Vereadores participam de celebrações em homenagem ao aniversário de Aracaju

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 17/03/2024 17h24, última modificação 17/03/2024 17h24
As comemorações envolveram a participação em uma missa de ação de graças, assim como homenagem a Inácio Joaquim Barbosa
Vereadores participam de celebrações em homenagem ao aniversário de Aracaju

Foto: Gilton Rosas

Em comemoração aos 169 anos de Aracaju, os vereadores e outras autoridades participaram de missa na Colina do Santo Antônio, em homenagem a um dos locais que representam o marco da história aracajuana.

A missa de ações de graças faz parte de várias comemorações que estão ocorrendo para celebrar o dia 17 de março e parabenizar a capital sergipana. De acordo com o presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos (Rede), “temos que celebrar esse dia importante. Apesar de ser uma das menores capitais, temos um local muito acolhedor. Essa é uma cidade planejada e que tem tudo para se desenvolver. Desejo a nossa cidade e ao nosso povo vida longa! Que possamos nos desenvolver dentro dos pilares da justiça social, fraternidade e unidade”, pontuou. 


Além do presidente da Casa, os vereadores Prof. Bittencourt, Sgt. Byron, Sheyla Galba, Binho, Breno Garibalde, Cícero do Santa Maria, Anderson de Tuca, Milton Dantas, Dr. Gonzaga e Dr. Manuel Marcos também compareceram ao local. 


O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou que celebrar a missa na colina do Santo Antonio é fundamental para lembrar o início da cidade. “Há 169 anos, Aracaju era uma aldeia de pescadores. Graças à coragem de Inácio Barbosa, Aracaju foi instalada como capital e anos mais tarde,  tornou-se essa linda linda e com um povo extraordinário”. O governador de Sergipe Fábio Mitidieri destacou que “Aracaju tem seus cantos e encantos. É uma cidade que abraça a todos. Fico muito feliz com o crescimento da nossa cidade”, destacou. 


O que disseram os vereadores?

O vereador Prof. Bittencourt destacou que “o dia 17 de março é para celebrarmos a beleza e as realizações da nossa cidade. Este é um momento muito feliz e sempre faço questão de participar”. A vereadora Sheyla Galba parabenizou Aracaju dizendo que “para mim, o dia amanheceu até mais lindo. Nossa cidade faz aniversário e fico muito feliz em ser uma cidadã aracajuana”, explicou. 


O vereador Anderson de Tuca ressaltou que “nossa cidade é maravilhosa, tenho familiares aqui e sou muito grato de representá-la como vereador. Que possamos agradecer a Deus pela oportunidade de viver nessa bela cidade”. O vereador Cícero do Santa Maria explicou que “esse é um dia de comemoração, mas também de rezarmos e pedirmos que Deus dê sabedoria a todos os aracajuanos para tomar as decisões corretas”.

 

O vereador Sgt. Byron destacou que “ fico muito feliz em iniciar as comemorações do aniversário de Aracaju onde a cidade nasceu. Fico honrado em participar porque temos muito amor por Aracaju e sabemos que ela tem muito a oferecer para os seus cidadãos”. 


Vereadores participam de homenagem ao fundador de Aracaju 

Após a missa, os vereadores e autoridades se dirigiram para a praça onde está localizado o obelisco em memória de Inácio Joaquim Barbosa. Ele é considerado o fundador da cidade de Aracaju. O evento iniciou com o hasteamento de bandeiras, que contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos,  o qual ficou responsável por hastear a bandeira de Aracaju.


A homenagem a Inácio Barbosa contou também  com a presença de alunos da rede municipal de Aracaju e com representantes  da tropa de choque, exército, marinha e da guarda municipal. O vereador Breno Garibalde, que esteve presente na homenagem, destacou que “precisamos sempre lembrar do que Aracaju foi e como ela cresceu. O centro da cidade nos remete a isso. Temos um crescimento desordenado e precisamos refletir sobre isso para conseguirmos reverter. Com isso, tornaremos a cidade mais sustentável para as pessoas. Aracaju é uma cidade linda, que tem um potencial gigantesco e por isso, estamos cobrando e queremos o melhor para ela”. 


Sobre Inácio Barbosa 

Considerado o fundador de Aracaju, o primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, é conhecido como Inácio Joaquim Barbosa. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em Estância, com quase 34 anos. Seu falecimento se deu por conta da epidemia  de coléra. Seu corpo foi sepultado na Igreja São Salvador, mas depois foi transferido para a praça, que guarda os seus restos mortais.