, para a música do Brasil Colonial e Imperial e do Nordeste Armorial. Inserido no Movimento de Música Antiga, o Renantique baseia-se na Performance Instruída Historicamente, utilizando documentos de época e cópias autênticas dos instrumentos dos períodos correspondentes.

CMA aprova Projeto de Lei que concede gratificação por titulação ao servidor efetivo da Casa

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 05/03/2024 14h10, última modificação 05/03/2024 14h10
CMA aprova Projeto de Lei que concede gratificação por titulação ao servidor efetivo da Casa

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (05/03), por meio de Sessão Extraordinária, a CMA aprovou em urgência o Projeto de Lei Nº 46/2024, que regulamenta a gratificação por titulação do servidor efetivo da Câmara de Aracaju. Com a aprovação, o PL segue para o Poder Executivo.

O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (Rede), explicou que "o que fazemos hoje é a continuidade de um processo de valorização do servidor. Temos consciência de que passaremos, mas os servidores ficam. Quem faz a Câmara são os servidores efetivos. Temos que criar as condições para que eles realmente tenham perspectiva dentro da Casa e sintam orgulho em fazer parte. Tenho a esperança de que ninguém mais passe por esse parlamento e tire direitos dos trabalhadores".

A presidente do Sindicato, Heleneide Lessa, reforçou que "os servidores estão muito felizes e essa ação é um momento histórico para nós. Esse parlamento será eternizado no coração de cada um desses servidores". O servidor efetivo de Relações Públicas, Mártin Lucas, explicou que essa ação traz um benefício para Casa, já que "permite que os servidores sejam cada vez mais capacitados, para desempenhar suas atividades ainda melhor. A questão salarial também é importante, pois contribui para ter mais qualidade de vida".


O que disseram os vereadores?

O vereador Vinícius Porto parabenizou o projeto e o sindicato por lutar pela melhoria salarial dos servidores. O vereador Elber Batalha ressaltou que "iniciativas como essa qualificam o servidor e por isso, são muito positivas", apontou.

O vereador Camilo parabenizou à Mesa e destacou que há um desenvolvimento dos trabalhos da Casa Legislativa. "Mais importante que o concurso é garantir que esse trabalho continue pelos servidores. É fundamental a valorização que tem sido feita aos servidores", pontuou.

O vereador Pastor Diego destacou que percebe um "compromisso com os servidores públicos" e parabenizou o presidente da Casa. O vereador Sargento Byron e o vereador Fabiano Oliveira também comentaram sobre a importância dessa votação.

O vereador Pastor Eduardo Lima destacou que a Casa Legislativa é regida de forma democrática. "Estamos dando o exemplo para todos os espaços públicos da cidade. Parabenizo e agradeço a todos os servidores, presidente e vereadores deste parlamento. Temos orgulho dessa Legislatura e de ter por trás desse plenário, os funcionários", disse.

A vereadora Sônia Meire explicou que a valorização já iniciou com a realização do concurso público e que é possível pensar em um plano de carreira. "Lutamos para garantir direitos e penso que essa Legislatura tem dado exemplo na importância de ter servidores públicos em suas instituições".


O que diz o projeto?

A concessão de Gratificação por Titulação consiste na evolução da remuneração do servidor público da CMA, incidindo sobre o vencimento básico do cargo efetivo 5% para cada 100 (cem) horas de treinamentos e cursos de capacitação, de aperfeiçoamento, de atualização, livres e similares; 5% para curso de nível superior, desde que o curso seja diferente do apresentado quando da investidura no cargo de nível superior; 5% para curso de nível superior, desde que o nível superior não seja pré-requisito para o cargo ou função exercida pelo servidor; 10% para cada curso de Pós-Graduação Lato Sensu; 12% para curso de Mestrado e 15% para curso de Doutorado ou Pós-Doutorado.

A concessão da Gratificação por Titulação exigirá o atendimento de algumas condições como: que o curso esteja relacionado com a área de atuação ou com o conteúdo ocupacional do cargo de provimento efetivo exercido pelo servidor, que o diploma ou certificado seja expedido por instituição de ensino, devidamente reconhecida pelos órgãos competentes, que o título apresentado não tenha sido utilizado anteriormente para a concessão de Gratificação por Titulação, ressalvada hipótese.

O valor atribuído em decorrência da Gratificação por Titulação virá destacado na remuneração do servidor e não poderá exceder, no seu total, a 100% do vencimento básico do cargo, incluído no cálculo deste limite os valores referentes à titulação já concedidos.

Câmara Municipal de Aracaju divulga agenda de atividades

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 05/03/2024 14h30, última modificação 06/03/2024 10h39
Câmara Municipal de Aracaju divulga agenda de atividades

Gilton Rosas

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), são desempenhadas diversas atividades além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.


Terça-feira (05/03)

Nesta terça-feira, no turno da manhã, o espaço ‘Tribuna Livre’, utilizado por cidadãos e representantes de entidades civis para temas de interesse público, recebeu a irmã Marise Inês, presidente do Oratório Festivo São João Bosco, mais conhecido como Oratório de Bebé. Na ocasião, foi discutida a situação financeira da instituição e apresentados projetos e serviços ofertados à comunidade.

Ainda na terça, às 14h, acontece Sessão Especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março. A propositura é do Vereador Binho (PMN).


Quinta-feira (07/03)

 No turno da tarde, às 16h, a advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar recebe título de cidadania aracajuana. O autor da iniciativa é o presidente da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede).


Sexta-feira (08/03)

Encerrando as atividades da semana na Casa Legislativa, na sexta-feira, dia 08, será inaugurada a Procuradoria da Mulher, no anexo da CMA. Na oportunidade, a ex-vereadora Professora Ângela Melo será homenageada.

Breno Garibalde: “A cidade continua crescendo de forma desordenada e a população é a maior prejudicada”

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 15h13, última modificação 05/03/2024 15h13
Breno Garibalde: “A cidade continua crescendo de forma desordenada e a população é a maior prejudicada”

Foto: Gilton Rosas

Na terça-feira, dia 5, o vereador Breno Garibalde subiu à tribuna da Câmara de Aracaju para apresentar as demandas da comunidade do Residencial Brisa Mar, no Aruana. No local, os moradores afirmam estar entregues ao abandono e esquecidos pelo poder público. 

“É uma comunidade engajada para resolver os problemas. Mas, infelizmente, não tem sido ouvida pelo poder público. Lá, o que mais se vê são lagoas sendo aterradas, recebendo dejetos despejados pelos condomínios mais recentes da região. 

As lagoas, antes utilizadas pelos moradores para pescar e como área de lazer, hoje estão contaminadas. Esgoto está sendo confundido com drenagem; isso precisa ser revisto. Os condomínios novos conectaram seus esgotos à rede antiga, que não suporta, e toda vez que chove é um verdadeiro desastre. Peço que a Deso e a Prefeitura de Aracaju estejam mais atentas”, declara Breno. 

Outra reclamação frequente da comunidade local é a falta de ônibus. Segundo relatos da população, os usuários do transporte público precisam andar quase um quilômetro para pegar um ônibus. “Por lá, passa apenas a Linha 504, caindo aos pedaços e não acessa a maior parte das ruas do residencial”, afirma. 

Breno ressalta que todos esses problemas são resultado da falta de um Plano Diretor revisado. “A população local está crescendo de forma desenfreada e a infraestrutura está defasada. Se a cidade continuar crescendo desordenadamente, a população será prejudicada em serviços básicos como pavimentação, mobilidade, saúde e educação. A lógica de crescimento da cidade está errada e isso precisa ser revisto”, pontua o vereador. 

Eduardo Lima externa preocupação com a Dengue e a falta de agentes de endemias em Aracaju

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 15h42, última modificação 05/03/2024 15h42
“Nós temos o loteamento Horto, no bairro Santa Maria, que os moradores reclamam que os agentes de endemias não chegam devido ao número reduzido”, disse o vereador
Eduardo Lima externa preocupação com a Dengue e a falta de agentes de endemias em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para alertar sobre o risco da Dengue e sugeriu a ampliação do número de agentes de endemias para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti na cidade. 

“Existe um baixo número de agentes de endemias. Temos localidades em Aracaju que o serviço de prevenção do mosquito da dengue não é bem-feito, porque não temos o quantitativo de agentes para chegar aos locais, e esses profissionais são os responsáveis de levar as estatísticas para a Secretaria de Saúde para que providências sejam tomadas”, alertou Lima. 

Outro ponto que o vereador chamou a atenção, foi em relação ao caramujo africano, que aparecem com frequência nos canais hidráulicos da cidade e trazem doenças, como grave infecção intestinal, esquistossomose (barriga d'água) e meningite.  

O parlamentar chegou a apresentar um gráfico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para mostrar o trabalho feito nos bairros de Aracaju, mas alertou que muitas localidades precisam de mais atenção, principalmente dos agentes de endemias.    

“Nós temos o loteamento Horto, no bairro Santa Maria, que os moradores reclamam que os agentes de endemias não chegam devido ao número reduzido. Precisamos de mais agentes, seja para verificar a situação da Dengue, seja para verificar a questão dos caramujos africanos, ou para dar atenção ao planejamento familiar quando as famílias procuram o Cras, isso precisa ser revisto em Aracaju”, afirmou o vereador.  

Na próxima quarta-feira, dia 6, o Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, localizado na rua José de Carvalho Cunha, 219, bairro Coroa do Meio, retoma o funcionamento, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorre em virtude do aumento do número de casos de influenza, síndrome gripal e arboviroses. 

 

Byron destaca estreia do Surf nos Jogos da Primavera

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 16h10, última modificação 05/03/2024 16h07
Byron destaca estreia do Surf nos Jogos da Primavera

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Incentivador do esporte, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) destacou em suas redes sociais o lançamento do maior evento do desporto escolar sergipano, os Jogos da Primavera, em sua 40ª edição este ano, realizado pelo Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e do Esporte e Lazer (Seel).

Dentre as novidades desta edição, Byron não escondeu a alegria ao ver o surf entre as modalidades da competição: "há anos convivo com o surf e sei do poder de transformação que ele tem enquanto esporte. Sergipe é o cenário ideal para a prática, nossa capital já registra grandes nomes do Surf, alcançamos uma grande realização. Parabéns, Governo do Estado, secretária Mariana Dantas e todos envolvidos. Contem com este vereador para impulsionar a educação junto ao esporte", declarou.

Os Jogos da Primavera têm como público-alvo os estudantes-atletas de escolas públicas e privadas. Em 2023, foram mais de dez mil estudantes inscritos, de 472 escolas públicas e particulares, dos 75 municípios sergipanos. A expectativa para 2024 é aumentar este quantitativo.

Dentre as modalidades para 2024 estão: futsal, atletismo, ciclismo, jiu-jitsu, voleibol, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete 3x3, wrestling, taekwondo, karatê, badminton, ginástica artística e rítmica, vôlei de praia, polo aquático, triathlon, tiro com arco, além das paramodalidades: paratletismo, paranatação, vôlei sentado e parabadminton. Contando com a estreia do Surf e a inserção da faixa etária de 12 a 14 anos no triathlon.

Elber destaca mudanças nas leis para as eleições 2024

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 16h45, última modificação 05/03/2024 16h45
Elber destaca mudanças nas leis para as eleições 2024

Foto: Gilton Rosas

Tudo pode mudar nas eleições para vereador deste ano, após uma decisão recente do Supremo Tribunal Eleitoral (STF). O alerta foi dado por Elber Batalha (PSB) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 5.

De acordo com o parlamentar, na última eleição de 2022, valia a regra do 80/20 com a Reforma Eleitoral. "A partir de agora tudo mudou, uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) afeta decisivamente o resultado das eleições de 2024, inclusive a de Aracaju. Na última quinta-feira, o Supremo declarou inconstitucional a Reforma Eleitoral ocorrida em 2021 que regeu as eleições de 2022", explicou.

Ainda na tribuna, durante o pequeno expediente, ele ressaltou que os partidos menores podem ser privilegiados. "Isso fatalmente afetará as grandes coligações. À medida que os menores fizerem um ou dois vereadores, significará três vagas a menos para serem disputadas pelas grandes siglas. Essa decisão, a cerca de 30 dias do prazo final das filiações, talvez inviabilize a formação dessas chapinhas, já que elas não estavam tão incentivadas nas eleições passadas, com a mudança da regra", comentou.

Elber reafirmou ainda que precisava registrar as novas perspectivas. "Ou seja, ressurge a possibilidade de Aracaju eleger na eleição um candidato com 1.300 e 1.400 votos. Sem nenhum demérito, só para registro", concluiu. 

Miltinho Dantas participa de apresentação de detalhes do Programa Gol da Gente

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 17h02, última modificação 05/03/2024 17h02
Miltinho Dantas participa de apresentação de detalhes do Programa Gol da Gente

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Miltinho Dantas (PDT) participou na manhã desta terça-feira, dia 5, na sede da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), na Arena Batistão, de uma reunião com João Pereira, diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), que na oportunidade representou Mariana Dantas, secretária de Estado do Esporte e Lazer. Também participaram da reunião representantes dos principais clubes de futebol do Campeonato Sergipano. No programa Gol da Gente, o processo de troca dos cupons fiscais por ingressos é realizado através da tecnologia, por meio do aplicativo do celular. 

A reunião foi para tirar dúvidas sobre o aplicativo do programa Gol da Gente, que já está disponível para a plataforma Android, onde pode ser baixado através da Play Store. Para o sistema IOS, o diretor da Emgetis explicou que todos os esforços estão sendo utilizados para que esteja disponível o mais breve possível. Neste sábado, no jogo do Batistão entre Itabaiana X Lagarto, o programa terá início. 

O programa Gol da Gente tem como objetivo incentivar que os sergipanos compareçam aos estádios e valorizar os times do nosso estado, além de reduzir a sonegação fiscal, aumentar a arrecadação do ICMS e diminuir os índices de evasão fiscal em Sergipe, com um investimento de 2 milhões de reais no projeto. 

“A Emgetis recebeu a missão de Mariana Dantas e também do governador Fábio Mitidiere para desenvolver esse aplicativo em tempo recorde. Então, fizemos um aplicativo para que o torcedor consiga trocar as suas notas fiscais por ingressos, para que ele tenha a condição de curtir o seu time preferido”, frisou João Pereira, diretor-presidente da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis). 

Com a utilização do aplicativo, os torcedores terão acesso simplificado à troca de notas fiscais por ingressos para os jogos do Campeonato Sergipano, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro séries C e D, realizados nos estádios de futebol sergipanos. 

Miltinho explicou que a intenção do Governo do Estado é que o consumidor troque o seu ingresso e esteja nos estádios, aumentando a arrecadação e a presença do torcedor nas praças esportivas, gerando automaticamente uma renda extra para os clubes e aumentando a receita. Miltinho ainda explicou que são três ingressos por CPF exclusivamente pelo aplicativo. 

  

O procedimento para acessar o aplicativo prevê os seguintes passos: 

1. Baixe o aplicativo: Procure pelo aplicativo ‘Gol da Gente’ na Play Store (para dispositivos Android). 

  

2. Cadastro: Ao abrir o aplicativo, selecione a opção de cadastro e preencha os campos com seus dados pessoais, como CPF, nome completo, e-mail, telefone e senha. 

 

3. Confirmação de e-mail: Após o preenchimento dos dados, será necessário confirmar o e-mail. Um código de confirmação será enviado para a sua caixa de entrada. 

  

4. Termos de uso: Aceite os termos de uso para prosseguir com o cadastro. 

  

5. Login: Faça login utilizando as credenciais criadas durante o cadastro. 

  

6. Explorando: Após o login, você terá acesso ao aplicativo, onde encontrará opções para trocar notas fiscais por ingressos, consultar ingressos disponíveis e verificar suas notas fiscais acumuladas. 

  

7. Escolha do ingresso: Com saldo suficiente, acesse a aba de trocas e escolha o ingresso desejado. Após a seleção, vá para a aba de ingressos e clique no ingresso resgatado. Um QR code será gerado, o qual será necessário apresentar para acessar o evento. 

