Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Sargento Byron agradece participação do Projeto Estrelas do Mar no Verão Sergipe

por Jacqueline Reis Vasconcelos — publicado 07/02/2024 12h55, última modificação 07/02/2024 13h05
Vereador Sargento Byron agradece participação do Projeto Estrelas do Mar no Verão Sergipe

Foto: assessoria do parlamentar

O evento Verão Sergipe além de música, cultura e lazer tem levado para diversos municípios de Sergipe a prática de esporte junto à inclusão por meio do Projeto Estrelas do Mar, idealizado há 13 anos pelo vereador Sargento Byron (Republicanos).
Assim como em Canindé, Pirambu também foi cenário para o banho de mar assistido e a prática do bodyboarding . "Após um intervalo de 10 anos, o Verão Sergipe retoma suas atividades e festividades de maneira única, promovendo além de diversão, a inclusão. Agradeço imensamente aos voluntários, aos assistidos e seus familiares, bem como ao governo do estado por essa oportunidade de levar o projeto para a vida de mais pessoas, seja com deficiência ou mobilidade reduzida, nosso acolhimento é para todos", reforçou Byron.
A ação contou com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer , com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania de Sergipe , junto à Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado.
Para o governador Fábio Mitidieri, o Projeto Estrelas do Mar foi um diferencial para esse novo momento do Verão Sergipe. "É lindo ver um projeto com esse potencial. Estamos muito felizes em conhecer de perto e levar para mais sergipanos esse acolhimento e prática junto ao mar, diante do nosso litoral que é uma beleza a ser apreciada por todos", evidenciou .
Após anos sem contato com o mar, D. Maria Cerqueira participou do banho assistido e não escondeu a felicidade: " eu estava com saudades do mar. De sentir a água e esse contato. Muito obrigada a todos que aqui estão", agradeceu.

Na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Sargento Byron ainda integra a Comissão de ética, a Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor, da Criança e do Adolescente, além da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras.

Mariposas 2024: Soneca convida Edvaldo Nogueira para conhecer bloco no bairro Olaria

por Guilherme Fraga — publicado 07/02/2024 13h05, última modificação 07/02/2024 13h48
Mariposas 2024: Soneca convida Edvaldo Nogueira para conhecer bloco no bairro Olaria

Foto: assessoria do parlamentar

O vereador Soneca (PSD) esteve na Prefeitura de Aracaju e convidou Edvaldo Nogueira para conhecer ‘As Mariposas’, um tradicional bloco que desfila pelas ruas do bairro Olaria há mais de 10 anos. Em 2024, a festa carnavalesca acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro com a presença de atrações locais e nacionais.

Desde 2018, o bloco As Mariposas se tornou patrimônio cultural imaterial do município de Aracaju. Este ano a festa completa 11 edições com a expectativa de oferecer uma renda extra para mais de 300 trabalhadores durante três dias de folia.

“Nosso carnaval possibilita momentos de alegria para uns e oportunidade de trabalho para outros. Existem serviços para vendedores ambulantes, seguranças, músicos, motoristas, enfim, há uma injeção na economia daquela região”, destacou Soneca.

Um dos fundadores da festa, o vereador agradeceu o apoio logístico da Prefeitura de Aracaju em disponibilizar homens da guarda municipal, agentes da SMTT, equipes de limpeza no bairro após cada dia da festa, além de banheiros químicos. “Estamos de braços abertos para receber com alegria e segurança a população aracajuana, inclusive o prefeito da capital”, disse o vereador.

Vereador Pastor Diego renova compromisso com a população aracajuana

por Lucivânia Pereira - Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 07/02/2024 13h50, última modificação 07/02/2024 14h12
Vereador Pastor Diego renova compromisso com a população aracajuana

Foto: assessoria do parlamentar

Com a convicção de quem carrega a fé como guia e a comunidade como propósito, o vereador Pastor Diego (PP) renova seu compromisso com Aracaju neste último ano de mandato. Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 7, o parlamentar reiterou que seguirá determinado na defesa dos princípios e valores cristãos, assim como nos interesses da coletividade.

Com um discurso marcado pela gratidão à sua igreja e à sua família, Diego destacou a importância de defender a família, a liberdade de crença e religiosa - princípios fundamentais para ele e para sua atuação política. Na oportunidade, o vereador enfatizou o desafio que o país enfrenta em relação às perseguições religiosas, refutando argumentos que minimizam o papel das igrejas evangélicas e sua contribuição para a sociedade.

Em particular, o pastor rebateu uma recente fala da jornalista Eliane Cantanhêde - da Globo News - que questionou o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil, atribuindo-o à suposta falta de conhecimento das pessoas e tentando criminalizar essa expansão. “A igreja não para de crescer porque tem pregado a palavra de Deus e tem demonstrado aquilo que Jesus nos ensinou: 'amarás a Senhor teu Deus acima de todas as coisas e amarás o teu próximo como a ti mesmo'", afirmou.

O parlamentar ainda reforça que a ascensão também se deve à ausência do Estado em diversos segmentos que carecem de atenção e melhor assistência. “É a igreja que está no presídio diariamente levando uma palavra de transformação, que está nos hospitais pregando uma palavra de cura. É a igreja que está nas ruas cuidando dos desabrigados e trazendo assistência. Está nos asilos visitando aqueles que foram esquecidos pela sua própria família. Esse é o trabalho que a igreja realiza diariamente”, enfatizou.

Perseguição religiosa

O episódio recente em Florianópolis-SC, quando  um pregador foi constrangido e agredido mesmo após obter permissão para pregar em local público, serviu como exemplo da importância de defender a liberdade religiosa e garantir o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. “A constituição nos dá essa liberdade. No artigo 19, diz que o poder público deve proteger e garantir que o culto seja realizado,  e essa liberdade religiosa seja respeitada. Mesmo assim, o cidadão foi repreendido com spray de pimenta no rosto sem nenhum tipo de justificativa plausível”, pontuou.

Contudo, o vereador Pastor Diego expressou seu compromisso renovado não só com o povo de Deus, mas com toda população aracajuana. “Vamos lutar incansavelmente pelos direitos do cidadão. Garantir que os projetos aprovados ao longo do mandato sejam efetivamente implementados, visando o bem-estar e o progresso da cidade. Assim como na defesa das liberdades individuais de todos”, ressaltou.

 

“Perde Aracaju e a disputa eleitoral”, declara Elber com desistência de Eliane Aquino

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/02/2024 14h25, última modificação 07/02/2024 14h26
“Perde Aracaju e a disputa eleitoral”, declara Elber com desistência de Eliane Aquino

Foto: Gilton Rosas

A desistência de Eliane Aquino (PT) da pré-candidatura nas eleições à prefeitura de Aracaju também foi pauta do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) na sessão desta quarta-feira, 7. Como amigo e aliado político, o parlamentar destacou a decisão assertiva neste momento de atenção à vida pessoal. 

O vereador já tinha demonstrado o seu apoio através das suas redes sociais à amiga, mas também destacou o assunto na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). “Quero registrar o meu apoio e a minha solidariedade à nossa querida Eliane Aquino. Ela que já pontuava na liderança das pesquisas de opinião pública para voto e publicamente anunciou a sua desistência do projeto por conta de um problema de saúde familiar”, falou. 

Com a sua mãe e sua cunhada em tratamento contra o câncer, ela comunicou que o momento é de atenção à sua família. Para Elber, uma grande perda na disputa, mas uma atitude sábia e de real importância da vida. “Eliane deu importância ao que deve ter importância nesse mundo. Ela conta com meu apoio e solidariedade para cuidar dos seus mais próximos. Sei que perde Aracaju e a disputa eleitoral que teria uma candidata com um pilar extremamente valoroso que enalteceria a qualidade da disputa com o seu compromisso”, declarou.



Elber elogia postura de Edvaldo em visita à CMA

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/02/2024 14h25, última modificação 07/02/2024 14h25
Elber elogia postura de Edvaldo em visita à CMA

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) fez questão de elogiar a visita do prefeito Edvaldo Nogueira à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no primeiro dia de trabalhos legislativos, que ocorreu na última terça-feira (6). O parlamentar começou o seu primeiro discurso de 2024, na tribuna, falando sobre a postura da gestão municipal, nesta quarta-feira (7).

Durante o grande expediente, Elber iniciou o seu pronunciamento comentando que o prefeito acertou nesse momento de aproximação com a casa. “Quero fazer um registro de parabenizar o prefeito por sua atitude no dia de ontem. Independente de apoio político ou não, oposição ou situação. Ele deu uma demonstração de humildade ao se colocar para os vereadores e solicitar que a Câmara debata de forma clara e transparente. Ajudando o município e a gestão a analisar as obras que serão muito importantes para Aracaju em 2024”, declarou.

O vereador disse que essa relação já deveria ser mais harmônica e aproveitou ainda para destacar o trabalho das secretarias e todos os envolvidos. “Meus parabéns a toda gestão municipal. Creio que essa prática deveria ter iniciado outrora, esse diálogo, esse acesso, mas que se registre a valorosa postura. E espero que ela se prorrogue numa relação profícua e respeitosa. Deixo um registro extensivo aos secretários mais próximos que com certeza trabalharam para que isso acontecesse”, concluiu.

Miltinho Dantas fala sobre os lamentáveis atos de violência antes do clássico entre os times do Confiança e do Sergipe

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/02/2024 14h45, última modificação 07/02/2024 14h51
Miltinho Dantas fala sobre os lamentáveis atos de violência antes do clássico entre os times do Confiança e do Sergipe

Foto: Gilton Rosas

Durante o pequeno expediente, o vereador Miltinho Dantas (PDT) falou sobre a partida de futebol do Campeonato Sergipano entre os clubes do Confiança e o time do Sergipe, que aconteceu no último domingo (4), na Arena Batistão; na ocasião, o parlamentar falou também sobre os lamentáveis fatos que aconteceram antes da partida esportiva. O vereador fez questão de pontuar que os atos de violência aconteceram em pontos bem afastados da Arena Batistão, no Terminal DIA e no Conjunto João Alves. A violência aconteceu pela manhã e o jogo foi realizado no período da tarde, às 17h.Na partida, o Sergipe venceu o Confiança pelo placar de 2 a 1.

O vereador pontuou que a violência foi praticada por alguns meliantes que estavam vestidos de torcedores e frisou durante o discurso que não pode classificá-los como torcedores e sim como marginais. Miltinho ainda falou que lugar de bandido é na cadeia, e já no domingo, seis desses meliantes foram capturados e encaminhados para um dos presídios aqui no estado de Sergipe.

Miltinho disse que a força de segurança do estado tem dado, ao longo desses últimos anos, apoio total à prática esportiva e tem reduzido drasticamente essas ações dentro das praças esportivas. O vereador ainda frisou no seu pronunciamento que os atos violentos não aconteceram dentro da Arena Batistão e nem ao redor do estádio de futebol, não fugindo do plano de segurança elaborado pela Polícia Militar, porque esses atos ocorreram nas primeiras horas da manhã e o jogo foi realizado as cinco da tarde em Aracaju.

O vereador ainda informou que teve uma reunião na terça pela manhã, para tratar sobre o ocorrido, com o procurador-geral do Ministério Público e agradeceu o apoio total da entidade. 

“O único ser que pode reproduzir uma criança é uma mulher que tem útero e ovário”, diz Eduardo Lima

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/02/2024 17h10, última modificação 07/02/2024 17h10
Vereador discorda de campanhas do Governo Federal por excluir o sexo feminino em campanhas publicitárias
“O único ser que pode reproduzir uma criança é uma mulher que tem útero e ovário”, diz Eduardo Lima

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Grande Expediente, na manhã desta quarta-feira, 7, para discordar de campanhas publicitárias do Governo Federal por excluírem o sexo feminino ao se referir ao ato de dar à luz.

Ao Invés de usar o nome mulher, os Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social usaram os termos “corpo que pariu” e “pessoa que pariu” e não fizeram qualquer menção ao sexo feminino em campanhas publicitárias sobre dignidade menstrual e distribuição de absorvente gratuitos.

Em ambos os casos, a publicidade se preocupou em incluir aqueles que se consideram homens transexuais e pessoas não-binárias, entretanto, excluíram de vez o sexo feminino em campanhas públicas que tratam de questões relacionadas à mulher.

“Temos que respeitar a mulher que dá à luz, a mulher que vai à maternidade para dar a vida. A ciência, o mundo e os seres humanos sabem que o único ser que pode reproduzir uma criança é uma mulher que tem útero e ovário. Essas colocações do Ministério da Saúde são totalmente equivocadas”, afirmou o vereador.

O caso teve repercussão nacional após o site “O Antagonista” noticiar as notas de repúdio da MATRIA, associação que representa mulheres, mães e trabalhadoras.

“O objetivo do apagamento das palavras referentes ao sexo feminino é atender a desejos de uma parcela do sexo masculino que quer reivindicar para si a nomenclatura "mulher": apenas ao dissociar tal palavra de tudo que é exclusivo ao sexo feminino, como menstruar, gestar, parir ou amamentar, é que essa manobra linguística se torna possível. Através da mudança da linguagem (vide o mantra constante de "mulher trans é mulher"), o transativismo espera também alterar a percepção da população brasileira sobre algo inalterável: o sexo e o fato de sermos uma espécie dimórfica, como a maioria das demais espécies mamíferas”, diz trecho da nota de repúdio da MATRIA.

Durante o discurso, o vereador Pastor Diego (PP) pediu um aparte, para afirmar que a sociedade não pode deixar de reconhecer o valor de uma mãe por uma questão de inclusão de igualdade de gênero.

“Nós vivemos em uma sociedade em que a palavra mãe se tornou uma palavra às margens. Os órgãos oficiais não usam mais a palavra mãe porque se tornou uma palavra preconceituosa, uma palavra que atinge o público A ou B, e eu discordo veemente disso. Entendo que haja respeito e inclusão, mas que nos valores fundamentais de uma sociedade a mãe tem que ser respeitada”, destacou o vereador.

Ricardo Marques diz que mandato irá focar na geração de emprego, licitação do transporte e marcação de exames

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 07/02/2024 17h26, última modificação 07/02/2024 17h26
Ricardo Marques diz que mandato irá focar na geração de emprego, licitação do transporte e marcação de exames

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) retomou os trabalhos para o ano legislativo de 2024, nesta terça-feira, 6. Mesmo não tendo parado de trabalhar durante o recesso, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) disse no primeiro dia de sessão que vai focar na resolução de problemas reais da população e que a Prefeitura de Aracaju não tem dado prioridade.

“Sei que o foco da gestão atual é outro, mas penso que precisamos dedicar esforços para resolver problemas crônicos em nossa cidade como a falta de emprego, realizar a licitação do transporte coletivo e diminuir a fila de exames nos postos de saúde. Lutarei muito para que esses problemas sejam resolvidos”, disse o vereador.

Câmara Municipal de Aracaju retoma atividades após carnaval, na próxima quinta-feira

por Agência CMA — publicado 08/02/2024 12h31, última modificação 08/02/2024 12h31

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) comunica que terá expediente até as 13h desta sexta-feira, 09. Em virtude do feriado de carnaval, as atividades na CMA ficarão suspensas e retornarão na próxima quinta-feira,15.

Acompanhe os trabalhos

Todos os eventos que acontecem no Plenário da Casa Legislativa você pode acompanhar ao vivo no nosso portal, na TV Câmara Aracaju (canal 5.3) e no YouTube (https://www.youtube.com/@CamaraMunicipaldeAracaju).

“O MST é um dos grandes motores de combate à desigualdade social no Brasil”

por Thiago Paulino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 13h55, última modificação 08/02/2024 17h02
Camilo celebra os 40 anos de luta dos Trabalhadores Sem Terra
“O MST é um dos grandes motores de combate à desigualdade social no Brasil”

Foto: Gilton Rosas

Um movimento que há mais de 40 anos luta para diversas famílias terem dignidade, alimento e fornecer produção agrícola para o campo e cidade. O mandato popular de Camilo Daniel (PT) parabenizou no Grande Expediente, dessa quarta- feira, 07, mais um ano de existência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A causa da luta do Movimento Sem Terra é algo fundamental para nosso povo brasileiro. O MST é um dos grandes motores para distribuição de riqueza e de renda para o combate à desigualdade social em nosso país. Só no alto sertão sergipano são mais de 7 mil famílias de assentados da reforma agrária. Onde era cerca e latifúndio, onde tinha somente uma fazenda abandonada hoje tem, por exemplo, 600 famílias assentadas que produzem alimentos”, ressaltou Camilo.

O vereador ainda chamou  a atenção que são cerca de 14 mil famílias que mudaram o cenário de diversos locais de Sergipe ao produzir no campo graças à reforma agrária fruto da conquista de muitas lutas do MST.

Isso tudo só ocorreu por conta da luta dos trabalhadores rurais. Luta para pressionar o governo para construir sua moradia, para desapropriar um imóvel improdutivo, para liberar um crédito.”

Solidariedade e organização popular

O vereador evocou memórias de infância para lembrar da luta do movimento. “Sou filho do Movimento Sem Terra e tenho muito orgulho disso. Cresci no Assentamento Quissamã, aqui no município de Socorro. Lembro que , quando eu era criança, estudei no colégio Presidente Vargas e quando chegava  à escola vinha com a camisa cheia de poeira. Quando tinha chuva, o ônibus atolava e, quando tinha Sol demais, a blusa ficava cheia de poeira. A polícia e a imprensa em geral sempre tratou os Sem Terra como baderneiros.”

Isso, porém, não impediu a atuação solidária e de organização social do movimento. Camilo Daniel lembrou que, durante e após a pandemia, alimentos produzidos nos assentamentos chegaram a periferias e bairros das diversas cidades brasileiras, além das cozinhas solidárias que foram montadas. “Só o povo é quem salva o povo. Milhões de toneladas de alimentos foram distribuídos. E alimentos sem agrotóxicos,  frutos da agroecologia com uso responsável do solo. E recentemente o Movimento Sem Terra fez também doação de alimentos diretamente para Palestina”, disse.

“O SUS não realiza biópsia de câncer de próstata em Sergipe”, denuncia Elber

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 14h19, última modificação 08/02/2024 14h19
“O SUS não realiza biópsia de câncer de próstata em Sergipe”, denuncia Elber

Foto: Gilton Rosas

A situação de pacientes com câncer de próstata foi pauta no discurso do vereador Elber Batalha (PSB) na sessão da última quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Relatando o caso de um amigo que descobriu recentemente a doença, ele denunciou que não é possível fazer uma biópsia, nesses casos, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em Sergipe.

Com o diagnóstico, os homens que precisam desse exame mais detalhado para iniciar o seu tratamento, estão sofrendo sem a assistência rápida. De acordo com Elber, os casos com dificuldades não estão apenas na capital. “A biópsia custa simplesmente R$ 1.400 no lugar mais barato em Aracaju. Nos juntamos com amigos, pagamos e o tratamento do nosso amigo vai evoluir. Mas, no interior do estado, pessoas fazem rifas para conseguir realizar as suas. Colocam galinha, carneiro e outras coisas para com o valor arrecadado, finalmente pagar o que necessita”, contou.

Ele fez questão de sugerir uma solução para o município e o estado. “Isso é absurdo. Num país em que existe o SUS, que é considerado o maior sistema público de saúde. Por isso, fiz indicação ao governador Fábio Mitidieri e ao prefeito Edvaldo para que esse serviço seja integrado à rede pública do estado de Sergipe”, declarou.

Por fim, ele convocou os colegas vereadores a destinar também as suas emendas para essa questão. “Conclamo algum colega vereador também, que tenha aportado recursos das emendas parlamentares para exames, para se somar. Eu, particularmente vou encaminhar R$ 200 mil, caso seja possível ser pela rede municipal, para as primeiras condições de realização dessa biopsia”, concluiu. 

Ricardo Marques doa sangue e apoia campanha do Hemose para reforçar o estoque para o carnaval

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 14h30, última modificação 08/02/2024 14h30
Ricardo Marques doa sangue e apoia campanha do Hemose para reforçar o estoque para o carnaval

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para divulgar a campanha de doação de sangue “Seja um folião da Solidariedade, sua alegria contagia a doação”.

"Como sei que nesse período carnaval muitas pessoas se ausentam por causa da festa, aproveitei para além de divulgar a campanha, também fui fazer a minha parte como doador e ajudar no estoque do Hemose. Parte da equipe que trabalha no nosso mandato também quis doar e participar desse gesto de solidariedade e amor ao próximo”, comemora Ricardo Marques.

Geralmente em período de festa e de feriadão o estoque de sangue no Hemose diminui devido à queda no número de doadores e ao aumento na demanda por sangue. Por isso o vereador Ricardo Marques abraçou a campanha e usou as suas redes sociais para convidar a população.

No feriadão do carnaval, o serviço de doação do Hemocentro funcionará em horários especiais. No sábado (10) e segunda-feira (12) das 7h às 11h. Na quarta-feira (14) retorna o atendimento das 13h às 17h. 

92 anos da Igreja Adventista da Promessa serão celebrados na CMA

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 14h42, última modificação 08/02/2024 14h42
92 anos da Igreja Adventista da Promessa serão celebrados na CMA

Imagem: Agência Promessista de Comunicação (APC)

Na próxima sexta-feira, 9, acontecerá na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma Sessão Especial em comemoração aos 92 anos da Igreja Adventista da Promessa no Brasil. A iniciativa foi proposta através do requerimento de autoria do vereador Pastor Diego (PP) em respeito e reconhecimento – junto aos demais pares da Casa - ao trabalho de transformação desempenhado pela referida instituição religiosa.

O ato solene está previsto para iniciar às 9h no Plenário do Legislativo Municipal, junto à comunidade evangélica, autoridades, líderes religiosos, pastores e personalidades públicas do circuito gospel.


História e Legado

A Igreja Adventista da Promessa foi fundada por João Augusto da Silveira, ex-ancião da Igreja Adventista do Sétimo Dia e membro do Movimento de Reforma Adventista. Silveira, depois de estudar a respeito dos dons espirituais, começou a buscar o batismo no Espírito Santo. A data em que falou em línguas, 24 de janeiro de 1932, é considerada o início da Igreja Adventista da Promessa.

A instituição afirma-se como "a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, uma vez que as outras denominações pentecostais que já existiam no Brasil, nesse período, eram provenientes de outros países". A denominação expandiu-se pelo Brasil, onde estão a maioria de suas congregações e membros, além de templos e missões em outros países, sendo notável seu trabalho social em países subdesenvolvidos.


O que: Sessão Especial em comemoração aos 92 anos da Igreja Adventista da Promessa no Brasil. 

Quando: 9 de fevereiro, sexta-feira. 

Onde: Sede da Câmara Municipal de Aracaju, Praça Fausto Cardoso, 74, Centro. 

Horário: 9h  

Elber solicita retomada da Lei 3552/2008, de sua autoria, voltada ao combate da Dengue

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 14h55, última modificação 08/02/2024 14h55
Elber solicita retomada da Lei 3552/2008, de sua autoria, voltada ao combate da Dengue

Foto: Gilton Rosas

Os números da Dengue estão crescendo e o vereador Elber Batalha (PSB) lembrou da Lei 3552/2008, de sua autoria, que trata do combate à Dengue, durante a sessão desta quarta-feira, 7. Em tese, a indicação sugere a entrada de agentes de endemias em terrenos e imóveis fechados da capital para evitar a proliferação das larvas dos mosquitos Aedes Aegypti.  

Sempre atento aos temas atuais, Elber vem acompanhando os casos e ressaltou a importância da lei criada por ele e sancionada pelo município. “Já soube que os índices ainda estão controlados e conclamo a atenção de todos. Peço que a prefeitura retome o protocolo da Lei 3552. Prevenir que Aracaju não sofra como sofreu outrora é muito importante”, explicou lembrando que essa ideia fez parte de um grande projeto nacional como sugestão do Ministério Público para as Câmaras de Vereadores e foi trazido para cá por ele.

Na oportunidade, ele falou ainda sobre a epidemia vivida no Brasil no ano em questão. “Não só Aracaju, mas Rio de Janeiro e outras cidades viveram um caos com a dengue. Lembro bem que teve hospital com portas fechadas naquela época”, contou.

Segundo o vereador, a parte mais importante precisa ser feita pela população diariamente. “As pessoas precisam ajudar com a fiscalização da sua casa, do seu vizinho, da sua rua e até no trabalho. O mosquito não transmite apenas a dengue, mas também a chikungunya e o zika vírus, além de doenças aos animais”.


Em Brasília, Fabiano Oliveira participa de reuniões em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 16h30, última modificação 08/02/2024 16h30
Em Brasília, Fabiano Oliveira participa de reuniões em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Fabiano Oliveira (PP), também empresário e diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Evento (ABRAPE), tem se destacado por sua atuação incansável em prol dos interesses da população e da luta em defesa do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Fabiano está em Brasília, onde participa ativamente de uma série de atividades em defesa do Perse, aprovado em março de 2021. O Programa foi uma iniciativa para diminuir os impactos causados pela pandemia nos setores de eventos, os quais representam um faturamento anual de aproximadamente R$ 314,2 bilhões e são responsáveis por mais de 3,5 milhões de empregos em todo o país.

“É preciso deixar claro que o setor de eventos movimenta uma cadeia produtiva que envolve turismo com a rede hoteleira, aeroportos, rodoviárias, geração de emprego e renda, motoristas de aplicativo, taxistas, costureiras, salão de beleza, vestuário e muito mais. Falar de eventos não é falar apenas do entretenimento que é proporcionado”, reforça o parlamentar.

“O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos é de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) e trouxe grandes conquistas para o setor que viveu no zero em dois momentos: de março 2020 a setembro 2020 e depois de março 2021 a agosto de 2021. Foi somente em setembro de 2021 que iniciamos uma retomada, depois de 13 meses de receita zero e 5 meses de receita de 15% do normal. Foram grandes prejuízos e demissões”, comentou.

