Notícias

por Interlegis — publicado 19/06/2019 11h06, última modificação 17/01/2024 11h42
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Presidente da Câmara Municipal de Aracaju prestigia posse de novo Procurador Geral de Contas do TCE

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 13/03/2024 14h05, última modificação 13/03/2024 14h05
Eduardo Santos Rolemberg Côrtes foi empossado na manhã desta quarta-feira, 13. Ele estará à frente da procuradoria no próximo biênio.

O presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), Ricardo Vasconcelos (Rede), os vereadores Professor Bittencourt (PDT), Breno Garibalde (União Brasil) e Sargento Byron (Republicanos) foram ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) na manhã desta quarta-feira, 13, para prestigiar a posse de Eduardo Côrtes, o novo Procurador Geral de Contas da instituição, para o próximo biênio. 

A nomeação de Eduardo Cortês foi publicada no Diário Oficial do Estado em 22 de fevereiro deste ano. Ele assume o posto anteriormente ocupado por João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello. O presidente da CMA foi uma das autoridades presentes convidadas a compor a mesa. Ricardo Vasconcelos desejou êxito ao novo procurador. 

“Hoje estamos prestigiando a posse do Dr. Eduardo Cortês, um grande procurador do Tribunal de Contas do nosso Estado, que estará à frente no próximo biênio do Ministério Público de Contas. Viemos aqui dar um abraço, desejar sucesso e uma gestão muito profícua. Tenho certeza de que ele irá ajudar ainda muito esse tribunal a promover a fiscalização como a lei manda”. 

Os vereadores Sargento Byron (Republicanos) e Professor Bittencourt (PDT) expressaram contentamento com a posse de Eduardo Côrtes e destacaram a competência do novo Procurador Geral de Contas. 

“A Câmara de Vereadores está presente nessa solenidade porque a gente entende a importância do TCE. Ficamos felizes em ver um jovem capacitado assumindo essa função; irá contribuir muito com Aracaju e todo Sergipe”, declarou Sargento Byron. 

“Eduardo é uma figura pública muito competente, que tem demonstrado dedicação, seriedade e compromisso com a questão pública, sobretudo em um cargo tão importante e em uma instituição como o Tribunal de Contas”, disse Professor Bittencourt. 

O vereador Breno Garibalde (União Brasil), que tem como bandeiras de seu mandato questões como o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, levantou a possibilidade de futuras parcerias, observando o perfil do novo procurador. 

“É um ambientalista, assim como eu, sempre engajado nas causas relacionadas ao meio ambiente. Estou muito feliz por ele estar tomando posse como procurador e espero que possamos desempenhar muitos trabalhos juntos, pensando no meio ambiente”, afirmou Breno. 

  

Tribunal de Contas do Estado de Sergipe 

Eduardo Côrtes declarou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então por Bandeira de Melo e traçou metas para sua gestão. 

“A ideia é continuar essa construção de uma fisionomia institucional própria ao Ministério Público de Contas, fortalecer a comunicação com a sociedade, dotar o órgão de um planejamento estratégico, em que possamos escolher prioridades, colocar na nossa agenda o desenvolvimento sustentável, a fiscalização de muitos recursos que serão destinados a essa área”. 

A presidente do TCE, a conselheira Susana Azevedo, falou da atuação do tribunal com o Ministério Público de Contas e assegurou que a gestão do novo procurador trará benefícios em prol da coletividade. 

“No Tribunal de Contas existem três pilares: os conselheiros que fazem os julgamentos, o Ministério Público que opina em todos os processos da corte e os auditores que são aqueles que fazem a instrução processual. O Ministério Público é um órgão importantíssimo, ele atua nos processos e também fazendo denúncias em diversas esferas. Nós tivemos por 10 anos um grande procurador, meu parceiro de várias lutas no tribunal e agora teremos outro grande homem, o Dr. Eduardo Côrtes, que faz um trabalho belíssimo”, vaticinou a conselheira. 

Perfil profissional 

Eduardo Santos Rolemberg Côrtes é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, com especialização em Direito Processual. É mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista (MBA) em gestão e auditoria ambiental. Exerceu os cargos efetivos de agente postal na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, técnico judiciário no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe e técnico administrativo no Ministério Público Federal. Foi defensor público do Estado de Sergipe (com atuação na Vara Cível da Comarca de Nossa Senhora do Socorro), procurador federal lotado na unidade do INCRA em Chapecó-SC e advogado da União lotado na Procuradoria em Alagoas. Ele foi professor e lecionou disciplinas de Direito Administrativo e Constitucional em cursos de graduação e pós-graduação em Sergipe e Alagoas. Tomou posse como subprocurador do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe em fevereiro de 2005. No dia 19 de fevereiro de 2015, foi empossado procurador do tribunal. Atualmente, integra o Comitê de Sustentabilidade da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON). 

 

Vereador Pastor Diego destaca potencial turístico da Vila Iluminada da Páscoa

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 14h27, última modificação 13/03/2024 14h27
Vereador Pastor Diego destaca potencial turístico da Vila Iluminada da Páscoa

Foto: China Tom

Nesta quarta-feira, 13, durante sua participação na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Pastor Diego (PP) destacou o potencial turístico da Vila Iluminada da Páscoa, evento temático realizado pelo Governo do Estado na região dos lagos da Orla da Atalaia. 

Na percepção do parlamentar, esta é uma iniciativa que proporciona momentos de lazer para todas as classes sociais e reflete o compromisso do governador Fábio Mitidieri (PSD) com a inclusão e o bem-estar da comunidade. “Uma megaestrutura foi montada para podermos celebrar esse momento tão especial que é a Páscoa. Esta implementação que ele está fazendo no trade turístico de nossa cidade é um grande acerto. Antigamente, precisávamos sair de Aracaju para desfrutarmos de eventos desse porte”, considerou. 

A Vila da Páscoa Iluminada oferece uma variedade de atrações ao público, incluindo apresentações musicais cristãs, oficinas e atividades recreativas. Além de espaços para comercialização de artesanato e economia solidária. É um evento aberto ao público e gratuito. “A proposta está ao alcance de todos, desde a família do doutor até aos filhos do pipoqueiro que está ali comercializando e, também, o público PCD. Gera lazer, inclusão, emprego e renda”, avaliou o vereador. 

Pastor Diego ainda destaca a importância de eventos culturais e turísticos para o crescimento e a valorização da cidade de Aracaju. “Também não poderia deixar de reconhecer a programação das festividades em comemoração aos 169 anos da capital. É inegável que estamos vivenciando uma grande temporada de destaque em nossa cidade e movimentação”, ressaltou. 

Compartilhando da mesma linha de pensamento, o vereador Soneca (PSD) pontua que “hoje estamos caminhando para um Sergipe com futuro próspero. A Vila é mais que um evento, é uma forma de empregar pessoas, levar lazer, cultura e diversão a todas as pessoas”. 

Em consonância, o vice-presidente da Casa Legislativa, Fabiano Oliveira (PP), enfatiza que o trabalho conjunto promovido entre estado e capital tem gerado um ambiente de prosperidade. 

“Essa atuação conjunta do prefeito Edvaldo com o governador Fábio, tem elevado o potencial turístico de Aracaju. Gera oportunidades e atrai gente, não só do interior, mas de outros estados para conhecer e consumir em nossa cidade”, observou. 

  

Dia Internacional da Mulher 

Na ocasião, o vereador Pastor Diego compartilhou com os demais pares da Casa, registros de duas ações promovidas na última sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher. Pela manhã, o parlamentar levou kits de higiene pessoal e transmitiu uma mensagem especial no Asilo Rio Branco. “Uma data tão simbólica e, muitas vezes, não tem um familiar para fazer uma visita ou dar um abraço àquelas senhoras”, disse. 

À tarde, no Terminal DIA, Pastor Diego não apenas entregou rosas, mas também proferiu palavras de incentivo que trouxeram conforto e júbilo às mulheres que transitavam pelo local. “A mulher tem que ser valorizada todos os dias, a gente não pode perder a oportunidade de agradecer e reconhecer a importância que elas têm em nossas vidas e na sociedade”, falou. 

"A culpa não é da maré alta, é do modelo de cidade que estamos construindo", alerta Breno Garibalde

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 14h50, última modificação 13/03/2024 17h21
"A culpa não é da maré alta, é do modelo de cidade que estamos construindo", alerta Breno Garibalde

Foto: Camila Ramos

Os impactos gerados pela alta da maré na capital sergipana foram tema do pronunciamento do vereador Breno Garibalde no plenário da Câmara de Aracaju. 

“Não adianta dizer que a culpa é da maré nem das chuvas. A culpa é do modelo de cidade que vem sendo construído há muito tempo. Todo ano isso se repete e nada é feito para resolver de vez todos os problemas de alagamento. Chove, as ruas alagam e a mobilidade de Aracaju não funciona. Isso não é normal!”, alertou o parlamentar. 

Ainda em sua fala, o vereador ressaltou que a Zona de Expansão está crescendo com os mesmos erros que já acontecem em outros bairros da cidade. “O que me preocupa é que a solução que estão dando é o aterramento de lagoas e ocupação das áreas de mangue. Ninguém pensa em área permeável, em arborização, nem recuperação dos nossos ecossistemas”, afirmou. 

 

Especulação imobiliária 

Na visão do parlamentar, grande parte dos problemas estruturais dos bairros da capital são resultado de um Plano Diretor defasado. 

“Aracaju continua crescendo apenas de acordo com os interesses da especulação imobiliária. As construtoras levantam os condomínios, desmatam centenas de árvores para isso, e nosso Plano Diretor permite. Até quando nosso PDDU vai continuar parado, permitindo a ocupação das áreas de rios e de mangue? É necessário que sejam tomadas providências urgentes”, critica o vereador. 

 

Vereador Bittencourt pede urgência no PL do Executivo que dispõe de normas sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 15h17, última modificação 13/03/2024 15h17
Vereador Bittencourt pede urgência no PL do Executivo que dispõe de normas sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Gilton Rosas

Na última terça-feira, foi aprovado, em votação única, o requerimento de urgência para a aprovação do Projeto de Lei nº 48/2024, de autoria do Poder Executivo Municipal, que trata das normas sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD). O requerimento de urgência foi uma iniciativa do vereador Professor Bittencourt (PDT). 

"Esse requerimento de urgência se fundamenta na necessidade que nós temos em fazer alteração na composição do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essas mudanças vão possibilitar, sobretudo, a ampliação da participação das secretarias, visto que esse é um tema de natureza transversal; cada uma dessas secretarias pode dar uma contribuição para nessa pauta. Além de uma abertura maior também para a participação da sociedade como um todo, especialmente das pessoas com deficiência", afirmou o parlamentar. 

A coordenadora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Catharina Menezes, esclareceu a necessidade de atualização das normas do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

"Quero agradecer a todos os vereadores, na pessoa do vereador Bittencourt, por este espaço de fala. Este projeto de lei tem como objetivo atualizar a legislação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A lei vigente é muito antiga, de 2001, então as nomenclaturas, de lá para cá, tanto na legislação federal quanto na legislação internacional, foram se atualizando, e a gente também precisa atualizar nossa legislação municipal", justificou. 

Catharina Menezes ainda afirmou que o PL também propõe a alteração do Conselho para uma maior participação da sociedade e da comunidade da pessoa com deficiência. 
 

"O objetivo também é alterar a composição do nosso Conselho, porque antes nós estávamos com secretarias municipais e algumas instituições não governamentais. Este PL traz a oportunidade da participação das pessoas com deficiência em nosso Conselho, mesmo que elas não estejam vinculadas a instituições. Então, abre um leque de uma maior participação da sociedade nos conselhos municipais", finalizou. 

 

Eduardo Lima alerta para o déficit de sete mil vagas na rede pública de ensino em Aracaju

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 15h56, última modificação 13/03/2024 15h56
Santa Maria (685), Olaria (267) e Soledade (167) são os bairros onde faltam mais vagas, segundo jornal
Eduardo Lima alerta para o déficit de sete mil vagas na rede pública de ensino em Aracaju

Foto: China Tom

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Eduardo Lima (Republicanos), usou o Pequeno Expediente, na manhã desta quarta-feira, dia 13, na Casa, para alertar, mais uma vez, sobre o número de alunos que estão fora das escolas e creches municipais da capital por falta de vaga. 

O parlamentar leu na Tribuna um exemplar do Jornal Correio de Sergipe, desta quarta-feira, dia 13, que informa o déficit de vagas na educação em Aracaju, que pode chegar a sete mil, sendo que os bairros Santa Maria (685), Olaria (267) e Soledade (167) são os mais afetados, segundo dados da própria Secretaria Municipal de Educação (SEMED). 

“Esse é um problema administrativo de gestões passadas, porque Aracaju está crescendo, o último Censo (2022) mostra que das capitais do Nordeste, Aracaju foi a que mais cresceu em população. Precisamos acompanhar o crescimento da população para ofertar os serviços públicos, principalmente no que diz respeito à educação”, afirmou o vereador. 

 

SEMED 

Segundo a SEMED, hoje, 12 escolas estão em processo de construção e serão entregues para atender a população, e que a grande demanda é territorial, ou seja, bairros da Capital, como Bugio, Santa Maria e 17 de Março têm uma quantidade enorme de crianças e as unidades educacionais locais não dão conta. 

Durante sua visita à CMA, na semana passada, o secretário Ricardo Abreu também afirmou que é necessário alinhar uma parceria com o governo estadual para resolver o problema. 

Greve dos técnicos-administrativos da UFS é apoiada pela vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2024 16h25, última modificação 13/03/2024 17h50
Greve dos técnicos-administrativos da UFS é apoiada pela vereadora Sonia Meire

Foto: China Tom

Na manhã desta quarta-feira, 13, a vereadora Sonia Meire utilizou o Grande Expediente na Câmara Municipal de Aracaju para destacar e apoiar a greve nacional dos servidores técnicos-administrativos das Universidades Federais. A paralisação está marcada para ser deflagrada nesta quinta-feira, dia 14. A principal pauta é a reconstrução da carreira e o reajuste salarial.

“Eu estarei amanhã junto com a categoria, assim também como os professores, que estão em processo de debate. Greve é um direto, e trabalhador só faz greve quando de fato é necessário. Nós estamos vivendo um momento muito importante de reconstrução do país, e isso não pode ser feito sem servidores públicos, sem concurso público e sem reorganização da carreira”, disse Sonia.

Em Sergipe, a partir das 07h, os servidores estarão na entrada de veículos do Campus de São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), fazendo panfletagem, e logo após, será realizada uma mesa de conversa, com o tema “Greve e Serviço Essencial”, com o advogado Henri Clay.

“Enquanto professora aposentada, sei dos prejuízos que nós temos sofrido. Já participei de diversas greves e fui vice-presidente do meu sindicato. Vamos continuar defendendo uma Universidade Pública, laica, gratuita e de qualidade. Sabemos a importância dessas instituições. São nas universidades e institutos federais onde se produz ciência para chegar aos trabalhadores por meio das políticas públicas”, completou a vereadora.

“Os retrocessos no desinvestimento feito pelo último Governo Federal, 'anticiência', antivacina, que bloqueou bolsas de pesquisa, bolsas de doutorado e mestrado, o governo do retrocesso, não podem permanecer. Ainda que o governo Lula venha sendo pressionado pelo Congresso para manter esse tipo de política e, sei que vem reagindo contra, por isso, quero parabenizá-lo pelo anúncio da construção de campi novos em todo país, é necessário que reaja muito mais e não aceite pressão do centrão, nem da extrema direita. É urgente mais recursos para educação e reajuste dos servidores para 2024 que já estão há muito tempo sofrendo com a alta da inflação e sem reposição para garantir dignidade salarial. Se Lula aumentou 27% para PRF e Auditores Fiscais, por que a educação e demais servidores não podem ter o mesmo reajuste?” 

 
Outro ponto importante é que aposentados/as e pensionistas também não terão nenhum reajuste previsto para o ano de 2024, afirma a vereadora Sonia Meire ao se colocar firme para continuar reivindicando melhorias para educação e a instalação de novas unidades de educação profissional em Aracaju e em Sergipe, assim como concurso público para todas as áreas da educação e reajuste salarial, já! 

Em Audiência Pública, artistas e órgãos públicos discutem a lei de "Fomento ao Graffiti", de autoria do vereador Bittencourt

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2024 09h52, última modificação 14/03/2024 09h52
Em Audiência Pública, artistas e órgãos públicos discutem a lei de "Fomento ao Graffiti", de autoria do vereador Bittencourt

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira, 13, o mandato do vereador Professor Bittencourt (PDT) realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal para discutir a pauta de "Fomento ao Graffiti". O Programa Municipal de Fomento ao Graffiti é um projeto de autoria de Bittencourt, que foi sancionado recentemente pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e agora se transformou na lei municipal nº 5.871/2024.

O evento reuniu e possibilitou o diálogo entre os artistas e órgãos públicos para a construção de possibilidades no cumprimento da lei que já está em vigor.

Um dos representantes dos artistas de rua, Dalvam Dexter, elogiou a nova lei e fez alguns questionamentos sobre a atuação e execução das normas. "Essa lei vem pra gente voltar a dialogar com a guarda municipal sobre a abordagem policial. A gente sabe que muitos lugares que a gente vai grafitar estão deteriorados, e abre suspeita, porque muita coisa pode acontecer ali naquele espaço, mas o artista quando sai de casa é somente para expressar sua arte. Outro ponto que a gente vem sofrendo é em relação à publicidade e aos espaços públicos; queremos mais espaços para sermos reconhecidos como artistas", justificou.

O comandante-geral da Guarda Municipal, Fernando Mendonça, falou da importância do cumprimento do manual de conduta para proporcionar mais segurança aos artistas.

"Há uma importância na lei porque, a partir dela, podemos pensar na criação de um manual de conduta mais específico para que a gente possa distinguir os artistas de rua em atuação. É interessante não só para a segurança dos artistas, como de toda a comunidade", disse Fernando Mendonça.

Representando a rede municipal de ensino, a coordenadora de arte e educação, Dione Barros, falou sobre a possibilidade de levar a arte do Graffiti para as escolas por meio de oficinas para as crianças.

"Estamos de braços abertos para a causa e fico muito feliz em ver todos aqui lutando para que isso seja real. É muito importante valorizar a arte, e o Graffiti traz nessa belíssima arte outras artes juntas e outros segmentos. Nós, da educação, estamos abertos pra isso, para trazer isso para nosso espaço escolar, para nossas crianças através das oficinas; a importância de como isso pode transformar a vida deles e da comunidade", falou a coordenadora.

A deputada estadual, Linda Brasil (PSOL), também parabenizou o vereador Bittencourt pelo projeto. "Eu quero parabenizar Bittencourt pela iniciativa, quem sabe levar até esse projeto em âmbito estadual, tamanha a importância da arte para nossa sociedade, mas reforçar também a necessidade de investimentos, precisamos colocar não só essa como outras leis no planejamento orçamentário", disse.

Para finalizar a audiência pública, o vereador Professor Bittencourt, autor do projeto, agradeceu a participação de todos e destacou os esforços que estão sendo feitos para regulamentar a lei de Fomento ao Graffiti.

"Estamos viabilizando junto aos órgãos públicos ligados à prefeitura de Aracaju para apresentar e atuar na regulamentação dessa lei, e nada disso deve e pode ser feito sem que vocês, artistas, sejam ouvidos. Não conheço as relações cotidianas, da prática da arte, quem sabe mais do que ninguém da realidade são vocês, e é fundamental que façam parte desse diálogo. Ações como essas servem para gente ir quebrando aos poucos essa coisa do preconceito à arte de rua, tão solidificada na nossa sociedade. Portanto, me comprometo que a partir das sugestões que se seguem daremos alguns encaminhamentos para executar essa lei", disse o vereador.


Presenças:

Estiveram presentes na Audiência Pública de Fomento ao Graffiti: artistas, ativistas, autoridades políticas, representantes da juventude, da cultura e órgãos públicos da educação e segurança pública.


Sobre a lei:

O Programa Municipal de Fomento ao Graffiti tem como finalidade coordenar e desenvolver atividades que valorizem a arte do Graffiti no município, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico. O projeto também tem como objetivo desenvolver e promover ações como instrumento cultural, de trabalho e empreendedorismo, de forma direta e indireta.

Ricardo Marques visita nova presidente do TCE e leva demandas sobre obras em Aracaju e transporte coletivo

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2024 10h52, última modificação 14/03/2024 10h52
Ricardo Marques visita nova presidente do TCE e leva demandas sobre obras em Aracaju e transporte coletivo

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) fez uma visita à nova presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Susana Azevedo, e parabenizou a Conselheira por sua eleição para comandar a Corte. Durante a reunião, aproveitou para abordar alguns problemas de Aracaju.

"Como presidente da Comissão de Obras e Transportes da CMA, solicitei atenção do Tribunal de Contas para dois temas importantes para a cidade de Aracaju: a licitação do transporte coletivo e o acompanhamento das obras em andamento, como a requalificação da Avenida Tancredo Neves", explicou.

Sobre o transporte coletivo, a presidente Susana Azevedo expressou preocupação com a situação dos ônibus de Aracaju, especialmente depois que a Secretaria de Estado da Educação retirou o transporte escolar de algumas comunidades, aumentando a demanda no sistema. Quanto às obras, Susana apresentou ao vereador os técnicos responsáveis pela fiscalização nas ruas e mencionou o laboratório que analisa a qualidade do asfalto. 

Elber acompanha moradores da rua Francisco Alves Lima até a Emsurb

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2024 15h09, última modificação 14/03/2024 15h09
Elber acompanha moradores da rua Francisco Alves Lima até a Emsurb

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A situação da rua Francisco Alves Lima, no bairro América, denunciada pelo vereador Elber Batalha (PSB) na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana, já teve seus primeiros desdobramentos. Na manhã desta quinta-feira, 14, uma comissão de moradores foi levada, por intermédio do parlamentar, até a sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para uma reunião com o presidente Bruno Moraes.

O local tem sofrido com as enchentes há anos devido ao dique das garagens da Emsurb e Emurb. As marcas da água e do piche já estão nos muros, portões e até carros. Além de vazar duas ou três vezes na semana, toda a força também volta pelos ralos de pias e vasos sanitários das casas.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, tomou conhecimento do fato durante a ocasião. Prontamente, ele já entrou em contato com os técnicos que confirmaram que, neste caso, a responsabilidade por esse erro é da Emurb. “Eu já fui diretor daquele local e o que é da Emsurb não vai para aquela rua. Não tinha conhecimento, inclusive, de que carros de grande porte eram lavados lá e causavam esse dano a vocês. Nossas caixas bombeiam para a parte mais alta e nosso pátio é seco”, respondeu pessoalmente à comunidade.

Ainda de acordo com ele, o que for necessário será feito pelo órgão. “Estamos dispostos a ajudar na melhoria da rua de vocês. Tanto na parte de limpeza quanto na poda das árvores. O que puder, será feito pela minha equipe”, comentou Bruno.

José Bezerra da Silva, aposentado, que mora nesta localidade com sua família há cerca de 40 anos, ressaltou o sentimento diário. “Nós gritamos pedindo socorro sem conseguir sair de casa. Aí, mandam pessoas para limpar ou carro-pipa. Não tem como viver em paz assim dentro de casa na tensão de tudo encher novamente. Escutamos quando as caçambas chegam para lavar e já ficamos apreensivos”, relatou.

Rosinete Santos, aposentada, que reside há 38 anos nessa rua, já pensa em vender sua casa e buscar paz em outro bairro. “Eu não durmo em dias de chuva ou dias da semana em que escuto o barulho. Fico com medo de dormir e não acordar a tempo de mover os móveis para não perder tudo. Já pensei e quero até colocar minha casa à venda e me livrar dessa situação. Já perdemos vários móveis em todos esses anos”, contou preocupada.

Elber fez questão de reforçar a urgência para a solução desse problema. “O cheiro da rua é forte e não sei como essas pessoas estão aguentando conviver com isso. Peço que essa obra seja realizada e que acelerem esse projeto. É a dignidade dessas pessoas que está em jogo e a saúde também”, declarou.

Nesta sexta-feira, Elber acompanhará o grupo até a presidência da Emurb para tratar do tema. 

Miltinho Dantas fala sobre o programa Jovem Tech e sua importância para o desenvolvimento na área tecnológica

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2024 15h25, última modificação 14/03/2024 15h25
Miltinho Dantas fala sobre o programa Jovem Tech e sua importância para o desenvolvimento na área tecnológica

Foto: China Tom

Durante o Pequeno Expediente na manhã da quarta-feira, dia 13, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Miltinho Dantas (PDT) mencionou a importante solenidade ocorrida na tarde de terça-feira, dia 12, na sede da Prefeitura Municipal de Aracaju, onde foi assinado o Termo de Fomento no valor de R$ 6,5 milhões para o programa “Jovem Tech”.

A assinatura contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do gerente executivo do Instituto de Inovação de Sergipe (Inova-SE), Marcos Vasconcelos.

“Quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira e também o presidente Lula por terem essa visão de profissionalizar e capacitar nossos jovens aqui do município de Aracaju, em uma área tão importante como a da tecnologia, preparando-os para o mercado de trabalho”, destacou o vereador Miltinho Dantas.

No decorrer de dois anos, cerca de 600 jovens com idade entre 16 e 24 anos, que não estejam estudando nem trabalhando, terão a oportunidade de se capacitarem em diferentes linguagens de programação e em educação empreendedora para ingresso no mercado de trabalho na área da tecnologia.

Durante a prestigiada solenidade, o prefeito Edvaldo Nogueira agradeceu ao governador Fábio Mitidieri, que destinou R$ 1 milhão quando era deputado federal, e ao senador por Sergipe, Alessandro Vieira, que contribuiu com R$ 2 milhões, somando-se aos recursos de R$ 3,5 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Miltinho aproveitou para ressaltar também a importância das emendas parlamentares, que beneficiam a população. O vereador destacou ainda as emendas impositivas da Câmara Municipal de Aracaju.

