Eduardo Lima quer liberação do PL que autoriza a PMA a contratar vagas para alunos em escolas particulares

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 16h47, última modificação 15/02/2024 16h47
“Número de crianças sem vagas deve aumentar em 2024”, diz vereador

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) utilizou o Pequeno Expediente na manhã desta quinta-feira, dia 15, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para lamentar a falta de vagas nas creches da Capital para crianças de até cinco anos de idade. Segundo o parlamentar, o déficit foi de 1500 alunos em 2023 e deve aumentar ainda mais em 2024.

“Uma das realidades em Aracaju é a verdadeira via-crúcis de mães aracajuanas para matricularem seus filhos em creches. Tenho recebido mães em nosso escritório e mensagens de WhatsApp reclamando da falta de vagas, e este déficit deve aumentar em 2024”, lamentou o vereador.

Eduardo Lima é autor do Projeto de Lei (PL) 40/2023, que torna a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) responsável por disponibilizar, para todas as crianças de 0 a 5 anos de idade no município de Aracaju, matrícula em instituições, creches e pré-escolas na rede particular em caso de falta de vagas na rede pública.

A proposta aguarda o parecer da Comissão de Educação da CMA para ser votada em Plenário.

“Nós temos um projeto pronto nesta Casa e creio que já deve estar pronto para sair da Comissão, para permitir a Prefeitura de Aracaju a contratar vagas em instituições particulares e conveniadas ao município, para desafogar essa fila que tanto traz tristeza a pais e mães aracajuanos que não podem trabalhar pois não tem onde deixar os seus filhos”, afirmou o vereador.