Durante a estadia na capital federal, o vereador não mediu esforços para ressaltar a importância vital do Perse, participando de reuniões estratégicas com parlamentares e lideranças políticas. Além da atuação em defesa do Perse, Fabiano também trabalhou incansavelmente em outras frentes, buscando sempre o melhor para os aracajuanos. Sua agenda positiva em Brasília reflete seu comprometimento com a causa pública e sua determinação em fazer a diferença na vida dos cidadãos.

Miltinho Dantas participa de ato de assinatura de Ordem de Serviço no 17 de Março

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 17h25, última modificação 08/02/2024 17h25
Miltinho Dantas participa de ato de assinatura de Ordem de Serviço no 17 de Março

Foto: Ana Lícia - PMA

O vereador Miltinho Dantas participou na manhã desta quinta-feira, 8, do ato de assinatura da Ordem de Serviço para início de obras de urbanização de praça e construção da Escola Municipal de Educação Municipal de Educação Infantil (EMEI) na comunidade Mangabeiras, no bairro 17 de março. O ato solene contou com as presenças do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, secretários municipais e moradores da comunidade.

“Mais uma escola para a comunidade do 17 de Março, o prefeito cumprindo o seu compromisso com a educação do município de Aracaju, esse bairro que já podemos dizer que é um bairro exemplo para a classe política, por tudo que Edivaldo Nogueira tem feito durante sua administração aqui no 17 de Março e no Santa Maria, dando uma qualidade de vida melhor aos moradores dessa região”, disse o vereador Miltinho Dantas (PDT).

A nova EMEI vai ofertar, ao todo, 310 vagas para crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, ampliando o acesso a creche e pré-escola na localidade, e atendendo a uma demanda das famílias que irão morar no residencial. Os recursos da obra são a contrapartida da prefeitura ao contrato de financiamento para a construção do residencial Irmã Dulce dos Pobres.  Valor total do investimento R$ 4.963.408.62 (quatro milhões, novecentos e sessenta e três mil, quatrocentos e oito reais e sessenta e dois centavos).

Erguida pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), em uma área total de 3.358,53 metros quadrados, a unidade de ensino contará com: 10 salas de aula para ensino infantil, 2 berçários, sala de leitura, sala de amamentação, sala de recursos, sala de reuniões, sala de professores, lactário, parque infantil, sala de vivência, solário, diretoria, coordenadoria, arquivo, cора, cozinha, refeitório, almoxarifado, estacionamento com 15 vagas.  Prazo previsto para execução de 365 dias.

A Prefeitura de Aracaju também deu ordem de serviço para a construção de uma praça na localidade assegurando, para as famílias que irão residir no residencial, um espaço de lazer e convivência. Para a urbanização da área serão investidos R$ 379.954,61.

O novo equipamento público ocupará uma área de 1.436,74 metros quadrados. Passeio em concreto, sinalização vertical, paisagismo com 157 árvores. Além disso, será construído uma estátua de Santa Dulce, A Padroeira dos Pobres. Prazo previsto para execução de 120 dias.

Também em andamento, o residencial Mangabeiras Irma Dulce dos Pobres que será composto por 1.320 casas com moradia digna para as famílias que residiam na antiga ocupação das mangabeiras.


Carnaval

O vereador aproveitou a proximidade do Carnaval, que inicia nesta sexta, para convidar os foliões para um animado bloco que sairá nesta terça, às 11h no bairro Industrial, saindo da Rua de Belém. Um bairro que o vereador frequenta há mais de 20 anos e onde possui muitos amigos.

Eduardo Lima pede ampliação do transporte para os alunos do Ciras

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 17h36, última modificação 08/02/2024 17h36
Vários alunos ficaram sem transporte após atingir a maioridade
Eduardo Lima pede ampliação do transporte para os alunos do Ciras

Foto: Naldo Santos

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) externou preocupação com os alunos do Centro de Integração Raio do Sol (Ciras), que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estão sem direito ao transporte escolar realizado pelo convênio com Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), que só realiza o transporte dos estudantes de até os 18 anos. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 07, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ao fazer uso do Grande Expediente na Tribuna.

“Da mesma forma que temos crianças autistas, temos adultos e idosos autistas, e o convênio que o Ciras tem com a Secretaria Estadual de Educação não pode fazer o transporte de pessoas acima dos 18 anos. Muitas famílias estão desassistidas e passam por situação ruim sem poder levar seu familiar até o Ciras, para melhorar sua coordenação motora, seu diálogo e sua interação com as pessoas que estão à sua volta”, lamentou o vereador.

Segundo a fundadora do Ciras, Carolynn Stella, 56 alunos ficaram sem o transporte, e a lista de espera, no momento, acima de 18 anos, é classificada entre os que não têm condições de utilizar transporte público, sendo que até mesmo Uber e táxis se recusam a transportar.  Esse grupo além do TEA, tem deficiência múltipla ou deficiência intelectual, de moderados a severos.

“Não temos como adivinhar as solicitações para o resto do ano, desde que muitos dos nossos programas estão suspensos por falta de recursos. No momento, temos 280 assistidos ativos, com mais 120 em casa esperando ser chamados, agora em fevereiro (que estamos esforçando o máximo de abrir novas vagas agora que os recursos das emendas do ano passado finalmente estão sendo repassados)”, disse Carol ao ser contatada pela assessoria do vereador.

Durante o seu discurso, Eduardo Lima sugeriu que os poderes executivos ajudem ao Ciras ampliando o convênio de transporte.

“Precisamos ampliar esse convênio, seja com a Secretaria de Educação do Estado, ou com a Secretaria de Assistência Social de Aracaju, porque somente no bairro Coroa do Meio há mais de 40 adultos que estão sem transporte para irem ao Ciras, e terem acesso aos educadores e especialista para pessoas com TEA”, finalizou.

Aracaju conta com ampla programação de carnaval: de bloquinhos até exposição cultural

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 09/02/2024 11h40, última modificação 09/02/2024 11h40
Aracaju conta com ampla programação de carnaval: de bloquinhos até exposição cultural

Foto: Gilton Rosas

Com o feriado do Carnaval chegando, a Câmara Municipal de Aracaju  (CMA) separou uma agenda de programações que estão previstas para acontecer pela cidade. Para conseguir curtir a folia em segurança, alguns vereadores deixaram algumas dicas. O vereador Sargento Byron (Republicanos) orientou que, no caso do consumo de bebidas alcoólicas, é fundamental não dirigir para garantir a segurança pessoal e da sociedade. 

A vereadora Sônia Meire (PSOL) ressaltou a importância de combater o assédio, sobretudo, contra as mulheres. “Vamos nos lembrar que não é não, tudo depois no “não” é assédio”, pontuou. O vereador Pastor Eduardo Lima (Republicanos) explicou que é fundamental, nessa época, proteger nossas crianças e adolescentes. “Presenciou ou suspeitou de abuso ou exploração sexual, procure o Conselho Tutelar ou disque 100”, completou. 

O presidente da Câmara, vereador Ricardo Vasconcelos,  orientou que é fundamental evitar gerar mais lixo. “ Leve seu copo para a festa: é mais sustentável e mais seguro! E se não puder, prefira as latinhas às garrafas de vidro”, explicou.  


Aracaju terá 29 blocos espalhados pela cidade 

Sexta-feira (10/02)

BLOCO BOBEOU A GENTE PINGA

Local: Rua Manoel Joventino Chagas - Robalo - Zona de expansão

Concentração: 14h


Sexta e sábado (10 e 11/02)

BLOCO DOS CABEÇUDOS 

Local: Rua São Carlos, 283 – bairro Japãozinho

Concentração: 15h


BLOCO DE CARNAVAL “OS VIZINHOS”

Local: Rua D1 - Dom Luciano

Concentração: 14h


BLOCO DE CARNAVAL "AS MADALENAS DO FREVO"

Local: Rua das Rosas – loteamento Santa Madalena - B. Soledade

Concentração: 14h


BLOQUINHO DO TEACHER

Local: Rua Zoroastro Rodrigues, conjunto Jornalista Orlando Dantas - São Conrado

Concentração: 12h


Sábado (11/02)

BLOQUINHO PATO FOLIA

Local: Saída na rua 418 - Povoado Mosqueiro - próximo à pizzaria Dom Enzo

Concentração: 12h


BLOQUINHO PAZ E BEM

Local: Travessa General Euclides Figueiredo - Santos Dumont

Concentração: 14h


6º BLOQUINHO PÉ NA LAMA

Local: Avenida Valter Barreto -  bairro Santa Maria

Concentração: 14h


NEGRADA TOP

Local: Loteamento Bahamas - bairro Santos Dumont

Concentração: 15h


LARGADINHOS

Local: Rua Sergipe, entre as ruas Amapá e Quinüno Marques -Siqueira Campos)

Concentração: 16h


TRIO E BLOCO PAPELÃO

Local: Rua Groelândia - bairro América

Concentração: 16h


CARNAFOLIA DA CIDADE NOVA

Local: Rua Santa Terezinha, entre as ruas Bolívia e Nossa Senhora da Glória

Concentração: 14h


DERRAMADINHO

Local: Rua Granja Altamira l, nº  55, bairro Cidade Nova

Concentração: 14h


BLOCO DESCIDÃO DOS QUILOMBOLAS

Local: Rua Aristide - bairro Getúlio Vargas

Concentração: 15h


AS FULEIRINHAS

Local: Rua Idalício Soares -  bairro Veneza

Concentração: 10h


Domingo (12/02)

AS FRUTETES

Local: Rua B - bairro Jardim Centenário

Concentração: 14h


CARNAVAL DOS CONRADINHOS (Dias 12 e 13)

Local: Rua A - bairro São Conrado

Concentração: 11h


Segunda (13/02)

BLOCO TÔ BÊBO

Local: Avenida São João - bairro Japãozinho

Concentração: 12h


BLOCO DOS ABUSADOS

Local: Rua Marcos Ferreira de Jesus - conjunto Duque de Caxias - bairro Industrial

Concentração: 9h


BLOCO "FUZUÊ" E BLOCO "SAPEKA"

Local: Av. Corinto Leite, Próximo ao Parque da Cidade - bairro Industrial

Concentração: 13h


CARNAVAL DA RÁDIO WEB

Local:  Praça do Residencial Porto Sul - Aruana

Concentração: das 15h


BLOCO OS DOMINADOS

Local: Travessa Arthur Fortes -  bairro Cidade Nova

Concentração: 10h


BLOQUINHO DOS AMIGOS

Local: Rodovia Ecologista Chico Mendes  - Areia Branca - Zona de Expansão

Concentração: 16h


BLOCO NEGA LÚCIA  

Local: Rua Mangabinha, 153 -  bairro São Conrado

Concentração: 8h


Sábado (17/02)

BLOCO “OS SEM LIMITES“

Local: Avenida Pantanal -  bairro Inácio Barbosa

Concentração: 15h


AS BAGAÇADAS

Local: Augusto Franco - B. Farolândia

Concentração: 11h


Domingo (18/02)

BLOQUINHO CARNA GALEGA

Local: Rua Maria Albertina de Jesus, Comunidade Recanto da Paz -  bairro Aeroporto

Concentração: 15h


Sábado (24/02)

CARNAVAL CULTURAL DO CARRO QUEBRADO (Dias 24 e 25)

Local: bairro São José

Concentração: 16h


CARNAFAMÍLIA SÃO CONRADO

Local: Rua A - bairro  São Conrado (Rua do antigo posto de saúde)

Concentração: 13h


Exposição sobre Carnaval estará disponível até o  dia 29 de fevereiro 

Desde quarta-feira (07/02), os aracajuanos podem visitar a exposição  “Os Carnavais de Aracaju no Século XX”, no Centro Cultural de Aracaju (CCA). A iniciativa é da  Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).


A mostra apresenta a história do Carnaval desde o seu início, na Itália, e sua chegada ao Brasil, terminando com as comemorações carnavalescas em Aracaju. A exposição é gratuita e segue disponível para visitação até 29 de fevereiro.


Para a coordenadora do CCA, Thaís Carvalho, a mostra traz à luz uma época cultural relevante para a sociedade. “Conta-se um pouco a história dessa festa que vem da Itália. Acho muito interessante mostrar essa exposição, que já existia no acervo do Centro Cultural. Aproveitamos que temos esse material para difundir sobre o nosso Carnaval”, explica. O Centro Cultural de Aracaju está localizado na praça General Valadão, no Centro. A exposição fica aberta para visitação das 8h às 17h. Para dúvidas e contato, o telefone é: 3214-5387.



Confira Telefones úteis que podem ser acionados no Carnaval 


Alguns telefones podem ser úteis durante o carnaval. São eles:


-Disque 100: denúncia direitos humanos 

-SAMU: 192 

-Polícia Militar: 180

-Corpo de Bombeiros: 193







Ex-vereadora Professora Ângelo Melo é homenageada pelo Sindipema na noite dessa quinta-feira,08

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 09/02/2024 12h55, última modificação 09/02/2024 15h43

A ex-vereadora Ângela Maria de Melo, mais conhecida como Professora Ângela Melo, foi homenageada na noite desta quinta-feira,08, pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino no Município de Aracaju (Sindipema). Ela faleceu em outubro do ano passado, aos 67 anos, ao sofrer uma parada cardíaca.

Estiveram presentes na homenagem o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (REDE), o vereador licenciado e atual deputado federal, Nitinho Vitale (PSD), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) e o ex-vereador Marcélio Bomfim.

O presidente da CMA destacou a trajetória de Professora Ângela Melo no magistério sergipano e enalteceu a atuação política da ex-vereadora.

“Enquanto presidente da Câmara de Vereadores não poderia deixar de estar presente e reconhecer todos os serviços prestados pela grande atuação de Ângela em defesa do povo de Aracaju na Câmara de Vereadores”, disse Ricardo Vasconcelos. “Nós fazemos questão de participar dessa homenagem que o Sindipema faz a nossa querida Ângela Melo, ex-vereadora de Aracaju, filiada a este sindicato; professora municipal e professora do Estado de Sergipe. Uma grande parlamentar que nos deixou e faz muita falta; é sempre importante lembrar das ações e bandeiras de luta de uma pessoa como Ângela”, complementou.

O vereador licenciado e atual deputado federal, Nitinho Vitale, ressaltou a relação harmônica com a ex-vereadora Ângela Melo, apesar das dissonâncias políticas.

“Professora Ângela é uma pessoa que vai estar sempre em meu pensamento. Mesmo ela fazendo papel de oposição na Câmara Municipal de Aracaju, era uma oposição com respeito a todos colegas da casa; militante nata da esquerda, mas que também respeitava as outras tendências políticas", disse Nitinho.

A deputada estadual Linda Brasil, que também  exerceu mandato como vereadora na CMA, relembrou o período em que atuou com Professora Ângela.

“Tive a honra de trabalhar dois anos com a professora Ângela Melo, sendo vizinhas de cadeira na Câmara de Vereadores. Ela era uma pessoa extraordinária, deixa um legado no ensino, no magistério e na luta pelos direitos. No período em que passou no legislativo aracajuano ela fez a diferença. Desejo que o legado dela permaneça e inspire outras mulheres entre as militâncias ”, concluiu.  

Familiares da ex-vereadora participaram da homenagem. Márcia Melo, irmã da Professora Ângela, deixou transparecer nostalgia e orgulho ao falar sobre a homenageada.  “Essa semana senti saudades então fui até o Sintese e lá descobri uma parede coberta com fotografias de Ângela. Em grande parte dos projetos pude ver a participação de Ângela. É muito lindo saber que ela, uma pessoa que a gente tanto ama, trabalhou tanto pela população”, disse. 

Sindipema

O professor Obanshe Severo, presidente do Sindipema, entidade em que Professora Ângela Melo era filiada, falou sobre a participação dela junto ao sindicato.      

 “ A professora Ângela foi presidente do Sintese e era da nossa base, ela teve uma relação próxima com nossa gestão a partir de 2021. Em todas ações ela estava participando, orientando, já que estávamos iniciando no movimento sindical. Então, esta homenagem é mais do que justa”

Trajetória

Professora Ângela Melo nasceu no município de Nossa Senhora de Lourdes, sertão de Sergipe, mas aos nove anos foi morar em Aracaju. Na Câmara Municipal, recebeu título de cidadã aracajuana em dezembro de 2022. Ângela era formada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tinha pós-graduação em Arte e História.

 Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 1980, foi presidente do SINTESE e diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Sergipe. Ela também foi componente do Fórum Nacional de prevenção e Combate ao Trabalho Infantil e integrante da Direção Nacional da CUT. Em 2018, se candidatou para Deputada Federal, recebendo 13.528, mas foi na eleição seguinte que se elegeu como vereadora, com 1.882 votos.

 

 

CMA realiza Sessão Especial pelos 92 anos da Igreja Adventista da Promessa

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 09/02/2024 18h21, última modificação 09/02/2024 18h21
CMA realiza Sessão Especial pelos 92 anos da Igreja Adventista da Promessa

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu nesta sexta-feira, 9, uma Sessão Especial em homenagem aos 92 anos da Igreja Adventista da Promessa no Brasil. A solenidade foi resultado do requerimento de autoria do vereador Pastor Diego (PP) que apresentou, aos pares da Casa, a relevância e serviços prestados pela entidade Cristã.

O ato solene aconteceu no Plenário do legislativo municipal e contou com a participação de diversos representantes da comunidade evangélica, líderes religiosos, pastores, personalidades públicas do circuito gospel e apresentação do coral Unidos em Cristo.

“São quase 100 anos de história, crendo no poder do espírito santo e na capacidade de transformar vidas. Que venham mais 92 anos. A nossa missão, a nossa promessa é fazer chegar essa mensagem que cura, que desperta. Neste aniversário, a minha oração é para que a igreja continue crescendo. Marcada pela unção do espírito santo, em nome de Jesus”, pregou o Pastor Diego.

O superintendente regional da Igreja Adventista da Promessa, Pastor Fábio Bispo, esteve presente na homenagem e aclamou a iniciativa da Sessão Solene. “Como igreja nós temos uma missão e essa missão precisa ser cumprida. São 92 anos de trabalho, de transformação de vidas e estar aqui hoje neste parlamento é bastante significativo. É uma oportunidade de levar ao aracajuano a visão de Deus através da igreja. Então, a Câmara, através desse evento, honra as instituições que ajudam no andamento de tudo aquilo que é preciso fazer pela sociedade”, ressaltou.

Em concordância, seu vice, Pastor Esmael Bentes acrescenta que “é uma grande alegria e honra, este reconhecimento da Câmara de Vereadores pela nossa igreja. Louvamos a Deus pela vida do Pastor Diego e demais parlamentares por nos abraçar, por notificar a cidade de que há uma igreja compromissada com a palavra e com o social, que realmente trabalha, segue determinada a servir e honrar o compromisso com a comunidade”.


Origem e legado

A Igreja Adventista da Promessa foi fundada em 24 de janeiro de 1932, na pequena cidade de Paulista/PE. Tem por pioneiro o Pr. João Augusto da Silveira que, a partir dessa data, iniciou um trabalho que atualmente alcança milhares de pessoas.

Hoje, encontra-se em 18 países, exercendo trabalhos de cunho espiritual, desenvolvimento humano e social, levando a palavra de Deus, distribuindo cestas básicas, doações aos necessitados, oficinas de aprendizagem, cursos e dando assistência em diversos setores essenciais ao cidadão.

A instituição afirma-se como "a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, uma vez que as outras denominações pentecostais que já existiam no Brasil, nesse período, eram provenientes de outros países". A denominação expandiu-se pelo Brasil, onde estão a maioria de suas congregações e membros, além de templos e missões em outros países, sendo notável seu trabalho social em países subdesenvolvidos.

Em Sergipe, está há mais de 60 anos, em quase todos os municípios. Tendo como missão, adorar a Deus, proclamar a Jesus Cristo e fazer discípulos no poder do Espírito Santo.

Em parceria com a FSPH – HEMOSE, Escola do Legislativo de Aracaju promove campanha de doação de sangue

por Lucas Oliver- Assessor de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 15/02/2024 11h20, última modificação 15/02/2024 12h22
Em parceria com a FSPH – HEMOSE, Escola do Legislativo de Aracaju promove campanha de doação de sangue

Arte: Lucas Oliver

Na próxima sexta-feira, 23, a Escola do Legislativo de Aracaju - Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realiza campanha de doação de sangue, das 8h às 15h, na sede da instituição, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 621, salas 4 e 5, bairro Suíssa. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE). 
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, essa iniciativa nasceu da necessidade de salvar vidas. “Esse é o segundo ano que estimulamos servidores, seus amigos e familiares a doarem sangue e salvarem vidas. A Escola estará preparada para receber todos que queiram doar uma dose de saúde. Nossa primeira ação de 2024 tinha que ser solidária e educativa, afinal, precisamos ter esse hábito de doar sangue”, destaca. Vander ainda completa que para ser um doador de sangue é necessário cumprir alguns critérios: "estar bem de saúde; apresentar documento oficial com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam levar um termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis; pesar acima de 50 kg; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; comparecer bem alimentado; e, na noite anterior, ter dormido pelo menos seis horas”, afirma o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju. A secretária - geral da unidade, Maria Agda Queiroz, alerta: "uma doação de sangue salva até quatro vidas, então, quando uma pessoa doa uma bolsa de sangue, ela é fracionada em 4 tipos de hemocomponentes que atendem a pessoas com várias patologias. Então, se você puder comparecer à Escola do Legislativo de Aracaju, está feito o convite”, diz. 
 A coordenadora da Escola, Irla Suelen, informa que o Hemocentro também funciona regularmente de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30 às 17h”. “Quem puder ir doar no dia 23 de fevereiro, estaremos de braços abertos para recebê-los, mas que essa atitude possa ser durante todo o ano e que o doador possa ir ao Hemocentro salvar vidas”, finaliza Irla Suelen. 

Dr. Manuel Marcos presta condolências ao falecimento de Erivaldinho do Acordeon

por Douglas Fernandes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 11h32, última modificação 15/02/2024 11h32
Dr. Manuel Marcos presta condolências ao falecimento de Erivaldinho do Acordeon

Foto: assessoria do parlamentar

Faleceu na última quarta-feira, 14, o músico sergipano Erivaldinho do Acordeon, que estava internado em um hospital em Belo Horizonte (MG) para tratamento de um câncer. Por meio das suas redes sociais, o vereador Dr. Manuel Marcos expressou solidariedade aos amigos e familiares: “É com profundo pesar que lamento o falecimento de Erivaldinho do Acordeon, cuja voz e talento transcendiam as fronteiras do país do forró. Sua contribuição à música sergipana encheu nossos corações de alegria e orgulho”. Erivaldinho do Acordeon é filho de Erivaldo de Carira e irmão dos artistas Mestrinho e Thaís Nogueira. Ele deixa esposa e quatro filhos. 

“Bora Pensar Verde”: ação coleta mais de 200 quilos de material reciclável no Carnaval

por Nayana Araujo — publicado 15/02/2024 12h19, última modificação 15/02/2024 12h19
“Bora Pensar Verde”: ação coleta mais de 200 quilos de material reciclável no Carnaval

Foto: Gilton Rosas

Na quinta-feira, 15, o vereador Breno Garibalde usou a Tribuna da Câmara de Aracaju para falar sobre o “Bora Pensar Verde no Carnaval”, uma ação de coleta de material reciclável realizada pelo mandato do parlamentar durante o Carnaval em Aracaju. 
Em cinco dias de ação realizada em parceria com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Caare), foram coletados mais de 200 quilos de material entre plástico, vidro e alumínio, preservando o meio ambiente, conscientizando os foliões e ajudando catadores.
“Estivemos presentes em vários bloquinhos pela cidade com o nosso “sacão da reciclagem” fazendo a nossa coleta seletiva para dar a destinação correta a esse material, para que seja transformado em renda para os catadores”, declara o parlamentar.
Ainda em sua fala, Breno ressaltou que a Emsurb realiza o trabalho de limpeza das ruas após as festas, o que é louvável, mas quase nada desses resíduos vai para a reciclagem. 
“Nesse caso, ao invés de gerar renda, estamos pagando para enterrar os resíduos. Precisamos bater na tecla da importância da reciclagem na nossa cidade. Infelizmente, apenas 4% dos resíduos coletados são reciclados”, alerta o vereador, acrescentando que é necessário que a Prefeitura de Aracaju tenha um olhar mais atento para a reciclagem de resíduos nos eventos da capital sergipana.
“Graças a uma reivindicação do nosso mandato, foi realizada uma ação de reciclagem de material durante a realização do Verão Sergipe e vem aí o Projeto Verão, que será realizado em março na Orla de Atalaia e eu torço muito para que a gente possa contar com essa iniciativa em Aracaju”, pontua Breno.
Plantio de árvores
Concluindo o pronunciamento, o parlamentar falou sobre a ação de plantio de mudas que será realizado nesta sexta-feira, 16, na Avenida Euclides Figueiredo. “Quem puder estar presente, estaremos lá por volta de meio-dia, fazendo o plantio de árvores e fazendo a nossa parte para a arborização de Aracaju”, finaliza. 

"Entrei na Câmara não para ficar rico, mas para ajudar quem precisa”, afirma vereador Cícero do Santa Maria

por Pela assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 15/02/2024 12h29, última modificação 15/02/2024 12h29
"Entrei na Câmara não para ficar rico, mas para ajudar quem precisa”, afirma vereador Cícero do Santa Maria

Foto: reprodução

Em entrevista ao programa Liberdade + da Liberdade FM, com a apresentação do jornalista e radialista Anderson Machado, nesta quinta-feira, 15, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) fez um balanço das ações desenvolvidas pelo mandato e destacou uma das suas bandeiras de luta: a melhoria de vida de crianças e adolescentes com autismo. 
“A gente faz muitos encontros com pais de autistas, porque eu sei a dificuldade de entender um filho autista, pois sou pai de um e foi um presente que Deus me deu”, ressaltou Cícero, lembrando que faz questão de levar profissionais da saúde para conversar com os pais durante os encontros. 
Outra ação desenvolvida pelo parlamentar é realizada no Santa Maria, mais precisamente na Casa de Apoio, que passará a se chamar Instituto Dona Branca. 
Lá, a comunidade pode usufruir de atendimentos com clínico geral, psicólogos, fisioterapeuta, além de atendimento jurídico. “Faço esse trabalho desde o dia 1º de janeiro de 2021, quando assumi o mandato de vereador”, revelou Cícero. 
Inicialmente, os atendimentos começaram com clínico geral e psicólogo. “E depois fomos ampliando com fisioterapeuta, urologista e, agora, no final de 2023, conseguimos uma neuropediatra, que é uma especialidade muito procurada no serviço público. Ela faz o atendimento uma vez por mês e, na última vez que ela esteve no Instituto, foram mais de 30 crianças atendidas e a prioridade é para crianças autistas, inclusive, teve uma mãe que me procurou dizendo que o filho, que é autista, tem 10 anos e nunca passou por uma neuropediatra”, afirmou. 
Mesmo sem ter ajuda ou parceria de nenhuma instituição, os atendimentos à comunidade são feitos sem nenhum tipo de cobrança. “E só não coloco o atendimento todos os dias porque não tenho ajuda de ninguém e todos os custos saem do meu salário como vereador, pois entrei na câmara não para ficar rico, mas para ajudar a minha comunidade”, completou Cícero do Santa Maria.