Câmara Municipal de Aracaju divulga agenda de atividades

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 15/03/2024 11h46, última modificação 15/03/2024 11h46
Confira os eventos que serão realizados entre os dias 18 e 22 de março
Câmara Municipal de Aracaju divulga agenda de atividades

Foto: Gilton Rosas

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) são desempenhadas diversas atividades além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.


Segunda-feira (18/03)

Às 16h será realizada, no plenário Abrahão Crispim, a entrega de título de cidadania a Cesar Monzú Filgueira. A autoria da iniciativa é do vereador Prof. Bittencourt (PDT).


Quinta-feira (21/03)

Sessão solene de entrega de título de cidadania a Ronaldo Marinho da Silva Data, às 16h, no plenário da Casa legislativa. Autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos).


Sexta-feira (22/03)

No período da manhã, às 9h, acontece o evento “22 de março: um olhar atento à importância da água".

No turno da tarde, Renê Bitencourt dos Santos recebe título de cidadania aracajuana, às 16h. A autoria da propositura é do vereador Prof. Bittencourt (PDT).

Sargento Byron prestigia lançamento da Programação dos Festejos Juninos

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/03/2024 11h18, última modificação 15/03/2024 11h18
Sargento Byron prestigia lançamento da Programação dos Festejos Juninos

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O clima dos festejos juninos já começa a dar sinais. Nesta sexta-feira, 15, o Governo do Estado apresentou a programação dos festejos juninos de Sergipe, em uma coletiva no Restaurante Cariri. O vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) prestigiou o evento e destacou o investimento que vai além da cultura.

"Quando falamos em festejos juninos, vamos além dos shows, da valorização dos artistas, estamos falando da tradição da nossa sociedade, do crescimento do turismo, da movimentação da economia, e de uma soma de esforços e trabalhos. Parabenizo o Governo por esse comprometimento e planejamento a longo prazo, o que permite maior participação de todos", declarou Byron.

A programação terá início no dia 1º de junho, com mais de 300 atrações ao longo de 60 dias de festa no Arraiá do Povo e na Vila do Forró. Às segundas-feiras, o evento estará concentrado na Rua São João.

13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023: vereador Camilo celebra resultado de estudo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/03/2024 11h55, última modificação 15/03/2024 12h01
13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023: vereador Camilo celebra resultado de estudo

Foto: Gilton Rosas

O Instituto Fome Zero revelou que 13 milhões de brasileiros saíram da situação de insegurança alimentar grave em 2023. O estudo foi elaborado a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE. 

O vereador Camilo Daniel repercutiu o resultado do estudo ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira, 13. "A transferência de renda, a queda no desemprego, a recomposição do poder de compra e o fortalecimento da agricultura são alguns dos fatores que ajudaram a diminuir a fome no Brasil", afirmou o vereador. Segundo ele, "as medidas tomadas pelo governo do presidente Lula são fundamentais para que o povo possa se alimentar de forma digna". 

O estudo leva em consideração dois tipos de insegurança alimentar: a moderada, que é a condição do indivíduo conseguir fazer três refeições diárias, e a insegurança alimentar grave, que ocorre quando uma pessoa passa um ou mais dias sem comer. 

Camilo também mostrou, por meio dos dados da pesquisa, que de 2018 a 2021, a insegurança alimentar no país subiu de 20,6% para 32,8%, mas que caiu para 28,9% em 2023. O parlamentar afirmou que "é nítido o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a diminuição da miséria e da fome, ao observar os dados é possível identificar quem comandava o país na época". 

 

Ricardo Marques questiona altos cachês de artistas nacionais enquanto falta medicação em UBS de Aracaju

por Fredson Navarro, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/03/2024 12h16, última modificação 15/03/2024 12h16
Ricardo Marques questiona altos cachês de artistas nacionais enquanto falta medicação em UBS de Aracaju

Foto: China Tom

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para denunciar a constante falta de medicamentos em Unidades Básicas de Saúde da cidade. Segundo ele, enquanto faltam remédios nos postos, a prefeitura promove festas e contrata artistas nacionais com cachês altíssimos.

"Não sou contra as festas, até porque eu também gosto e apoio iniciativas que tragam diversão e geração de renda. Mas me assustei ao ver os valores de dois contratos para o aniversário de Aracaju, um de R$ 560 mil e outro de R$ 535 mil. Enquanto isso, recebo reclamações de pacientes que vão aos postos de saúde e não encontram medicamentos como Levotiroxina, Sertralina, Fluoxetina, Clonazepam, Depakene, Imipramina e, em alguns casos, falta até dipirona", disse Ricardo Marques. 

Dia do Consumidor é marcado com Audiência Pública de autoria de Elber.

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/03/2024 12h36, última modificação 15/03/2024 12h36
Dia do Consumidor é marcado com Audiência Pública de autoria de Elber.

Foto: Gilton Rosas

Uma Audiência Pública lotou o plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta sexta-feira, 15. De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), com o tema de celebração do Dia do Consumidor, ela marcou a data comemorada neste dia e tratou dos direitos dessas pessoas com vários órgãos, autoridades e instituições presentes.

No calendário, criado desde 1962 após um discurso feito pelo presidente John F. Kennedy, acabou se tornando uma oportunidade de compra, com ações no comércio presencial e virtual que lançam descontos ou vantagens. Mas, na Câmara, foi tema de debate. Não só como parlamentar, mas também como defensor público, Elber está atento às pautas importantes e tudo que vem evoluindo relacionado ao tema.

Para ele, esse dia deve ser sempre lembrado como um pontapé para um maior alcance em toda a sociedade. “O direito do consumidor pode ser lembrado ainda por compras, mas é voltado também à saúde como a relação com os planos. Direito a um medicamento, tratamento específico e tudo que envolve. Isso também faz parte desse direito. Fortalecer esse ramo, enaltecer o trabalho desses profissionais é preciso para que os direitos sejam garantidos, esse é o nosso objetivo hoje”, alertou.

Raquel Martins, diretora do Procon Estadual, salientou que a ocasião é de suma importância e deve ser vista como uma chance de conscientização. “Não é só fiscalizar os supermercados, shoppings ou centro. É somar em parceria com diversos meios para trazer o direito do consumidor. Nós temos compradores mais informados agora. Não só os produtos agora, eles sabem tudo e buscam o Procon para isso”, explicou.

O defensor geral, Jesus Lacerda, elogiou a ação e o empenho de Elber Batalha no assunto. “Quero parabenizar o vereador Elber pela importância da pauta. A relação com o consumidor melhorou muito com essa rede que está aqui: OAB, Procon, Defensoria e mais órgãos. O consumidor não é só de compra e precisamos falar sobre isso. Esse direito vai bem mais além e diz direito à vida das pessoas. Por isso, precisamos sempre melhorar”, comentou.

Orlando Sampaio, diretor do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública, fez questão de divulgar o espaço que funciona no ponto de atendimento do bairro Jardins para esse público. “O que mais recebemos por lá, são causas relacionadas à saúde com planos de saúde e contratos bancários como empréstimos ou financiamentos. Além de endividamento, a maioria não tem condições para advogado ou uma assessoria digna, e nós atendemos para judicializar algumas demandas”, disse.

Antônio Henrique Corrêa, assessor de apoio técnico e jurídico do Procon Municipal, detalhou como funciona o trabalho na cidade de Aracaju. “Estamos combatendo a forma que as empresas tentam burlar as leis. Sempre estamos lá à disposição da comunidade com atendimento presencial e denúncias via canal eletrônico, além das fiscalizações que vêm sendo feitas com frequência”.

Benedito do Espírito Santo, presidente da Comissão do Direito da Ordem de Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE), contou que o líder recente da área é o golpe do pix. “Com a tecnologia, algumas coisas mudaram e esse meio também. Recebemos muitos pedidos de auxílio para crimes nas redes sociais e golpes envolvendo pix. A OAB tem um papel consultivo e eles podem procurar a comissão para tirar dúvidas através das redes e demandas de grande proporção para solução da sociedade”.

O evento contou ainda com a presença de mais autoridades e profissionais, além de estudantes do curso de Direito de algumas instituições educacionais.

Vereador Miltinho Dantas preside sessão de entrega de Título de Cidadão Aracajuano

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/03/2024 15h42, última modificação 15/03/2024 15h42
Vereador Miltinho Dantas preside sessão de entrega de Título de Cidadão Aracajuano

Foto: China Tom

Em uma solenidade marcada pela emoção no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde de quinta-feira, 14, foram entregues os Títulos de Cidadania Aracajuana aos delegados de Polícia de Sergipe, Fábio Ricardo Sobral Kano e Isaque Heverton Dias Cangussu, e ao sargento da reserva da Polícia Militar de Sergipe, Adelmo Moraes dos Anjos. 

O ato solene lotou o Plenário da CMA e foi presidido pelo vereador Miltinho Dantas (PDT), autor da indicação de Adelmo Morais, sargento reformado da briosa Polícia Militar de Sergipe, e de Fábio Ricardo Sobral Kano, delegado da Polícia Civil. Isaque Herverton Dias Cangussu foi indicado pelo então vereador e atualmente Deputado Federal, Nitinho Vitale. 

“Amigo e irmão de todos os momentos”, falou o vereador Miltinho Dantas na entrega da maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju ao sargento da reserva da PM, Adelmo Morais. O sargento Morais aproveitou para demonstrar sua admiração e amizade por Miltinho Dantas e falou da dedicação do vereador ao futebol em Sergipe e no Brasil. “Miltinho tem história no esporte e hoje faz história aqui na Casa do Povo”, falou emocionado o sargento Morais diante de familiares e amigos, acrescentando que foi um momento marcante e inesquecível de sua vida. 

“Ele não nasceu aqui, mas escolheu o município de Aracaju e o estado de Sergipe para residir e construir sua família, que é o doutor Fábio Kano, um delegado com o trabalho reconhecido pela sociedade”, frisou o vereador Miltinho Dantas. 

O delegado Fábio Ricardo Sobral Kano falou da emoção em receber o Título de Cidadão Aracajuano e declarou seu amor por Aracaju. O delegado fez questão de agradecer ao vereador Miltinho Dantas pela indicação e aproveitou para estender os agradecimentos aos outros vereadores pela escolha unânime de seu nome e dos dois homenageados com o Título. 

“Uma homenagem mais que justa a este profissional que dedica sua vida para a segurança pública do estado de Sergipe, um delegado com trabalho reconhecido pelos colegas da polícia e também pela população”, falou o vereador Miltinho Dantas. 

O delegado da Polícia Civil, Isaque Heverton Dias Cangussu, foi indicado pelo então vereador Nitinho Vitale, hoje Deputado Federal, e em um discurso emocionado falou de seu carinho por Aracaju. Isaque, que nasceu em Recife-PE, mas veio morar em Aracaju aos oito anos, frisou que suas lembranças de infância sempre foram em Aracaju e declarou seu amor pela cidade. 

Depois da entrega, foi servido um coquetel para os presentes da prestigiada solenidade. 

Miltinho Dantas prestigia lançamento dos Festejos Juninos de 2024

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/03/2024 16h01, última modificação 15/03/2024 16h01
Miltinho Dantas prestigia lançamento dos Festejos Juninos de 2024

Foto: Governo de Segipe

O vereador Miltinho Dantas (PDT) participou dos lançamentos dos Festejos Juninos de 2024 e do Calendário de Eventos. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15, no Cariri Restaurante e Casa de Forró, na Orla de Atalaia.

Serão 60 dias de forró, no Arraiá e Vila do Forró, de 1º de junho até 31 de julho, reunindo mais de 300 atrações na Orla de Atalaia. Também foi anunciada a 'Segundona do Turista' na Rua São João, que começará na próxima segunda-feira, 18, e continuará até dezembro deste ano, no bairro Industrial, em Aracaju.

Miltinho falou sobre a parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju, que beneficia o povo aracajuano e impulsiona o turismo em nosso estado. O vereador lembrou que a programação do Forró Caju, que tradicionalmente ocorre nas praças do Mercado, será divulgada em breve pela Prefeitura de Aracaju, com atrações locais e nacionais.

O governador Fábio Mitidieri falou sobre a ampliação do Arraiá do Povo em sua estrutura, com um parque de diversão completo de dez mil metros quadrados. Além disso, a arena mudará de local e ficará atrás das quadras de tênis da Orla da Atalaia, numa área de 18 mil metros quadrados.

Já a Vila do Forró será mantida, com sete mil metros quadrados, e terá mais bares na arena de shows. Haverá também novidades na programação musical, com terças-feiras dedicadas às atrações do 'Arrocha' e quintas-feiras para bandas com cantoras mulheres, que se apresentarão no palco principal.

Com essas mudanças, toda a estrutura do Arraiá do Povo terá 35 mil metros quadrados. Sergipe foi o primeiro estado do Nordeste a divulgar sua programação.

Vereadores participam de celebrações em homenagem ao aniversário de Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 17/03/2024 17h24, última modificação 17/03/2024 17h24
As comemorações envolveram a participação em uma missa de ação de graças, assim como homenagem a Inácio Joaquim Barbosa
Vereadores participam de celebrações em homenagem ao aniversário de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Em comemoração aos 169 anos de Aracaju, os vereadores e outras autoridades participaram de missa na Colina do Santo Antônio, em homenagem a um dos locais que representam o marco da história aracajuana.

A missa de ações de graças faz parte de várias comemorações que estão ocorrendo para celebrar o dia 17 de março e parabenizar a capital sergipana. De acordo com o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (Rede), “temos que celebrar esse dia importante. Apesar de ser uma das menores capitais, temos um local muito acolhedor. Essa é uma cidade planejada e que tem tudo para se desenvolver. Desejo a nossa cidade e ao nosso povo vida longa! Que possamos nos desenvolver dentro dos pilares da justiça social, fraternidade e unidade”, pontuou. 


Além do presidente da Casa, os vereadores Prof. Bittencourt, Sgt. Byron, Sheyla Galba, Binho, Breno Garibalde, Cícero do Santa Maria, Anderson de Tuca, Milton Dantas, Dr. Gonzaga e Dr. Manuel Marcos também compareceram ao local. 


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou que celebrar a missa na colina do Santo Antonio é fundamental para lembrar o início da cidade. “Há 169 anos, Aracaju era uma aldeia de pescadores. Graças à coragem de Inácio Barbosa, Aracaju foi instalada como capital e anos mais tarde,  tornou-se essa linda linda e com um povo extraordinário”. O governador de Sergipe Fábio Mitidieri destacou que “Aracaju tem seus cantos e encantos. É uma cidade que abraça a todos. Fico muito feliz com o crescimento da nossa cidade”, destacou. 


O que disseram os vereadores?

O vereador Prof. Bittencourt destacou que “o dia 17 de março é para celebrarmos a beleza e as realizações da nossa cidade. Este é um momento muito feliz e sempre faço questão de participar”. A vereadora Sheyla Galba parabenizou Aracaju dizendo que “para mim, o dia amanheceu até mais lindo. Nossa cidade faz aniversário e fico muito feliz em ser uma cidadã aracajuana”, explicou. 


O vereador Anderson de Tuca ressaltou que “nossa cidade é maravilhosa, tenho familiares aqui e sou muito grato de representá-la como vereador. Que possamos agradecer a Deus pela oportunidade de viver nessa bela cidade”. O vereador Cícero do Santa Maria explicou que “esse é um dia de comemoração, mas também de rezarmos e pedirmos que Deus dê sabedoria a todos os aracajuanos para tomar as decisões corretas”.

 

O vereador Sgt. Byron destacou que “ fico muito feliz em iniciar as comemorações do aniversário de Aracaju onde a cidade nasceu. Fico honrado em participar porque temos muito amor por Aracaju e sabemos que ela tem muito a oferecer para os seus cidadãos”. 


Vereadores participam de homenagem ao fundador de Aracaju 

Após a missa, os vereadores e autoridades se dirigiram para a praça onde está localizado o obelisco em memória de Inácio Joaquim Barbosa. Ele é considerado o fundador da cidade de Aracaju. O evento iniciou com o hasteamento de bandeiras, que contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos,  o qual ficou responsável por hastear a bandeira de Aracaju.


A homenagem a Inácio Barbosa contou também  com a presença de alunos da rede municipal de Aracaju e com representantes  da tropa de choque, exército, marinha e da guarda municipal. O vereador Breno Garibalde, que esteve presente na homenagem, destacou que “precisamos sempre lembrar do que Aracaju foi e como ela cresceu. O centro da cidade nos remete a isso. Temos um crescimento desordenado e precisamos refletir sobre isso para conseguirmos reverter. Com isso, tornaremos a cidade mais sustentável para as pessoas. Aracaju é uma cidade linda, que tem um potencial gigantesco e por isso, estamos cobrando e queremos o melhor para ela”. 


Sobre Inácio Barbosa 

Considerado o fundador de Aracaju, o primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, é conhecido como Inácio Joaquim Barbosa. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em Estância, com quase 34 anos. Seu falecimento se deu por conta da epidemia  de coléra. Seu corpo foi sepultado na Igreja São Salvador, mas depois foi transferido para a praça, que guarda os seus restos mortais.



Aniversário de Aracaju: Emília prestigia apresentação da Esquadrilha da Fumaça

por Emília Corrêa- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2024 09h44, última modificação 18/03/2024 09h44
Aniversário de Aracaju: Emília prestigia apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Foto: assessoria do parlamentar

“Emocionante”, foi dessa forma que a vereadora Emília Corrêa (PRD) definiu a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que ocorreu na Orla dos Lagos, em alusão aos 169 anos de Aracaju.
Há seis anos sem se apresentar na capital, a esquadrilha conta com um Capitão Aviador natural de Aracaju, André Nery Bezerra. 
“Arrepiante. A emoção vendo assim, de perto, é indescritível, principalmente, quando o sergipano era anunciado. Parabéns a todos que se empenharam em trazer este lindo show em forma de presente para os aracajuanos(as)”, descreveu.
Acompanhada do esposo, Itamar Bezerra, que, por coincidência, é pai do único componente sergipano da esquadrilha, Emília enalteceu a habilidade dos pilotos.
“São anos de preparação para chegar neste nível de perfeição. Realmente, só vendo de perto para acreditar que existem pessoas lá dentro capazes de fazer manobras com tanta maestria. Tendo um representante da família, então, a emoção é em dobro. Se a gente fica assim, imagine ele em poder estar fazendo uma demonstração com a Esquadrilha na cidade onde nasceu e cresceu em uma data com tanto simbolismo para nós”, pontuou. 

Cícero do Santa Maria participa do Festejar Aracaju com as crianças do Instituto Dona Branca

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 18/03/2024 10h15, última modificação 18/03/2024 12h03
Cícero do Santa Maria participa do Festejar Aracaju com as crianças do Instituto Dona Branca

Foto: assessoria do parlamentar

Pipoca, refrigerante, sorteio de brindes e muita brincadeira. Foi assim o Festejar Aracaju com as crianças, na tarde do domingo, 17, no Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria. Promovido pelo Instituto Dona Branca, a ação levou um momento de alegria para 600 crianças da localidade e comemorou os 169 anos de Aracaju. 

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) fez questão de prestigiar o evento. “Fico muito feliz em poder ver a alegria e o sorriso nos rostos dessas crianças, esse é um momento único e que traz felicidades para todas elas”, afirmou. 

A representante do instituto Dona Branca, Erivania Neves, ressaltou a alegria em realizar o evento no Paraíso do Sul. “Estamos fazendo tudo com muito carinho e amor. Essa é uma comunidade de respeito e que merece atenção e que é cheia de amor pra dar”, revelou. 

Desde as primeiras horas da tarde deste domingo, a criançada já começava a criar a grande expectativa para início do evento. Logo na entrada do espaço, montado na rua 36, do Paraíso do Sul, bonecas, bolas e kits com guloseimas já apontavam como seria a tarde: um momento inesquecível. 

“É muito gratificante poder participar da alegria dessas crianças que puderam ter uma tarde diferente, cheia de brincadeiras, comidas e brinquedos”, comemorou o vereador Cícero do Santa Maria. 

Mas além dos presentes e das guloseimas, a criançada estava ansiosa para o grande momento: os sorteios dos brindes, inclusive a  tão aguardada bicicleta. “É uma forma de devolver o carinho e amor que o Paraíso do Sul tem com o Santa Maria”, completou Cícero. 

A deputada federal Yandra Moura (União Brasil) também fez questão de prestigiar o evento do instituto Dona Branca. “Estou muito feliz em estar aqui, hoje, festejando com as crianças, as mamães e os papais. Essa é uma comunidade que amo e respeito muito”, disse. 

Vereador Miltinho Dantas participa de Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 169 anos de Aracaju

por walter lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2024 10h43, última modificação 18/03/2024 10h43
Vereador Miltinho Dantas participa de Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 169 anos de  Aracaju

Gilton Rosas

Na manhã deste domingo, 17, na Igreja Santo Antônio, na Colina que também recebe o nome do Santo, foi celebrada a Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 169 anos da Cidade de Aracaju. A igreja estava lotada e a missa teve como celebrante o padre Genário de Oliveira Júnior. 

O vereador Miltinho Dantas (PDT) participou de todo o ato religioso. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, pessoas da população e outras autoridades também estiveram presentes.

"É uma cidade jovem, promissora, bela e com qualidade de vida. Aracaju nasceu aqui na Colina de Santo Antônio", disse o vereador Miltinho Dantas. 

A missa ainda contou com o coral da EMURB, sob a regência de Antônio Sérgio Teles das Chagas e ao piano Daniela Schuster Faber, o que tronou a celebração ainda mais especial. O prefeito Edvaldo Nogueira fez um discurso emocionado e enalteceu as belezas e avanços da cidade.

No final da missa todos cantaram parabéns em homenagem aos 169 de Aracaju.

Iniciativa do vereador Pastor Diego impulsiona a inclusão e empregabilidade

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/03/2024 15h40, última modificação 18/03/2024 15h40
Iniciativa do vereador Pastor Diego impulsiona a inclusão e empregabilidade

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Pastor Diego (PP) segue determinado na missão de promover a transformação de vidas através de seu mandato. Nesta segunda-feira, 18, mais uma turma de cursos profissionalizantes foi iniciada. Com a contribuição do parlamentar e voluntários, moradores dos bairros Santos Dumont e adjacências tiveram a oportunidade de aprender uma profissão.

A ação oferece capacitação no segmento da beleza e autocuidado, como barbearia, automaquiagem e design de sobrancelhas, de forma inteiramente gratuita, com certificação ao término do curso. “Nossa intenção é proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para os cidadãos. Os cursos oferecidos não apenas capacitam os participantes para o mercado de trabalho, mas também promovem a autoestima e a independência financeira”, explicou Diego.

O projeto não apenas contribui para a inserção no mercado de trabalho, mas também estimula o empreendedorismo e a geração de renda dentro da própria comunidade. A jovem Késia da Silva é uma das alunas e conta que viu no curso a oportunidade de vencer o desemprego. “Não tinha condições de investir, quando soube que era gratuito e no bairro onde resido, decidi me matricular. Irei me dedicar, participar de todas as aulas para no futuro ter meus clientes e até abrir meu próprio negócio”, relatou.  

Já o mecânico Sidro dos Santos precisou se afastar das funções por motivo de saúde e buscou desenvolver outra habilidade para permanecer ativo no mercado de trabalho. “É o início de uma nova jornada, tive que aprender algo novo para manter a sobrevivência de minha família. Aqui estou convivendo com novas pessoas, trocando experiências e irei me dedicar na aprendizagem para sobreviver futuramente”, falou.

Os participantes desses cursos têm a chance de adquirir habilidades práticas e teóricas, além de receberem orientações sobre empreendedorismo e gestão financeira, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual. Dia após dia, o exercício do mandato parlamentar segue na missão de servir com verdade e transformar vidas por meio de ações que abordam as necessidades da população e capacitam as pessoas para um futuro promissor.

 

 

Vereadora Sonia Meire participa do aniversário de 60 anos do Externato São Francisco

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 18/03/2024 15h51, última modificação 18/03/2024 15h51
Vereadora Sonia Meire participa do aniversário de 60 anos do Externato São Francisco

Foto: Manuella Miranda

Na noite do último sábado (16), a vereadora Sonia Meire esteve no Externato São Francisco de Assis para participar das festividades em comemoração ao aniversário de 60 anos da instituição. A programação contou com uma missa de ação de graças, homenagens, shows musicais e um jantar nordestino, além da participação de educandos, famílias atendidas, comunidade e convidados. 

Sonia Meire estava muito feliz com o convite e em poder participar deste momento de celebração. “Eu sou professora, e o Externato é um espaço de educação e formação. Educação é um ato de amor, e só o amor solidário e humano pode transformar a sociedade. Quero parabenizar todas as pessoas que contribuem com essa obra social. O momento no mundo é muito difícil e nós precisamos cada vez mais de pessoas que trabalhem para construir uma sociedade humanizada com amor e contra o ódio”, disse a vereadora. 

A irmã Mabel Melo, diretora do Externato São Francisco destacou a importância de vereadores contribuírem com a instituição. “Gostaria de agradecer à vereadora Sonia Meire e todas as outras pessoas que ajudam e colaboram com o Externato. É um dia de muita alegria”, completou a diretora.

 
Externato São Francisco de Assis (ESFA)

O Externato São Francisco de Assis foi fundado em 04 de março de 1964, é dirigido pela Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho e está localizado no Bairro Suíssa, em Aracaju. Atendendo 100 crianças na faixa etária de 03 a 12 anos que vivem em comunidades carentes e em sua maioria pertencentes a famílias monoparentais, tendo a mulher à frente do lar, a instituição oferece Educação infantil em tempo integral, além de três refeições diárias, recreação e atividades extraclasse, como o plantio de horta.

