Colaboradores da CMA participam de campanha de doação de sangue da Escola do Legislativo

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 23/02/2024 12h45, última modificação 23/02/2024 17h48
Iniciativa foi realizada em parceria com o Hemose

Servidores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram à Escola do Legislativo Neuzice Barreto, instituição vinculada à CMA, em um ato de solidariedade: participar da campanha de doação de sangue da Escola do Legislativo, uma parceria com a Fundação Parreiras Hora (FSPH-HEMOSE). A iniciativa acontece nesta sexta-feira ,23, das 8h às 15h.

Para a coleta do sangue, o Hemose disponibilizou insumos e profissionais que foram deslocados até a sede da escola, localizada na Avenida Desembargador Maynard, bairro Suíssa.

Antes da coleta, os interessados em doar passam por um processo de triagem e entrevista com  profissionais de saúde, em que são verificados requisitos básicos para se efetivar a doação, entre eles: estar saudável, ter entre 16 e 69 anos; estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.

O Analista Legislativo Euler Alves de Oliveira foi um dos servidores da CMA que participaram da campanha. “Muito importante essa iniciativa. A gente sempre ouve falar de pessoas que necessitam de sangue e uma ação como essa estimula os funcionários a doar, até por que nunca sabemos quando vamos precisar. Poder ajudar pessoas é um ato incrível”, destacou.

Campanha de Doação

Essa é a segunda edição da campanha de doação de sangue promovida pela Escola do Legislativo de Aracaju em parceria com o HEMOSE. Em 2023, a ação angariou 35 bolsas de sangue. A expectativa nesta edição é ultrapassar esse número.

  “Em nosso planejamento, no ano passado, aguardávamos em torno de 30 doadores e atendemos um número maior. Esse ano,  nossa a meta é atingir 40 doações, em uma perspectiva otimista, esperamos atender 50 pessoas, um número significativo dentro do quadro de colaboradores da Câmara Municipal de Aracaju”, observou Vander Costa, diretor da Escola do Legislativo.

De acordo com o diretor, a instituição tem se destacado entre as escolas de governo de todo Brasil por ações que integram o legislativo municipal à comunidade aracajuana, propiciando melhor qualidade de vida para população.

“São ações como essa que comprovam que a escola do legislativo funciona como um elo entre a Câmara de Vereadores e a comunidade Aracajuana. Essa campanha funciona também como uma atividade social da câmara, fazendo com  que o poder legislativo municipal  estenda sua atuação e possa contribuir ainda mais com o social.

HEMOSE

A diretora geral do Hemose, Luciana Déda, falou sobre a relevância da doação de sangue como instrumento de preservação da vida e fez um convite a possíveis novas doações.

“ A iniciativa é muito importante para manutenção da estabilidade de nossos estoques, situações críticas podem ocorrer e gerar uma demanda maior por sangue. Uma doação pode salvar até quatro vidas, é um ato generoso e de amor. Quem hoje não pode vir doar, pode ir ao Hemose, estamos de porta abertas das 7h30 às 17h”, finalizou.

O Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose-  integra a rede do serviço de saúde da Secretaria de Estado de Saúde – SES. O Hemose realiza o serviço de coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e hemocomponentes. O Hemose está localizado na rua Quinze, sem número , bairro Capucho. O telefone para contato é o (79) 3225-8000.