Bigode pede ajuda para os moradores da Ocupação Valdice Teles

por Patrícia França- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 12h57, última modificação 15/02/2024 12h57
Bigode pede ajuda para os moradores da Ocupação Valdice Teles

Foto: Gilton Rosas

O vereador Bigode (PSD) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, no dia de hoje 15,  para parabenizar  o carnaval da nossa cidade, que fomenta a economia, trazendo trabalho, crescimento  e alegria para a população, mas  salientou a situação dos moradores da ocupação Valdice Teles, localizada na Ponta da Asa, no bairro Santa Maria, onde 09 barracos ficaram completamente destruídos por conta de um incêndio.
"É lamentável o que aconteceu na ocupação no bairro Santa Maria. Graças a Deus, não tivemos ninguém ferido, mas gostaria de saber das autoridades competentes e, principalmente da prefeitura, o que decidiram sobre essa ocupação que já existe há três anos. Eu realmente não sei o destino daquele povo, que se encontra sem seus barracos,  se encontra sem roupas e sem calçados e todos os móveis, afirmou".
Finalizando sua fala, o parlamentar comentou a preocupação com esses moradores que estão sem água.
" Peço encarecidamente que a prefeitura e a assistência social olhem pela situação daquele povo".
Bigode faz um alerta sobre chuvas naquela localidade que deixam a comunidade em situação de perigo e pede que que os órgãos competentes vejam a possibilidade de um auxílio- moradia ou algo que possa ajudar essas famílias.

Sargento Byron destaca eventos que impulsionam o turismo, o comércio e a inclusão em Aracaju

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 13h10, última modificação 15/02/2024 13h10
Sargento Byron destaca eventos que impulsionam o turismo, o comércio e a inclusão em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Com o retorno das atividades parlamentares após as festividades de Carnaval, o vereador Sargento Byron (Republicanos) aproveitou a sessão desta quinta-feira, 15, para ressaltar os eventos realizados não só em Aracaju, como em todo o estado, movimentando a economia e o turismo, além de impulsionarem a cultura, promovendo a inclusão.

 

"Sabemos o quanto o clima de Carnaval contagia a todos, seja para quem gosta de festa, como aqueles que preferem viajar ou apenas descansar. E Sergipe tem sido o cenário ideal para todos os públicos. Estamos resgatando festas como o Verão Sergipe, os bloquinhos de rua, o Carnaval nos interiores, além do Rasgadinho em nossa capital, como também, nos próximos dias, o Projeto Verão. Nosso turismo está aquecido, nosso comércio em ascensão , além de todas essas ações promoverem a inclusão social, com a prática da acessibilidade, seja por meio do esporte, das normas que são executadas para a realização dos shows e demais apresentações. É válido ressaltar, também, que todas essas ações possibilitam que os próprios sergipanos conheçam ainda mais o seu estado e o que aqui é realizado", pontuou Byron, que, por meio do projeto social Estrelas do Mar, apresentou o banho de mar assistido para dezenas de sergipanos durante o Verão Sergipe, por exemplo.


Ainda sobre a valorização da nossa cultura, o vereador enalteceu a homenagem nacional feita pela Escola de Samba X9 Paulistana, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, ao Restaurante e Casa de Forró Cariri. "É uma grande emoção para nós, aracajuanos, vermos a nossa história, através do Cariri, sendo retratada em um desfile, no carro abre- alas. Parabéns a todos os envolvidos nessa brilhante homenagem. Que possamos dar continuidade a esse reconhecimento por meio do nosso trabalho na Câmara Municipal de Aracaju".

“Estamos há mais de um ano sem agulha para acupuntura”, Camilo cobra as práticas de saúde integrativa que são lei em Aracaju

por Thiago Paulino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 13h22, última modificação 15/02/2024 13h22
“Estamos há mais de um ano sem agulha para acupuntura”,  Camilo cobra as práticas de saúde integrativa que são lei em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

As práticas integrativas e complementares são terapias que reconhecem o Ser Humano em sua integralidade. Aracaju possui a Lei 5645/2023 que institui uma política dessas terapias - como yoga, reiki, musicoterapia e acupuntura - na Saúde do Município. Mas apesar da existência, a Lei ainda está longe de ser colocada em prática. Na sessão da
terça (07), o mandato popular de Camilo Daniel (PT) cobrou a efetivação dessas práticas no município. 

“Aprovamos no ano passado a lei da saudosa professora Ângela. São quase 30 práticas que a lei regulamenta e dentre essas está a acupuntura. A conselheira de saúde Adriana Lohanna denunciou que, há mais de um ano, não tem agulha para fazer essa prática. Camilo Daniel ressaltou a importância para a população dessas práticas e que pretende
voltar a dialogar com a Secretária de Saúde do Município, Waneska Barbosa, para que essa situação seja modificada.  “No começo do ano, estivemos reunidos com a Secretária de Saúde
e ela se comprometeu a colocar recursos para que essas práticas fos
sem instituídas.
Tem muita gente que precisa dessas práticas integrativas não só pela saúde física mas também por conta da saúde mental. É muito triste que, mesmo após uma pandemia, essas práticas não sejam oferecidas à população”, declarou.

Em retorno das atividades legislativas, CMA aprova 10 projetos de lei

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 15/02/2024 13h40, última modificação 15/02/2024 14h10
Ao todo, foram analisadas 12 proposituras na manhã desta quinta-feira,15
Em retorno das atividades legislativas, CMA aprova 10 projetos de lei

Crédito: Gilton Rosas

No retorno das atividades parlamentares na CMA, nesta quinta-feira,15, após feriado de Carnaval, foi realizada a 3º sessão ordinária no Plenário da casa legislativa. Na oportunidade, os vereadores apreciaram doze proposituras, sendo 10 projetos de lei e 2 requerimentos.

04 projetos foram aprovados em 2º Discussão
Os vereadores apreciaram 4 projetos de lei em segunda discussão. Entre eles, o projeto de lei Nº 232/2022, do vereador Breno Garibalde (União Brasil), que institui a Política de mobilidade sustentável e de incentivo ao uso de bicicleta em Aracaju.

De acordo com o texto da lei, o projeto visa reduzir índices de emissão de poluentes, desenvolver ações voltadas para a melhoria do sistema de mobilidade cicloviária e incluir os sistemas cicloviários nas ações de planejamento espacial e territorial; conscientizando a sociedade quanto aos efeitos da utilização do automóvel nas locomoções urbanas, em detrimento do transporte público e de alternativas não motorizadas.

Outro projeto aprovado em 2º discussão é o de Nº 258/2023, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios em disponibilizar, em local único e de modo acessível, produtos destinados a indivíduos celíacos, diabéticos e com intolerância à lactose.

Projetos aprovados em 1º discussão
Foram aprovados 6 projetos em 1º discussão na sessão. O projeto de lei Nº 296/2023, de autoria do vereador Milton Dantas (PDT) foi um destes e trata sobre a Política municipal de incentivo à prática de futebol feminino.

Outro projeto aprovado também foi de autoria do vereador Milton Dantas a ser aprovado (Nº 352/2023), o qual institui o programa de inovação regulatória e fomenta à tecnologia, visando fomentar o desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade urbana no município de Aracaju.

Requerimentos
A CMA aprovou 2 requerimentos. Um deles de autoria do presidente da Casa legislativa, Ricardo Vasconcelos (Rede), relativo à audiência pública, que será realizada no dia 26 de fevereiro, às 09 horas, para debater o uso de câmeras com reconhecimento facial pela segurança pública. A audiência visa discutir as perspectivas e limites do uso desse equipamento

Presidente da CMA sugere nova composição de Comissões

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 15/02/2024 13h32, última modificação 15/02/2024 13h32
Presidente da CMA sugere nova composição de Comissões

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (15/02), o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, ao finalizar a 3ª sessão ordinária, propôs a direção e composição das comissões. Atualmente, a Câmara conta com 07 comissões. A nova proposta é:


Comissão Processante e Ética

O presidente será o vereador Isac Silveira (PDT) no lugar de Nitinho, que assumiu como deputado federal. Como secretário, assumirá o vereador Pastor Diego. Os outros membros serão Sheyla Galba, Sargento Byron e Camilo. 


Comissão de Educação, cultura, esporte, lazer e turismo

A presidente seguirá sendo a vereadora Sônia Meire (PSOL), tendo como secretário o vereador Camilo. Os membros seguem sendo os vereadores Bigode, Fabiano e Miltinho.


Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio

O presidente passa a ser o vereador Ricardo Marques (Cidadania), no lugar do vereador Breno Garibalde (União Brasil), que passa a ser o primeiro secretário. Os membros seguem sendo Zezinho do Bugio, Soneca e Paquito de todos. 


Comissão de Saúde, meio ambiente e proteção animal 

A presidente da Comissão passa a ser a vereadora Sheyla Galba (Cidadania), no lugar do vereador Isac Silveira, que passa a ser membro da comissão junto com os vereadores Elber Batalha e Miltinho. O vereador Cícero do Santa Maria segue como secretário. 


Comissão de Finanças, tomada de contas e Orçamento 

O vereador Breno Garibalde (União Brasil) assume a presidência no lugar de Nitinho Vitale. O vereador Isac Silveira será o secretário e os membros serão os vereadores Elber Batalha, Manuel Marcos e Professor Bittencourt.


Comissão de Constituição, justiça e redação

A presidência seguirá com o vereador Pastor Diego (PP), tendo como secretário o vereador Sargento Byron. O que muda são os membros que passam a ser os vereadores Anderson de Tuca, Emília Corrêa e Isac Silveira. 


A Comissão de Assistência Social, direitos humanos, direito do consumidor, criança, adolescente e da mulher permanecerá a mesma, tendo como presidente o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) e secretária, a vereadora Professora Sônia Meire. Os membros seguem sendo a vereadora Emília Corrêa, Sargento Byron e Vinicius Porto.



Sobre as Comissões

As Comissões são órgãos técnicos constituídos pelos próprios membros da Câmara, com a função de emitir pareceres especializados e realizar investigações. De acordo com o Regimento Interno da Casa, a composição das Comissões Temáticas é feita pela representação proporcional dos partidos, que será obtida dividindo o número de vereadores pelo número de membros de cada comissão, e o número de vereadores de cada partido pelo quociente assim alcançado.

Elber destaca realização do Rasgadinho 2024

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 14h50, última modificação 15/02/2024 14h57
Elber destaca realização do Rasgadinho 2024

Foto: Gilton Rosas

O Carnaval da capital foi destaque por meio do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) nesta quinta-feira, 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ele fez questão de falar sobre a importância do Rasgadinho e toda a sua organização, conduzida por Robson Viana.

Realizado na região do bairro Cirurgia, o Rasgadinho surgiu na década de 60, com pessoas curtindo com roupas rasgadas, e por isso se deu o nome ao bloco. "Porém, houve uma pausa e o evento voltou a ocorrer a partir dos anos 2000, quando moradores resgataram a tradição, incluindo Robson Viana. Com atrações locais e nacionais, o evento foi realizado mais uma vez, atraindo famílias inteiras em busca de diversão e tranquilidade.

Durante o pequeno expediente, Elber ressaltou a importância do evento para o nosso município. “O Rasgadinho se tornou o maior bloco de Carnaval de rua em atividade na cidade de Aracaju. Tudo isso, sendo uma festa de paz, integração, socialização e interação.  Foi uma festa belíssima, sem violência e com muita alegria. Além de divulgar a música cultural do Carnaval, dando oportunidade a vários artistas sergipanos de participar”, comentou.

Na oportunidade, ele parabenizou a todos os envolvidos. “Quero parabenizar o empresário Robson Viana, ex-parlamentar desta Casa e ex-deputado estadual, pela belíssima festa que promoveu no Rasgadinho. Parabenizo também a todos que se agregaram a esse projeto. Parabéns a Robson Viana e a todos que fazem o Rasgadinho”, concluiu.  

“Já passou da hora de Aracaju instituir a coleta seletiva de lixo”, cobra Elber

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 15h22, última modificação 15/02/2024 15h22
“Já passou da hora de Aracaju instituir a coleta seletiva de lixo”, cobra Elber

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) ressaltou a necessidade da coleta seletiva na capital durante a sessão desta terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O parlamentar comentou na tribuna que tem observado bastante os catadores de latinhas nestes dias de folia e enfatizou que já passou da hora disso acontecer em nosso município para uma melhor organização.

Elber relatou que refletiu sobre as consequências da falta de educação de todos sem a prática da separação dos itens recicláveis em suas rotinas. “Eu pensei no nosso egoísmo ao não separar nada na nossa euforia na nossa casa, quando misturamos até resto de comida, sem se preocupar no valor econômico que aquele material tem para o próximo e na humilhação que fazemos essas pessoas passarem ao precisar separar”, contou.

Em seu relato durante o pequeno expediente, ele aproveitou para cobrar medidas urgentes para mudar essa realidade o quanto antes e conscientizar ainda mais a população. “Quero registrar uma cobrança de forma muito institucional: já passou da hora de Aracaju instituir a coleta seletiva de lixo. É um absurdo que todo esse lixo seja levado para o mesmo aterro. Nós estamos jogando fora dinheiro, possibilidade de inclusão social desses trabalhadores para uma renda e estaríamos deixando de sujeitá-los a essa humilhação. Principalmente com o calor atual, imagino o sofrimento deles. Está na hora do poder público olhar com seriedade e compromisso para essa pauta, declarou. 

Vereadores marcam presença no lançamento do Projeto Verão Aracaju

por Fernanda Nery, Agência Câmara Aracaju — publicado 15/02/2024 16h50, última modificação 15/02/2024 17h12
Vereadores marcam presença no lançamento do Projeto Verão Aracaju

Foto: Franklin Timóteo

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) estiveram presentes durante o lançamento da programação do Projeto Verão Aracaju, na manhã desta quinta-feira, 15/02, no Centro Administrativo da Prefeitura. O projeto é uma parceria da prefeitura com o governo do estado e ocorrerá de 1º a 3 de março na Orla de Atalaia.

O evento contará com uma programação diversificada, que abrangerá apresentações musicais, oficinas culturais, arena kids e tenda de games, com campeonato de jogos eletrônicos. Além disso, o projeto incluirá uma programação esportiva, que contemplará modalidades como vôlei de praia, beach tênis, dança, skate, capoeira, entre outras.

O objetivo é impulsionar o turismo e a economia da capital, atraindo visitantes para a cidade. O vice-presidente da Câmara, Fabiano Oliveira (PP), afirmou estar entusiasmado com a iniciativa, que dará maior visibilidade ao destino Aracaju.

“No próximo mês, nós celebramos o aniversário da cidade e de 1º a 3 de março teremos esse evento com uma diversidade cultural enorme. A cultura é o alimento da nossa alma, e eu estou feliz como presidente da frente parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Aracaju, tanto que nós viemos aqui parabenizar mais um ano desse projeto”, disse.

O vereador Breno Garibalde (União Brasil) também esteve presente e ressaltou a importância do evento para a cidade. “Muito importante esse anúncio, estão todos convidados para prestigiar essa grande festa com atrações maravilhosas. Acabou agora o Verão Sergipe e vamos fazer a nossa parte na capital, trazendo muita alegria e renda para o nosso município”, pontuou.

Para o vereador Zezinho de Bugio (PSB), o povo de Aracaju só tem a ganhar com eventos como esse. “É um projeto de grande relevância para nós aracajuanos e sei da importância que isso tem tanto na parte cultural, quanto econômica, atraindo mais turistas e mostrando para todos que vêm de fora as nossas belezas e a nossa cultura”, enfatizou.

Durante o anúncio, o prefeito Edvaldo Nogueira e o governador Fábio Mitidieri ressaltaram o papel da parceria nesse projeto, que vai fortalecer o turismo, movimentar a economia e a cultura da cidade, bem como a relevância do calendário de eventos ao longo de todo o ano, atraindo visitantes e mantendo alta ocupação hoteleira. “É muito evidente a força do Projeto Verão para que possamos enriquecer nossa cultura e crescer culturalmente nessa troca”, afirmou o prefeito.

O governador fez questão de destacar que o investimento na cultura e no turismo não deve ser visto como uma despesa e sim como algo que traz um retorno positivo para a população. “O turismo, a cultura e a arte geram emprego e renda. A gente investe em todas as áreas, mas nenhum setor traz um retorno tão rápido e uma autoestima maior do que a cultura e a arte”, disse.

A programação musical será a principal atração do evento e promete atrair o grande público com uma grade que reúne artistas locais e nacionais de estilos diversificados. 

  

Programação: 

  

1º de março (sexta-feira) 

  • 20h - Gut+Morgana+Winnie - Vozes de Sergipe 

  • 21h30 - Luedji Luna 

  • 23h00 - Barão Vermelho 

  • 00h30 - Marcelo Falcão 

  • 2h00 - Reação 

  

2 de março (sábado) 

  • 20h00 - Pedro Lua 

  • 21h30 - Glória Groove 

  • 23h - Emicida 

  • 00h30 - Titãs 

  • 02h - MC Pardal 

  

3 de março (domingo) 

  • 17h - Sandy Alê 

  • 18h30 - Jorge Aragão 

  • 20h - Pretinho da Serrinha 

  • 21h30 - Paralamas do Sucesso 

  • 23h - Baiana System 

Durante sessão, Fabiano Oliveira destaca importância da Casa de Forró Cariri para Sergipe

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 16h30, última modificação 15/02/2024 16h35
Durante sessão, Fabiano Oliveira destaca importância da Casa de Forró Cariri para Sergipe

Foto: Gilton Rosas

O vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Fabiano Oliveira (PP), não escondeu a alegria em ter a Casa de Forró Cariri representando Sergipe no Carnaval de São Paulo. Durante discurso na manhã desta quinta-feira, 15, o parlamentar parabenizou a escola de samba X-9 Paulistana pelo primeiro lugar no Grupo de Acesso 2 do Carnaval deste ano. Foi com o enredo “Nordestino Sim, Nordestinado Não” que a escola desfilou no sábado, 3 de fevereiro.

“Um dos destaques da agremiação na avenida foi o carro abre-alas que homenageou Sergipe ao retratar o Restaurante e Casa de Forró Cariri, um dos mais tradicionais de Aracaju. Tem como não ficar orgulhoso? Tem como não ficar feliz? Sergipe sendo destaque para todo Brasil através do Cariri é um baita reconhecimento!”, comemorou o vereador.

Grande defensor do turismo, Fabiano ainda fez questão de destacar o trabalho incansável de Hamilton, proprietário do Cariri, para tornar o empreendimento um dos mais conhecidos do Nordeste e do Brasil.

“Todo turista que chega ao nosso estado acaba conhecendo o Cariri. É uma casa que celebra a raiz nordestina, com seu tradicional forró, sua comida regional e decoração. Parabéns também para toda família e colaboradores. A Casa de Forró Cariri é uma das mais lindas do Brasil!”, afirmou. 

 

Eduardo Lima quer liberação do PL que autoriza a PMA a contratar vagas para alunos em escolas particulares

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 16h47, última modificação 15/02/2024 16h47
“Número de crianças sem vagas deve aumentar em 2024”, diz vereador
Eduardo Lima quer liberação do PL que autoriza a PMA a contratar vagas para alunos em escolas particulares

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) utilizou o Pequeno Expediente na manhã desta quinta-feira, dia 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lamentar a falta de vagas nas creches da Capital para crianças de até cinco anos de idade. Segundo o parlamentar, o déficit foi de 1500 alunos em 2023 e deve aumentar ainda mais em 2024.

“Uma das realidades em Aracaju é a verdadeira via-crúcis de mães aracajuanas para matricularem seus filhos em creches. Tenho recebido mães em nosso escritório e mensagens de WhatsApp reclamando da falta de vagas, e este déficit deve aumentar em 2024”, lamentou o vereador.

Eduardo Lima é autor do Projeto de Lei (PL) 40/2023, que torna a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) responsável por disponibilizar, para todas as crianças de 0 a 5 anos de idade no município de Aracaju, matrícula em instituições, creches e pré-escolas na rede particular em caso de falta de vagas na rede pública.

A proposta aguarda o parecer da Comissão de Educação da CMA para ser votada em Plenário.

“Nós temos um projeto pronto nesta Casa e creio que já deve estar pronto para sair da Comissão, para permitir a Prefeitura de Aracaju a contratar vagas em instituições particulares e conveniadas ao município, para desafogar essa fila que tanto traz tristeza a pais e mães aracajuanos que não podem trabalhar pois não tem onde deixar os seus filhos”, afirmou o vereador. 

Vereador Pastor Diego preocupa-se com falta de vagas em creches e escolas públicas

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 17h07, última modificação 15/02/2024 17h07
Vereador Pastor Diego preocupa-se com falta de vagas em creches e escolas públicas

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 15, para alertar sobre a oferta e demanda de matrículas na rede municipal de ensino público. O parlamentar relata que diversas famílias não conseguiram matricular os filhos em creches ou escolas do ensino fundamental. Segundo ele, a situação é mais complicada para os alunos que possuem alguma condição atípica.

“Nesse período recebemos diversos pedidos em relação a creche, a alunos que precisam de um suporte especial e de uma atenção diferenciada. Penso que esta Casa deveria convidar o secretário de Educação para uma reunião com a Comissão de Educação da Câmara e que cada vereador pudesse aqui apresentar as demandas que estão recebendo”, declarou Diego.

Na ótica do pastor, a melhor maneira de buscar medidas viáveis que atendam a população é agindo coletivamente com todos os pares da Casa Legislativa. “Se forem feitos pedidos soltos ou de forma isolada não vai funcionar. Acredito que seja a hora do parlamento municipal se somar para que a gente possa buscar uma solução para o povo de Aracaju.  Nos colocarmos aqui enquanto Casa para se somar nesta peleja”, enfatizou.

Apartes

Compartilhando da mesma linha de pensamento, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), relatou situações cotidianas nas quais pais e mães o procuraram na tentativa de conseguir matricular os filhos em alguma unidade de ensino da rede pública. “Tem um filho de uma amiga lá da Ponta da Asa, que é autista e a família me procurou pedindo vaga. Além de outras famílias que não conseguiram matricular na creche. Precisamos nos unir e trabalhar para que todos consigam garantir a vaga”, relatou.

Sensível ao tema, a vereadora e presidente da Comissão de Educação da CMA, Professora Sonia Meire (Psol), assegurou que já está se mobilizando no sentido de convocar o representante do executivo para o diálogo e viabilizar a solução deste problema. “Por conta do período do carnaval, a gente não teve como chamar para se reunir com a comissão. Então, na próxima semana, iremos chamar porque esse é um assunto que a comissão de educação tem o dever de discutir. Estou fazendo o requerimento para possa subsidiar o debate sobre as vagas que foram ampliadas esse ano”, explicou.

Posicionamento

Na oportunidade, o vereador Pastor Diego repudiou dois episódios que aconteceram durante o carnaval. Um deles diz respeito à Escola de Samba paulista Vai-Vai que retratou a polícia com fantasia de demônio. “Os policiais foram apresentados como um indivíduo que faz mal para a sociedade. Eu acho que essa cultura é totalmente equivocada”, falou.

“Constantemente tentam transmitir a ideia de que a polícia é quem traz prejuízos à sociedade. Quando, na verdade, só conseguimos andar com mais tranquilidade pelo trabalho que a polícia realiza”, completou.

O outro caso, envolve a polêmica que se criou em um diálogo entre as artistas Ivete Sangalo e Baby Consuelo. Durante a transmissão do carnaval baiano, Baby pregou a palavra de Deus, citando o Apocalipse e o arrebatamento final. Em resposta, Ivete disse “não ia deixar e que iria ‘macetar’ o apocalipse”.

“Não quero aqui discutir polêmica e nem religiosidade. Eu quero aqui ler um trecho da palavra de Deus que diz assim: 'Portanto, vigiem porque vocês não sabem que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto, se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim vocês também precisam ficar preparados porque o filho do Homem virá em uma hora que vocês menos esperam'”, pregou o pastor citando Matheus 24:42-44. 

 



Fabiano Oliveira lamenta morte do forrozeiro Erivaldinho do Acordeon

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 17h42, última modificação 15/02/2024 17h42
Fabiano Oliveira lamenta morte do forrozeiro Erivaldinho do Acordeon

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fabiano Oliveira (PP) usou a tribuna desta quinta-feira, 15, para lamentar a morte do cantor, sanfoneiro e compositor sergipano Erivaldinho do Acordeon, filho de Erivaldo de Carira. O músico faleceu na última quarta, 14, aos 47 anos, em Minas Gerais. Ele estava internado em um hospital na cidade de Belo Horizonte tratando um câncer de intestino.

Durante seu discurso, o vereador destacou a importância cultural e artística de Erivaldinho, ressaltando sua contribuição para a música brasileira e, em especial para o forró, um dos gêneros musicais mais queridos e representativos de Sergipe.

Erivaldinho do Acordeon era reconhecido por sua habilidade musical e também por toda trajetória artística que vem do pai, Erivaldo de Carira. Extremamente talentoso, ele já tocou e gravou com muitos artistas do cenário nacional. Sua morte representa uma grande perda para a música, deixando um legado que será sempre lembrado”, destacou.