 

Eleições: Emília oficializa filiação ao PL e pré-candidatura à PMA

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 09h12, última modificação 19/03/2024 09h12
Eleições: Emília oficializa filiação ao PL e pré-candidatura à PMA

Foto: Kaio Espínola

Não há mais dúvidas. Emília Corrêa (PL) está pré-candidata à Prefeitura de Aracaju (PMA) no pleito deste ano. A oficialização ocorreu durante o ato de filiação ao Partido Liberal (PL). O evento, que lotou a sede do partido, no centro, contou com a expressiva participação de políticos como Valmir de Francisquinho (PL), o deputado federal Ícaro de Valmir(PL), Marcos Oliveira (PL), deputado estadual, vereador Ricardo Marques (Cidadania), Rodrigo Valadares (União-SE), deputado federal, entre outros, além de lideranças e admiradores.
Emocionada, Emília fez um breve resumo da sua trajetória na vida pública e dos empecilhos que enfrentou até a filiação. “As coisas estão acontecendo como Deus quer. Sempre foi assim na minha vida inteira. Desde a defensoria. Lá, foram mais de 30 anos. Enquanto parlamentar, dois mandatos. Não tenho interesse de nada se não for da vontade d’Ele. Eles diziam que Emília estava sozinha, isolada. E, agora, estamos aqui, com um agrupamento forte para fazer a diferença, no maior partido do Brasil para encarar essa batalha”, discursou.
Dando boas-vindas à Emília, o presidente da sigla em Sergipe, Edivan Amorim, assegurou que a vereadora terá todo o apoio necessário do partido durante a campanha, mas com liberdade. “Diferente do que muitos dizem, aqui não há ditador.  Nós lhe recebemos de braços abertos. Eles não queriam que você estivesse aqui, mas Deus sim. Seja bem-vinda e vamos à luta”, afirmou.
Rodrigo Valadares, deputado federal, parabenizou a coragem da vereadora. “Parabéns pela coragem de enfrentar uma das batalhas mais difíceis da sua vida. Enfrentar a máquina que está há mais de 20 anos no poder. Aracaju, sem dúvidas, viverá um novo tempo.
Tenho certeza que, desta vez, Deus irá concretizar o que a gente está sonhando há tanto tempo: uma mulher ocupar o cargo administrativo.
Já o vereador Ricardo Marques demonstrou apoio à sua colega de parlamento e se colocou à disposição. “Você já cumpriu com brilhantismo seu papel enquanto vereadora. Falo com convicção. Sou prova disso. Agora, é hora de alçar novos voos. Conte comigo enquanto cidadão, jornalista, amigo para esta caminhada que não será fácil, mas necessária por uma nova Aracaju”, concluiu.

"Moradores do Valadares e Padre Pedro vivem em situação precária,"comentou Bigode

por Patrícia França- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 12h07, última modificação 19/03/2024 12h07
"Moradores do Valadares e Padre Pedro vivem em situação precária,"comentou Bigode

Foto: Gilton Rosas

Utilizando o pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Bigode (PSD), na manhã de hoje , dia 19 de março, explanou sobre os problemas enfrentados pelos moradores dos conjuntos Padre Pedro e Valadares pela falta de estrutura relacionada à Companhia de Desenvolvimento de Água, DESO e da Emurb.
"As tubulações para o fornecimento de água e do esgoto são antigas e jogadas nas ruas, deixando o esgoto a céu aberto. Chego a acreditar que não existia engenharia na época, e aproveito para fazer um apelo para que equipes dos órgãos competentes possam comparecer ao local, porque o povo está sofrendo," afirmou o parlamentar.
Bigode comentou que os moradores vivem em situação precária e que precisam que sejam tomadas providências.
"Espero que tanto o presidente da Emurb e da DESO  possam encaminhar suas equipes para ver de perto a situação caótica, pois não podemos esquecer do povo do Santa Maria," comentou.

De autoria de Elber, Lindolfo Amaral recebe Título de Cidadão Aracajuano

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 12h22, última modificação 19/03/2024 12h22
De autoria de Elber, Lindolfo Amaral recebe Título de Cidadão Aracajuano

Foto: Divulgação

Com grande representatividade na cultura sergipana, o ator e professor Lindolfo Amaral recebe o Título de Cidadão Aracajuano no dia 27 de março, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), às 16h.  O título e reconhecimento são de autoria do vereador e amigo Elber Batalha (PSB).

 

Para Elber, a homenagem é mais que merecida a esse grande cidadão que já fez e faz tanto por Aracaju. “Lindolfo tem uma contribuição valorosa e honrosa em todos esses anos por aqui. É impossível não reconhecer e agradecer por tanto serviço prestado desde a sua vinda para cá”, declarou o parlamentar.

 

Biografia

 

Lindolfo Alves do Amaral Filho nasceu na cidade de Itabaiana, no dia 16 de agosto de 1955 e logo veio morar em Aracaju. Ele é licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1983), pós-graduando em Educação Artística com especialização em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (1984). Mestre em 2005, Doutor em 2013 e pós-doutor no ano de 2016 em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O ator é professor do Grupo Imbuaça Produções Artísticas desde  1978, com experiência e histórico na educação com trabalhos significativos no teatro de rua, teatro popular, brasileiro, dramaturgia e cordel.

 

Onde? Câmara Municipal de Aracaju

O que? Título de Cidadão Aracajuano de Lindolfo Amaral

Quando? Dia 27 de março de 2024

Que horas? Às 16h

 

Elber parabeniza a nova secretária estadual de Turismo, Daniela Mesquita

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 12h51, última modificação 19/03/2024 12h51
Elber parabeniza a nova secretária estadual de Turismo, Daniela Mesquita

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) parabenizou a nova secretária de Estado de Turismo, Daniela Mesquita. No seu discurso desta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ele destacou o histórico da profissional em Sergipe e a sua contribuição no segmento há anos. 

 

Daniela Mesquita foi nomeada na semana passada como secretária interina da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e foi bastante elogiada pelo parlamentar durante o pequeno expediente da Câmara. Para Elber, o estado só tem a ganhar com alguém que entende tanto  à frente desta pasta. “Quero parabenizar a minha querida amiga, gestora de turismo e empresária Daniela Mesquita. Ela que, na última semana, assumiu essa pasta tão importante e que vem tendo uma pujança tão grande nesse governo de Fábio Mitidieri. Inclusive,  tem sido um dos carros chefes da gestão do governador, por meio  dos eventos e captação de voos. Ela que já emprestava a sua competência no governo, na função de diretora, agora assume a liderança”, comentou. 

 

Na Tribuna, ele comemorou a chegada de mais uma mulher em cargos no estado. “Estou muito feliz de saber que gestores como Daniela,  que atuavam na iniciativa privada, com uma história construída no turismo sergipano, que  já foi presidente da ABIH , hoje analista, além de trabalhar na gestão pública com muito zelo. Tenho certeza que fará um grande trabalho fazendo muito pelo nosso estado. Parabéns, Dani. Mais uma mulher ocupando um cargo de destaque no nosso estado. Estou muito feliz com isso”, finalizou, declarando que representará ainda um requerimento de votos de congratulações à secretária. 

Elber denuncia situação da rua João Menezes de Oliveira

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 13h00, última modificação 19/03/2024 13h00
Elber denuncia situação da rua João Menezes de Oliveira

Foto: Gilton Rosas

A rua João Meneses de Oliveira, no bairro Industrial, foi pauta do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) na manhã desta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Os moradores sofrem com as crateras do local que está cedendo com o tempo. 

 

O parlamentar visitou pessoalmente e acompanhou a situação da rua sem pavimentação. “Todo o asfalto da rua começou a ceder. É como se existisse uma galeria no meio do esgoto , que  começou a descer de uma hora para outra. O local está cheio de buracos e os carros precisam desviar o tempo inteiro. Além disso, a população começou a tentar tapar os buracos para diminuir os danos com cabos de vassoura e mais materiais”, contou. 

 

Com vídeos, ele comprovou o drama desses moradores e relatou os problemas gerados. “Têm pessoas sem tirar o carro da garagem, preocupadas em piorar e também sofrendo com a mudança dessa rua que tem tanta gente morando por tantos anos. É como se a área estivesse sendo engolida por baixo e eles estão com medo disso”, falou. 

 

Elber finalizou que já comunicou o caso ao presidente da Empresa Municipal de Obras Urbanas (Emurb) e aguarda a data de uma audiência com o órgão competente. Além disso, Ferrari garantiu que uma equipe iria ao lugar o quanto antes

Eduardo Lima pede a ampliação do atendimento no Hospital Nestor Piva.

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 13h16, última modificação 19/03/2024 13h16
O vereador visitou a UPA na última segunda-feira.
Eduardo Lima pede a ampliação do atendimento no Hospital Nestor Piva.

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta terça-feira, dia 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar da alta demanda de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracaju Dr. Nestor Piva, no bairro 18 do Forte, na zona norte da cidade, e pedir ampliação do hospital para atender às pessoas. 

“O hospital Nestor Piva atende o maior número de pessoas dos bairros periféricos que ficam na zona norte, por isso é o hospital mais demandado. Quais são os projetos de ampliação desta unidade? Quais são os projetos de ampliação do contrato com a empresa que vem gerenciando o Nestor Piva?”, questionou o vereador. 

Na manhã da última segunda-feira, dia 18, o vereador visitou a UPA junto com a vereadora e presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara, Sheyla Galba (Cidadania), sendo recebidos pelos diretores do hospital, Dr. Marcos Pinto e Patrícia Pinto, da Empresa Centro Médico do Trabalhador, que detém a concessão da unidade. 

Segundo a Empresa, 11,68% das pessoas atendidas em 2023 no Nestor Piva são provenientes das cidades da Grande Aracaju, incluindo São Cristóvão (4.631), Barra dos Coqueiros (4.188) e Nossa Senhora do Socorro (19.588). Além desses municípios, 11 cidades do interior de Sergipe também procuram o Nestor Piva em Aracaju para receber atendimento. 

“Tivemos uma reunião muito produtiva, mas o contrato com a empresa engessa, porque só pode ter a quantidade de médicos que o contrato determina. Então, faço um apelo à secretária Municipal de Saúde, Waneska Barboza: há a necessidade de conversar com a empresa e pensar em como ampliar o contrato e colocar mais médicos, em como colocar mais equipe médica e fazer com que o espaço de triagem seja maior para que as pessoas se sintam mais acolhidas”, sugeriu o vereador. 

Cícero do Santa Maria vota favorável ao PL do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 13h34, última modificação 19/03/2024 13h34
Cícero do Santa Maria vota favorável ao PL do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Gilton Rosas

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) votou favoravelmente à aprovação do Projeto de Lei 48/2024, de autoria do Poder Executivo, que estabelece normas sobre o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).    

Segundo o vereador, o CMDPCD é o local para dar voz àqueles que não a têm. “Esse é o espaço para reunir e dar voz, de fato, a quem precisa ser ouvido, para que tenham seus direitos garantidos e assegurados”, afirmou o parlamentar.   

Uma emenda apresentada ao projeto original foi proposta pelo vereador Isac (União Brasil), que inclui um representante de pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Conselho.  

O vereador Cícero fez questão de votar a favor e destacou a importância dessa inclusão. “Só conhece o que é o autista, quem convive com um. Essa inclusão, no conselho, é de grande importância porque traz mais representatividade e visão para a causa”, comemorou Cícero. 

Vereador Sargento Byron dialoga sobre edital da Campanha Destina Sergipe

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 15h33, última modificação 19/03/2024 15h33
Vereador Sargento Byron dialoga sobre edital da Campanha Destina Sergipe

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Iniciou-se na sexta-feira, 15, o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Referência 2023. Neste contexto, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) promoveu uma reunião com a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, para reforçar a importância do momento para mais um edital da Campanha Destina Sergipe, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Para o parlamentar, o ano de 2023 foi de grandes conquistas para o Terceiro Setor, onde a Campanha Destinar teve um crescimento de 31% em todo o Brasil, ganhando mais força em nossa capital, o que gera ainda maior necessidade de se falar sobre o assunto. "Em Sergipe, o crescimento da Campanha chegou a 76% no ano passado, onde comparando os anos de 2022 e 2023, o crescimento foi de 100% nos Fundos Estaduais. Minha preocupação é que chegamos ao primeiro dia da declaração do Imposto de Renda e nada tinha sido falado sobre a Campanha, sobre a doação que a população pode realizar e fortalecer as Organizações Não-Governamentais", pontuou.

A campanha Destina Sergipe propõe que o contribuinte (pessoa física) autorize destinar um percentual do seu Imposto de Renda ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A destinação é feita por meio da declaração do modelo completo do imposto de renda, sendo que o contribuinte não paga a mais por isso. O valor direcionado é parte do que será pago ou restituído, sem impacto sobre o patrimônio de quem declara o imposto.

Byron enfatizou o quão importante foi a reunião: "Agradeço toda a disponibilidade da secretária Simone e da sua equipe, pois tivemos um diálogo proveitoso e com boas notícias, onde passamos a aguardar para os próximos dias a apresentação deste edital junto ao Estado. Aproveito para ressaltar que nesta soma de esforços também destaco a participação do Conselho Regional de Contabilidade - Sergipe, que no ano passado tanto colaborou para a campanha".


Ainda sobre o Terceiro Setor

O vereador Byron ainda destacou a necessidade de informações por parte da Administração Municipal acerca dos recursos destinados nas Emendas Impositivas à Lei Orçamentária Anual. "Ainda não temos também as informações necessárias sobre o andamento da destinação das nossas Emendas Impositivas. O Terceiro Setor é pauta do meu mandato e seguirei buscando todas as melhorias possíveis para as instituições, mas sei que para isso, é preciso uma soma de esforços e trabalhos de muitas mãos. Deixo aqui meu pedido de atenção!", declarou.

“Chega de liberar empreendimentos que destroem o nosso meio ambiente”, afirma Breno Garibalde

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 15h45, última modificação 19/03/2024 15h45
“Chega de liberar empreendimentos que destroem o nosso meio ambiente”, afirma Breno Garibalde

Foto: Gilton Rosas

Em pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju, na terça-feira, 19, o vereador Breno Garibalde destacou os graves impactos que a especulação imobiliária está gerando no meio ambiente da capital sergipana.

"Infelizmente, nosso meio ambiente está esquecido e entregue nas mãos da especulação imobiliária, sendo completamente devastado. Isso é muito grave. Em Aracaju, as dunas e áreas de restinga de bairros como Aruana estão sendo removidas para que condomínios sejam erguidos", alertou o parlamentar.

Ainda segundo Breno, as altas temperaturas registradas na cidade são resultado da falta de preservação dos recursos naturais. "A gente precisa de ação! É inadmissível que tenham liberado a construção de condomínios em áreas de dunas, restingas e mangues. Nosso meio ambiente está se acabando e é necessário que sejam tomadas providências urgentes!".

Recentemente, o parlamentar trouxe à tona a derrubada de 619 árvores no bairro Jabotiana. "Mesmo com a justificativa de plantar mudas em outros locais, não supre a destruição de tantas árvores. Além do mais, cerca de 30% das mudas plantadas não sobrevivem. Estão acabando com recursos naturais da nossa cidade e tudo isso está sendo trocado por asfalto e cimento. Que cidade é essa que estamos construindo?", declarou o vereador.

Na oportunidade, o parlamentar pediu cautela à Adema e à Sema sobre a liberação desenfreada das licenças ambientais para construção de condomínios em áreas de preservação. "Não existe cidade sem pensar no meio ambiente, nas emergências climáticas e nos graves impactos causados pela falta de preservação dos nossos recursos naturais. O meio ambiente precisa ser visto como prioridade na nossa cidade".


Atraso no PDDU

Ainda em pronunciamento, Breno Garibalde voltou a cobrar a revisão do Plano Diretor de Aracaju, que está diretamente ligado às problemáticas que atingem o meio ambiente na capital sergipana. "Não tem como a cidade evoluir com um PDDU atrasado 24 anos. Esta casa precisa se posicionar, precisamos ir à Justiça Federal para cobrar providências e finalmente tirar essa revisão do papel", concluiu o vereador.

Câmara Municipal aprova Projeto de Lei sobre Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 19/03/2024 16h30, última modificação 19/03/2024 16h30
Vinte e uma proposituras foram aprovadas na sessão ordinária realizada terça-feira, 19.
Câmara Municipal aprova Projeto de Lei sobre Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou 21 proposituras na 14ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 19. Foram seis projetos de lei em 2ª discussão, cinco decretos legislativos, nove moções e um requerimento. 

Direitos da Pessoa com deficiência 

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei nº 48/2024, que regulamenta o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMPDPCD, da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), foi aprovado em redação final. O Conselho terá composição paritária entre o poder público municipal e a sociedade civil, devendo ser composto por 30 membros titulares e 30 membros suplentes. 

O CMPDPCD se reunirá ordinariamente uma vez por mês, ou extraordinariamente com quórum de maioria simples de 50%. São competências do conselho definir diretrizes e prioridades da política municipal dos direitos das pessoas com deficiência, além de fiscalizar e exigir o cumprimento da legislação pertinente. 

O projeto teve emendas do vereador Isac Silveira (PDT) e de Sônia Meire (PSOL) aprovadas. A parlamentar incluiu no texto legal a exigência de maior publicização do processo de escolhas dos membros do conselho. Já Isac acrescentou a representação de pessoas do espectro autista. 

  

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) parabenizou Isac e pediu subscrição na emenda apresentada. "Só conhece um autista quem cuida ou tem um em casa. Eu parabenizo o vereador Isac. Tenho um filho autista e conheço a importância da causa, e para representá-los só quem convive e sabe das dificuldades", disse. 

A vereadora Emília Corrêa (PL) apresentou sete emendas ao projeto, mas todas foram rejeitadas. O vereador Professor Bittencourt (PDT) alegou que as emendas propostas pela parlamentar eram redundantes. Em seu entendimento, o texto do projeto de lei continha a matéria sugerida. A vereadora afirmou que votaria a favor do PL 48/2024, mas discordou dos argumentos expostos para não aprovação das emendas de sua autoria. "As emendas não estão erradas, apenas acrescentam. O que colocamos nessas emendas aditivas é para fortalecer, o que queríamos era aperfeiçoar o texto original. A maioria entende que é redundante, mas não queremos dar margem a gestores irresponsáveis para que ocorra o não cumprimento da lei. Em direito, quanto mais, melhor", ressaltou Emília. 

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) complementou: "As emendas da vereadora vêm para melhorar, os direitos já estão sendo retirados há muito tempo. Nós iremos votar a favor do projeto, porém muita coisa não tem sido feita, não existe uma diretriz". 

Em segunda discussão, foi aprovado o PL nº 108/2023, que institui a semana de combate e conscientização da síndrome de Burnout no município de Aracaju, tendo o dia 10 de outubro como referência. O autor da propositura é o Sargento Byron (Republicanos). Também em segunda discussão foi aprovado o PL nº 17/2022, que tem como autor o vereador Fabiano Oliveira (PP), modificando a lei nº 2.323 de 1995, autorizando o afastamento de servidora mãe de deficiente físico, sensorial ou mental, abrangendo a categoria dos servidores contratados de forma temporária. 

Requerimento Aprovado 

O vereador Isac Silveira, por meio do requerimento nº 120/2024, demandou à mesa que o Secretário Municipal de Governo de Aracaju informe quais conselhos administrativos e fiscais existem nos órgãos da administração pública e se esses conselhos são remunerados. O vereador solicitou também que o valor pago a títulos de jetons, nos anos de 2021 a 2024, a cada conselheiro seja discriminado em planilha, por órgão. "Fizemos um estudo e percebemos que não há nenhum membro dessa casa fazendo parte dos conselhos das empresas e órgãos da administração pública municipal", disse Isac. 

Professor Bittencourt se prontificou a analisar a situação junto à administração municipal. "Quero manifestar meu estranhamento, havendo o equívoco, a serenidade dessa casa parlamentar aponta a busca pelas informações. Se foi um erro é recorrente das administrações, inclusive as que antecederam. Desde pronto me coloco aqui para sentar com a administração para tratar disso." 

Moções 

Foi aprovada moção de aplausos à Polícia Militar do Estado de Sergipe pelos seus 189 anos. A autoria da iniciativa é do Sargento Byron. 

Emília Corrêa apresentou moção de aplausos à Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe em razão da posse da nova diretoria para o biênio 2024/2026. 

 

O vereador Elber Batalha (PSB) apresentou moção de apelo ao CEO da Gol linhas aéreas para o restabelecimento do voo direto entre os municípios de Aracaju e Rio de Janeiro. De acordo com o parlamentar, a medida além de favorecer o turismo, reduziria custos de pessoas que fazem esse deslocamento em virtude de tratamento de saúde. 

Enquanto Edvaldo paga cachês milionários para artistas nacionais, os locais são desprestigiados, diz Emília.

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 20/03/2024 13h26, última modificação 20/03/2024 13h26
Enquanto Edvaldo paga cachês milionários para artistas nacionais, os locais são desprestigiados, diz Emília.

Foto: Gilton Rosas

Fazendo um comparativo com os cachês exorbitantes pagos aos cantores Ludmilla e Belo, que se apresentaram na data alusiva ao aniversário de 169 anos da cidade, e o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que fez uma apresentação belíssima na Orla dos Lagos e não custou nada para o Executivo, a vereadora Emília Corrêa (PL) criticou as “prioridades” da gestão, que poderia, por exemplo, ter investido em artistas locais.

As despesas com as duas performances totalizaram R$ 1.3 milhão, arcadas pelos cofres públicos. Este evento, que foi organizado pela Prefeitura de Aracaju, ocorreu em meio ao contexto das eleições municipais.

“A comparação foi só para ressaltar que, se não fosse o empenho da Fecormércio, os aracajuanos(as) não teriam ganhado aquele lindo presente. Foi emocionante, principalmente por termos, entre os pilotos, um conterrâneo. É gente da gente nos céus do país e nem este detalhe importou”, argumentou.

Emília ainda destacou que os milhões pagos a dois artistas poderiam ter sido revertidos para a prata da casa, valorizando o que é nosso no aniversário da cidade. “Seria realmente perfeito se celebrássemos o aniversário de Aracaju valorizando o que é da nossa terra. É assim que deveria ser, no mínimo. Mas os artistas locais nunca são lembrados; pelo contrário, são sempre desvalorizados”, afirmou.

Lavanderia pública do conjunto Manoel Preto: Camilo solicita reforma ao Ministério das Mulheres.

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2024 13h40, última modificação 20/03/2024 13h44
Lavanderia pública do conjunto Manoel Preto: Camilo solicita reforma ao Ministério das Mulheres.

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na tarde dessa terça-feira, 19, o vereador Camilo Daniel esteve no Ministério das Mulheres em Brasília, acompanhado do deputado federal João Daniel. Os parlamentares se reuniram com a coordenadora-geral de Políticas de Cuidados, Letícia Resende, e a assessora técnica Graça Cabral. 

A lavanderia do conjunto Manoel Preto está localizada no Bairro Industrial e enfrenta problemas estruturais sérios: o telhado e o muro caíram, há muito lixo e entulho no terreno, o que causa grande preocupação nos moradores. 

“As mulheres que usavam a lavanderia como fonte de renda estão desamparadas porque a lavanderia está caindo aos pedaços; a prefeitura abandonou e é urgente a reforma para que essas famílias voltem a ter o seu sustento. Além disso, há um enorme desperdício de água, pois a caixa que abastece está vazando”, denunciou o vereador. 

Durante a reunião, foi proposto o desenvolvimento de um projeto de inclusão social para as mulheres que utilizam a lavanderia comunitária, por meio de ações de formação e capacitação. Além disso, discutiu-se o processo de execução de uma emenda parlamentar voltada para a geração de emprego e renda para as mulheres de Aracaju. 

3ª Marcha do Magistério Público Municipal de Aracaju tem a participação da vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 20/03/2024 13h50, última modificação 20/03/2024 13h50
3ª Marcha do Magistério Público Municipal de Aracaju tem a participação da vereadora Sonia Meire

Foto: Manuella Miranda

Na manhã desta terça-feira, 19, a vereadora Sônia Meire participou da 3ª Marcha do Magistério Público Municipal de Aracaju, organizada pelo Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). A concentração aconteceu em frente à sede do sindicato e, logo após, professoras e professores seguiram em marcha até a Prefeitura Municipal de Aracaju. A atividade fez parte da agenda da categoria no Dia Nacional de Luta em Defesa do Piso e da Carreira. 

  

A professora Sônia Meire destacou as enormes perdas que os aposentados e ativos vêm tendo. “Estamos nas ruas em luta por essa categoria aguerrida. 70% dos profissionais que estão atuando nas escolas são pessoas contratadas e que, se vierem para as ruas, são ameaçadas. Por isso, nós lutamos por concurso público. Sem servidor e servidora pública com salários dignos e condições de trabalho, não haverá escola pública”, completou a vereadora. 

  

A categoria defende concurso público, melhores condições de trabalho, o pagamento do piso salarial na carreira e paridade. Ao chegar à Prefeitura, uma comissão dos professores foi recebida pelo secretário municipal de educação e pelo secretário de governo, com o objetivo de ter uma audiência com o prefeito para apresentar as propostas do sindicato. 

 

Ricardo Marques lamenta a morte da ativista da causa animal, Nazaré Moraes

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2024 14h05, última modificação 20/03/2024 14h06
Ricardo Marques lamenta a morte da ativista da causa animal, Nazaré Moraes

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) se pronunciou por meio das redes sociais e lamentou a morte da ativista da causa animal, Nazaré Moraes, que atuava como presidente da Elan (Educação e Legislação Animal).

"Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Nazaré, uma amiga e guerreira incansável pela causa animal. Acompanhei o trabalho dela por muito tempo, ainda como jornalista. Fiz dezenas de entrevistas. Mais recentemente, já como vereador, realizei uma audiência pública na Câmara Municipal onde ela participou ativamente para defender políticas públicas para os animais", recordou.

O vereador também destacou que Nazaré deixa um legado de trabalho e dedicação altruísta. "Minha solidariedade aos familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos".

PL do vereador Pastor Diego proíbe o uso de drogas em locais públicos

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2024 14h14, última modificação 20/03/2024 14h14
PL do vereador Pastor Diego proíbe o uso de drogas em locais públicos

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) protocolou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o objetivo de proibir o consumo de drogas ilícitas em locais públicos na capital sergipana. A medida também estabelece penalidades para os usuários que descumprirem a norma. "É uma iniciativa voltada para manter a cidade segura, limpa e organizada", disse o parlamentar. 

De acordo com a propositura, a fiscalização do cumprimento da lei será realizada pela Guarda Municipal, que terá o poder de autuar os infratores. Além disso, caso um cidadão seja encontrado em situação de rua fazendo uso de drogas ilícitas, a substância será apreendida e o indivíduo encaminhado para abrigos ou casas lares, dispensando a multa originalmente estipulada. 

O vereador pontua que a proposta se fundamenta na premissa do respeito ao bem comum, assegurando a ordem pública e a integridade dos locais destinados ao convívio social. "O consumo dessas substâncias não apenas compromete a segurança da comunidade, mas também representa uma ameaça ao bem-estar e à saúde dos cidadãos que frequentam esses espaços", argumentou o Pastor Diego. 

Ainda segundo o texto original do documento, o montante arrecadado com as multas será destinado a programas municipais de prevenção e combate ao uso de drogas ilícitas. Ficando por competência do Poder Executivo a promoção de campanhas educativas para informar a população sobre os riscos do consumo dessas substâncias e os efeitos da legislação. 

O Projeto de Lei segue os trâmites legais na Casa Legislativa e, em breve, entrará na pauta de votação. A iniciativa já abriu o debate sobre a sobriedade e a manutenção da ordem pública, além de contar com o reconhecimento do delegado André David. 

Câmara Municipal de Aracaju aprova moção de protesto às falas de intolerância religiosa da Dra. Iza Moura

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 20/03/2024 14h47, última modificação 20/03/2024 14h47
A moção foi apresentada pelo presidente da Frente Parlamentar Evangélica, o vereador Eduardo Lima.
Câmara Municipal de Aracaju aprova moção de protesto às falas de intolerância religiosa da Dra. Iza Moura

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou na manhã da terça-feira, dia 19, a moção de protesto 243/2023, de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), sobre as falas de intolerância religiosa da presidente do Conselho Estadual de Direito da Mulher (CEDM) de Sergipe, Dra. Iza Moura. 

Durante Audiência Pública alusiva ao Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizada no dia 06 de dezembro de 2023, sem citar dados, a Dra. Iza Moura afirmou que as igrejas são ambientes onde mais se violentam as mulheres, e que esses crimes são cometidos por padres e pastores, e que tudo é feito em nome de Deus. 

Segundo ela, também sem citar dados, as principais guerras do mundo são em nome de Deus, e terminou a fala dizendo que os "terreiros" estão de portas abertas para curar as feridas que as igrejas causam. 

A moção foi aprovada pelos 21 dos 22 vereadores presentes na Sessão, apenas a vereadora Sônia Meire (PSOL) votou contra.   

"Com muita honra, por ser pastor, evangélico e cristão, voto sim para esta moção. Nunca negarei a minha fé, e jamais irei me calar diante de falas contrárias àquilo que creio, por isso, digo a esta senhora, a Dra. Iza, que se nós permitirmos, enquanto legisladores, que falas como essas sejam deferidas aqui, e que continuem acontecendo neste Plenário, que se rasgue a Constituição, rasgue-se a Lei Orgânica, para se permitir essa barbaridade neste Parlamento", disse Eduardo Lima, que é presidente da Frente Evangélica na Casa. 

A moção de protesto será entregue à Dra. Iza Moura no seu trabalho no Conselho Estadual de Direito da Mulher, localizado na Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania. 

 

Vereador Cícero do Santa Maria quer transformar morro em ponto turístico

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 09h45, última modificação 21/03/2024 09h45
Vereador Cícero do Santa Maria quer transformar morro em ponto turístico

Foto: Assessoria Parlamentar

Na noite de quarta-feira, 20, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) participou do Podcast Alô Comunidade, comandado por Rosângela e Fábio Brito e fez um balanço das ações realizadas pelo seu mandato parlamentar. 

Vereador em primeiro mandato, Cícero revelou que chegou ao legislativo de Aracaju com o entendimento de que o parlamentar poderia mudar a realidade da população. “Eu tinha o entendimento de que o vereador poderia fazer tudo, mas, ao assumir o cargo, percebi que a nossa ação é limitada e a legislação não permite que a gente faça tudo que deseja, revelou. 

E um desses desejos do parlamentar seria a transformação do morro do Santa Maria, antigo Morro do Avião, em um cartão postal da cidade. “Antigamente, o morro era sinônimo de vergonha e de moradia desumana. Conseguimos transformar essas moradias em locais dignos e gostaríamos de transformá-lo em um ponto turístico, com um espaço ecumênico para receber todas as religiões, tendo em vista que o morro é visitado por pessoas de diversas denominações religiosas”, afirmou Cícero. 
 
Ainda em 2021, em seu primeiro ano de mandato, o vereador fez diversas indicações para que prefeitura de Aracaju pudesse realizar o projeto do novo ponto turístico da capital. “Inclusive, eu tentei a destinação de várias verbas federais, mas, até o momento, não foi possível, no entanto, continuaremos na luta para que esse sonho se torne realidade”, garantiu Cícero. 

Emendas impositivas 
Ainda em sua participação do podcast, o vereador Cícero do Santa Maria relembrou que tem investido em ações para melhorar o atendimento em saúde dos aracajuanos. “Em nossas emendas impositivas, destinamos recursos para todos os postos de saúde do Santa Maria, para a realização de exames de ultrassonografia. O nosso compromisso é  fazer com que os aracajuanos tenham um atendimento de qualidade”, destacou Cícero.

Sheyla cobra que licitação do transporte público inclua ônibus com ar-condicionado

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 10h53, última modificação 21/03/2024 10h53
Sheyla cobra que licitação do transporte público inclua ônibus com ar-condicionado

Foto: Gilton Rosas

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) usou a Tribuna esta semana para cobrar que a licitação do transporte público inclua ônibus com ar-condicionado. A parlamentar apresentou um vídeo em que o prefeito faz a entrega de novos ônibus e o gestor aparece com a camisa molhada por conta do calor.
“A sensação térmica em Aracaju tem passado dos 36 graus. Imaginem dentro dos ônibus lotados que circulam em Aracaju todos os dias. E ele nem estava dentro de um ônibus cheio”, falou.
Para Sheyla, Aracaju precisa avançar na qualidade do transporte público, como já acontece em outras capitais brasileiras.

“Espero que na licitação do transporte público incluam veículos com ar condicionado. Aracaju é uma das poucas capitais do país que ainda não tem esse tipo de serviço disponível para população.  A gestão pública precisa ser feita com sensibilidade, pensando sempre no melhor para a população”, finalizou.

Elber destaca o Dia Internacional da Síndrome de Down

por Anna Paula Aquino- Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2024 12h02, última modificação 21/03/2024 12h02
Elber destaca o Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) aproveitou o seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março. Para ele, a data deve servir principalmente como um exemplo para conscientização da população em geral.

 

Com um vídeo registrando as pessoas que contam com essa síndrome, ele lembrou, durante o seu discurso, que o preconceito está presente quase sempre para eles. “Que fique o registro para que se tenha cada vez mais a conscientização de que a Síndrome de Down não é uma doença, é uma diferença genética”, declarou.

 

Segundo Elber, além da informação, todos os envolvidos precisam de amor e mais respeito. “Essas pessoas devem ser abraçadas e acolhidas pela nossa sociedade sem nenhum tipo de discriminação”, finalizou comentando. 

Vereador Bryon destaca uso de emendas impositivas em obras de pavimentação

por Agência CMA — publicado 21/03/2024 12h55, última modificação 21/03/2024 19h15
Parlamentar também tratou, em seu discurso, questões como preconceito contra pessoas com a síndrome de Down e projetos de incentivo ao esporte
Vereador Bryon destaca uso de emendas impositivas em obras de pavimentação

Foto: Gilton Rosas

Na 15º sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) utilizou a tribuna, no pequeno expediente, e nos 5 minutos disponíveis falou acerca de temas relevantes para a sociedade como preconceito, programas de fomento ao esporte e obras estruturais no município de Aracaju.

 

O vereador ressaltou a obra de pavimentação na rua Jorgeval Francisco dos Santos, no bairro Atalaia, por meio de emenda impositiva de sua autoria, na Câmara Municipal de Aracaju."Na Atalaia, através das emendas impositivas, conseguimos pavimentar uma rua que estava há muito tempo necessitando desse serviço. Eu agradeço a todo parlamento por ter votado a favor de garantir o direito de representar os bairros e nossas comunidades. Nós, um dia passaremos, mas a marca do que fizemos nesses 4 anos ficará", sentenciou o parlamentar.

 

O vereador , em seu discurso, comentou vídeo exibido no plenário, durante a fala do vereador Elber Batalha (PSB), em que foram expostas situações de preconceito contra pessoas com a condição da síndrome de Down. No ensejo, Byron exibiu vídeo, mostrando um DJ com a síndrome, que se apresentava no carnaval e afirmou: “ Há pouco o vereador Elber Batalha tratou do Dia Internacional da Síndrome de Down, a gente vê o quanto devemos avançar na questão do preconceito. Esse rapaz do vídeo é o Felipe Monte, ele tem 32 anos e é pessoa com síndrome de Down, no Carnaval, em cima do trio elétrico, sendo DJ de uma festa.  Todo e qualquer ser Humano deve ter oportunidades e assim demonstrar sua capacidade. Enquanto sociedade tendemos a olhar para as pessoas e se fixar apenas nas limitações e ignorar as capacidades que elas podem desenvolver”, disse Byron.

.

Byron também parabenizou o Governo do Estado pela concepção do programa 'Sergipe no Pódio, que auxilia os atletas no custeio dos deslocamentos nas competições fora de Sergipe e pediu a volta do programa Bolsa Atleta no município de Aracaju. "É uma alegria de ver o programa ‘Sergipe no Pódio’, ele traz a oportunidade aos atletas de terem passagens aéreas garantidas para disputar competições nacionais e internacionais. Parabéns Mariana Dantas e  governador Fábio Mitidieri. Esperamos que a próxima gestão retome o Bolsa Atleta no município de Aracaju para garantir participação de nossos atletas nos eventos esportivos, trazendo medalha para o município e todo o estado de Sergipe”.

Grande Expediente

Sargento Byron, em aparte, elogiou o discurso do vereador Vinicius Porto (PDT), que utilizou a tribuna no grande expediente e comunicou a entrega pela prefeitura de 1.854 escrituras a moradores do bairro 17 de março, na noite desta quinta-feira,21. “Parabéns por seu discurso, por demonstrar a importância da entrega desses títulos, que garantem àqueles cidadãos a possibilidade de investirem em seus imóveis, porque até então eles tinham somente a posse e, a partir de agora, terão a propriedade. Espero que esses títulos também cheguem ao recanto da paz, uma comunidade que está sofrendo uma intervenção estatal no município de Aracaju, com benfeitorias não só na infraestrutura de pavimentação, drenagem e esgoto. Algumas casas estão recebendo melhorias. Espero que o prefeito de Aracaju, quando for entregar as casas, possa entregar os títulos”.    

 

Após o aparte, o vereador Vinicius Porto enalteceu a participação de Byron nesta ação que garante aos moradores do 17 de março os títulos de escritura. Vinicius declarou o reconhecimento do prefeito Edvaldo Nogueira acerca do trabalho desenvolvido por Byron naquela região da cidade.“ Vossa excelência é um dos líderes desse processo, é um dos idealizadores para que aquelas benfeitorias aconteçam. O prefeito Edvaldo sempre disse a mim que a participação de vossa excelência foi muito importante para que ele pudesse ter a possibilidade de investir naquela região, vossa excelência é o grande padrinho daquela região”, declarou Vinicius Porto.

 

Paquito de todos cobra reforma de espaços de esporte em Aracaju

por Lenaldo Severiano, assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 21/03/2024 12h21, última modificação 21/03/2024 12h21
Paquito de todos cobra reforma de espaços de esporte em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Paquito de todos usou o seu espaço no grande expediente da Câmara de Vereadores de Aracaju, 21, para discutir um assunto muito debatido: o esporte amador. Aracaju tem diversos espaços de práticas esportivas que estão em completo abandono.

Em Aracaju,  a especulação imobiliária vem acabando com esses espaços de práticas esportivas, com isso acaba diminuindo esses locais na nossa cidade.  Os poucos espaços que têm são privativos e precisam pagar para utilizar, pessoas de baixa renda não têm condições de custear esse lazer.

Temos várias quadras esportivas que precisam de uma ação enérgica do poder público, praças com alambrados danificados, traves enferrujadas, piso destruído. “Temos que revitalizar essas áreas com urgência, os praticantes dessas modalidades precisam de um espaço seguro e aconchegante para esses atletas”, pontuou o vereador.

 No bairro industrial, mais precisamente no parque governador José Rolemberg Leite (parque da cidade), há várias quadras de futebol em completo abandono e precisam de reforma urgente por conta do governo do estado. “Faço um apelo ao governador do estado para que se faça uma reforma urgente nessas quadras, faça a limpeza geral, a construção de banheiros e toda adequação”, cobrou o vereador.

Uso de câmeras e reconhecimento facial nas escolas é tema de audiência pública da vereadora Sonia Meire

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 12h25, última modificação 21/03/2024 12h25
Uso de câmeras e reconhecimento facial nas escolas é tema de audiência pública da vereadora Sonia Meire

Foto: Assessoria Parlamentar

Na próxima terça-feira (26), às 14h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma audiência pública com o tema “Uso de Câmeras e Reconhecimento Facial nas Escolas”, de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL). Foram convidados a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Defesa Social, o Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju, professores, pais e alunos.

 

O objetivo da discussão é saber como será regulamentado esse uso, e como serão armazenados e tratados os dados.  Para a vereadora Sonia Meire,  é essencial que as secretarias esclareçam a comunidade escolar como funciona esse sistema. “Queremos saber se é realmente útil para a proteção das crianças e adolescentes, quais os cuidados que serão tomados com o uso desses dados, se vai ter câmera na sala de aula e diversas outras dúvidas que surgiram”, destacou a vereadora.

 

O uso de câmeras e reconhecimento facial nas escolas foi aprovada no ano passado pela Câmara Municipal de Aracaju e começou a ser implementado pelo município agora em 2024.

 

Convite

O quê: Audiência Pública “Uso de Câmeras e Reconhecimento Facial nas Escolas

Quando: 26/03, às 14h

Onde: Câmara Municipal de Aracaju (CMA)

 

Em sessão ordinária, CMA aprova 13 projetos de lei

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 21/03/2024 13h00, última modificação 21/03/2024 13h00
Ao todo, 29 proposituras foram apreciadas
Em sessão ordinária, CMA aprova 13 projetos de lei

Foto: Gilton Rosas

Nesta quinta-feira (21/03), durante a 15ª sessão ordinária, os vereadores da CMA apreciaram 29 proposituras, sendo 17 projetos de lei,5 projetos de decreto legislativo, 6 requerimentos e 1 projeto de resolução. Deste total, 13 projetos de lei foram aprovados e 04 foram adiados. As outras proposituras foram aprovadas. 


Projeto que cria o Conselho Municipal e defesa dos direitos da Pessoa com deficiência é aprovado 

O PL 48/2024, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em redação final na Câmara de vereadores. O projeto regulamenta o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMPDPCD, da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (SEMFAS), que terá composição paritária entre o poder público municipal e a sociedade civil, devendo ser composto por 30 membros titulares e 30 membros suplentes. 


08 projetos de lei são aprovados em 1ª discussão, dentre eles, o que visa instalar rede wi-fi em hospitais

Durante a sessão ordinária, os vereadores discutiram e aprovaram 09 projetos de lei em 1ª discussão. Um deles, de autoria do vereador Soneca (PL nº 230/2023) dispõe sobre a instalação de rede Wi-fi nos hospitais e postos de saúde em Aracaju. Outro projeto (nº 106/2023), de autoria do vereador Pastor Diego, institui diretrizes e ações para o Programa Municipal de Combate à Injúria religiosa e ao racismo religioso em Aracaju. 


Em primeira discussão também foi aprovado o PL nº 123/2023, de autoria do vereador Isac Silveira e do ex-vereador Fábio Meireles, que denomina a academia da cidade Salathiel Silveira, o atual polo da academia da cidade que ainda está em construção. 


04 projetos são aprovados em 2ª discussão

Nesta quinta-feira, mais 04 projetos de lei foram aprovados em 2ª discussão e, com isso, seguem para a votação em redação final. Um deles (224/2023) é de autoria do vereador Sgt. Byron, que institui o Dia da Guarda Municipal Feminina em Aracaju. 


Já o PL nº 268/2023, de autoria do vereador Pastor Eduardo Lima, veda qualquer tipo de discriminação à criança e ao adolescente com deficiência ou doença crônica nos estabelecimentos de ensino, creches e instituições públicas ou particulares. 


04 requerimentos foram aprovados

Os vereadores votaram pela aprovação de 04 requerimentos, um deles da vereadora Emília Corrêa (84/2024), que requer da secretaria de saúde que sejam encaminhados à Câmara de Aracaju os termos e as informações de ausências de medicamentos de uso contínuo na Unidade Básica de Saúde José Calumbi. 


Outro requerimento, só que de autoria da vereadora Sônia Meire, solicita à Secretaria Municipal de Infraestrutura para informar sobre todos os projetos urbanísticos e de infraestrutura com financiamento dos Brics. 


 






CMA Sustentável realiza evento em homenagem ao Dia Mundial da Água

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 21/03/2024 14h06, última modificação 21/03/2024 14h06
CMA Sustentável realiza evento em homenagem ao Dia Mundial da Água

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (22/03), a partir das 09h, a Câmara Municipal de Aracaju realizará o evento “22 de março: um olhar atento à importância da água”, em homenagem ao Dia Mundial da Água. As atividades são gratuitas, abertas ao público e ocorrerão no Plenário.  

A ação contará com a palestra de especialistas, como Luiz Carlos Sousa Silva, que é geógrafo e coordenador de recursos hídricos da DESO, Samir Souza, que é biólogo e secretário municipal de meio ambiente de Nossa Senhora do Socorro e Rosa Cecília, que é professora especialista em educação ambiental e membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba e do rio São Francisco. 


Vale ressaltar que esta ação é uma iniciativa da Campanha CMA Sustentável. Desde o dia 16 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) lançou a Campanha de Sustentabilidade. Com isso, a CMA é a primeira Câmara do Nordeste a aderir à Rede Legislativo Sustentável, uma rede nacional criada pelo TCU e Congresso Nacional para dar suporte a outros órgãos do Poder Legislativo do país nas suas iniciativas sustentáveis.


SERVIÇO

 22 de março: um olhar atento à importância da água

Data: 22/03, às 09h

Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Aracaju

Evento gratuito


Vereador Pastor Diego apresenta pacote de projetos voltados ao bem-estar da população

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 14h17, última modificação 21/03/2024 14h17
Vereador Pastor Diego apresenta pacote de projetos voltados ao bem-estar da população

Foto: Gilton Rosas

O vereador Pastor Diego (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 21, para apresentar um pacote de projetos voltados à qualidade de vida do cidadão e à ordem pública. As proposituras de autoria do parlamentar estão em tramitação na Casa Legislativa e há previsão de serem votadas ainda no primeiro semestre. 

Uma das medidas é o Projeto de Lei (PL) que institui a licença menstrual para servidoras da administração pública. A proposta é que fique assegurado o direito de afastamento, sem prejuízo à remuneração, por até três dias por mês, nos casos de comprovação de sintomas graves durante o período menstrual. “Há mulheres que enfrentam o período menstrual com graves complicações, passam por transtornos mensalmente, sendo necessário até internação”, ressaltou o pastor. 

Sensível à questão, o vereador Diego elenca os fatores que justificam a importância do PL. “O ciclo menstrual pode desencadear uma variedade de sintomas físicos e emocionais, que podem variar de leves a graves. É fundamental que as mulheres tenham a oportunidade de se cuidar adequadamente durante esse período, sem terem que se preocupar com faltas injustificadas ou perda de renda”, reforçou. 

Entre as proposituras, há também a que dispõe sobre a prioridade de atendimento em repartições públicas e entidades financeiras do município, aos advogados que estiverem representando os interesses de seus clientes. “O projeto visa reforçar e assegurar a relevância constitucional da advocacia, destacando o papel central e fundamental que os advogados desempenham na administração da Justiça e na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos”, explicou. 

Na oportunidade, ele apresentou o Projeto de Lei que prevê a proibição do uso de drogas ilícitas em locais públicos da cidade e estabelece penalidades para os usuários que descumprirem a norma. “A necessidade de tal legislação é evidente, considerando os crescentes desafios relacionados à segurança pública, à saúde coletiva e à qualidade de vida dos cidadãos”, defendeu.    

Todos os projetos mencionados, seguem em tramitação na Casa Legislativa e, em breve, entrará na pauta de votação. “Conto com a colaboração dos demais parlamentares para que haja o debate e a colaboração para que possamos votar e aprovar cada medida que favoreça o bem-estar e o cotidiano do cidadão”, declarou o vereador Pastor Diego. 

 

Projeto de Soneca prevê Wi-Fi gratuito em hospitais e postos de saúde

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 16h43, última modificação 21/03/2024 16h43
Projeto de Soneca prevê Wi-Fi gratuito em hospitais e postos de saúde

Foto: Gilton Rosas

O vereador Soneca (PSD) apresentou um Projeto de Lei para que a Prefeitura de Aracaju disponibilize gratuitamente uma rede Wi-Fi em todos os hospitais e postos de saúde da capital sergipana. A intenção é facilitar o acesso à internet para pacientes e acompanhantes dentro das unidades. A iniciativa foi aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira (21). 
 
Soneca entende que a falta de internet pode prejudicar a comunicação entre paciente e familiares, bem como dificultar o acesso aos aplicativos de transporte, caso necessário. “Nem todo mundo pode comprar dados móveis, e por isso a internet tem que ser totalmente de graça nestes locais”, declarou o parlamentar. 
 
Ainda de acordo com o autor do projeto, uma vez aprovada a lei, a Prefeitura pode promover uma campanha de esclarecimento, divulgando amplamente ao público o direito assegurado nesta legislação. 

Vice-governador do estado, Zezinho Sobral, e a segunda-dama são homenageados por indicação do vereador Miltinho Dantas

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 16h55, última modificação 22/03/2024 11h11
Vice-governador do estado, Zezinho Sobral, e a segunda-dama são homenageados por indicação do vereador Miltinho Dantas

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Na manhã desta quinta-feira, 21, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foram aprovados dois Projetos de Decreto de autoria do vereador Miltinho Dantas (PDT). 

Foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 70/2023, que concede Medalha do Mérito Legislativo Tobias Barreto ao senhor José Macedo Sobral.  

José Macedo Sobral, conhecido como Zezinho Sobral, é natural de Aracaju, mas tem Laranjeiras como seu berço. Engenheiro agrônomo, advogado e gestor público. Zezinho é casado, pai de 5 filhos e já é avô. Exerceu o mandato de deputado estadual de 2019 a 2022, sendo o líder da base governista na Assembleia Legislativa, função que exerceu de forma respeitosa e com muitos resultados para o povo sergipano. Atualmente é vice-governador do estado e também é secretário de Educação. 

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo Nº 71/2023, que concede o Título de Cidadã Aracajuana à senhora Josefa Lívia Santos Silva. 

Josefa Lívia Santos, tem o apelido carinhoso de Livinha, nasceu no dia 2 de maio de 1989, na cidade de Simão Dias, em Sergipe. É filha de Vanete Santos Silva e Gabriel Ferreira da Silva. Sempre teve o sonho de residir em Aracaju, e na primeira oportunidade foi morar na capital, onde começou a estudar e posteriormente também a trabalhar. É formada em Assistência Social e Mestranda em Diretos Humanos. Tem como fato marcante o nascimento dos filhos Maria Clara e José. É casada com Zezinho Sobral, vice-governador do estado de Sergipe. 

“Ficou feliz em poder homenagear esse casal que tanto faz em benefício de nosso estado. Zezinho tem um trabalho em prol da educação, sempre em favor dos mais necessitados. Lívia é uma mulher com um olhar para a população de todo Sergipe, mãe dedicada e está escrevendo sua história na assistência social”, disse o vereador Miltinho Dantas. 

Na foto o casal, Zezinho Sobral e Lívia Santos. 

 

PL de Fabiano que dispõe sobre a autorização de afastamento do servidor que tenha filho com deficiência é aprovado em 2ª discussão na CMA

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/03/2024 17h06, última modificação 21/03/2024 17h06
PL de Fabiano que dispõe sobre a autorização de afastamento do servidor que tenha filho com deficiência é aprovado em 2ª discussão na CMA

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fabiano Oliveira (PP) teve seu Projeto de Lei 17/2022 aprovado em segunda discussão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O projeto inclui o parágrafo único no art. 1º da Lei nº 2.326, de 22 de novembro de 1995, adequando a lei que dispõe sobre a autorização para afastamento do servidor público municipal que tenha filho deficiente físico, sensorial ou mental. Essa inclusão permite o afastamento do trabalho por 50% do expediente, estendendo o benefício ao servidor público municipal temporário, regido pela Lei nº 5.223/2019. 

