Questão ambiental em Aracaju é discutida por vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 12h21, última modificação 22/02/2024 12h21
Questão ambiental em Aracaju é discutida por vereadora Sonia Meire

Foto: assessoria do parlamentar

O Direito à Cidade é um direito humano e coletivo, que diz respeito tanto a quem nela vive hoje, quanto às futuras gerações, um compromisso ético e político de defesa de um bem comum essencial a uma vida plena e digna. E a questão ambiental está ligada diretamente a esse direito, quando se fala em saneamento básico, coleta seletiva, preservação do meio ambiente. E a vereadora Sonia Meire usou o Pequeno Expediente para destacar o direito à vida numa cidade que se coloca como "cidade inteligente", porém excludente.

“Eu vou sempre retomar esse debate, porque nós temos várias ruas com problemas no saneamento, quando chove alaga, mesmo com índices pluviométricos não muito altos. É necessário que as limpezas sejam feitas diariamente para que essa água seja drenada, também seja feita a limpeza dos rios e a  proteção aos manguezais. Quando não há política séria de saneamento, pois ainda temos casos de esgoto fluvial na capital, essa drenagem não é feita da forma correta, ela acaba indo para os rios e aumentando o  nível de poluição.”, disse Sonia Meire.

Dentro da questão do Direito à Cidade, a falta de cuidado com os manguezais, principalmente no bairro da Coroa do Meio, é muito séria na cidade. O mangue da região vem sendo soterrado em uma tentativa de destruição daquele ecossistema, que desempenha um importante papel na preservação de diversas espécies vegetais e animais.

“Nós tivemos uma reunião semana passada com o Secretário de Meio Ambiente para cobrar várias iniciativas naquela área. Um tempo atrás, ali foi construído o conhecido Museu do Mangue, uma área que foi urbanizada, foram construídas casas onde antes era ocupação e que não tem sido cuidada pelo município de Aracaju. Moradoras e moradores do bairro têm reagido e solicitado a recuperação do mangue, das praças, da área de contenção, que está totalmente destruída, inclusive colocando em risco pedestres e crianças que ali circulam. A todo momento se aterra o mangue e nós não temos uma política de educação ambiental naquela região. Não há hoje nenhum projeto de limpeza do rio e aquela parte da draga está com um esgoto a céu aberto, sem condição de pesca nem de convivência", completou a vereadora.

É célere que o município tenha medidas para proteger o mangue e revitalizar o rio e as matas ciliares, que são o futuro, o bioma fundamental daquela região e de outras regiões do entorno.

Um outro assunto que é tema de ação diária da vereadora é a defesa da Reserva Extrativista da Mangaba, no bairro Santa Maria, que é a única reserva de mangaba urbana no Brasil. . É urgente que essas famílias sejam respeitadas e que participem do Conselho Gestor da Reserva, com pelo menos a ocupação de três representações, como também que participem da construção do plano de manejo para continuarem desenvolvendo suas atividades, afinal, são essas famílias que protegem a reserva não apenas para si, mas para toda a população Aracajuana.

A vereadora também tem denunciado a privatização da DESO e o aumento do preço para o consumidor, mesmo os que não têm acesso à água e ao saneamento. A Agência Reguladora das Águas (AGRESE) autorizou o pedido de aumento de $43,91 para $46,68 por cada 10m³. A pergunta que fica: quem vai pagar a conta? Com certeza, a população mais vulnerável que, inclusive, se não tem acesso à agua, terá menos ainda com a privatização.