Alunos de escola da rede particular visitam CMA e apresentam projeto que promove inclusão e acessibilidade

por ivo jeremias - Agência CMA — publicado 22/02/2024 12h45, última modificação 22/02/2024 14h54
Estudantes desenvolveram robô que auxilia pessoas com mobilidade reduzida na prática da pintura

Gilton Rosas

Promovendo inclusão e acessibilidade, um grupo de 5 alunos do Coesi, escola da rede privada da capital, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quinta-feira,22. Os estudantes foram recepcionados por vereadores na sala da presidência e, acompanhados de um professor, apresentaram o protótipo de um robô que oportuniza a pessoas com deficiência o exercício da pintura.

Os estudantes fazem parte da equipe de robótica ‘Robocoe’, do Coesi e participaram no final do ano passado, em Salvador, da etapa regional do campeonato FIRST LEGO League Challenge, evento de robótica realizado pelo SESI, com alunos de 9 a 15 anos. A equipe se classificou para a etapa nacional,  que será realizada neste mês, em Brasília.

A vereadora Emília Correia (PRD) destacou a aplicabilidade dos avanços tecnológicos em problemáticas envolvendo acessibilidade.“ É um avanço, a robótica está sendo utilizada em todos os setores. Os nossos jovens representarão nossa cidade nacionalmente e certamente internacionalmente em questões sociais e de inclusão”, disse a vereadora. Alinhado a fala de Emília, o vereador Pastor Diego (PP) afirmou.“ Nós recebemos os alunos que foram classificados na etapa regional do campeonato de robótica para a competição nacional que vai acontecer nos próximos dias em Brasília. Eles apresentaram aqui uma possibilidade da pessoa com deficiência nos membros superiores pintar, desenvolver uma atividade e continuar sua vida dentro da máxima normalidade possível”.

O vereador Sargento Byron (Republicanos) parabenizou a iniciativa da escola no fomento de ações que valorizam a ciência e tecnologia a serviço da sociedade. “ Ficamos muito felizes em ver a promoção da iniciação cientifica, ainda mais com esse viés da acessibilidade e inclusão. O projeto que foi apresentado oportuniza pessoas que tem mobilidade reduzida mostrar sua arte”.

A estudante Isadora Barreto detalhou o funcionamento do protótipo  e comentou sobre a expectativa para a próxima competição.

“Para etapa regional, uma das mais difíceis do Nordeste, nós criamos uma paleta com trava giratória para facilitar a retirada e colocada do pincel e um bocal de silicone que auxilia no processo de pintura. Para a etapa nacional elaboramos ainda mais essa solução e criamos um cavalete motorizado que se move em todas direções. Também incorporamos travas giratórias na paleta. A nossa meta é ir para a competição internacional representando Sergipe".

Torneio SESI

O Torneio SESI de Robótica foi realizado em dezembro de 2023 e contou com a participação de 35 equipes de escolas públicas, particulares e do SESI, com o total de 245 competidores. Os estudantes foram desafiados a construir robôs capazes de cumprir missões autônomas e a desenvolver projetos explorando linguagens artísticas .