Câmara Municipal de Aracaju concede título de cidadania aracajuana à advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 08/03/2024 08h49, última modificação 08/03/2024 08h49

Foto: China Tom

A Câmara Municipal de Aracaju realizou uma sessão solene na tarde desta quinta-feira (07/03), para a entrega do título de cidadania aracajuana à advogada Ana Lúcia Dantas Souza Aguiar. A propositura foi do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede).

De acordo com o presidente, esse título é um reconhecimento pelos serviços prestados por Ana Lúcia ao povo de Aracaju, sobretudo na área jurídica. “Ana sempre esteve à frente dos movimentos sociais do município, tem um grande escritório de advocacia que emprega muita gente na cidade, mas na OAB foi onde ela se destacou bastante. Lá ela sempre procurou fazer um trabalho social com os advogados, inclusive levando a OAB para as questões mais delicadas da sociedade. Quando, por exemplo, tinha desapropriação ou calamidade pública, ela sempre estava lá trabalhando para que a OAB tivesse o compromisso social de acolher aqueles mais necessitados”, enfatizou.

Natural de Missão Velha, na região do Cariri, no Ceará, Ana Lúcia Dantas veio para Aracaju em 1989 e, aqui, constituiu residência, família e uma carreira promissora, com passagem por várias instituições locais. Para a homenageada, a entrega do título de cidadania aracajuana serve para coroar uma relação de amor com a cidade que já vem de muito tempo. “Eu estava num momento de muita dificuldade e Deus apontou o caminho. Quando cheguei aqui foi amor à primeira vista, aqui eu fui acolhida e reconstruí a minha família e a minha vida. Hoje eu digo que Aracaju é o meu lugar e a entrega desse título é para mim uma certidão de renascimento”, concluiu emocionada.

Durante a solenidade, autoridades, amigos e parentes foram acompanhar a homenagem feita a mais nova cidadã aracajuana. Luiz Fernando Souza Aguiar, marido de Ana, disse que esse é um momento de muita felicidade e o reconhecimento é mais do que merecido. “A sensação é de agradecimento e o título é super merecido não só pelos mais de 30 anos que nós temos aqui, mas também pela vivência e pelo trabalho que ela desenvolve”, afirmou.

A conselheira e presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), Susana Azevedo, também esteve presente e destacou o trabalho desenvolvido por Ana Lúcia na defesa dos direitos da mulher sergipana. “A Câmara está de parabéns pela justa homenagem à advogada que já era mais sergipana que baiana, que aqui mora há muitos anos e desenvolve um papel muito grande na área jurídica. Na Comissão de Mulheres da OAB, envolvida na Associação de Direito Administrativo, envolvida em todas as associações de direito da mulher e, com certeza, hoje a Câmara faz justiça a uma cidadã que desenvolve seu trabalho com muita seriedade e muita competência”, destacou.

Trajetória

Casada e mãe de dois filhos, Ana Lúcia Aguiar é formada em Direito e em Comunicação pela Universidade Tiradentes (Unit), pós-graduada em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atua principalmente na área do Direito Trabalhista, Empresarial, Financeiro, Direitos das Famílias e Sucessões.

Ao todo, são mais de 18 anos dedicados ao direito e, dentre os locais onde atuou, destacam-se o cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe no triênio 2016-2018 e a vice-presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE) de 2019 a 2021, inclusive sendo a segunda mulher a assumir o cargo.

Atualmente é presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica de Sergipe (ABMCJ/SE); membro associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); faz parte do Comitê Jurídico da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS); além disso, é membro voluntária das Obras Sociais Santa Dulce dos Pobres.