“Ele sempre foi muito querido! Nesse momento tão delicado eu quero destinar toda minha oração aos familiares. Sintam-se abraçados e acolhidos. Força para superar esse momento tão difícil”, finalizou.

De acordo com familiares, o corpo de Erivaldinho será velado em Aracaju, nesta sexta-feira, 16, a partir das 9h, na Funerária Piaf e cremado no sábado, 17.


Elisaldo Santos de Oliveira

Natural de Nossa Senhora da Glória, Erivaldinho cresceu em Carira. Autodidata, começou a tocar sanfona com sete anos de idade ouvindo o pai. Ainda na adolescência, se mudou para Aracaju, onde iniciou a carreira profissional e gravou com a banda Calcinha Preta e mais centenas de artistas, além de tocar com grandes nomes da música como Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Tierry.

Em 2002, foi viver em São Paulo, mas atualmente morava em Belo Horizonte, onde seguia em carreira solo. Erivaldinho era casado e deixa dois filhos.

Miltinho Dantas fica satisfeito com o jogo entre Flamengo e Bangu

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/02/2024 15h20, última modificação 16/02/2024 17h20
Miltinho Dantas fica satisfeito com o jogo entre Flamengo e Bangu

Foto: Gilton Rosas

Na noite de quinta-feira, 15, na Arena Batistão, ocorreu o jogo entre o time do Flamengo e o Bangu, com vitória do Flamengo por 3 a 0, com três gols do atacante Pedro. A partida foi válida pela 8ª Rodada do Campeonato Carioca. A Arena Batistão ficou lotada e a torcida do Flamengo, maioria no estádio, saiu satisfeita com o resultado.

O vereador Miltinho Dantas (PDT), que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol, recebeu as principais autoridades do estado, como o governador Fábio Mitidieri, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, vereadores e demais autoridades.

“Primeiramente, quero agradecer ao presidente Landim do Flamengo, pois a ideia partiu dele. Quero também agradecer ao presidente da Federação Carioca de Futebol”, frisou Miltinho Dantas, que agradeceu o apoio do governador Fábio Mitidieri e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para a realização da partida. Miltinho ainda ressaltou que o vereador Fabiano Oliveira foi fundamental para a vinda do Flamengo para a nossa capital.

Miltinho ainda destacou que a partida era um sonho dos torcedores do Flamengo e que movimentou a economia do estado e divulgou a cidade de Aracaju para a mídia nacional. O jogo teve um público de 15.575 presentes na Arena. 

 

Mandato do vereador Cícero do Santa Maria é a voz da população

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/02/2024 16h06, última modificação 16/02/2024 16h06
Mandato do vereador Cícero do Santa Maria é a voz da população

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O mandato do vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) continua percorrendo as ruas da capital para identificar os problemas que afetam a população. Desta vez, nesta quinta-feira, 15, o parlamentar esteve no Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria, e pôde constatar os anseios da comunidade.

O parlamentar conversou com moradores do Paraíso do Sul, que relataram as dificuldades encontradas no local. “O nosso papel é ouvir os problemas e tentar encontrar a solução para eles”, destacou Cícero.

Morador do bairro Santa Maria há vários anos, Cícero faz questão de estar ao lado da população. “Foi para isso que fui eleito e sempre vou estar ao lado da minha comunidade, ajudando a quem mais precisa”, revelou.

Os atendimentos também são realizados todas as terças-feiras, no período da tarde, na Casa de Apoio, que passará a ser chamada de Instituto Dona Branca. “Minha função é trabalhar cada vez mais para melhorar a vida dos aracajuanos”, completou. 

Vereador Pastor Diego e Yandra Moura fortalecem aliança política em Aracaju

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/02/2024 17h10, última modificação 16/02/2024 17h10
Vereador Pastor Diego e Yandra Moura fortalecem aliança política em Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Uma aliança de peso está se formando em Aracaju, trazendo consigo o potencial para transformar o cenário político da cidade. O vereador Pastor Diego (PP) e a deputada federal Yandra Moura (União) têm estreitado os laços e dialogado bastante para a construção de um projeto que pode vir a se tornar um verdadeiro divisor de águas.

O alinhamento entre essas duas forças políticas vai além de uma mera agenda diplomática; é a convergência de ideais e valores que definem o rumo da pré-candidatura dela, assim como a reeleição dele. É uma comunhão de elementos que fazem a diferença em uma corrida eleitoral.

Na sexta-feira passada, dia 9, a deputada prestigiou o Culto Especial de Formatura do Projeto Social que capacita jovens para o mercado de trabalho e é promovido através do mandato do vereador Diego. A solenidade aconteceu no bairro Soledade, Zona Norte da capital, em uma das Igrejas do Evangelho Quadrangular (IEQ). O ato foi muito mais do que um evento protocolar; foi um manifesto de apoio mútuo e colaboração entre ambas as partes.

No sábado, dia 10, a convite do pastor Luiz Antônio, supervisor estadual da IEQ, ela participou de uma reunião em Aracaju com pastores, superintendentes e líderes sergipanos. O encontro, mediado pela Secretaria Estadual de Cidadania da IEQ – que é o braço social e político da instituição religiosa – consolidou o apoio a Yandra como pré-candidata nas eleições municipais. Esta apresentação marcou o início de uma parceria promissora para fortalecer suas bases e expandir a influência política.

Como é de conhecimento público, o vereador Pastor Diego é membro da IEQ e um caso político de sucesso da referida instituição. Já Yandra representa bem o sonho da juventude, a força da mulher e – é válido salientar – foi um fenômeno de votos em Sergipe nas eleições de 2022. Ambos são uma grata surpresa no cenário político sergipano e ao longo de suas jornadas têm fortalecido o trabalho em prol da população.

Yandra Moura, com seu histórico de mobilização e compromisso com o desenvolvimento dos municípios sergipanos, encontra na estrutura organizacional e no alcance da Quadrangular um apoio fundamental para ampliar seu trabalho. Especialmente em áreas onde sua presença ainda é tímida, mas poderá ter ainda mais força e respaldo com o apoio expressivo da igreja.

Enquanto isso, o Pastor Diego sinaliza que poderá tentar a reeleição e aproveitará a janela partidária para trocar de legenda sem o risco de sair prejudicado. Criando condições sólidas para disputar novamente uma cadeira na Câmara Municipal, desta vez em outra sigla, no caso o União Brasil.

Diante da falta de diálogo de outros pretensos pré-candidatos, o fato é que o campo ficou livre e abriu espaço para que Yandra Moura e o União Brasil conquistassem terreno nesse território. O alinhamento com o Pastor Diego serviu como um catalisador para o projeto político da jovem líder, marcando um ponto de virada no período em que as relações se costuram e antecedem a corrida eleitoral.

Essa aliança não apenas fortalece as posições que o vereador representa, mas também encoraja e dá mais sustentação ao nome de Yandra como pretensa candidata a prefeita de Aracaju. Com determinação e liderança, eles estão prontos para caminhar rumo a um futuro promissor, guiados pelos valores e pela visão compartilhada da Igreja do Evangelho Quadrangular e do partido União Brasil.

"Povo de Aracaju precisa e merece muito mais que festas", diz o vereador Ricardo Marques

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/02/2024 18h02, última modificação 16/02/2024 18h02
"Povo de Aracaju precisa e merece muito mais que festas", diz o vereador Ricardo Marques

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) usou suas redes sociais para fazer uma reflexão sobre os problemas de Aracaju e disse que ficou surpreso com uma postagem do prefeito Edvaldo Nogueira que citou o fim do Carnaval e falou que os aracajuanos já estão esperando a próxima festa. O parlamentar observou que o prefeito não costuma falar sobre os problemas prioritários do povo, que se acumulam durantes décadas em nossa capital.

"Ele fala pouco ou não fala nada sobre problemas graves como a falta de emprego em Aracaju. Edvaldo não diz o que pode fazer para atrair empresas para aquecer a economia de Aracaju e gerar emprego e renda. Não fala como pode ajudar e incentivar o setor produtivo para gerar emprego e renda", lamenta.

O vereador continuou listando problemas rotineiros do povo aracajuano. "O prefeito não fala como pode melhorar a saúde pública para muita gente que acorda cedo e vai aos postos de saúde e volta para casa sem conseguir marcar consultas e exames ou pegar o medicamento que precisa. As filas estão gigantes. E o transporte público? Continua caro e caótico. Cadê a licitação? Ele também não fala. E as vagas nas escolas e creches que os pais buscam?”, questiona.

‘’Essas são as maiores reclamações que recebo em minhas redes sociais, falta emprego, saúde e transporte público de qualidade, uma cidade precisa de muito mais do que festas, e o povo de Aracaju merece muito mais’’, disse o vereador em seu desabafo.

Vereador Isac anuncia possível mudança para o União Brasil em entrevista exclusiva ao Jornal da Rio 1ª edição

por Valéria Santana - assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/02/2024 10h15, última modificação 19/02/2024 13h44
Vereador Isac anuncia possível mudança para o União Brasil em entrevista exclusiva ao Jornal da Rio 1ª edição

Foto: assessoria do parlamentar

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Rio 1ª edição, na manhã desta segunda-feira, 19, o vereador Isac Silveira (PDT) surpreendeu ao revelar seus motivos para se desvincular da administração de Edvaldo Nogueira (PDT). Durante a conversa com o radialista Marcos Aurélio, Isac expôs questões cruciais que o levaram a tomar essa decisão.

O parlamentar destacou uma fila preocupante de 3700 pessoas aguardando atendimento com especialistas na rede básica de saúde, evidenciando uma situação crítica que demanda atenção urgente. Além disso, Isac apontou para o descumprimento de promessas de campanha, especialmente aquela relacionada ao pagamento do piso dos servidores municipais, incluindo os Agentes de Saúde e de Endemias. Ele expressou seu descontentamento com a falta de palavra e a ingratidão percebida.

"Ele é sim um bom gestor de obras públicas, mas, quando se trata de saúde e educação, há lacunas que não podem ser ignoradas", afirmou Isac durante a entrevista.

O vereador também revelou detalhes sobre sua trajetória política, mencionando sua militância no campo de centro-esquerda, sua filiação inicial ao PCdoB, posterior ida para o PDT, e até mesmo a resistência enfrentada ao cogitar candidatura pelo PT. Isac destacou seu apoio ao governador Fábio Mitidieri nas eleições, ressaltando o reconhecimento do político em relação às categorias trabalhadoras.

Quando questionado sobre sua futura filiação partidária, Isac anunciou sua decisão de se unir ao União Brasil. Ele destacou ter dialogado com a pré-candidata Yandra Moura (União Brasil) e ressaltou a necessidade de impulsionar o desenvolvimento industrial em Aracaju, a implementação de planos de carreiras para servidores municipais e o combate à fome, uma realidade que afeta mais de um milhão de pessoas no estado. Yandra Moura, segundo Isac, demonstrou sensibilidade e comprometimento com essas questões, motivando sua escolha pelo União Brasil como um espaço para impulsionar o progresso da cidade.

 

A mudança de Isac para o União Brasil promete reconfigurar o cenário político local e abre espaço para uma discussão mais ampla sobre os desafios enfrentados pela administração municipal.

Banco de Leite Marly Sarney incentiva doação de leite materno

por ivo.jeremias Agência CMA — publicado 19/02/2024 13h12, última modificação 19/02/2024 13h12
A necessidade atual é de 10 litros por dia e no momento o banco está fornecendo 25 por cento desse valor
Banco de Leite Marly Sarney incentiva doação de leite materno

Gilton Rosas

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH) está com o estoque abaixo da quantidade ideal. A necessidade atual é de 10 litros por dia e no momento o banco está fornecendo 25 por cento desse valor. De acordo com a nutricionista e responsável técnica do BLH, Mirian Duarte, o leite materno é alimento essencial na recuperação dos bebês que estão internados na maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Mulheres que estão amamentando e apresentam  50 ml excedentes por dia podem doar. 

“O leite materno é o principal alimento que o bebê necessita. O leite materno é completo, tem anticorpos, vitaminas, uma quantidade adequada de carboidratos, de proteínas e de gordura; sendo essa gordura constituída em boa parte por ômega 3.  Todo leite doado passa por um processo de pasteurização e, em seguida, é enviado para maternidade”, afirmou a nutricionista. 

A nutricionista explica que a pessoa  interessada  em ser uma doadora pode entrar em contato com o BLH através do telefone (79) 3226-6301. Os profissionais do banco de leite cadastram as doadoras e recolhem o leite materno.

 “Fazemos o cadastro e explicamos como é o processo da doação, como é feita a ordenha em casa e o armazenamento do leite. A doadora precisa fornecer os exames feitos no pré-natal, esse envio pode ser via aplicativo de mensagens. A equipe médica vai avaliar esses exames e, caso sejam aprovados, essa mulher pode ser doadora”, disse.

A equipe do banco de leite leva até essa doadora o kit dos frascos já esterilizados para realização da coleta, de acordo com o que foi orientado pelos profissionais do BLH, e recolhe semanalmente o leite materno na casa da doadora. Essa ação é denominada ‘Rota’. A coleta é feita cada dia da semana em uma região diferente da cidade, de acordo com a demanda.

Outros Serviços 

O banco de leite oferta outros serviços à população, além da captação do leite materno.  A sala de manejo ,  por exemplo, atende mulheres com dificuldades na amamentação.  “Pode ser dificuldade do bebê em pegar o peito da mãe, uma ferida, mastite ou uma inflamação na mama. Nós também temos nosso laboratório de amamentação em que todos os bebês prematuros que nascem na maternidade são acompanhados até completar 8 meses”, explica Mirian Duarte.

Unidade de Referência

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), unidade ligada à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), é referência para bancos de leite em Sergipe e atua como intermediário entre as mães que desejam doar e os recém-nascidos internados na MNSL. Ele presta assistência aos bebês, orienta as mães que têm dificuldade no manejo da amamentação e realiza a captação de leite para pasteurizar e entregar à MNSL.

O telefone do BHL é o (79) 3226-6301. Os interessados podem ligar de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e manifestar a intenção de colaborar, ou comparecer à rua Mato Grosso, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju

 

Presidente da CMA recebe prefeito de Aracaju com um projeto para reajuste do salário dos conselheiros tutelares

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 19/02/2024 13h18, última modificação 19/02/2024 13h18
Presidente da CMA recebe prefeito de Aracaju com um projeto para reajuste do salário dos conselheiros tutelares

Foto: Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (19/02), o presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), recebeu o prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira. Estiveram presentes os vereadores Binho (PMN), Pastor Eduardo Lima (Republicanos) e Soneca (PSD), assim como o secretário da Fazenda, Jeferson Passos. 


O motivo da reunião foi discutir um projeto de lei do Executivo que propõe um reajuste no salário dos conselheiros tutelares de Aracaju. O PL busca alterar o inciso I, do artigo 12 da lei nº 4.644, de 22 de maio de 2015, o qual institui o regime jurídico da função pública de conselheiro tutelar dos direitos da criança e do adolescente, no município. 


Se aprovado pela CMA, o vencimento dos conselheiros tutelares seria de R$ 4.000. Atualmente, o salário está em torno de R$ 2.300. Para Ricardo Vasconcelos, presidente da CMA, esse projeto é uma reivindicação antiga do parlamento municipal. “O prefeito se comprometeu, na posse dos novos conselheiros tutelares, a fazer esse gesto diante dos importantes serviços prestados pela categoria. Estamos recebendo hoje, e quero pauta o mais breve possível na Câmara de Vereadores”, pontuou Ricardo.


Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, este é um momento muito importante. “Com esse aumento, o salário dos conselheiros tutelares será um dos melhores do Brasil, além de que essa também foi uma reivindicação dos vereadores. Esses profissionais são muito importantes e merecem, pois fazem um trabalho essencial de cuidado com as crianças e adolescentes”, reforçou o prefeito. 


O vereador e presidente da frente parlamentar dos direitos da criança e do adolescente, Eduardo Lima, reforçou que essa é uma vitória para os aracajuanos e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Essa é uma pauta cara e sensível à sociedade. Hoje, o prefeito trouxe a esta Casa uma pauta importante para os guardiões da criança e do adolescente. Temos mais de 100 mil crianças vivendo em nossa cidade e, por isso, é fundamental fortalecer quem trabalha com elas. Com certeza, aprovaremos com unanimidade”, concluiu.



Sobre os conselheiros tutelares 

Em outubro, foram eleitos 30 novos conselheiros tutelares para os anos de 2024 a 2027. Cada distrito terá 05 conselheiros e a posse ocorreu no dia 10 de janeiro. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou que estão sob ameaça. 








Sargento Byron visita Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/02/2024 16h39, última modificação 19/02/2024 16h39
Sargento Byron visita Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Em visita à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju, o vereador Sargento Byron (Republicanos) estabeleceu diálogo acerca do empreendedorismo e negócios para a capital.

Para o parlamentar, o contato estabelecido com o secretário da pasta, Victor Rollemberg, foi animador: "sabemos o quanto Aracaju tem potencial para a inovação e tecnologia, grandes empresas fazem parte do nosso cenário e, enquanto legislador, conhecer de perto as ações e planejamentos do executivo é essencial para um trabalho harmonioso e crescente", destacou Byron.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação tem o papel de fortalecer a política de atração de empresas e novos negócios, além de fomentar a ciência, tecnologia e inovação na capital e, consequentemente, para Sergipe. 

Isac denuncia falta de medicamento crucial há 90 dias

por Valéria Santana — publicado 20/02/2024 11h05, última modificação 20/02/2024 12h05
Isac denuncia falta de medicamento crucial há 90 dias

Foto: Gilton Rosas

O vereador Isac Silveira (PDT) tornou público um grave problema que assola a rede básica de saúde em Aracaju. Há exatos 90 dias, o medicamento essencial Depakene, utilizado no tratamento de pacientes com convulsões múltiplas, está em falta em todas as oito unidades da capital.

Cada regional da cidade conta com um posto de saúde de referência para a retirada desse medicamento. Contudo, a denúncia de Isac revela que, "lamentavelmente, nenhuma das unidades possui o Depakene em estoque, deixando pacientes em uma situação preocupante. Isso não pode acontecer, estamos falando de vidas. A falta do Depakene levanta questões sobre a eficácia do sistema de abastecimento de medicamentos e a necessidade de medidas urgentes para solucionar o problema", fala com indignação Isac durante o Pequeno Expediente da Câmara de Vereadores de Aracaju, nesta terça-feira, 20.

O vereador Isac ressaltou também a gravidade da situação e pediu ação imediata. "De todo meu coração, eu aguardo providências por parte do prefeito e da secretária municipal da Saúde, Dra. Waneska Barboza, para garantir o acesso contínuo e adequado aos medicamentos essenciais, assegurando o bem-estar dos pacientes afetados por essa carência na saúde pública em Aracaju", cobra o vereador Isac.

Cícero do Santa Maria vai inaugurar Instituto Dona Branca

por Pela assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 12h02, última modificação 20/02/2024 12h02
Cícero do Santa Maria vai inaugurar Instituto Dona Branca

Foto: assessoria do parlamentar

Nesta quinta-feira, 22, o bairro Santa Maria estará em festa com a inauguração do Instituto Dona Branca. Localizado na avenida Alexandre Alcino, o instituto, que foi idealizado e é mantido pelo vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), vai disponibilizar diversos atendimentos direcionados à comunidade.

Serão atendimentos em saúde, jurídico e psicológico, tudo para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. “Desde o primeiro dia em que fui eleito que eu faço questão de proporcionar esses atendimentos”, revelou o vereador, lembrando que essa ação era feita por meio do seu projeto da Casa de Apoio.

“Agora, como Instituto Dona Branca, poderemos ampliar essas ações e trazer mais conforto aos moradores”, destacou Cícero do Santa Maria.

Dona Branca Maria Alves de Souza, conhecida por dona Branca, faleceu em 1992. Mãe do vereador Cícero e de outros 12 filhos, dona Branca nasceu no município de Porto da Folha.

Durante toda a sua vida, dona Branca estendia a mão como podia para ajudar a quem precisava, ainda que com pouco que tinha. Fazia pequenas doações e dava assistência a mulheres no puerpério, até mesmo por 24h, quando estas não tinham familiares próximos, e o objetivo do Instituto Dona Branca é dar continuidade à dedicação de uma mulher que se doava e se realizava, em vida, ao semear cuidado e amor ao próximo.

Câmara aprecia 20 proposituras, dentre elas 4 projetos em redação final

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 20/02/2024 13h25, última modificação 20/02/2024 13h25
Câmara aprecia 20 proposituras, dentre elas 4 projetos em redação final

Gilton Rosas

Na 4ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada na manhã desta terça-feira, 20/02, foram apreciadas 20 proposituras. Ao todo, foram votados 4 projetos de lei em redação final, 5 projetos em segunda discussão, 1 projeto de lei em primeira discussão e 10 requerimentos.


4 projetos de lei seguem para sanção ou veto do prefeito

Os vereadores apreciaram 4 projetos de lei em redação final, todos foram aprovados e seguem para aprovação ou veto do Poder Executivo.

Um dos projetos é o de nº 232/2022, de autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), que regulamenta a política de mobilidade sustentável e incentiva o uso de bicicleta no município de Aracaju.

Outro projeto aprovado foi o de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), de nº 258/2023, que trata sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais de Aracaju ofertarem, em local único e com destaque, produtos destinados a pessoas celíacas, diabéticas e com intolerância à lactose.


Projetos aprovados em 2ª discussão

Cinco projetos foram aprovados em segunda discussão e seguem para redação final, um deles é o projeto de lei nº 296/2023, de autoria do vereador Milton Dantas (PDT), que dispõe sobre a política municipal de incentivo à prática do futebol feminino.

O vereador Sargento Byron (Republicanos) também teve o projeto de lei n° 311/2023 aprovado. O projeto dispõe sobre a criação de feira gastronômica nas praças, parques e espaços públicos.

Também aprovado em segunda discussão, o projeto de lei nº 352/2023, de autoria do vereador Milton Dantas (PDT), institui o programa de inovação regulatória e fomento à tecnologia (PIREFOTEC) como medida de fomento à inovação, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade urbana.

1ª Discussão

Na quarta sessão ordinária, apenas um projeto de lei foi aprovado em 1ª discussão. Trata-se do projeto de autoria da vereadora Emília Corrêa (PRD), o qual insere o cicloturismo na programação turística do município de Aracaju.


Requerimentos

Dentre os requerimentos aprovados está o de n° 8/2024, de autoria da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), que solicita a realização de sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, no dia 23 de fevereiro, às 9h, para discutir o Dia Mundial do Combate ao Câncer.

De autoria do vereador Bigode de Santa Maria (PSD), o requerimento nº 840/2023 também foi aprovado e pede informações acerca dos motivos para o fechamento da UBS Humberto Mourão, prazos previstos para a sua reabertura e quaisquer ações planejadas para mitigar os impactos desse fechamento temporário.

Vereador Pastor Diego critica Lula por comparar situação em Gaza ao Holocausto

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h09, última modificação 20/02/2024 13h09
Vereador Pastor Diego critica Lula por comparar situação em Gaza ao Holocausto

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira, 20, para repudiar uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde o líder da nação compara o Holocausto com a guerra entre Israel e o Hamas. O parlamentar considerou o pronunciamento como uma “falta de preparo e de conhecimento histórico”. 

“Nós estamos com 130 crianças sequestradas na Palestina através do grupo terrorista Hamas. Crianças que não tem envolvimento ou culpa nenhuma com a guerra estão mantidas em cativeiro. Aí vai o nosso presidente, em uma fala internacional, equiparar a ação contra palestinos em Gaza com o Holocausto de Hitler. Ele deveria ter se colocado como um pacificador, buscando resolver trazendo a paz”, opinou. 

Na ótica do pastor, a colocação do presidente contribui para aumentar a violência e a intolerância religiosa no mundo. “O que ele fez é uma ofensa sem precedentes à memória das vítimas do genocídio nazista e uma distorção dos fatos históricos. Uma demonstração de despreparo, ignorância e insensibilidade. Um grave erro histórico e moral. Ele desrespeita a memória das vítimas do holocausto, que foram alvo de uma política de extermínio nunca visto antes na história”, considerou. 

Diego ressalta que não é favorável à guerra e defende que o presidente se retrate pelas declarações proferidas. “Deus tenha misericórdia do Brasil e de todos os povos que sofrem com a guerra e a opressão. Lula deveria se retratar e se desculpar por sua fala infeliz. Ele se tornou uma ‘persona non grata’, não é bem-vindo em Israel”, declarou. 

Famílias atípicas 

Na oportunidade, o vereador Pastor Diego enfatizou a necessidade de o poder público municipal considerar as necessidades especiais de famílias atípicas. Segundo o parlamentar, diversas mães de filhos autistas o procuram diariamente para relatar que – mesmo garantindo a matrícula – algumas escolas públicas não contam com profissionais em sala de aula para fazer o acompanhamento especial da criança com deficiência. 

Diante do exposto, Diego procurou o secretário municipal da educação, professor Ricardo Abreu, para apurar a situação e cobrar medidas urgentes. “Fui informado que, esse ano, de forma excepcional, a matrícula de alunos que precisam de um cuidador específico para acompanhá-lo, cresceu bastante. Estamos com muitos alunos autistas e outros tipos de deficiência. E que, no momento, não há quantidade suficiente de servidores e cuidadores para fazer o acompanhamento especial”, relatou. 

De acordo com o vereador, o secretário já está se mobilizando junto à Procuradoria Municipal para buscar maneiras de contornar a situação. “Ele me ligou e informou que está se debruçando para resolver e trazer uma solução para o povo aracajuano”, completou. 

 

Vereadores aprovam projeto de lei que aumenta o salário dos conselheiros tutelares de Aracaju

por Camila Gabrielle Oliveira de Farias publicado 21/02/2024 09h30, última modificação 21/02/2024 09h38
Vereadores aprovam projeto de lei que aumenta o salário dos conselheiros tutelares de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira (20/02), em sessão extraordinária, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju aprovaram, com unanimidade, o Projeto de Lei 23/2024, do Poder Executivo, que dispõe sobre o aumento salarial dos conselheiros tutelares de Aracaju. Com isso, o projeto segue para sanção do prefeito. 