 

PL de Bittencourt, que nomeia rua em homenagem a projeto artístico, é aprovado em primeira votação

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 17h10, última modificação 05/03/2024 17h10
PL de Bittencourt, que nomeia rua em homenagem a projeto artístico, é aprovado em primeira votação

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foi aprovado em primeira votação, nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Aracaju, o projeto de lei, de autoria do Professor Bittencourt (PDT), que denomina a travessa A-13, no Santa Maria, como travessa "Agora é Avera", em homenagem a um projeto artístico de Grafitti que existe no local, anualmente.

"Eu fui provocado por um coletivo de pessoas que trabalham com Grafitti, inclusive esta casa aprovou uma lei de minha autoria, de fomento ao Grafitti. Existe um projeto nesta rua, até internacional, chamado "Agora é Avera". Um projeto que existe desde 2013 e que nesta rua, que abriga um muro de uma escola pública, existem casas, é uma ação, inclusive acordada com os moradores, e esta rua ficou completamente colorida. Todo ano existe esse projeto coordenado por duas pessoas, em especial, chamadas Jhully Souza e Dexter, que fazem esta ação. São artistas de todo Brasil e fora do Brasil, e lá tem oficinas para a gurizada, oficinas de pintura e grafitti. Portanto, uma rua muito diferente das demais ruas da cidade de Aracaju, e com a provocação dos organizadores e da própria comunidade pediram para que a gente homenageasse o projeto para que este nome possa ser perpetuado com o nome da rua "Agora é Avera".

O vereador aproveitou a oportunidade, para relembrar que foi aprovada recentemente, na Câmara Municipal, a lei de fomento ao Grafitti, de autoria do próprio parlamentar.

"Eu fui provocado por um coletivo de artistas e pessoas que trabalham com o Grafitti a planejar uma lei que pudesse coordenar e desenvolver atividades que valorizem o Grafitti no município. A lei 5.871/2024, ela o Grafitti ao seu nível cultural, profissional, social e econômico. O projeto também tem como objetivo desenvolver e promover ações como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo, de forma direta e indireta", pontuou o vereador.

Programa do Senado, Interlegis, promove oficina na Escola do Legislativo de Aracaju

por Lucas Oliver- Assessoria de comunicação da Escola do Legislativo — publicado 06/03/2024 09h40, última modificação 06/03/2024 10h25
Programa do Senado, Interlegis, promove oficina na Escola do Legislativo de Aracaju

Foto: Lucas Oliver

Na terça, 5 e quarta-feira,6, cerca de 50 servidores e assessores parlamentares participaram do primeiro curso sobre Inteligência Artificial (IA) na Comunicação Digital, ofertado em parceria com o Instituto Brasileiro Legislativo (Interlegis) e a Escola do Legislativo de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 
 Na abertura do evento, a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, deu as boas-vindas aos alunos e ressalta que a unidade está de portas abertas para servidores, população e vereadores. “Quero agradecer a cada um de vocês que se disponibilizaram a acrescentar o conhecimento, além de trocar experiências com os demais nesta oficina”, diz Irla Suelem. 
 O diretor da unidade, Vander Costa, ressalta a importância da parceria com o Senado. “Capacitar servidores é melhorar as atividades realizadas no dia a dia no legislativo. A oficina sobre IA na comunicação digital é um tema pertinente ao nosso trabalho no poder municipal. Afinal, hoje desenvolvemos nossas atividades por meio do smartphone e é importante compreender os benefícios e os malefícios da IA. Saber usá-la é essencial para melhoria dos serviços prestados”, destaca. 
 O professor Tadeu Sposito fala sobre o tema da Oficina ofertada. “De tempos em tempos, adventos tecnológicos transformam o modo como a gente vive, produz, se relaciona e se organiza como sociedade. Provavelmente, a evolução das IAs vai produzir um salto desses. Aí ou a gente entende, acompanha ou é atropelado. A oficina é importante porque discute as implicações da inteligência artificial e trabalha usos práticos possíveis hoje no nosso trabalho de comunicação”, pontua. 
 Para a assessora parlamentar, Valéria Santana, que participa pela primeira vez de um dos cursos organizado pela Escola do Legislativo de Aracaju, a oferta de uma oficina, sobretudo de inteligência artificial, em parceria com o Interlegis na Escola do Legislativo, é uma iniciativa que proporciona aos participantes a oportunidade de entender como a IA pode ser aplicada no contexto legislativo. 
“Promover inovação e aprimorar as habilidades necessárias para lidar com as novas tecnologias. Essa abordagem reflete a preocupação com a atualização e capacitação dos profissionais da Casa para enfrentarem os desafios diários da profissão que vem mudando a cada dia”, comenta a assessora parlamentar Valéria Santana. 
 Tadeu explica que a ideia é pensarmos as dimensões que a evolução das IAs podem ter na sociedade e como podemos lidar com isso. “É também entender como nós, profissionais de comunicação, podemos nos inserir e nos adaptar a esse cenário, e entender as competências que precisamos desenvolver. E, por fim, olhamos paras ferramentas que existem hoje, encaramos suas funcionalidades e limitações e empregamos elas em benefício da eficiência, economicidade e qualidade do nosso trabalho”, diz Tadeu Sposito.

Bigode parabeniza o Dia das Mulheres

por Patrícia França- assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2024 12h00, última modificação 06/03/2024 12h00
Bigode parabeniza o Dia das Mulheres

Foto: Gilton Rosas

O vereador Bigode (PSD) usou a Tribuna da Câmara de Vereadores de Aracaju, no dia de hoje, dia 06, para parabenizar o dia Internacional da Mulher, que tem um papel fundamental na vida da família, como principal alicerce de força e pilar na estrutura familiar.
O parlamentar comentou sobre a importância da mulher no seio da família e fez um pequeno esboço da importância da sua esposa em sua vida.
" Sou casado, há 50 anos, com dona Maria Magnólia e temos 10 filhos e não sou contra a separação, mas sou contra a violência física e verbal , porque a mulher tem que ocupar seu espaço na sociedade e mostrar a força e o seu bom desempenho como profissional,  pois as mulheres exercem com maestria as suas  funções ", comentou.
Durante sua explanação, o vereador Bigode falou da sua vida de casado e do respeito à sua esposa e filhos, que nunca presenciaram nenhum tipo de violência dentro do uma situação dessa, porque o respeito e harmonia têm que existir no nosso lar e aproveito para parabenizar o dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 08 de março e dizer que o homem sem uma mulher tem a sua vida desandada, porque a mulher traz progresso na vida do homem," finalizou, Bigode.

Vereador Byron reforça importância do cuidado com a saúde mental dos responsáveis pela pessoa com deficiência

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2024 12h31, última modificação 06/03/2024 12h31
Vereador Byron reforça importância do cuidado com a saúde mental dos responsáveis pela pessoa com deficiência

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 06, o vereador Sargento Byron fez uso da Tribuna, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar sobre a urgência de atenção para acolhimento e atendimento aos responsáveis pela pessoa com deficiência.
Em sua fala, Byron pontuou casos de falta de assistência e atenção a este cenário familiar. “Os casos que temos visto, nos últimos dias, despertam um alerta para a sobrecarga emocional que muitos responsáveis e cuidadores enfrentam diariamente junto às pessoas com deficiência . Esses responsáveis têm uma vida de doação, de busca diária pelo melhor tratamento para os seus e essa busca vem cercada de tantos desgastes, pois a rotina da pessoa com deficiência tem a necessidade de diversos tratamentos , seja a terapia ocupacional, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo , neurologista dentre outros", pontuou o vereador.

Neste contexto, o parlamentar reforça a urgência do Poder Público em oportunizar uma rede de apoio e acolhimento também para os familiares da pessoa com deficiência . "Nós, nesta Casa, enquanto representantes do povo, temos que provocar e buscar constantemente essa pauta. É essencial sabermos da Gestão Municipal quais os programas e serviços ofertados que possam também ser direcionados aos cuidadores. Se famílias com maior condição financeira têm enfrentado desgastes, imaginem as famílias que dependem exclusivamente do SUS. Como alguém pode cuidar do outro sem estar em condição de cuidar de si mesmo?", finalizou Byron com a reflexão.

Ricardo Marques lamenta decisão do TJ em fechar Fórum da Maracaju e sugere unidade de saúde ou escola no local

por Fredson navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2024 12h34, última modificação 06/03/2024 12h34
Ricardo Marques lamenta decisão do TJ em fechar Fórum da Maracaju e sugere unidade de saúde ou escola no local

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Tribunal de Justiça de Sergipe e conversou com o presidente Ricardo Múcio. A pauta foi sobre o fechamento do Fórum Maracaju, localizado no bairro 18 do Forte, que fica na Zona Norte. O desembargador confirmou a decisão de fechar o fórum. 
"Lamento a decisão de desativar o fórum, um equipamento importante para a Zona Norte, e expressei minha preocupação com o que acontecerá  com aquele espaço”, disse o vereador.
Durante a reunião,   Ricardo Marques explicou ao presidente do TJ que o bairro 18 do Forte não tem unidade de saúde, nem prédio para escola municipal e sugeriu que o local seja cedido para beneficiar a população, com o retorno do posto de saúde ou para fazer o prédio da escola municipal, o que foi prontamente aceito pelo presidente.
“A desativação está em fase de estudo para realocação dos cartórios que existem no fórum, mas concordo com a sugestão e já  parabenizo a iniciativa do vereador Ricardo Marques”, disse o presidente do TJ, desembargador Ricardo Múcio.

Água não é mercadoria: vereador Camilo defende o fortalecimento da Deso no município

por Thiago Paulino, Assessoria de Comunicação do Parlamentar — publicado 06/03/2024 13h30, última modificação 06/03/2024 16h05
Água não é mercadoria: vereador Camilo defende o fortalecimento da Deso no município

Foto: Gilton Rosas

A água é um bem precioso e o seu acesso é um direito universal. A preocupação para que esse bem público tenha restrições ao seu acesso e vire uma mercadoria foi o tema central do Grande Expediente do mandato popular de Camilo Daniel (PT) nesta quarta-feira, dia 5.

O vereador reforçou a sua preocupação diante do processo de privatização da Deso. “Venho de um movimento social que sempre lutou pela Terra e que compreende a água como bem da natureza e como um direito humano. A partir do momento que você trata a água e a terra como mercadorias, você provoca desigualdades. Você restringe o número de pessoas que terão o privilégio de usufruir”, afirmou.

O vereador lembra que Aracaju possui uma lei que reforça a sua autonomia para a distribuição da água como serviço público. “Há uma lei do ex-vereador Goisinho - que já foi companheiro do Partido dos Trabalhadores - que proíbe que empresas privadas façam o saneamento e a distribuição da água, a não ser que seja alterada nossa Lei Orgânica”.

Camilo Daniel destacou ainda que a Assembleia Legislativa chegou a aprovar uma lei que ameaça a autonomia dos municípios. Trata-se da lei 31/2023, que cria a Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe e dá amplos poderes ao governador do Estado para decidir sobre contratos, convênios, parcerias e outros instrumentos a serem celebrados pela nova Microrregião, relacionados aos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

“Os municípios deixam de ter autonomia de água e esgoto e aí cria um grande problema para esta Casa, para as Câmaras Municipais e para as prefeituras. O prefeito Marcos Santana, do município aqui do nosso lado, de São Cristóvão, já entrou com uma ação, porque com a lei que foi aprovada, São Cristóvão deixa de ter autonomia com o seu SAAE”, ressaltou.


Universalidade do acesso

Para o vereador Camilo Daniel, por seguir uma lógica de mercado, as empresas que estão interessadas na parte mais lucrativa dos contratos não terão interesse real na distribuição universal da água. “Atualmente, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e há um discurso fantasioso de que isso será resolvido com concessões e privatizações, quando na verdade todo avanço aconteceu porque isso é um direito público ou um direito humano. E os governos deveriam se esforçar para cumprir isso”, concluiu.

Vereador Pastor Diego reitera que é contra a descriminalização da maconha

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2024 13h48, última modificação 06/03/2024 13h48
Vereador Pastor Diego reitera que é contra a descriminalização da maconha

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 6, o vereador Pastor Diego (PP) fez um pronunciamento incisivo contra a descriminalização da maconha para uso pessoal. O debate ganha ainda mais relevância, uma vez que o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento dessa pauta hoje, podendo influenciar diretamente os debates sobre a PEC das drogas no Senado Federal.

O parlamentar manifestou sua posição contrária à legalização da maconha, argumentando que o livre consumo poderá fortalecer o tráfico e ter consequências devastadoras, como a destruição de famílias e o desvirtuamento da juventude. “Essa é a porta de entrada para a dependência; tudo começa por causa de um baseado. Para buscar, acaba recorrendo a um traficante e se envolve com o tráfico de drogas”, advertiu.

Pastor Diego enfatizou a convicção de que a maconha serve como convite para conhecer outras substâncias, tornando os cidadãos dependentes químicos. “Ninguém é preso por um cigarro de maconha, mas se a gente flexibilizar, veremos pessoas usando drogas em todo espaço público. Isso irá fomentar o consumo e o crime organizado. Irá incentivar que vidas e famílias sejam destruídas”, endossou.

Diante do exposto, o vereador reforçou a importância de combater o uso de drogas ilícitas e de adotar medidas rigorosas para proteger a sociedade - especialmente os jovens - dos malefícios que o consumo de substâncias entorpecentes pode ocasionar.

“Fica aqui a minha posição para que a Suprema Corte não descriminalize e continue se posicionando pela criminalização. Vamos dizer não às drogas porque isso é uma questão de saúde pública que fragiliza famílias e o cidadão. Causa dependência, corrompe nossos jovens e compromete futuros brilhantes”, reforçou.


Educação

Na ocasião, o vereador Pastor Diego também alertou sobre as vagas de matrícula destinadas a alunos em condições atípicas, assim como o dever do poder público municipal em criar condições para o desenvolvimento deles no ambiente escolar.

“Onde percorro, diversas famílias e mães atípicas reclamam por não conseguir matricular o filho. Ou que, quando conseguem uma vaga, se deparam com ausência de um cuidador especializado para dar assistência dentro da sala de aula. A grande verdade é que a população clama por solução e que nós precisamos de resposta”, avaliou.

Câmara de vereadores recebe secretário de educação de Aracaju para explicação sobre as matrículas escolares

por Camila Farias e Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 06/03/2024 16h53, última modificação 06/03/2024 16h53
Secretário foi convidado pela Comissão de Educação, que é presidida pela vereadora Sônia Meire (Psol)
Câmara de vereadores recebe secretário de educação de Aracaju para explicação sobre as matrículas escolares

Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (06/05), a Câmara Municipal de Aracaju recebeu o secretário municipal da Educação, Ricardo Nascimento Abreu, em sessão não deliberativa. Ele foi convidado pela Comissão de Educação da CMA para explicar aos vereadores os dados sobre a matrícula em 2024. A comissão tem como presidente a vereadora Professora Sônia Meire (Psol) e conta com os membros: Bigode do Santa Maria (PSD), Fabiano Oliveira (PP), Camilo Daniel (PT) e Miltinho (PDT).

Durante a explicação, o secretário informou que há dados produzidos a partir do Cadastro para Vaga Escolar, criado em março de 2023. Segundo o secretário, o cadastro "têm demonstrado que o déficit da Capital gira em torno de 6.000 a 7.000 vagas em escolas municipais de Educação Infantil".

Os locais com maior demanda por vagas são os bairros Santa Maria (685), Olaria (267) e Soledade (167). Apesar disso, o secretário apontou que em 2024, foram abertas 3.330 novas vagas em educação infantil e 1.267 novas vagas em ensino fundamental. Com isso, mais de 11 mil vagas foram ofertadas na rede pública municipal em 2024, sendo 1268 vagas em creches. O secretário destacou também que houve um aumento de 34% no número de alunos da educação especial matriculados na rede municipal.

Apesar de apontar alguns avanços e dados positivos, o secretário destacou também que "faltam 58 vagas para creche-berçário e 1782 para a creche, o que compreende crianças de 0 a 3 anos de idade. Para pré-escola, em que há obrigação legal do município de matricular, há 548 crianças na lista de espera, 362 do ensino fundamental em anos iniciais e 143 do ensino fundamental nos anos finais. Para alinhar isso, pretendemos realizar uma parceria com o Governo Estadual”.

