Sonia Meire destaca a participação das catadoras de mangaba na Tribuna Livre da câmara

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 12h10, última modificação 27/03/2024 09h35
Sonia Meire destaca a participação das catadoras de  mangaba na Tribuna Livre da câmara

Foto: Luciana Santos

Na manhã desta terça-feira (26), a Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju, por meio  da fala da sua presidente, Maria Aliene Santos. A tribuna foi utilizada para defesa da Reserva Extrativista de Mangaba Uilson de Sá, denunciando os crimes da Prefeitura de Aracaju e pedindo providências, e a vereadora Sonia Meire destacou a importância desse momento.

“O que Aliene fez aqui hoje é uma denúncia muito grave sobre a destruição ambiental e de todas as vidas que ali já foram destruídas. Aquela região onde foram construídos aqueles imóveis, ali tinha uma mata, espécies vivas que não existem mais. Foram destruídos mais de 400 pés de mangaba. Ela denuncia que a vida, também humana, continua seguindo em perigo. E eu quero fazer um apelo à Câmara Municipal para apoiar as catadoras de mangaba”, disse a vereadora Sonia Meire.

A presidente, Maria Aliene Santos, denunciou a destruição de várias áreas da reserva e as ameaças que as mangabeiras recebem. “Estamos aqui para denunciar as ameaças ao nosso território. Mangabeiras são vidas que salvam outras vidas. Várias vezes pessoas entraram na reserva e ameaçaram as catadoras. A qualquer momento, o prefeito vai tirar a área de nós. Eu gostaria que os vereadores não ficassem de braços cruzados e que fizessem alguma coisa de urgência, para que os territórios sejam entregues de volta aos extrativistas”, completou Maria Aliene.

A Reserva Extrativista de Mangaba Uilson de Sá no bairro Santa Maria é a única reserva urbana de mangaba no Brasil e vem sendo ameaçada todos os dias pela especulação imobiliária.