Eduardo Lima pede ampliação do transporte para os alunos do Ciras

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/02/2024 17h36, última modificação 08/02/2024 17h36
Vários alunos ficaram sem transporte após atingir a maioridade
Eduardo Lima pede ampliação do transporte para os alunos do Ciras

Foto: Naldo Santos

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) externou preocupação com os alunos do Centro de Integração Raio do Sol (Ciras), que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estão sem direito ao transporte escolar realizado pelo convênio com Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), que só realiza o transporte dos estudantes de até os 18 anos. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, dia 07, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ao fazer uso do Grande Expediente na Tribuna.

“Da mesma forma que temos crianças autistas, temos adultos e idosos autistas, e o convênio que o Ciras tem com a Secretaria Estadual de Educação não pode fazer o transporte de pessoas acima dos 18 anos. Muitas famílias estão desassistidas e passam por situação ruim sem poder levar seu familiar até o Ciras, para melhorar sua coordenação motora, seu diálogo e sua interação com as pessoas que estão à sua volta”, lamentou o vereador.

Segundo a fundadora do Ciras, Carolynn Stella, 56 alunos ficaram sem o transporte, e a lista de espera, no momento, acima de 18 anos, é classificada entre os que não têm condições de utilizar transporte público, sendo que até mesmo Uber e táxis se recusam a transportar.  Esse grupo além do TEA, tem deficiência múltipla ou deficiência intelectual, de moderados a severos.

“Não temos como adivinhar as solicitações para o resto do ano, desde que muitos dos nossos programas estão suspensos por falta de recursos. No momento, temos 280 assistidos ativos, com mais 120 em casa esperando ser chamados, agora em fevereiro (que estamos esforçando o máximo de abrir novas vagas agora que os recursos das emendas do ano passado finalmente estão sendo repassados)”, disse Carol ao ser contatada pela assessoria do vereador.

Durante o seu discurso, Eduardo Lima sugeriu que os poderes executivos ajudem ao Ciras ampliando o convênio de transporte.

“Precisamos ampliar esse convênio, seja com a Secretaria de Educação do Estado, ou com a Secretaria de Assistência Social de Aracaju, porque somente no bairro Coroa do Meio há mais de 40 adultos que estão sem transporte para irem ao Ciras, e terem acesso aos educadores e especialista para pessoas com TEA”, finalizou.