 

Para o parlamentar, a extensão do benefício para a categoria do servidor público municipal temporário corrige uma injustiça social, adequando a legislação municipal à realidade vivida por diversos servidores que são genitores de deficientes físicos sensoriais ou mentais.  

 

“Essa medida representa um avanço significativo na garantia dos direitos dos servidores públicos municipais temporários que possuem filhos com deficiência. O afastamento do trabalho por metade do expediente permitirá que esses servidores possam dedicar mais tempo ao cuidado e atenção necessários aos seus filhos, sem prejuízo salarial. Essa medida também visa garantir mais qualidade de vida aos servidores públicos e suas famílias”, comentou. 

 

Fabiano destacou ainda que o projeto não impõe acréscimo ou despesas excessivas para o Município de Aracaju. 

 

“Tivemos essa vitória com aprovação em segunda discussão e agora continua em votação. Estou esperançoso que teremos mais uma vitória no legislativo municipal”, finalizou. 

 

Emília Corrêa: ar - condicionado em ônibus não é luxo, é necessidade

por Camila Sousa — publicado 22/03/2024 10h37, última modificação 22/03/2024 10h37
Emília Corrêa: ar - condicionado em ônibus não é luxo, é necessidade

Foto: Gilton Rosas

Na capital que possui uma das piores frotas de transporte público do país e não há licitação, agora, em ano de eleição, o prefeito diz que os ônibus terão ar- condicionado”. Foi dessa forma que a vereadora Emília Corrêa (PL), em sua fala, denominou a gestão de Edvaldo Nogueira como “vem aí”, já que,  na sua avaliação, o que não foi feito em 16 anos de poder, ele está querendo resolver em meses.
“Teve a oportunidade de resolver tantos problemas. Cuidar, de fato, das pessoas. Esse da licitação, por exemplo, vem se arrastando desde a primeira gestão dele. É de forma escancarada uma ação eleitoreira. Chegaram mais ônibus novos, como ele diz, mas não têm ar -condicionado em nenhum, ‘mas vem aí’, quem quiser que caia nessa lábia. Lembrando que ar- condicionado no transporte público não é luxo, é necessidade”, argumentou. 
Homenagem
Em seu pronunciamento, Emília ainda destinou um momento para prestar homenagem à Nazaré Moraes, ativista da causa animal que faleceu no início da semana.
“Sua luta infelizmente não foi reconhecida em vida. A causa animal estava em sua alma. Você foi necessária e marcante. Seu legado ficará eternizado. Recebe nossos agradecimentos e reconhecimento onde quer que esteja”, concluiu.

Ricardo Marques fiscaliza escola na Zona Norte e alunos apelam por ar-condicionado nas salas de aula

por Fredson Navarro- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 11h20, última modificação 22/03/2024 11h20
Ricardo Marques fiscaliza escola na Zona Norte e alunos apelam por ar-condicionado nas salas de aula

Foto: Gilton Rosas

O vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve na Escola Municipal Sabino Ribeiro, no bairro 18 do Forte, localizado na Zona Norte de Aracaju. Durante a fiscalização, o vereador conversou com a coordenação, professores, funcionários e alunos. É unânime a reclamação sobre o calor dentro das salas de aula. A aluna Luana, do 9° ano, solicitou ao vereador que sensibilize o prefeito Edvaldo Nogueira.
“Está insuportável estudar nessas condições. O calor excessivo está atrapalhando nosso desempenho escolar e muitos alunos estão faltando as aulas. Já procuramos a Semed, mas não obtivemos resposta, agora só nos resta fazer um apelo ao prefeito".
O vereador disse que ar-condicionado não é luxo, mas é uma necessidade. E alertou que dos poucos ventiladores existentes, parte está quebrada.
"Incrível que, em pleno 2024, muitas escolas em Aracaju não tenham climatização adequada. Sei que para colocar ar-condicionado será preciso mexer na rede elétrica, mas o que me surpreende é que nem projeto tem”, disse o vereador. 
Ricardo Marques sugere que a Prefeitura de Aracaju, na distribuição dos recursos púbicos, priorize a educação dos nossos jovens e também solicita que melhore a acessibilidade da escola Sabino Ribeiro.
“A escola tem boa estrutura, porém para chegar ao primeiro andar, onde ficam as salas do 6º ao 9º anos, o único acesso é uma escada, o que dificulta o acesso para pessoas com algum tipo de deficiência. Solicito a Semed que também priorize melhorar a acessibilidade”, finalizou o vereador.

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju participam do lançamento da edição 2024 do Pré-Caju

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 22/03/2024 14h10, última modificação 22/03/2024 14h35
Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira ,22, em hotel localizado na Orla de Aracaju
Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju participam do lançamento da edição 2024 do Pré-Caju

Gilton Rosas

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) estiveram no hotel Del Mar para participarem do lançamento da edição 2024 do Pré-Caju. A ocasião teve presença de autoridades como o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto e do prefeito Edvaldo Nogueira, que assinou o decreto autorizando o uso do solo público para realização do evento.  

Representando a CMA: Professor Bittencourt (PDT), Sargento Byron – Estrela do Mar (Republicanos), Sheyla Galba (Cidadania), Cícero do Santa Maria (Podemos), Anderson de Tuca (PDT) e o vereador licenciado, Nitinho Vitale (PSD). No auditório do hotel, o vereador Fabiano Oliveira (PP), idealizador e organizador da prévia carnavalesca, apresentou a programação do evento e informou aos presentes as novidades desta edição. 

 “Teremos mais trios de pipoca e uma nova data; o segundo final de semana de novembro. A festa vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 e continua aberta ao público. Vamos permanecer com o mesmo modelo: na sexta-feira, o camarote; no sábado e domingo os trios, que eram seis e agora serão sete. Serão três blocos no sábado, outros três no domingo e a festa contará com quatro blocos de pipoca, com grandes atrações”. 

Fabiano também deu ênfase a importância da festa para cultura e economia aracajuana. “É um patrimônio da cidade, o Pré-Caju começou em 1992, é uma festa que ultrapassa barreiras; está no sentimento do povo e promove geração de emprego. Temos 1.100 vendedores ambulantes cadastrados pela prefeitura”. 

O vereador Sargento Byron – Estrela do Mar, falou da alegria com a realização de mais uma edição da festa e reforçou a importância do evento para a economia e turismo de Aracaju e, consequentemente, do estado de Sergipe. “Fico muito feliz em ver novamente o Pré-Caju ser lançado, sabemos da importância do evento, não só para a cidade de Aracaju, mas para todo o estado de Sergipe; além de movimentar a economia, ele movimenta também o turismo. Os setores de bares, restaurantes; o pessoal que faz a reforma dos abadás. É um evento que agrega muito e atrai turistas de todo o país”, disse Byron. 

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) também destacou a geração de empregos. “É uma festa que movimenta todo o Estado de Sergipe, oficialmente são mais de mil ambulantes, isso é muito importante para essas pessoas que trabalham com essa modalidade de economia, melhorando demais a vida dessas pessoas”. 

O atual deputado federal e vereador licenciado, Nitinho Vitale, disse frequentar a festa desde as primeiras edições. Para o parlamentar, o Pré-Caju é um momento de descontrair e reunir amigos.   

“Eu faço parte dessa festa desde o início. O Pré-Caju traz alegria para o povo. Eu me sinto muito feliz em estar aqui hoje, podendo participar de mais edição dessa festa. Quero que o povo vá para rua para brincar, se divertir, fazer amigos e aproveitar o momento de uma festa maravilhosa como essa”. 

Professor Bittencourt afirmou que “o povo de Aracaju e Sergipe espera esse acontecimento que é marcante, a maior prévia carnavalesca do Brasil; além disso é um momento de reafirmação da sergipanidade. É o momento de grande trânsito dos interesses do turismo, do empresariado, do pequeno empreendedor; fico muito feliz. A cidade fica vibrante”. 

  

Governo do estado e prefeitura de Aracaju 

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, parabenizou o vereador Fabiano Oliveira pela organização do evento e garantiu apoio do governo do estado à prévia. “Recebemos turistas de todo o país, Sergipe aguarda ansiosamente pela edição de 2024 do Pré-Caju. Estamos aqui para apoiar, o governo dará todas as condições necessárias para que tenhamos uma festa segura, em paz e com muita alegria. Obviamente irá movimentar a economia, é uma festa que deixa muitos dividendos para o estado; gera muito emprego e arrecadação, portanto é uma festa que temos que abraçar”, declarou o governador.   

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, falou sobre a parceria com o governo do estado na realização de eventos. Segundo o prefeito, existe um esforço do executivo municipal na retomada do Pré-Caju, sendo dele a sugestão para que festa aconteça na orla. 

“São 2 anos consecutivos de sucesso, o retorno do Pré-Caju é muito importante para nossa cidade e estado de Sergipe. A festa tem um esforço grande da prefeitura de Aracaju, do governo do estado e da iniciativa privada. Tenho a felicidade de ter sugerido a Fabiano que a festa voltasse aqui para Orla. É o melhor lugar, o mais adequado, um circuito maravilhoso e que impacta menos no trânsito. O Pré-Caju voltou a ser essa grande festa, que além de trazer alegria e felicidade, colabora de forma efetiva para geração de emprego e renda. São mais de 200 mil que pessoas que participam desse evento”, finalizou Edvaldo.  

    

 Confira abaixo as atrações do evento: 

  

Programação Oficial do Pré-Caju 2024 

  

BLOCOS 

Sábado (09/11) 

Bell Marques (Vumbora) 

Psirico (Cajuranas) 

Xandy Harmonia (Daquele jeito) 

  

Ninha (OMO OXUM) 

Tomate (Eu não vou embora) 

Cid Natureza (Prevenção) 

Julinho Porradão (Trio da FM Sergipe) pipoca 

  

Domingo (10/11) 

Luiz Caldas (Caranguejo Elétrico) 

Vumbora (Bell Marques) 

Ivete Sangalo (Com Amor) 

Leo Santana (Vem com o Gigante) 

Reação (Pipoca) 

Chicabana (Pipoca) 

Calcinha Preta (Pipoca da FM Sergipe) 

  

Confira a programação do Camarote AJU 

  

Sexta-feira (08/11) 

Klessinha 
Durval LéLys 
Dennis 
Parangolé 

  

Sábado (09/11) 

Felipe Amorim 
É o Tchan 
Netinho 
Luanzinho 
Timbalada 

Domingo (10/10) 

Os Faranis 
Rafa e Pipo 
Alexandre Peixe 
Pedro Sampaio 
Matheus & Kauan 

 

Para derrotar a extrema direita, a vereadora Sonia Meire defende a unidade da esquerda

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprenssa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 13h10, última modificação 22/03/2024 16h17
A vereadora defende a urgência de um projeto popular, construído com os trabalhadores, nos bairros e com movimentos sociais para combater a continuidade da política privatista de Edvaldo Nogueira e o bolsonarismo.
Para derrotar a extrema direita, a vereadora Sonia Meire defende a unidade da esquerda

Fonte: Gilton Rosas

Na manhã da quinta-feira (21), a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou o grande expediente no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para falar sobre as eleições 2024, em Aracaju. Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os projetos de pré-candidaturas que estão sendo apresentados. A parlamentar destacou que o povo está em busca de esperança e melhores condições de vida.  
“Vencemos o atraso bolsonarista, e o governo Lula tem tido impacto positivo na vida das pessoas. Mas ainda vivemos uma fase difícil, pois bolsonaristas que não respeitam o resultado do voto popular querem aproveitar as eleições de 2024 para tentar retornar ao comando de importantes cidades, como é caso de Aracaju”, destacou a vereadora. Sonia Meire completou dizendo que o povo aracajuano não pode deixar se enganar pelas pré- candidaturas de extrema direita, a exemplo de Emília Correia que se filiou ao PL (partido do ex-presidente Bolsonaro) e da pré - candidata Yandra Moura da União Brasil (apoiadora de Bolsonaro, nas últimas eleições).
Enfrentar a extrema direita é essencial nestas eleições municipais. A vereadora reafirmou que é oposição de esquerda a atual gestão, se colocando a favor da classe trabalhadora. “É preciso ficar atentas e atentos, porque tem gente querendo surfar na insatisfação popular para trazer de volta a velha política junto com os bolsonaristas de plantão. Não podemos cair na cilada do histórico grupo de João Alves, a pior gestão dos últimos 20 anos em Aracaju”, disse Sonia Meire. 
O projeto desses grupos para Aracaju é favorecer os ricos e grandes empresários unindo sua ganância econômica a um fundamentalismo religioso, fazendo referência a Deus e apelando para o sentimento cristão do povo. Mas, na verdade, vai trazer a piora das condições de vida para o povo aracajuano, o fim dos serviços públicos e a intolerância. “É por conta disso que precisamos de muita unidade da esquerda para construir um diálogo, com respeito e humildade. Precisamos ouvir o recado dado em 2020 e 2022 nas urnas em Aracaju”. Para isso, Sonia Meire se coloca à disposição para construir esse projeto popular, e destaca também, a importância da direção do PSOL escutar as vozes que compõem a base do partido e as que vem das ruas, pelo nome da Deputada Linda Brasil como pré candidata a prefeitura, podendo ter chances reais de ir para um segundo turno na disputa para prefeitura a partir dessa construção coletiva.

Cícero do Santa Maria participa da I Marcha em Defesa da LBI

por Bruno Almeida- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 13h14, última modificação 22/03/2024 13h14
Cícero do Santa Maria participa da I Marcha em Defesa da LBI

Fonte: Gilton Rosas

Na manhã desta sexta-feira, 22, o vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) participou da Primeira Marcha em Defesa da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), organizada pelo Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades em Sergipe (Conser) e pela Associação dos Deficientes Motores de Sergipe (ADM/SE). 

Percorrendo as ruas do centro da capital, centenas de pessoas com deficiência se uniram para gritar em uma só voz por uma verdadeira inclusão. “Só sabe a necessidade de apoio da pessoa com deficiência quem tem um em casa, por isso, eu fiz questão de me fazer presente, porque sei o quanto é difícil superar os obstáculos e o preconceito da sociedade”, revelou Cícero. 

O parlamentar ainda ressaltou que muitas pessoas com deficiência gostariam de participar do ato, no entanto, por causa da falta de acessibilidade, muitos não puderam comparecer. “Justamente, por isso, que precisamos implementar a LBI e parabenizo a todos por essa luta”, destacou o vereador. 

E o dia dia de uma pessoa com deficiência não é fácil, além de ter que lutar contra o preconceito, a cidade não está preparada para as necessidades desses cidadãos. “Como as pessoas têm direito à acessibilidade se as calçadas não têm acesso, se o transporte público não dá a possibilidade de usar?”, lamentou Cícero.
 

Câmara de Aracaju realiza evento sobre o Dia da Água e critica privatização da Deso

por Camila Farias, Agência Câmara Aracaju — publicado 22/03/2024 14h35, última modificação 08/04/2024 12h44
Câmara de Aracaju realiza evento sobre o Dia da Água e critica privatização da Deso

Foto: Gilton Rosas

Nesta sexta-feira (22/03), a Câmara de Aracaju realizou um evento para discutir o Dia Mundial da Água. Intitulado "Dia Mundial da Água: um olhar atento à importância", o evento contou com a presença de servidores, vereadores e palestrantes.

O presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (Rede), utilizou a Tribuna para realizar um protesto acerca da falta de ações voltadas à preservação de mananciais, recuperação de mangues ou de nascentes. "Se formos ver, nossos mares estão cheios de plástico, os rios estão com despejo de esgoto em todas as bacias do estado de Sergipe. Tudo isso afeta a sociedade, pois em um dia como hoje, que deveríamos comemorar, ainda estamos preocupados se o Governo do Estado vai retirar o poder público da administração da água e privatizar a Deso", apontou.

Em seu discurso, Ricardo seguiu com as críticas em relação à privatização do órgão. "O estado não pode se preocupar com o lucro. Se a Deso, enquanto órgão público, ainda não conseguiu levar água a algum lugar no interior de Sergipe porque não tinha viabilidade técnica, eu duvido que uma empresa privada vai fazer isso", destacou.

O vereador Breno Garibalde (União Brasil) também utilizou a Tribuna para reforçar os problemas relacionados ao uso da água. "Em Aracaju, temos um grande problema, que é a nossa rede de esgoto e de drenagem, nossos rios da capital estão muito afetados. Não é possível continuar com um modelo que canaliza toda a drenagem da cidade e despeja no rio. Assim, infelizmente, poluímos o Rio Sergipe e o Rio Poxim. Muitas pessoas não têm acesso ao tratamento de esgoto. Precisamos de obras de saneamento em nossa cidade", ressaltou.


Presidente do Sindisan também participa do evento e protesta contra a privatização

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe – SINDISAN, Silvio Sá, explicou que "o governador vem usando a palavra concessão, mas isso representa privatização. Uma empresa privada vai comprar água da Deso e revender para a população. Isso é ter interesse no lucro. Outros locais que já fizeram isso como Maceió e Rio de Janeiro tiveram resultados pífios. O valor ficará mais caro, isso é uma certeza, mas ainda há tempo de reverter. Água não pode ser transformada em mercadoria".

O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (Rede), destacou que a Câmara não é conivente com a privatização e que os vereadores têm se manifestado. "Vamos respeitar nossa instituição. Estamos com a consciência tranquila de seguir manifestando nossa opinião contrária à privatização da DESO", finalizou.

Palestrantes explicam sobre a importância da preservação dos recursos hídricos

Durante o evento, a Câmara de Aracaju recebeu 03 palestrantes para discutir sobre o Dia Mundial da Água. Segundo Samir Souza, que é especialista em gestão ambiental e secretário municipal do meio ambiente de Nossa Senhora do Socorro, "a nossa ideia de organização em sociedade surge a partir da dependência pela água. Sem a água não conseguimos desenvolver nada, nenhum aspecto produtivo. Por isso, se não houver cuidado, não haverá existência humana", destacou.

Luiz Carlos, que é Coordenador de Recursos Hídricos da Deso, destacou que as consequências climáticas são fruto de ações humanas. Ainda, ele explicou que o estado de Sergipe é pobre em água e conta com má distribuição. "O que fazemos como técnicos para tentar conseguir atender o Estado é quase um milagre. Trazemos água do rio São Francisco para Aracaju, são quase 100 quilômetros e uma operação muito difícil. Além disso, nosso estado é refém desse rio, já que vários municípios são abastecidos por ele. Será que temos uma solução para isso? Apesar de ser complexa, o início diz respeito a um consumo consciente e conhecimento da causa. Precisamos pensar nas próximas gerações", explicou.

O coordenador de educação ambiental da DESO, José Jorge Silva, tratou sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável e estratégias para a mudança. "Em 2015, surgem esses objetivos interconectados ligados ao desenvolvimento sustentável. Não estamos vetados de utilizar os recursos, mas devemos utilizá-los a partir de uma ideia consciente. Por isso, é fundamental reduzir o consumo de energia, realizar a reciclagem de resíduos, conservar os recursos naturais e ter um uso racional da água", comentou.

Já a bióloga e membra do Comite da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba e do Rio São Francisco, Rosa Cecília, destacou que não adianta falar e não ter um posicionamento de mudança na sociedade. "Além das leis, há o papel de cada um fazer sua parte, inclusive na preservação das árvores que contribuem para o cuidado com as nascentes", ressaltou.

Vereador Sargento Byron prestigia evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 14h48, última modificação 22/03/2024 14h48
Vereador Sargento Byron prestigia evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na quinta-feira, 21, foi marcado por diversas programações junto à sociedade aracajuana. Atuante na causa da pessoa com deficiência, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) prestigiou a programação realizada pela Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down (Cidown), no Museu da Gente Sergipana.

Para Byron, a data deve ser celebrada diariamente, ganhando reforço neste dia, de forma que a sociedade tenha cada vez mais conhecimento sobre a síndrome e os direitos da pessoa com Down. "Vivemos em uma sociedade onde o conhecimento é capaz de transformar toda e qualquer realidade. A pessoa com Síndrome de Down não tem uma doença. Ela tem uma condição genética, tendo direitos como todo cidadão e capacidade de total desenvolvimento, com possibilidades de avanços e autonomia. Entendermos as entrelinhas da realidade favorece a todos. Por isso, toda minha admiração e dedicação à causa e a todos que buscam quebrar os preconceitos que ainda nos cercam", reforçou o vereador.

A programação no Museu da Gente Sergipana proporcionou aos convidados, além da visitação guiada, uma troca enriquecedora por meio da palestra "Brincar Terapêutico na T21", com o fisioterapeuta Hélio Fernandes e a pediatra Eliana Estevam. 

Vereador Camilo solicita ao Ministério da Educação em Brasília a implantação do IFS na Zona Norte de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 15h05, última modificação 22/03/2024 15h02
Vereador Camilo solicita ao Ministério da Educação em Brasília a implantação do IFS na Zona Norte de Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A Zona Norte de Aracaju não possui escola que ofereça o ensino médio. Os estudantes precisam pegar de dois a três ônibus para que possam estudar em bairros distantes de suas residências. Com o objetivo de mudar essa realidade, o vereador Camilo Daniel se reuniu em Brasília, na última quarta-feira, 20, no Ministério da Educação, acompanhado do deputado federal João Daniel, para solicitar a implantação de um campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) nessa região da cidade. 

“Moradores da Cidade Nova, Japãozinho, Goré, Ponta da Asa, Lamarão, Alto da Jaqueira, Soledade e Bairro Dom Luciano não contam com o direito básico da educação pública próximo de casa, precisam se deslocar, gastar passagem e perder horas no transporte público”, declarou o vereador. Ainda de acordo com ele, “o presidente Lula anunciou a ampliação de mais 100 Institutos Federais, sendo 02 em Sergipe e 01 em Aracaju. Dessa forma, solicitamos ao MEC que implante o IFS onde há grande necessidade do ensino médio”, concluiu. 

Participaram da reunião: além dos parlamentares; Anne Oliveira, coordenadora-geral de Articulação Institucional Assessora da Secretaria de Educação Superior; Alexandre Vidor, diretor de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); Aldous Albuquerque, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Educação Superior; e Rachel Moreira, coordenadora-geral da Assessoria Parlamentar.  

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) é uma instituição de ensino mantida pelo Governo Federal que oferece educação profissional e tecnológica. Além do ensino médio, oferta cursos técnicos e de nível superior. Atualmente, possui 10 campi espalhados pelo Estado de Sergipe. 

Dia Mundial da Água: Breno Garibalde alerta para a preservação dos rios da capital

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 15h15, última modificação 22/03/2024 15h15
Dia Mundial da Água: Breno Garibalde alerta para a preservação dos rios da capital

Foto: Gilton Rosas

Na sexta-feira, 22, a Câmara de Aracaju realizou um evento em homenagem ao Dia Mundial da Água. Com o tema “22 de março: um olhar atento à importância da água”, o evento foi aberto ao público.

Como ambientalista, o vereador Breno Garibalde externou a preocupação com os problemas relacionados à água, principalmente no município de Aracaju.

“No dia de hoje, é muito importante estarmos aqui discutindo os inúmeros problemas que afetam o abastecimento de água na capital. É importante lembrar também que milhares de pessoas no Brasil ainda não têm acesso a esse recurso natural tão precioso, e isso precisa ser mudado. Acesso à água é um direito de todos!”

Breno ressalta ainda que a capital sergipana sofre graves problemas de destinação de esgoto na drenagem. “Na nossa cidade, os rios Poxim e Sergipe estão completamente mortos por conta da destinação irregular de esgoto. Precisamos urgentemente salvar o Rio Vaza-Barris, que é o nosso único manancial ainda preservado, mas está sofrendo um sério risco com os novos empreendimentos que estão sendo construídos na Zona de Expansão”, alerta Breno Garibalde.

Outro ponto ressaltado pelo parlamentar em sua fala foi a necessidade de entender a diferença entre drenagem e rede de esgoto. “Todos os canais de Aracaju são canais de drenagem. Não existe canal de esgoto em Aracaju, e por conta disso, o esgoto da cidade vai parar diretamente nos nossos rios. Além disso, grande parte da população de Aracaju não tem acesso à rede de esgoto, e isso é muito grave, é um problema de saúde pública. Então precisamos cobrar soluções, além de conscientizar a população para a preservação dos nossos mananciais”, acrescenta o vereador.

Ricardo Marques alerta para valor de quase R$ 700 milhões para nova licitação do lixo

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 15h26, última modificação 22/03/2024 15h26
Ricardo Marques alerta para valor de quase R$ 700 milhões para nova licitação do lixo

Foto: China Tom

O vereador Ricardo Marques (Cidadania), que preside a Comissão de Serviços Públicos, Obras e Transportes da Câmara Municipal, faz um alerta sobre o novo processo de licitação para contratação de empresa especializada na coleta e transporte de resíduos sólidos de Aracaju.

O edital foi divulgado no Diário Oficial do município da quinta-feira, 21 de março, e a abertura do pregão será no próximo dia 29 de abril. O parlamentar questiona o valor milionário do futuro contrato e o motivo da prefeitura ter protelado para fazer o processo às vésperas de uma eleição, já que há quase dois anos o recolhimento do lixo tem sido feito por meio de contratos emergenciais.

''O que me chama a atenção é o valor global do contrato num total de R$ 690.605.178,16 (Seiscentos e noventa milhões, seiscentos e cinco mil, cento e setenta e oito reais e dezesseis centavos) para um prazo de 5 anos. Um aumento de quase 9 vezes mais, se comparado com o contrato feito em 2018, que foi de R$ 80 milhões de reais", diz o vereador. 

