Notícias
Câmara realiza reuniões das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado na próxima semana
Na segunda-feira (18/08), às 11h, haverá uma reunião ordinária com todos os membros que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da SMTT. Já na quarta-feira (20/08), às 07h, será realizada a reunião com os membros da CPI do Natal Iluminada. Ambas as reuniões serão transmitidas pela TV Câmara, no canal 5.3. Vale ressaltar que a CPI da SMTT é presidida pelo vereador Sgt. Byron, com relatoria do Pastor Diego, e o vereador Isac Silveira preside a CPI do Natal Iluminado, com relatoria de Breno Garibalde.
.
Levi Oliveira protocola indicações para valorizar os tototós, implantar lavanderias comunitárias e revitalizar praça
A primeira proposta sugere o reconhecimento das embarcações que fazem a travessia entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, conhecidas como tototós, por meio da incorporação desse serviço ao sistema de transporte intermunicipal. Segundo o vereador, essa integração poderia ser viabilizada com a adoção de cartões de transporte e do sistema de bilhetagem eletrônica. Reconhecidos desde 2012 como patrimônio cultural de Sergipe, os tototós têm grande importância histórica, pois, por muitos anos, foram a única forma de acesso à Ilha de Santa Luzia (Barra dos Coqueiros) a partir da capital.
"Essas embarcações realizam a travessia entre os municípios há décadas, e continuam sendo de grande utilidade para moradores e turistas. Mesmo após a construção da ponte entre as duas cidades, os tototós continuam sendo uma opção ágil e econômica para a travessia do Rio Sergipe, além de sustentarem muitas famílias de canoeiros. A sua integração, portanto, representa um grande avanço na mobilidade e no turismo da Grande Aracaju", disse o parlamentar.
Levi Oliveira também indicou a implementação de lavanderias públicas comunitárias em pontos estratégicos da capital, oferecendo à população uma alternativa acessível para a lavagem de roupas. Além de fomentar a economia local com a geração de novos serviços, a proposta tem como objetivo promover a higiene pessoal e reduzir o consumo doméstico de água e energia. Para assegurar a manutenção e a sustentabilidade dos equipamentos, seria estabelecida a cobrança de uma taxa de baixo custo.
O vereador solicitou ainda à Emurb a requalificação completa da quadra de esportes da Praça Francisco Rosa, situada na Rua Soldado Lino Pinto, no bairro Novo Paraíso. De acordo com ele, a quadra, atualmente em estado de desgaste, é um espaço fundamental para a convivência da comunidade. Além disso, sugeriu a instalação de piso em gramado sintético, garantindo maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e redução de custos a longo prazo.
Vereador Camilo Daniel convida para a audiência pública que comemora os 50 anos da Embrapa
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza, na segunda (18), uma audiência pública para marcar as comemorações dos 50 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Embrapa com sede na capital sergipana.
O evento é uma iniciativa do vereador Camilo Daniel, e está marcado para as 15 horas no plenário da CMA. A audiência é aberta ao público, e contará com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clenio Pilon e a chefa-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros Tereza Cristina de Oliveira, além de gestores e funcionários da Embrapa e representantes de entidades parceiras e autoridades governamentais de Sergipe.
Fundada em 1973, a Embrapa iniciou suas atividades em Sergipe em 1975 na Unidade de Execução de Pesquisas de Âmbito estadual (UEPAE) de Quissamã, na Grande Aracaju, sendo mais tarde transferida para a área na avenida Gov. Paulo Barreto de Menezes (antiga Beira Mar) na capital sergipana, onde passou a se chamar UEPAE Aracaju e em seguida Centro Nacional de Pesquisas com Coco, tornando-se Embrapa Tabuleiros Costeiros em 1993.
A audiência pública será palco de uma grande comemoração e confraternização da Embrapa com seus parceiros e a sociedade sergipana, com destaques para os resultados das pesquisas para o desenvolvimento estadual e lançamentos de tecnologias e publicações.
SERVIÇO:
O que: Audiência Pública de 50 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros
Quando: 18 de agosto (segunda) - 15h
Onde: Plenário da Câmara Municipal de Aracaju - Pça. Olímpio Campos, 74, Centro
Levi Oliveira destaca obras em Aracaju e critica exposição imprópria de menores na internet
Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 14, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Levi Oliveira (PP) falou sobre o andamento das obras na capital e a crescente adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais, assunto que vem ganhando destaque em todo o Brasil.
O vereador iniciou seu pronunciamento ressaltando as novas obras em andamento em Aracaju, com ênfase no bairro Areia Branca, na Zona de Expansão, onde a prefeita Emília Corrêa assinou a ordem de serviço para a implantação de sistemas de drenagem, pavimentação, esgotamento sanitário e outros serviços essenciais. Ele lembrou ainda que, em junho, a prefeita havia autorizado a construção da nova Unidade de Saúde da Família João Bezerra, também no bairro Areia Branca, projetada para atender até 9 mil pacientes. Levi Oliveira parabenizou a Prefeitura de Aracaju pelo investimento em infraestrutura e saúde e reforçou o pedido para que seja dada maior atenção às obras paralisadas em outras regiões da capital.
Em seguida, apresentou um vídeo do influenciador Hytalo Santos, no qual ele afirma pagar a crianças para participar de seus vídeos nas redes sociais. O influenciador passou a receber críticas devido a conteúdos que, em diversas ocasiões, expõem crianças e adolescentes a situações inadequadas para menores de idade. O caso de Hytalo Santos é um exemplo do crescimento da exposição e adultização que menores vêm sofrendo nas redes sociais.
