Vereadores ressaltam criação da Academia de Cordel em SE

por Viviane Cavalcante — publicado 19/07/2017 21h45, última modificação 27/07/2017 09h37
Colaboradores: Fotos: César de Oliveira

Na noite de quarta-feira, 19, os vereadores Iran Barbosa (PT) e Américo de Deus (REDE) acompanharam a instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC). O auditório do Museu da Gente Sergipana foi palco da solenidade que empossou seus 37 componentes.

Representando a CMA, Iran parabenizou os cordelistas empossados. “Estou muito feliz em ver esse auditório lotado, mostrando que a cultura tem sim, espaço na sociedade”, observou. O parlamentar acrescentou que tem que estimular esse tipo de cultura que está na “fisionomia popular do nordestino”.

De acordo com Américo de Deus, a criação e instalação da ASC é uma maneira de fortalecer e servir de vitrine para outras pessoas possam seguir esse caminho."É de suma importância para as pessoas que verbalizam a Literatura de Cordel com todo esse encantamento que nos traz", opinou. Além disso, o vereador disse que o cordel faz parte da cultura nordestina e traduz o jeito de ser do seu povo.

A presidente da Academia Sergipana de Cordel, Izabel Nascimento contou que a entidade foi criada a partir da necessidade de organizar o movimento do cordel no estado. Gilmar Ferreira, um dos integrantes da Academia, nasceu em Aquidabã e residente do município de Simão Dias, informou que há quatro meses o grupo vem se reunindo a fim de definir como a Academia vai funcionar. "A Academia Sergipana de Cordel é uma das primeiras do Brasil", ressaltou.

Cerimônia

Durante a solenidade, cada integrante foi apresentado a sociedade sergipana e recebeu um certificado e medalha. A Academia tem representantes dos municípios sergipanos e funcionará temporariamente na Casa do Cordel, localizada no bairro Jessé Pinto Freine em Aracaju.