Em sua apresentação aos vereadores, o secretário garantiu que a Prefeitura “está expandido os dados e focando na territorialização. Isso permite melhorar a gestão para identificar por área o quantitativo de vagas necessárias”, concluiu. Por fim, o secretário também apresentou as obras em andamento nas escolas que ofertam educação infantil.


O que disseram os vereadores?

Após a apresentação do Secretário Municipal de Educação, Ricardo Abreu, os vereadores elogiaram a explanação, mas trouxeram questionamentos. Temas como educação especial e ampliação da rede de ensino infantil e fundamental foram recorrentes. A vereadora Sônia Meire (Psol), presidente da Comissão de Educação da CMA, fez o primeiro aparte. A parlamentar solicitou uma previsão de atendimento de demandas e cobrou a regulamentação de profissionais específicos para atuação no ensino infantil.

“Nós sabemos que há uma crescente demanda na educação infantil e das creches. A oferta de creches e pré-escolas em tempo integral ainda é pequena. Eu gostaria muito de saber o prazo para que essa demanda seja atendida e também a questão do atendimento das crianças com deficiência. É preciso criar o cargo para área de cuidador de aprendizagem para educação infantil e ensino fundamental”, disse a vereadora.

O vereador Pastor Diego perguntou se existe um plano de ampliação do número de creches. O secretário de educação afirmou que “nós temos correndo um processo de contratação emergencial da educação infantil. Estamos conversando com as escolas e famílias”, disse Ricardo.

Sobre prazo para atendimentos de demandas relacionados a educação infantil, Ricardo Abreu respondeu que “já no final de 2024 teremos territórios no município de Aracaju em que iremos encontrar o equilibro entre a demanda e a oferta. Creio que com a construção de novas unidades e aluguel de prédios nós vamos conseguir, em alguns bairros, resolver definitivamente a questão, em outros bairros vamos encontrar um equilíbrio e em outros levaremos mais alguns anos”.

Já o vereador Binho (PMN) alertou que um projeto de lei de sua autoria, focado na organização de quadrilhas juninas mirins nas escolas da rede pública municipal, não foi efetivado.

"Em 2022, conseguimos aprovar um projeto de lei voltado para quadrilhas juninas mirins. Estou ficando preocupado porque dependo muito do secretário de educação e da Funcaju para que esse projeto possa ser colocado em ação. Há 10 anos tínhamos 65 quadrilhas juninas, hoje temos apenas 4 quadrilhas. Não temos mais quadrilheiros. Eles saíram das escolas municipais. O retorno das escolas mirins é o oxigênio para que essas quadrilhas não se acabem”, pontuou Binho.

Ricardo Abreu relatou ao vereador que o período pós-pandemia exigiu a adoção de medidas severas e comprometeu-se na manutenção de diálogo sobre o assunto.

“Eu comungo com o senhor o entusiasmo pelas tradições que circundam nossa gente. Talvez estejamos falando da festa mais tradicional de nossa gente. Tivemos que tomar decisões muito duras nos pós pandemia por conta da situação em que a proficiência escolar dos nossos alunos se encontrava. A rede pública municipal de ensino tem a função de formar o cidadão aracajuano, que vivencia sua cidade em todas as manifestações culturais. O senhor tem meu compromisso que vamos discutir a questão das quadrilhas juninas”.

O vereador Professor Bittencourt (PDT), que também já foi secretário de educação no município de Aracaju, com conhecimento de causa, elogiou a atuação de Ricardo Abreu à frente da secretaria e relembrou a época em que esteve no comando do ensino municipal.

“Fui secretário de educação até 2012 e vivi um processo muito crescente. Acho que a memória que se tem da minha passagem é muito positiva. Nós avançamos nos diversos aspectos; na reforma e ampliação de escolas e na implementação da tecnologia em sala de aula. Todo esse processo que chegou até aqui é um avanço espetacular. O tempo é esguio, mas quero agradecer e parabenizar. O senhor foi muito claro e objetivo. Avançamos muito, o que não significa dizer que não temos problemas, mas de nenhum desses problemas o senhor está se eximindo. O senhor certamente deixará uma secretaria melhor para a próxima gestão.

O vereador Isac Silveira (PDT) contestou números levados ao plenário pelo secretário Ricardo Abreu e criticou a gestão do executivo municipal.

“Eu acho os dados muito científicos, o senhor faz um corte dizendo que nos últimos 60 anos há um movimento extraordinário a partir de 2022, mas sem querer ser amargo, desse período 20% dele foi administrado por Edvaldo Nogueira. 13 anos e 7 meses em que Edvaldo foi ou é gestor dessa cidade. Parece então que antes havia uma inércia, o que parece é que houve um querer político para se fazer essas obras. O volume de escolas que entraram em reformas é substancial e levou a diversas dificuldades.  O ministério público aponta números diferentes. Na casa de 20 a 30 mil vagas necessárias na rede de ensino, o senhor apontou um número. Entendo que as agruras que passamos hoje tem a mão indelével do prefeito Edvaldo Nogueira”.

Ricardo Abreu ratificou a confiabilidade dos dados apresentado aos parlamentares. “Tenho uma perspectiva um pouco diferente, os dados que estamos operando são os mais confiáveis. Sou professor e procuro olhar para traz para buscar ensinamentos e valorizar os homens e mulheres que me antecederam. Olho para os secretários que me antecederam e busco, através do meu trabalho, honrá-los. E digo isso por que em 60 anos de história de educação da rede e o ensino infantil não foi o único desafio. Cada tempo tem seu desafio, e os secretários que me antecederam cumpriram de forma brilhante sua missão”.

Camilo Daniel (PT) disse acreditar na educação pública e apontou uma tendência de melhora nos números de crianças matriculadas na rede pública municipal de ensino. O vereador instou o secretário a falar sobre a realização de concurso público. “Tivemos uma luta do Sindipema pela realização do concurso. Gostaria de saber se há um cronograma, se já existe uma banca contratada e edital. Não adianta pensar em expansão do ensino infantil se não há quadro de funcionários”, pontuou Camilo.

“Eu recebi uma solicitação do Sindipema para participar da comissão, ela foi comtemplada e o Sindipema integrará a comissão do concurso. Nas próximas horas deve ser publicada uma portaria conjunta da Secretária de Planejamento, da Procuradoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Educação, declarando a comissão que trabalhará no concurso e a partir de então todos os cronogramas serão postos”, respondeu Ricardo Abreu.

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) demonstrou “preocupação com a frieza dos números”. “Na zona de expansão vi que apenas 177 pessoas estão aguardando vagas. Chama muito a atenção, ando muito lá. Concordo com os dados, mas com a experiência que tenho lá e com as reclamações dos pais, isso me chama a atenção”, disse.

Para os vereadores Sheyla Galba (Cidadania) e Elber Batalha (PSB) a gestão do ensino municipal deve oferecer um abrigo adequado para estudantes aguardarem a chegada do transporte escolar. “A preocupação externada pelo vereador Elber é a minha. Ontem vi as crianças no Santa Maria esperando o transporte escolar sem um local adequado, sem proteção, expostos ao sol, chuva e poeira”, afirmou Sheyla.

Ricardo Abreu comunicou aos vereadores que buscará dialogar com o vice-governador do Estado, Zezinho Sobral, para discutir um local que sirva de abrigo para os alunos.


Sindipema também participou da sessão

O Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) também participou da sessão não deliberativa na CMA. De acordo com o presidente do sindicato, Obanshe Severo, “nós realizamos diversas cobranças porque sabemos do potencial que Aracaju tem. É importante pensarmos no financiamento da educação, assim como do tempo que o município tem para realizar algumas atividades. A Constituição é explícita de que precisamos garantir a vaga na escola pública. Essa movimentação para obrigar o município para garantir que essa criança esteja na escola privada, vai afetar os dados que foram apresentados. Tenho certeza de que a rede privada não vai garantir a mesma quantidade de vagas que pode ser garantida na rede pública”, finalizou.

Eduardo Lima indaga o secretário de Educação sobre a possibilidade da Prefeitura de Aracaju contratar vagas em creches particulares

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2024 17h04, última modificação 06/03/2024 17h04
Ricardo Abreu compareceu à Câmara para falar do tema
Eduardo Lima indaga o secretário de Educação sobre a possibilidade da Prefeitura de Aracaju contratar vagas em creches particulares

Foto: Gilton Rosas

Durante a visita do secretário Municipal de Educação, Ricardo Abreu, à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, dia 06, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) o indagou sobre o PL 40/2023, de sua autoria. Este projeto visa tornar a Prefeitura responsável por garantir matrículas em instituições, creches e pré-escolas da rede particular para todas as crianças de 0 a 5 anos de idade em Aracaju, no caso de falta de vagas na rede pública. A proposta ainda está em tramitação na Casa. 
 
"Como legislador, tenho que cobrar e apresentar soluções. Temos municípios no Brasil, como Porto Velho (RO), Bauru (SP), Bento Gonçalves (RS), Porto Alegre (RS), Maringá (PR), Sarandi (RS) e outros, onde o executivo municipal, diante da pouca oferta e alta demanda por vagas, abriram a possibilidade de o município oferecer essas vagas na rede privada, para que as famílias não fiquem sem suas crianças na escola. (...) Eu gostaria que o senhor falasse da expectativa deste projeto, qual sua visão em relação a ele?", indagou Eduardo. 
 
Em sua resposta, Abreu afirmou que não poderia se manifestar sobre o projeto no momento, preferindo aguardar o debate político na CMA e discutir o assunto com o prefeito antes de expressar sua opinião. 
 
"Prefiro aguardar o trâmite do projeto e com certeza serei consultado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e colocarei meus pontos de vista, tanto a favor quanto contra, eventualmente, para que possa ser subsidiado e para que se possa tomar uma decisão", respondeu. 
 
No entanto, o secretário admitiu que a proposta é uma realidade em todo o Brasil, principalmente em São Paulo, mas que é preciso ponderar várias questões, inclusive com os sindicatos e os demais vereadores, e que a medida de contratar as vagas na rede privada em Aracaju poderia ser multifacetada. 
 
"Temos bairros onde uma ação desta natureza surtiria um efeito mais contundente e outros onde seria praticamente inócuo, pois não teríamos rede privada nas imediações para resolver essa questão", explicou. 

Dr. Gonzaga tomou posse como vereador da CMA nesta quarta-feira.

por Fernanda Nery, Agência Câmara Aracaju — publicado 06/03/2024 17h20, última modificação 07/03/2024 13h16
Dr. Gonzaga tomou posse como vereador da CMA nesta quarta-feira.

Foto: China Tom

O vereador José Gonzaga de Santana, mais conhecido como Dr. Gonzaga,  tomou posse na tarde desta quarta-feira (06/03) no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Aracaju. Dr. Gonzaga retorna à Câmara de Aracaju após 4 anos, depois de finalizar seu mandato iniciado em 2017. Desta vez, assume a vaga como suplente de Nitinho Vitale (PSD), que tomou posse como deputado federal no início do mês de fevereiro.

O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), destacou que este é um momento de muita felicidade e que a experiência do parlamentar fará toda a diferença nesse final de legislatura. “Estamos dando posse ao Dr. Gonzaga, um vereador com larga experiência. Tenho certeza de que ele contribuirá bastante para a qualidade dos debates aqui na Casa, nos ajudará a encerrar com grande estilo a legislatura 2020-2024. Desejo a ele sucesso e que possa desempenhar um mandato com muito afinco em prol do povo de Aracaju”, enfatizou.

Durante a posse, também esteve presente o vereador Eduardo Lima (Republicanos), que fez questão de ressaltar que Dr. Gonzaga já conhece o trabalho do parlamento e vai contribuir para fortalecer ainda mais o trabalho da Câmara em benefício da sociedade aracajuana. “Dr. Gonzaga já prestou seus serviços em legislaturas passadas, tem uma vasta experiência, conhece os problemas de Aracaju como ninguém e vem para somar”, afirmou." 

Emília destaca importância das mulheres ocupando espaços de poder

por Andrea Lima - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 09h59, última modificação 07/03/2024 09h59
Emília destaca importância das mulheres ocupando espaços de poder

Foto: Gilton Rosas

Fazendo uma breve retrospectiva dos desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade, na Tribuna do Legislativo Municipal, a vereadora Emília Corrêa (PRD) relembrou que, embora as mulheres sejam a maioria do eleitorado nos parlamentos do país, de maneira efetiva, esse número fica muito abaixo: entre 10% e 15% , e para termos uma sociedade mais igualitária e democrática, enfatizou a importância de reverter essa realidade. 
“Já evoluímos bastante com o passar do tempo, mas comparada a força que as mulheres têm, ainda temos um longo caminho a percorrer. Hoje, por exemplo, somos mais de 50%, somos fortíssimas, mas nos parlamentos do país, como representantes, ficamos, apenas, entre 10% e 15%. Cabe a reflexão. Principalmente em um mês tão especial como este”, declarou.
Ainda em sua fala, Emília ,que está pré-candidata à prefeitura, ressaltou o empoderamento feminino nas eleições municipais deste ano, mas fez uma ressalva.
“Hoje estamos assistindo  um cenário político jamais visto em Aracaju, várias mulheres pré-candidatas à prefeitura. Mas sejamos honestos: mesmo com toda capacidade e competência que essas mulheres têm, esse cenário não está assim por isso, e, sim, por pura estratégia dos líderes políticos e sistema que, por não ter controle desta candidata favorita na disputa, buscam maneiras de tirar votos dela. Diante disso, o que posso afirmar é que estou muito feliz de estar nessa conjuntura e torcendo para que este pleito ocorra com respeitabilidade e verdade”, afirmou.

Vereador Miltinho Dantas participa da entrega de alimentos ao Same e ao Asilo Rio Branco

por Walter Lopes- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 10h07, última modificação 07/03/2024 10h07
Vereador Miltinho Dantas participa da entrega de alimentos ao Same e ao Asilo Rio Branco

Foto - assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na manhã dessa quarta-feira, 6, o vereador Miltinho Dantas (PDT) fez a entrega de alimentos no Asilo rio Branco e também no Same, Lar de Idosos. Foram centenas de alimentos não perecíveis, arrecadados durante o jogo entre o Bangu X Flamengo, que aconteceu no dia 15 de fevereiro, na Arena Batistão, onde o time do Flamengo venceu por um placar de 3X0. Miltinho estava acompanhado do empresário e também vereador Fabiano Oliveira, um dos organizadores do jogo que lotou a Arena Batistão.

“São ações como essa, que, através do futebol, nós conseguimos amenizar um pouco as despesas e as dificuldades que essas instituições tão importantes para a sociedade aracajuana necessitam. Acredito que precisamos nos unir ainda mais em prol de pessoas que necessitam de gestos como esse”, frisou Miltinho Dantas, que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol – FSF – que organizou a partida do Campeonato Carioca. 

 

Dantas fez questão de agradecer a todos os torcedores que colaboraram com a doação dos alimentos e ao presidente Roldofo Landim e sua esposa Angela Machado, que é sergipana e também foi uma entusiasta da doação para as duas instituições que atendem aos idosos de nossa Aracaju.

“Miltinho Dantas se faz sempre presente com doações para nosso Asilo Rio Branco. Estou muito feliz com essa doação de alimentos,  que devem durar todo esse ano”, salientou Michelline Figueiredo Franca, assistente social do Asilo Rio Branco, acrescentando que  foi um ato de solidariedade e de extrema importância. O Asilo Rio Branco é uma instituição filantrópica e existe há 112 anos, hoje 50 idosos moram no Asilo.

“Eu achei uma ação meritória de lembrar das instituições que precisam do apoio da sociedade. O Same é uma instituição filantrópica e ela sobrevive justamente da generosidade do nosso povo, das doações, não só de produtos mas também da doação financeira. Hoje acolhemos 60 pessoas idosas, que têm assistência 24 horas”, frisou Antônio Costa Almeida, diretor presidente do Same, Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, que fez questão de agradecer a Miltinho Dantas pelo ato de doação e amor.