O vereador ressaltou os riscos que esse tipo de conteúdo representa para os jovens. "Precisamos resgatar a infância dessas crianças. Estão roubando a infância delas, atrapalhando seu crescimento e causando um grande impacto em suas vidas. Esse influenciador pagava às crianças para fazer conteúdo na internet, conteúdos muitas vezes sexuais e abusivos. Elas estão sendo tratadas de forma comercial, estão pulando etapas, e isso vai impactar no seu futuro", alertou o parlamentar.
Câmara de Vereadores de Aracaju investe em equipamentos para ampliar coleta seletiva em suas unidades
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), sob orientação da equipe de educação ambiental da cooperativa CARE, entidade com a qual a Casa legislativa possui acordo de cooperação, adquiriu equipamentos para ampliar a coleta seletiva na instituição.
Foram oito coletores de copos de água e café, que compactam esse tipo de resíduo; oito suportes com duas lixeiras para descarte separado de resíduos recicláveis e não recicláveis; três contentores do tipo “carrinho coletor”, com capacidade de 240 litros, para facilitar o acondicionamento temporário e o transporte interno de recicláveis acumulados nas lixeiras; e um contentor do tipo “contêiner”, com capacidade de 660 litros, para facilitar o armazenamento e a entrega do material reciclável à CARE.
A presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável da CMA, Verena Dalton, explicou que a comissão está contando com o apoio de diferentes setores da instituição para concluir a montagem e o posicionamento adequado dos itens.
“Estamos orientando os trabalhadores de serviços gerais sobre a nova logística de coleta e identificando outros pontos de melhoria”, afirmou. “Acionaremos, em breve, a equipe de educação ambiental da CARE para verificar o que conseguimos providenciar até o momento. Mas já é possível que qualquer servidor coloque diretamente seu material reciclável no contêiner localizado no estacionamento do Anexo II”, complementou.
Plano de Logística Sustentável
A Câmara de Vereadores publicou, no mês de abril de 2024, o Plano de Gestão de Logística Sustentável da CMA no Diário Oficial. Esse é um instrumento de governança e de planejamento que facilita o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente e à sustentabilidade no Parlamento de Aracaju. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.
De autoria de Elber, Sessão Especial celebra Dia do Maçom
Na próxima quarta-feira, 20, a partir das 15h, acontece a Sessão Especial em celebração ao Dia do Maçom, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Estarão presentes algumas autoridades e convidados.
O Dia do Maçom é comemorado no dia 20 de agosto e será marcado em Aracaju com a ocasião. Elber destacou que o momento é de comemoração para todos que fazem a maçonaria. “Essa sessão é um reconhecimento a importância dos maçons na nossa sociedade e a valorização do seu legado de união, solidariedade e compromisso com o bem comum”, falou.
A sessão especial é aberta ao público.
Lei nº 6.132/2025: Aracaju cria política pioneira para diagnóstico e tratamento de ansiedade e depressão
Desde janeiro deste ano, Aracaju conta com uma nova legislação voltada para a saúde mental: a Lei nº 6.132/2025, originada do Projeto de Lei nº 66/2024, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos (PSD), atualmente licenciado como deputado estadual. A medida institui a Política Municipal de Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos de Ansiedade e da Síndrome da Depressão, representando um avanço significativo na prevenção, detecção e tratamento dessas condições.
O que diz a lei
A legislação considera como depressão não apenas a forma clássica da doença, mas também episódios depressivos, depressão bipolar, distimia, depressão atípica, sazonal, pós-parto e psicótica.
Seus principais objetivos incluem:
- Detecção precoce da doença ou de indícios de seu surgimento;
- Pesquisas e diagnósticos preventivos;
- Redução de complicações causadas pelo desconhecimento dos sintomas;
- Integração de esforços entre poder público, sociedade civil e entidades não governamentais;
- Identificação e acompanhamento de pacientes da rede pública;
- Campanhas de conscientização nas unidades de saúde;
- Inclusão do tema em reuniões comunitárias para ampliar a informação sobre saúde mental.
A lei ainda permite que a Prefeitura firme parcerias com ONGs, associações profissionais e entidades da área para garantir a execução dessas ações.
Por que essa lei é importante para a saúde pública
Especialistas alertam que transtornos de ansiedade e depressão têm crescido em todo o país, impactando diretamente a qualidade de vida, o desempenho no trabalho e até a economia. Em Aracaju, a legislação cria uma estrutura para combater o problema de forma coordenada, abrangendo desde prevenção até o tratamento e acompanhamento de pacientes.
Além de ampliar o acesso aos cuidados, leis como essa fortalecem:
- Campanhas de prevenção e promoção da saúde (como ações de conscientização sobre doenças crônicas e vacinação);
- Acesso a serviços especializados, inclusive atendimento domiciliar para casos específicos;
- Padrões de qualidade nos serviços de saúde;
- Infraestrutura e recursos, como novas unidades, equipamentos e contratação de profissionais;
- Proteção dos direitos dos pacientes, garantindo privacidade, informação e respeito às escolhas;
- Participação popular na formulação das políticas, por meio de conselhos e audiências.
Impacto esperado
Com a Política Municipal de Diagnóstico e Tratamento da Ansiedade e Depressão espera-se reduzir o número de casos graves, evitar internações desnecessárias e melhorar a qualidade de vida dos moradores. A lei é um passo importante para que a saúde mental tenha a mesma prioridade que outras áreas da medicina na capital sergipana.
Serviço:
A população pode buscar informações e apoio nas unidades de saúde municipais, onde serão disponibilizados materiais educativos, atendimento especializado e encaminhamentos para tratamento.
Tribuna Livre da CMA será retomada nesta terça-feira, 19/08
Nesta terça-feira (19/08), após a interrupção durante o período de recesso parlamentar, será retomado o espaço Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Aracaju. Esse é um espaço aberto para que representantes de entidades possam se manifestar a respeito de temas de interesse coletivo no plenário da Casa do Povo, ocorrendo sempre às terças-feiras, antes do pequeno expediente. Na oportunidade, o participante ocupa a tribuna por cerca de 15 minutos e, logo após, há a possibilidade de apartes dos vereadores, por meio de comentários e observações.
