Elber destaca novidades do governo federal para a educação

por Anna Paula Aquino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 14h09, última modificação 26/03/2024 14h09
Elber destaca novidades do governo federal para a educação

Foto: Gilton Rosas

A educação foi pauta do discurso do vereador Elber Batalha (PSB) durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 26. O Projeto Pé-de-Meia e as novidades com relação aos dois novos campi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram destaque na tribuna.

Lançado na semana passada, o Pé-de-Meia é um projeto do governo federal e vai beneficiar novos estudantes interessados em voltar para cursar o ensino médio e depois realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Chamados por alguns de poupança ou Bolsa Escola, ele vai incentivar desde a matrícula até a inscrição para a prova com o valor de R$ 2 mil divididos a cada etapa, incluindo como quesito a média do aluno no período de participação.

Para Elber, essa é uma oportunidade única para todos que buscam a sua formação. “Eu queria ter aproveitado uma chance como essa e não tinha na minha época. A ideia é manter a juventude brasileira na escola, só a educação muda a realidade do país. E esse é um projeto que não deve ser só do governo, mas deve se transformar numa política do Estado para que os futuros presidentes mantenham isso. É algo para o fortalecimento e investimento da nossa juventude”, declarou.

De acordo com o parlamentar, o Brasil está entre os 40 países onde os jovens mais abandonam a educação regular com 15 anos de idade e o governo Lula está de parabéns por tentar mudar esses dados. “Isso é assustador e comprometedor com o nosso país para diversas áreas. Quero parabenizar o governo Lula e toda a sua equipe, como o ministro Camilo, de educação, por esse grande projeto. E faço um alerta a juventude: somem-se a essa iniciativa para que vocês tenham um futuro melhor. Que isso seja um modificador de realidades”, disse.

IFS

Ainda no seu pronunciamento, Elber comentou sobre os 100 novos IFS que chegarão ao país, sendo dois em Sergipe, um na capital e o outro na cidade de Japaratuba. A notícia foi divulgada na semana passada.

Segundo o vereador, essa escolha precisa ser bem pensada com base em estudos. “Nós temos que discutir o melhor lugar para esse campus aqui na cidade. Nós temos que entender o local que tem mais demandas e essa escolha precisa ser técnica, não pode ser puramente política. É preciso saber onde tem mais jovens fora do sistema educacional. A região do Santa Maria e 17 de Março é extremamente necessitada desse investimento”, defendeu.

Elber finalizou falando sobre a importância da educação em lugares como a região sul da capital. “É bom lembrar que levar o IFS para esses bairros, é levar o ensino superior e profissionalizante para aquela região. Educando e criando mão de obra. O investimento não deve ser político e pensado onde ele vai servir e mudar mais histórias”, concluiu.