Câmara de vereadores recebe prefeito de Aracaju para entrega de proposta de licitação para transporte público

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 27/03/2024 11h05, última modificação 27/03/2024 11h11
Por meio de consulta pública, a sociedade civil pode contribuir com a proposta até o dia 05 de abril
Câmara de vereadores recebe prefeito de Aracaju para entrega de proposta de licitação para transporte público

Foto: Gilton Rosas

Nessa terça-feira (26/03), os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju receberam o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, para apresentação da proposta inicial do edital de licitação do Transporte Público da Grande Aracaju. Vale ressaltar que o projeto não passa por votação na CMA, apenas fiscalização dos parlamentares. Além do prefeito, a reunião contou também com a presença do diretor-executivo do Consórcio Metropolitano e superintendente municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, e de outros secretários municipais.


O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, ressaltou que “hoje recebemos o Executivo Municipal para entregar a documentação referente à Consulta Pública que traça todos os elementos objetivos, para que possamos fazer a Licitação de Transporte Público da Grande Aracaju. Os vereadores ficaram muito satisfeitos com o que viram e espero que a licitação contribua para a resolução de vários problemas que temos no transporte público. Acredito que, a médio prazo, já teremos bons resultados. Como parlamento, seguiremos fiscalizando”, finalizou. 


O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que essa é uma vitória muito grande para Aracaju. “Em nosso site, colocamos uma consulta pública que conta com todos os componentes importantes para dar início à licitação do transporte público. Nós queremos dar transparência ao processo e que a sociedade e instituições participem ativamente. Além disso, o primeiro lugar que eu quis trazer esse projeto foi a Câmara de Aracaju para que os vereadores tenham conhecimento do assunto e possam ajudar”. 


O que disseram os vereadores?

O vereador Prof. Bittencourt explicou que  “esse projeto será encaminhado para instituições de pesquisas, assim como para o Ministério Público. É um processo que está aberto para consultas e sugestões públicas a partir dos portais digitais da Prefeitura Municipal. Essa é uma questão que passa por outros direitos que são importantes na sociedade, como o acesso ao trabalho e acesso à educação. As pessoas precisam de um transporte público de qualidade”. 


O vereador Breno Garibaldi destacou que “foi muito importante esse simbolismo, do prefeito vir pessoalmente entregar o edital para os vereadores”. Segundo ele, “a sociedade tem que entender que essa é a oportunidade de participar do processo”. O vereador Pastor Diego parabenizou a iniciativa do prefeito e destacou que “essa foi uma visita cordial, mostrando a importância da Casa Legislativa e da harmonia entre os poderes”. 


Entenda a Consulta Pública

A Prefeitura de Aracaju disponibilizou uma consulta pública online para receber, da sociedade, contribuições referentes ao edital para licitação do serviço de transporte público da Grande Aracaju. Esta iniciativa faz parte do cronograma definido pelo Consórcio Metropolitano, composto pelos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e pelo Governo do Estado. O acesso a todos os documentos e à página para contribuição ao processo está disponível no site da Prefeitura de Aracaju e permanecerá aberto para a população até o dia 5 de abril.