O participante inscrito para participar da Tribuna Livre desta terça-feira é o representante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Nikollas Kauã de Jesus Lima, que abordará o tema “35 Anos do ECA: A Lei que Nasceu da Luta Popular”. O objetivo é ressaltar a importância histórica do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de refletir sobre seus avanços e desafios, sob a perspectiva de um adolescente que representa seus pares em instâncias de controle social e formulação de políticas públicas. A solicitação da participação foi realizada por meio do Instituto Braços - Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe.
Saiba como participar
Inicialmente, existem requisitos para participar da Tribuna Livre: não pode ser uma pessoa física e tem que ser uma instituição com CNPJ, além do fato de que a temática abordada seja um assunto de interesse coletivo. A partir de então, é necessário trazer um ofício solicitando espaço à Tribuna Livre, que será registrado no sistema e encaminhado para o gabinete da presidência, que faz o agendamento.
Em seguida, a tramitação é passada para o presidente da Casa, que tem autorização para saber qual a demanda que vai entrar na pauta. Quando autorizada, essa solicitação é remetida para a mesa diretora, que realiza a leitura em sessão, de forma que são determinadas as datas regimentadas. Posteriormente, os participantes são informados via e-mail sobre quais são os trâmites que vão acontecer durante a tribuna.
Caso o interessado em participar da Tribuna Livre que não seja vinculado a uma instituição ou a uma entidade que possua Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), uma alternativa seria a realização de uma audiência pública. Nesse caso, recomenda-se que essa pessoa procure uma instituição vinculada ao tema, ou um vereador que tenha interesse no assunto, e assim possa viabilizar a realização do evento. Nas audiências públicas, qualquer cidadão pode participar e ocupar a tribuna do parlamento, independentemente de possuir CNPJ.
Levi Oliveira participa da 5ª Corrida da Enfermagem e reforça a valorização da categoria e
Na manhã deste domingo, 17, o vereador Levi Oliveira marcou presença na 5ª Corrida da Enfermagem, realizada na Orla de Atalaia. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e promover a saúde e o bem-estar dos profissionais da categoria.
Com percursos de 3 km e 5 km, divididos nas categorias masculina e feminina, a corrida foi organizada de forma a garantir a participação de todos os profissionais. Além de estimular a adoção de hábitos saudáveis, a ação também buscou fortalecer a integração entre colegas de profissão e enaltecer a relevância da enfermagem em Sergipe, unindo a categoria em defesa de melhores condições de trabalho, valorização profissional e reconhecimento social.
Levi Oliveira reafirmou seu compromisso com os profissionais da saúde e ressaltou o papel essencial que desempenham no cuidado e na promoção da qualidade de vida da população. "Foi uma manhã de atividade, cuidando da saúde daqueles que cuidam com tanto amor do próximo. Parabéns ao Coren, ao seu presidente, o vereador Marcel Azevedo, e a todos os profissionais de enfermagem por esse evento que valoriza essa categoria tão importante", celebrou o parlamentar.
CPI da SMTT inicia os trabalhos de investigação com aprovação de requerimentos que cobram transparência
Nesta segunda-feira (18/08), ocorreu a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da SMTT, que contou com a aprovação de seis requerimentos. A comissão é presidida pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, tem como relator o vereador Pastor Diego e como membros os vereadores Fábio Meireles, Soneca e Sávio Neto de Vardo. Por conta da ausência do vereador Sávio, o suplente Lúcio Flávio assumiu como membro.
A CPI foi criada a partir de requerimento do vereador Isac Silveira e tem a finalidade de investigar a aplicação de recursos financeiros oriundos de multas de trânsito, que totalizam R$ 135.216.467,35. O valor, acumulado entre 2017 e 2024, foi identificado em lançamentos no Portal da Transparência da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mas, segundo o parlamentar, não há prestação de contas clara sobre sua destinação. Além dele, pelo menos outros dez vereadores assinaram o pedido.
O presidente da comissão, vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, destacou que “a análise da prestação de contas da SMTT será feita com a devida rigorosidade. Esse instrumento técnico servirá para que o povo de Aracaju e os colegas vereadores façam sua própria análise sobre os relatórios que serão gerados”. As reuniões serão semanais, e a próxima ocorrerá na segunda-feira, dia 25 de agosto, às 9 horas.
O membro da comissão, vereador Fábio Meireles, ressaltou: “Não iremos nos furtar do nosso compromisso em fiscalizar. Nesta manhã, apreciaremos os requerimentos do vereador Pastor Diego. Nosso desejo é trazer transparência e tranquilidade para a população aracajuana, com um trabalho imparcial”.
Requerimentos aprovados
Os requerimentos aprovados, todos de autoria do relator Pastor Diego, buscam aprofundar a investigação sobre a arrecadação, a destinação e o controle dos valores relacionados às multas, conforme a legislação vigente.
-
Requerimento nº 01/2025: solicita à SMTT comprovação detalhada dos valores arrecadados com a cobrança de multas de trânsito entre 2017 e 2024, especificando mês a mês.
-
Requerimento nº 02/2025: busca informações sobre a utilização desses recursos, exigindo a demonstração de quais contratos administrativos foram contemplados, a justificativa legal e a destinação dos valores em áreas específicas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, como sinalização, fiscalização e educação de trânsito.
-
Requerimento nº 03/2025: solicita que a SMTT informe quem foram os responsáveis por cargos de liderança — como diretorias e coordenadorias das áreas de planejamento, administrativa, financeira, orçamentária e arrecadação — no período de 2017 a 2024, a fim de identificar os gestores dessas funções estratégicas ao longo dos anos para fins de fiscalização e controle administrativo.
