Fábio Meireles solicita reavaliação no cadastro do SUS em Aracaju

por Assessoria do parlamentar — publicado 24/08/2017 14h00, última modificação 30/08/2017 16h16
Fábio Meireles solicita reavaliação no cadastro do SUS em Aracaju

César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) sugeriu que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reavalie o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, considerando o fato de que o número de cartões de beneficiários é quase quatro vezes maior do que a população aracajuana. “A informação é que Aracaju possui cerca de dois milhões de cartões SUS, sendo que a população é de 600 mil”, destacou o parlamentar durante sessão especial com a secretária da Saúde, Waneska Barbosa, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira,24.

De acordo com Meireles, a checagem dos dados pode ser feita por meio de um recadastramento ou através de um levantamento de informações em com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), vinculado ao Ministério da Saúde. Para o vereador, a medida deve “otimizar a gestão dos recursos e a oferta dos serviços, além de garantir mais transparência ao município junto ao Governo Federal, de onde parte a maior parcela dos repasses para a Saúde”.

Comprometimento

Após a apresentação do relatório de gestão do 1º Quadrimestre de 2017, o parlamentar também destacou os avanços da pasta nos primeiros meses deste ano. A secretária informou que, entre janeiro e abril, mais de 80 mil atendimentos foram ofertados na Unidades de Urgência da capital, um número que segue em ascensão no comparativo com o mesmo período do ano passado. “Isso demonstra o compromisso do equipe do prefeito Edvaldo Nogueira em recuperar a qualidade de vida dos aracajuanos”, pontuou Fábio, que também indagou a gestora a respeito da dívida com o Hospital Santa Isabel.

Fábio Meireles disse compreender o momento desafiador vivenciado pela administração municipal por conta da necessidade de “reorganizar as contas do município”, mas reforçou sua confiança nas medidas já adotadas. “É certo que ainda temos muitos pontos em que precisamos avançar, por isso, peço que Deus abençoe nossos gestores e que eles continuem tendo a sensibilidade de ouvir as demandas que chegam através desta Casa, porque estamos diariamente atentos aos anseios das comunidades”, finalizou.