Vereador Pastor Diego apoia alunos sergipanos em projeto de robótica e inclusão

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/02/2024 16h40, última modificação 23/02/2024 14h06
Vereador Pastor Diego apoia alunos sergipanos em projeto de robótica e inclusão

Foto: Gilton Rosas

Através da interlocução do vereador Pastor Diego (PP), alunos e membros da equipe pedagógica do Colégio de Orientação e Estudos Integrados (Coesi), foram nesta quinta-feira, 22, à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os estudantes integram o time de inovação tecnológica ‘Robocoe’ e se classificaram para a etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge. 

A equipe conta com 5 membros de idades entre 13 e 15 anos, do 9º ano e ensino médio. Na ocasião, o protótipo do projeto foi apresentado aos parlamentares e expressaram o orgulho por representar Sergipe na competição. 

“Eu vejo que essas novas gerações têm se engajado com o propósito de trazer suas contribuições para as pessoas e para o mundo. Estimular as habilidades dos nossos alunos para o universo das novas tecnologias, é fundamental para construção de um futuro promissor. A nossa torcida é para a classificação e vitória no âmbito nacional”, declarou Pastor Diego. 

De acordo com a coordenadora do colégio, Greace Coelho, os alunos participaram no final do ano passado, em Salvador, da etapa regional do campeonato FIRST LEGO. A equipe se classificou para a etapa nacional que será realizada este mês, em Brasília. 

“Foram selecionados a partir do tema ‘Como a arte pode mudar a vida da população’. Eles pensaram e desenvolveram um protótipo voltado à pessoa com deficiência nos membros superiores. Para que possam ter maior conforto, conseguir pintar e continuar sua vida com a máxima normalidade possível dentro de um propósito inclusivo”, relatou. 

O professor técnico e mentor da equipe, Mário Fernandes, detalha as habilidades promovidas dentro do contexto escolar. “Eles aprendem coisas que só se vê na universidade, conceitos de engenharia mecatrônica. Envolve muita física e ciência, desenvolvemos várias habilidades cognitivas. Integrando raciocínio lógico e criatividade que fazem com que os alunos tenham um bom desempenho”, disse. 

Projetar-se para o futuro e buscar soluções inclusivas, é o que a estudante e membro da equipe ‘Robocoe’, Isadora Barreto, busca para si. “Levar o nome de Sergipe é uma responsabilidade enorme. Até mesmo porque um evento de tão alto nível agrega bastante em nossas habilidades, aprendizado e jornada. Tudo que esse torneio envolve é muito inovador e um legado que deixamos para as pessoas”, ressaltou. 

FIRST LEGO League 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os jovens precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. 

 

 

.