-
Requerimento nº 04/2025: exige da SMTT informações sobre a existência de rubricas orçamentárias e de conta bancária exclusiva para a arrecadação das multas.
-
Requerimento nº 05/2025: demanda ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe o envio das contas anuais da SMTT de 2017 a 2024.
-
Requerimento nº 06/2025: solicita à Controladoria-Geral do Município de Aracaju informações sobre a existência de procedimentos internos relacionados às contas anuais da SMTT entre 2017 e 2024, bem como a verificação da correta utilização dos recursos provenientes da cobrança de multas de trânsito nesse período.
O vereador Pastor Diego, autor dos requerimentos, disse que “aprovamos seis requerimentos de extrema importância, que, em sua maioria, solicitam documentos à SMTT. Queremos a comprovação detalhada de como esses recursos foram gastos. Também aprovamos o requerimento para que haja informações sobre os diretores que trabalharam na pasta de 2017 a 2024, para que possamos tirar dúvidas e ter clareza de como esses recursos foram investidos na cidade de Aracaju. O prazo é de 15 dias para que esses documentos sejam apresentados pelo órgão”.
CPI da SMTT inicia sob liderança de Sargento Byron - Estrelas do Mar, que garante imparcialidade na investigação dos recursos de multas
Nesta segunda-feira (18/08), ocorreu a primeira reunião dos responsáveis pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da SMTT, que contou com a aprovação de seis requerimentos. A comissão é presidida pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, que destacou a responsabilidade de estar no cargo. “Temos o compromisso com a transparência, a lisura e a imparcialidade. Agradeço aos colegas e ao presidente Ricardo, que referendou o nosso nome. Nossa ideia é que só façamos juízo de valor a partir da análise dos documentos que chegarem à Casa e não por questões políticas”, pontuou o parlamentar.
O vereador também explicou sobre o funcionamento das reuniões, que serão semanais, às segundas-feiras, a partir das 9h. “Os requerimentos poderão ser apresentados pelos membros, com solicitações de informações sobre como se deram os gastos das multas. Faremos a análise, e cada parlamentar poderá discutir o requerimento por 10 minutos. Depois disso, eles são votados para aprovação ou não. Esses requerimentos também poderão convidar representantes de entes públicos para prestar esclarecimentos, seja na qualidade de testemunha ou de indiciado”, disse. Vale ressaltar que todas as reuniões serão transmitidas pela TV Câmara de Aracaju, no canal 5.3.
Sobre a Comissão
A comissão foi criada a partir do requerimento do vereador Isac Silveira e tem a finalidade de investigar a aplicação de recursos financeiros oriundos de multas de trânsito, que totalizam R$ 135.216.467,35. O valor, acumulado entre 2017 e 2024, será objeto de prestação de contas. A comissão é composta pelo vereador Sgt. Byron, na presidência, com relatoria do vereador Pastor Diego. Os membros são os vereadores Soneca, Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica.
Primeira reunião da CPI do Natal Iluminado ocorrerá nesta terça-feira (19/08)
Sob a liderança do vereador Isac Silveira, a primeira reunião da CPI do Natal Iluminado ocorrerá nesta terça-feira (19/08), às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Os integrantes dessa Comissão são os vereadores Isac Silveira, como presidente, Breno Garibalde, como relator, e os membros Miltinho Dantas, Elber Batalha e Vinicius Porto.
A CPI apura possíveis irregularidades na utilização de recursos públicos, especificamente da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), em Aracaju. O requerimento questiona o uso dos recursos da COSIP para financiar o projeto “Natal Iluminado 2024”, em desacordo com a legislação que restringe a aplicação desses valores à manutenção e à expansão da iluminação pública. O contrato em questão, no valor de R$ 10.028.782,58, é três vezes maior que o gasto registrado no ano anterior.
Tribuna Livre desta terça-feira (19/08) chama a atenção para a necessidade de efetivação dos direitos preconizados no ECA
O espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju recebeu, nesta terça-feira (19/08), o representante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Nikollas Kauã de Jesus Lima. Na oportunidade, o jovem abordou o tema “35 Anos do ECA: A Lei que Nasceu da Luta Popular”, o objetivo foi ressaltar a importância histórica do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de refletir sobre seus avanços e desafios, sob a perspectiva de um adolescente que representa seus pares em instâncias de controle social e formulação de políticas públicas. A solicitação da participação foi realizada por meio do Instituto Braços - Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Sergipe.
Nikollas Kauã iniciou seu discurso fazendo a leitura de um trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que foi sancionado em 13 de julho de 1990, e constitui o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos da criança e do adolescente. “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
O palestrante alertou ainda para o fato de que, apesar de preconizar direitos e garantias na teoria e de ter sido fruto da luta popular de grupos de direitos humanos, mesmo após 35 anos de existência, o que se observa, na prática, é que o ECA ainda não chegou a todos, com uma realidade que infelizmente se apresenta como distante da ideal. “De que adianta uma lei sem efetividade, de que adianta um papel sem o compromisso, de que adianta a política sem ser posta em prática? De que adianta citar o ECA em solenidades e esquecê-lo quando uma criança pobre cai de fome pelo abuso, pela violência e pelo abandono estatal? O que adianta comemorar no discurso e falhar no orçamento? A omissão também mata e violenta.”, questionou lembrando que muitas crianças ainda sofrem com violações de direitos, sem ter a oportunidade de crescer e de existir plenamente.
Nikolllas ainda ressaltou que é necessária a existência de projetos que promovam o empoderamento de crianças e adolescentes, que fortaleçam comitês e conselhos e que façam com que esses sujeitos de direitos não sejam apenas temas de pautas, mas que sejam, de fato, o centro das políticas públicas.
