Sonia Meire destaca a importância de lutar pela vida das mulheres

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/03/2024 16h08, última modificação 07/03/2024 16h08
O 8 de Março é uma data internacional, símbolo da luta histórica das mulheres.
Sonia Meire destaca a importância de lutar pela vida das mulheres

Foto: Gilton Rosas

Em 8 de março de 1917, na Rússia, milhares de mulheres foram às ruas em manifestação contra a exploração nas fábricas, contra a guerra, pelo direito à vida e lutando por alimentação. Esta foi a maior greve já vista e, desde então, mulheres de todo o mundo vão às ruas reivindicar seus direitos. Em Aracaju, nesta sexta-feira, serão em torno de 2000 mulheres do campo e da cidade que ocuparão as ruas, e a vereadora Sonia Meire estará unida a elas.

O ato do 8M em Aracaju é "pela vida de todas as mulheres, pelo fim da violência e contra o Fascismo". Sonia afirma que "Para nós mulheres, o 8 de março é um dia de luta internacional, onde as mulheres da classe trabalhadora, na sua diversidade, ocupam as ruas para reivindicar seus direitos. Estaremos unidas saindo da Praça da Bandeira com uma pauta que reúne um conjunto de demandas das mulheres do estado de Sergipe para o governo estadual e municipal”.

No último ano, pelo menos oito mulheres foram vítimas de violência por dia em nosso país. Três em cada dez mulheres no Brasil já sofreram violência doméstica e, de 2015 até o ano passado, mais de 10 mil foram vítimas de feminicídio, sendo quase 1500 mortes só em 2023. A situação é grave e a luta pela vida é constante, todos os dias.

“Para nós mulheres trabalhadoras, feministas, o 8 de março significa mais um dia de luta, e não um dia de fingir que está tudo bem, e que iremos receber bombons e flores. Ele nasceu de milhares de nós nas ruas por comida e trabalho. É um dia onde lutamos pela igualdade de gênero, recebendo salários iguais aos dos homens. É uma luta para enfrentar o poder dos homens sobre as mulheres, que alimenta o sistema do lucro do capitalismo, quando priva inclusive, da liberdade e do direito a sua existência”, disse Sonia Meire.

Na Câmara Municipal de Aracaju, a vereadora vem lutando para que os direitos das mulheres sejam garantidos no orçamento do município. “Se a mulher não está no orçamento é óbvio que as políticas públicas são frágeis. Estudamos o orçamento municipal, e no momento de aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, fizemos várias propostas de emendas. No caso da destinação de recursos a partir de emendas impositivas, destinamos a maior parte do orçamento para as mulheres, priorizamos a saúde, indicando recursos em hospitais e no Centro de Referência ao Atendimento da Mulher”, completou a vereadora.

O trabalho da mandata da vereadora para aprovar leis em favor da pauta das mulheres também tem sido constante. Um exemplo disso é a aprovação da Lei nº 5.849/24 de autoria da vereadora, que cria o ‘Dossiê da Mulher Aracajuana’, que consistirá na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas no Município, com dados disponíveis para o acesso de qualquer pessoa interessada.

O convite para a marcha do 8M nesta sexta-feira é aberto a todas as mulheres. A concentração é a partir das 07h na Praça da Bandeira no Centro da capital. A vereadora e os movimentos sociais convidam todas as mulheres de Sergipe para que juntas possam marchar por direitos e pelo fim do machismo.