Dia do Circo: Soneca quer disponibilizar espaços públicos para o funcionamento de atividades circenses na capital

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/03/2024 15h05, última modificação 27/03/2024 15h05
Dia do Circo: Soneca quer disponibilizar espaços públicos para o funcionamento de atividades circenses na capital

Foto: Gilton Rosas

 
 
Apoiador das pautas artísticas e culturais, o vereador Soneca (PSD) apresentou um Projeto de Lei para garantir a disponibilização de espaços públicos com intuito de facilitar a instalação e funcionamento de atividades circenses temporárias na capital sergipana. Nesta quarta-feira (27), comemora-se o Dia Nacional do Circo, e o parlamentar aproveitou para mencionar o projeto de lei de sua autoria. 
 
Segundo o texto do PL, os circos que se instalarem em locais públicos de Aracaju deverão, em contrapartida, promover espetáculos voltados às crianças com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA), portadoras de deficiência e em vulnerabilidade socioeconômica. “Nossa iniciativa também prevê que a prefeitura de Aracaju realize ações que estimulem esse tipo de arte em praças ou espaços públicos”, acrescentou. 
 
O autor do projeto também almeja que o Poder Executivo implemente medidas burocráticas simplificadas para a concessão da autorização pertinente à atividade circense que deseje se instalar em espaço público. 
 
“O desenvolvimento da atividade artística circense itinerante no Brasil é motivo de campanha nacional. Para tanto, a conscientização dos gestores públicos sobre essa atividade e o incentivo cultural devem ser apoiados nas mais diversas formas, desde a facilitação de acesso dos artistas aos direitos, tais como programas de assistência social, saúde, educação, até a redução da burocracia para instalação das lonas, considerando, sobretudo, o incentivo à arte e cultura”, finalizou.