Vereadores da Comissão de Saúde da CMA visitam o CER IV e discutem pactuação com Município de Aracaju

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 27/02/2024 11h35, última modificação 27/02/2024 13h22
Parlamentares foram recepcionados por gestores da unidade de saúde e conheceram as salas e equipamentos do Centro de Reabilitação
Vereadores da Comissão de Saúde da CMA visitam o CER IV e discutem pactuação com Município de Aracaju

China Tom

No início da manhã desta terça-feira,27, os vereadores Sheyla Galba (Cidadania) e Cícero do Santa Maria(Podemos), que integram a comissão de saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), visitaram o Centro Especializado em Reabilitação de Sergipe tipo IV (CER IV), que trata de pacientes com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. A ida dos parlamentares ao CER IV possibilitou discutir tratativas iniciais a serem adotadas para um futuro convênio da entidade de saúde com o município de Aracaju.

A coordenadora do Centro, Daiana Oliveira Mendes, explicou aos vereadores que a pactuação do serviço de saúde é feita diretamente pela secretaria estadual de saúde com os municípios. A gestora ressaltou que a unidade de saúde é referência no atendimento de pessoas com deficiência visual em todo o Estado de Sergipe.

“ Atendemos 36 municípios. O município de Aracaju não está incluído. Existe uma deliberação especifica realizada pela secretaria estadual de saúde referente a quais regiões de saúde o CER IV iria atender. Óbvio que precisamos de uma discussão mais ampla, porém existe uma determinação legal para isso. São 3 regiões de saúde que são comtempladas pelo CER IV: região de Estância, Itabaiana e Socorro. É importante frisar que atuamos na reabilitação visual atendendo pacientes dos 75 municípios do estado”, disse.

A vereadora Sheyla Galba, presidente da comissão de saúde da CMA, afirmou existir uma carência de profissionais da saúde no município de Aracaju, que poderia ser suprida pelo CER IV.

“Meu primeiro ato como presidente da comissão é olhar para essas crianças que têm transtorno de espectro autista, que precisam estar dentro do CER IV e não estão, por qual motivo? ”, questiona a parlamentar. “Hoje nós viemos conhecer a entidade, saber como funciona e saber por que não existe essa pactuação com o município de Aracaju. Infelizmente não tivemos uma resposta mais fundamentada. O que eu entendo é que crianças estão há 1 ano sem fonoaudiólogo porque o município não fornece esses profissionais e aqui, no CER IV, nós temos os melhores. Vamos procurar ampliar essa discussão junto a secretaria estadual e municipal de saúde, em busca de entendimento”, finalizou.  

Na visita ao centro, os vereadores acompanhados da gerente assistencial do CER IV, Karina Prado, puderam conhecer instalações da unidade como consultórios médicos, piscina, sala de pilates e o local onde ocorre a dispensação de órteses e próteses.

“Vimos que aqui tem de tudo, vários serviços e eu como tenho filho autista conheço a importância de Aracaju ter um centro como esse. A gente sai triste em saber que a prefeitura de Aracaju não tem convênio com o CER IV”, lamentou o vereador Cícero do Santa Maria. “ Há cidades do interior que fornecem veículo para trazer pacientes todos os dias. Vamos conversar com outros membros da comissão de saúde, o povo de Aracaju precisa desse convênio”, afirmou o parlamentar.

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da CMA é presidida pela vereadora Sheyla Galba (Cidadania). Também fazem parte da comissão os vereadores Isac Silveira (PDT), Elber Batalha (PSB), Manuel Marcos (PSD) e Cícero do Santa Maria (Podemos).