Ex-vereadora Professora Ângelo Melo é homenageada pelo Sindipema na noite dessa quinta-feira,08

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 09/02/2024 12h55, última modificação 09/02/2024 15h43

A ex-vereadora Ângela Maria de Melo, mais conhecida como Professora Ângela Melo, foi homenageada na noite desta quinta-feira,08, pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino no Município de Aracaju (Sindipema). Ela faleceu em outubro do ano passado, aos 67 anos, ao sofrer uma parada cardíaca.

Estiveram presentes na homenagem o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (REDE), o vereador licenciado e atual deputado federal, Nitinho Vitale (PSD), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) e o ex-vereador Marcélio Bomfim.

O presidente da CMA destacou a trajetória de Professora Ângela Melo no magistério sergipano e enalteceu a atuação política da ex-vereadora.

“Enquanto presidente da Câmara de Vereadores não poderia deixar de estar presente e reconhecer todos os serviços prestados pela grande atuação de Ângela em defesa do povo de Aracaju na Câmara de Vereadores”, disse Ricardo Vasconcelos. “Nós fazemos questão de participar dessa homenagem que o Sindipema faz a nossa querida Ângela Melo, ex-vereadora de Aracaju, filiada a este sindicato; professora municipal e professora do Estado de Sergipe. Uma grande parlamentar que nos deixou e faz muita falta; é sempre importante lembrar das ações e bandeiras de luta de uma pessoa como Ângela”, complementou.

O vereador licenciado e atual deputado federal, Nitinho Vitale, ressaltou a relação harmônica com a ex-vereadora Ângela Melo, apesar das dissonâncias políticas.

“Professora Ângela é uma pessoa que vai estar sempre em meu pensamento. Mesmo ela fazendo papel de oposição na Câmara Municipal de Aracaju, era uma oposição com respeito a todos colegas da casa; militante nata da esquerda, mas que também respeitava as outras tendências políticas", disse Nitinho.

A deputada estadual Linda Brasil, que também  exerceu mandato como vereadora na CMA, relembrou o período em que atuou com Professora Ângela.

“Tive a honra de trabalhar dois anos com a professora Ângela Melo, sendo vizinhas de cadeira na Câmara de Vereadores. Ela era uma pessoa extraordinária, deixa um legado no ensino, no magistério e na luta pelos direitos. No período em que passou no legislativo aracajuano ela fez a diferença. Desejo que o legado dela permaneça e inspire outras mulheres entre as militâncias ”, concluiu.

Familiares da ex-vereadora participaram da homenagem. Márcia Melo, irmã da Professora Ângela, deixou transparecer nostalgia e orgulho ao falar sobre a homenageada.  “Essa semana senti saudades então fui até o Sintese e lá descobri uma parede coberta com fotografias de Ângela. Em grande parte dos projetos pude ver a participação de Ângela. É muito lindo saber que ela, uma pessoa que a gente tanto ama, trabalhou tanto pela população”, disse.

Sindipema

O professor Obanshe Severo, presidente do Sindipema, entidade em que Professora Ângela Melo era filiada, falou sobre a participação dela junto ao sindicato.

“ A professora Ângela foi presidente do Sintese e era da nossa base, ela teve uma relação próxima com nossa gestão a partir de 2021. Em todas ações ela estava participando, orientando, já que estávamos iniciando no movimento sindical. Então, esta homenagem é mais do que justa”

Trajetória

Professora Ângela Melo nasceu no município de Nossa Senhora de Lourdes, sertão de Sergipe, mas aos nove anos foi morar em Aracaju. Na Câmara Municipal, recebeu título de cidadã aracajuana em dezembro de 2022. Ângela era formada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tinha pós-graduação em Arte e História.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 1980, foi presidente do SINTESE e diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Sergipe. Ela também foi componente do Fórum Nacional de prevenção e Combate ao Trabalho Infantil e integrante da Direção Nacional da CUT. Em 2018, se candidatou para Deputada Federal, recebendo 13.528, mas foi na eleição seguinte que se elegeu como vereadora, com 1.882 votos.