Elber acompanha moradores da rua Francisco Alves Lima até a Emsurb

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 14/03/2024 15h09, última modificação 14/03/2024 15h09
Elber acompanha moradores da rua Francisco Alves Lima até a Emsurb

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

A situação da rua Francisco Alves Lima, no bairro América, denunciada pelo vereador Elber Batalha (PSB) na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) esta semana, já teve seus primeiros desdobramentos. Na manhã desta quinta-feira, 14, uma comissão de moradores foi levada, por intermédio do parlamentar, até a sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para uma reunião com o presidente Bruno Moraes.

O local tem sofrido com as enchentes há anos devido ao dique das garagens da Emsurb e Emurb. As marcas da água e do piche já estão nos muros, portões e até carros. Além de vazar duas ou três vezes na semana, toda a força também volta pelos ralos de pias e vasos sanitários das casas.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, tomou conhecimento do fato durante a ocasião. Prontamente, ele já entrou em contato com os técnicos que confirmaram que, neste caso, a responsabilidade por esse erro é da Emurb. “Eu já fui diretor daquele local e o que é da Emsurb não vai para aquela rua. Não tinha conhecimento, inclusive, de que carros de grande porte eram lavados lá e causavam esse dano a vocês. Nossas caixas bombeiam para a parte mais alta e nosso pátio é seco”, respondeu pessoalmente à comunidade.

Ainda de acordo com ele, o que for necessário será feito pelo órgão. “Estamos dispostos a ajudar na melhoria da rua de vocês. Tanto na parte de limpeza quanto na poda das árvores. O que puder, será feito pela minha equipe”, comentou Bruno.

José Bezerra da Silva, aposentado, que mora nesta localidade com sua família há cerca de 40 anos, ressaltou o sentimento diário. “Nós gritamos pedindo socorro sem conseguir sair de casa. Aí, mandam pessoas para limpar ou carro-pipa. Não tem como viver em paz assim dentro de casa na tensão de tudo encher novamente. Escutamos quando as caçambas chegam para lavar e já ficamos apreensivos”, relatou.

Rosinete Santos, aposentada, que reside há 38 anos nessa rua, já pensa em vender sua casa e buscar paz em outro bairro. “Eu não durmo em dias de chuva ou dias da semana em que escuto o barulho. Fico com medo de dormir e não acordar a tempo de mover os móveis para não perder tudo. Já pensei e quero até colocar minha casa à venda e me livrar dessa situação. Já perdemos vários móveis em todos esses anos”, contou preocupada.

Elber fez questão de reforçar a urgência para a solução desse problema. “O cheiro da rua é forte e não sei como essas pessoas estão aguentando conviver com isso. Peço que essa obra seja realizada e que acelerem esse projeto. É a dignidade dessas pessoas que está em jogo e a saúde também”, declarou.

Nesta sexta-feira, Elber acompanhará o grupo até a presidência da Emurb para tratar do tema.