Mobilidade Sustentável: PL de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h56, última modificação 20/02/2024 13h56
Mobilidade Sustentável: PL de Breno Garibalde é aprovado na Câmara de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Nesta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 233/2022, de autoria do vereador Breno Garibalde, que institui a Política de Mobilidade Sustentável e de incentivo ao uso de bicicleta no município de Aracaju.

Entre os objetivos do projeto estão: a redução da emissão de gases poluentes e o incentivo, por parte dos órgãos públicos, do uso de bicicleta pelos seus funcionários e servidores, concedendo benefícios.

“Espero que o município invista cada vez mais no fomento da mobilidade cicloviária em Aracaju. Sabemos das más condições das nossas ciclovias por falta de manutenção e de investimento mesmo. Aracaju é uma cidade plana, que tem um potencial gigantesco para uma mobilidade ativa e que infelizmente não é aproveitado. Então é preciso repensar nossos hábitos e espero que esse projeto venha contribuir com o avanço da mobilidade de diferentes modais, em Aracaju”, ressalta o vereador.

Ainda segundo o parlamentar, a Política de Mobilidade Sustentável é fundamental para que possa existir de fato uma mudança de mentalidade. “Mas para que isso ocorra, a gente precisa em primeiro lugar garantir a segurança dos(as) ciclistas. As ciclovias precisam de manutenção urgente, outras novas precisam surgir e elas devem ser conectadas, chega de ciclovia que começa/acaba do nada!”, disse Breno.

Com a aprovação, a lei municipal segue para sanção da Prefeitura de Aracaju.