Breno Garibalde: “O desenvolvimento urbano de Aracaju avança a passos lentos”

por Nayana Araujo- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 26/03/2024 09h27, última modificação 26/03/2024 09h27
Breno Garibalde: “O desenvolvimento urbano de Aracaju avança a passos lentos”

Foto: Camila Ramos

Na segunda-feira, 25, o vereador Breno Garibalde participou de uma audiência pública na Câmara de Aracaju com o tema ‘Perspectivas e reflexões para o desenvolvimento sustentável em Aracaju’, de autoria do vereador Ricardo Marques.
Preocupado com os rumos que a cidade está tomando quando o assunto é desenvolvimento sustentável, Breno expôs a importância de trazer o debate sobre o Plano Diretor.
“Estamos há três anos falando disso e avançando muito pouco no desenvolvimento urbano da nossa cidade. Em Aracaju, a especulação imobiliária está ditando as regras e a prefeitura correndo atrás para resolver problemas que podiam ser previamente pensados se a gente tivesse um Plano Diretor revisado. O PDDU de Aracaju é do ano 2000, deixando a capital sergipana com o Plano Diretor mais atrasado do país”, declara o vereador.
Ainda segundo Breno, a revisão do PDDU - que atualmente se encontra parada na Justiça Federal - é urgente, mas também é fundamental que a população saiba sobre a importância dessa lei que dita a forma que a cidade vai crescer.
“Infelizmente, diariamente são autorizados novos empreendimentos na Zona de Expansão, por exemplo, que estão destruindo as dunas com restinga e lagoas de drenagem. Outro exemplo claro da degradação do nosso meio ambiente em favor da especulação imobiliária é a derrubada de 600 árvores no Jabotiana para a construção de condomínios. Que caminho é esse que Aracaju está tomando? A cidade está crescendo de forma desordenada e isso é revoltante”, critica Breno.
Finalizando sua fala, Breno ressalta que é necessário que a Prefeitura de Aracaju tenha um órgão que trate o Plano Diretor de forma permanente. “Os gestores mudam, mas o debate e aperfeiçoamento do plano tem que ser contínuo, não podemos mais insistir nos mesmos erros e continuar com uma cidade que cresce sem planejamento nenhum”, conclui o vereador.