Café da manhã no Resun: vereador Camilo participa de ato pela implementação na UFS

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/03/2024 15h35, última modificação 08/03/2024 15h33

Foto: Luiz Fernando

O Restaurante Universitário – Resun da Universidade Federal de Sergipe-UFS tem como objetivo fornecer alimentação pelo preço de R$ 1,00 para a comunidade universitária; no entanto, as refeições oferecidas são apenas o almoço e jantar.

No último dia 04 de março, segunda-feira, o mandato popular do Vereador Camilo Daniel participou do ato organizado pelo Diretório Central dos Estudantes-DCE, que teve como propósito a implementação do café da manhã nas refeições do Resun.

A presidenta do DCE, Bruna Fernando, afirmou que “os alunos do Campus do Sertão e de Lagarto têm apenas o almoço como refeição; quem chega cedo muitas vezes assiste à aula com fome. O nosso ato reivindica que a primeira refeição do dia também seja ofertada pelo Resun e que tenhamos uma alimentação de qualidade com alimentos sem agrotóxicos”.

O ato contou com a colaboração dos movimentos do campo: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA e Movimento Camponês Popular - MCP, que forneceram alimentos orgânicos e agroecológicos produzidos pela agricultura familiar para que os estudantes realizassem um café da manhã.

O vereador Camilo Daniel participou do ato e declarou que “muitos alunos das periferias de Aracaju saem muito cedo de casa por conta do sistema de transporte precário que nós temos e muitas vezes não é possível se alimentar de maneira adequada. Ter café da manhã na universidade dá outra perspectiva e ânimo para assistir às aulas, o que diminui a desistência nos cursos”.

Além do DCE o ato contou com a participação de outros coletivos de juventudes como Levante Popular da Juventude- LPJ, Coletivo Afronte e Coletivo Quilombo.