Américo de Deus ressalta o erro na previdência do estado

por Danilo Silva Cardoso publicado 30/08/2017 14h05, última modificação 30/08/2017 14h05
Américo de Deus ressalta o erro na previdência do estado

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) usou a Tribuna durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 30, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para emitir sua opinião contrária sobre a tentativa de fusão dos fundos de previdenciários, realizado pelo Governo de Sergipe. Além deste assunto, o parlamentar ainda destacou o programa Parlamento Jovem Brasileiro.

O vereador destacou que a fusão do Fundo Previdenciário de Sergipe (FINANPREV), que são os servidores egressos a partir de 2008, e o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (FUNPREV), que acumula déficits mensalmente, necessitam de um estudo mais aprofundado sobre o tema. “Alguns fundos de previdência bem geridos da iniciativa privada estão com dificuldades, imagina os fundos públicos. A junção vai sanar os problemas de forma passageira”.

O parlamentar ainda destacou. “Só saberemos se o fundo dos servidores após 2008 será suficiente para garantir a aposentadoria quando começar a usar, até agora a tampa desta caixa d’agua não foi aberta. Temos que ter responsabilidade com o Estado, vamos chamar os sindicatos para terem mais atenção e manter a pressão, porque só assim que conseguiremos as nossas coisas”, disse Américo de Deus.

Em aparte, Elber Batalha (PSB) revelou que estão tentando fazer é uma distorção com os aposentados em relação aos fundos previdenciários. “Estão tentando enganar os aposentados, porque este dinheiro vai garantir a aposentadoria por seis a oito meses e depois não tem mais garantia alguma. O que se tem é uma irresponsabilidade já que tem um rombo mensal de 100 milhões reais”.

Lucas Aribé (PSB) ficou feliz de vê que na Assembleia Legislativa tem uma pessoa como a deputada Ana Lúcia. “A deputada Ana Lúcia está lutando com coerência. Fico triste quando se despreza a fala de uma pessoa séria, experiente e coerente. Estamos vendo que o próximo governador terá um grande problema que será a previdência”.

Isac Silveira (PCdoB) afirmou que neste caso não é necessário levantar uma bandeira política. “Quando o governador Jackson Barreto pensa em reformar a previdência unindo os dois fundos, uma deficitária com um superficitária, é uma forma de salvar seu mandato deixando para o bomba para os próximos governantes”.

Parlamento Jovem Brasileiro

Américo de Deus demonstrou todo seu contentamento em vê estudantes querendo participar da política. “Temos que abrir caminho para que os jovens possam se inserir na política. Vamos que acabar com a Capitânia hereditária, que passa de pai para filho. Tem gente que bate no peito e diz que não gosta de política e neste tipo de atitude abre espaço para pessoas mal intensionadas, não podemos deixar o mal vencer o bem”.

O vereador ainda apresentou no painel da Casa o Projeto de Lei 246/2017, da aluna do IFS Aléxia das Graças, que venceu o concurso sergipano do projeto Parlamento Jovem Brasileiro e será apresentado em Brasília. “O projeto visa arborizar as áreas próximas as industrias poluidoras, caso a empresa não atenda fica impedida de ser contratada em alguma ação com o poder público. Este projeto visa cuidar de nossa existência, todos sabem que estamos de passagem, mais temos que fazer nossa parte para manter o planeta para as próximas gerações”, finalizou Américo de Deus.