A lei diz respeito à alteração do inciso I do artigo 12, da lei nº 4.644, de 22 de maio de 2015, que institui o regime jurídico da função pública de conselheiro tutelar dos direitos da criança e do adolescente de Aracaju. Anteriormente, os vencimentos de um conselheiro tutelar era de pouco mais de R$ 2.300 e, após a aprovação da lei, passará a R$ 4.000.


Em outubro de 2023, foram eleitos 30 novos conselheiros tutelares para os anos de 2024 a 2027. Cada distrito conta com 05 conselheiros e a posse ocorreu no dia 10 de janeiro. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é atribuição do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou que estão sob ameaça.


O que disseram os vereadores?
O vereador Vinícius Porto (PDT) reforçou que, com essa aprovação, o salário dos conselheiros tutelares será um dos maiores do país, já que a média nacional é de R$ 2.800. Na oportunidade, o vereador aproveitou para parabenizar o prefeito.


O vereador Pastor Diego (PP) reforçou que este é um ato histórico, de uma pauta que foi tratada no plenário. A vereadora Emília Correa (PRD) ressaltou que "Os vereadores dessa Casa brigaram por esse aumento.. Vimos o sofrimento dos conselheiros anteriores e voto sim por esse aumento merecido. Cobro também o cuidado com sedes". A vereadora aproveitou para reforçar que houve uma demora em conceder esse aumento por parte do poder público.


O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) reforçou que está muito contente por esses conselheiros receberem o aumento. "Este é um projeto fundamental e é resultado de uma cobrança antiga", destacou. O vereador Zezinho do Bugio (PSB) ressaltou a necessidade dessa lei. "Nos reunimos com os conselheiros e reconhecemos sua importância. Ainda entendo que o reconhecimento necessário para essa classe precisa ser muito maior", completou.


O vereador Manuel Marcos (PSD) reforçou que esse aumento é justo. "Muitas crianças, em nosso país, vivem em condições insalubres, fora da sala de aula, expostas a assédios,  e esses conselheiros são guerreiros que merecem esse reconhecimento por cuidarem dessas crianças", disse. O vereador Ricardo Marques (Cidadania) parabenizou os conselheiros tutelares e aproveitou para realizar algumas críticas. "Aracaju entre 2022 e 2023 só perdia para Belém em termos de piores salários para os conselheiros. Quanto tempo estamos atrasados para a realização desse aumento", reforçou.


A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) disse que "visitando os conselhos ,sabemos de suas necessidades. Além dos aumentos, precisamos olhar para as estruturas desses conselhos. Reforço a necessidade de pagar também o piso dos agentes de endemias". A vereadora Sônia Meire (PSOL) ressaltou que " isso não é uma dádiva , mas sim  um dever do Poder Executivo. Os conselheiros somam uma rede de proteção que precisa ser cada vez mais qualificada. Reforço que, mesmo com esse aumento, não está incorporado ao projeto de lei algumas obrigatoriedades: o adicional noturno e os 20% previstos pelo ECA. É importante que esses valores sejam regulamentados, garantindo não só um aumento no geral, mas o que está previsto na Constituição Federal", alertou.


O vereador Elber Batalha (PSB) reconheceu que junto com melhorias devem vir obrigações. "Como defensor público, defendo que temos que voltar a regulamentar as eleições dos conselheiros tutelares. Queremos cada vez mais conselheiros bem remunerados, mas também bem capacitados", destacou. O vereador Isac Silveira (PDT) celebrou o aumento salarial dos conselheiros, mas aproveitou a oportunidade para cobrar que o piso dos agentes de endemias, de educação e de enfermagem também seja pago.

Vereador Sargento Byron celebra instalação de placa de comunicação alternativa para população aracajuana

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h36, última modificação 20/02/2024 13h36
Vereador Sargento Byron celebra instalação de placa de comunicação alternativa para população aracajuana

Foto: Assessoria do Parlametar

No último final de semana, o vereador Sargento Byron (Republicanos) celebrou ao lado de dezenas de voluntários e assistidos mais uma ação junto ao projeto social Estrelas do Mar: a instalação de uma placa de comunicação aumentativa e alternativa no local onde acontece o projeto.

A ação foi desenvolvida por estudantes do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Maurício de Nassau- UNINASSAU, com o intuito de facilitar a comunicação, incluindo o alto contraste para atender os usuários com baixa visão e hipoacomodação visual, desenvolvendo assim um maior senso crítico sobre a comunicação multimodal. "Sabemos que nenhum sonho é possível de ser realizado sozinho, então quando vemos a soma de esforços e dedicação desses estudantes, ganhamos ainda mais confiança no trabalho que realizamos ao longo desses 13 anos. Agora, nossos assistidos e toda a população aracajuana têm mais uma ferramenta à disposição, oportunizando novas estratégias de comunicação. Agradeço a todos os estudantes da UNINASSAU e a todos os nossos voluntários por tamanho comprometimento e participação", declarou o vereador, idealizador do Projeto Estrelas do Mar.

Por meio do trabalho em grupo, os estudantes Ana Luiza Fontes Santos, Andreia Maria dos Santos Silva, Igor Calixto Sarmento, Iris De Vita Alves de Brito, Jeane Maria Pereira, Letícia Sthefany Santos da Costa, Lorrane Da Silva Leite, Shaynyse Sayonara Moreira Santos Amaral, Ticiana Bispo Cruz e Yanaiá Tainã de Oliveira Rolemberg foram capacitados sobre Comunicação Alternativa, indo a campo com os aprendizados.

"Uma experiência enriquecedora. Um projeto lindo, não sei definir tudo o que sentimos a cada visita. Participar das atividades e colocar em prática a placa de comunicação alternativa é uma realização além do pessoal, é a busca pela partilha de vida. Nossa grande realização é poder impulsionar a comunicação para todos, é investir em todas as formas de inclusão", pontuou a estudante Ticiana Bispo Cruz.

No Brasil, uma parcela significativa da população tem necessidades complexas de comunicação, a partir de deficiências sensoriais, físicas, intelectuais ou múltiplas deficiências que afetam a capacidade de se comunicar de maneira convencional. O Projeto Estrelas do Mar é uma iniciativa voluntária que usa a prática de bodyboard como ferramenta de acessibilidade e inclusão social. A ação acontece todos os sábados, no bar Solarium, situado na Rodovia Inácio Barbosa.

Isac parabeniza o tema da Campanha da Fraternidade 2024

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h50, última modificação 20/02/2024 13h50
Isac parabeniza o tema da Campanha da Fraternidade 2024

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira, 20, o vereador Isac Silveira (PDT), durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, parabenizou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade 2024, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o lema da reconciliação e o resgate dos laços perdidos durante a polarização política de 2022, a campanha busca fortalecer os princípios de fraternidade e amizade social.

O tema central deste ano é "Fraternidade e Amizade Social" e reflete a urgência de reconstruir os vínculos sociais em um período marcado por divisões intensas. O lema, inspirado na passagem bíblica "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Cf. Mt 23,8), ressalta a importância da união e da solidariedade em tempos desafiadores. “Nós, que somos políticos, devemos encampar essa campanha independente de religião. Nós temos que entender que a pluralidade do pensamento, da diversidade, não pode ser, em nenhum momento, dilaceradora. Temos que respeitar uns aos outros sob a ótica de Deus”, diz Isac.

A Campanha da Fraternidade, iniciada em 26 de dezembro de 1962, desempenha um papel crucial na promoção de valores fundamentais e na condução de ações concretas para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A mensagem de Isac destaca a relevância do compromisso coletivo na superação das divergências, visando a construção de um ambiente mais harmonioso e solidário. “Nós temos que ter um coração grande para transmitir para a sociedade que aquele período de polarização que houve no Brasil, de quase morte por uma pessoa pensar diferente, apesar de fazer parte da história não pode mais existir” e acrescentou dizendo que nunca fez parte da Campanha da Fraternidade, mas que essa é muito importante, “fui criado na igreja Presbiteriana do Brasil e nunca participei dessa campanha da igreja católica, mas essa eu irei participar, porque o Deus que está em nós é um Deus que não se limita a uma caixa ou a uma religião”. 

Mobilidade Sustentável: PL de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h56, última modificação 20/02/2024 13h56
Mobilidade Sustentável: PL de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 233/2022, de autoria do vereador Breno Garibalde, que institui a Política de Mobilidade Sustentável e de incentivo ao uso de bicicleta no município de Aracaju.

Entre os objetivos do projeto estão: a redução da emissão de gases poluentes e o incentivo, por parte dos órgãos públicos, do uso de bicicleta pelos seus funcionários e servidores, concedendo benefícios.

“Espero que o município invista cada vez mais no fomento da mobilidade cicloviária em Aracaju. Sabemos das más condições das nossas ciclovias por falta de manutenção e de investimento mesmo. Aracaju é uma cidade plana, que tem um potencial gigantesco para uma mobilidade ativa e que infelizmente não é aproveitado. Então é preciso repensar nossos hábitos e espero que esse projeto venha contribuir com o avanço da mobilidade de diferentes modais, em Aracaju”, ressalta o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, a Política de Mobilidade Sustentável é fundamental para que possa existir de fato uma mudança de mentalidade. “Mas para que isso ocorra, a gente precisa em primeiro lugar garantir a segurança dos(as) ciclistas. As ciclovias precisam de manutenção urgente, outras novas precisam surgir e elas devem ser conectadas, chega de ciclovia que começa/acaba do nada!”, disse Breno.

Com a aprovação, a lei municipal segue para sanção da Prefeitura de Aracaju. 

 

CMA aprova, em redação final, Projeto de Lei Complementar 1/2024 que modifica contribuição previdenciária suplementar no município de Aracaju

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 20/02/2024 14h55, última modificação 20/02/2024 14h57
Presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, comentou sobre a relevância da aprovação do projeto para investimentos na casa legislativa
CMA aprova, em redação final, Projeto de Lei Complementar 1/2024 que modifica contribuição previdenciária suplementar no município de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Em sessão extraordinária nesta terça-feira, 20, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram por unanimidade o projeto de lei complementar 1/2024, do Poder Executivo, que trata da instituição de plano de amortização deficitário do fundo financeiro da previdência social dos servidores do município de Aracaju.

O projeto altera os parágrafos 1º e 2º do artigo 3º da lei complementar Nº 163, de 20 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a contribuição patronal do município de Aracaju. Com a modificação, a despesa relativa à previdência de seu quadro funcional será gradativamente assumida pelo poder legislativo municipal.

Desde o ano de 2020, a CMA aporta o valor correspondente a 5% do déficit financeiro apurado. O projeto de lei complementar 01/2024 prevê que até o final do exercício financeiro de 2024 o limite de 20% seja atingido.

Para o exercício financeiro de 2025 e anos subsequentes, o aporte financeiro será acrescido em 5% ao ano, até atingir o percentual de 100%, dentro de um prazo de 15 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), explanou aos demais vereadores presentes sobre a matéria e o projeto de lei apreciado, comentando a relevância da aprovação.

“Nós temos uma lei aprovada na legislatura passada e uma emenda constitucional que diz que os poderes têm que arcar com suas despesas integrais a partir de 2025. O município de Aracaju pactuou com a Câmara que isso será feito de forma gradual”, declarou o presidente da CMA.

De acordo com Ricardo Vasconcelos, desde o ano de 2020 a CMA vem cumprindo o que estipula o texto legal e o valor de 5% vem sendo pago para cobrir o déficit na previdência dos servidores e acrescido em mais 5% a cada ano. Em 2021, esse valor foi de 10%; em 2022, atingiu 15%; em 2023, atingiu 20%.

“Em 2024 alcançaríamos 25%. Existia uma expectativa da chegada do repasse do duodécimo no mesmo patamar do ano anterior. Porém, esse ano tivemos uma queda absurda deste valor. Tenho um plano de valorização dos servidores da casa, um plano de reestruturação da TV Câmara, reajuste de servidor em abril, uma série de investimentos que têm que ser feitos na Câmara Municipal de Aracaju e esse recurso não iria cobrir, o duodécimo que veio não cobre nosso planejamento”.


Redação Final

Como o projeto de lei 1/2024 foi aprovado em redação final, por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, o projeto segue para sanção ou veto do Poder Executivo. Se o Prefeito considerar o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional ou contrário ao interesse público, pode vetá-lo, total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contados da data do recebimento. 

Vereador Miltinho Dantas é parabenizado pelo colega vereador Vinicius Porto devido à realização do jogo entre Bangu e Flamengo.

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 15h31, última modificação 20/02/2024 15h31
Vereador Miltinho Dantas é parabenizado pelo colega vereador Vinicius Porto devido à realização do jogo entre Bangu e Flamengo.

Foto: Gilton Rosas

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 20, o vereador Vinicius Porto (PDT) parabenizou a realização do jogo entre o Bangu e o Flamengo, que aconteceu na última quinta-feira, 15, na Arena Batistão, quando o Flamengo venceu pelo placar de 3 a 0, pelo Campeonato Carioca. 

"Quero parabenizar estes dois valorosos vereadores, Miltinho Dantas e Fabiano Oliveira, pela coragem, lisura e respeito ao povo de Aracaju em trazer este grande evento que foi realizado em nossa cidade", frisou o vereador Vinicius, que também esteve presente na partida que lotou a Arena Batistão. 

No decorrer de sua fala, o vereador Vinicius Porto fez questão de salientar que a partida foi realizada pelo empenho da Federação Sergipana de Futebol (FSF), presidida por Miltinho Dantas, que também é vereador por Aracaju. Vinicius ainda destacou o amor e empenho do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, que possui o Título de Cidadão Sergipano e é casado com a sergipana Ângela Machado. 

O jogo teve um público de 15.575 presentes na Arena Batistão. 

Na foto, o vereador Miltinho Dantas e o secretário do município de Aracaju, Joaquim da Janelinha. 

"Se Edvaldo tivesse sido nessas décadas, o gestor que ele quer demonstrar ser em ano de eleição, Aracaju não teria problemas", afirma Emília.

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 20/02/2024 15h42, última modificação 20/02/2024 15h42
"Se Edvaldo tivesse sido nessas décadas, o gestor que ele quer demonstrar ser em ano de eleição, Aracaju não teria problemas", afirma Emília.

Foto: Gilton Rosas

Mostrando estar atenta às ações executadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que com frequência tem feito obras pelos quatro cantos da cidade, a vereadora Emília Corrêa (PRD) ironizou o fato e o ritmo frenético dos serviços estarem sendo feitos "coincidentemente" em ano eleitoral e acrescentou que se assim fosse durante todos os anos anteriores, a capital estaria bem avançada. 

"É tão engraçado. Foram décadas de descaso. Fingindo cegueira para problemas que perduram. Obras paradas. Nada era feito. Agora, justamente no ano eleitoral, as obras estão a todo vapor. Isso explica muita coisa. Espero que o povo esteja observando tudo", reforçou Emília. 

Durante sua fala, a oposicionista ainda citou que considera a situação como uma estratégia para promover o atual candidato do prefeito. "Para onde vai, inaugurações, por exemplo, leva embaixo do braço o possível sucessor. Nem precisaria ter todo esse esforço se tivesse sido esse prefeito exemplar que está querendo ser agora para enganar o povo. Tudo pensado. Só não enxerga quem não quer", declarou. 

Declaração de Lula 

Ao finalizar seu discurso, Emília repudiou a fala feita pelo presidente Lula (PT) durante uma coletiva de imprensa, que tem gerado polêmica. 

O presidente disse que o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas sim um genocídio e fez referências às ações de Hitler contra os judeus. 

“Israel só fez se defender. A forma como ele falou vulnerabiliza todos os brasileiros. Foi vergonhoso. Com todo respeito que eu tenho, não posso comungar com isto. O povo de Israel merece respeito e cuidado”, finalizou. 

Durante Pequeno Expediente, Fabiano Oliveira fala da geração de emprego e renda proporcionada pelo Projeto Verão

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 15h56, última modificação 20/02/2024 15h56
Durante Pequeno Expediente, Fabiano Oliveira fala da geração de emprego e renda proporcionada pelo Projeto Verão

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 20, o vereador Fabiano Oliveira (PP), usou a tribuna para falar da grande movimentação econômica e turística que um evento como o Projeto Verão proporciona. O parlamentar citou que por trás de uma grande programação festiva existe a geração de emprego de forma direta e indireta. 
 
“Foi iniciado ontem, através da  Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), o cadastramento de vendedores ambulantes interessados em trabalhar no Projeto Verão, que ocorrerá entre os dias 1º e 3 de março, na Orla. Serão 176 vagas para segmentos que contemplam a venda de alimentos e bebidas.  As inscrições podem ser realizadas até amanhã, dia 21”, comentou. 
 
“São 176 ambulantes que terão mais oportunidades de um dinheiro extra no período do evento. É por isso que eu bato na tecla que vai além do entretenimento. A festa ainda movimenta a rede hoteleira, setor de transportes, vestuário, salões”, completou Fabiano. 
 
O vereador ainda fez questão de parabenizar todos os envolvidos no Projeto Verão, em nome do prefeito e do governador e ainda destacou o brilhante trabalho realizado pela Emsurb. 
 
“A união faz a força! Parabéns Edvaldo Nogueira, Fábio Mitidieri pela idealização de mais uma edição dessa super festa e quero ressaltar o trabalho brilhante dos homens e mulheres da Emsurb em nome do presidente Bruno Moraes e do meu amigo e diretor de  Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) , Bira Rabelo. Parabéns por cuidarem do cadastro de todos os ambulantes interessados, do sorteio, entrega de credenciais, ordenamento e fiscalização”, finalizou. 

Fabiano Oliveira comemora crescimento de passageiros no Aeroporto de Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 16h25, última modificação 20/02/2024 16h25

“O turismo está crescendo no nosso estado!”, comemorou o vereador Fabiano Oliveira (PP) ao iniciar o discurso desta terça-feira, 20, falando do aumento de 15% no fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Aracaju. Os dados foram divulgados pela Aena Brasil, concessionária espanhola que administra o espaço, e comparados com o mesmo período do ano passado. 
 
Para o parlamentar, que também foi secretário de Turismo de Sergipe, esse dado é muito importante e é resultado não somente da ampliação do Aeroporto, mas das melhorias das estradas, da divulgação em todo Brasil por intermédio das feiras de turismo e negócios e também pela agenda positiva que é divulgada com antecedência com todos os eventos e programações do ano. 
 
“Eu fico muito feliz! Estão sendo realizados muitos investimentos e esses resultados comprovam que estamos no caminho certo. Vamos continuar falando bem da nossa cidade, bem de Sergipe e divulgando nossas potencialidades para todo Brasil. Vamos continuar trazendo mais atrativos para Sergipe”, comentou. 
 
“Segundo os dados divulgados, o movimento de embarques e desembarques foi de 111.489 passageiros, enquanto que em janeiro de 2024 o número saltou para 128.234 passageiros, um acréscimo de 16.745 viajantes. Foi o segundo maior resultado em unidades administradas pela Aena Brasil na região Nordeste, ficando atrás apenas de João Pessoa”, destacou. 
 
Fabiano finalizou reforçando que o turismo é uma indústria que não polui e gera emprego, renda e movimenta a economia. 

Vereador Cícero do Santa Maria reafirma importância da licitação do transporte coletivo

por Por assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 21/02/2024 09h14, última modificação 21/02/2024 09h14
Vereador Cícero do Santa Maria reafirma importância da licitação do transporte coletivo

Foto: assessoria do parlamentar

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) participou da edição do programa Fala Capitão, da Comunidade FM, com Higor Trindade e falou sobre o transporte coletivo e das péssimas condições de trabalho dos conselheiros tutelares da capital.

 

Na manhã de ontem, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou projeto de lei, de autoria do poder executivo, que concede reajuste salarial para os conselheiros tutelares, a medida foi comemorada pelo vereador, no entanto, Cícero fez questão de ressaltar a importância de se oferecer uma boa estrutura de trabalho para esses profissionais.

 

“Eu visitei todas as sedes dos conselhos em Aracaju e a situação é de descaso e pude constatar as péssimas condições em que esses abnegados são obrigados a trabalhar, lamentavelmente”, afirmou. 

 

De acordo com o vereador, todas as sedes apresentam falta de mínimas condições de funcionamento. “São cadeiras enferrujadas, goteiras no telhado e impressoras sem funcionar, infelizmente”, lamentou. 

 

Transporte

Morador do bairro Santa Maria desde o ano de 1992, o vereador lembrou que usou o transporte público em grande parte da sua vida. “Se tem uma pessoa que pode cobrar melhoria do transporte público, sou eu. Andei de ônibus a minha vida inteira e presencie diversos carros com goteiras no teto, buracos no piso  e falta de banco,  afirmou. 

 

Para Cícero, somente a licitação do transporte coletivo pode mudar essa realidade. “Desde quando eu fui eleito que cobro a licitação do transporte,  pois sei que, somente assim, a população vai ter acesso a um transporte de qualidade”, frisou. 

 

Ainda segundo o parlamentar, o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) se comprometeu a  realizar a licitação. “Essa é uma promessa do prefeito e a população aguarda, com muita expectativa, que saia do papel”, completou.

 

Breno Garibalde: "Catracas duplas no transporte ferem a dignidade do aracajuano"

por Nayana Araújo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 11h19, última modificação 21/02/2024 11h19
Breno Garibalde: "Catracas duplas no transporte ferem a dignidade do aracajuano"

Foto: Gilton Rosas

O transporte público de Aracaju é um problema antigo e que vem causando cada vez mais impactos para a mobilidade urbana da cidade. Tal realidade tem gerado muita indignação nos aracajuanos que dependem dos ônibus para se deslocar.

Preocupado com esses impactos, o vereador Breno Garibalde externou a situação para o plenário da Câmara de Aracaju nesta quarta-feira, 21. “É muito preocupante a má qualidade dos ônibus na nossa cidade. Está inadmissível usar o transporte público de Aracaju. Ônibus quebrados diariamente por falta de manutenção, as pessoas são obrigadas a descer dos veículos no meio da rua, correndo risco de serem atropeladas. É um absurdo”, crítica.

Outro problema grave apontado pelo vereador são as catracas duplas implantadas com a justificativa de evitar que as pessoas passem sem pagar passagem.

“Isso acaba gerando constrangimento, porque pessoas obesas não conseguem passar. Se alguém vier da feira, por exemplo, com muitas sacolas em mãos, também têm dificuldade para passar. Não dá pra deixar o povo passando por esse tipo de situação. É preciso pensar na dignidade humana! Queremos incentivar a população a utilizar o transporte público, mas dessa forma não tem quem se sinta incentivado. Só quem anda de ônibus em Aracaju é quem não tem outra alternativa, infelizmente”, pontua o parlamentar.

Ainda em sua fala, Breno ressalta que é urgente mudar a forma de pensar a mobilidade urbana de Aracaju. “O município precisa melhorar muito nesse sentido. A população está com o seu direito de ir e vir prejudicado. Outra questão que eu sempre trago é o Plano Diretor, que influencia diretamente nessa questão. A cidade está crescendo de forma desenfreada e as pessoas precisam se deslocar cada vez mais, sem qualidade no transporte. É necessário muitas melhorias nesse sentido!”, conclui o parlamentar.

"1.741 crianças estão sem vagas nas creches de Aracaju", diz Eduardo Lima

por Leonardo Teles- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 11h35, última modificação 21/02/2024 12h44
"Mais de 500 estão fora da pré-escola", lamenta o vereador
"1.741 crianças estão sem vagas nas creches de Aracaju", diz Eduardo Lima

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, dia 21, para externar preocupação com a falta de vagas para crianças de 0 a 5 anos nas creches e pré-escolas de Aracaju. 

 

"Hoje pela manhã, antes de chegar ao Parlamento, recebi várias ligações de conselheiros tutelares de Aracaju, do 1° distrito, do 5° distrito e 2° distrito, que estavam reflexivos e, ao mesmo tempo, preocupados com a demanda de pais e mães que estão procurando os Conselhos Tutelares em busca de vagas nas creches e pré - escolas e recebem a resposta de que não há vagas", lamentou o vereador. 

 

Preocupado com o déficit de crianças sem estudar, o vereador pediu aos demais vereadores da Casa que se empenhem para aprovar o Projeto de Lei 40/2023, de autoria dele, que autoriza a Prefeitura de Aracaju a contratar vagas em escolas particulares quando faltarem vagas na rede municipal. 

 

"1741 crianças estão fora das creches em Aracaju e mais de 500 da pré-escola. Temos escolas que serão entregues em março e abril, mas não suprem a demanda que temos hoje e que pode aumentar. Peço a contribuição aos pares desta Casa para agir, temos o poder de dar ideias ao executivo", solicitou o vereador. 

 

No entanto, Eduardo Lima afirma que a proposta não visa entregar a educação municipal à iniciativa privada, mas sim suprir uma alta demanda na Capital. 

 

"isso não quer dizer que ficará proibido de construir escolas ou fazer concurso público, mas precisamos dar uma resposta às mães e pais que procuram os conselhos tutelares pedindo vagas na rede municipal", explicou o vereador. 

 

Semed

 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Aracaju, hoje, doze escolas estão em processo de construção e serão entregues para atender a população, e que a grande demanda é territorial, ou seja, bairros da Capital, como Bugio, Santa Maria e 17 de Março têm uma quantidade enorme de crianças e as unidades educacionais locais não dão conta. 

 

Outro problema para Semed, é a dificuldade de transportar bebês em ônibus até outros bairros que possuem vagas disponíveis, já que muitos pais não têm condições financeiras e de locomoção de levar seus filhos para escolas de outros bairros.

Cícero do Santa Maria cobra posição do Ministério Público no caso da lavanderia Yex

por Pela assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 11h37, última modificação 21/02/2024 11h37
Cícero do Santa Maria cobra posição do Ministério Público no caso da lavanderia Yex

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 21, para voltar a cobrar uma posição do Ministério Público do Estado (MPE) com relação à  lavanderia Yex, localizada no bairro Santa Maria. 

