Em homenagem ao Dia 08 de março, CMA inaugura Procuradoria da Mulher

por Camila Farias, Agência Câmara Aracaju — publicado 08/03/2024 15h55, última modificação 12/03/2024 10h24
A sala se chamará “Professora Ângela Melo”, em homenagem à ex-vereadora
Em homenagem ao Dia 08 de março, CMA inaugura Procuradoria da Mulher

Foto: Gilton Rosas

Nesta sexta-feira (08/03), a Câmara Municipal de Aracaju inaugurou a Sala da Procuradoria da Mulher " Vereadora Professora Ângela Melo", em homenagem ao Dia da Mulher. Na inauguração, estiveram presentes as vereadoras Emília Corrêa, Sheyla Galba, assim como os vereadores Sgt. Byron, Dr. Manuel Marcos, Pastor Eduardo Lima e o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos.

Os serviços de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social serão oferecidos gratuitamente de terça a quinta-feira, das 08h às 14h, na rua Itabaiana, nº 14 (Centro). É possível entrar em contato também pelo telefone (79) 3512-2529 - ramal 180.

Segundo o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, “hoje, a CMA dá mais um espaço para o reconhecimento e apreço voltado à figura da mulher. A Procuradoria da Mulher já tinha sido criada pelo ex-presidente Nitinho, mas ainda não estava em funcionamento. Fico muito feliz em contribuir para entregar esse presente às mulheres de Aracaju”, destacou.

A presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Emília Correa, explicou que “esta foi uma caminhada e agora, finalmente, temos um espaço em que podemos receber as mulheres. Ainda mais, em um dia emblemático, que é o Dia Internacional da Mulher. Muitas mulheres não têm um norte sobre o que fazer e esta é uma oportunidade para você ganhar força. A gente quer flores, mas queremos portas para onde queremos chegar”.

A vereadora Sheyla Galba, que também integra a procuradoria, reforçou que “este é um dia muito importante porque estamos materializando um projeto que começou lá em 2021. A maioria da população é de mulheres e muitas vivem em uma situação precária. Então, a procuradoria serve não somente para as mulheres que são vítimas de violência, mas que também estão em situação de vulnerabilidade, que estão com um problema de saúde e não conseguem agendar exames, por exemplo. Este é um grande dia para nós!”.

Entenda como funciona a procuradoria

A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, trazendo informações sobre formação profissional e política, e encaminhando os casos aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado.

A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais, e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Correa, Sheyla Galba e Sônia Meire.

Além disso, o local contará com uma advogada, assistente social e psicóloga. Segundo a advogada Vanessa Reillane, que prestará atendimento jurídico às mulheres, “há 35 anos, a Constituição Federal dizia que as mulheres são iguais aos homens, porém, ainda estamos em busca de espaços como esses. Este é um local de apoio para que a gente efetive os direitos da mulher”, apontou.

A assistente social, Viviane Santos de Oliveira Sarmento, explicou que “a Procuradoria da mulher vem para fortalecer ainda mais a rede de proteção às mulheres que são vítimas de violência. Nossa equipe é altamente preparada e está pronta para orientar e fazer uma escuta qualificada”. Karol Almeida, que atuará como psicóloga, reforçou o convite para as mulheres conhecerem a Procuradoria. “Temos o objetivo não somente de acabar com o ciclo da violência, mas de garantir a manutenção dos espaços femininos”.

Procuradoria da mulher na CMA homenageia a vereadora Angela Melo

A sala da Procuradoria da Mulher na CMA é chamada de “Professora Ângela Melo”, que foi vereadora e faleceu em 6 de outubro de 2023. Ângela Maria de Melo, mais conhecida como Professora Ângela, é natural do município de Canhoba - mas devido a uma troca de pertencimento do território, se identificava como natural do município de Nossa Senhora de Lourdes.

Professora aposentada de História, pós-graduada em Arte e Educação, ela exerceu o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Aracaju, onde integrou a Comissão de Educação, Cultura e Esportes e a Comissão de Ética. Para a vereadora, seu mandato estava ligado à luta de classes, estando alerta às questões de gênero, da Educação pública, moradia e rendas para as pessoas mais vulnerabilizadas.

A irmã da vereadora Angela Melo destacou que essa homenagem “é muito grandiosa. Ficamos muito felizes em ver que a memória dela está sempre presente. Ela foi muito lutadora, guerreira e conseguiu chegar onde queria chegar. Ela é um exemplo para nos mostrar que podemos ser o que quisermos ser”, explicou.

Procuradoria da Mulher da CMA

Dias e horários de funcionamento: Terça a quinta - 08h às 14h