Vereador Pastor Diego preocupa-se com falta de vagas em creches e escolas públicas

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/02/2024 17h07, última modificação 15/02/2024 17h07

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 15, para alertar sobre a oferta e demanda de matrículas na rede municipal de ensino público. O parlamentar relata que diversas famílias não conseguiram matricular os filhos em creches ou escolas do ensino fundamental. Segundo ele, a situação é mais complicada para os alunos que possuem alguma condição atípica.

“Nesse período recebemos diversos pedidos em relação a creche, a alunos que precisam de um suporte especial e de uma atenção diferenciada. Penso que esta Casa deveria convidar o secretário de Educação para uma reunião com a Comissão de Educação da Câmara e que cada vereador pudesse aqui apresentar as demandas que estão recebendo”, declarou Diego.

Na ótica do pastor, a melhor maneira de buscar medidas viáveis que atendam a população é agindo coletivamente com todos os pares da Casa Legislativa. “Se forem feitos pedidos soltos ou de forma isolada não vai funcionar. Acredito que seja a hora do parlamento municipal se somar para que a gente possa buscar uma solução para o povo de Aracaju.  Nos colocarmos aqui enquanto Casa para se somar nesta peleja”, enfatizou.

Apartes

Compartilhando da mesma linha de pensamento, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos), relatou situações cotidianas nas quais pais e mães o procuraram na tentativa de conseguir matricular os filhos em alguma unidade de ensino da rede pública. “Tem um filho de uma amiga lá da Ponta da Asa, que é autista e a família me procurou pedindo vaga. Além de outras famílias que não conseguiram matricular na creche. Precisamos nos unir e trabalhar para que todos consigam garantir a vaga”, relatou.

Sensível ao tema, a vereadora e presidente da Comissão de Educação da CMA, Professora Sonia Meire (Psol), assegurou que já está se mobilizando no sentido de convocar o representante do executivo para o diálogo e viabilizar a solução deste problema. “Por conta do período do carnaval, a gente não teve como chamar para se reunir com a comissão. Então, na próxima semana, iremos chamar porque esse é um assunto que a comissão de educação tem o dever de discutir. Estou fazendo o requerimento para possa subsidiar o debate sobre as vagas que foram ampliadas esse ano”, explicou.

Posicionamento

Na oportunidade, o vereador Pastor Diego repudiou dois episódios que aconteceram durante o carnaval. Um deles diz respeito à Escola de Samba paulista Vai-Vai que retratou a polícia com fantasia de demônio. “Os policiais foram apresentados como um indivíduo que faz mal para a sociedade. Eu acho que essa cultura é totalmente equivocada”, falou.

“Constantemente tentam transmitir a ideia de que a polícia é quem traz prejuízos à sociedade. Quando, na verdade, só conseguimos andar com mais tranquilidade pelo trabalho que a polícia realiza”, completou.

O outro caso, envolve a polêmica que se criou em um diálogo entre as artistas Ivete Sangalo e Baby Consuelo. Durante a transmissão do carnaval baiano, Baby pregou a palavra de Deus, citando o Apocalipse e o arrebatamento final. Em resposta, Ivete disse “não ia deixar e que iria ‘macetar’ o apocalipse”.

“Não quero aqui discutir polêmica e nem religiosidade. Eu quero aqui ler um trecho da palavra de Deus que diz assim: 'Portanto, vigiem porque vocês não sabem que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto, se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim vocês também precisam ficar preparados porque o filho do Homem virá em uma hora que vocês menos esperam'”, pregou o pastor citando Matheus 24:42-44.