O que disseram os vereadores
O vereador Elber Batalha (PSB) falou sobre a importância de cobrar que as medidas necessárias sejam concretizadas para modificar a realidade de muitas crianças e adolescentes que ainda se encontram desassistidas pelo Poder Público. “Com a ausência de uma política social efetiva e na seguridade da concretização dos direitos das crianças e dos adolescentes, não se espera que não tenhamos uma sociedade violenta, assim como o envolvimento desses jovens que estão em total abandono e com famílias totalmente desestruturadas por falta de recursos, por falta de oportunidades, por vícios dos genitores. Então como esperar que a realidade da família dessa nova geração seja diferente?”, questionou. O parlamentar ainda fez questão de destacar a cobrança em relação ao Poder Executivo para que as políticas de ação social do município e do estado sejam postas em prática, de acordo com o que preconiza o ECA.
O vereador Breno Garibalde (Rede) parabenizou Nikollas pela sua fala e enfatizou a importância de iniciativas como essa. “Muito bom poder ver as políticas sendo construídas por jovens e é disso que a gente precisa. A gente precisa de mais jovens na política e mais engajados, lutando pelos seus direitos. Muitas vezes a gente vê como a cidade não é pensada para os jovens, não é pensada para as crianças, e isso se reflete na violência do dia a dia.”
O vereador Iran Barbosa (PSOL) chamou a atenção para o fato de que não basta ter conquistado o ECA, pois isso não é suficiente. “Se não tivermos compromisso social, político, além de recursos financeiros que promovam, de fato, os direitos que estão colocados lá, isso vira apenas narrativa e retórica na boca de quem não tem compromisso.”
O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) parabenizou Nikollas pelo seu discurso e ressaltou que as garantias presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente são consequência de lutas para que as crianças e adolescentes sejam percebidos, de fato, como sujeitos de direitos. O parlamentar fez questão de dizer que isso não é um favor, e sim fruto das conquistas obtidas. Por fim, Maurício Maravilha ainda pontuou que protocolou na semana passada um projeto de lei que institui no município de Aracaju a Lei do Escudo da Infância, que estabelece medidas de prevenção, enfrentamento e conscientização sobre crimes de pedofilia e sexualização, tema inclusive que tem sido destaque na sociedade brasileira nos últimos dias.
O vereador Fábio Meireles (PDT) reforçou o compromisso que a Casa do Povo possui com as demandas que chegam. “Pode ter certeza, todas as vezes que somos provocados aqui, nós não temos nos furtado de forma nenhuma dentro desta Casa. E eu te digo uma coisa: nós só conseguimos construir com luta, com falas importantes como a sua. A Câmara Municipal de Aracaju não é omissa, ela é atuante, e nós temos dado aqui um bom exemplo.”
Por fim, a vereadora Selma França (PSD) também parabenizou Nikollas pela sua fala e deseja que o exemplo dele seja seguido por outros jovens. “Há muito tempo que não vejo uma fala tão forte como a sua. Que mais jovens tenham você como exemplo para que a gente possa fazer o nosso estado e o nosso país melhor, para que tenhamos crianças mais desenvolvidas e assistidas, tanto pelo Poder Público em geral, como pela sociedade como um todo.”
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço aberto para que representantes de entidades possam se manifestar a respeito de temas de interesse coletivo no plenário da Casa do Povo, ocorrendo sempre às terças-feiras, antes do pequeno expediente.
Sonia Meire destaca luta de professores e projeto de lei de ‘não ao proselitismo religioso nas escolas’
Nesta terça-feira (19), durante o grande expediente, a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para destacar a luta dos professores e professoras do município de Aracaju e também do estado de Sergipe. Na última sexta-feira, dia 15, a parlamentar esteve participando da abertura da Conferência Municipal do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) 2025 e ela reafirmou a defesa dos princípios da educação pública e das melhorias para estudantes e trabalhadores.
“Estive na abertura da conferência do Sindipema, e lá nós declaramos apoio, junto com lideranças sindicais de outros estados, na defesa da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, que estão sendo criminalizados. Também destacamos nosso apoio ao Sindicato do Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe, Sintese, que tem sido criminalizado por ações movidas contra o governo estadual. Lutar não é crime, o papel do sindicato é lutar pelos direitos de tudo que nós defendemos na educação pública. Quem luta não pode ser criminalizado”, disse a vereadora.
Na mesma fala, Sonia Meire também destacou o projeto de lei que protocolou, na Câmara Municipal, que dispõe sobre a vedação ao proselitismo religioso nas escolas da Rede Municipal de Aracaju e assegura o princípio constitucional da laicidade no ambiente escolar. O projeto veda qualquer tipo de proselitismo religioso nos termos do princípio constitucional da laicidade do Estado e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Entende- se por proselitismo religioso a prática de promover ou privilegiar qualquer religião, credo ou culto em detrimento de outros. E também realizar atividades de cunho religioso que induzam ao convencimento de estudantes à adoção de determinada religião, e ainda impedir ou constranger alunos ou servidores em razão de suas convicções religiosas ou ausência delas.
“Durante a conferência do Sindipema, houve uma mesa sobre a questão religiosa nas escolas, foi feito um debate com o pastor Alexandre, que é professor universitário, sobre aquilo que nós também temos discutido aqui na Câmara. E sobre isso, nós apresentamos um projeto contra o proselitismo religioso. Nós somos favoráveis que, em todos os espaços públicos, não exista o privilégio de nenhuma religião em função de outras. E também que se evitem violências que, muitas vezes, acontecem em defesa de uma religião sobre a outra. E nós fizemos esse projeto que, em breve, está sendo debatido aqui na Câmara de Aracaju. É importante esse debate sobre a educação pública e a importância do estado laico, que possa garantir o direito para todas as pessoas, sem nenhum tipo de proselitismo religioso”, finalizou Sonia Meire.
