Vereador Sargento Byron dialoga sobre edital da Campanha Destina Sergipe

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/03/2024 15h33, última modificação 19/03/2024 15h33
Vereador Sargento Byron dialoga sobre edital da Campanha Destina Sergipe

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Iniciou-se na sexta-feira, 15, o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Referência 2023. Neste contexto, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (Republicanos) promoveu uma reunião com a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, para reforçar a importância do momento para mais um edital da Campanha Destina Sergipe, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Para o parlamentar, o ano de 2023 foi de grandes conquistas para o Terceiro Setor, onde a Campanha Destinar teve um crescimento de 31% em todo o Brasil, ganhando mais força em nossa capital, o que gera ainda maior necessidade de se falar sobre o assunto. "Em Sergipe, o crescimento da Campanha chegou a 76% no ano passado, onde comparando os anos de 2022 e 2023, o crescimento foi de 100% nos Fundos Estaduais. Minha preocupação é que chegamos ao primeiro dia da declaração do Imposto de Renda e nada tinha sido falado sobre a Campanha, sobre a doação que a população pode realizar e fortalecer as Organizações Não-Governamentais", pontuou.

A campanha Destina Sergipe propõe que o contribuinte (pessoa física) autorize destinar um percentual do seu Imposto de Renda ao Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. A destinação é feita por meio da declaração do modelo completo do imposto de renda, sendo que o contribuinte não paga a mais por isso. O valor direcionado é parte do que será pago ou restituído, sem impacto sobre o patrimônio de quem declara o imposto.

Byron enfatizou o quão importante foi a reunião: "Agradeço toda a disponibilidade da secretária Simone e da sua equipe, pois tivemos um diálogo proveitoso e com boas notícias, onde passamos a aguardar para os próximos dias a apresentação deste edital junto ao Estado. Aproveito para ressaltar que nesta soma de esforços também destaco a participação do Conselho Regional de Contabilidade - Sergipe, que no ano passado tanto colaborou para a campanha".

Ainda sobre o Terceiro Setor

O vereador Byron ainda destacou a necessidade de informações por parte da Administração Municipal acerca dos recursos destinados nas Emendas Impositivas à Lei Orçamentária Anual. "Ainda não temos também as informações necessárias sobre o andamento da destinação das nossas Emendas Impositivas. O Terceiro Setor é pauta do meu mandato e seguirei buscando todas as melhorias possíveis para as instituições, mas sei que para isso, é preciso uma soma de esforços e trabalhos de muitas mãos. Deixo aqui meu pedido de atenção!", declarou.