Isac denuncia falta de estrutura e de vagas em creches e escolas de Aracaju

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensas do Parlamentar — publicado 07/03/2024 11h06, última modificação 07/03/2024 11h06
Isac denuncia falta de estrutura e de vagas em creches e escolas de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A situação precária de creches e escolas municipais em Aracaju tem sido alvo de sérias preocupações levantadas pelo vereador Isac Silveira (PDT). Os questionamentos sobre as condições enfrentadas por crianças e adolescentes foram feitos na quarta-feira, na Câmara Municipal de Aracaju, que recebeu o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, em sessão não deliberativa para explicar aos parlamentares os dados sobre a matrícula em 2024 no município. 

Isac fez criticas com relação aos dados passados pelo secretário ao afirmar que, “nos últimos 60 anos, houve um movimento extraordinário a partir de 2022 pela secretaria municipal de educação, mas sem querer ser amargo, desses 60 anos, 20% foram administrados por Edvaldo Nogueira (PDT)”.  Isac ainda destacou as reformas realizadas nas escolas, apontando para a falta de estrutura, como no caso da escola Prof. Alcebíades Melo Vilas Boas, no bairro Industrial, onde as condições inapropriadas causam desconforto e sofrimento aos alunos. Segundo Isac, "o local que recepciona as crianças é extremamente inapropriado para recebê-las. São diversas crianças que apresentam questionamento, sofrimento por conta do calor. Algumas salas não têm nem ventiladores funcionando nessa unidade temporária".

O vereador também questionou a discrepância nos números de vagas apresentados pelo Ministério Público em comparação com os dados fornecidos pelo secretário. Enquanto o MP aponta a necessidade de até 30 mil vagas, o secretário indica um volume significativamente menor, gerando preocupações quanto à capacidade do sistema educacional municipal.

Isac finalizou sua denúncia elogiando os trabalhos da ex-secretária Cecília Leite e do atual secretário Ricardo Abreu, mas colocou a responsabilidade das atuais dificuldades nas mãos do prefeito Edvaldo Nogueira. “A falta de estrutura e de vagas torna-se, assim, um desafio urgente a ser enfrentado, exigindo a atenção imediata da gestão municipal”, afirma Isac.

Presidida por Ricardo Marques, Comissão de Obras da Câmara visita Emurb e pede informações detalhadas sobre obra da Tancredo Neves

por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 11h27, última modificação 07/03/2024 11h27
Presidida por Ricardo Marques, Comissão de Obras da Câmara visita Emurb e pede informações detalhadas sobre obra da Tancredo Neves

Foto: assessoria do parlamentar

O vereador de Aracaju Ricardo Marques (Cidadania), presidente da Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos, esteve na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) acompanhado de outros dois vereadores que são membros da comissão, Paquito de Todos e Palhaço Soneca. 
A reunião institucional foi solicitada por Ricardo Marques com o objetivo de conhecer as obras que estão sendo executadas na capital e levar as demandas da população.
Um dos grandes questionamentos foi sobre a qualidade da obra da avenida Tancredo Neves, que já está em andamento e outras que foram anunciadas. 
"Foi uma reunião que serviu para conhecer o planejamento da prefeitura e buscar respostas para algumas dúvidas que recebemos da população em relação à qualidade e atraso das obras feitas em Aracaju. Agradeço ao presidente Sérgio Ferrari e aos colaboradores da EMURB pela acolhida e dúvidas que foram respondidas. Enquanto presidente da Comissão de Obras, seguirei fiscalizando as obras e cobrando uma melhor prestação de serviços para o povo de Aracaju", disse o vereador Ricardo Marques.

Elber intermedeia reunião entre Semed e comunidade do bairro América

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 12h30, última modificação 07/03/2024 12h30
Elber intermedeia reunião entre Semed e comunidade do bairro América

Foto: assessoria do parlamentar

As atividades esportivas existentes há mais de 20 anos e executadas na Escola Municipal Professora Maria Thetis Nunes, no bairro América, foram suspensas sem nenhum aviso prévio, após a mudança da unidade para uma creche. Com a informação, uma reunião aconteceu nessa quarta-feira, 6, com o intermédio do vereador Elber Batalha (PSB) entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os professores e membros da comunidade. 

 

Capoeira, dança e kickboxing eram aulas de grande movimentação dos moradores durante o turno da noite ou aos sábados pela manhã. Mas, recentemente, uma decisão retirou sem nenhuma explicação esse momento. Sem entender a medida, os professores das modalidades buscam uma solução para que essas pessoas não fiquem sem o apoio que gera benefícios não só físicos, mas mentais para os participantes. 

 

De acordo com o Mestre Cobrinha, especialista em capoeira e um dos primeiros a ensinar nessa categoria, suas aulas já salvaram vários jovens da região das drogas. “Nós só fomos avisados e ficamos sem respostas. Como eu ia explicar de uma hora para outra que as aulas não iam mais acontecer? Várias pessoas esperam por aquele momento e tem aquilo como suporte até emocional”, declarou. 

 

Elber aproveitou a oportunidade para destacar a importância de se construir de forma conjunta o que é preciso. “Essa pode ser a primeira reunião de muitas, mas que chegará a uma solução. De todos os lados, estamos buscando o melhor para o bairro e as pessoas que são usuárias desses serviços”, comentou. 

 

O secretário Ricardo Abreu apresentou os dados e comunicou as alterações necessárias junto a sua equipe técnica na ocasião. Entre as novidades necessárias, a escola, que antes era cedida, se tornou uma creche mudando o público, a direção e também horários, além de disponibilidade do espaço. “O que modificou foi de acordo com uma demanda social que precisava ser atendida. Por isso, propusemos que pudessem ser alocadas as atividades”, falou. 

 

Por fim, ficou acordado que mais encontros acontecerão para definições, além do acompanhamento do caso e a disposição das partes para a construção das medidas necessárias. Tanto a dança como a capoeira foram colocadas em pontos diferentes do bairro e já voltaram a atender até que uma reposta definitiva seja dada ao grupo.  

Artistas Locais: Camilo cobra execução da Lei Paulo Gustavo e valorização dos trabalhadores da cultura

por Thiago Paulino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 12h41, última modificação 07/03/2024 12h41
Artistas Locais: Camilo cobra execução da Lei Paulo Gustavo e valorização dos trabalhadores da cultura

Gilton Rosas

A falta de valorização da cultura local foi o tema abordado pelo mandato popular de Camilo Daniel (PT), no Pequeno Expediente desta quinta-feira (07). “Ainda no ano passado,  a Comissão de Cultura desta Casa recebeu várias cobranças dos "fazedores" de cultura da falta de diálogo com a Funcaju por causa da Lei Paulo Gustavo. Já estamos em março e até agora não existe um calendário de quando os recursos serão colocados, isso deixa muitos trabalhadores da cultura com uma angústia muito grande”, afirmou.

A Lei Paulo Gustavo é uma lei federal que destina, por meio do Fundo Nacional do Audiovisual, para várias áreas da cultura e foi um fruto de diversas mobilizações dos artistas brasileiros. Os recursos a contribuem para que os diversos artistas, realizadores de cinema, músicos a produzirem cursos de formação e obras artísticas, auxiliando-os a se firmarem profissionalmente e a terem sua arte circulando. Em Aracaju o valor previsto pela Lei é de 5,8 milhões de reais, mas ainda não chegou aos artistas que concorreram ao edital.

 

DISPARIDADE DE CACHÊS

Diante de um cenário em que a política cultural da cidade se restringe a grandes eventos, o vereador Camilo ainda chamou a atenção para a disparidade dos Cachês nesses eventos: “É importante que a gente pense a cultura como algo que constrói a identidade do nosso povo. É inadmissível que tenham bandas com cachês tão altos (450 a 300 mil) e enquanto artistas locais tenham que receber 5, 4 e 10 mil para fazer um show com todo o preparo que tem. Como se valoriza a cultura local se você não investe na cultura local? E agora você terá aniversário da cidade, Forró Caju e é preciso que a Prefeitura apoie e valorize os artistas locais”, declarou.

Câmara de Aracaju recebe secretário da Fazenda Municipal para prestação de contas

por Camila Farias e Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 07/03/2024 12h55, última modificação 07/03/2024 13h00
Câmara de Aracaju recebe secretário da Fazenda Municipal para prestação de contas

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (07/03), a Câmara de Vereadores de Aracaju recebeu o secretário da Fazenda do município, Jeferson Passos, para esclarecer sobre o último quadrimestre, no que se refere ao cumprimento das metas fiscais, a partir da determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Durante a apresentação, o principal destaque dado pelo secretário diz respeito ao total de investimentos em 2023, que ultrapassaram 330 milhões de reais. Esse foi o maior valor investido desde 2009 e representa um aumento de mais de 80 milhões de reais em comparação  a 2022. 

O que disseram os vereadores?

O vereador Vinicius Porto (PDT) ressaltou que o secretário trouxe um dado interessante ao apontar mais de 300 milhões de reais em investimentos. “Já passamos por momentos tão difíceis por conta da pandemia, mas hoje, graças a uma boa gestão, estamos crescendo”, apontou.


O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) questionou sobre o empréstimo para as construções de obras no bairro Santa Maria. O secretário explicou que o município, em janeiro, recebeu a autorização para realizar as obras. “As ordens de serviços serão dadas em março e em abril, 18 das 23 obras previstas terão início, inclusive, no Santa Maria”, explicou. 


O vereador Professor Bittencourt (PDT) solicitou que Jeferson comentasse os investimentos feitos na zona de expansão e os impactos que trariam para a cidade. “Lembro que o senhor comentou aqui, em outra oportunidade, que o volume de investimentos que está sendo aplicado na zona sul, a zona de expansão, implicaria um crescimento real na valorização daquele entorno, um retorno muito expressivo para Aracaju”. 


O secretário explicou que “previmos que o volume de investimento de 500 milhões de reais do BRICS iria gerar uma valorização de 4 bilhões de reais dentro da área de investimento. A valorização de uma avenida pode chegar a 600%. Também percebemos um impacto positivo no PIB e isso tem impacto na geração de emprego e renda”, explicou. 


O vereador Pastor Diego (PP) cumprimentou o secretário destacando a experiência e conhecimento dele acerca das finanças do município.  “Pelo que entendi,  foi notório o aumento de receitas esse ano no município de Aracaju em que pese o susto que foi no Brasil inteiro a queda no repasse de FPM, mas percebi que houve uma recomposição que finalizou com um repasse maior que no ano anterior. ”


O Pastor Diego questionou, diante do aumento de receita, a situação da margem de comprometimento do município em relação aos empréstimos que foram adquiridos nos últimos anos e pediu que Jeferson fornecesse um panorama relativo aos recursos do orçamento municipal, que podem ser remanejados sem a autorização do Poder Legislativo, aprovados com percentual de 18% pela CMA.   


O Secretário da Fazenda explicou que “as receitas próprias do município apresentaram um crescimento de 10%. Especificamente em relação ao FPM, foi nele que  tivemos o pior comportamento entre as receitas. O crescimento de 4,2% é menor que a variação da inflação, que foi 4,67%. Tínhamos uma previsão do crescimento do FPM para 2023 que seria a inflação mais 2%. As medidas adotadas ao longo da desoneração fiscal impactaram o desempenho do município em relação ao FPM. A recomposição que o Governo Federal fez ao final do ano ajudou, não há o que se questionar, foi justa, mas deixamos de ganhar o reflexo do crescimento econômico sobre a receita federal”, declarou o secretário. 


O vereador Sargento Byron (Republicanos) perguntou ao secretário sobre a previsão de recursos para emendas impositivas. “ No ano de 2022, os vereadores aprovaram uma lei que versa sobre as emendas impositivas. Nesse ano,  fizemos os aportes e indicações. Queria entender se, nesse momento, iremos executar essas emendas, se existe essa previsão no orçamento”. 


Segundo Jeferson Passos, existe dotação orçamentária para execução das emendas. “Todas aquelas cujos processos licitatórios tinham sido concluídos dentro do exercício de 2023 já foram empenhadas no nome do licitante vencedor e foram inscritas em restos a pagar. Com a lei recentemente aprovada, dando um limite de 18%,  e que conta com um dispositivo explícito para garantir a execução dessas emendas, não há nenhum impedimento do ponto de vista orçamentário e financeiro. À medida que cada licitação for concluída, estará na programação financeira. Lembrando que não é a Secretaria de Finanças que libera a emenda, fazemos a liberação da parte financeira na reta final”, finalizou Jeferson Passos.

Câmara de Aracaju inaugura Procuradoria da Mulher nesta sexta-feira

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 07/03/2024 14h13, última modificação 07/03/2024 14h13
Câmara de Aracaju inaugura Procuradoria da Mulher nesta sexta-feira

Foto: Reprodução / CMA

Nesta sexta-feira (08/03), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a CMA realizará a inauguração da sala da Procuradoria da Mulher “Vereadora Professora Ângela Melo”, às 09h, no Centro Administrativo Vereador Américo de Deus, localizado na Rua Itabaiana, nº 14. 

Segundo o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), “este setor estará aberto a todas as mulheres da sociedade, em situação de agressão, desrespeito ou maltrato. Convido vocês para participar dessa inauguração e conhecer esse novo serviço que a CMA prestará à sociedade”, ressaltou. 

A vereadora Emília Correa (PRD), presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou o convite, explicando que “com a inauguração, garantimos mais uma porta de acesso para as mulheres, não somente as vítimas, mas aquelas que precisam garantir seus direitos”. 

Entenda a importância da Procuradoria da Mulher  

A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, trazendo informações sobre formação profissional e política, e encaminhando os casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado. 

A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais, e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Correa, Sheyla Galba e Sônia Meire. 

SERVIÇO  

Inauguração da sala da Procuradoria da Mulher “Vereadora Professora Ângela Melo” 

Quando: 08 de março, às 09h 

Local: Centro Administrativo Vereador Américo de Deus, na Rua Itabaiana, nº 14. 

Entrada gratuita 
 

Vereador Byron comemora investimentos para reconstrução da Rodovia dos Náufragos

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 13h52, última modificação 07/03/2024 13h52
Vereador Byron comemora investimentos para reconstrução da Rodovia dos Náufragos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) destacou, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os investimentos destinados, a partir do Programa Acelera Sergipe, para a reconstrução e melhorias da Rodovia dos Náufragos (SE-100), a qual, em sua totalidade, possui 12 km de extensão, impactando positivamente na vida dos cidadãos moradores da região, bem como na rotina de todos que trafegam na localidade.

"Desde o início do meu mandato, já se falava sobre a necessidade da reconstrução da Rodovia dos Náufragos, importante via da Zona de Expansão da nossa capital. A soma de esforços entre o Governo do Estado junto à Prefeitura de Aracaju sempre trará significativos resultados para o nosso povo", pontuou Byron.

O Programa Acelera Sergipe consiste em um projeto de aceleração de obras de infraestrutura que envolve diversas instituições da administração pública e municípios contemplados, com investimentos de cerca de R$ 200 milhões. As obras incluem construções e reformas de mercados e centros comerciais; construção de estradas, pórticos, orlas e complexos turísticos. Há, ainda, investimentos voltados a pavimentações, construções de praças, quadras, ginásios poliesportivos, estádios de futebol e até cemitérios municipais. "São investimentos que impulsionam diversas áreas de uma sociedade e promovem direitos, incluindo acessibilidade e qualidade de vida", concluiu o parlamentar.

Eduardo Lima lamenta atraso na reforma do CRAS da Rua Alagoas

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 13h59, última modificação 07/03/2024 13h59
Vereador destinou R$ 559.690,31 para reforma do local, em 2023, por meio de emendas impositivas
Eduardo Lima lamenta atraso na reforma do CRAS da Rua Alagoas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta-feira, dia 07, para lamentar o atraso na reforma do CRAS do Centro Social Urbano (CSU) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, localizado na rua Alagoas, no bairro José Conrado de Araújo, onde ele destinou R$ 559.690,31, por meio de emendas impositivas, em 2023 para a reforma da unidade.

“Uma pessoa que trabalha no CSU da Rua Alagoas foi em uma publicação minha nas redes sociais, onde falava da emenda impositiva, lá em 2023, para reforma do telhado que está deteriorado, e veio me cobrar que até hoje nada de obra e os funcionários estão com medo do teto cair”, lamentou.