Câmara Municipal de Aracaju aprova sete projetos que fortalecem cultura, direitos sociais e mobilidade urbana
Na pauta desta terça-feira (19/08), a Câmara Municipal de Aracaju, durante a 63ª Sessão Ordinária, aprovou 07 projetos de lei, que abrangem desde temas culturais, até direitos sociais e mobilidade urbana. Confira o que foi aprovado na Casa parlamentar.
Redação final
Entre os projetos, destaca-se o projeto de lei nº 295/2024, que propõe a denominação do Centro Cultural e Festivo “Nilma Silva Dantas, Neinha”, localizado na Praça Paulo Barreto de Menezes, no conjunto Novo Horizonte, bairro Luzia. A iniciativa busca valorizar a memória e contribuição cultural local, honrando uma personalidade significativa. A autoria é do vereador Joaquim da Janelinha.
O vereador Joaquim da Janelinha também aprovou, em redação final, o projeto nº 157/2025, que cria a obrigatoriedade de instalação de lixeiras nos pontos de apresentação de tickets em estabelecimentos comerciais e de serviços com estacionamento que utilizem emissão eletrônica. A medida contribui para a limpeza urbana e o manejo adequado dos resíduos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade no município.
Duas outras propostas do vereador Elber Batalha empenham-se em melhorar a qualidade e a transparência do transporte coletivo municipal. O projeto nº 55/2025 obriga a instalação de placas informativas dentro dos veículos do transporte público, facilitando o acesso a informações para os usuários. Já o projeto nº 120/2025 determina a divulgação pública dos laudos de vistoria e manutenção das frotas de ônibus que circulam em Aracaju, promovendo maior controle social e segurança para os passageiros.
Primeira votação
A pauta traz ainda temas voltados à inclusão social e direitos humanos. O projeto nº 13/2025, de autoria do vereador Elber Batalha, cria o selo “Aju Emprega + Mulher”, que certificará empresas que contratem mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando práticas de equidade e oportunidades para grupos vulneráveis.
As prioridades são para mulheres negras e indígenas; que tenham filhos com até 17 (dezessete) anos de idade; que residam em vilas, favelas ou outras áreas de interesse social; inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); em situação de violência doméstica e familiar; com trajetória de vida nas ruas; e com deficiência ou doença rara.
Voltado à segurança, o projeto nº 68/2025, de autoria do vereador Soneca, institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Furto, Roubo e Receptação de equipamentos como cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores, motores, placas metálicas, lâmpadas de LED, luminárias e placas fotovoltaicas. O projeto visa combater e impedir a comercialização ilegal de materiais obtidos, mediante o estímulo às pessoas físicas e jurídicas no sentido de fornecerem informações ou denúncias de irregularidades que contribuam para a identificação e a apuração de infrações administrativas.
Além disso, o projeto nº 61/2025, de autoria de Anderson de Tuca, denomina a atual rua Projetada no bairro Farolândia , como rua Antônio Carlos de Vasconcelos Lima.
Iran Barbosa defende Democracia e Soberania Nacional no Dia dos Historiadores e Historiadoras
Irregularidades do transporte público em Aracaju são criticadas por vereadora Sonia Meire
A vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o grande expediente nesta terça-feira, dia 19, para criticar e denunciar as irregularidades do transporte público na capital. A parlamentar destacou a falta de qualidade e cuidado com os usuários que utilizam o transporte, principalmente as pessoas com deficiência. Ela apresentou um vídeo de uma usuária cadeirante que utiliza o transporte e que denunciou a chegada de mais quatro ônibus sem acessibilidade.
Realização de eventos esportivos na capital sergipana, críticas à atuação da Iguá e homenagem ao Dia do Historiador marcam o Pequeno Expediente desta terça-feira, 19/08
O Pequeno Expediente desta terça-feira (19/08) teve início com o vereador Anderson de Tuca (União Brasil), que destacou a realização de alguns eventos esportivos no último final de semana, a exemplo do Campeonato Mundial de Beach Tennis. “Um evento gratuito que movimentou todo o estado de Sergipe, com a presença de pessoas de várias nacionalidades, um evento que foi transmitido mundialmente”, ressaltou. O parlamentar ainda citou a vitória do time do Confiança e mais uma vez chamou a atenção para a importância dos recursos das emendas impositivas que têm o intuito de apoiar os times locais. “Por meio das emendas, a gente conseguiu ajudar o nosso time a galgar êxitos maiores, mas os desafios continuam”, pontuou, ao dizer que acredita bastante no poder do turismo de esporte.
O vereador Binho (Podemos) iniciou sua fala parabenizando a mãe do vereador Sargento Byron e a jornalista Magna Santana pelos aniversários e pelas trajetórias de cada uma. O parlamentar também fez questão de agradecer aos mais de 7 mil seguidores que possui no Instagram. “Eu quero agradecer a cada um de vocês que trazem suas reivindicações, os problemas dos seus bairros e das suas ruas, e gostaria de pedir que continuem trazendo as demandas necessárias".
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna para demonstrar sua indignação em relação à prestação de serviços da empresa Iguá e criticou a medida de privatização adotada pelo Governo do Estado. “Geralmente, quando uma empresa é privatizada, isso é feito quando ela é prejudicial para o Estado, quando não é lucrativa. No caso da Deso, ela era a empresa mais lucrativa que o Estado de Sergipe tinha, então a gente tinha problemas de falta de água, de esgoto estourado, mas compreendia que era um problema de gestão. Depois, o governo do Estado adotou a política de concessão e privatização da água e do esgoto, daí a gente chega ao ponto de que, desde que a Iguá assumiu a missão de organizar a água e o saneamento, todo dia há denúncia em todos os veículos sobre falta de água".