De acordo com o vereador, a população continua sofrendo por causa da fumaça exalada pela chaminé da lavanderia. “Não é a primeira e nem segunda vez que faço essa cobrança e é preciso dar um basta nessa situação”, afirmou Cícero do Santa Maria. 

Ainda segundo Cícero, os moradores não aguentam mais o problema e cobram uma solução definitiva. “A situação não está só afetando quem mora vizinho, muitas pessoa me param na rua e cobram uma solução”, revelou. 

E nesse sentido, o Ministério Público já tem conhecimento da denúncia. “É o preciso que o MP tome uma providência porque a lavanderia continua prejudicando a população. Ministério Público, vai fazer o quê?”, questionou Cícero do Santa Maria. 

Ricardo Marques denuncia falta de medicamentos e demora na marcação de exames nas UBSs de Aracaju

por Fredson Navarro — publicado 21/02/2024 12h13, última modificação 21/02/2024 12h13
Ricardo Marques denuncia falta de medicamentos e demora na marcação de exames nas UBSs de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) tem acompanhado, com preocupação,  a reclamação de pacientes nos postos de saúde de Aracaju. Além da dificuldade e demora na marcação de exames e cirurgias, o parlamentar também tem recebido reclamações de falta de medicamentos controlados e até colírios.
“Tenho ido aos  postos de saúde e constatado as dificuldades dos pacientes. Tenho solicitado informações da Secretaria da saúde de Aracaju", diz o vereador. 
Um caso mostrado nas redes sociais do parlamentar é a situação de Dona Lourdes, paciente da UBS do Japãozinho. Ela é uma senhora de 70 anos de idade que há muito tempo tenta finalizar seus exames e fazer uma cirurgia de retirada de uma hérnia . 
"Dona Lurdes já fez alguns exames, mas, pela demora de concluir outros, os primeiros vencem e tudo volta para estaca zero. O que me preocupa é que a situação dela não é um caso isolado”, lamenta o vereador.

PL de criação de feira gastronômica é aprovado na Câmara Municipal de Aracaju

por Jacqueline Reis- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 12h26, última modificação 21/02/2024 12h26
PL de criação de feira gastronômica é aprovado na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) , o Projeto de Lei (PL) 311/2023, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos), que dispõe sobre a criação de feira gastronômica nas praças, nos parques e em espaços públicos destinados a lazer e à convivência.

 

Para o parlamentar, o PL visa estimular além da economia na capital aracajuana. "Sabe-se que a gastronomia é uma das principais vertentes econômicas inerentes à atividade turística, bem como uma das áreas de maior geração de renda nos últimos tempos. Analisando esses pontos, busquei representar os comerciantes de Aracaju, em especial, do ramo da alimentação, a fim de estabelecermos uma feria gastronômica em espaços que oportunizem o lazer, a convivência social, assim como segurança, acessibilidade e conforto à nossa população. Claro que tudo isso de maneira regulamentada, com medidas e investimentos que se façam necessários", declarou Byron.

 

 

O PL ainda destaca que a respectiva região a ser realizada uma feira gastronômica  deverá preservar a identidade desse local, mantendo, assim, a cultura e a preservação da herança histórica.

 

Ao ser sancionado, o projeto também dispõe que o Poder Executivo institua comissão de regulamentação e divulgação do município, expedindo licenças para a realização.


Vereadores da CMA aprovam 10 proposituras na 5ª Sessão Ordinária

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 21/02/2024 12h38, última modificação 21/02/2024 12h38
Vereadores da CMA aprovam 10 proposituras na 5ª Sessão Ordinária

Foto: Gilton Rosas

Durante a 5ª Sessão Ordinária, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21/02, foram apreciadas 10 proposituras. Dessas, 2 são projetos de lei, 7 são projetos de resolução e 1 requerimento.

 

Projetos de Lei

Dois projetos de lei foram apreciados, um deles, de autoria do Poder Executivo, trata do veto parcial ao projeto de lei N° 412/2023, o qual estima receita e fixa despesa do município de Aracaju para o exercício do ano de 2024. Em votação única, os vereadores se posicionaram com 20 votos a favor da derrubada do veto e nenhum contra.

Das 9 emendas que tinham sido aprovadas pelos vereadores, 7 foram vetadas pelo Poder Executivo Municipal, que alegou uma possível inconstitucionalidade. Dentre esses vetos, estava a emenda 1 que modifica de 40% para 5% o percentual permitido para que o Executivo e o Legislativo proponham  créditos adicionais suplementares. Com a derrubada do veto, o percentual de 5% passa a valer.

Outro projeto de lei apreciado foi o de N° 189/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), que dispõe sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento de segurança nos terminais de integração do município. O projeto foi aprovado em redação final e segue para sanção ou veto do prefeito.

 

Projetos de Resolução

Ao todo, foram apreciados e aprovados 7 projetos de resolução, todos de autoria da mesa diretora, votados em caráter de urgência e em 1ª discussão. Um deles, o projeto N° 1/2024, ratifica e homologa o ato N° 01, de 8 de janeiro de 2024, que regulamenta o disposto no §3º  do art. 8° da Lei N° 14.133 para dispor acerca das regras para atuação do agente de contratação e da equipe de apoio, o funcionamento da comissão de contratação e a atuação dos gestores e fiscais de contratos, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Outro projeto de resolução, o de N° 2/2024, teve parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação e dispõe sobre a dispensa de licitação no âmbito da Câmara Municipal de Aracaju.

 

Requerimento

Apenas 1 requerimento foi apreciado e aprovado em votação única nesta quarta-feira no plenário da CMA. De autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania), o requerimento N° 25/2024 solicita à mesa diretora que seja convocada e realizada uma audiência pública ,no dia 29 de fevereiro, às 14h, para discutir os desafios da regulamentação dos bombeiros civis no estado de Sergipe.

Por unanimidade, vereadores derrubam veto parcial enviado pelo Prefeito de Aracaju

por Camila Farias e Maria Isabel Chave, Agência Câmara Aracaju — publicado 21/02/2024 13h21, última modificação 21/02/2024 13h21
Das 9 emendas parlamentares aprovadas, 7 receberam veto do Poder Executivo Municipal
Por unanimidade, vereadores derrubam veto parcial enviado pelo Prefeito de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 21, os parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju derrubaram, por unanimidade, o veto parcial ao Projeto de Lei nº 412/2023 que estima receita e fixa despesa do município de Aracaju para o exercício de 2024, enviado pelo Prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).  

Das 9 emendas aprovadas pelos vereadores, 7 foram vetadas pelo Poder Executivo Municipal que alegou uma possível inconstitucionalidade. Entre esses vetos, estava a Emenda 1 que modifica de 40% para 5% o percentual permitido para que o Executivo e o Legislativo proponham créditos adicionais suplementares. Com a derrubada do veto, o percentual de 5% passa a valer.  

CONHEÇA AS EMENDAS VETADAS PELO PREFEITO  

Em dezembro, os parlamentares apresentaram 82 emendas à Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA). Durante a votação, somente 09 emendas foram aprovadas, 27 foram retiradas, 02 foram prejudicadas  e 44 foram rejeitadas no parlamento de Aracaju.  

Depois de analisá-las, o Prefeito Edvaldo Nogueira vetou 7 emendas, e esses vetos que foram derrubados pelos parlamentares.  

Confira abaixo as emendas vetadas: 
 
Emenda 1 - De autoria conjunta de vereadores (Ricardo Vasconcelos, Sgt Byron, Emília Corrêa, Ricardo Marques, Sônia Meire, Cícero do Santa Maria, Pastor Diego, Isac Silveira, Pastor Eduardo Lima e Sheyla Galba), a emenda aprovada modifica de 40% para 5% o percentual permitido para que o Executivo e o Legislativo proponham créditos adicionais suplementares. Este é um crédito destinado ao reforço de dotação orçamentária, sendo autorizado por lei. A Constituição permite que a LOA contenha autorização para a abertura de créditos suplementares, dentro de certos limites. Outra modificação foi alterar de 15% para 5% o percentual para realização de operações de crédito, por antecipação da receita orçamentária.  

Emenda 03 - De autoria do vereador Isac Silveira (PDT), a emenda destina R$ 90 mil para a ocupação dos espaços esportivos, com a promoção da acessibilidade para tornar acessível a todos, tanto para pessoas típicas quanto para pessoas atípicas, inclusive para o esporte amador. Esse valor parte de uma realocação do investimento para a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte. Não houve votação nominal.  

Emenda 12 - De autoria da vereadora Emília Corrêa (PRD), a emenda propõe destinar R$ 1 milhão para a ampliação de ofertas de vagas na educação infantil vinculada à creche. O valor será realocado da Secretaria Municipal da Fazenda para a Educação.  

Emenda 16 - Proposta pela vereadora Emília Corrêa (PRD), a emenda destina R$ 1,5 milhão para a compra de lupas eletrônicas para alunos de baixa visão da rede pública municipal. O valor foi realocado de outro programa da Secretaria de Educação. A emenda foi rejeitada na comissão de Finanças e, após recurso, foi à votação em Plenário.  Como houve empate (11 a 11), o presidente Ricardo Vasconcelos (Rede) deu o voto de desempate favorável à proposição.  

Emenda 24 - Do vereador Eduardo Lima (Republicanos), a emenda realoca R$ 35 mil da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão para a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, na área de apoio aos conselhos tutelares, para a compra de material. 

Emenda 39 - De autoria da vereadora Sônia Meire (PSOL), a emenda inclui nos benefícios eventuais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a ampliação da oferta de cestas básicas nos centros de referência em assistência social (CRAS). Não houve votação nominal. 

Emenda 61- Também proposta pela vereadora Sônia Meire (PSOL), a emenda propõe o remanejamento orçamentário da Secretaria da Fazenda de R$1 milhão para a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social para a Proteção Social Básica do SUAS. Não houve votação nominal. 

“Quero entender essa revolta seletiva”, questiona Elber sobre vereadores que se manifestaram contra fala do presidente Lula

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 13h32, última modificação 21/02/2024 13h32
“Quero entender essa revolta seletiva”, questiona Elber sobre vereadores que se manifestaram contra fala do presidente Lula

Foto: Gilton Rosas

A guerra na faixa de Gaza foi tema do discurso do vereador Elber Batalha (PSB), na sessão desta quarta-feira, 21, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Em meio a opiniões recentes de colegas parlamentares defendendo o país de Israel e contra a fala recente do presidente Lula, ele fez questão de apresentar vídeos que mostram a realidade e perguntar o motivo da preocupação de apenas um lado. 

  

O trecho de uma opinião do presidente da república comparando as ações da 2ª Guerra Mundial com as de Israel nesta semana causou repercussão, inclusive entre os parlamentares de Aracaju. Por isso, Elber ocupou a tribuna durante o grande expediente para trazer de volta o assunto do dia anterior. Em meio ao seu pronunciamento, ele questionou a revolta seletiva. “Somente acho a revolta dos senhores seletiva. É muito fácil quando se tem um lado, observar no outro lado uma pequena falha e esquecer do grande mote. Lula é o grande líder mundial que tem coragem de falar o que é necessário ser falado do que está sendo feito em Gaza. As pessoas há cerca de seis anos, vem sofrendo o que vem sendo uma das maiores agressões ao direito internacional”, declarou. 

  

Com vídeos das redes sociais que mostram a cidade após o bombardeio, a situação das crianças após cada acontecido e também o hospital do Programa Médicos sem Fronteiras que foi alvo nos últimos dias, o parlamentar lamentou a posição dos colegas que se manifestaram no dia anterior. “Esse é o impacto físico. É assim que os médicos estão trabalhando lá e é contra isso que o presidente Lula está falando. Agora, é muito lindo defender Israel sem ter a mínima noção do que esse povo está passando. É uma revolta seletiva”, falou mais uma vez. 

  

Além das imagens, ele trouxe ainda dados do embate que vem acontecendo diretamente desde o dia 7 de outubro. “O Hamas é um grupo terrorista, ponto. Israel é um estado que talvez, seja o segundo ou terceiro mais preparado, do ponto de vista armamentista e está bombardeando desde o dia 9 de outubro. De lá pra cá, Israel já matou mais de 30 mil pessoas, dentre elas, 10 mil crianças. Em apenas um dia foram mortas mais de 400 crianças de uma vez só”. 

  

Por fim, ele cobrou a opinião de todos os outros colegas sobre a situação. “O presidente Bolsonaro recebeu a presidente do partido nazista alemão, uma deputada em 2021. Eu não vi manifestação dos senhores protestando contra isso. Sinceramente, não vi. O que está ocorrendo naquela região da Palestina é um dos maiores massacres que a humanidade já viu. Isso tem que ser dito, tem que ser combatido. Eu não vejo os senhores falando disso. Criança palestina não conta?”, concluiu.  

Sonia Meire destaca a luta pelas vagas na Educação Infantil

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 21/02/2024 13h55, última modificação 21/02/2024 13h52
Sonia Meire destaca a luta pelas vagas na Educação Infantil

Foto: Manuella Miranda

Desde que assumiu a mandata, a vereadora professora Sonia Meire vem debatendo na Câmara Municipal de Aracaju a questão da falta de vagas na Educação Infantil. Tendo em vista que, há uma década, a oferta não tem garantido o acesso de todas as crianças de zero a cinco anos, que abrange creche e pré-escola.   

“O nosso trabalho é defender educação pública gratuita e de qualidade, e por essa razão, sempre estivemos na luta da ampliação das vagas da Educação Infantil. As famílias cobram a matrícula e acreditam na escola pública. Após a pandemia, essa necessidade das crianças nas escolas aumentou, porque lugar de criança é na escola. É nas escolas e creches públicas que elas podem ter a garantia de alimentação, projeto pedagógico e cuidados especiais para garantir um melhor desenvolvimento”, destacou Sonia Meire.   

A Gabineta Popular da vereadora fez a indicação para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) criar um cadastro reserva de vagas online, que ficasse aberto e de forma transparente para garantir o acompanhamento das demandas por vagas e matrícula. A sugestão foi seguida pela Secretaria, e o cadastro foi criado. A demanda do ano anterior foi efetivada no início desse ano de forma prioritária.  

“A matrícula de 2024 chegou, e estamos hoje com o cadastro reserva online. Já identificamos a quantidade de crianças que está neste cadastro, ainda sem matrículas efetivadas. A partir da nossa provocação, acompanhando o fluxo, a secretaria informou, em resposta ao nosso ofício que, até o 2º semestre deste ano, a reforma de 10 escolas será entregue, além da construção de mais uma. A Semed também nos informou que com essa ampliação mais 1300 vagas estão sendo criadas na educação infantil e com isso esperamos que todos sejam matriculados”, completou a vereadora.  

Além da criação de novas vagas, a vereadora continua fiscalizando a infraestrutura das escolas, a necessidade de contratação de cuidadoras e a realização de concursos públicos para docentes.   

Na Câmara Municipal de Aracaju, está em tramitação um Projeto de Lei que dispõe sobre a implementação do "Portal de Matrícula" da rede pública municipal de ensino. O PL tem como objetivo facilitar o acesso a informações atualizadas sobre vagas ofertadas e solicitação de vagas na rede pública municipal de ensino. A luta ao lado das famílias para garantir o direito à educação pública de qualidade para as crianças continuará, e as cobranças para que isso seja efetivado serão contínuas. 

Procuradoria da Mulher da CMA inicia trabalhos e contará com atendimento jurídico, psicológico e de assistência social

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 21/02/2024 14h45, última modificação 21/02/2024 14h45
Procuradoria da Mulher da CMA inicia trabalhos e contará com atendimento jurídico, psicológico e de assistência social

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (21/02), o presidente Ricardo Vasconcelos (Rede) e a vereadora Emília Corrêa (PRD), que preside a Procuradoria da Mulher, deram início aos trabalhos da Procuradoria voltada para a mulher.  

Para marcar a ocasião, uma advogada, uma assistente social e uma psicóloga passaram a integrar a equipe de atendimento às mulheres. Segundo o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), "hoje é um dia histórico no parlamento municipal e esperamos que as mulheres que estão em vulnerabilidade social enxerguem na CMA um porto seguro". 

A presidente da Procuradoria da Mulher, vereadora Emília Correa, ressaltou que "estou muito feliz hoje. Já tivemos a luta pela aprovação e hoje materializamos isso, o que com certeza é o sonho de muitas mulheres. Com isso, garantimos mais uma porta de acesso para as mulheres, não somente as vítimas, mas aquelas que precisam garantir seus direitos". 

A advogada Vanessa Reillane, que integrará a Procuradoria da Mulher com assistência jurídica, considera essa atividade uma missão para ajudar as mulheres. “Vamos conseguir ajudar as mulheres a identificarem se sofrem violência, entenderem sobre independência financeira e auxiliar em dúvidas, assim como na garantia pela manutenção de direitos e proteção. Faremos um acolhimento com essas mulheres, por meio das profissionais disponíveis, assim como teremos movimentos de conscientização”. 

Os serviços da Procuradoria da Mulher funcionarão no anexo da CMA e em breve serão oferecidos às mulheres de forma gratuita. 

 

Entenda a importância da Procuradoria da Mulher 

A Procuradoria da Mulher é um órgão da Câmara Municipal de Aracaju que tem o objetivo de oferecer assistência e promover o combate à violência doméstica, orientando sobre os direitos da mulher, informações sobre formação profissional e política, e encaminhando aos órgãos de assistência da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Governo do Estado. 

A Procuradoria da Mulher poderá receber denúncias, examinar as informações, orientar e encaminhar aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas da Prefeitura de Aracaju que visem à igualdade de gênero, campanhas educativas e antidiscriminatórias, firmar parcerias nacionais e internacionais, e promover pesquisas, palestras e estudos sobre violência e discriminação. Na CMA, integram a Procuradoria da Mulher as vereadoras Emília Correa, Sheyla Galba e Sônia Meire. 

Vereador Bigode faz novo apelo ao superintendente da SMTT

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 14h07, última modificação 21/02/2024 14h07
Vereador Bigode faz novo apelo ao superintendente da SMTT

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, dia 21, o vereador Bigode (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para fazer um apelo ao superintendente da SMTT, Renato Teles, sobre a falta de sinalização no bairro Santa Maria, que vem prejudicando a segurança 

As ruas dos conjuntos Padre Pedro, Valadares, Santa Maria, Paraíso do Sul, necessitam de quebra-molas e faixa de pedestre. 

"Estou cansado do povo me cobrar e já sem graça de fazer esse pedido e não ser atendido pelo poder público desde que estou nessa casa". informou o parlamentar. 

O vereador comentou que as ruas da Escola João Oliver e da Escola Tia Ruth, que fica na rotatória do 17 de março, não possuem placas informativas para segurança das crianças e pais de alunos. 

"Faltam além das placas, quebra-molas e faixa de pedestre, como redutor de velocidade para a segurança da população. 

"É lamentável a justificativa do superintendente Renato Teles, que disse que a faixa de pedestre é apagada por conta da areia que fica acumulada na avenida e dos pneus lixam a faixa, infelizmente essa foi a justificativa do superintendente e enquanto isso a situação dos moradores e da avenida Alexandre Alcino piora a cada dia. E nós parlamentares somos cobrados pela população, "comentou. 

Durante sua fala, o vereador Bigode (PSD) disse que irá colocar alguns ônibus na frente da superintendência para reivindicar as melhorias que ao longo de seu tempo como parlamentar cobra e não tem solução, mas antes fez um apelo para solucionar o problema desse povo.  

Para finalizar, os vereadores Cícero do Santa Maria, Sheyla Galba, Emília Correa, Paquito de Todos e o vereador Ricardo Marques foram favoráveis ao pronunciamento do vereador no que tange à falta de atenção do superintendente da SMTT com os parlamentares, que buscam a melhoria do povo. 

Projeto de lei nº 296/2023, de autoria do vereador Miltinho Dantas, é aprovado em segunda discussão

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 14h28, última modificação 21/02/2024 14h28
Projeto de lei nº 296/2023, de autoria do vereador Miltinho Dantas, é aprovado em segunda discussão

Foto: Gilton Rosas

Na Câmara Municipal de Aracaju, durante a 4ª sessão ordinária realizada na manhã da terça-feira, 20, foram apreciadas 20 proposituras. Sendo votados ao todo 4 projetos de lei em redação final, 5 projetos em segunda discussão, 1 projeto de lei em primeira discussão e 10 requerimentos. 

Entre os cinco projetos aprovados em segunda discussão e que seguem para redação final está o projeto de lei nº 296/2023, de autoria do vereador Miltinho Dantas (PDT), que dispõe sobre a política municipal de incentivo à prática do futebol feminino.  O plano consiste na promoção de torneios, campeonatos e eventos, bem como na destinação de espaços voltados à prática de futebol feminino. 

O Plano previsto nesta Lei deve ser implementado nas escolas da Rede Municipal de Ensino, nos equipamentos esportivos da administração direta e indireta, nos parques municipais ou em outros locais apropriados para essa finalidade.  

Visando à concretização dos objetivos desta Lei, é facultado ao Poder Executivo celebrar convênios e outros ajustes permitidos pela legislação, incluindo a transferência de recursos financeiros e materiais, com entidades particulares, ligas e entidades de administração do desporto, na modalidade de Futebol Feminino. 

As despesas decorrentes desta Lei serão custeadas pelas dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas se necessário. 

Para fins desta Lei, entende-se por futebol feminino as diversas modalidades desse esporte, incluindo Futebol de Campo, Futebol de Salão, Futebol Society e Futebol de Areia. 

Miltinho fala sobre os 189 anos da Polícia Militar

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/02/2024 15h48, última modificação 21/02/2024 15h48
Miltinho fala sobre os 189 anos da Polícia Militar

Foto: Gilton Rosas

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, dia 21, o vereador Miltinho Dantas (PDT) falou das comemorações dos 189 anos de fundação da Polícia Militar. A data de fundação da PM é em 28 de fevereiro de 1835. 

O vereador também parabenizou o governador Fábio Mitidieri por ter empossado 68 agentes de Polícia Civil e mais 15 escrivães, totalizando mais 83 agentes para a Segurança Pública. "Parabéns, governador, por estar honrando o seu compromisso", enfatizou Miltinho Dantas. 

Miltinho informou que na próxima segunda-feira, dia 26, às 19 horas, será realizado um jogo de encerramento do mês de comemoração dos 189 anos de fundação da Polícia Militar, na Arena Batistão. 

“Edvaldo, vamos aproveitar 2024 para resolver a questão da licitação do transporte público”, diz Emília

por Andrea Lima- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 09h02, última modificação 22/02/2024 09h02
“Edvaldo, vamos aproveitar 2024 para resolver a questão da licitação do transporte público”, diz Emília

Foto: Gilton Rosas

Citando outras cidades como exemplo, onde a questão do transporte público é referência, a vereadora Emília Corrêa (PRD) foi taxativa ao afirmar que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não leva adiante essa pauta por falta de boa vontade. Já são anos na mesma morosidade, sem nenhuma solução efetiva.
“O jogo de empurra iniciou em 2018. Foi quando começaram as conversas acerca do Consórcio. No ano seguinte, o grupo se reuniu novamente para a instalação, mas não houve absolutamente nenhum avanço. Já em 2020, veio a pandemia, suspendeu, tudo bem. Em 2022, foi a contratação de uma empresa de auditoria técnica, avaliada em quase R$2 milhões para fazer a licitação. Por que a prefeitura precisa terceirizar a responsabilidade? Estamos em 2024 e não foi concretizado nada. Impressionante”, argumentou.
Emília ainda acrescentou que esta se trata  de uma das promessas mais antigas do gestor e que, em outras cidades, deram certo. Mas, em Aracaju, para tudo há obstáculos. “Enquanto isso, aqui vizinho da gente, em Maceió, JHC entregou somente, neste mês, mais 22 ônibus geladões à população. Com este feito, a cidade chega a maior frota de ônibus climatizados da história e dando aula de como se trata a modalidade urbana de uma capital. Aí eu pergunto: por que eles conseguem e nós não?”, questionou.

Vereador Bittencourt parabeniza o incentivo à tecnologia educacional na rede municipal de ensino

por Jamile Pavlova- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 09h41, última modificação 22/02/2024 09h41
Vereador Bittencourt parabeniza o incentivo à tecnologia educacional na rede municipal de ensino

Foto: Gilton Rosas

O vereador Professor Bittencourt (PDT) usou o Grande Expediente da Câmara de Vereadores, nessa quarta-feira, 21 , para elogiar a iniciativa e o investimento da prefeitura de Aracaju na distribuição de kits pedagógicos, contendo materiais escolares e fardamento, além de um grande pacote de tecnologia educacional para os alunos da rede pública municipal.


O vereador relembrou que o início da inserção das tecnologias nas escolas municipais foi quando foi secretário de educação nos anos de 2011 e 2012.

"Eu fui secretário de educação da cidade de Aracaju em 2011 e 2021 e, nesse mesmo ano, iniciamos um processo também de implementação de tecnologias na rede pública municipal de informatização. Nós distribuímos mais de 10 mil computadores, colocamos na sala de aula de todas as escolas que estavam sendo reformadas um quadro digital, iniciamos todas as tratativas junto aos professores da casa para gente formar num núcleo de tecnologia a fim de alimentar essas tecnologias. Portanto, foi algo muito expressivo", comentou.

"Primeiro, a escola tem que ser claramente mais atrativa. Os alunos precisam ficar em casa ansiosos por irem à escola. A gente fica feliz por saber que a escola está acolhendo, que a criança está gostando. E uma das coisas mais atrativas no mundo lá fora é a tecnologia, então a escola precisa ser atrativa neste sentido. Por isso, gostaria de parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira, parabenizar o secretário municipal de educação, Ricardo Abreu, parabenizar toda a sua imersão nesse universo", disse Bittencourt.

Pacote de tecnologia

A prefeitura de Aracaju , por meio da Secretaria Municipal de Educação , entregou mais de 25 mil notebooks, com um investimento de cerca de R$ 75 milhões e todos os outros aparatos tecnológicos que incluem ainda câmeras de reconhecimento facial e modernização da chamada.

