Eduardo Lima externa preocupação com a Dengue e a falta de agentes de endemias em Aracaju

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/03/2024 15h42, última modificação 05/03/2024 15h42
“Nós temos o loteamento Horto, no bairro Santa Maria, que os moradores reclamam que os agentes de endemias não chegam devido ao número reduzido”, disse o vereador
Eduardo Lima externa preocupação com a Dengue e a falta de agentes de endemias em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para alertar sobre o risco da Dengue e sugeriu a ampliação do número de agentes de endemias para ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti na cidade. 

“Existe um baixo número de agentes de endemias. Temos localidades em Aracaju que o serviço de prevenção do mosquito da dengue não é bem-feito, porque não temos o quantitativo de agentes para chegar aos locais, e esses profissionais são os responsáveis de levar as estatísticas para a Secretaria de Saúde para que providências sejam tomadas”, alertou Lima. 

Outro ponto que o vereador chamou a atenção, foi em relação ao caramujo africano, que aparecem com frequência nos canais hidráulicos da cidade e trazem doenças, como grave infecção intestinal, esquistossomose (barriga d'água) e meningite.  

O parlamentar chegou a apresentar um gráfico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para mostrar o trabalho feito nos bairros de Aracaju, mas alertou que muitas localidades precisam de mais atenção, principalmente dos agentes de endemias.    

“Nós temos o loteamento Horto, no bairro Santa Maria, que os moradores reclamam que os agentes de endemias não chegam devido ao número reduzido. Precisamos de mais agentes, seja para verificar a situação da Dengue, seja para verificar a questão dos caramujos africanos, ou para dar atenção ao planejamento familiar quando as famílias procuram o Cras, isso precisa ser revisto em Aracaju”, afirmou o vereador.  

Na próxima quarta-feira, dia 6, o Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, localizado na rua José de Carvalho Cunha, 219, bairro Coroa do Meio, retoma o funcionamento, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorre em virtude do aumento do número de casos de influenza, síndrome gripal e arboviroses.