Descaso da prefeitura com os catadores de recicláveis: vereador Camilo faz denúncia na Câmara

por João Paulo Freire, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 14h17, última modificação 27/03/2024 14h17
Descaso da prefeitura com os catadores de recicláveis: vereador Camilo faz denúncia na Câmara

Foto: Gilton Rosas

As cooperativas de reciclagem desempenham um papel importante na coleta de lixo. Segundo dados do Anuário da Reciclagem de 2023, Sergipe possui 133 organizações de catadores e 4.829 catadoras e catadores atuantes nessas organizações. 

O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta quarta-feira, 27, para denunciar que a prefeitura de Aracaju não fornece o suporte necessário para o funcionamento pleno das cooperativas.  

Segundo o parlamentar, há uma tentativa de criar conflito entre os trabalhadores. “Ano passado a prefeitura tentou jogar pobre contra pobre, trabalhador contra trabalhador, taxistas contra o pessoal do transporte complementar. E agora a prefeitura tenta jogar catador de material reciclável contra catador de material reciclável”. 

Camilo explica que há uma crise generalizada no segmento em todo o país. “O que acontece hoje é que no Brasil está sendo importado papel, plástico, alumínio, vidro, tudo de fora do país, principalmente da Europa. Importado sem pagar imposto e as cooperativas que vendiam a um preço agora estão tendo que vender por um preço muito menor, o que impacta consideravelmente a renda no final do mês.” 

O parlamentar também questiona sobre a falta de subsídios para as cooperativas. “Por que tem subsídio para grandes empresas de transporte e não tem subsídio para catadores de material reciclável? Por que as cooperativas não são cuidadas pelo excelente trabalho que fazem? Fazem trabalho em relação a proteção ambiental, geração de emprego e renda. Então, imagine o benefício social que impacta na sociedade e imagine como a prefeitura de Aracaju está aquém, deixando à deriva todo esse pessoal que vem sofrendo durante esse período”, concluiu.