Dr. Manuel Marcos parabeniza iniciativa de doação de sangue da Escola do Legislativo

por Douglas Fernandes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 10h01, última modificação 22/02/2024 10h01
Dr. Manuel Marcos parabeniza iniciativa de doação de sangue da Escola do Legislativo

Foto: Gilton Rosas

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2022 foram coletadas 2.340.048 bolsas de sangue (com 450 a 500ml cada). Em 2023, no mesmo período, a coleta ficou em 2.452.425, o que representa aumento de 112.377 bolsas.

Durante o Pequeno Expediente da última quarta-feira, 21, o vereador Dr. Manuel Marcos destacou a doação de sangue e a importância da ação para a saúde pública. “Gostaria de parabenizar por esse gesto de doação de sangue que a Escola do Legislativo vai realizar na sexta-feira, é algo extraordinário porque sangue é vida e é um ato de solidariedade humana imensurável. Como médico , eu sei quantas vezes fiquei agoniado de ver o paciente no leito de operação, no leito de parto, precisando de sangue.

E quando chega a bolsa de sangue, a gente sabe que, com a ajuda de Deus, aquela pessoa retorna à sua vida”, concluiu o parlamentar. Com iniciativa da Escola do Legislativo de Aracaju - Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a doação de sangue será realizada na próxima sexta-feira, 23, das 8h às 15h, na sede da instituição, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 621, salas 4 e 5, bairro Suíssa. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE)

Ricardo Marques vê com preocupação quebra de sigilo telemático e telefônico da jornalista Gleice Queiroz

por Fredson Navarro — publicado 22/02/2024 11h25, última modificação 22/02/2024 11h25
Ricardo Marques vê com preocupação quebra de sigilo telemático e telefônico da jornalista Gleice Queiroz

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania), que atua como jornalista há mais de 25 anos e defende a liberdade de imprensa, respeita a ética e o direito dos profissionais da comunicação de preservar as fontes, questiona a necessidade do pedido de quebra de sigilo telemático e telefônico da jornalista Gleice Queiroz, que atuou durante seis anos como diretora da Comunicação da Secretaria da Educação de Sergipe e há um ano atua no jornalismo independente. 
Ricardo Marques vê o ato com preocupação e que abre  um precedente para o trabalho dos demais colegas jornalistas e radialistas, já que fere o direito ao sigilo da fonte e das comunicações, um direito inviolável. 
A defesa da jornalista entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça de Sergipe para impedir o afastamento dos sigilos telefônicos e telemáticos , bem como o acesso aos dados e ao conteúdo dos equipamentos apreendidos, visando cessar essa ilegalidade para assegurar a inviolabilidade e o sigilo da fonte e das comunicações privadas armazenadas, garantidos pela Constituição Federal.

Presidente da CMA demonstra preocupação com o recapeamento da avenida Tancredo Neves

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 22/02/2024 11h49, última modificação 22/02/2024 11h49
O presidente utilizou a Tribuna para discutir outras questões políticas
Presidente da CMA demonstra preocupação com o recapeamento da avenida Tancredo Neves

Foto: Gilton Rosas

O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede) , utilizou a Tribuna nesta quinta-feira (22/02) e demonstrou preocupação com o recapeamento do asfalto na Avenida Tancredo Neves e comentou sobre outras questões ligadas à falta de infraestrutura em alguns bairros.

“A empresa que está fazendo o recapeamento na avenida Tancredo Neves acabou de finalizar o trecho em frente ao HUSE e ontem, quando passei, já tinha um buraco, uma cratera. É importante fiscalizar a espessura do asfalto, a qualidade do material, porque se com uma chuva já abriu um buraco, imagine no inverno: vai arrastar o asfalto todo e é dinheiro público no lixo. Por isso, reforço que é fundamental continuarmos fiscalizando”, apontou. 

O presidente também ressaltou que ouviu críticas sobre recursos da prefeitura que serão investidos em locais da zona de expansão, que ainda não estão muito povoados. Ricardo rebateu a crítica dizendo que “é fundamental estruturar primeiro a área para depois atrair a fixação de empresas e pessoas. É importante pensar na construção de creches, escolas, unidades de saúde, implantar saneamento básico, dentre outras ações. Só assim que pessoas e empresas vão ao local”, concluiu. 

Por fim, Ricardo Vasconcelos comentou que os vereadores fizeram um “acordão” para conceder o aumento do percentual ao orçamento do Executivo. “Quando tomamos a decisão de baixar o percentual para os 5%, falamos que se o prefeito necessitasse fazer o remanejamento, isso seria feito com o menor prazo possível. Não vamos compactuar com uma velha política. Quem tem que zelar pelo interesse público é o legislador, não adianta tumultuar. Continuamos com a mesma serenidade e convicção. Não criamos nenhum problema quando reduzimos para os 5%, assim como mantemos nossa postura republicana quando realizarmos a flexibilização do valor”, finalizou.


Apartes dos vereadores 

O vereador Pastor Diego (PP) reforçou o discurso do presidente, destacando que “ há um problema constante na qualidade do asfalto na cidade. Enquanto fiscais, não podemos aceitar que um serviço feito há 15 dias já apresente fissuras ou problemas.   Além disso, ontem, fomos à zona de expansão e percebemos que muitos locais sofrem com a falta de infraestrutura. No Robalo não há iluminação pública, por exemplo. Precisamos urgente que a Prefeitura de Aracaju comece a investir na infraestrutura dessa região”, pontuou.

A vereadora Emília Corrêa (PRD) destacou que a fala do presidente foi essencial. “Os problemas com o recapeamento da avenida Tancredo Neves têm cheiro de improbidade administrativa. Os valores  são exorbitantes e não condizem com uma espessura diminuta, que logo precisará novamente do serviço , causando transtorno à sociedade”, endossou.




CMA aprecia sete proposituras nesta quinta-feira

por Fernanda Nery, da Agência Câmara Aracaju — publicado 22/02/2024 12h50, última modificação 22/02/2024 13h01
CMA aprecia sete proposituras nesta quinta-feira

Foto: Gilton Rosas

 

A 6ª Sessão Ordinária, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 22/02, teve um total de nove documentos apreciados. Desses, foram sete projetos de resolução, um projeto de decreto legislativo e um requerimento.

 

Projetos de Resolução

 

Ao todo, foram sete projetos de resolução apreciados e aprovados, todos de autoria da mesa diretora, os quais foram promulgados e já passam a valer. Um dos projetos, o de N° 4/2024, dispõe sobre o procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da Câmara Municipal de Aracaju.

Outro projeto aprovado foi o de N° 7/2024, o qual versa sobre a licitação pelo critério de julgamento por menor preço ou maior desconto, na forma eletrônica, para a contratação de bens, serviços e obras, no âmbito da Câmara Municipal.

 

Projeto de Decreto Legislativo

De autoria do vereador Pastor Diego (PP), o único projeto de decreto legislativo (N° 7/2024),  apreciado e aprovado em votação única nesta quinta-feira, concede título de cidadania aracajuana à senhora Andrea Luiza da Silva Miguez de Seabra.

Natural do Rio de Janeiro, Andrea Luiza mudou-se para Aracaju em 2013 e, após intensos meses, inaugurou a escola Trampolim Movimento e Ação, focada no desenvolvimento infantil. Além disso, foi candidata à deputada estadual por Sergipe em 2022 e, desde março de 2023, trabalha na Secretaria de Educação do Estado. Ademais, participa de um grupo de oração e realiza trabalhos sociais em prol de famílias carentes.   

 

Requerimento

O requerimento, que foi apreciado e aprovado em votação única, foi o de N° 32/2024, a pedido do vereador Professor Bittencourt (PDT), em regime de urgência, com o objetivo de aprovar o projeto de lei N° 24/2024, de autoria do Poder Executivo municipal. O documento altera dispositivos da lei N° 5835, de 29 de dezembro de 2023, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2024. 

Alunos de escola da rede particular visitam CMA e apresentam projeto que promove inclusão e acessibilidade

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 22/02/2024 12h45, última modificação 22/02/2024 14h54
Estudantes desenvolveram robô que auxilia pessoas com mobilidade reduzida na prática da pintura
Alunos de escola da rede particular visitam CMA e apresentam projeto que promove inclusão e acessibilidade

Gilton Rosas

Promovendo inclusão e acessibilidade, um grupo de 5 alunos do Coesi, escola da rede privada da capital, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira,22. Os estudantes foram recepcionados por vereadores na sala da presidência e, acompanhados de um professor, apresentaram o protótipo de um robô que oportuniza a pessoas com deficiência o exercício da pintura.

Os estudantes fazem parte da equipe de robótica ‘Robocoe’, do Coesi e participaram no final do ano passado, em Salvador, da etapa regional do campeonato FIRST LEGO League Challenge, evento de robótica realizado pelo SESI, com alunos de 9 a 15 anos. A equipe se classificou para a etapa nacional,  que será realizada neste mês, em Brasília.

A vereadora Emília Correia (PRD) destacou a aplicabilidade dos avanços tecnológicos em problemáticas envolvendo acessibilidade.“ É um avanço, a robótica está sendo utilizada em todos os setores. Os nossos jovens representarão nossa cidade nacionalmente e certamente internacionalmente em questões sociais e de inclusão”, disse a vereadora. Alinhado a fala de Emília, o vereador Pastor Diego (PP) afirmou.“ Nós recebemos os alunos que foram classificados na etapa regional do campeonato de robótica para a competição nacional que vai acontecer nos próximos dias em Brasília. Eles apresentaram aqui uma possibilidade da pessoa com deficiência nos membros superiores pintar, desenvolver uma atividade e continuar sua vida dentro da máxima normalidade possível”.

O vereador Sargento Byron (Republicanos) parabenizou a iniciativa da escola no fomento de ações que valorizam a ciência e tecnologia a serviço da sociedade. “ Ficamos muito felizes em ver a promoção da iniciação cientifica, ainda mais com esse viés da acessibilidade e inclusão. O projeto que foi apresentado oportuniza pessoas que tem mobilidade reduzida mostrar sua arte”.

A estudante Isadora Barreto detalhou o funcionamento do protótipo  e comentou sobre a expectativa para a próxima competição.

“Para etapa regional, uma das mais difíceis do Nordeste, nós criamos uma paleta com trava giratória para facilitar a retirada e colocada do pincel e um bocal de silicone que auxilia no processo de pintura. Para a etapa nacional elaboramos ainda mais essa solução e criamos um cavalete motorizado que se move em todas direções. Também incorporamos travas giratórias na paleta. A nossa meta é ir para a competição internacional representando Sergipe".

 Torneio SESI

 O Torneio SESI de Robótica foi realizado em dezembro de 2023 e contou com a participação de 35 equipes de escolas públicas, particulares e do SESI, com o total de 245 competidores. Os estudantes foram desafiados a construir robôs capazes de cumprir missões autônomas e a desenvolver projetos explorando linguagens artísticas .

Questão ambiental em Aracaju é discutida por vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 12h21, última modificação 22/02/2024 12h21
Questão ambiental em Aracaju é discutida por vereadora Sonia Meire

Foto: assessoria do parlamentar

O Direito à Cidade é um direito humano e coletivo, que diz respeito tanto a quem nela vive hoje, quanto às futuras gerações, um compromisso ético e político de defesa de um bem comum essencial a uma vida plena e digna. E a questão ambiental está ligada diretamente a esse direito, quando se fala em saneamento básico, coleta seletiva, preservação do meio ambiente. E a vereadora Sonia Meire usou o Pequeno Expediente para destacar o direito à vida numa cidade que se coloca como "cidade inteligente", porém excludente.

 

“Eu vou sempre retomar esse debate, porque nós temos várias ruas com problemas no saneamento, quando chove alaga, mesmo com índices pluviométricos não muito altos. É necessário que as limpezas sejam feitas diariamente para que essa água seja drenada, também seja feita a limpeza dos rios e a  proteção aos manguezais. Quando não há política séria de saneamento, pois ainda temos casos de esgoto fluvial na capital, essa drenagem não é feita da forma correta, ela acaba indo para os rios e aumentando o  nível de poluição.”, disse Sonia Meire.

 

Dentro da questão do Direito à Cidade, a falta de cuidado com os manguezais, principalmente no bairro da Coroa do Meio, é muito séria na cidade. O mangue da região vem sendo soterrado em uma tentativa de destruição daquele ecossistema, que desempenha um importante papel na preservação de diversas espécies vegetais e animais.

 

“Nós tivemos uma reunião semana passada com o Secretário de Meio Ambiente para cobrar várias iniciativas naquela área. Um tempo atrás, ali foi construído o conhecido Museu do Mangue, uma área que foi urbanizada, foram construídas casas onde antes era ocupação e que não tem sido cuidada pelo município de Aracaju. Moradoras e moradores do bairro têm reagido e solicitado a recuperação do mangue, das praças, da área de contenção, que está totalmente destruída, inclusive colocando em risco pedestres e crianças que ali circulam. A todo momento se aterra o mangue e nós não temos uma política de educação ambiental naquela região. Não há hoje nenhum projeto de limpeza do rio e aquela parte da draga está com um esgoto a céu aberto, sem condição de pesca nem de convivência", completou a vereadora.

 

É célere que o município tenha medidas para proteger o mangue e revitalizar o rio e as matas ciliares, que são o futuro, o bioma fundamental daquela região e de outras regiões do entorno.

 

Um outro assunto que é tema de ação diária da vereadora é a defesa da Reserva Extrativista da Mangaba, no bairro Santa Maria, que é a única reserva de mangaba urbana no Brasil. . É urgente que essas famílias sejam respeitadas e que participem do Conselho Gestor da Reserva, com pelo menos a ocupação de três representações, como também que participem da construção do plano de manejo para continuarem desenvolvendo suas atividades, afinal, são essas famílias que protegem a reserva não apenas para si, mas para toda a população Aracajuana.

 

A vereadora também tem denunciado a privatização da DESO e o aumento do preço para o consumidor, mesmo os que não têm acesso à água e ao saneamento. A Agência Reguladora das Águas (AGRESE) autorizou o pedido de aumento de $43,91 para $46,68 por cada 10m³. A pergunta que fica: quem vai pagar a conta? Com certeza, a população mais vulnerável que, inclusive, se não tem acesso à agua, terá menos ainda com a privatização.

Audiência Pública discute prioridades para pacientes oncológicos em Aracaju

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 22/02/2024 12h29, última modificação 22/02/2024 12h29
Audiência Pública discute prioridades para pacientes oncológicos em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Nesta sexta-feira (23), às 9h, acontece uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju para definição das prioridades, dentre as solicitações feitas por pacientes oncológicos. Proposta pela vereadora Sheyla Galba (Cidadania), a audiência vai reunir entidades de apoio a pessoas com câncer e ainda parlamentares e representantes de órgãos públicos ligados ao tema. Toda sociedade é convidada e pode participar.
A audiência é mais um marco, após a união de instituições que atuam no apoio a pessoas com câncer em Sergipe. No dia 1º de fevereiro, quatro delas assinaram um termo de cooperação, para que, unidas, possam levar demandas aos gestores do Poder Executivo, municipal e estadual para que sejam aplicadas soluções coletivas e não somente individuais. 
O termo foi assinado pelas seguintes instituições:  Instituto do Câncer Sheyla Galba, Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AACASE), Grupo de Apoio à Criança do Câncer do Estado de Sergipe (GACC) e o Movimento Mulheres de Peito.

LOA: Vereadores reajustam de 5% para 18% o percentual disposto para o Executivo abrir créditos suplementares

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 22/02/2024 13h22, última modificação 22/02/2024 13h22
LOA: Vereadores reajustam de 5% para 18% o percentual disposto para o Executivo abrir créditos suplementares

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (22/02), a Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Projeto de Lei N° 24/2024, em sessão extraordinária, o qual altera dispositivos que estimam a receita e fixam a despesa de Aracaju. A alteração diz respeito à emenda 01, aprovada pelos vereadores em dezembro de 2023, que modificava de 40% para 5% o percentual permitido para que o Executivo e o Legislativo propusessem créditos adicionais suplementares.  

 

Após conversa com o Executivo, a CMA aprovou uma mudança que flexibiliza o percentual de 5% para 18%. Na prática, o Poder Executivo, na figura do prefeito Edvaldo Nogueira, fez o envio da proposta de Lei Orçamentária Anual no valor de R$ 3.910.183.700,00 (três bilhões, novecentos e dez milhões, cento e oitenta e três mil e setecentos reais). Deste valor, 18% podem ser remanejados sem autorização do Legislativo, após a votação desta quinta (22).   

 

Segundo o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), “o Prefeito Edvaldo Nogueira procurou o parlamento para pedir que analisássemos novamente o percentual, apresentando questões de empréstimos e investimentos. Já tínhamos dito que à medida que o Executivo fosse demonstrando de forma técnica a necessidade de aumentar esse percentual, não haveria nenhum problema. Estamos mantendo a coerência, que jamais iríamos causar qualquer embaraço para o Executivo. Nosso compromisso é com a fiscalização e os assuntos que interessam a cidade de Aracaju”, pontuou.  

O que disseram os vereadores?

A vereadora Emília Corrêa (PRD) destacou que “assinei a emenda de 5%, mas entendo que 20% é razoável e foi minha proposta inicial. A emenda de 5% aprovada por essa Casa foi vetada pelo Prefeito. Ele queria os 40% livres para remanejar e depois, tentou retirar o veto. Ontem, votamos pela derrubada do veto. E agora vem um novo projeto com 18%, se eu apresentei um de 20% e aprovamos um melhor de 5%, então 18% está dentro do previsto”, pontuou. O vereador Breno Garibalde (União Brasil), parabenizou o presidente da CMA e os vereadores por chegarem a um consenso sobre o que é melhor para os Poderes.   

 

A vereadora Sônia Meire (PSOL) disse que “o prefeito trouxe algumas preocupações, que fez com que os vereadores repensassem o remanejamento do recurso, inclusive, atendendo questões ligadas à lei Paulo Gustavo. Nosso interesse não é diminuir a capacidade do prefeito, mas para termos maior capacidade de fiscalizar o remanejamento dos recursos, sobretudo, para atender questões sociais. Quero declarar à população que nosso voto é favorável por meio de um consenso e do atendimento das necessidades que a população aracajuana tem”, concluiu.  

 

O vereador Prof. Bittencourt (PDT) reforçou que “queremos falar sobre a política e a necessidade de entrar em consenso e havendo a necessidade, o Executivo estará sempre à disposição para dirimir impasses”. Por fim, o vereador Pastor Diego (PP) parabenizou os vereadores e disse ter tranquilidade em votar no projeto.  


Relembre 

Na manhã desta quarta-feira, 21, os parlamentares da Câmara Municipal de Aracaju derrubaram, por unanimidade, o veto parcial ao Projeto de Lei nº 412/2023 que estima receita e fixa despesa do município de Aracaju para o exercício de 2024, enviado pelo Prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).  Das 9 emendas aprovadas pelos vereadores, 7 foram vetadas pelo Poder Executivo Municipal. Todos os vetos foram derrubados pela Casa Legislativa. 

 


Breno Garibalde: “Até quando a SMTT será omissa à realidade dos ciclistas?”

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 13h35, última modificação 22/02/2024 13h35
Breno Garibalde: “Até quando a SMTT será omissa à realidade dos ciclistas?”

Foto: Gilton Rosas

Em seu pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju, nesta quinta-feira, dia 22, o vereador Breno Garibalde falou sobre mais um acidente fatal que vitimou uma ciclista de 40 anos, no bairro Aeroporto.

“Não são números, são pessoas! Não é uma ciclista apenas, é Carine Edgare de Azevedo Barros. Até quando vamos ver ocorrências como essa acontecendo? É esse tipo de mobilidade que queremos construir para a nossa cidade? Não!”, declara o vereador.

Breno alerta para a necessidade de combater essa triste realidade diariamente. “A pessoa que sai de casa de bicicleta está tentando transformar uma sociedade, mas muitas vezes não consegue voltar para casa em segurança. As nossas ciclovias não têm conexão; inclusive, a avenida que aconteceu o acidente não tinha ciclovia”.

Na visão do vereador, a cidade de Aracaju é pensada apenas para os automóveis. “Se a gente tivesse estrutura cicloviária, nem essa e nem tantas outras mortes teriam acontecido. Além disso, a gente não vê a SMTT se pronunciar sobre a situação vergonhosa que estão as ciclovias da cidade. Até quando vamos insistir nos mesmos erros? Continuar vivendo esse modelo de cidade que está fadado ao fracasso? A mobilidade ativa precisa ser prioridade na gestão.”, ressalta Breno. 

Vereador Sargento Byron tem PL aprovado para pessoas com diagnóstico de doença celíaca, diabetes e intolerância à lactose

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 13h49, última modificação 22/02/2024 13h49
Vereador Sargento Byron tem PL aprovado para pessoas com diagnóstico de doença celíaca, diabetes e intolerância à lactose

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou o Projeto de Lei (PL) 258/2023, de autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos), que trata da obrigatoriedade de hipermercados, supermercados e estabelecimentos similares disporem em um local único e com destaque, os produtos destinados aos indivíduos celíacos, diabéticos e com intolerância à lactose em Aracaju.  

Para o parlamentar, a propositura aborda questões de saúde pública, diante do aumento dos diagnósticos de doenças autoimunes que requerem uma alimentação especial. "A doença celíaca é uma doença autoimune crônica causada por uma reação ao glúten em pessoas com predisposição genética, assim como as intolerâncias que também podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Partindo desse pressuposto, é necessário que tenhamos maior atenção junto a esta parcela da população, pois estamos falando de direitos que asseguram qualidade de vida e pleno estado de saúde, onde o consumidor terá fácil acesso e opções de produtos específicos à sua necessidade", pontuou.  

Em relação aos dispositivos do projeto a ser sancionado pelo Poder Executivo, Byron explica: "a ideia é que os produtos alimentícios passem a estar localizados em um único setor do estabelecimento, um corredor, uma gôndola, uma prateleira ou um quiosque, separados fisicamente e destacados dos demais, expostos com sinalização através de painéis, etiquetas, indicadores laterais ou frontais ou qualquer outro meio de impressão gráfica que possibilite a fácil visualização e entendimento do consumidor. Isso também trará uma melhor organização dos comércios e seus trabalhadores". 

 As placas indicativas propostas no PL devem conter as expressões "sem glúten", "diet" e "sem lactose". Se a regularização não ocorrer dentro do prazo estipulado, o estabelecimento será notificado e multado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

“Este é um assunto tão debatido por nós, e não vemos solução”, declara Byron sobre a falta de melhorias e atenção aos ciclistas de Aracaju

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 13h58, última modificação 22/02/2024 13h58
“Este é um assunto tão debatido por nós, e não vemos solução”, declara Byron sobre a falta de melhorias e atenção aos ciclistas de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) fez uso da tribuna, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 22, para falar sobre a falta de segurança para os ciclistas da capital. 

"Tive conhecimento de mais uma ciclista que veio a óbito nas ruas da nossa cidade. O que eu não imaginava é que ela era minha colega de infância. Estive com Karine há cerca de dois meses, lá no Residencial Estrelas do Mar, e me deparei com a sua foto nas reportagens sobre o acidente. Karine é mais uma ciclista vítima da falta de segurança e de ciclovias em nossa cidade. O fato aconteceu na Av. Júlio César Leite, onde Karine estava em uma motocicleta e colidiu com uma bicicleta, sendo jogada para a via, onde o ônibus passava e atingiu a vítima. É triste. É revoltante. É preocupante. Pois, este é um assunto tão debatido por nós, e não vemos solução. Somos impotentes. Nos vemos de mãos atadas quando falamos da real necessidade e urgência do Plano Diretor para Aracaju", declarou Byron, emocionado. 

Somando posicionamento à fala do parlamentar, o vereador Breno Garibalde (União Brasil) reforçou: "parabenizo a fala de Byron e o seu posicionamento dentro da Casa, trazendo este assunto que tanto nos incomoda. Temos uma população que hoje faz uso de bicicleta não apenas mais como lazer ou atividade física, mas, também, como meio de transporte. Precisamos mudar esta realidade. Temos ciclovias, sim. Mas precisamos de mais, precisamos de Plano Diretor, de mudanças estruturais em nossa capital", frisou Breno. 

Byron ainda complementou: "muitos cidadãos não fazem ideia do quanto cobramos e clamamos por esta mudança. Mas, aqui, reforço meu comprometimento para buscar e provocar sempre os órgãos responsáveis. Todo meu sentimento às famílias que enfrentam a dor da perda por acidentes de trânsito ", concluiu. 

Miltinho Dantas demonstra indignação com o resultado da partida entre Itabaiana e o Brasiliense, pela Copa do Brasil 2024

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 14h22, última modificação 22/02/2024 14h22
Miltinho Dantas demonstra indignação com o resultado da partida entre Itabaiana e o Brasiliense, pela Copa do Brasil 2024

Foto: Gilton Rosas

Durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 22, o vereador Miltinho Dantas ocupou o Plenário para relatar sua indignação pela atuação desastrosa do trio de arbitragem do estado do Paraná, durante a partida entre o Itabaiana e o Brasiliense, na qual o time do Brasiliense venceu pelo placar de 1 a 0. O jogo foi válido pela Copa do Brasil 2024 e ocorreu na quarta-feira, 21, no estádio do Barretão, na cidade de Lagarto, SE. 

"Hoje nós já fizemos uma reclamação oficial ao presidente da CBF e uma reclamação em conjunto, assinada pela Federação e pela Diretoria da Associação Olímpica Itabaiana, ao presidente da Comissão Nacional de Arbitragem", frisou o vereador Miltinho Dantas. 

O time do Itabaiana teve um prejuízo de 1 milhão de reais apenas de cotas. O vereador também mencionou que a arbitragem deixou de assinalar um pênalti claro a favor da equipe do Itabaiana. Com esse resultado, o time sergipano foi eliminado da Copa do Brasil. 

