Estudantes selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro visitam CMA

por Danilo Silva Cardoso publicado 30/08/2017 16h15, última modificação 30/08/2017 16h15
Estudantes selecionados do Parlamento Jovem Brasileiro visitam CMA

Fotos: Gilton Rosas

Os quatros estudantes sergipanos finalistas do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), edição 2017, visitaram a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta segunda-feira, 26, guiados pelo assessor da Mesa Diretora da Casa, Elias Aureliano, e pela diretora de Comunicação, Alexandra Brito. O vereador Américo de Deus (Rede) também recepcionou os jovens.

Na CMA, os finalistas terão três dias de vivência parlamentar participando das Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Especiais, além de apresentarem seus projetos selecionados no processo. O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara de Deputados, tendo como coordenador em Sergipe a Secretaria Estadual de Educação.

Em Brasília, os 78 estudantes selecionados, dos 25 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, serão empossados como deputados jovens, tendo uma semana de experiência parlamentar no Congresso Federal. Apenas a aluna do curso técnico Química do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aléxia das Graças Paixão Carvalho, de 17 anos, irá à Capital Federal representar Sergipe.

Com a proposta de arborizar as áreas próximas das principais indústrias emissoras de gases poluentes, a estudante selecionada revelou que sua maior motivação foi a causa ambiental. “Tenho uma paixão pela área ambiental e pela preservação da natureza, para que a gente continue vivendo. Então pensei em criar um projeto que mude a nossa realidade com a natureza”, disse Aléxia.

A coordenadora Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Célia Gil, explicou todo o tramite para a escolha dos jovens. “A Secretaria de Educação fez divulgação nas escolas públicas para incentivar os estudantes apresentarem os projetos. A comissão escolheu os quatro melhores, enviou para a Câmara de Deputados e lá selecionaram o vencedor, que foi a estudante do IFS, Aléxia”.

Para a diretora de Comunicação da CMA, a visita é uma forma de motivar os jovens a participarem da política. “É Importante está parceria entre CMA e SEED, desde o primeiro momento o presidente Nitinho abraçou a ideia de trazer estes meninos para vivenciar o funcionamento da Câmara, como forma de incentivar o espírito de cidadania e estimular que discutam os problemas de sua comunidade”, destacou Alexandra Brito.

O servidor da Casa, responsável por apresentar todos os setores aos estudantes, classificou como positiva a visita. “É muito importante para que a Câmara possa contribuir com a formação desta juventude, mostrando que política é uma coisa boa e que pode ser usado como instrumento de transformação da realidade”, finalizou Elias Aureliano.

Os outros três estudantes selecionados foram a aluna do IFS Aracaju, Maria Daniella Moura da Silva´; o estudante do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Ariosvaldo Oliveira Neto; o estudante da Fundação Bradesco de Propriá, Niña Victor Ferreira Cardoso.