Para Eduardo Lima, a falta de estrutura compromete o atendimento na unidade, deixando várias pessoas que vivem em vulnerabilidade social e precisam acessar o CRAS sem um ambiente adequado.

“Deixo aqui uma alerta à Emurb e à Secretaria de Assistência Social, que mandem técnicos lá e se possível até mudem os funcionários de local até que a obra comece no CRAS do CSU da Rua Alagoas, mas não podemos deixar assim, qualquer técnico pode ver que não pode ficar daquele jeito e sabemos que a emenda já foi enviada”, disse o vereador.

Sonia Meire destaca a importância de lutar pela vida das mulheres

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 16h08, última modificação 07/03/2024 16h08
O 8 de Março é uma data internacional, símbolo da luta histórica das mulheres.
Sonia Meire destaca a importância de lutar pela vida das mulheres

Foto: Gilton Rosas

Em 8 de março de 1917, na Rússia, milhares de mulheres foram às ruas em manifestação contra a exploração nas fábricas, contra a guerra, pelo direito à vida e lutando por alimentação. Esta foi a maior greve já vista e, desde então, mulheres de todo o mundo vão às ruas reivindicar seus direitos. Em Aracaju, nesta sexta-feira, serão em torno de 2000 mulheres do campo e da cidade que ocuparão as ruas, e a vereadora Sonia Meire estará unida a elas.

O ato do 8M em Aracaju é "pela vida de todas as mulheres, pelo fim da violência e contra o Fascismo". Sonia afirma que "Para nós mulheres, o 8 de março é um dia de luta internacional, onde as mulheres da classe trabalhadora, na sua diversidade, ocupam as ruas para reivindicar seus direitos. Estaremos unidas saindo da Praça da Bandeira com uma pauta que reúne um conjunto de demandas das mulheres do estado de Sergipe para o governo estadual e municipal”.

No último ano, pelo menos oito mulheres foram vítimas de violência por dia em nosso país. Três em cada dez mulheres no Brasil já sofreram violência doméstica e, de 2015 até o ano passado, mais de 10 mil foram vítimas de feminicídio, sendo quase 1500 mortes só em 2023. A situação é grave e a luta pela vida é constante, todos os dias.

“Para nós mulheres trabalhadoras, feministas, o 8 de março significa mais um dia de luta, e não um dia de fingir que está tudo bem, e que iremos receber bombons e flores. Ele nasceu de milhares de nós nas ruas por comida e trabalho. É um dia onde lutamos pela igualdade de gênero, recebendo salários iguais aos dos homens. É uma luta para enfrentar o poder dos homens sobre as mulheres, que alimenta o sistema do lucro do capitalismo, quando priva inclusive, da liberdade e do direito a sua existência”, disse Sonia Meire.

Na Câmara Municipal de Aracaju, a vereadora vem lutando para que os direitos das mulheres sejam garantidos no orçamento do município. “Se a mulher não está no orçamento é óbvio que as políticas públicas são frágeis. Estudamos o orçamento municipal, e no momento de aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, fizemos várias propostas de emendas. No caso da destinação de recursos a partir de emendas impositivas, destinamos a maior parte do orçamento para as mulheres, priorizamos a saúde, indicando recursos em hospitais e no Centro de Referência ao Atendimento da Mulher”, completou a vereadora.

O trabalho da mandata da vereadora para aprovar leis em favor da pauta das mulheres também tem sido constante. Um exemplo disso é a aprovação da Lei nº 5.849/24 de autoria da vereadora, que cria o ‘Dossiê da Mulher Aracajuana’, que consistirá na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas no Município, com dados disponíveis para o acesso de qualquer pessoa interessada.

O convite para a marcha do 8M nesta sexta-feira é aberto a todas as mulheres. A concentração é a partir das 07h na Praça da Bandeira no Centro da capital. A vereadora e os movimentos sociais convidam todas as mulheres de Sergipe para que juntas possam marchar por direitos e pelo fim do machismo.

Câmara Municipal de Aracaju concede título de cidadania aracajuana à advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 08/03/2024 08h49, última modificação 08/03/2024 08h49
Câmara Municipal de Aracaju concede título de cidadania aracajuana à advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar

Foto: China Tom

 

A Câmara Municipal de Aracaju realizou uma sessão solene na tarde desta quinta-feira (07/03), para a entrega do título de cidadania aracajuana à advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar. A propositura foi do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede).

De acordo com o presidente, esse título é um reconhecimento pelos serviços prestados por Ana Lúcia ao povo de Aracaju, sobretudo na área jurídica. “Ana sempre esteve à frente dos movimentos sociais do município, tem um grande escritório de advocacia que emprega muita gente na cidade, mas na OAB foi onde ela se destacou bastante. Lá ela sempre procurou fazer um trabalho social com os advogados, inclusive levando a OAB para as questões mais delicadas da sociedade. Quando, por exemplo, tinha desapropriação ou calamidade pública, ela sempre estava lá trabalhando para que a OAB tivesse o compromisso social de acolher aqueles mais necessitados”, enfatizou.

Natural de Missão Velha, na região do Cariri, no Ceará, Ana Lúcia Dantas veio para Aracaju em 1989 e, aqui, constituiu residência, família e uma carreira promissora, com passagem por várias instituições locais. Para a homenageada, a entrega do título de cidadania aracajuana serve para coroar uma relação de amor com a cidade que já vem de muito tempo. “Eu estava num momento de muita dificuldade e Deus apontou o caminho. Quando cheguei aqui foi amor à primeira vista, aqui eu fui acolhida e reconstruí a minha família e a minha vida. Hoje eu digo que Aracaju é o meu lugar e a entrega desse título é para mim uma certidão de renascimento”, concluiu emocionada.

Durante a solenidade, autoridades, amigos e parentes foram acompanhar a homenagem feita a mais nova cidadã aracajuana. Luiz Fernando Souza Aguiar, marido de Ana, disse que esse é um momento de muita felicidade e o reconhecimento é mais do que merecido. “A sensação é de agradecimento e o título é super merecido não só pelos mais de 30 anos que nós temos aqui, mas também pela vivência e pelo trabalho que ela desenvolve”, afirmou.

A conselheira e presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), Susana Azevedo, também esteve presente e destacou o trabalho desenvolvido por Ana Lúcia na defesa dos direitos da mulher sergipana. “A Câmara está de parabéns pela justa homenagem à advogada que já era mais sergipana que baiana, que aqui mora há muitos anos e desenvolve um papel muito grande na área jurídica. Na Comissão de Mulheres da OAB, envolvida na Associação de Direito Administrativo, envolvida em todas as associações de direito da mulher e, com certeza, hoje a Câmara faz justiça a uma cidadã que desenvolve seu trabalho com muita seriedade e muita competência”, destacou.

Trajetória

Casada e mãe de dois filhos, Ana Lúcia Aguiar é formada em Direito e em Comunicação pela Universidade Tiradentes (Unit), pós-graduada em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atua principalmente na área do Direito Trabalhista, Empresarial, Financeiro, Direitos das Famílias e Sucessões.

Ao todo, são mais de 18 anos dedicados ao direito e, dentre os locais onde atuou, destacam-se o cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe no triênio 2016-2018 e a vice-presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) de 2019 a 2021, inclusive sendo a segunda mulher a assumir o cargo.

Atualmente é presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica de Sergipe (ABMCJ/SE); membro associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); faz parte do Comitê Jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS); além disso, é membro voluntária das Obras Sociais Santa Dulce dos Pobres.

“Falta de creches em Aracaju é uma das maiores falhas desta gestão”, afirma Emília”

por Andrea Lima- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 10h03, última modificação 08/03/2024 10h03
“Falta de creches em Aracaju é uma das maiores falhas desta gestão”, afirma Emília”

Foto: Gilton Rosas

Pauta constate no mandato da vereadora Emília Corrêa (PRD), a questão da construção de novas creches no município, ou, ao menos, ampliação de vagas nas poucas existentes foi o assunto escolhido para seu discurso no dia em que antecede a celebração do Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a oposicionista, o tema é oportuno, pois esse déficit, há anos, tem impactado diretamente na vida dos aracajuanos(os). “Um descaso da gestão que está, há décadas, no poder e isso só tem piorado. Talvez um dos maiores problemas para essas mães pós- maternidade, pois ficam sem perspectivas. Muitas vezes ela não tem o suporte familiar, financeiro para que fiquem com seus filhos. É uma falha gigantesca dessa administração e não se corrige”, ressaltou.
Emília ainda relembrou, que, entre as emendas destinadas à lei orçamentária anual (LOA), havia uma de sua autoria que tinha como finalidade R$ 1 milhão para a  ampliação de ofertas de vagas na educação infantil vinculada à creche.
“Não somos gestores, mas o que podemos fazer, o que está ao nosso alcance, fazemos. Trata-se de um compromisso que a gente tem com essa falta e descaso. Por isso, propus uma emenda. A gestão precisa efetivar algo nesse sentido. Talvez, aproveitar o milagroso ano de 2024  quando tudo começa a sair do papel para concretizar. As aracajuanas agradecem”, finalizou.

Plano de Logística Sustentável é tema de reunião entre setores da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 08/03/2024 10h35, última modificação 13/03/2024 09h50
Reunião realizada nessa quinta-feira,07, tratou de ações que promovam qualidade de vida no ambiente de trabalho
Plano de Logística Sustentável é tema de reunião entre setores da Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Débora Melo

Representantes da comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS), da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), reuniram-se com integrantes dos setores de Promoção Social, Saúde Funcional, Recursos Humanos e o Setor de Segurança no Trabalho. O Intuito foi discutir a implementação do PLS, que será estruturado em 4 eixos temáticos. 

Neste momento, essencialmente, o diálogo intersetorial abordou o ‘Eixo de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho’. A reunião contou ainda com a participação da Escola do Legislativo, considerado um setor chave para a formação de parcerias no desenvolvimento das atividades planejadas.

PLS

O Plano de Gestão da Logística Sustentável está em fase final de elaboração e trará ações e metas definidas em 2023, pactuadas com as unidades da CMA. O ‘Eixo de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho’ já foi conversado em 3 reuniões. Com a implementação do plano, tenciona-se maior alcance das ações de promoção da saúde do servidor e fomentar um bom clima organizacional.

A enfermeira da CMA, Maiara Simões, define esse projeto como uma ação relevante. Segundo ela, o ambiente de trabalho é considerado uma condicionante para saúde dos colaboradores.

“ Uma ação intersetorial envolve diversos saberes que, sem dúvida, trarão impacto nos níveis de saúde e bem-estar, interação social e crescimento pessoal dos colaboradores; fatores preponderantes para a qualidade de vida no trabalho.  Ter na casa uma equipe comprometida com essas ações mostra o compromisso do órgão com aqueles que trabalham diariamente na construção de um serviço público de qualidade”, afirmou.

 

No Dia da Mulher, Ricardo Marques faz ação contra importunação no transporte coletivo

por Fredson Navaro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 11h55, última modificação 08/03/2024 11h55
No Dia da Mulher, Ricardo Marques faz ação contra importunação no transporte coletivo

Foto: assessoria do parlamentar

Como forma de homenagear as mulheres e fazer um alerta contra a violência, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) realizou, pelo segundo ano consecutivo, a campanha 'Em caso de assédio, não silencie. Apite e denuncie', destacando a Lei do Apito, de sua autoria. A ação ocorreu no terminal do Mercado, nesta sexta-feira, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, e teve a participação da vereadora Sheyla Galba, também do partido Cidadania.

"A mulher merece flores, mas também respeito todos os dias. A ação faz um alerta contra qualquer tipo de violência, principalmente nos ônibus, focando a Lei do Apito. É necessário denunciar para punir os assediadores", ressalta.

Ricardo Marques chegou cedo ao terminal, cumprimentou as mulheres, presenteou com flores, um cartão com informações sobre tipos de assédio, telefones para denúncias e um apito para que as mulheres que, se sentirem importunadas, possam chamar a atenção.

“Mais de 50% das pessoas que utilizam o transporte coletivo da capital e grande Aracaju são mulheres. São donas de casa, mães de famílias, estudantes, idosas, trabalhadoras e até mulheres com necessidades especiais. Todas precisam do transporte e enfrentam transtornos, além de um prestação de serviço ruim”, garante.

O parlamentar disse ainda que o Dia da Mulher deve ser lembrado todos os dias com ações concretas no dia a dia das mulheres.

Em homenagem ao Dia 08 de março, CMA inaugura Procuradoria da Mulher

por Camila Farias, Agência Câmara Aracaju — publicado 08/03/2024 15h55, última modificação 12/03/2024 10h24
A sala se chamará “Professora Ângela Melo”, em homenagem à ex-vereadora
Em homenagem ao Dia 08 de março, CMA inaugura Procuradoria da Mulher

Foto: Gilton Rosas

Nesta sexta-feira (08/03), a Câmara Municipal de Aracaju inaugurou a Sala da Procuradoria da Mulher " Vereadora Professora Ângela Melo", em homenagem ao Dia da Mulher. Na inauguração, estiveram presentes as vereadoras Emília Corrêa, Sheyla Galba, assim como os vereadores Sgt. Byron, Dr. Manuel Marcos, Pastor Eduardo Lima e o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos.

Os serviços de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social serão oferecidos gratuitamente de terça a quinta-feira, das 08h às 14h, na rua Itabaiana, nº 14 (Centro). É possível entrar em contato também pelo telefone (79) 3512-2529 - ramal 180.

Segundo o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, “hoje, a CMA dá mais um espaço para o reconhecimento e apreço voltado à figura da mulher. A Procuradoria da Mulher já tinha sido criada pelo ex-presidente Nitinho, mas ainda não estava em funcionamento. Fico muito feliz em contribuir para entregar esse presente às mulheres de Aracaju”, destacou.

A presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Emília Correa, explicou que “esta foi uma caminhada e agora, finalmente, temos um espaço em que podemos receber as mulheres. Ainda mais, em um dia emblemático, que é o Dia Internacional da Mulher. Muitas mulheres não têm um norte sobre o que fazer e esta é uma oportunidade para você ganhar força. A gente quer flores, mas queremos portas para onde queremos chegar”.

A vereadora Sheyla Galba, que também integra a procuradoria, reforçou que “este é um dia muito importante porque estamos materializando um projeto que começou lá em 2021. A maioria da população é de mulheres e muitas vivem em uma situação precária. Então, a procuradoria serve não somente para as mulheres que são vítimas de violência, mas que também estão em situação de vulnerabilidade, que estão com um problema de saúde e não conseguem agendar exames, por exemplo. Este é um grande dia para nós!”.


Entenda como funciona a procuradoria

A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, trazendo informações sobre formação profissional e política, e encaminhando os casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.

A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais, e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Correa, Sheyla Galba e Sônia Meire.

Além disso, o local contará com uma advogada, assistente social e psicóloga. Segundo a advogada Vanessa Reillane, que prestará atendimento jurídico às mulheres, “há 35 anos, a Constituição Federal dizia que as mulheres são iguais aos homens, porém, ainda estamos em busca de espaços como esses. Este é um local de apoio para que a gente efetive os direitos da mulher”, apontou.

A assistente social, Viviane Santos de Oliveira Sarmento, explicou que “a Procuradoria da mulher vem para fortalecer ainda mais a rede de proteção às mulheres que são vítimas de violência. Nossa equipe é altamente preparada e está pronta para orientar e fazer uma escuta qualificada”. Karol Almeida, que atuará como psicóloga, reforçou o convite para as mulheres conhecerem a Procuradoria. “Temos o objetivo não somente de acabar com o ciclo da violência, mas de garantir a manutenção dos espaços femininos”.


Procuradoria da mulher na CMA homenageia a vereadora Angela Melo

A sala da Procuradoria da Mulher na CMA é chamada de “Professora Ângela Melo”, que foi vereadora e faleceu em 6 de outubro de 2023. Ângela Maria de Melo, mais conhecida como Professora Ângela, é natural do município de Canhoba - mas devido a uma troca de pertencimento do território, se identificava como natural do município de Nossa Senhora de Lourdes.

