Escola do Legislativo de Aracaju cria série sobre os 169 anos da capital sergipana

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 12/03/2024 13h36, última modificação 12/03/2024 13h36

Foto: Luis Santana

No dia 17 de março, Aracaju completa 169 anos e, para homenagear a "pequena notável", a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju, produziu uma série intitulada "Aracaju, 169 anos", dividida em sete episódios.

De acordo com a coordenadora da Escola do Legislativo, Irla Suelem, a proposta surgiu a partir do planejamento estratégico para as mídias sociais pelo assessor de comunicação, Lucas Oliver. “A cada mês, a Escola traz uma atividade que envolve mídias sociais e, desta vez, o mês de março ganhou duas produções maravilhosas: a primeira sobre o Dia Internacional da Mulher e, a segunda, sobre o aniversário da nossa cidade”, destaca.

Para o assessor de comunicação e idealizador do projeto, Lucas Oliver, a série une a história da mudança da capital com os pontos turísticos que embelezam Aracaju. “O meu objetivo é contar a nossa história para a geração da internet e criar um sentimento de pertencimento, além de passear por pontos turísticos e contar a história deles. O morador nascido em Aracaju precisa conhecer sua origem. Passar pelos pontos turísticos e não saber quem foram os homenageados com os nomes das praças ou não saber sobre as praias ou parques, com certeza, ele não conhece a história da sua família, do seu povo, da sua rua”, explica.

“Quando apresentei o projeto, a diretoria da Escola do Legislativo, por unanimidade, aprovou e eu trouxe meus equipamentos de iluminação, gravação, microfone e convidei os entrevistados. O professor Amâncio Cardoso é referência e não podíamos deixar de convidá-lo para essa obra. Dividimos em quatro episódios, o escritor Amâncio contando a história da mudança da capital e após esses primeiros episódios vamos visitar alguns pontos turísticos e falar sobre eles com a guia Sheila Oliveira, que vai falar sobre os mercados municipais e com o Carlos Viana, professor de história, que vai nos apresentar o Museu da Gente Sergipana. Além de outros pontos turísticos que estão por vir”, faz suspense o idealizador da websérie e jornalista, Lucas Oliver.

A jornalista e professora de português, Elis Oliveira, parabeniza a unidade escolar pela iniciativa de produzir um documentário sobre Aracaju.

“Fiquei impressionada com a qualidade e com a ideia de produzirem um documentário para as redes sociais sobre Aracaju. 17 de março é um marco importante para o desenvolvimento da nossa querida cidade. Parabéns a todos os envolvidos e que esta iniciativa inspire outros temas e outros órgãos”, finaliza a professora de português e jornalista Elis Oliveira.

Os interessados podem conferir os episódios I e II pelo Instagram da Escola do Legislativo: @EscoladoLegislativoCMA.