 

Delegado Ronaldo Marinho recebe Título de Cidadão Aracajuano

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/03/2024 16h01, última modificação 22/03/2024 16h01
Marinho atua na Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente.
Delegado Ronaldo Marinho recebe Título de Cidadão Aracajuano

Foto: Naldo Santos

De autoria de Eduardo Lima (Republicanos), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) entregou, na tarde desta quinta-feira, dia 21, o Título de Cidadão Aracajuano ao professor universitário e delegado de Polícia Civil, Dr. Ronaldo Alves Marinho da Silva.

“À Vossa Excelência, Dr. Ronaldo, esse reconhecimento pela sua dedicação, abnegação, suor e disposição, que o senhor tem oferecido como professor e nas delegacias que passou, servindo ao povo sergipano”, disse Eduardo Lima.

“Só tenho a agradecer ao estado de Sergipe por ter me acolhido da forma que me acolheu. Agradeço aos companheiros da Polícia Civil. Juntos, vencemos desafios e celebramos conquistas, e é com orgulho que compartilho esse momento com cada um de vocês”, disse o homenageado.

Natural de Feira de Santana, na Bahia, o Dr. Ronaldo Marinho é responsável pela Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav), vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), da Polícia Civil de Sergipe.

Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialista em Direitos Humanos, pela Universidade do Estado da Bahia, e em Gestão em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Sergipe. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Execução Penal - Diretório de Pesquisa do CNPq. Associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Professor da Universidade Tiradentes e Delegado de Polícia Civil do Estado de Sergipe. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Penal Internacional, Direito Ambiental, Direitos Humanos e Atividade Policial.

Mercados são referências culturais que integram a identidade do aracajuano”, afirma Emília

por Camila Sousa- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/03/2024 10h47, última modificação 25/03/2024 10h47
Mercados são referências culturais que integram a identidade do aracajuano”, afirma Emília

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Cumprindo uma agenda intensa aos finais de semana, a vereadora Emília Corrêa (PL) iniciou o domingo fazendo uma visita ao mercado Thales Ferraz, popular mercado central. Ao lado de colegas de parlamento, simpatizantes e amigos, Emília exaltou a nossa culinária local.
 “Em um só lugar podemos conhecer peculiaridades da nossa cultura por meio do artesanato, aqui ao lado, além da culinária e tantos produtos regionais. Aracaju tem muitas riquezas. Devemos desfrutá-las.  Como boa sergipana, sempre tive o hábito de tomar café aos finais de semana nos mercados. Semana passada, por exemplo, estive no do Augusto Franco. Temos que valorizar o que é nosso e, de certa forma, contribuir com a economia local”, afirmou.
Na oportunidade, ela também ouviu moradores que apresentaram demandas e expuseram problemas enfrentados em suas comunidades. Para a vereadora, esse diálogo é essencial para conhecer ainda mais os desafios que a capital enfrenta na busca de políticas públicas que ofereçam melhores condições de vida à população. No encontro, também estavam presentes o vereador Ricardo Marques (Cidadania), a presidente do PL Mulher, Elaine Oliveira, postulante ao cargo de vereador, Lúcio Flávio (PL) e alguns simpatizantes. 

Confira agenda de atividades da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 25/03/2024 10h53, última modificação 25/03/2024 10h53
Eventos acontecem entre os dias 25 e 27 de março

Na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), são desempenhadas diversas atividades, além das Sessões Ordinárias. O plenário Abrahão Crispim é cenário de Sessões Especiais, Solenes, como entregas de títulos de cidadania e Audiências Públicas. No site da CMA, é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.


Segunda-feira (25/03)

 A semana começa com a audiência pública ‘Perspectivas e reflexões para o desenvolvimento sustentável em Aracaju’, de autoria do vereador Ricardo Marques (Cidadania).

 Horário: 14 horas

Local: Plenário


Terça-feira (26/03)

 O espaço ‘Tribuna Livre’ recebe a Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper.  O tema é o decreto 6.175 de 02 de julho de 2020, que dispõe sobre a criação da Unidade de Conservação na modalidade Reserva Extrativista, no Santa Maria.

Horário:9h

Local: Plenário

No turno da tarde, acontece a audiência pública “Reconhecimento facial e o uso de câmeras nas escolas". A iniciativa é da vereadora Sônia Meire (PSOL)

Horário: 14h

Local: Plenário

Ainda na terça, às 17h, será realizada entrega da medalha Tobias Barreto a José Barreto Sobral e Josefa Lívia Santos Silva. O autor da propositura é o vereador Milton Dantas (PDT).

Local: Plenário

 Quarta-feira (27/03)

Entrega de título de cidadania aracajuana a Lindolfo Alves, produtor cultural. A autoria da propositura é do vereador Elber Batalha (PSB)

Horário: 16 h

Local: Plenário

Vereadora Sheyla e deputada Yandra unem forças para melhorar Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 25/03/2024 15h45, última modificação 25/03/2024 15h45
Vereadora Sheyla e deputada Yandra unem forças para melhorar Aracaju

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Nesse fim de semana, aconteceu o primeiro ‘Chá Delas’, evento promovido pela vereadora de Aracaju Sheyla Galba e pela deputada federal Yandra Moura. Juntas, as duas farão encontros com mulheres em diversas localidades de Aracaju, com a proposta de receber demandas, que possam ser solucionadas.

“Fico emocionada com tanto carinho. Não sei nem como agradecer. Foi linda a receptividade no Bugio. Obrigada Ticiane da ONG Anjos da Oncologia, por abrir as portas para nós e apoiar essa iniciativa”, agradeceu Sheyla.

A parlamentar também lembrou que estar nas ruas da cidade ouvindo as demandas da população sempre fez parte do seu mantado.

“Agora, a gente reforça essa prática. Estou vereadora porque a população escolheu. É meu dever acompanhar o que acontece na cidade e propor soluções. É isso que tenho feito”, falou.  

 

 

Escola do Legislativo de Aracaju, em parceria com o Interlegis, oferta oficina sobre licitações e contratos

por Lucas Oliver- Assessor de Comunicação da Escola do Legislativo — publicado 26/03/2024 09h15, última modificação 26/03/2024 09h15
Escola do Legislativo de Aracaju, em parceria com o Interlegis, oferta oficina sobre licitações e contratos

Ilustração: Interlegis

De 9 a 11 de abril, acontece a segunda oficina ministrada pelo Instituto Brasileiro Legislativo (Interlegis), em parceria com a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A oficina é gratuita. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade vinculada à CMA, Irla Suelem, esta oficina será de grande valia aos servidores. “Trabalhamos diariamente com contratos e a oficina nos permitirá conhecer as atualizações, além de trocar experiências com um professor de renome nacional e que trabalha no Senado Federal”, detaca a coordenadora. Irla Suelem ressalta que a oficina está com inscrições abertas e que o público externo pode participar. “Nas últimas oficinas em parceria com o Interlegis, recebemos servidores de diversas Câmaras de Sergipe, além da Bahia, Pernambuco e Alagoas. Reforço que estamos à disposição e com vagas para todos que queiram aprender sobre licitação e contratos”, pontua a coordenadora da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site - https://www12.senado.leg.br/interlegis/buscarevento?id=1228 A inscrição é gratuita e, ao final da oficina, o inscrito receberá o certificado validado pelo Senado Federal.

Breno Garibalde: “O desenvolvimento urbano de Aracaju avança a passos lentos”

por Nayana Araujo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 09h27, última modificação 26/03/2024 09h27
Breno Garibalde: “O desenvolvimento urbano de Aracaju avança a passos lentos”

Foto: Camila Ramos

Na segunda-feira, 25, o vereador Breno Garibalde participou de uma audiência pública na Câmara de Aracaju com o tema ‘Perspectivas e reflexões para o desenvolvimento sustentável em Aracaju’, de autoria do vereador Ricardo Marques.
Preocupado com os rumos que a cidade está tomando quando o assunto é desenvolvimento sustentável, Breno expôs a importância de trazer o debate sobre o Plano Diretor.
“Estamos há três anos falando disso e avançando muito pouco no desenvolvimento urbano da nossa cidade. Em Aracaju, a especulação imobiliária está ditando as regras e a prefeitura correndo atrás para resolver problemas que podiam ser previamente pensados se a gente tivesse um Plano Diretor revisado. O PDDU de Aracaju é do ano 2000, deixando a capital sergipana com o Plano Diretor mais atrasado do país”, declara o vereador.
Ainda segundo Breno, a revisão do PDDU - que atualmente se encontra parada na Justiça Federal - é urgente, mas também é fundamental que a população saiba sobre a importância dessa lei que dita a forma que a cidade vai crescer.
“Infelizmente, diariamente são autorizados novos empreendimentos na Zona de Expansão, por exemplo, que estão destruindo as dunas com restinga e lagoas de drenagem. Outro exemplo claro da degradação do nosso meio ambiente em favor da especulação imobiliária é a derrubada de 600 árvores no Jabotiana para a construção de condomínios. Que caminho é esse que Aracaju está tomando? A cidade está crescendo de forma desordenada e isso é revoltante”, critica Breno.
Finalizando sua fala, Breno ressalta que é necessário que a Prefeitura de Aracaju tenha um órgão que trate o Plano Diretor de forma permanente. “Os gestores mudam, mas o debate e aperfeiçoamento do plano tem que ser contínuo, não podemos mais insistir nos mesmos erros e continuar com uma cidade que cresce sem planejamento nenhum”, conclui o vereador.

Emília destaca importância da representatividade nas eleições deste ano

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 09h35, última modificação 26/03/2024 09h35
Emília destaca importância da representatividade nas eleições deste ano

Foto: Assessoria Parlamentar

Prestigiando a filiação ao Partido Liberal (PL) da pré-candidata à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, Clecia Carvalho, a vereadora Emília Corrêa (PL) ressaltou, em discurso, que a participação das mulheres na política, além de ser um aspecto fundamental na sociedade, sobretudo, no pleito deste ano, permitirá que tenham suas vozes ampliadas, seus direitos defendidos, e, principalmente, necessidades atendidas.
“Não é fácil ser mulher, muito menos oposição em Sergipe, e estar fazendo isso aqui no interior, tendo a coragem de dar a cara a tapa para furar a bolha do sistema. Jamais recue, Clesia. Socorro precisa conhecer sua força, a força de uma mulher para avançar”, declarou.
Em sua fala, Emília reforçou que as duas estão amparadas pelo maior partido do país.
“Temos vários pontos em comuns: entre eles, estarmos no mesmo partido. Um grande partido. Isso, certamente, fará muita diferença. Vamos construir, juntas, degrau por degrau, abrindo caminho para outras mulheres”, pontuou.

Sheyla defende ampliação do Hospital Municipal Fernando Franco

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 09h37, última modificação 26/03/2024 09h37
Sheyla defende ampliação do Hospital Municipal Fernando Franco

Foto: Assessoria Parlamentar

A vereadora Sheyla Galba voltou a se posicionar, em suas redes sociais, pela ampliação do Hospital Municipal Fernando Franco, na Zona Sul de Aracaju. A parlamentar visitou o local no começo desta semana e constatou, mais uma vez, a superlotação da unidade. 

“Toda semana recebemos diversas reclamações. Essa unidade precisa ser ampliada, não há outra solução. A prefeitura de Aracaju precisa pensar no crescimento da cidade de forma geral, olhando para o todo. A saúde é um pilar fundamental de toda e qualquer cidade, mas parece que o prefeito ainda não entendeu isso”, falou. 

Para Sheyla, a ampliação do hospital é necessária diante do crescimento populacional da Zona Sul e também da Zona de Expansão da capital. 

“O Hospital Municipal Fernando Franco recebe grande parte da população dos bairros Santa Maria, Aruana, Mosqueiro, Atalaia e São Conrado, que são áreas muito populosas. Um hospital fundado em 2006 precisa ser adequado para a realidade atual”, finalizou.

Miltinho Dantas participa da entrega de prêmios da 39ª Corrida Cidade de Aracaju

por Walter Lopes - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 09h40, última modificação 26/03/2024 09h40
Miltinho Dantas participa da entrega de prêmios da 39ª Corrida Cidade de Aracaju

Ana Lícia - Prefeitura Municipal de Aracaju

Aconteceu no último sábado, 23, a 39ª Corrida Cidade de Aracaju 2024, com mais de nove mil atletas inscritos e 200 mil reais em premiação.

O vereador Miltinho Dantas participou da entrega da premiação, que lotou a Praça Fausto Cardoso. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, estava satisfeito com a organização e o sucesso da corrida. "Esporte é vida", falou o vereador Miltinho Dantas, que também é o presidente da Federação Sergipana de Futebol -FSF.

Miltinho entregou o troféu e o  cheque de seis mil reais para o terceiro lugar no masculino.

A corrida é considerada a maior do Norte/Nordeste. A disputa ocorreu em três percursos distintos, de 5km, 10km e o tradicional 24km, de São Cristóvão até Aracaju.

Após a premiação e, durante a chegada dos atletas, aconteceram shows musicais e animação de DJs no palco principal do evento.

Vereador Miltinho Dantas participa de entrega de medalha na Alese

por Walter Lopes- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 09h52, última modificação 26/03/2024 09h52
Vereador Miltinho Dantas participa de entrega de medalha na Alese

Foto: Jorge Henrique

Aconteceu, em uma solenidade prestigiada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Sessão Especial de Outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar aos Delegados de Polícia Civil, Adelmo Pelágio de Andrade Filho e Isaque Herverton Dias Cangussu. De autoria do deputado estadual Luciano Bispo, que presidiu e foi autor da propositura.

O vereador Miltinho Dantas prestigiou o ato solene e fez parte da mesa da presidência. Miltinho é sogro do delegado Adelmo Pelágio, que é casado com administradora Rita Dantas, filha primogênita do vereador.

“Fico feliz, honrado e grato por receber a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, a qual conta uma história de interações edificantes com os parlamentares desta Casa, sobretudo com o então presidente, deputado Luciano Bispo, ao longo de nossa luta em favor dos trabalhadores da segurança pública.  Luciano Bispo foi um grande mestre para nós e foi muito generoso ao nos conceder tão realizadora honraria”, expressou o delegado Adelmo Pelágio.

Adelmo Pelágio também manifestou sua alegria de contar com a presença de seu sogro, o vereador Miltinho Dantas, em momento tão especial: "Muito feliz com a presença do Sr. Milton, homem simples, sereno e generoso, cujo mandato expressa suas virtudes".

“Motivo de grande orgulho em receber tamanha honraria, especialmente por ter sido uma propositura do deputado Luciano Bispo”, salientou o delegado Isaque Cangussu, que fez questão de saudar o vereador Miltinho Dantas e enaltecer o trabalho desenvolvido pelo parlamentar com o Futebol Sergipano. Miltinho é o presidente da Federação Sergipana de Futebol.

Logo após o ato solene foi servido um coquetel para os presentes.

Na foto, o vereador Miltinho Dantas, os delegados; Isaque Cangussu e Adelmo Pelágio e a administradora Rita Dantas.

Cícero do Santa Maria afirma que construção pode acabar com reserva extrativista de mangaba

por Pela assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 10h45, última modificação 26/03/2024 10h49
Cícero do Santa Maria afirma que construção pode acabar com reserva extrativista de mangaba

Foto: Gilton Rosas

O vereador Cícero do Santa Maria (Podemos) acompanhou o relato feito pela presidente da Associação de Catadores de Mangabas, Maria Aliene Santos, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, 26, que expôs todas as dificuldades enfrentadas pelos catadores devido à construção de casas dentro da reserva extrativista no bairro Santa Maria. 

O parlamentar ressaltou que conhece bem a reserva e lamentou o fato de que a construção pode afetar, severamente, a comunidade. “Ninguém é contra a construção de moradias dignas para a população, mas não podemos nos calar e aceitar o fato de que isso pode acabar com a única reserva extrativista de Aracaju”, afirmou. 

Para ele, a prefeitura deveria ter escolhido outro lugar para a construção. “Temos diversos outros locais e poderiam ter escolhido um local que não afetasse a sobrevivência de uma comunidade. Queremos moradia, mas que não prejudique a única reserva extrativista que temos”, completou Cícero.

Presidente da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba denuncia ameaças e reivindica atenção à causa extrativista

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 26/03/2024 11h40, última modificação 27/03/2024 08h50
A presidente da entidade, Maria Aliene, foi à Tribuna com uma carta aberta em defesa da proteção dos territórios e modos de vida dos catadores de mangaba da associação

O espaço ‘Tribuna Livre’, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu representantes da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper.  O tema em pauta foi o decreto 6.175 de 02 de julho de 2020, que criou a unidade de conservação na modalidade reserva extrativista, no bairro Santa Maria.

A presidente da entidade, Maria Aliene, utilizou a tribuna na manhã desta terça-feira,26, com uma carta aberta em defesa da proteção dos territórios e modos de vida dos catadores de mangaba da associação, cujo trabalho de coleta da mangaba compõe mais de 65% da renda das famílias da localidade. Segundo o documento, em 2019, parte dos territórios foi doada pela União para a prefeitura de Aracaju, que, à revelia, a transformou na ‘Reserva Extrativista Mangabeiros Irmã Dulce dos Pobres’.

 “Fizeram uma lei dizendo que estavam fazendo uma reserva protegendo a natureza, que estava intacta, protegida por seus extrativistas que estavam lá há mais de 80 anos.  Em cada fala do prefeito, quando ele diz que dará a reserva para o povo, populares passam lá e nos insultam, ameaçam, dizem que isso é da prefeitura e então entram, pegam as mangabas e destroem a reserva”, disse a presidente.

Maria Aliene também criticou a construção de um complexo habitacional na região. Ela ainda cobrou uma homenagem ao ex-presidente da associação, Uilson de Sá, que foi encontrado morto em casa, em novembro de 2022. Ele recebia acompanhamento individualizado por parte da polícia, por fazer parte do Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos (PPDDH).“Eu gosto muito de Irmã Dulce, mas a reserva deve ser chamada missionário Uilson de Sá, é  a ele que devemos homenagear, ele lutou até a morte para defendê-la”.

 O que disseram os vereadores

Breno Garibalde (União Brasil)

" É muito triste ouvirmos isso mais uma vez. Que desenvolvimento é esse em detrimento do meio ambiente, a zona de expansão passar por isso diariamente, o meio ambiente sendo destruído. É muito triste ver  o rumo que a prefeitura está dando para vocês. Aquela era a  única região que tinha para construir moradia? ”, questionou Breno.

Ricardo Marques (Cidadania)

" Ontem essa carta aberta foi lida aqui na Câmara, discutimos muito esse assunto, essa questão dos catadores e catadoras. Aquele empreendimento Irmã Dulce está sendo discutido há três anos, o prefeito empurra com a barriga essa questão há 3 eleições. Ele está acabando com o emprego, com a saúde e educação. A senhora trouxe uma frase impactante em seu discurso, ele está colocando pobre contra pobre. Será que não há outros locais para construir casas populares", também indagou Ricardo.

Isac Silveira (PDT)

"Nós acompanhamos de perto a luta dos catadores de mangaba e entendemos claramente que essa pseudo concessão não foi fruto de ação deliberada do prefeito. Foi imposição da luta de vocês e da procuradoria da República. Se há uma capital no brasil que o meio ambiente é desprezado, ela é  Aracaju. As ações nesse sentindo inexistem. Não há projeto. O rio Sergipe está poluído, a Jabotiana toda está sendo desmatada”.

Elber Batalha (PSB)

" Aracaju é uma cidade belíssima, mas essencialmente 50% foi construída destruindo o meio ambiente. Uma pesquisa nos mostra que Aracaju acabava na Augusto Maynard, o resto era manguezal. A história envolve uma nova quadra em que a consciência ambiental se impõe à pratica. Eu vi candidaturas sendo preteridas e outras apoiadas por interesses da construção civil. Acredito que esse parlamento pode contribuir, desenvolver uma sessão especial com os órgãos das prefeituras sobre a exploração sustentável da mangaba, algo do pertencimento do aracajuano”.

Emília Corrêa (PL)

“A senhora se coloca  à frente da defesa do meio ambiente e vive isso no seu dia a dia. Sabe muito mais do que muitos que foram diplomados. A senhora sabe o que significa as mangabeiras. Isso nos constrange, vemos uma gestão insensível, que despreza porque há outros interesses”.

Sônia Meira (PSOL)

" O que Aliene faz aqui hoje é uma denúncia muito grave sobre a  destruição ambiental e de todas as vidas que ali já foram destruídas.  Naquela região onde os imóveis foram construídos existia uma mata, com várias espécies, foram mais de 400 pés de mangaba devastados. Aliene denuncia que a vida humana continua em perigo. Faço um apelo à Câmara a apoiar as catadoras de mangaba. A prefeitura rifou a única reserva urbana”. Vamos lutar para que o governo federal assuma essa reserva de volta”.

Ao final dos apartes dos parlamentares, a presidente da Associação das Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, Maria Aliene, reivindicou aos vereadores: "Não fiquem de braços cruzados, não adianta reconhecer e não fazer nada; não é algo para amanhã, é urgente que a área seja entregue de volta aos extrativistas. Até o momento, o prefeito nada fez, ele só destruiu", concluiu. 

Sonia Meire destaca a participação das catadoras de mangaba na Tribuna Livre da câmara

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 12h10, última modificação 27/03/2024 09h35
Sonia Meire destaca a participação das catadoras de  mangaba na Tribuna Livre da câmara

Foto: Luciana Santos

Na manhã desta terça-feira (26), a Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju, por meio  da fala da sua presidente, Maria Aliene Santos. A tribuna foi utilizada para defesa da Reserva Extrativista de Mangaba Uilson de Sá, denunciando os crimes da Prefeitura de Aracaju e pedindo providências, e a vereadora Sonia Meire destacou a importância desse momento.

 

“O que Aliene fez aqui hoje é uma denúncia muito grave sobre a destruição ambiental e de todas as vidas que ali já foram destruídas. Aquela região onde foram construídos aqueles imóveis, ali tinha uma mata, espécies vivas que não existem mais. Foram destruídos mais de 400 pés de mangaba. Ela denuncia que a vida, também humana, continua seguindo em perigo. E eu quero fazer um apelo à Câmara Municipal para apoiar as catadoras de mangaba”, disse a vereadora Sonia Meire.

 

A presidente, Maria Aliene Santos, denunciou a destruição de várias áreas da reserva e as ameaças que as mangabeiras recebem. “Estamos aqui para denunciar as ameaças ao nosso território. Mangabeiras são vidas que salvam outras vidas. Várias vezes pessoas entraram na reserva e ameaçaram as catadoras. A qualquer momento, o prefeito vai tirar a área de nós. Eu gostaria que os vereadores não ficassem de braços cruzados e que fizessem alguma coisa de urgência, para que os territórios sejam entregues de volta aos extrativistas”, completou Maria Aliene.

 

A Reserva Extrativista de Mangaba Uilson de Sá no bairro Santa Maria é a única reserva urbana de mangaba no Brasil e vem sendo ameaçada todos os dias pela especulação imobiliária.

Elber destaca novidades do governo federal para a educação

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 14h09, última modificação 26/03/2024 14h09
Elber destaca novidades do governo federal para a educação

Foto: Gilton Rosas

A educação foi pauta do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 26. O Projeto Pé-de-Meia e as novidades com relação aos dois novos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram destaque na tribuna.

Lançado na semana passada, o Pé-de-Meia é um projeto do governo federal e vai beneficiar novos estudantes interessados em voltar para cursar o ensino médio e depois realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamados por alguns de poupança ou Bolsa Escola, ele vai incentivar desde a matrícula até a inscrição para a prova com o valor de R$ 2 mil divididos a cada etapa, incluindo como quesito a média do aluno no período de participação.

Para Elber, essa é uma oportunidade única para todos que buscam a sua formação. “Eu queria ter aproveitado uma chance como essa e não tinha na minha época. A ideia é manter a juventude brasileira na escola, só a educação muda a realidade do país. E esse é um projeto que não deve ser só do governo, mas deve se transformar numa política do Estado para que os futuros presidentes mantenham isso. É algo para o fortalecimento e investimento da nossa juventude”, declarou.

De acordo com o parlamentar, o Brasil está entre os 40 países onde os jovens mais abandonam a educação regular com 15 anos de idade e o governo Lula está de parabéns por tentar mudar esses dados. “Isso é assustador e comprometedor com o nosso país para diversas áreas. Quero parabenizar o governo Lula e toda a sua equipe, como o ministro Camilo, de educação, por esse grande projeto. E faço um alerta a juventude: somem-se a essa iniciativa para que vocês tenham um futuro melhor. Que isso seja um modificador de realidades”, disse.


IFS

Ainda no seu pronunciamento, Elber comentou sobre os 100 novos IFS que chegarão ao país, sendo dois em Sergipe, um na capital e o outro na cidade de Japaratuba. A notícia foi divulgada na semana passada.

Segundo o vereador, essa escolha precisa ser bem pensada com base em estudos. “Nós temos que discutir o melhor lugar para esse campus aqui na cidade. Nós temos que entender o local que tem mais demandas e essa escolha precisa ser técnica, não pode ser puramente política. É preciso saber onde tem mais jovens fora do sistema educacional. A região do Santa Maria e 17 de Março é extremamente necessitada desse investimento”, defendeu.

Elber finalizou falando sobre a importância da educação em lugares como a região sul da capital. “É bom lembrar que levar o IFS para esses bairros, é levar o ensino superior e profissionalizante para aquela região. Educando e criando mão de obra. O investimento não deve ser político e pensado onde ele vai servir e mudar mais histórias”, concluiu.

Câmara Municipal de Aracaju aprova 25 proposituras na 16ª Sessão Ordinária

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 26/03/2024 14h43, última modificação 26/03/2024 14h43
Votação aconteceu na manhã desta terça-feira,26.
Câmara Municipal de Aracaju aprova 25 proposituras na 16ª Sessão Ordinária

Gilton Rosas

Na 16ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira, 26, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisou e aprovou 23 Projetos de Lei, 1 projeto de resolução e 1 requerimento. Desse total, foram 12 PL em redação final, 3 em primeira discussão e 8 em segunda discussão. 