O vereador Fábio Meireles (PDT) exibiu um vídeo em que denuncia que moradores do entorno da Praça do Loteamento Isabel Martins, no bairro Soledade, estão realizando a limpeza e a manutenção do local — uma demanda que cabe aos órgãos competentes da prefeitura. O parlamentar fez um pedido ao representante da Emsurb, Hugo Esoj: “Gostaria de solicitar ao presidente Hugo que envie, por gentileza, uma equipe, porque as mulheres se juntaram e fizeram a limpeza, mas essas mesmas pessoas não conseguem fazer a poda das árvores. Uma praça que foi entregue à população precisa de manutenção.” Em seguida, o parlamentar exibiu um documento em que enfatiza que o Tesouro Nacional ainda não respondeu positivamente para que a Prefeitura de Aracaju possa empenhar e comprar os ônibus que irão circular na cidade.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) fez uma homenagem ao Dia do Historiador e destacou a necessidade da defesa da democracia, da soberania nacional e da resistência contra qualquer tentativa de silenciar o passado para controlar o futuro. “Celebrar o Dia do Historiador é também assumir um compromisso com todas essas pautas. Um historiador merece ser homenageado por conta da sua atuação, que é fundamental na construção, na preservação e na interpretação da memória coletiva. É importante que a história nunca seja esquecida para que possamos conhecer a caminhada que nos trouxe até aqui e, evidentemente, tirar lições dessa trajetória".
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) ressaltou a realização do Campeonato de Beach Tennis, realizado na praia da Cinelândia, e lembrou da importância do apoio das emendas impositivas para fortalecer o esporte local. “Foi um sistema que tivemos de correr atrás, o vereador Anderson de Tuca cobrou da gente, vamos ajudar, é um evento mundial, vai gerar turismo e movimentar a renda".
O parlamentar também citou o agradecimento do time do Confiança pelas emendas impositivas, lembrando de um depoimento do presidente do clube que destacou o papel fundamental desses recursos para melhorias na instituição e, consequentemente, no desempenho durante as partidas. “Como vereador, fiquei muito feliz em saber que nossas emendas estão gerando emprego e renda, movimentando a nossa cidade.” Por fim, Joaquim da Janelinha agradeceu à Emsurb pela providência de realizar uma feira livre, já em processo de licitação, para contemplar os moradores da Areia Branca e do 17 de Março.
Vereadores de Aracaju debatem saúde, transporte e meio ambiente no Grande Expediente desta terça-feira, 19
Na manhã desta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Aracaju realizou a 63ª Sessão Ordinária, marcada por discursos firmes, denúncias e anúncios que movimentaram o Grande Expediente. Os parlamentares discutiram desde avanços na saúde e inclusão social até problemas estruturais que afetam diretamente o cotidiano da população.
Pastor Diego destaca leis de saúde e CPI da SMTT
O vereador Pastor Diego (União Brasil) iniciou sua fala relembrando a audiência pública realizada no último dia 14, que abordou as doenças neuroimunológicas. Segundo ele, a aplicação das leis municipais voltadas a essas enfermidades é essencial para garantir tratamento adequado e apoio às famílias.
Em seguida, o parlamentar ressaltou a relevância da CPI da SMTT, instalada para investigar a arrecadação de multas de trânsito e a destinação de mais de R$ 135 milhões entre 2017 e 2024.
Diego também criticou a investigação do STF contra o pastor Silas Malafaia, classificando o caso como “injustiça” e defendendo a liberdade de expressão.
Na área social, comemorou a assinatura da ordem de serviço para a construção do CREAS Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa, com investimento de R$ 1,3 milhão, fruto de emenda parlamentar. O prazo de execução é de 365 dias.
Ele ainda destacou ações de inclusão, como a emissão de carteirinhas de passe livre para pessoas com deficiência pela SMTT e o projeto “Visão Solidária”, da SEMED, que distribui óculos para crianças de baixa renda.
Professora Sônia Meire cobra direitos trabalhistas e critica transporte público
A vereadora Professora Sônia Meire (PSOL) lamentou não ter participado, por questões de saúde familiar, da votação da moção de apelo ao Congresso Nacional em defesa da redução da jornada de trabalho 6x1. A proposta foi rejeitada após parte dos vereadores votarem contra.
“Essa redução é fundamental para que os trabalhadores tenham mais tempo para cuidar da saúde e da família. É questão de dignidade”, afirmou indignada.
Sônia também relatou sua participação em evento do Sindicato dos Profissionais de Ensino de Aracaju (SIMDIPEMA), no qual reafirmou apoio aos educadores e ao SINTESE, ressaltando que “lutar não é crime”.
No plenário, apresentou um projeto contra o proselitismo religioso, defendeu os direitos de pessoas com deficiência no transporte público e criticou as falas do vice-prefeito Ricardo Marques e da prefeita sobre a estrutura dos consórcios do transporte coletivo. Ela ainda denunciou o aumento de R$ 1,50 no subsídio do transporte, feito sem aprovação da Câmara.
Ricardo Vasconcelos denuncia crime ambiental em Aracaju
Já o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD) voltou suas atenções para problemas de infraestrutura e meio ambiente. Mostrando vídeos das tubulações nos bairros Jardins e Grageru, chamou atenção para a precariedade da rede. Apesar disso, elogiou o uso de novas tecnologias pela Prefeitura, como câmeras de inspeção em bueiros, que permitem identificar falhas antes de acidentes.
O parlamentar fez um alerta contundente sobre o despejo de esgoto em canais, rios e manguezais, prática que, segundo ele, vem comprometendo a pesca artesanal e a sobrevivência de diversas famílias.
