Vereador Pastor Diego critica Lula por comparar situação em Gaza ao Holocausto

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/02/2024 13h09, última modificação 20/02/2024 13h09
Vereador Pastor Diego critica Lula por comparar situação em Gaza ao Holocausto

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira, 20, para repudiar uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) onde o líder da nação compara o Holocausto com a guerra entre Israel e o Hamas. O parlamentar considerou o pronunciamento como uma “falta de preparo e de conhecimento histórico”. 

“Nós estamos com 130 crianças sequestradas na Palestina através do grupo terrorista Hamas. Crianças que não tem envolvimento ou culpa nenhuma com a guerra estão mantidas em cativeiro. Aí vai o nosso presidente, em uma fala internacional, equiparar a ação contra palestinos em Gaza com o Holocausto de Hitler. Ele deveria ter se colocado como um pacificador, buscando resolver trazendo a paz”, opinou. 

Na ótica do pastor, a colocação do presidente contribui para aumentar a violência e a intolerância religiosa no mundo. “O que ele fez é uma ofensa sem precedentes à memória das vítimas do genocídio nazista e uma distorção dos fatos históricos. Uma demonstração de despreparo, ignorância e insensibilidade. Um grave erro histórico e moral. Ele desrespeita a memória das vítimas do holocausto, que foram alvo de uma política de extermínio nunca visto antes na história”, considerou. 

Diego ressalta que não é favorável à guerra e defende que o presidente se retrate pelas declarações proferidas. “Deus tenha misericórdia do Brasil e de todos os povos que sofrem com a guerra e a opressão. Lula deveria se retratar e se desculpar por sua fala infeliz. Ele se tornou uma ‘persona non grata’, não é bem-vindo em Israel”, declarou. 

Famílias atípicas 

Na oportunidade, o vereador Pastor Diego enfatizou a necessidade de o poder público municipal considerar as necessidades especiais de famílias atípicas. Segundo o parlamentar, diversas mães de filhos autistas o procuram diariamente para relatar que – mesmo garantindo a matrícula – algumas escolas públicas não contam com profissionais em sala de aula para fazer o acompanhamento especial da criança com deficiência. 

Diante do exposto, Diego procurou o secretário municipal da educação, professor Ricardo Abreu, para apurar a situação e cobrar medidas urgentes. “Fui informado que, esse ano, de forma excepcional, a matrícula de alunos que precisam de um cuidador específico para acompanhá-lo, cresceu bastante. Estamos com muitos alunos autistas e outros tipos de deficiência. E que, no momento, não há quantidade suficiente de servidores e cuidadores para fazer o acompanhamento especial”, relatou. 

De acordo com o vereador, o secretário já está se mobilizando junto à Procuradoria Municipal para buscar maneiras de contornar a situação. “Ele me ligou e informou que está se debruçando para resolver e trazer uma solução para o povo aracajuano”, completou.