Projetos em Redação Final 

O Projeto de Lei Nº 17/2022, de autoria do vereador Fabiano Oliveira (PP), inclui o parágrafo único no art. 1º da lei nº 2.326 de 22 de novembro de 1995, e autoriza o afastamento de servidora temporária, mãe de deficiente físico, sensorial ou mental. De autoria do vereador Breno Garibalde (União Brasil), o PL nº 193/2022 proíbe a oferta de "embutidos" ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches da rede pública municipal. 

O Projeto de lei nº 281/2023, de autoria do presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), reconhece a utilidade pública do oratório festivo São João Bosco (Oratório de Bebé). O Chorinho do Inácio foi reconhecido como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Aracaju, por meio do PL Nº 299/2023, iniciativa da vereadora Sonia Meire (PSOL). Os projetos de lei aprovados em redação final seguem para sanção ou veto do executivo municipal. 

1ª Discussão 

Estabelecendo diretrizes para proteção e atuação integral aos órfãos de feminicídios no município de Aracaju, o PL 320/2024, de autoria de Milton Dantas (PDT), foi aprovado em caráter de urgência. O projeto requeria parecer da comissão de justiça e redação e comissão de assistência social, criança e adolescente, sendo anuído por ambas. 

Também de autoria de Milton Dantas, foi aprovado o PL nº 16/2024, alterando a lei nº 2.636/1998, que dispõe sobre sanções aos bancos quando ultrapassados 15 minutos de espera no atendimento ao público. 

De acordo com o texto legal, as instituições bancárias estão deslocando tanto os correntistas como os usuários para os caixas eletrônicos, tendo em vista que ainda não havia uma sanção para o atendimento superior ao estipulado nas mencionadas leis nessa modalidade de atendimento. A lei regulamenta o seguinte em seu parágrafo primeiro: 

“§ 1º Caracterizar-se-á abuso ou infração dos estabelecimentos bancários, para os efeitos desta Lei, aqueles casos em que, comprovadamente, o correntista e/ou usuário seja constrangido a um tempo para atendimento nos caixas e nos caixas eletrônicos superior a: 

I – 15 Minutos em dias normais; 

II – 30 Minutos às vésperas e após os feriados prolongados, nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, não podendo ultrapassar esse tempo, em hipótese alguma".  

2ª Discussão 

O Projeto de lei nº 106/2023, de autoria do Pastor Diego (PP), institui diretrizes e ações para o programa municipal de combate à injúria religiosa e ao racismo religioso no âmbito do município de Aracaju. O PL nº 93/2023, de autoria de Fabiano Oliveira (PP), que cria o programa decore um bem público, foi aprovado com parecer favorável da comissão de justiça e redação, assim como da comissão de educação e cultura. A vereadora Sonia Meire (PSOL) apresentou emenda supressiva ao artigo nº 18 da lei, mas em votação nominal, a modificação foi rejeitada. 

Em defesa do projeto, o autor, Fabiano Oliveira, citou o Natal Luz, realizado em parceria com a Energisa, na praça Olímpio Campos e declarou: “A emenda apresentada pela nobre vereadora Sônia Meira vai suprimir o artigo 18, justamente o artigo que consta as contrapartidas de onde poderemos buscar as parcerias com a iniciativa privada. Sem uma contrapartida, que no caso do projeto seria publicidade e inclusão da marca da empresa participante, nenhuma empresa poderá aderir ao projeto”. 

Sonia Meire fez o contra-argumento. “O projeto só fala em decorar. Não trata de manutenção, de reforma, de contribuir para que o bem público possa ter sua estrutura garantida. Eu não concordo com esse tipo de projeto, nós temos um problema muito sério em nossa capital de estrutura e manutenção do patrimônio público”. 

Frente Parlamentar em defesa do sistema único de assistência social 

O único Projeto de Resolução da pauta, de nº 21/2023, do vereador Eduardo Lima (Republicanos), foi aprovado por unanimidade. O projeto cria a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social. 

“Parabenizo esse parlamento por que será aprovada essa frente para que possamos chegar nas ferramentas sociais e darmos uma resposta aos aracajuanos no que diz respeito às ações que o município de Aracaju deve adotar junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou Eduardo Lima. 

O vereador Isac Silveira (PDT) parabenizou Eduardo Lima pelo projeto e solicitou adesão à Frente Parlamentar. “Não existe um olhar virtuoso do Prefeito Edvaldo Nogueira em relação à assistência social. Espero que essa frente atue com veemência e enfrente esse descaso”. 

 

“Precisamos dar visibilidade às famílias atípicas”, afirma vereador Pastor Diego

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 15h11, última modificação 26/03/2024 15h11
“Precisamos dar visibilidade às famílias atípicas”, afirma vereador Pastor Diego

Foto: Gilton Rosas

Um novo passo rumo à valorização das famílias e pessoas atípicas foi dado. Por meio da iniciativa do vereador Pastor Diego (PP), a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou nesta terça-feira, 26, o Projeto de Lei (PL) que estabelece diretrizes para a formulação da Política Municipal de Atendimento Integrado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na capital sergipana. 

A propositura de autoria do parlamentar destaca-se pelo estímulo ao desenvolvimento, inclusão e tratamento humanizado à pessoa autista. “Há uma crescente necessidade de darmos visibilidade às famílias atípicas. Temos um número significativo de pessoas já diagnosticadas e a cada dia que passa esse número só cresce. Precisamos estar preparados para acolher, incluir, estimular o desenvolvimento e, sobretudo, proteger os direitos da pessoa autista”, declarou Diego. 

Em sua essência, o projeto assegura o acesso e a inclusão das pessoas com TEA em todas as esferas da sociedade, respeitando suas particularidades. Isso inclui o estímulo ao acompanhamento multidisciplinar e a flexibilização curricular para alunos autistas, garantindo igualdade de aprendizagem em igualdade de oportunidades com os demais estudantes. 

Além disso, visa viabilizar o acesso e a inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho, respeitando suas peculiaridades, assim como promover a formação e capacitação de profissionais especializados no atendimento à pessoa autista nas áreas de saúde, educação e assistência social. 

O Projeto de Lei passou por todos os trâmites legais na Casa Legislativa, sendo debatido em Plenário entre os vereadores nas etapas de discussão, até chegar à Redação Final. A propositura já foi encaminhada e resta apenas ser sancionada pelo Poder Executivo para se tornar Lei Municipal. 

Merenda Escolar: Projeto de Breno Garibalde é aprovado na Câmara

por Nayana Araujo, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 15h29, última modificação 26/03/2024 15h29
Merenda Escolar: Projeto de Breno Garibalde é aprovado na Câmara

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 193/2022, de autoria do vereador Breno Garibalde, que dispõe sobre a proibição da oferta de embutidos e/ou ultraprocessados na composição da merenda de escolas e creches da rede pública municipal.

A proibição se estende ao comércio de lanches e refeições no interior das escolas e creches, bem como ao que for servido em festividades e eventos organizados nas instalações das unidades de ensino.

“Apesar da gestão do município de Aracaju não fazer uso desses alimentos, ainda não existe uma lei que proíba efetivamente o consumo desses produtos e resguarde uma alimentação livre de alimentos cancerígenos. É preciso garantir a saúde de nossas crianças e adolescentes. Saúde começa no prato!”, ressalta o vereador. 

Durante lançamento da programação do Pré-Caju, vereador Fabiano Oliveira reafirma seu compromisso com o turismo

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 15h40, última modificação 26/03/2024 15h40
Durante lançamento da programação do Pré-Caju, vereador Fabiano Oliveira reafirma seu compromisso com o turismo

Foto: Marcos Paulo

Na manhã da última sexta-feira, 22, o vereador Fabiano Oliveira (PP) promoveu o lançamento do Pré-Caju 2024, um dos maiores eventos pré-carnavalescos do país. A solenidade ocorreu no Hotel Del Mar e contou com a presença de autoridades, imprensa, comunicadores e influencers.  

O anúncio antecipado para março foi uma forma de parabenizar os aracajuanos pelo aniversário da capital, comemorado no último dia 17 de março, também reforça o comprometimento do parlamentar com o turismo, a movimentação hoteleira e a geração de emprego e renda em Aracaju. 

“O Pré-Caju faz parte do calendário sergipano e nacional de eventos. Estamos lançando antecipadamente, superando inclusive o ano passado, já que o lançamento da festa em 2023 se deu no mês de maio. O que queremos é mais tempo para que os foliões se planejem, mais tempo para que a rede hoteleira, o trade e todos os setores se organizem para receber a maior prévia carnavalesca do Brasil”, explicou. 

Durante o discurso, o parlamentar destacou e agradeceu todo apoio logístico do governo do estado e da Prefeitura de Aracaju para realização do evento.  

“Sem a parceria do governador Fábio Mitidieri e do prefeito Edvaldo Nogueira a festa não estaria caminhando para a sua terceira edição, pós-retorno. Não posso esquecer do quanto Belivaldo Chagas foi importantíssimo para nossa retomada, enquanto governador de Sergipe, e agora estamos nos encaminhando para o terceiro ano na Orla da Atalaia. A festa além de movimentar a economia local, também promove a cultura e a tradição da cidade, atraindo turistas de todo o país. O Pré-Caju 2024 promete ser mais um sucesso, consolidando Aracaju como um destino turístico também no mês de novembro”, comemorou. 

PL ‘Decore um Bem Público’, do vereador Fabiano Oliveira, é aprovado em 2ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 16h02, última modificação 26/03/2024 16h02
PL ‘Decore um Bem Público’, do vereador Fabiano Oliveira, é aprovado em 2ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Na manhã dessa terça-feira, 26, o Projeto de Lei 93/2023, que visa instituir o Programa "Decore um Bem Público", de autoria do vereador Fabiano Oliveira, foi aprovado em 2ª discussão na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Para o parlamentar, o PL é voltado para uma parceria público-privada para ações de decoração da cidade em momentos especiais. 

“Esse projeto tem por objetivo promover parcerias entre o Poder Público Municipal e interessados na implantação de benfeitorias de ornamentação, iluminação e decoração de áreas públicas municipais de uso comum do povo, em razão de festividades sazonais. O objetivo é beneficiar a estética das áreas públicas municipais em tempos de festas sazonais, como Natal, Carnaval e no período de festas juninas, a depender do planejamento do Poder Executivo para tais festividades”, comentou. 

“O PL não impõe acréscimo ou despesas excessivas para o município de Aracaju. É possível buscar a iniciativa privada e dessa forma desonerar os gastos do governo. Ter a cidade no clima de datas sazonais é importante inclusive para o turismo”, declarou Fabiano. 

Fabiano comemorou a aprovação no plenário e reforçou que o Projeto visa incentivar ainda mais a decoração no período junino, fazendo jus ao slogan ‘Sergipe é o país do forró’.

PL de Fabiano Oliveira que dispõe sobre a autorização de afastamento do servidor que tenha filho com deficiência é aprovado na CMA

por Hivy Rhafaella, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 16h20, última modificação 26/03/2024 16h22
PL de Fabiano Oliveira que dispõe sobre a autorização de afastamento do servidor que tenha filho com deficiência é aprovado na CMA

Foto: Gilton Rosas

A manhã desta terça-feira, 26, foi marcada por mais uma conquista do vereador Fabiano Oliveira (PP). O Projeto de Lei 17/2022, de sua autoria, que inclui o parágrafo único no art. 1º da Lei nº 2.326, de 22 de novembro de 1995, adequando a lei que dispõe sobre a autorização para afastamento do servidor público municipal que tenha filho deficiente físico, sensorial ou mental, foi aprovado na Câmara Municipal de Aracaju. Essa inclusão permite o afastamento do trabalho por 50% do expediente, estendendo o benefício ao servidor público municipal temporário, regido pela Lei nº 5.223/2019. 
 
Para Fabiano, a extensão do benefício para a categoria do servidor público municipal temporário corrige uma injustiça social, adequando a legislação municipal à realidade vivida por diversos servidores que são genitores de deficientes físicos sensoriais ou mentais. 
 
“Essa medida representa um avanço significativo na garantia dos direitos dos servidores públicos municipais temporários que possuem filhos com deficiência. O afastamento do trabalho por metade do expediente permitirá que esses servidores possam dedicar mais tempo ao cuidado e atenção necessários aos seus filhos, sem prejuízo salarial. Essa medida também visa garantir mais qualidade de vida aos servidores públicos e suas famílias”, comentou. 
 
“Mais um Projeto de Lei que é apreciado e votado nesta Casa. Estou muito feliz em contribuir com os aracajuanos e aracajuanas. Este é o meu papel enquanto vereador da nossa cidade e eu reforço que vocês podem contar comigo! Essa terça-feira vai entrar para a história!”, comemorou. 

Eduardo Lima comemora a criação da Frente em Defesa do Suas na CMA

por Leonardo Teles- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 08h55, última modificação 27/03/2024 08h55
Vereador convidou os demais parlamentares para verem de perto a situação nos Cras de Aracaju
Eduardo Lima comemora a criação da Frente em Defesa do Suas na CMA

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, em 2° Discussão, na manhã dessa terça-feira, dia 26, por unanimidade, o Projeto de Resolução 21/2023, de autoria do vereador Eduardo Lima (Republicanos), que cria a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas).  A proposta segue para Redação Final.

 

“O Suas em Aracaju está pedindo socorro e esta Frente está sendo criada para que esta Casa possa fazer justiça com suas atribuições e fiscalize com mais coragem as ferramentas sociais de Aracaju”, explicou Eduardo Lima. 

 

Ao justificar a criação da Frente, que tem como objetivos promover encontros, debates, simpósios, seminários e outros eventos referentes ao Suas, Eduardo Lima convidou os demais vereadores a visitarem os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Aracaju para verem de perto, segundo ele, os espaços sucateados nas unidades.

 

“Parabenizo este parlamento por aprovar esta Frente, que, por meio dela, a gente possa chegar às ferramentas sociais e dar uma resposta aos aracajuanos que estão em vulnerabilidade social”, disse.

Câmara de vereadores recebe prefeito de Aracaju para entrega de proposta de licitação para transporte público

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/03/2024 11h05, última modificação 27/03/2024 11h11
Por meio de consulta pública, a sociedade civil pode contribuir com a proposta até o dia 05 de abril
Câmara de vereadores recebe prefeito de Aracaju para entrega de proposta de licitação para transporte público

Foto: Gilton Rosas

Nessa terça-feira (26/03), os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju receberam o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, para apresentação da proposta inicial do edital de licitação do Transporte Público da Grande Aracaju. Vale ressaltar que o projeto não passa por votação na CMA, apenas fiscalização dos parlamentares. Além do prefeito, a reunião contou também com a presença do diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, e de outros secretários municipais.


O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, ressaltou que “hoje recebemos o Executivo Municipal para entregar a documentação referente à Consulta Pública que traça todos os elementos objetivos, para que possamos fazer a Licitação de Transporte Público da Grande Aracaju. Os vereadores ficaram muito satisfeitos com o que viram e espero que a licitação contribua para a resolução de vários problemas que temos no transporte público. Acredito que, a médio prazo, já teremos bons resultados. Como parlamento, seguiremos fiscalizando”, finalizou. 


O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que essa é uma vitória muito grande para Aracaju. “Em nosso site, colocamos uma consulta pública que conta com todos os componentes importantes para dar início à licitação do transporte público. Nós queremos dar transparência ao processo e que a sociedade e instituições participem ativamente. Além disso, o primeiro lugar que eu quis trazer esse projeto foi a Câmara de Aracaju para que os vereadores tenham conhecimento do assunto e possam ajudar”. 


O que disseram os vereadores?

O vereador Prof. Bittencourt explicou que  “esse projeto será encaminhado para instituições de pesquisas, assim como para o Ministério Público. É um processo que está aberto para consultas e sugestões públicas a partir dos portais digitais da Prefeitura Municipal. Essa é uma questão que passa por outros direitos que são importantes na sociedade, como o acesso ao trabalho e acesso à educação. As pessoas precisam de um transporte público de qualidade”. 


O vereador Breno Garibaldi destacou que “foi muito importante esse simbolismo, do prefeito vir pessoalmente entregar o edital para os vereadores”. Segundo ele, “a sociedade tem que entender que essa é a oportunidade de participar do processo”. O vereador Pastor Diego parabenizou a iniciativa do prefeito e destacou que “essa foi uma visita cordial, mostrando a importância da Casa Legislativa e da harmonia entre os poderes”. 


Entenda a Consulta Pública

A Prefeitura de Aracaju disponibilizou uma consulta pública online para receber, da sociedade, contribuições referentes ao edital para licitação do serviço de transporte público da Grande Aracaju. Esta iniciativa faz parte do cronograma definido pelo Consórcio Metropolitano, composto pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e pelo Governo do Estado. O acesso a todos os documentos e à página para contribuição ao processo está disponível no site da Prefeitura de Aracaju e permanecerá aberto para a população até o dia 5 de abril.


Câmara Municipal de Aracaju decreta ponto facultativo nesta quinta-feira,28

por Ivo Jeremias Barros de Brito publicado 27/03/2024 13h10, última modificação 27/03/2024 16h03
Atividades serão retomadas na segunda-feira,01
Câmara Municipal de Aracaju decreta ponto facultativo nesta quinta-feira,28

Foto: Gilton Rosas

 

Em decorrência das festividades religiosas da Semana Santa, nesta quinta-feira,28, não haverá sessão ordinária e expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos (Rede), assinou o ato 9/2024, de 25 de março, decretando ponto facultativo no âmbito do Poder Legislativo Municipal.

De acordo com o documento, o ato visa “incentivar, prestigiar e preservar as tradições histórico-culturais e religiosas dos vereadores, servidores, assessores e da população do Município de Aracaju, especialmente no que se refere à Semana Santa”. As atividades administrativas e legislativas retornam na manhã de segunda-feira,1.

 

Integrante da Procuradoria da Mulher da CMA participa de palestra sobre feminicídio

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/03/2024 12h14, última modificação 27/03/2024 12h14
Integrante da Procuradoria da Mulher da CMA participa de palestra sobre feminicídio

Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (26/03), a assistente social da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju, Viviane Sarmento, participou da Palestra em alusão ao mês da mulher: Feminicídio e a valorização da Vida. O feminicídio ocorre quando uma mulher é assassinada por causa do seu gênero. 


O evento foi organizado por várias entidades como o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, Escola de Governo e Administração Pública - Esgap, Ministério Público e Coordenadoria da Mulher (TJ/SE).


Segundo Viviane, " é preciso sensibilizar os profissionais que atuam no atendimento e acolhimento das mulheres vítimas de violência. A humanização do atendimento é essencial, pois somente ela permitirá a mulher ter o apoio e a força necessária para seguir adiante com a denúncia. Uma mulher que é mal atendida e não volta a procurar o serviço é uma mulher que, muito provavelmente, entrará para as estatísticas", destacou. 


Agende uma visita na Procuradoria da Mulher da CMA 

A Câmara Municipal de Aracaju inaugurou a Sala da Procuradoria da Mulher " Vereadora Professora Ângela Melo", em homenagem ao Dia da Mulher. Os serviços de atendimento psicológico, jurídico e de assistência social serão oferecidos gratuitamente de terça a quinta-feira, das 08h às 14h, na rua Itabaiana, nº 14 (Centro). É possível entrar em contato também pelo telefone (79) 3512-2529 - ramal 180.


Licitação do lixo: não é só valor exorbitante que chama atenção, estamos em ano eleitoral, salienta Emília

por Camila Sousa- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 12h19, última modificação 27/03/2024 12h19
Licitação do lixo: não é só valor exorbitante que chama atenção, estamos em ano eleitoral, salienta Emília

Foto: Gilton Rosas

Fazendo um retrospecto de todo o histórico do assunto “licitação do lixo” em Aracaju, a vereadora Emília Corrêa (PL) enfatizou na Tribuna do Legislativo Municipal que, enquanto em 2017, o valor para execução dos serviços era de R$ 80 milhões, atualmente, em ano eleitoral, trata-se de R$ 690.605.178,16 (Seiscentos e noventa milhões, seiscentos e cinco mil, cento e setenta e oito reais e dezesseis centavos) para um prazo de 5 anos, Um aumento de quase 9 vezes mais.
O edital foi divulgado no Diário Oficial do município no último dia 21 de março, com a abertura do pregão para o próximo dia 29 de abril. 
“Vamos ficar atentos. Fazer a parte que não cabe que é de fiscalizar. Só este valor já acende um alerta e gera uma atenção especial”, explica Emília.  
Emília ainda falou da importância de uma gestão ter cautela no uso do erário público.
“Ě com este recurso que chegam os serviços e benfeitorias para a população. Temos que saber como vai ser aplicado e como isso vai impactar na vida pessoas”, ressaltou.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de Abril, será marcado por Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 12h25, última modificação 27/03/2024 12h23
Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de Abril, será marcado por Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

No dia 2 de Abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, campanha anual que acontece desde 2007 em todo o mundo.

Com o tema para este ano " Valorize as capacidades e respeite os limites", a campanha também ganha destaque na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), por meio de Audiência Pública, de autoria dos vereadores Sargento Byron - Estrelas do Mar e Cícero do Santa Maria, a ser realizada na próxima terça-feira, 02/04, às 15h, na CMA.

O objetivo da Audiência é reunir representantes de instituições locais e sociedade civil para debates acerca das necessidades de políticas públicas e direitos das pessoas com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), enquanto condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento.

Para o vereador Sargento Byron, viabilizar a Audiência Pública junto ao vereador e amigo, Cícero do Santa Maria, é consolidar que a causa tem ganhado o devido espaço dentro da Casa e junto à sociedade: "quando conseguimos oportunizar uma pauta como esta, em conjunto, temos a certeza de que estamos trabalhando no coletivo para toda uma sociedade. Registro aqui o meu convite para que toda a sociedade participe deste momento, pois estamos falando de um transtorno que ainda há muitos aspectos desconhecidos, mas é algo permanente, com direitos definitivos", declarou.

O parlamentar Cícero também reforça a importância da Audiência Pública e pontua que "este é o momento para debatermos  as dificuldades que as pessoas com autismo enfrentam todos os dias. Infelizmente, o preconceito e a falta de informação contribuem para que os autistas e as suas famílias passem por desafios ainda maiores, por isso, o espaço dessa Audiência é de fundamental importância para pensarmos em políticas públicas que acolham e atendam, de forma efetiva, as pessoas com autismo”, revelou Cícero.


Audiência Pública - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Onde? Câmara Municipal de Aracaju
Quando? Dia 02 de Abril de 2024
Que horas? Às 15h
   

PL de Breno Garibalde traz mais dignidade a trabalhadores da limpeza urbana

por Nayana Araujo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 12h55, última modificação 27/03/2024 14h21
PL de Breno Garibalde traz mais dignidade a trabalhadores da limpeza urbana

Foto: Gilton Rosas

Na quarta-feira, 27, a Câmara de Aracaju aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 249/2013 de autoria do vereador Breno Garibalde.

Pensando em dar condições mais dignas de trabalho aos profissionais da limpeza urbana, o PL trata da obrigatoriedade de órgãos públicos da administração direta e indireta, restaurantes, hotéis, shoppings e demais estabelecimentos comerciais em geral a disponibilizarem gratuitamente suas instalações sanitárias aos garis e demais trabalhadores da limpeza urbana de Aracaju.

“Sabemos o sofrimento diário desses profissionais que são tão importantes para a nossa cidade, que passam o dia debaixo de sol quente para deixar a cidade limpa para a população. Então, esse projeto vem no intuito de dar mais dignidade a esses trabalhadores, principalmente às mulheres agentes, que sofrem ainda mais”, afirma o parlamentar.

Breno alerta para a necessidade do cumprimento da lei, após sanção da Prefeitura de Aracaju. “Você que é proprietário de algum estabelecimento comercial como bar, lanchonete, restaurante, oferte os banheiros aos trabalhadores da limpeza urbana, agora por meio de lei”, conclui o vereador.

Audiência Pública da vereadora Sonia Meire discute uso de câmeras e reconhecimento facial nas escolas

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 12h42, última modificação 27/03/2024 12h42
Audiência Pública da vereadora Sonia Meire discute uso de câmeras e reconhecimento facial nas escolas

Foto: China Tom

Na tarde da última terça-feira (26), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, a vereadora Sonia Meire realizou uma audiência pública com o tema ‘O Uso de Câmeras e Reconhecimento Facial nas escolas’. A discussão contou com a participação do presidente do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), Obanshe Severo, da advogada Nicoly Mangueira, do advogado Demétrio Varjão, do representante de pais de alunos, Alan Kardec, e do professor universitário da Universidade de São paulo (USP), Daniel Cara, de forma online. Os secretários municipais de educação e de defesa social foram convidados e não compareceram.

 

A vereadora Sonia Meire destacou que o objetivo dessa audiência foi gerar um debate público sobre o tema. “Precisamos discutir como serão tratados esses dados e utilizado este sistema para que não se quebre o direito das crianças e dos adolescentes, o direito pedagógico dos professores, e que nós não tenhamos um sistema que venha contribuir para a prática e controle autoritários. A nossa preocupação principal é com nossas crianças,  trabalhadoras e trabalhadores”, completou Sonia Meire.

