Vereador Byron reforça importância do cuidado com a saúde mental dos responsáveis pela pessoa com deficiência

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 06/03/2024 12h31, última modificação 06/03/2024 12h31

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 06, o vereador Sargento Byron fez uso da Tribuna, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar sobre a urgência de atenção para acolhimento e atendimento aos responsáveis pela pessoa com deficiência.
Em sua fala, Byron pontuou casos de falta de assistência e atenção a este cenário familiar. “Os casos que temos visto, nos últimos dias, despertam um alerta para a sobrecarga emocional que muitos responsáveis e cuidadores enfrentam diariamente junto às pessoas com deficiência . Esses responsáveis têm uma vida de doação, de busca diária pelo melhor tratamento para os seus e essa busca vem cercada de tantos desgastes, pois a rotina da pessoa com deficiência tem a necessidade de diversos tratamentos , seja a terapia ocupacional, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo , neurologista dentre outros", pontuou o vereador.

Neste contexto, o parlamentar reforça a urgência do Poder Público em oportunizar uma rede de apoio e acolhimento também para os familiares da pessoa com deficiência . "Nós, nesta Casa, enquanto representantes do povo, temos que provocar e buscar constantemente essa pauta. É essencial sabermos da Gestão Municipal quais os programas e serviços ofertados que possam também ser direcionados aos cuidadores. Se famílias com maior condição financeira têm enfrentado desgastes, imaginem as famílias que dependem exclusivamente do SUS. Como alguém pode cuidar do outro sem estar em condição de cuidar de si mesmo?", finalizou Byron com a reflexão.