Vereador Sargento Byron celebra instalação de placa de comunicação alternativa para população aracajuana

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h36, última modificação 20/02/2024 13h36

Foto: Assessoria do Parlametar

No último final de semana, o vereador Sargento Byron (Republicanos) celebrou ao lado de dezenas de voluntários e assistidos mais uma ação junto ao projeto social Estrelas do Mar: a instalação de uma placa de comunicação aumentativa e alternativa no local onde acontece o projeto.

A ação foi desenvolvida por estudantes do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Maurício de Nassau- UNINASSAU, com o intuito de facilitar a comunicação, incluindo o alto contraste para atender os usuários com baixa visão e hipoacomodação visual, desenvolvendo assim um maior senso crítico sobre a comunicação multimodal. "Sabemos que nenhum sonho é possível de ser realizado sozinho, então quando vemos a soma de esforços e dedicação desses estudantes, ganhamos ainda mais confiança no trabalho que realizamos ao longo desses 13 anos. Agora, nossos assistidos e toda a população aracajuana têm mais uma ferramenta à disposição, oportunizando novas estratégias de comunicação. Agradeço a todos os estudantes da UNINASSAU e a todos os nossos voluntários por tamanho comprometimento e participação", declarou o vereador, idealizador do Projeto Estrelas do Mar.

Por meio do trabalho em grupo, os estudantes Ana Luiza Fontes Santos, Andreia Maria dos Santos Silva, Igor Calixto Sarmento, Iris De Vita Alves de Brito, Jeane Maria Pereira, Letícia Sthefany Santos da Costa, Lorrane Da Silva Leite, Shaynyse Sayonara Moreira Santos Amaral, Ticiana Bispo Cruz e Yanaiá Tainã de Oliveira Rolemberg foram capacitados sobre Comunicação Alternativa, indo a campo com os aprendizados.

"Uma experiência enriquecedora. Um projeto lindo, não sei definir tudo o que sentimos a cada visita. Participar das atividades e colocar em prática a placa de comunicação alternativa é uma realização além do pessoal, é a busca pela partilha de vida. Nossa grande realização é poder impulsionar a comunicação para todos, é investir em todas as formas de inclusão", pontuou a estudante Ticiana Bispo Cruz.

No Brasil, uma parcela significativa da população tem necessidades complexas de comunicação, a partir de deficiências sensoriais, físicas, intelectuais ou múltiplas deficiências que afetam a capacidade de se comunicar de maneira convencional. O Projeto Estrelas do Mar é uma iniciativa voluntária que usa a prática de bodyboard como ferramenta de acessibilidade e inclusão social. A ação acontece todos os sábados, no bar Solarium, situado na Rodovia Inácio Barbosa.