Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju participam do lançamento da edição 2024 do Pré-Caju

por Ivo Jeremias, Agência Câmara Aracaju — publicado 22/03/2024 14h10, última modificação 22/03/2024 14h35
Evento aconteceu na manhã desta sexta-feira ,22, em hotel localizado na Orla de Aracaju
Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju participam do lançamento da edição 2024 do Pré-Caju

Gilton Rosas

Vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) estiveram no hotel Del Mar para participarem do lançamento da edição 2024 do Pré-Caju. A ocasião teve presença de autoridades como o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto e do prefeito Edvaldo Nogueira, que assinou o decreto autorizando o uso do solo público para realização do evento.  

Representando a CMA: Professor Bittencourt (PDT), Sargento Byron – Estrela do Mar (Republicanos), Sheyla Galba (Cidadania), Cícero do Santa Maria (Podemos), Anderson de Tuca (PDT) e o vereador licenciado, Nitinho Vitale (PSD). No auditório do hotel, o vereador Fabiano Oliveira (PP), idealizador e organizador da prévia carnavalesca, apresentou a programação do evento e informou aos presentes as novidades desta edição. 

 “Teremos mais trios de pipoca e uma nova data; o segundo final de semana de novembro. A festa vai acontecer nos dias 8, 9 e 10 e continua aberta ao público. Vamos permanecer com o mesmo modelo: na sexta-feira, o camarote; no sábado e domingo os trios, que eram seis e agora serão sete. Serão três blocos no sábado, outros três no domingo e a festa contará com quatro blocos de pipoca, com grandes atrações”. 

Fabiano também deu ênfase a importância da festa para cultura e economia aracajuana. “É um patrimônio da cidade, o Pré-Caju começou em 1992, é uma festa que ultrapassa barreiras; está no sentimento do povo e promove geração de emprego. Temos 1.100 vendedores ambulantes cadastrados pela prefeitura”. 

O vereador Sargento Byron – Estrela do Mar, falou da alegria com a realização de mais uma edição da festa e reforçou a importância do evento para a economia e turismo de Aracaju e, consequentemente, do estado de Sergipe. “Fico muito feliz em ver novamente o Pré-Caju ser lançado, sabemos da importância do evento, não só para a cidade de Aracaju, mas para todo o estado de Sergipe; além de movimentar a economia, ele movimenta também o turismo. Os setores de bares, restaurantes; o pessoal que faz a reforma dos abadás. É um evento que agrega muito e atrai turistas de todo o país”, disse Byron. 

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) também destacou a geração de empregos. “É uma festa que movimenta todo o Estado de Sergipe, oficialmente são mais de mil ambulantes, isso é muito importante para essas pessoas que trabalham com essa modalidade de economia, melhorando demais a vida dessas pessoas”. 

O atual deputado federal e vereador licenciado, Nitinho Vitale, disse frequentar a festa desde as primeiras edições. Para o parlamentar, o Pré-Caju é um momento de descontrair e reunir amigos.   

“Eu faço parte dessa festa desde o início. O Pré-Caju traz alegria para o povo. Eu me sinto muito feliz em estar aqui hoje, podendo participar de mais edição dessa festa. Quero que o povo vá para rua para brincar, se divertir, fazer amigos e aproveitar o momento de uma festa maravilhosa como essa”. 

Professor Bittencourt afirmou que “o povo de Aracaju e Sergipe espera esse acontecimento que é marcante, a maior prévia carnavalesca do Brasil; além disso é um momento de reafirmação da sergipanidade. É o momento de grande trânsito dos interesses do turismo, do empresariado, do pequeno empreendedor; fico muito feliz. A cidade fica vibrante”. 

  

Governo do estado e prefeitura de Aracaju 

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, parabenizou o vereador Fabiano Oliveira pela organização do evento e garantiu apoio do governo do estado à prévia. “Recebemos turistas de todo o país, Sergipe aguarda ansiosamente pela edição de 2024 do Pré-Caju. Estamos aqui para apoiar, o governo dará todas as condições necessárias para que tenhamos uma festa segura, em paz e com muita alegria. Obviamente irá movimentar a economia, é uma festa que deixa muitos dividendos para o estado; gera muito emprego e arrecadação, portanto é uma festa que temos que abraçar”, declarou o governador.   

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, falou sobre a parceria com o governo do estado na realização de eventos. Segundo o prefeito, existe um esforço do executivo municipal na retomada do Pré-Caju, sendo dele a sugestão para que festa aconteça na orla. 

“São 2 anos consecutivos de sucesso, o retorno do Pré-Caju é muito importante para nossa cidade e estado de Sergipe. A festa tem um esforço grande da prefeitura de Aracaju, do governo do estado e da iniciativa privada. Tenho a felicidade de ter sugerido a Fabiano que a festa voltasse aqui para Orla. É o melhor lugar, o mais adequado, um circuito maravilhoso e que impacta menos no trânsito. O Pré-Caju voltou a ser essa grande festa, que além de trazer alegria e felicidade, colabora de forma efetiva para geração de emprego e renda. São mais de 200 mil que pessoas que participam desse evento”, finalizou Edvaldo.  

    

 Confira abaixo as atrações do evento: 

  

Programação Oficial do Pré-Caju 2024 

  

BLOCOS 

Sábado (09/11) 

Bell Marques (Vumbora) 

Psirico (Cajuranas) 

Xandy Harmonia (Daquele jeito) 

  

Ninha (OMO OXUM) 

Tomate (Eu não vou embora) 

Cid Natureza (Prevenção) 

Julinho Porradão (Trio da FM Sergipe) pipoca 

  

Domingo (10/11) 

Luiz Caldas (Caranguejo Elétrico) 

Vumbora (Bell Marques) 

Ivete Sangalo (Com Amor) 

Leo Santana (Vem com o Gigante) 

Reação (Pipoca) 

Chicabana (Pipoca) 

Calcinha Preta (Pipoca da FM Sergipe) 

  

Confira a programação do Camarote AJU 

  

Sexta-feira (08/11) 

Klessinha 
Durval LéLys 
Dennis 
Parangolé 

  

Sábado (09/11) 

Felipe Amorim 
É o Tchan 
Netinho 
Luanzinho 
Timbalada 

Domingo (10/10) 

Os Faranis 
Rafa e Pipo 
Alexandre Peixe 
Pedro Sampaio 
Matheus & Kauan