Vereador Miltinho Dantas fala sobre atuação desastrosa da diretora da UBS Cândida Alves, no bairro Industrial

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 14h30, última modificação 22/02/2024 14h29
Vereador Miltinho Dantas fala sobre atuação desastrosa da diretora da UBS Cândida Alves, no bairro Industrial

Foto: Gilton Rosas

Ainda no Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 22, o vereador Miltinho Dantas (PDT) abordou a atuação desastrosa da diretora da UBS Cândida Alves, localizada na Rua de São João, no bairro Industrial. O vereador informou que irá protocolar uma denúncia junto ao Sindicato dos Enfermeiros pelos atos praticados pela diretora do posto, os quais incluem assédio e opressão contra os funcionários da unidade de saúde. 

Miltinho fez questão de salientar que estes atos não condizem com a administração do prefeito Edvaldo Nogueira. “Vamos fazer a denúncia à secretária de Saúde do Município e ao Sindicato dos Enfermeiros, para que investiguem os atos praticados por essa senhora. Até está sexta-feira, 23, estarei realizando essas denúncias aos órgãos competentes”. 

O Vereador informou que fará uma visita à UBS para colher mais informações e posterior denúncias de outros funcionários. 

 

Vereador Fabiano Oliveira é lançado como pré-candidato a prefeito de Aracaju durante visita a Brasília

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 14h58, última modificação 22/02/2024 14h58
Vereador Fabiano Oliveira é lançado como pré-candidato a prefeito de Aracaju durante visita a Brasília

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Fabiano Oliveira (PP) esteve nesta semana em Brasília, acompanhado do senador Laércio Oliveira. O objetivo da viagem foi um encontro com o presidente nacional do partido, Ciro Nogueira. 

Durante a reunião, Fabiano Oliveira foi oficialmente lançado como pré-candidato a prefeito de Aracaju nas próximas eleições municipais. Ciro destacou a trajetória política, empresarial e o comprometimento de Fabiano com os interesses da população de Aracaju. 

Para Fabiano, foi muito importante o encontro com o presidente do partido. Ele agradeceu a confiança depositada e ressaltou seu compromisso em continuar trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento da capital sergipana. 

"É uma honra e uma responsabilidade muito grande ser escolhido como pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo Progressistas. Estou pronto para enfrentar esse desafio e trabalhar muito para fazer uma gestão que realmente faça a diferença na vida dos aracajuanos", afirmou o vereador. 

“Mais uma visita produtiva aqui em Brasília, desta vez com o apoio total do partido. Agora, início uma nova etapa em minha trajetória política, buscando o apoio da população de Aracaju para concretizar minha candidatura e apresentar minhas propostas para o futuro da minha cidade”, completou. 

Vereador Pastor Diego apoia alunos sergipanos em projeto de robótica e inclusão

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 16h40, última modificação 23/02/2024 14h06
Vereador Pastor Diego apoia alunos sergipanos em projeto de robótica e inclusão

Foto: Gilton Rosas

Através da interlocução do vereador Pastor Diego (PP), alunos e membros da equipe pedagógica do Colégio de Orientação e Estudos Integrados (Coesi), foram nesta quinta-feira, 22, à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os estudantes integram o time de inovação tecnológica ‘Robocoe’ e se classificaram para a etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge. 

A equipe conta com 5 membros de idades entre 13 e 15 anos, do 9º ano e ensino médio. Na ocasião, o protótipo do projeto foi apresentado aos parlamentares e expressaram o orgulho por representar Sergipe na competição. 

“Eu vejo que essas novas gerações têm se engajado com o propósito de trazer suas contribuições para as pessoas e para o mundo. Estimular as habilidades dos nossos alunos para o universo das novas tecnologias, é fundamental para construção de um futuro promissor. A nossa torcida é para a classificação e vitória no âmbito nacional”, declarou Pastor Diego. 

De acordo com a coordenadora do colégio, Greace Coelho, os alunos participaram no final do ano passado, em Salvador, da etapa regional do campeonato FIRST LEGO. A equipe se classificou para a etapa nacional que será realizada este mês, em Brasília. 

“Foram selecionados a partir do tema ‘Como a arte pode mudar a vida da população’. Eles pensaram e desenvolveram um protótipo voltado à pessoa com deficiência nos membros superiores. Para que possam ter maior conforto, conseguir pintar e continuar sua vida com a máxima normalidade possível dentro de um propósito inclusivo”, relatou. 

O professor técnico e mentor da equipe, Mário Fernandes, detalha as habilidades promovidas dentro do contexto escolar. “Eles aprendem coisas que só se vê na universidade, conceitos de engenharia mecatrônica. Envolve muita física e ciência, desenvolvemos várias habilidades cognitivas. Integrando raciocínio lógico e criatividade que fazem com que os alunos tenham um bom desempenho”, disse. 

Projetar-se para o futuro e buscar soluções inclusivas, é o que a estudante e membro da equipe ‘Robocoe’, Isadora Barreto, busca para si. “Levar o nome de Sergipe é uma responsabilidade enorme. Até mesmo porque um evento de tão alto nível agrega bastante em nossas habilidades, aprendizado e jornada. Tudo que esse torneio envolve é muito inovador e um legado que deixamos para as pessoas”, ressaltou. 

FIRST LEGO League 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os jovens precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. 

 

 

. 

Emenda do vereador Isac de R$ 200.000,00 para o esporte amador é vetada pelo prefeito

por Valéria Santana- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/02/2024 08h56, última modificação 23/02/2024 08h56
Emenda do vereador Isac de R$ 200.000,00 para o esporte amador é vetada pelo prefeito

Foto: Gilton Rosas

Nessa quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Aracaju, o vereador Isac Silveira (PDT) teve conhecimento de que a Emenda ao orçamento, de sua autoria, que destinava R$ 200.000,00 para o desenvolvimento do esporte amador em Aracaju, apesar de aprovada pelo Legislativo, foi vetada pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Esse episódio tem suscitado preocupações e críticas em relação à falta de investimentos nessa área essencial para a comunidade local.

Durante o Pequeno Expediente, Isac expressou sua frustração diante do veto, declarando que "o esporte amador em Aracaju está renegado ao último plano, sem nenhuma política efetiva de apoio". Ele destacou a ausência de visitas de alguns vereadores à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, mesmo com um gestor dedicado e competente como Sérgio Thiesen.

Isac ressaltou que, há muito tempo, o esporte amador está em estado de urgência. Comunidades, times de futebol, clubes e associações de karatê e jiu-jitsu, por exemplo, estão mobilizando esforços em busca de apoio, enfrentando a escassez de campos de futebol e a falta de atividades para a juventude. “Vivemos na angústia diária, sem condições para auxiliar times de futebol com materiais básicos. Recentemente, um grupo de natação não obteve apoio para uma competição em Fortaleza", destacou o vereador. 

Ele enfatizou que, como representantes do povo, estão fazendo o máximo possível com os recursos disponíveis, mas é necessário denunciar a falta de investimento no esporte amador por parte da gestão municipal. “É urgente acolher aqueles que lutam pelo esporte amador em Aracaju. Não basta apenas eventos esporádicos; é preciso apoio constante e universal. Precisamos encontrar formas de incentivar e mostrar ao prefeito que é necessário apoiar o esporte amador em sua plenitude", concluiu o vereador Isac, destacando a necessidade de ação e investimento na promoção do esporte amador na cidade.

Isac expõe desafios e luta por valorização dos servidores municipais

por Valéria Santana — publicado 23/02/2024 09h05, última modificação 23/02/2024 09h05
Isac expõe desafios e luta por valorização dos servidores municipais

Foto: Gilton Rosas

Em uma contundente declaração durante a Sessão na Câmara de Vereadores de Aracaju, nessa quinta-feira, 22, o vereador Isac Silveira (PDT) revelou as recorrentes batalhas enfrentadas pela Casa Legislativa em relação às Emendas propostas, destacando a frustração causada pelos reiterados vetos do prefeito, que alega que a Câmara não deve se intrometer em certas questões.

"Esta Casa votou diversas vezes as emendas dos pisos. Infelizmente, o prefeito recorreu em todas, mas essa gestão está se encerrando, graças a Deus", afirmou o vereador Isac, evidenciando a persistente resistência da prefeitura em aceitar as propostas para os servidores municipais.

Isac aproveitou o momento para destacar questões sensíveis relacionadas às demandas postas pela comunidade, principalmente em setores essenciais, enfatizando a necessidade de negociações contínuas, lamentando a falta de avanço após oito anos e quase seis meses de debates, como nos sindicatos dos enfermeiros, educadores sociais, nutricionistas e farmacêuticos.

"Eles trabalham à noite, recebendo menos do que dois salários mínimos. Os nutricionistas estão cabisbaixos, uma categoria que não tem sequer uma proposta de plano de carreira. Os farmacêuticos se sentem humilhados, enxotados. Para tudo se tem um argumento para não respeitar e honrar as categorias, como se eles fossem os males. Agora têm contrato", lamentou Isac.

Ao abordar a valorização dos conselheiros tutelares, Isac reconheceu o reajuste dos vencimentos deles , ainda que tardio, com aplausos. No entanto, ressaltou a importância de lembrar da valorização de todos os servidores. "Mas é importante lembrar a valorização de todos os servidores! Vamos seguir nessa batalha contínua", concluiu o vereador, afirmando que irá persistir na busca por melhorias para todos os profissionais que dedicam seus esforços ao serviço público municipal em Aracaju.

 

 

Emília cobra reforma da praça da juventude

por Andrea Lima- Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 23/02/2024 09h34, última modificação 23/02/2024 09h34
Emília cobra reforma da praça da juventude

Foto: Gilton Rosas

Por meio de um vídeo feito durante fiscalização, a vereadora Emília Corrêa (PRD) mostrou, em Plenário, a insatisfação dos moradores do Augusto Franco, onde a praça da juventude está situada, pela falta de infraestrutura e cobrou da gestão a revitalização do local.
“Está nítido que praça não atende às necessidades de lazer da comunidade. Os bancos estão quebrados, ferros expostos, a quadra possui apenas uma trave, não há refletores e alambrados. Também não existem equipamentos de ginástica e brinquedos para as crianças. Uma vergonha”, comentou.
Em seu discurso, a oposicionista ainda acrescentou com possíveis soluções.
“Um dos bairros mais populosos de Aracaju, onde, certamente, essa praça, estando bem conservada, faria a diferença para aquelas pessoas. Será que o prefeito não sabe disso? Precisa ouvir para executar? São problemas antigos que seguem sem solução por falta de uma gestão que queira fazer.”, pontuou.

Instituto Dona Branca é inaugurado com muita festa

por Pela assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 23/02/2024 10h54, última modificação 23/02/2024 10h54
Instituto Dona Branca é inaugurado com muita festa

Foto: assessoria do parlamentar

Foi com muita alegria e emoção que o Instituto Dona Branca foi inaugurado na tarde da última quinta-feira, 22. Idealizado e mantido pelo vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), o instituto é a evolução dos serviços que eram prestados pela Casa de Apoio, um dos projetos do vereador. 

Localizado em uma das regiões mais carentes e necessitadas de serviços e atendimentos púbicos, o bairro Santa Maria, o Instituto Dona Branca surge para servir de instrumento para ajudar ao próximo. 

“Eu me espelhei em minha mãe, dona Branca, para ajudar a quem precisa. Durante toda a sua vida, minha mãe estendia a mão como podia para quem precisava, ainda que com o pouco que tinha”, revelou Cícero. 

E é justamente com a missão de ajudar que nasce o Instituto Dona Branca. “Nosso objetivo é dar continuidade à dedicação de uma mulher que se doou, durante  toda a sua vida, para semear cuidado e amor ao próximo”, completou Cícero do Santa Maria.

Atendimentos 
Por meio do instituto, moradores do Santa Maria e região terão disponíveis atendimentos em saúde, jurídico e psicológico, tudo para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. “Desde o primeiro dia que eu fui eleito que eu faço questão de proporcionar esses atendimentos”, revelou o vereador, lembrando que essa ação era feita por meio do seu projeto da Casa de Apoio.


Desde que o trabalho foi iniciado em 2021, mais de seis mil pessoas foram atendidas pelos serviços oferecidos. Foram 2.178 atendimentos com clínico geral, 996 em psicologia e 768 pessoas passaram por consulta de fisioterapia. Além disso, 278 atendimentos foram encaminhados para cirurgias, 978 exames realizados e 943 pessoas passaram por consultas em outras especialidades como ginecologia, cardiologia, urologia, ortopedia e neuropediatra.

Eduardo Lima: Educando para Libertar realiza oficina de relações intrapessoais no Ciras

por Leonardo Teles-Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/02/2024 11h51, última modificação 23/02/2024 11h51
150 alunos participaram da aprendizagem
Eduardo Lima: Educando para Libertar realiza oficina de relações intrapessoais no Ciras

Foto: assessoria do parlamentar

O Projeto Educando para Libertar, parceiro do mandato do vereador Eduardo Lima (Republicanos), ofertou, na manhã dessa quinta-feira, dia 22, a oficina de Relações Interpessoais, no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), no bairro Santa Maria.

 

A oficina foi ofertada pelo professor Jadiel Lima para 150 colaboradores do Ciras e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) David Capistrano III e Dona Ivone Lara.   

 

Eduardo Lima parabenizou o curso e os alunos que se disponibilizaram a aprender mais sobre o bom relacionamento com os colegas de trabalho.

 

“Para mim é um prazer fazer parte de momentos como esses, de poder ajudar os colaboradores do Ciras e dos Caps  construírem uma relação melhor no ambiente de trabalho com os colegas”, enalteceu. 

 

“A oficina de Relações Intrapessoais tem como objetivo o aprimoramento profissional e pessoal em atividades desenvolvidas em grupos de trabalho, fazendo com que os colegas tenham, no ambiente profissional, mais interação entre si”, disse o professor Jadiel Lima.

Colaboradores da CMA participam de campanha de doação de sangue da Escola do Legislativo

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 23/02/2024 12h45, última modificação 23/02/2024 17h48
Iniciativa foi realizada em parceria com o Hemose

Servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram à Escola do Legislativo Neuzice Barreto, instituição vinculada à CMA, em um ato de solidariedade: participar da campanha de doação de sangue da Escola do Legislativo, uma parceria com a Fundação Parreiras Hora (FSPH-HEMOSE). A iniciativa acontece nesta sexta-feira ,23, das 8h às 15h.

Para a coleta do sangue, o Hemose disponibilizou insumos e profissionais que foram deslocados até a sede da escola, localizada na Avenida Desembargador Maynard, bairro Suíssa.

Antes da coleta, os interessados em doar passam por um processo de triagem e entrevista com  profissionais de saúde, em que são verificados requisitos básicos para se efetivar a doação, entre eles: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos; estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.

O Analista Legislativo Euler Alves de Oliveira foi um dos servidores da CMA que participaram da campanha. “Muito importante essa iniciativa. A gente sempre ouve falar de pessoas que necessitam de sangue e uma ação como essa estimula os funcionários a doar, até por que nunca sabemos quando vamos precisar. Poder ajudar pessoas é um ato incrível”, destacou.

Campanha de Doação

Essa é a segunda edição da campanha de doação de sangue promovida pela Escola do Legislativo de Aracaju em parceria com o HEMOSE. Em 2023, a ação angariou 35 bolsas de sangue. A expectativa nesta edição é ultrapassar esse número.

  “Em nosso planejamento, no ano passado, aguardávamos em torno de 30 doadores e atendemos um número maior. Esse ano,  nossa a meta é atingir 40 doações, em uma perspectiva otimista, esperamos atender 50 pessoas, um número significativo dentro do quadro de colaboradores da Câmara Municipal de Aracaju”, observou Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo.

De acordo com o diretor, a instituição tem se destacado entre as escolas de governo de todo Brasil por ações que integram o legislativo municipal à comunidade aracajuana, propiciando melhor qualidade de vida para população.

“São ações como essa que comprovam que a escola do legislativo funciona como um elo entre a Câmara de Vereadores e a comunidade Aracajuana. Essa campanha funciona também como uma atividade social da câmara, fazendo com  que o poder legislativo municipal  estenda sua atuação e possa contribuir ainda mais com o social.

HEMOSE

A diretora geral do Hemose, Luciana Déda, falou sobre a relevância da doação de sangue como instrumento de preservação da vida e fez um convite a possíveis novas doações.

“ A iniciativa é muito importante para manutenção da estabilidade de nossos estoques, situações críticas podem ocorrer e gerar uma demanda maior por sangue. Uma doação pode salvar até quatro vidas, é um ato generoso e de amor. Quem hoje não pode vir doar, pode ir ao Hemose, estamos de porta abertas das 7h30 às 17h”, finalizou.

O Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose-  integra a rede do serviço de saúde da Secretaria de Estado de Saúde – SES. O Hemose realiza o serviço de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes. O Hemose está localizado na rua Quinze, sem número , bairro Capucho. O telefone para contato é o (79) 3225-8000.

Projeto de Lei de Ricardo Marques garante instalação de câmeras de segurança nos terminais de ônibus

por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/02/2024 12h29, última modificação 23/02/2024 12h29
Projeto de Lei de Ricardo Marques garante instalação de câmeras de segurança nos terminais de ônibus

Foto: Gilton Rosas

Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei 189/2023, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania),  que reforça a segurança dentro dos terminais de integração de Aracaju com a instalação de câmeras de videomonitoramento.
Em discurso na tribuna da Câmara, o vereador lembrou da confusão e do pânico que ocorreu recentemente dentro do Terminal DIA, entre supostos torcedores de duas torcidas organizadas e que, tragicamente, tirou a vida de um jovem. Infelizmente não tinha segurança no local. 
"Os passageiros e comerciantes do terminal entraram em pânico com a confusão generalizada. Por isso, a necessidade de ter reforço na segurança. O videomonitoramento é uma ferramenta básica para ajudar os órgãos de segurança”, defende o parlamentar
O vereador Ricardo Marques discute esse assunto desde 2022 quando aprovou uma moção de apelo para que a prefeitura, por iniciativa própria, colocasse as câmeras de segurança e fizesse um plano de fuga e incêndio para todos os terminais de integração.
"Foi inclusive o Ministério Público que solicitou um relatório técnico ao Corpo de Bombeiros, que,  ao fazer uma vistoria em todos os terminais da capital, constatou várias irregularidades, bem como a ausência de requisitos mínimos de segurança. Agora com o projeto aprovado por unanimidade,  espero que o prefeito Edvaldo Nogueira sancione e  faça cumprir essa lei para o bem e segurança de quem utiliza os terminais de ônibus”, finalizou o Ricardo Marques.

Nota de Protesto da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/02/2024 12h53, última modificação 23/02/2024 12h53

Venho pelo presente, na qualidade de Presidente da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Municipal de Aracaju, manifestar o nosso protesto a qualquer manifestação, falas ou atitudes contrárias dos colegas parlamentares no que diz respeito ao direito dos evangélicos de serem politizados ou estarem direta ou indiretamente envolvidos nos âmbitos de caráter político. Repudio afirmações que sugerem que os evangélicos devem se despolitizar, uma vez que somos parte significativa da sociedade da qual a política é algo essencial para o funcionamento da vida como um todo. 

 

Nós ,enquanto evangélicos, temos o direito de ter nosso caráter político, como também temos o direito de defender aquilo em que acreditamos, como a conservação da moral e dos bons costumes, preservando nossas crenças e tradições.

Entendo que o seguimento evangélico chegou ao meio político à custa dos erros de muitos partidos e de seus respectivos representantes. Em determinado momento, houve a necessidade desse grupo tomar força como ator político para se inserir como mediador entre o Estado e as igrejas por entender que tais instituições também tinham o direito de ter representantes que lhes dessem voz, para que assim fossem possíveis a realização e manutenção de muitas necessidades da população em que só as igrejas chegavam enquanto o poder público fechava os olhos para suas necessidades.

Solidariedade: Servidores da Escola do Legislativo estimulam doação de sangue em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE)

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 23/02/2024 13h50, última modificação 23/02/2024 14h21
Solidariedade: Servidores da Escola do Legislativo estimulam doação de sangue em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE)

Foto: Lucas Oliver

Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE), promove a segunda edição da campanha "Doe sangue, salve vidas". A iniciativa, que ocorre hoje, dia 23, até às 15h, no hall da unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), tem como objetivo aumentar o estoque de sangue do Hemose e conscientizar a população sobre a importância da doação.

"Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas. O sangue doado é utilizado para diversos fins, como cirurgias, transplantes, tratamento de doenças e hemorragias. Além de ser um momento de solidariedade, afinal, esse é nosso papel de fomentar a cidadania, o respeito e a saúde", destaca o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju. Ele afirma que, a partir da primeira edição da campanha, novos cadastros ocorreram e a fidelização dos doadores por meio dessa ação faz com que cada coleta salve de três a quatro pessoas. "Neste ano, comemoramos o hábito de doar através desta iniciativa. Servidores que doaram no ano passado continuaram doando por todo o ano e hoje voltam a fazer a doação nesta coleta externa em parceria com a FSPH – HEMOSE. Fico extremamente feliz com essa atitude", completa Vander Costa.

Claudiomir Lima Júnior é um dos servidores que fez questão de participar da campanha e, neste momento, ele volta a doar. "Fiquei feliz em poder ajudar a salvar vidas com minha doação de sangue. Conversei com meus filhos sobre a importância de doar e ser um doador ativo. Fazer parte dessa campanha desenvolvida pela Escola do Legislativo de Aracaju, local que eu trabalho, é trabalhar a cidadania e o amor ao próximo", pontua o servidor.

A campanha "Doe sangue, salve vidas" faz parte do programa de ações sociais da Escola do Legislativo de Aracaju. "Além de ofertarmos oficinas, cursos e palestras aos servidores municipais, a Escola traz no planejamento pedagógico estratégico atividades que mobilizem os servidores a fazer o bem sem olhar a quem. Nossa primeira ação tinha que ser solidária, pois precisamos nos aproximar e contribuir para a saúde da comunidade. Doar sangue é um ato de amor, não dói, não faz mal e não faz falta para o corpo humano", afirma a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem.

Para a Diretora Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Luciana Déda, a campanha é um estímulo para novos doadores. "Essa é a segunda edição e estamos felizes com a parceria com a CMA por meio da Escola do Legislativo de Aracaju. Afinal, sangue de casa também faz milagre e hoje é um dia especial em que poderemos salvar vidas e cadastrar novos doadores", finaliza. 

 

Lei de autoria de Sonia Meire instituindo o mês da primeira infância é aprovada e sancionada

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/02/2024 09h20, última modificação 26/02/2024 15h47
Lei  de autoria de Sonia Meire instituindo o mês da primeira infância é aprovada e sancionada

Foto: Luciana Santos

No início do mês fevereiro,  foi sancionada a Lei 5869, de autoria da vereadora Sonia Meire, que institui o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância, no âmbito do município de Aracaju. A lei foi aprovada em redação final na Câmara Municipal de Aracaju ainda em dezembro do ano passado. 
A iniciativa tem como objetivo promover ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e a suas famílias no âmbito do município de Aracaju. Nessa fase da vida, estudos mostram que, quanto melhores forem as experiências da criança durante a primeira infância e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores são as chances de ela desenvolver todo o seu potencial.
“É pela vida das crianças que nós lutamos todos os dias, e como vereadora de Aracaju nós temos o compromisso de garantir recursos públicos para que elas tenham uma vida digna. É uma vitória ter essa lei aprovada em defesa da primeira infância. Essa que é uma fase fundamental para o desenvolvimento desse ser”, destacou a vereadora. 

Além da promoção de ações, a lei também institui que, durante o Mês da Primeira Infância, a Câmara Municipal de Aracaju deverá priorizar a discussão e a votação de proposições legislativas que, de forma direta ou indireta, beneficiem as crianças na primeira infância. 

Cícero do Santa Maria participa do bloquinho “Me dê Papai”

por Pela assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 26/02/2024 09h28, última modificação 26/02/2024 09h28
Cícero do Santa Maria participa do bloquinho “Me dê Papai”

Foto: assessoria do parlamentar

Em sua sexta edição, o bloquinho de carnaval “Me dê Papai” levou alegria e contagiou os moradores do conjunto Orlando Dantas, no domingo, 25. O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) fez questão de prestigiar a animação dos foliões. 

Cícero afirmou que já ajuda e participa do bloquinho há muitos anos, mesmo antes de se tornar vereador. “Eu nem pensava em ser parlamentar e fazia questão de participar e de ajudar como eu podia com a festa, pois essa é uma festa muito bonita e organizada por amigos queridos. Hoje, como parlamentar, posso contribuir de uma forma mais efetiva para realização do evento, pois esse é um momento muito especial e que traz alegria para essa comunidade”, revelou. 

O parlamentar ainda destacou a importância de se manter viva a tradição dos bloquinhos e dos carnavais de rua. “Precisamos manter essa chama acesa, não podemos perder a nossa cultura e temos que continuar prestigiando e valorizando os bloquinhos de rua”, destacou Cícero do Santa Maria. 

E é com esse pensamento de valorização que o vereador reafirma o seu compromisso com o bloquinho “Me dê Papai”. “Esse é um evento bem organizado, seguro e que só gera alegria para a comunidade e, com fé em Deus, eu continuarei indo e contribuindo da forma que eu puder”, completou.  

"A trajetória de uma intelectual orgânica": vereador Camilo Daniel convida para o lançamento do livro da professora Ana Lúcia

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/02/2024 10h28, última modificação 26/02/2024 10h28
"A trajetória de uma intelectual orgânica": vereador Camilo Daniel convida para o lançamento do livro da professora Ana Lúcia

Foto: assessoria do parlamentar

O vereador Camilo Daniel (PT) convida para o lançamento do livro "A trajetória de uma intelectual orgânica: múltiplos olhares" , que aborda a vida, história e luta da professora Ana Lúcia Vieira. "Tenho muito orgulho de conviver com a maior líder política de Sergipe, me espelho muito em sua força e coragem. O livro, além de registro histórico, servirá como bússola para as novas gerações", declarou.
O lançamento será dia 1º de março, às 16h, na praça Tobias Barreto em Aracaju.
O evento também contará com apresentações de grupos culturais, exposição fotográfica e muitas homenagens.
Participe!