Vereadora professora Sonia Meire denuncia descaso no transporte público

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 26/02/2024 16h11, última modificação 26/02/2024 16h11
Vereadora professora Sonia Meire denuncia descaso no transporte público

Foto: Thayane Rocha

O descaso com o transporte público em Aracaju é evidente. São diversas linhas de ônibus sucateadas em diferentes zonas da cidade. Além dos problemas com os automóveis, os usuários ainda têm dificuldade para adquirir cartões para fazer a recarga, e quando têm acesso, essa recarga só pode ser feita com dinheiro em espécie. Além disso, os usuários lidam diariamente com a superlotação e a falta de limpeza. Com o objetivo de fiscalizar o serviço prestado pelas empresas, a vereadora professora Sonia Meire tem percorrido terminais e utilizado as linhas.

Na manhã da última sexta-feira, dia 23, a vereadora esteve no Terminal do DIA na Zona Sul, com sua equipe, e ao chegar foi impedida de entrar no local para fiscalizar sem o uso do cartão. A parlamentar então fez a aquisição para que pudesse entrar, e a funcionária informou que este era o último cartão de transporte disponível. Inclusive, a falta de cartões tem sido recorrente, e a vereadora já denunciou que por mais de três vezes procurou adquirir o cartão de recarga e nunca encontrava nos terminais.

“Durante a nossa visita encontramos um terminal sujo, sem acesso a água nos banheiros, que estão sem torneiras, baldes de lixo insuficientes, uma estrutura precária e sem segurança pública. Também conversamos com passageiros e comerciantes, além de conferir os ônibus. Nós recebemos uma denúncia da linha 406 que vai para o Aloque e resolvemos circular nela. São bancos e tetos danificados, um barulho insuportável enquanto o automóvel se desloca e o cinto de segurança do motorista amarrado por um fio de energia”, destacou a vereadora.

É importante salientar que a vereadora foi a única na Câmara Municipal de Aracaju que apresentou um estudo sobre a tarifa de transporte e, a partir desse estudo, votou contra o subsídio às empresas, que todos os dias desrespeitam a população e os trabalhadores rodoviários. Sonia Meire vem cobrando da prefeitura e da SMTT suas responsabilidades, pois o papel mínimo do órgão público é fiscalizar, multar e exigir a substituição imediata de veículos que colocam em risco usuários e trabalhadoras.

Além da precariedade, também foi relatada pelos usuários a falta de segurança nos terminais. A mandata da vereadora professora Sonia Meire irá continuar percorrendo os terminais e linhas de ônibus em Aracaju com o objetivo de continuar denunciando os problemas. “É muito importante que a gente continue conversando com as pessoas para entender o que a população passa e sofre todos os dias quando saem de casa e necessitam do transporte coletivo para deslocar-se em Aracaju”, concluiu Sonia Meire.