 

O professor da Faculdade de Educação da USP, Daniel Cara, participou de forma online da audiência e falou sobre como esses sistemas não intimidam os agressores, pelo contrário, os incentiva. “Esse tema é bastante delicado e é importante dizer que o uso de câmeras teve um bum depois que foram aplicadas nos Estados Unidos após o ataque de Columbine. Mas a dúvida é se realmente esses equipamentos geram segurança. Várias medidas foram tentadas, inclusive algumas confusas e equivocadas, e nenhuma delas deram resultados efetivos. E depois de toda experiência internacional, é possível dizer, com todas as letras, que as câmeras têm um efeito efetivamente relacionado à redução ao furto e depredação patrimonial, reduzem números de violência prevenindo brigas, mas elas não previnem os ataques às escolas”, disse Daniel.

 

A advogada Nicoly Mangueira, especialista na área do Direito e Reconhecimento Facial, destacou que o reconhecimento facial não é uma coisa que está posta, mas sim um sistema criado por alguém que determinou padrões, e quem está fora dos padrões é excluído deste sistema. “O sistema normalmente não reconhece pessoas racializadas e pessoas trans. Precisamos saber como está sendo feita essa coleta de dados e como eles estão sendo tratados, e como estão sendo guardados. Na segurança pública, temos um histórico de violência com o uso de reconhecimento facial, imagine isso sendo usado com crianças”, completou a advogada.

 

O representante de pais de alunos, o senhor Alan Kardec, destacou como é importante um pai participar desta audiência pública. “Fazemos parte do fórum de educação, estão tendo estruturações na escolas municipais e não fomos chamados para uma reunião para que elas sejam explicadas. Eu me deparei nas escolas dos meus filhos com as câmeras de reconhecimento, e comecei a me perguntar se elas estão guardando dados e para onde eles estão indo. Se for apenas para controle e não guardar dados tudo bem, mas aparentemente não é apenas isso. Fui buscar meu filho e me deparei com a câmera dentro da sala, elas estão em todos os cantos, e não entendi porque está na sala de aula se a ideia é mostrar ao pais que as crianças estão na escola”, disse Alan Kardec.

 

O presidente do Sindipema, Obanshe Severo, reiteirou que nada garante que a  gestão municipal irá cumprir a Lei de Proteção de Dados e que temos que ter bastante atenção e cuidado com esses dados. “Nenhum processo de regulamentação foi apresentado pela Secretaria Municipal de Educação e temos que ficar atento a esse processo que precisa regulamentar o uso dessas câmeras. A secretaria tem que vir aqui explicar porque colocou naquele lugar e como funciona tudo isso. Diversos estudos já comprovaram que essa implementação não tem nenhuma contribuição ao aprendizado. Continuaremos trabalhando pela regulamentação desse sistema e pela proteção de professores e professoras”, disse o presidente do sindicato.

 

O advogado Demétrio Varjão destacou a importância de fazer a discussão deste sistema na cidade a Aracaju. “O poder público usa esse projeto de uma forma eleitoreira e publicitária, com muita tecnologia e investimento, mas a forma como vem conduzindo é muito irresponsável. Esse sistema possui um alto risco de violação dos direitos humanos e das garantias fundamentais de todos os membros da comunidade escolar. Além disso, tem um grave risco ao processo pedagógico. O município de Aracaju apresentou, até então, que para fazer a contratação, há um termo de referência com vários pontos problemáticos e várias omissões”, completou Demétrio.

 

A audiência contou ainda com a participação do público presente com falas diversas sobre os problemas apresentados por esse sistema. A vereadora Sonia Meire finalizou agradecendo a presença de todos,  e seguiremos firmes na defesa, da educação das trabalhadoras e trabalhadores e das crianças e adolescentes.

Vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar expõe ausência de regulamentação para comerciantes ambulantes da Orla de Atalaia

por Agência CMA — publicado 27/03/2024 15h43, última modificação 27/03/2024 15h43
De acordo com o parlamentar, a prefeitura de Aracaju não propicia condições adequadas de trabalho
Vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar expõe ausência de regulamentação para comerciantes ambulantes da Orla de Atalaia

Gilton Rosas

O vereador Sargento Byron - Estrela do Mar (Republicanos) discursou no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quarta-feira,27, e cobrou da prefeitura de Aracaju a regulamentação das atividades dos vendedores ambulantes da faixa litorânea, na região da Orla de Atalaia. Segundo o parlamentar, eles não usufruem de condições adequadas para trabalho e desde o ano de 2020 aguardam resposta do executivo municipal quanto a situação.  

“Foi prometido a esses ambulantes que haveria um cadastramento e melhoria nas condições de trabalho, com aquisição de barracas e cadeiras, para que a atividade fosse regulada e exercida de forma plena. Isso foi em outubro de 2020. Estamos em 2024 e não houve avanço”, afirmou Byron. 

De acordo com o parlamentar, após ação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) exigindo a saída desses comerciantes da localidade, a prefeitura de Aracaju se comprometeu em realizar licitação e fornecer melhor estrutura aos comerciantes. 

“Fizeram uma licitação e foi deserta. No início da pandemia os ambulantes passaram por muitas dificuldades, especialmente os da orla da Atalaia. A SPU, através de uma ação que moveu para retirá-los da faixa litorânea, os impediu de desenvolver suas atividades laborais, então a prefeitura municipal de Aracaju ingressou com um termo de ajustamento de conduta com todos os envolvidos”. 

Byron concluiu o discurso exigindo tratamento digno aos comerciantes. “Aqueles vendedores lutavam por uma padronização; comercializavam de maneira precária, com barracas adaptadas, com materiais inapropriados para a atividade. Estamos a favor da população; e que os ambulantes possam comercializar de forma digna”, finalizou o parlamentar.

Câmara Municipal de Aracaju aprova nove projetos de lei, sendo cinco em redação final

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/03/2024 12h58, última modificação 27/03/2024 12h58
Câmara Municipal de Aracaju aprova nove projetos de lei, sendo  cinco em redação final

Foto: Gilton Rosas

Na 17º sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizada nesta quarta-feira (27/03), foram analisadas e votadas 22 proposituras. Deste total, nove projetos de lei foram aprovados, sendo cinco em redação final. 


Aprovados em Redação Final

Um dos projetos que seguem para sanção ou veto do prefeito é o PL  nº 249/2023, de autoria do vereador Breno Garibalde. Ele regulamenta a obrigatoriedade dos órgãos públicos da administração direta e indireta, bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais a disponibilizarem gratuitamente suas instalações sanitárias aos garis e demais trabalhadores do serviço de limpeza urbana de Aracaju.


O PL nº 268/2023, de autoria do  vereador Eduardo Lima, também foi aprovado e veda qualquer discriminação à criança e ao adolescente com deficiência ou doença crônica nos estabelecimentos de ensino, creches ou similares, em instituições públicas ou particulares.


Já o PL nº 313/2023, de autoria da vereadora Sheyla Galba, institui e inclui no calendário oficial de eventos de Aracaju o “junho preto”, como mês de conscientização sobre o melanoma/câncer de pele”



Aprovados em 2º discussão 

Três projetos de lei foram aprovados em 2ª discussão. Um deles (nº 320/2023), de autoria do vereador Milton Dantas, estabelece as diretrizes para proteção e atuação integral aos órfãos de feminicídios em Aracaju. Após a aprovação, o projeto segue para a última votação em redação final. 


Câmara aprecia 11 requerimentos 

Os parlamentares apreciaram e aprovaram 11 requerimentos.  Um deles, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), nº 124/2024, requer a realização de uma audiência pública, no dia 30 de abril, às 14 horas, para discutir com entidades e instituições as dificuldades enfrentadas pelos petroleiros e petroleiras e a necessidade de retornar as atividades da Petrobrás em Sergipe. 


Em Sessão Extraordinária, Câmara de vereadores aprova mais 8 projetos de lei em redação final

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/03/2024 15h51, última modificação 27/03/2024 15h51
Em Sessão Extraordinária, Câmara de vereadores aprova mais 8 projetos de lei em redação final

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (27/03), os vereadores convocaram 3 sessões extraordinárias para apreciar 08 Projetos de Lei em redação final. Com a aprovação em urgência, os projetos seguem para sanção ou veto do prefeito. 

Entenda o que foi aprovado  

Os 8 projetos de lei aprovados em redação final consistem em 07 deles nas autorias dos vereadores Ricardo Vasconcelos e Fabiano Oliveira, presidente e vice-presidente da Casa. Os projetos realizam a modificação do nome de ruas e praças. Por exemplo, o PL nº 75/2024 denomina a Praça Governador Marcelo Déda, presente no loteamento Central Garden, no bairro Farolândia. 

Já o PL nº49/2024, de autoria da Mesa Diretora, realizou uma alteração na Lei Municipal nº 4.678/2015, que trata sobre as normas para o uso de verba para a atividade do exercício parlamentar (VAEP). O projeto de lei realiza uma supressão de parágrafo, o que, segundo o PL apresentado pela Mesa Diretora, tem a finalidade de evitar interpretação controversa à Legislação Eleitoral, principalmente em ano de disputa de eleições municipais, uma vez que a vedação da contratação dos serviços de publicidade e de marketing na forma redigida traria prejuízos aos profissionais que atuam nessas áreas, pois estariam proibidos de serem contratados para prestarem seus serviços. 

Presidente da CMA prorroga vigência de Concurso Público

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/03/2024 15h55, última modificação 27/03/2024 15h55
Presidente da CMA prorroga vigência de Concurso Público

Foto: Gilton Rosas

Nesta quarta-feira (27/03), o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, realizou a prorrogação da vigência do concurso público (Edital 1/2020) por mais 02 anos, a partir de 01 de abril de 2024. O certame foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Segundo Ricardo Vasconcelos, "apesar de já termos convocado todos os aprovados no edital e uma série de excedentes, estamos possibilitando que o certame continue vigente. Isso permite que futuramente outros servidores possam ser nomeados em função de alguma vacância de servidores já nomeados. É importante que continuemos prestigiando a instituição de serviço público na Câmara", finalizou. 

 

Edital de convocação para posse foi feito na segunda-feira (25/03) 

Na segunda-feira (25/03), o presidente assinou o 8º edital de convocação de posse, voltado para 08 assistentes administrativos. A posse será realizada no dia 22 de abril, às 09h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju. 

Elber alerta para a necessidade da atualização da faixa dos imóveis na isenção do IPTU em Aracaju

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 13h38, última modificação 27/03/2024 13h38
Elber alerta para a necessidade da atualização da faixa dos imóveis na isenção do IPTU em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

A mudança do mercado imobiliário da capital foi um dos temas do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) na sessão desta quarta-feira, 27, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Como parlamentar e defensor público, ele alertou para as alterações nos valores de imóveis na questão da isenção.  

Até o momento, imóveis da capital com valor de até R$ 80 mil são isentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). E entre R$ 81 mil e R$ 160 mil permanece a isenção se a pessoa possuir um único imóvel e não receber mais de dois salários mínimos. Porém, a legislação com essa regra foi feita há quase oito anos e os valores foram alterados por diversos fatores, inclusive a pandemia com o crescimento da procura por casas.  

Elber avisou durante o seu pronunciamento no pequeno expediente que a busca pela assistência jurídica nesses casos vem aumentando após a revisão dos valores. “Como defensor público atuando no dia a dia, tenho me deparado com uma nova realidade: as isenções de IPTU de Aracaju. Com a valorização que os imóveis da nossa cidade acabaram tendo nos últimos dez anos, vários imóveis de pessoas humildes da periferia saíram da faixa de isenção estipulada pela lei municipal”, contou.   

Ele explicou ainda que os vereadores precisam agir rápido para atualização desses números. “É necessário atualizar essa tabela. Isso tem que partir, através de lei na Câmara pela Prefeitura de Aracaju. Já que a legislação foi feita na última propositura, salvo engano em 2017. São oito anos com a mesma faixa de isenção do IPTU. Os imóveis subiram, sobretudo as casas depois da pandemia. E isso está fazendo com que as pessoas saiam da isenção”, concluiu. 

Paquito cobra por mais segurança em Aracaju

por Lenaldo Sveriano, Assessoria de Imprensa do Parlamentar. — publicado 27/03/2024 14h00, última modificação 27/03/2024 14h00
Paquito cobra por mais segurança em Aracaju

Foto: Gilton Rosas

O vereador Paquito de Todos (Podemos) utilizou seu espaço no Grande Expediente, no dia 27, para falar sobre segurança pública. Embora o crime doloso em Aracaju tenha diminuído, não podemos ficar parados; é preciso agir para que esses índices de criminalidade diminuam ainda mais.

Em Aracaju, de acordo com a Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal (CEACrim), identificou-se uma retração de 31% na quantidade de homicídios dolosos registrados entre os primeiros bimestres de 2023 e de 2024. Em janeiro e fevereiro de 2023, foram registrados juntos 26 homicídios dolosos. Já no mesmo período de 2024, encerrou-se com o registro de 18 homicídios dolosos. Em termos de vidas salvas, pelo menos oito pessoas não foram alvos de homicídios dolosos apenas em Aracaju.

Pode parecer pouco, mas continuam morrendo pessoas inocentes na capital de Aracaju devido ao crime doloso. “Temos que agradecer à polícia de Sergipe por estar empenhada em diminuir esses índices e a criminalidade em nossa cidade”, declarou o vereador.

No último final de semana, houve um homicídio com arma de fogo no bairro Japãozinho, que vitimou um ex-conselheiro tutelar, Diego dos Santos. “Não podemos deixar impune esse crime de um jovem tão querido por sua comunidade, que lutava por uma sociedade mais justa”, ressaltou Paquito.

Festejos juninos

Ainda em seu pronunciamento, o vereador cobrou dos governantes para que nos festejos juninos, os artistas sergipanos tenham preferência na contratação para as diversas apresentações. “Valorizar a prata da casa é a oportunidade desses artistas mostrarem o seu talento e o seu potencial”, defendeu.

Descaso da prefeitura com os catadores de recicláveis: vereador Camilo faz denúncia na Câmara

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 14h17, última modificação 27/03/2024 14h17
Descaso da prefeitura com os catadores de recicláveis: vereador Camilo faz denúncia na Câmara

Foto: Gilton Rosas

As cooperativas de reciclagem desempenham um papel importante na coleta de lixo. Segundo dados do Anuário da Reciclagem de 2023, Sergipe possui 133 organizações de catadores e 4.829 catadoras e catadores atuantes nessas organizações. 

O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta quarta-feira, 27, para denunciar que a prefeitura de Aracaju não fornece o suporte necessário para o funcionamento pleno das cooperativas.  

Segundo o parlamentar, há uma tentativa de criar conflito entre os trabalhadores. “Ano passado a prefeitura tentou jogar pobre contra pobre, trabalhador contra trabalhador, taxistas contra o pessoal do transporte complementar. E agora a prefeitura tenta jogar catador de material reciclável contra catador de material reciclável”. 

Camilo explica que há uma crise generalizada no segmento em todo o país. “O que acontece hoje é que no Brasil está sendo importado papel, plástico, alumínio, vidro, tudo de fora do país, principalmente da Europa. Importado sem pagar imposto e as cooperativas que vendiam a um preço agora estão tendo que vender por um preço muito menor, o que impacta consideravelmente a renda no final do mês.” 

O parlamentar também questiona sobre a falta de subsídios para as cooperativas. “Por que tem subsídio para grandes empresas de transporte e não tem subsídio para catadores de material reciclável? Por que as cooperativas não são cuidadas pelo excelente trabalho que fazem? Fazem trabalho em relação a proteção ambiental, geração de emprego e renda. Então, imagine o benefício social que impacta na sociedade e imagine como a prefeitura de Aracaju está aquém, deixando à deriva todo esse pessoal que vem sofrendo durante esse período”, concluiu. 

Vereador Miltinho Dantas participa da entrega de medalha do Mérito Parlamentar Ordem Grão-Mestre a Zezinho Sobral e título de Cidadã Aracajuana a Lívia Sobral

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 14h42, última modificação 27/03/2024 14h42
Vereador Miltinho Dantas participa da entrega de medalha do Mérito Parlamentar Ordem Grão-Mestre a Zezinho Sobral e título de Cidadã Aracajuana a Lívia Sobral

Foto: China Tom

 

Com muita emoção, foi realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na tarde da terça-feira, 26, a Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Parlamentar Ordem Grão-Mestre ao vice-governador do estado de Sergipe e secretário da educação, José Macedo Sobral (Zezinho Sobral) e a entrega do título de Cidadania Aracajuana à senhora Josefa Lívia Santos Silva. O casal estava radiante e feliz com a homenagem. A indicação foi do vereador Miltinho Dantas (PDT). O ato solene foi presidido pelo vereador Ricardo Vasconcelos, presidente da CMA. 

A nova Cidadã Aracajuana falou da felicidade em receber tamanha honraria e fez um discurso que emocionou os presentes. Falou de sua trajetória saindo de um povoado de Simão Dias, sua formação como assistente social e sua vinda à Aracaju. 

“Estou muito feliz em receber o título de Cidadã Aracajuana”, frisou Lívia, que não escondia a satisfação em receber tamanha honraria e, em alguns momentos, chegou às lágrimas. Lívia fez questão de agradecer a indicação do vereador Miltinho Dantas e aos 24 vereadores que aprovaram seu nome por unanimidade. 

“Aqui concluí a minha faculdade, conheci o meu amor e constitui minha família. Estamos muito felizes e nos sentimos agraciados com estas honrarias que tanto nos agradam”, disse a assistente social Lívia Sobral, que é esposa de Zezinho Sobral. 

“Essa homenagem é do povo de Aracaju em reconhecimento por tudo que Zezinho Sobral tem feito ao longo de sua vida pública e também da senhora Lívia, da mesma forma”, frisou o vereador Miltinho Dantas durante seu discurso. 

“É uma alegria inenarrável receber esta Medalha, dada pela Câmara Municipal de Aracaju”, falou o vice-governador Zezinho Sobral, que agradeceu a indicação do vereador Miltinho Dantas. “Receber uma homenagem de uma Casa que a gente admira e respeita deixa o nosso coração apaziguado”, finalizou. 

O vereador Ricardo Vasconcelos falou da importância da Medalha do Mérito Parlamentar ao vice-governador Zezinho Sobral e do título de Cidadã Aracajuana à assistente social Lívia Sobral. O presidente aproveitou a oportunidade para elogiar o vereador Miltinho Dantas por sua passagem pela CMA. “Um vereador que vem todos os dias para trabalhar pelo povo de Aracaju”, frisou Ricardo Vasconcelos. 

Após o ato solene, foi servido um coquetel para os presentes, entre familiares, autoridades e amigos do casal homenageado. 

 

Em seu último pronunciamento, o vereador Miltinho Dantas agradece o acolhimento de vereadores e funcionários da CMA.

por Walter Lopes, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 14h55, última modificação 01/04/2024 10h34
Em seu último pronunciamento, o vereador Miltinho Dantas agradece o acolhimento de vereadores e funcionários da CMA.

Foto: Gilton Rosas

O vereador Miltinho Dantas (PDT) utilizou o grande expediente para fazer seu discurso de agradecimento pela passagem na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) durante oito meses. Miltinho agradeceu aos vereadores pelo acolhimento e parceria, e também fez questão de saudar os funcionários da CMA. Miltinho fez uma saudação especial ao vereador Joaquim da Janelinha, que é o titular do mandato, e também ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, pela confiança em seu trabalho. 

“Eu tenho dito nas minhas entrevistas, nas minhas falas, que os 24 vereadores que hoje compõem a Câmara Municipal de Aracaju defendem o interesse do povo aracajuano, que é o papel do vereador, cada um fazendo a sua parte, mas todos buscando mesmo o objetivo que é uma condição melhor, uma qualidade de vida melhor para o povo do município de Aracaju”, frisou o vereador Miltinho Dantas durante seu pronunciamento, que teve aparte de diversos vereadores. 

“Vossa Excelência está passando por esta Casa por pouco tempo, mas deixou um legado de respeitabilidade, de falas, de contribuição, e certamente já vai estar registrado isso, para quem o senhor levou o benefício, para as pessoas, para o povo. Então eu queria reconhecer isso aqui em público”, disse a vereadora Emília Corrêa. 

“Já o conhecia pela sua atuação no meio bancário, junto ao sindicato, também o seu protagonismo no esporte. Dentro da questão do futebol sergipano, tem notabilizado e profissionalizado a gestão da Federação Sergipana de Futebol”, falou o vereador Elber Batalha, que acrescentou que a passagem de Miltinho foi extremamente frutífera. 

O vereador Cícero do Santa Maria falou da competência de Miltinho e do convívio de amizade durante os oito meses na CMA. 

Já o vereador Isac fez questão de falar sobre a honestidade e acolhimento do vereador Miltinho Dantas. 

“Com fé em Deus, o vereador Miltinho Dantas irá voltar para esta Casa”, falou o vereador Vinicius Porto. 

“Você está deixando temporariamente a Câmara de Aracaju. Muito sucesso em sua caminhada. Você é um cara de coração enorme e fará falta aqui no parlamento”, falou o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos. 

No final do pronunciamento, o vereador foi saudado pelos vereadores e servidores da CMA.   

  

Votações de PL 

Ainda durante a Sessão, aconteceram votações de importantes Projetos de Lei de autoria do vereador Miltinho Dantas. 

O Projeto de Lei 320/2023, foi aprovado em segunda discussão em caráter de urgência, estabelecendo diretrizes para proteção e atuação integral aos órfãos de feminicídios no município de Aracaju.  

Também foi aprovado em redação final, a indicação que denomina a Rua Agente Federal Átila de Menezes Lira, no bairro Coroa do Meio. 

Foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei número 16/2024, que altera a Lei nº 2.636/ 1998, que dispõe sobre sanção aos bancos quando ultrapassar 15 minutos de espera no atendimento ao público. 

A lei regulamenta o seguinte em seu parágrafo primeiro:    

“§ 1º Caracterizar-se-á abuso ou infração dos estabelecimentos bancários, para os efeitos desta Lei, aqueles casos em que, comprovadamente, o correntista e/ou usuário seja constrangido a um tempo para atendimento nos caixas e nos caixas eletrônicos superior a:  

I – 15 Minutos em dias normais;  

II – 30 Minutos às vésperas e após os feriados prolongados, nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, não podendo ultrapassar esse tempo, em hipótese alguma. 

 

Dia do Circo: Soneca quer disponibilizar espaços públicos para o funcionamento de atividades circenses na capital

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 15h05, última modificação 27/03/2024 15h05
Dia do Circo: Soneca quer disponibilizar espaços públicos para o funcionamento de atividades circenses na capital

Foto: Gilton Rosas

 
 
Apoiador das pautas artísticas e culturais, o vereador Soneca (PSD) apresentou um Projeto de Lei para garantir a disponibilização de espaços públicos com intuito de facilitar a instalação e funcionamento de atividades circenses temporárias na capital sergipana. Nesta quarta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional do Circo, e o parlamentar aproveitou para mencionar o projeto de lei de sua autoria. 
 
Segundo o texto do PL, os circos que se instalarem em locais públicos de Aracaju deverão, em contrapartida, promover espetáculos voltados às crianças com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA), portadoras de deficiência e em vulnerabilidade socioeconômica. “Nossa iniciativa também prevê que a prefeitura de Aracaju realize ações que estimulem esse tipo de arte em praças ou espaços públicos”, acrescentou. 
 
O autor do projeto também almeja que o Poder Executivo implemente medidas burocráticas simplificadas para a concessão da autorização pertinente à atividade circense que deseje se instalar em espaço público. 
 
“O desenvolvimento da atividade artística circense itinerante no Brasil é motivo de campanha nacional. Para tanto, a conscientização dos gestores públicos sobre essa atividade e o incentivo cultural devem ser apoiados nas mais diversas formas, desde a facilitação de acesso dos artistas aos direitos, tais como programas de assistência social, saúde, educação, até a redução da burocracia para instalação das lonas, considerando, sobretudo, o incentivo à arte e cultura”, finalizou. 

Vereador Pastor Diego destaca o legado e valor social do Sermão do Monte

por Lucivânia Pereira, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 15h17, última modificação 27/03/2024 15h17
Vereador Pastor Diego destaca o legado e valor social do Sermão do Monte

Foto: Gilton Rosas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira, 27, o vereador Pastor Diego (PP) enfatizou a relevância social e cultural do evento Sermão do Monte. Realizada pela Igreja do Evangelho Quadrangular, essa tradicional festividade foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe no ano de 2021, através da Lei Estadual de nº 8.945. 

Também passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do município, por meio da Lei nº 3.825. “O propósito é levar a Palavra de Deus e agradecer por tudo que Cristo fez na luz do calvário para mudar a história de nossas vidas. Chegamos à vigésima sexta edição e ao longo dos anos se tornou reconhecido pelo nosso estado e município, que sempre se somam para apoiar. É um evento da família, de paz, comunhão e celebração”, enfatizou o parlamentar. 

A edição de 2024 está marcada para ocorrer na Sexta-feira da Paixão, dia 29, às 16h, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. O ponto alto do Sermão do Monte é a emocionante encenação da Paixão de Cristo. Além disso, o evento oferece uma variedade de apresentações de artistas do circuito gospel e momentos de louvor. 

O vereador, que congrega e exerce a missão pastoral na Quadrangular, ressalta que o evento cristão também tem parceria com o programa Mesa Brasil – projeto social realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), braço social do Sistema Fecomércio-SE. 

“A entrada é gratuita, porém, o público é incentivado a contribuir com 1kg de alimento não perecível, que será destinado a ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Toda doação é destinada a instituições socioassistenciais cadastradas”, completou. 

Legado 

Ao longo dos anos, o Sermão do Monte tem mantido sua missão original de proclamar a Palavra de Deus, revelando o amor do Criador por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Para isso, a celebração anual da Semana Santa inclui momentos de louvor, teatro, dança e ministrações. 

Consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe, o Sermão do Monte atrai anualmente um público diversificado de todas as idades, tanto da capital quanto do interior sergipano. Além disso, o evento recebe caravanas de fora do estado, refletindo sua importância e popularidade além das fronteiras estaduais.