Professora aposentada de História, pós-graduada em Arte e Educação, ela exerceu o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Aracaju, onde integrou a Comissão de Educação, Cultura e Esportes e a Comissão de Ética. Para a vereadora, seu mandato estava ligado à luta de classes, estando alerta às questões de gênero, da Educação pública, moradia e rendas para as pessoas mais vulnerabilizadas.

A irmã da vereadora Angela Melo destacou que essa homenagem “é muito grandiosa. Ficamos muito felizes em ver que a memória dela está sempre presente. Ela foi muito lutadora, guerreira e conseguiu chegar onde queria chegar. Ela é um exemplo para nos mostrar que podemos ser o que quisermos ser”, explicou.


SERVIÇO

Procuradoria da Mulher da CMA 

Dias e horários de funcionamento: Terça a quinta - 08h às 14h  

Telefone: 79 3512-2529 - ramal 8910  

Local: Rua Itabaiana, 14 - Centro - Aracaju  

 

Números de apoio: Polícia Militar 190 /Central de atendimento à mulher: 180  

Vereadora Sonia Meire participa da Marcha do 8M

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 15h13, última modificação 08/03/2024 15h13
Vereadora Sonia Meire participa da Marcha do 8M

Foto: Manuella Miranda

A vereadora professora Sonia Meire participou na manhã desta sexta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, da Marcha do 8M. Com o mote “pela vida de todas as mulheres, pelo fim da violência e contra o Fascismo”, o ato reuniu mulheres do campo e da cidade, movimentos sociais, movimentos sindicais e outras entidades.

A caminhada saiu da concentração na praça da Bandeira em direção ao Palácio Museu Olímpio Campos, na praça Fausto Cardoso, percorrendo as ruas do Centro de Aracaju. O objetivo final era entregar uma série de pautas feministas ao Governo do Estado. A vereadora, juntamente com outras mulheres, foi recebida no Palácio, e juntas fizeram a entrega do manifesto ao Superintendente Especial de Articulação Política e Relações Institucionais do governo de Fábio Mitidieri.

Segundo Sônia Meire, não há transformação social nem garantia de direitos se não for respeitada a luta das mulheres. "Somos mais de 53% da população e somos nós que produzimos a riqueza desse país. E por isso, exigimos garantia de direitos iguais. Por isso, estamos marchando nas ruas mais um ano. Queremos salários iguais aos dos homens e igualdade de direitos no trabalho, além do acesso à educação e à saúde pública de qualidade", completou a vereadora.

No Bairro Industrial, Isac enaltece a força feminina em evento comemorativo ao Dia da Mulher

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 15h24, última modificação 08/03/2024 15h24
No Bairro Industrial, Isac enaltece a força feminina em evento comemorativo ao Dia da Mulher

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Isac Silveira (PDT) reuniu mulheres do Bairro Industrial, em Aracaju, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento ocorreu no Centro de Artesanato Chica Chaves, um espaço dedicado ao talento e à criatividade das mulheres artesãs. Durante o café da manhã especial, Isac destacou a escolha do local como um gesto de carinho e reconhecimento para todas as mulheres que transformam seus sonhos em arte diariamente. "Neste dia, quero parabenizar todas as mulheres, em especial à minha mãe, Gedalva, e à minha esposa, Rosane, que organizou este evento com tanto amor e carinho. Obrigado por fazerem parte da minha história."

O Centro de Artesanato Chica Chaves proporcionou um ambiente propício para a celebração da força feminina, sendo um momento de união e alegria. Isac ressaltou a importância das mulheres presentes: "Vocês são peças fundamentais no mundo, são por vocês que existimos. Vocês são base, carinho e amor. Vocês são o que há de mais sublime na face da terra", disse Isac.

Durante o evento, Isac reconheceu o papel das mulheres como guerreiras e mães que batalham e lutam pelos seus objetivos. Ele agradeceu a participação de todas. Algumas mulheres presentes também fizeram questão de enaltecer a força do feminino. "Quero agradecer todas as mulheres que estão aqui participando deste ato, agradecer Isac, a quem nós gostamos e temos paixão. Quero que as mulheres sejam felizes como eu sou." Outra participante também expressou a importância do reconhecimento cotidiano da mulher: "Nós, mulheres, temos que ter um espaço especial porque nós fazemos tudo. É bom ter filhos, criar filhos, cuidar de seus maridos e de tantas coisas. O Dia da Mulher é todo dia, mas hoje é especial." O evento foi marcado por palavras de gratidão e reconhecimento, destacando a importância contínua da celebração e valorização das mulheres em todas as esferas da sociedade.

Café da manhã no Resun: vereador Camilo participa de ato pela implementação na UFS

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 15h35, última modificação 08/03/2024 15h33
Café da manhã no Resun: vereador Camilo participa de ato pela implementação na UFS

Foto: Luiz Fernando

O Restaurante Universitário – Resun da Universidade Federal de Sergipe-UFS tem como objetivo fornecer alimentação pelo preço de R$ 1,00 para a comunidade universitária; no entanto, as refeições oferecidas são apenas o almoço e jantar.

No último dia 04 de março, segunda-feira, o mandato popular do Vereador Camilo Daniel participou do ato organizado pelo Diretório Central dos Estudantes-DCE, que teve como propósito a implementação do café da manhã nas refeições do Resun.

A presidenta do DCE, Bruna Fernando, afirmou que “os alunos do Campus do Sertão e de Lagarto têm apenas o almoço como refeição; quem chega cedo muitas vezes assiste à aula com fome. O nosso ato reivindica que a primeira refeição do dia também seja ofertada pelo Resun e que tenhamos uma alimentação de qualidade com alimentos sem agrotóxicos”.

O ato contou com a colaboração dos movimentos do campo: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA e Movimento Camponês Popular - MCP, que forneceram alimentos orgânicos e agroecológicos produzidos pela agricultura familiar para que os estudantes realizassem um café da manhã.

O vereador Camilo Daniel participou do ato e declarou que “muitos alunos das periferias de Aracaju saem muito cedo de casa por conta do sistema de transporte precário que nós temos e muitas vezes não é possível se alimentar de maneira adequada. Ter café da manhã na universidade dá outra perspectiva e ânimo para assistir às aulas, o que diminui a desistência nos cursos”.

Além do DCE o ato contou com a participação de outros coletivos de juventudes como Levante Popular da Juventude- LPJ, Coletivo Afronte e Coletivo Quilombo. 

Audiência Pública de autoria de Elber celebra o Dia do Consumidor

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 16h06, última modificação 08/03/2024 16h06
Audiência Pública de autoria de Elber celebra o Dia do Consumidor

Foto: Gilton Rosas

O Dia do Consumidor, comemorado no calendário em 15 de março, será celebrado através de uma audiência pública de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) na data, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Na ocasião, órgãos e autoridades falarão sobre as melhorias na relação entre consumidores e fornecedores, além das medidas que vêm sendo tomadas ao longo dos anos. 

Para Elber, o dia precisa ser destacado e também servir como um marco para a conscientização. “É necessário falar sobre a importância do consumidor em todos os segmentos, além de explicar e ressaltar os seus direitos. Esta audiência será de grande valia para isso”, comentou. 

 A audiência é aberta ao público. 

O que? Audiência do Dia do Consumidor  

Quando? 15 de março  

Onde? Plenário da Câmara Municipal de Aracaju  

Que horas? 9h 

 

Fabiano Oliveira promove Audiência Pública para apresentar atividades desenvolvidas pelo Hospital São José

por Hivy Rhafaella- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/03/2024 11h07, última modificação 11/03/2024 11h07
Fabiano Oliveira promove Audiência Pública para apresentar atividades desenvolvidas pelo Hospital São José

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira, dia 11, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, será realizada uma audiência pública para apresentação do demonstrativo das atividades desenvolvidas pelo Hospital São José. O evento, de autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), contará com a presença de diretores da unidade de saúde e autoridades.

O Hospital São José é uma instituição de referência em saúde em Aracaju e desempenha um papel fundamental no atendimento à população. A audiência pública tem como objetivo principal apresentar à comunidade as ações realizadas pelo hospital, além de discutir os desafios e as perspectivas para a melhoria dos serviços prestados.

O parlamentar destaca a importância da transparência nas ações do hospital e ressalta a necessidade de um diálogo aberto com a sociedade para o aprimoramento constante dos serviços de saúde. 

 

"Tenho destinado emendas impositivas para o Hospital São José e, em uma das minhas visitas, me vi na obrigação de promover essa audiência pública com o objetivo de apresentar todas as atividades desenvolvidas e mostrar para todos os parlamentares como podemos ajudar no bom funcionamento desse importante equipamento de saúde. Tenho dito: juntos somos fortes e vamos além!", declara Fabiano Oliveira.

 

O que? Audiência Pública - Apresentação do demonstrativo das atividades desenvolvidas pelo Hospital São José

Quando? 11 de março  

Onde? Plenário da Câmara Municipal de Aracaju  

Que horas? 15h

Vereadores da Câmara de Aracaju participam de lançamento da programação do Ato Evangélico

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 11/03/2024 12h27, última modificação 11/03/2024 12h27
Evento acontece no dia 16 de março e integra as festividades do aniversário de Aracaju
Vereadores da Câmara de Aracaju participam de lançamento da programação do Ato Evangélico

Gilton Rosas

Os vereadores Pastor Diego (PP), Ricardo Marques (Cidadania) e Eduardo Lima (Republicanos), integrantes da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participaram do lançamento da programação do Ato Evangélico em comemoração aos 169 anos de Aracaju.  O anúncio foi feito pelo Prefeito Edvaldo Nogueira no hotel Quality, na manhã desta segunda-feira,11.

O Ato Evangélico será realizado no dia 16 de março, véspera do aniversário da cidade, na praça de eventos Hilton Lopes, região dos mercados centrais. O presidente da Frente Evangélica, vereador Eduardo Lima, evidenciou o apoio dado pela Prefeitura de Aracaju para realização do Ato.

“O prefeito Edvaldo Nogueira sempre foi muito solicito com a comunidade evangélica, ele tem um lado muito humano em relação a todas religiões; sejam elas evangélicas, de matizes africanas, católicas ou espiritas. Isso é muito bom. Sabemos que a fé ajuda muito no que diz respeito às mazelas físicas e mentais. Aquela praça se tornará um grande púlpito, um centro de louvor”, disse o vereador.

Na ocasião, o vereador Pastor Diego (PP) agradeceu ao Prefeito Edvaldo Nogueira e convidou toda comunidade evangélica a participar do momento de celebração. Pastor Diego ressaltou as atrações musicais do Ato.   

“Quero parabenizar o Prefeito Edvaldo Nogueira e toda sua gestão por ter esse cuidado e atenção com o segmento evangélico em realizar aquilo que já está previsto em lei: no aniversário da cidade, na cerimônia de celebração, que tenhamos um momento festivo para o público evangélico, em que possamos abençoar nossa cidade. O evento será aberto a todos com uma programação muito especial, com atrações nacionais e locais”.

O prefeito de Aracaju salientou o pluralismo religioso presente nas festividades em comemoração ao aniversário da capital sergipana.

“Hoje estamos aqui apresentando a nossa programação. É uma grande programação, um momento importante, que todas religiões possam ser representadas. A nossa cidade é de todos, nossa cidade é para todos. Teremos o evento católico, com a missa na colina do santo Antônio. A cidade é de todas as religiões, independentemente do credo, a presença de Deus fez com que nossa cidade evoluísse ao longo desses 169 anos”, afirmou.

Edvaldo Nogueira frisou que a realização do evento observa o cumprimento de uma lei municipal e declarou que o Ato Evangélico será um momento de comunhão.

“Desde o ano de 2001, quando chegamos à prefeitura de Aracaju, já existia uma lei prevendo que nas comemorações do aniversário de nossa cidade ocorresse um evento evangélico. Tradicionalmente, era sempre celebrada a missa, a programão cultural e a corrida cidade de Aracaju. Fomos incrementando, colocando coisas novas. Incluímos o evento evangélico que tem se tornado um momento muito importante para nossa cidade, é um momento em que todas as denominações evangélicas se unem e a gente consegue lotar aquela praça”, declarou Edvaldo.

 

Programação do Ato Evangélico

18h – Banda Renovart

18h30 – Laressa Abreu e Banda

19h – Thais Helena e Banda

20h – Damares

21h30 – Banda Manancial

23h – Isadora Pompeo

Byron celebra ação entre projetos sociais com foco na inclusão

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/03/2024 13h15, última modificação 11/03/2024 13h48
Byron celebra ação entre projetos sociais com foco na inclusão

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

No sábado, 09, em mais uma ação com foco na inclusão e na acessibilidade, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) participou do aulão de skate promovido pelo Projeto Skarte, juntamente com o projeto social Estrelas do Mar, do qual o vereador é o idealizador.

"A cada dia, o esporte ganha força e espaço de transformação na vida de muitas pessoas, em especial, daqueles com diagnóstico de algum tipo de deficiência. Com o skate não é diferente. A união desses dois projetos - o Skarte e o Estrelas do Mar - nos trazem ainda mais possibilidades junto à sociedade. Toda a minha gratidão a todos os envolvidos", declarou Byron.

Para o coordenador do Skarte, Armando Badá, a iniciativa é a primeira experiência da união dos dois projetos, e já demonstra total sucesso e aceitação. "A transformação social acontece com soma de esforços. É isto que estamos fazendo. Sem dúvida, muitas ações serão idealizadas a partir de hoje, pois ao vermos essas crianças praticando esporte juntas, entendemos o caminho", afirmou.

A ação realizada na Orla de Atalaia contou com a presença de cerca de 20 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, adeptos ao skate, em uma tarde divertida e enriquecedora para todos. 

Prefeitura de Aracaju e a Frente Parlamentar Evangélica anunciam programação gospel para o aniversário de Aracaju

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 11/03/2024 15h02, última modificação 11/03/2024 15h02
Shows ocorrerão um dia antes do aniversário da cidade, em 16 de março, a partir das 18h, na Praça dos Mercados.
Prefeitura de Aracaju e a Frente Parlamentar Evangélica anunciam programação gospel para o aniversário de Aracaju

Foto: Naldo Santos

A Prefeitura de Aracaju e a Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) apresentaram na manhã desta segunda-feira, dia 11, no Quality Hotel, no bairro Coroa do Meio, a programação da Festa Evangélica em Comemoração aos 169 anos da cidade, que acontecerá no próximo sábado, dia 16, véspera do aniversário da capital.

O presidente da Frente, o vereador Eduardo Lima (Republicanos), falou da alegria de ter novamente uma programação gospel para o aniversário da cidade, como ocorreu em 2023. “Eu agradeço ao prefeito Edvaldo Nogueira, pois sábado, a partir das 18h, aquela praça (Praça dos Mercados) vai se tornar um verdadeiro céu”, disse o vereador.

Já o prefeito Edvaldo Nogueira destacou a importância de Aracaju ter um momento de fé durante os festejos do aniversário da cidade.

“É com muita alegria que organizo este evento. Que começou comigo e (ex-prefeito) Marcelo Déda (PT), em 2001, e de lá para cá, sempre organizamos, com exceção dos dois anos de pandemia (Coronavírus), e em 2017, que não pudemos fazer nada, pois a Prefeitura estava com R$ 540 milhões de dívida e com salários atrasados”, afirmou o prefeito.

A Lei 15/2001, de autoria da então vereadora Nilza Santana (PMDB), incluiu nas comemorações do aniversário de Aracaju o culto evangélico.

Também estiveram presentes no evento os vereadores de Aracaju Pastor Diego (PP) e Ricardo Marques (Cidadania), que fazem parte da Frente; o ex-vereador Fábio Meireles (Podemos), o ex-deputado estadual Mardoqueu Bodani (PRB), o ex-candidato a deputado federal Alex Melo (Republicanos), o vereador de São Cristóvão Marcos Neves (PV) e outras autoridades da comunidade evangélica.

Confira a programação da Festa Evangélica em Comemoração aos 169 anos de Aracaju: 

Dia: Sábado, dia 16 de março 

Local: Praça dos Mercados 

Horário: A partir das 18h. 

