Situação do Oratório de Bebé é discutida na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 05/03/2024 11h55, última modificação 05/03/2024 15h46
A presidente da entidade, irmã Marisa Inês, utilizou o Plenário da Casa legislativa na manhã desta terça-feira,05 e tratou do tema

Gilton Rosas

A situação do Oratório Festivo "São João Bosco", popularmente conhecido como oratório de Bebé, foi discutida no espaço 'Tribuna Livre', da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A irmã Marisa Inês, presidente do Oratório, iniciou seu discurso apresentando ,com fotos no painel do plenário, fatos e personagens marcantes na historia da instituição ,que completa 110 anos de fundação no dia 16 de agosto.

A presidente levou ao plenário dados a respeito do quadro funcional do oratório, que conta com 12 irmãs ministras, 6 professores, 4 estagiários, 10 voluntários e 13 colaboradores remunerados; gerando uma despesa mensal de R$ 22 mil com pessoal. A  entidade oferta cestas básicas a 110 famílias (500 pessoas) e assiste 66 crianças, tendo as seguintes modalidades de acolhimento:

•  Orfanato e Escola
  •  Orfanato, semi-internato, externato e escola
  •  Abrigo de meninas e adolescentes de rua
  • Contraturno escolar - banca, reforço escolar, oficinas de artes, esporte, música  e cultura

A irmã mostrou aos parlamentares os projetos e serviços desenvolvidos e expôs as demais despesas referentes ao custeio do oratório. Em dado de agosto de 2023, o valor total para manter o oratório em funcionamento chegou a R$ 41.580,00.

“ A despesa é alta e os recursos vêm de ações de pessoas com boa vontade. Tenho muita esperança na sensibilidade solidária de vocês , lembrem que o oratório também é dos senhores.  É uma angústia quando chega o final no mês. Temos que contar as moedas para ver se serão suficientes para cobrir nossas despesas. Só a conta de energia é mais de R$ 3 mil", declarou a irmã Marise Inês.

De acordo com a presidente, o Oratório de Bebé tem projetos desafiadores a serem implementados em 2024. A instituição tem como meta a aquisição de uma câmara fria, restauração do muro de 1.331 metros quadrados, pintura e restauração de 70% da estrutura predial, além de implementação de energia solar.

Vereadores

O vereador Pastor Diego (PP) parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Oratório de Bebé e se colocou à disposição da instituição.

"Várias famílias já foram atendidas pelo oratório, este trabalho feito pela irmã é uma missão de vida, uma dedicação de toda uma vida. Pude ver, nesta apresentação, quantos trabalhos são feitos. Esse ano vocês podem contar com meu apoio, vamos fazer a destinação de recursos esse ano para o exercício do ano seguinte”, disse o vereador.

O vereador Camilo Daniel (PT), que mora próximo ao oratório, destacou a função social da instituição nas cercanias do bairro Cirurgia.

"Quero dizer que o Oratório de Bebé tem uma função fantástica. Moro no bairro cirurgia e sei da função social relevante que o oratório exerce naquela região. Quero aproveitar para falar sobre a nossa posição sobre a emendas impositivas. É muito gratificante poder destinar recursos para um local tão sério”.

Breno Garibalde (União Brasil) ressaltou a relevância das emendas impositivas. "A apresentação trouxe uma provocação sobre a importância das emendas impositivas e a  função delas em ajudar instituições sérias. Que a gente consiga colocar essas verbas para agilizar esses projetos”, afirmou. “É o nosso papel ajudar, pois o oratório  cumpre um papel magnifico”, finalizou o vereador Ricardo Marques (Cidadania).

A Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço reservado a cidadãos e entidades que desejam se manifestar a respeito de assuntos que interessem à coletividade ;ou convidados que prestam esclarecimentos perante a Câmara Municipal. Na CMA, acontecem às terças-feiras, sempre depois da leitura do Expediente do Dia e antes do Pequeno Expediente.