Solidariedade: Servidores da Escola do Legislativo estimulam doação de sangue em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE)

por Lucas Oliver, Assessoria de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 23/02/2024 13h50, última modificação 23/02/2024 14h21
Solidariedade: Servidores da Escola do Legislativo estimulam doação de sangue em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE)

Foto: Lucas Oliver

Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH – HEMOSE), promove a segunda edição da campanha "Doe sangue, salve vidas". A iniciativa, que ocorre hoje, dia 23, até às 15h, no hall da unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), tem como objetivo aumentar o estoque de sangue do Hemose e conscientizar a população sobre a importância da doação.

"Doar sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Uma única doação pode ajudar até quatro pessoas. O sangue doado é utilizado para diversos fins, como cirurgias, transplantes, tratamento de doenças e hemorragias. Além de ser um momento de solidariedade, afinal, esse é nosso papel de fomentar a cidadania, o respeito e a saúde", destaca o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju. Ele afirma que, a partir da primeira edição da campanha, novos cadastros ocorreram e a fidelização dos doadores por meio dessa ação faz com que cada coleta salve de três a quatro pessoas. "Neste ano, comemoramos o hábito de doar através desta iniciativa. Servidores que doaram no ano passado continuaram doando por todo o ano e hoje voltam a fazer a doação nesta coleta externa em parceria com a FSPH – HEMOSE. Fico extremamente feliz com essa atitude", completa Vander Costa.

Claudiomir Lima Júnior é um dos servidores que fez questão de participar da campanha e, neste momento, ele volta a doar. "Fiquei feliz em poder ajudar a salvar vidas com minha doação de sangue. Conversei com meus filhos sobre a importância de doar e ser um doador ativo. Fazer parte dessa campanha desenvolvida pela Escola do Legislativo de Aracaju, local que eu trabalho, é trabalhar a cidadania e o amor ao próximo", pontua o servidor.

A campanha "Doe sangue, salve vidas" faz parte do programa de ações sociais da Escola do Legislativo de Aracaju. "Além de ofertarmos oficinas, cursos e palestras aos servidores municipais, a Escola traz no planejamento pedagógico estratégico atividades que mobilizem os servidores a fazer o bem sem olhar a quem. Nossa primeira ação tinha que ser solidária, pois precisamos nos aproximar e contribuir para a saúde da comunidade. Doar sangue é um ato de amor, não dói, não faz mal e não faz falta para o corpo humano", afirma a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem.

Para a Diretora Geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta, Luciana Déda, a campanha é um estímulo para novos doadores. "Essa é a segunda edição e estamos felizes com a parceria com a CMA por meio da Escola do Legislativo de Aracaju. Afinal, sangue de casa também faz milagre e hoje é um dia especial em que poderemos salvar vidas e cadastrar novos doadores", finaliza.