18h Banda Renovart  

18h30 Laressa Abreu e banda 

19h Thais Helena e banda 

20h Damares  

21h30 Banda Manancial  

23h Isadora Pompeo 

 

 

 

 

Fabiano Oliveira comemora sucesso da audiência pública do Hospital São José

por Hivy Rhafaella — publicado 12/03/2024 10h57, última modificação 12/03/2024 10h57
Fabiano Oliveira comemora sucesso da audiência pública do Hospital São José

Foto: China Tom

A audiência pública realizada nessa segunda-feira, dia 11, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para apresentação do demonstrativo das atividades desenvolvidas pelo Hospital São José, foi um sucesso. O evento, conduzido pela vereadora Sheyla Galba, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, contou com a participação de representantes da saúde, gestores públicos e membros da comunidade.

O vereador Fabiano Oliveira (PP), autor da solenidade, lamentou não poder estar presente, mas reafirmou seu compromisso em continuar acompanhando de perto as questões relacionadas à saúde em Aracaju e em buscar melhorias para a população.

“Infelizmente eu tive um voo cancelado e não consegui chegar a tempo para a audiência, mas tenho certeza de que fui muito bem representado pela colega e vereadora Sheyla Galba. O Hospital São José é muito importante para os sergipanos e o objetivo dessa solenidade foi não só o de mostrar as atividades desempenhadas pela unidade de saúde mas também o de reforçar a importância das nossas emendas parlamentares”, comentou. 

Durante a solenidade, foram apresentados dados e informações sobre as atividades realizadas pelo hospital, além de serem discutidos os desafios e as perspectivas para o futuro da instituição. 

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) agradeceu a confiança e parabenizou a sensibilidade do vice-presidente da Câmara em propor uma audiência tão importante.

“Quero agradecer a oportunidade de me deixar presidir essa sessão tão importante. Parabéns pelo seu olhar humano com a saúde do nosso município e pelo seu compromisso com os aracajuanos. A sessão foi muito importante e esclarecedora. Parabéns, Fabiano!”, reforçou a parlamentar.

Sindisan utiliza 'Tribuna Livre' da Câmara de Vereadores de Aracaju e atualiza trâmites do processo de concessão de serviços da Deso

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 12/03/2024 12h15, última modificação 12/03/2024 14h03
De acordo com presidente do sindicato, Sílvio Ricardo de Sá, a Deso possui capacidade de investimento
Sindisan utiliza 'Tribuna Livre' da Câmara de Vereadores de Aracaju e atualiza trâmites do processo de concessão de serviços da Deso

Gilton Rosas

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água em Serviços de Esgoto de Sergipe (SINDISAN) ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira,12. O presidente da entidade, Silvio Ricardo de Sá, solicitou a utilização do espaço para atualizar os parlamentares a respeito do andamento do processo de concessão de serviços da Deso à iniciativa privada.

Em novembro de 2023, o Sindisan e servidores da Deso estiveram na Câmara Municipal de Aracaju participando da Tribuna Livre. Em sua fala na Tribuna, Silvio Ricardo relembrou a ocasião e afirmou que o momento apontava um avanço na luta contra a concessão.

" No dia 14 de novembro, estivemos aqui com nossa categoria mobilizada para pedir o apoio dessa Casa, por se tratar do município mais importante na estrutura política e financeira da Deso. Nós sabíamos que nessa Casa tem um projeto de lei, inserido na lei orgânica do município, que veda os serviços de água e esgoto para iniciativa privada; teríamos que contar com o apoio incondicional dos vereadores. Saímos naquele dia com o sentimento de um dia vitorioso, festivo. Saímos convictos de que o processo não seria deflagrado. Já sabíamos da dificuldade que o governador Fábio Mitidieri teria em atropelar o processo de concessão dos serviços de água e esgoto nos municípios do Estado de Sergipe, para dar celeridade a esse processo de concessão parcial que ele quer fazer na Deso”.

O presidente do Sindisan prosseguiu em seu discurso revelando que, desde a visita à CMA, em novembro do ano anterior, foi aprovado um projeto na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) reduzindo a autonomia das câmaras municipais do Estado no que diz respeito à concessão do saneamento público.

“Por incrível que pareça, 35 dias depois, no dia 22 de dezembro, último dia do legislativo na Alese, foi aprovado um projeto de lei que quebrou as 13 microrregiões do Estado de Sergipe em um único bloco, criando uma única microrregião, tirando os poderes das Câmaras e prefeitos. Os 19 deputados da base governista deram o sinal verde para o governo ser o presidente de um colegiado que será criado dando total a autonomia ao presidente desse colegiado, que será o governador do estado. O leilão da Deso será sinalizado por esses meses”, declarou Silvio.     

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconelos (Rede), comentou a fala do presidente do Sindisan. Segundo o parlamentar, o desabastecimento enfrentado em determinadas regiões é ocasionado pela escassez em investimentos na companhia de saneamento de Sergipe.

" Temos preocupação com tudo aquilo que pertence a nosso povo. A Deso representa muito para gente por sua função social, pela sua estratégia de mercado, pelo bem que a Deso trabalha. Água é vida, é saúde pública e quando nós afirmamos que o governador Fábio Mitidieri estava cometendo um grande equívoco com essa nova modelagem que ele pensava para empresa, não o fazíamos de forma açodada. Estamos com todas as pessoas nas ruas e sabemos que o problema de falta de água nos municípios do sertão e em alguns bairros de Aracaju é por falta de investimento que a empresa não recebe ao longo dos anos. Não dá para colocar na fatura da empresa Deso o desinvestimento e falta de gestão que tivemos ao longo dos anos”.       

 

O que disseram os Vereadores

 

Elber Batalha(PSB)

" O governador, por diversas vezes, afirmou ter um entendimento claro que a água é um patrimônio vital. Acho que é um grande equívoco da gestão atual privatizar a Deso. Em estados vizinhos, isso se mostrou improdutivo. Nesse sentindo, entendo que a atuação política pode ser mais proveitosa que uma ação judicial”, afirmou Elber.

Sônia Meire (PSOL)

"Quero, mais uma vez, reconhecer a importância do presidente do Sindisan estar aqui. A luta tem sido feita diuturnamente. O sindicato tem uma atuação exemplar em explicar para a população a perda com a privatização da água. Entendo também que nesse contexto o próprio governo tem feito um desmonte da Deso, colocando a população contra a companhia. Os mais pobres sofrem os males; frutos de um processo de terceirização do serviço. É uma tarefa gingante. Eu entendo que a população é fundamental nesse processo de defesa da Deso”, disse a vereadora.

Camilo Daniel (PT)

"A gente acompanha há um tempo essa luta. Lamento o fato de Edvaldo Nogueira não se posicionar. Cheguei a gravar vídeo cobrando, a autonomia do município está sendo ferida. A nossa autonomia para aprovar ou rejeitar a exploração da água por outras empresas está sendo ferida". Eu já vi muitas lutas que as pessoas diziam que eram perdidas e - de repente - a conjuntura muda; e isso só é possível com um sindicato forte.

Ricardo Marques (Cidadania)

" Há muito tempo, falamos sobre a possível privatização da Deso. E me pergunto o porquê. A Deso está sendo privatizada há muito tempo, com várias empresas prestando pequenos serviços. Muitas vezes vemos que é um serviço mal feito. Levei esse questionamento ao governador. Sou contrário a essa concessão do jeito que está feita, de maneira atropelada".

Sargento Byron (Republicanos)

"É muito importante o tema. Sabemos que muito é questionado quanto à qualidade do serviço. Mas é importante valorizar o que é do povo. Quanto mais tivermos oportunidade de conhecer o viés, teremos mais subsídio para defender a manutenção desse serviço para população sergipana". 

Breno Garibaldi (União Brasil)

“Você pode contar com o apoio dessa casa porque a água é um bem precioso. Com essa privatização, a tendência é que cada vez piore mais o acesso a esse bem”.

Pastor Diego (PP)

“Nosso pais criou uma cultura que a forma de resolver os problemas das empresas públicas, na prestação dos serviços, é terceirizar. Toda essa celeuma existe por causa dos problemas de gestão da Deso. Recebemos mensagens constantes sobre falta de água. Hoje, o que nós temos são grandes problemas no dia a dia da deso, os quais afeta a população. Uma solução tem que ser tomada".

Eduardo Lima (Republicanos)

“Nós sabemos que a Deso é um patrimônio público e os sergipanos não podem pagar a conta pela falta de investimento. A gente percebe isso, vemos que falta um investimento maior sobre dados e pesquisas para inserir rede de esgoto em Aracaju. No loteamento Padre Pedro, por exemplo, os moradores solicitaram a retirada da cobrança da taxa de esgoto porque a Deso não ofertava esse serviço”.

Manuel Marcos (PSD)

“Estamos num país que em que governos querem lavar as mãos ao que é principal para o ser humano. Não existe vida sem água de qualidade. É uma falta de respeito com a dignidade humana”.

 

O presidente do Sindisan finalizou a participação na Tribuna apresentando números positivos relativos à companhia de saneamento de Sergipe. De acordo com Silvio, neste ano, a Deso repassou ao governo do estado o montante de R$ 60 milhões.

“O IBGE anunciou, na semana passada, que, até o ano de 2022, a Deso , do estado de Sergipe , foi quem mais cresceu no serviço de abastecimento e coleta de esgoto do Nordeste nos últimos dez anos. Vejam só como teríamos, tranquilamente, capacidade de investimento para cumprir as metas do novo marco regulatório”.

 

A Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade; ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.

 

Câmara de Aracaju discute e aprova mais de 10 Projetos de Lei

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 12/03/2024 13h55, última modificação 12/03/2024 13h59
09 requerimentos também foram apreciados
Câmara de Aracaju discute e aprova mais de 10 Projetos de Lei

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (12/03), durante a 12ª Sessão Ordinária, os vereadores apreciaram e aprovaram 12 Projetos de Lei e 09 requerimentos. Dentre os Projetos de Lei aprovados, 02 estão em redação final, 09 em 2ª discussão e 1 em 1ª discussão.


Dois projetos seguem para sanção ou veto do Prefeito

O projeto de lei nº 268/2021, da vereadora Emília Corrêa (PRD), foi aprovado em redação final e cria o Cicloturismo na Programação Turística do município de Aracaju. Segundo o PL, o Cicloturismo tem os objetivos de incentivar o uso da bicicleta e o turismo ecológico, sustentável, gastronômico, de aventura e contemplativo, além de melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos, por meio da promoção do lazer e da atividade física.

A atividade também colabora para a valorização da cultura, promoção da mobilidade urbana e acessibilidade, assim como o desenvolvimento dos arranjos produtivos e movimentação da economia, motivando novos investimentos e novas estratégias para agregar valor aos serviços e produtos da cadeia produtiva local e regional.

Outro projeto aprovado em redação final foi o de nº 284/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), que reconhece o grupo de música antiga ‘Renantique’ como patrimônio cultural material e imaterial de Aracaju.

O Conjunto de Música Antiga Renantique é um grupo independente e pioneiro na pesquisa, prática e divulgação da Música Medieval e Renascentista da Europa Ocidental no Estado de Sergipe, expandindo seu repertório, nos últimos anos, para a música do Brasil Colonial e Imperial e do Nordeste Armorial. Inserido no Movimento de Música Antiga, o Renantique baseia-se na Performance Instruída Historicamente, utilizando documentos de época e cópias autênticas dos instrumentos dos períodos correspondentes.


09 projetos de lei são aprovados em 2ª discussão

A Câmara de Vereadores também aprovou 09 projetos de lei em 2ª discussão. Após essa aprovação, o projeto segue para redação final. Um dos projetos aprovados foi do vereador Breno Garibalde (União Brasil), nº 193/2022, que proíbe a oferta de “embutidos” e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches da rede pública municipal.

O PL nº 238/2022, de autoria do vereador Binho (PMN), também foi aprovado e dispõe sobre a inclusão de serviço especializado de educação física no programa de saúde da família.

Outro projeto aprovado foi do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (Rede), de nº 281/2023, que reconhece a utilidade pública do oratório festivo São João Bosco (Oratório do Bebé). Já o PL nº 299/2023, de autoria da vereadora Sônia Meire (PSOL), reconhece o Chorinho do Inácio como patrimônio cultural de natureza imaterial de Aracaju.


09 requerimentos foram aprovados

Durante a sessão legislativa, 09 requerimentos foram aprovados. Um deles, de autoria do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), solicitou a realização de uma Sessão Especial no dia 02 de abril, em comemoração ao Dia Mundial do Autismo.

O vereador Prof. Bittencourt (PDT) também solicitou um requerimento para a realização de uma Audiência Pública, no dia 13 de março, para debater sobre o “Programa Municipal de fomento ao Graffiti”.

Em urgência, o vereador Milton Dantas (PDT) solicitou 03 requerimentos, um deles, para discussão e votação do PL nº 320/2023, que estabelece diretrizes para proteção e atuação integral aos órfãos de feminicídios em Aracaju.  

Câmara de Aracaju inicia discussão sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 12/03/2024 14h16, última modificação 12/03/2024 14h16
Discussão segue para esta quarta-feira (12/03), durante a Sessão Ordinária
Câmara de Aracaju inicia discussão sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Gilton Rosas

Na 10ª Sessão Extraordinária, realizada em 12/03, a CMA discutiu e aprovou em 1ª discussão o projeto de lei nº 48/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPCD, da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social - SEMFAS. Na quarta-feira (13/03), durante a sessão, o projeto será apreciado em 2ª discussão e, com aprovação, seguirá para redação final.


Sobre o Projeto

O PL nº 48/2024, de autoria do Poder Executivo, decorre da necessidade de reorganizar o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, atualmente regulado pela Lei nº 2.928, de 19 de junho de 2001, incluindo na sua composição novos órgãos do Poder Executivo do município, bem como novas entidades da Sociedade Civil.

Catarina Menezes, Coordenadora da Proteção Social Básica (SEMFAS), esteve presente durante a discussão para explicar a importância do projeto. “O PL é fundamental para atualizar a legislação municipal da pessoa com deficiência. Sendo de 2001, ela é antiga. De lá para cá, as nomenclaturas foram atualizadas e se tornou necessário também atualizar a nossa legislação e alterar a composição do conselho. Esse PL traz a oportunidade de pessoas com deficiência participarem do conselho, mesmo que não estejam vinculadas a instituições. Isso melhora as discussões e traz novas ideias”, explicou.

Anteriormente, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, com composição paritária entre o poder público e a sociedade civil, era integrado por vinte e quatro membros e, com essa alteração, passaria a ter 30 membros, distribuídos entre 01 representante da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), 01 representante da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 01 representante da Secretaria Municipal de Educação, 01 representante da Secretaria Municipal de Governo, assim como 01 representante de outras secretarias como a FUNDAT, SEPLOG e SMTT.

O que muda é a maior participação de agentes da sociedade civil e de pessoas com deficiência. Por exemplo, o PL prevê a presença de 01 representante de entidade ligada às pessoas com deficiência sensorial auditiva, visual, física, intelectual, do esporte para pessoas com deficiência, de entidades ligadas às pessoas com doenças orgânicas, crônicas ou doenças raras, assim como 05 representantes da sociedade civil, sendo uma pessoa com deficiência auditiva, visual, física, intelectual, dentre outras.

O vereador Pastor Diego (PP), por meio da Comissão de Justiça e redação, propôs uma emenda para que o Conselho tenha 01 representante do Poder Legislativo.


O que disseram os vereadores?

O vereador Prof. Bittencourt (PDT) iniciou a discussão explicando a importância do projeto inserir pessoas com deficiência no Conselho. Isso foi reforçado pelo vereador Sgt. Byron (Republicanos), que apontou que “é fundamental ter uma formação intersetorial, pois ao pensar em políticas públicas para pessoas com deficiência, isso seria mais amplo, com a ideia de mais secretarias envolvidas e não somente a de assistência social. As pessoas com deficiência se auto representarem também é um grande avanço”, apontou.

A vereadora Profa. Sonia Meire (PSOL) comentou que “queria dizer a importância da sociedade civil participar desse conselho. Existem diversas diferenças e, por isso, a representatividade é essencial. Esse é um passo fundamental e, com o reconhecimento do conselho, temos que avançar a partir daqui, com a regulamentação do fundo para o desenvolvimento dele”.

