Isac denuncia falta de medicamento crucial há 90 dias

por Valéria Santana — publicado 20/02/2024 11h05, última modificação 20/02/2024 12h05
Isac denuncia falta de medicamento crucial há 90 dias

Foto: Gilton Rosas

O vereador Isac Silveira (PDT) tornou público um grave problema que assola a rede básica de saúde em Aracaju. Há exatos 90 dias, o medicamento essencial Depakene, utilizado no tratamento de pacientes com convulsões múltiplas, está em falta em todas as oito unidades da capital.

Cada regional da cidade conta com um posto de saúde de referência para a retirada desse medicamento. Contudo, a denúncia de Isac revela que, "lamentavelmente, nenhuma das unidades possui o Depakene em estoque, deixando pacientes em uma situação preocupante. Isso não pode acontecer, estamos falando de vidas. A falta do Depakene levanta questões sobre a eficácia do sistema de abastecimento de medicamentos e a necessidade de medidas urgentes para solucionar o problema", fala com indignação Isac durante o Pequeno Expediente da Câmara de Vereadores de Aracaju, nesta terça-feira, 20.

O vereador Isac ressaltou também a gravidade da situação e pediu ação imediata. "De todo meu coração, eu aguardo providências por parte do prefeito e da secretária municipal da Saúde, Dra. Waneska Barboza, para garantir o acesso contínuo e adequado aos medicamentos essenciais, assegurando o bem-estar dos pacientes afetados por essa carência na saúde pública em Aracaju", cobra o vereador Isac.