O vereador Isac Silveira (PDT) reforçou que “a presença de um conselho representativo é muito importante. Porém, muitos conselhos não contam com um representante da Câmara de Aracaju”. Dessa forma, o vereador questionou a falta da presença de um representante da CMA nos outros conselhos municipais.

Escola do Legislativo de Aracaju cria série sobre os 169 anos da capital sergipana

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 12/03/2024 13h36, última modificação 12/03/2024 13h36
Escola do Legislativo de Aracaju cria série sobre os 169 anos da capital sergipana

Foto: Luis Santana

No dia 17 de março, Aracaju completa 169 anos e, para homenagear a "pequena notável", a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju, produziu uma série intitulada "Aracaju, 169 anos", dividida em sete episódios.

De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Irla Suelem, a proposta surgiu a partir do planejamento estratégico para as mídias sociais pelo assessor de comunicação, Lucas Oliver. “A cada mês, a Escola traz uma atividade que envolve mídias sociais e, desta vez, o mês de março ganhou duas produções maravilhosas: a primeira sobre o Dia Internacional da Mulher e, a segunda, sobre o aniversário da nossa cidade”, destaca.

Para o assessor de comunicação e idealizador do projeto, Lucas Oliver, a série une a história da mudança da capital com os pontos turísticos que embelezam Aracaju. “O meu objetivo é contar a nossa história para a geração da internet e criar um sentimento de pertencimento, além de passear por pontos turísticos e contar a história deles. O morador nascido em Aracaju precisa conhecer sua origem. Passar pelos pontos turísticos e não saber quem foram os homenageados com os nomes das praças ou não saber sobre as praias ou parques, com certeza, ele não conhece a história da sua família, do seu povo, da sua rua”, explica.

“Quando apresentei o projeto, a diretoria da Escola do Legislativo, por unanimidade, aprovou e eu trouxe meus equipamentos de iluminação, gravação, microfone e convidei os entrevistados. O professor Amâncio Cardoso é referência e não podíamos deixar de convidá-lo para essa obra. Dividimos em quatro episódios, o escritor Amâncio contando a história da mudança da capital e após esses primeiros episódios vamos visitar alguns pontos turísticos e falar sobre eles com a guia Sheila Oliveira, que vai falar sobre os mercados municipais e com o Carlos Viana, professor de história, que vai nos apresentar o Museu da Gente Sergipana. Além de outros pontos turísticos que estão por vir”, faz suspense o idealizador da websérie e jornalista, Lucas Oliver.

A jornalista e professora de português, Elis Oliveira, parabeniza a unidade escolar pela iniciativa de produzir um documentário sobre Aracaju.

“Fiquei impressionada com a qualidade e com a ideia de produzirem um documentário para as redes sociais sobre Aracaju. 17 de março é um marco importante para o desenvolvimento da nossa querida cidade. Parabéns a todos os envolvidos e que esta iniciativa inspire outros temas e outros órgãos”, finaliza a professora de português e jornalista Elis Oliveira.

Os interessados podem conferir os episódios I e II pelo Instagram da Escola do Legislativo: @EscoladoLegislativoCMA. 

Vereador Byron vota favorável em PL para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2024 14h31, última modificação 12/03/2024 14h31
Vereador Byron vota favorável em PL para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Gilton Rosas

Na Sessão Extraordinária desta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, parabenizou e votou a favor da aprovação do Projeto de Lei nº 48/2024, de autoria do Poder Executivo Municipal, que estabelece normas para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CMDPCD, da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

Junto à fala do vereador Professor Bittencourt, Byron declarou: "Há muito tempo as pessoas com deficiência cobram essa atualização da Legislação dos Conselhos. Hoje, trazemos pontos de grande importância para toda a sociedade, como mostrou o amigo Bittencourt. No início do meu mandato, procurei a Secretaria de Assistência Social do município, visando a formação de um comitê intersetorial envolvendo as secretarias da gestão municipal, com o objetivo de que todas as necessidades das pessoas com deficiência não se resumissem apenas à Assistência Social, mas também a tantos outros serviços públicos."

Sargento Byron, ao votar a favor do PL, ainda acrescentou: "ver a possibilidade dessa inserção das políticas públicas, percebemos assim, o avanço de pensamento e atuação da gestão municipal. Estou muito feliz também com essa nova formatação de acesso aos Conselhos, tornando algo de fato e de direito para todos que têm algum tipo de deficiência. Votamos com bastante tranquilidade neste projeto e me coloco à disposição para somar." 

Elber denuncia a situação da rua Francisco Alves Lima

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2024 14h47, última modificação 12/03/2024 14h47
Elber denuncia a situação da rua Francisco Alves Lima

Foto: Gilton Rosas

Uma rua no bairro América vive um verdadeiro pesadelo. Localizada na lateral da garagem da Emsurb e Emurb, a rua Francisco Alves Lima recebe toda a carga de água e dejetos que sobram dos caminhões que prestam serviços para os órgãos, incluindo a piche para fazer asfalto para a capital. A denúncia foi feita pelo vereador Elber Batalha (PSB) durante a sessão desta terça-feira, 12, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Elber foi pessoalmente na semana passada para conferir as marcas das constantes enchentes na rua que recebe toda a carga de água pelos diques que estão nas calçadas da garagem. Duas ou três vezes, a cena se repete e após a água, uma borra de óleo deixa rastros nos carros, portões e paredes. Como precaução, há placas e grades maiores nos portões e até as casas já estão à venda para se livrar do descaso com esses moradores.

Para o parlamentar, além de um absurdo, tudo que vem acontecendo é um crime ambiental. “Os moradores contaram que a prefeitura já prometeu e a previsão era fazer uma nova rede de escoamento, mas é pequena e não tem vazão. É tão grande a vazão que transborda os dejetos. Para fazer um posto de lavagem, é preciso um projeto e estudo para jogar o material no meio ambiente. Nesse caso, eles estão jogando na população dessa rua,” declarou.

Com imagens registradas pelos moradores durante a rotina, ele relatou tudo que foi passado em sua visita. “O local é usado para lavar os caminhões, as carretas, as caçambas e mais veículos que fazem as obras públicas da prefeitura. O fluxo de água é tão grande que transborda de baixo e sobe pelas pias ou vasos sanitários dessas casas. A rua fede a piche o tempo todo, já está impregnado o cheiro forte. Os órgãos sujam a rua e às vezes passam com carro-pipa para lavar,” comentou.

Por fim, Elber falou das medidas já tomadas pelo seu mandato para auxiliar a questão. “Já solicitei uma audiência com as presidências da Emsurb e Emurb para que possamos dialogar com a comissão de moradores presentes. Se é preciso fazer essa obra, que se acelere esse projeto. É a dignidade dessas pessoas que daqui a pouco estarão doentes com essa situação,” concluiu dizendo que também solicitou providências na Câmara. 

Eduardo Lima chama a atenção para a quantidade de crianças e adolescentes que passam fome em Sergipe

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 12/03/2024 17h08, última modificação 12/03/2024 17h08
Segundo o vereador, os bairros Santa Maria, Coqueiral e Porto D'antas têm a situação mais alarmante.
Eduardo Lima chama a atenção para a quantidade de crianças e adolescentes que passam fome em Sergipe

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente na manhã desta terça-feira, dia 12, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para lamentar a quantidade de crianças que passam fome em Sergipe.

O parlamentar chegou a mostrar uma reportagem do site G1 Sergipe, de fevereiro de 2023, dizendo que mais de 70% das crianças e adolescentes vivem na pobreza no estado, segundo a Unicef. “Há um ano saiu esta matéria, daí eu pergunto: o que está sendo feito? O que será feito?”, questionou o vereador.

Segundo Eduardo Lima, nos bairros Coqueiral, Santa Maria e Porto D'antas, a pobreza extrema atua de maneira contundente, com vários trabalhadores e famílias tentando sair dela.

“Recebemos a ligação da Dona Karina que mora no conjunto Padre Pedro e disse que estava com sua despensa vazia - tenho quatro filhos e não tenho o que comer, se o senhor não me ajudar eu não sei se vou almoçar ou tomar café à noite”, contou.

De acordo com o vereador, 70% das famílias que residem nestes três bairros participam de projetos sociais, pois estão em vulnerabilidade social.

“Nós queremos posicionamento (dos poderes executivos), não algo emergencial, pois o posicionamento emergencial é para atuar em algo atípico. Precisamos de políticas públicas constantes que precisam ser colocadas de maneira fixa em Aracaju”, afirmou.

Vereadora Sonia Meire cobra desfecho sobre a morte de Marielle

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 09h20, última modificação 13/03/2024 09h20
Vereadora Sonia Meire cobra desfecho sobre a morte de Marielle

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira, dia 14, as mortes de Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes completam 06 anos. E a pergunta que a vereadora Sonia Meire e a população continua fazendo é: “Quem Mandou Matar Marielle?”. O desfecho do caso ainda não aconteceu e, apesar das investigações e algumas prisões, o mandate ou os mandantes do crime continuam impunes.

 

“São seis anos de espera para que a Justiça diga para população, para a família de Marielle, para o PSOL, quem mandou matar Marielle. Executá-la foi a tentativa de calar a voz das mulheres, da mulher negra da periferia. Mas o luto se transformou em luta, e nós não vamos no calar e continuaremos perguntando quem são os mandantes dos assassinatos”, destacou a vereadora Sonia Meire.

 

Marielle Franco, uma mulher, negra, mãe, da favela da Maré, socióloga com mestrado em Administração Pública, foi eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Sendo a 5ª mais votada no município do Rio de Janeiro com 46.502 votos, ela também foi Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.

 

A ex-vereadora e o motorista, Anderson Pedro Gomes, foram assassinados dentro de um carro, na região central da cidade do Rio de Janeiro, enquanto voltavam de um evento no bairro da Lapa, no dia 14 de março de 2018. De acordo com as informações da polícia, outro carro ficou emparelhado com o da vereadora, de onde saíram os disparos. Seis anos depois, a polícia ainda não identificou os mandantes do crime e também não se sabe qual teria sido o motivo dos assassinatos.

 

As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público revelaram, um ano depois do crime, que o autor dos disparos foi o ex-policial militar Ronnie Lessa. Outro acusado é o também ex-policial Élcio Vieira de Queiroz, que dirigiu o carro usado no atentado. Ano passado, Élcio firmou um acordo de delação premiada e confessou sua participação no crime, além de confirmar Ronnie Lessa como o autor dos disparos. No fim de dezembro, Ronnie Lessa firmou seu próprio acordo de delação premiada com a Polícia Federal e assumiu ter matado os dois. Os acusados estão presos no sistema penitenciário federal e aguardam julgamento por júri popular, ainda sem data marcada.

 

A vereadora Sonia Meire destaca ainda que Marielle foi executada em um estado onde as milícias tomam conta e que o desgoverno anterior teve interesse para que não houvesse avanços na investigação. “Nós sabemos que já está chegando ao final do processo e em mais um 14 de março pedimos que ele seja acelerado, porque a sociedade, as mulheres e família dela querem saber quem foi o mandate. Por justiça, vamos continuar pedindo a urgência das respostas, para que possamos combater toda e qualquer violência política, racista, misógina, e a injustiça social.”, completou Sonia Meire.

PL ‘Decore um Bem Público’, do vereador Fabiano Oliveira, é aprovado em 1ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju

por Hivy Rhafaella - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 10h04, última modificação 13/03/2024 10h04
PL ‘Decore um Bem Público’, do vereador Fabiano Oliveira, é aprovado em 1ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O projeto de Lei 93/2023, que visa instituir o Programa "Decore um Bem Público", de autoria do vereador Fabiano Oliveira, foi aprovado em 1ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar comemorou e explicou que o PL é voltado para uma parceria público-privada para ações de decoração da cidade em momentos especiais. 


“Esse projeto tem por objetivo promover parcerias entre o Poder Público Municipal e interessados na implantação de benfeitorias de ornamentação, iluminação e decoração de áreas públicas municipais de uso comum do povo, em razão de festividades sazonais.  O objetivo é beneficiar a estética das áreas públicas municipais em tempos de festas sazonais, como Natal, Carnaval e no período de festas juninas, a depender do planejamento do poder executivo para tais festividades”, comentou.


“O PL não impõe acréscimo ou despesas excessivas para o município de Aracaju. É possível buscar a iniciativa privada e, dessa forma, desonerar os gastos do Governo. Ter a cidade no clima de datas sazonais é importante inclusive para o turismo”, declarou Fabiano.


Durante a sessão, os vereadores Elber Batalha (PSB) e Vinícius Porto (PDT) reforçaram a importância do projeto e propuseram que a prefeitura ofereça contrapartidas às empresas privadas que realizarem essa parceria.

“Não tem água no Santa Maria, mas a fatura chega todo mês cobrando”, denuncia Cícero do Santa Maria

por Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 10h41, última modificação 13/03/2024 10h41
“Não tem água no Santa Maria, mas a fatura chega todo mês cobrando”, denuncia Cícero do Santa Maria

Foto: China Tom

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 13, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a Tribuna para voltar a cobrar melhorias para o bairro Santa Maria, mais precisamente na comunidade São Lucas e no conjunto Valadares. 

O vereador ressaltou que recebeu alguns moradores da comunidade São Lucas, que reclamaram da falta de esgotamento sanitário no local. “Toda terça-feira, nós atendemos a população no Instituto Dona Branca e recebi esses moradores que não aguentam mais essa situação. Praticamente todas as ruas da comunidade estão com o esgoto a céu aberto e isso não pode acontecer”, desabafou Cícero. 

E a solução desse problema é uma cobrança diária feita pelo parlamentar. “Já pedi várias vezes uma solução definitiva para isso e continua da mesma forma e vou continuar cobrando até que as providências sejam tomados. A gente cobra porque sabe do sofrimento que a população passa e é preciso que se faça algo urgente”, pediu Cícero do Santa Maria.

Deso
Na semana passada, o vereador usou a Tribuna para denunciar a falta de água  em algumas ruas nas proximidades do morro do Santa Maria. O parlamentar esteve na sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para cobrar uma posição, mas, até o momento, nada foi feito. 

“Semana passada, eu falei da falta de água em algumas ruas do Santa Maria. Passei na Deso e disseram que iam enviar uma equipe, mas continua sem água. Até o momento, o problema não foi resolvido e não é só nessas ruas, mas todas as ruas do conjunto Valadares, no pé do morro, continuam sem água. Não tem água, mas a fatura chega cobrando”, lamentou Cícero. 

Creche, maternidade, UBS, escola em tempo integral e espaço esportivo: Camilo comemora anúncio de obras do PAC em Aracaju

por Assessoria Parlamentar — publicado 13/03/2024 11h55, última modificação 13/03/2024 11h55
Creche, maternidade, UBS, escola em tempo integral e espaço esportivo: Camilo comemora anúncio de obras do PAC em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Aracaju foi contemplada com diversas obras do Plano de Aceleração ao Crescimento – PAC Seleções. Na Tribuna desta terça-feira, 13, o vereador Camilo Daniel comemorou o anúncio feito pelo Governo Federal.

“Creche/ escola de educação Infantil, escola em tempo integral, espaço esportivo comunitário, maternidade com centro de parto normal e duas unidades básicas de saúde serão construídas em Aracaju pelo governo do presidente Lula, que é um governo que se preocupa com o bem-estar das pessoas”. De acordo com o vereador, “o anúncio desse investimento, em Aracaju, muito nos anima porque são obras que modificarão a vida de quem mais precisa, pois maternidade humanizada, creche e escola em tempo integral é mais dignidade para nosso povo”, enfatiza.

Quase dois milhões de sergipanos serão beneficiados, pois Sergipe receberá ao todo 119 obras, sendo 32 da área da saúde, 75 na educação, 07 na cultura e 05 no esporte. Sendo assim, 54 municípios sergipanos foram contemplados com empreendimentos que priorizam a melhoria no acesso à saúde, educação, esporte e cultura.

Novo PAC Seleções

Programa do Governo Federal lançado em 27 de setembro de 2023 já destinou R$ 136 bilhões para obras e empreendimentos. A segunda etapa do programa será lançada em 2025, o recurso total do Novo PAC é de R$ 1,7 trilhão.

As obras compreendem os eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura social e Inclusiva.