“É um crime ambiental que destrói a cata do aratu, do siri e do caranguejo. Precisamos agir com firmeza”, denunciou. Ricardo cobrou providências da Iguá, da Sema, da Adema e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Sua fala recebeu o apoio da maioria dos colegas.
Levi Oliveira solicita ações urgentes contra alagamentos e falta de saneamento em bairros da capital
O Jardim Petrópolis, no bairro Santo Antônio, enfrenta sérios problemas de pavimentação e saneamento básico, situação que tem motivado os moradores a cobrarem melhorias. Durante visita à comunidade, o vereador Levi Oliveira (PP) constatou de perto as dificuldades e apresentou uma indicação à Prefeitura de Aracaju e à Emurb, solicitando ações urgentes para atender às necessidades da população.
Há anos, a ausência de infraestrutura compromete a vida dos moradores da localidade, trazendo prejuízos à mobilidade, favorecendo a proliferação de doenças e reduzindo a qualidade de vida. Com sua solicitação, Levi Oliveira busca assegurar dignidade e segurança aos moradores.
Em mais uma visita aos bairros da capital, desta vez ao Marivan, o vereador acompanhou os problemas enfrentados pelos moradores do Recanto dos Cajueiros, que convivem com alagamentos frequentes, acúmulo de lama em períodos chuvosos e a falta de saneamento básico. Diante da situação, solicitou a realização do asfaltamento completo do local, bem como a implantação de rede de saneamento.
De acordo com o parlamentar, são 15 ruas no Recanto dos Cajueiros que, há 20 anos, permanecem sem acesso a serviços essenciais. "Durante esse longo período, os moradores têm convivido com condições precárias de infraestrutura, enfrentando lama e dificuldades de mobilidade, principalmente nos períodos chuvosos. A realização dessas obras é um antigo sonho da comunidade, e estaremos ajudando na sua concretização", afirmou.
Ainda, solicitou à Emurb a realização de um estudo técnico para buscar soluções definitivas para as enchentes na rua Novo Paraíso, no bairro Santa Maria. A via é mais um ponto da capital que sofre com alagamentos recorrentes durante o período chuvoso, chegando a provocar a invasão de água nas residências.
"Para evitar perdas materiais e maiores danos, os moradores, de forma improvisada, precisam utilizar baldes e outros meios manuais para retirar a água. Por isso, peço a realização de uma análise técnica para implantação de medidas de drenagem, escoamento e contenção das águas pluviais. Precisamos garantir uma vida digna para a população", declarou.
Fábio Meireles (PDT) apela à EMSURB para limpeza de praça pública no bairro Soledade
O vereador Fábio Meireles (PDT) usou a tribuna nesta terça-feira, 19 de agosto, para apelar à Prefeitura de Aracaju, por meio da EMSURB – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, que realize a limpeza e a manutenção da Praça Izabel Martins, no bairro Soledade.
Com base em um vídeo enviado por um morador, o parlamentar exibiu aos colegas da Casa Legislativa a situação da praça, onde a população precisou organizar um mutirão para realizar a limpeza.
No registro, o cidadão afirma: “a praça é muito bonita, mas está abandonada pelos órgãos públicos e infelizmente os moradores da localidade estão fazendo a limpeza diariamente e recolhendo o lixo, a Prefeitura de Aracaju não coloca equipe aqui para fazer a manutenção”, explicou.
O morador prossegue alertando que a grama da praça hoje está verdinha, devido ao inverno, “mas quando chegar o verão será que essa grama vai ficar desse jeito? Eu acredito que não e a gente sabe que a Prefeitura de Aracaju é a responsável por cuidar, mas a praça infelizmente está abandonada. Os moradores deixam de fazer as tarefas dos lares para realizar o serviço que cabe à Prefeitura”, afirmou indignado.
Na tribuna, o vereador solicitou ao presidente da EMSURB, Hugo Esog, a limpeza da praça, destacando que as mulheres da comunidade já se juntaram para realizar o serviço, mas não conseguem fazer a poda das árvores.
“Venho pedir encarecidamente ao presidente Hugo Esog para que possa enviar uma equipe para realizar a limpeza da Praça Izabel Martins, no Loteamento Izabel Martins, bairro Soledade. A praça foi entregue em 2024, um sonho dos moradores, uma maravilha para a população, mas é preciso ter manutenção e capinagem”, frisou o vereador.
Vereador Joaquim da Janelinha destaca importância das emendas impositivas para o esporte, a saúde e a geração de renda em Aracaju
Durante a sessão desta terça-feira (19), o vereador Joaquim da Janelinha utilizou o Pequeno Expediente para parabenizar a organização do BT 200, realizado na praia da Cinelândia, evento internacional de beach tennis que transformou Aracaju na capital mundial da modalidade no último fim de semana.
“Foi uma grande organização, que só foi possível graças às nossas emendas impositivas e também ao apoio da Prefeitura, pela liberação dessas emendas. O vereador Anderson de Tuca nos cobrou: ‘Gente, vamos ajudar! É um evento mundial, vai gerar turismo, vai gerar renda’. E de fato, foi belíssima a organização”, destacou Joaquim.
O parlamentar também parabenizou o Confiança, que no último domingo exibiu uma faixa em agradecimento às emendas parlamentares destinadas ao clube. “O presidente esteve aqui nesta Casa e reforçou a importância dessas emendas. Minha irmã, que esteve na final do BT 200, se emocionou ao ver a placa com meu nome e me disse: ‘Joaquim, você destinou emenda aqui também? Porque o evento está belíssimo!’”, contou.
Joaquim ressaltou que a destinação das emendas vai além do esporte, alcançando também a saúde. “Alguns perguntam: ‘Por que não destinou para a saúde?’. O que muitos não sabem é que metade das emendas já é, obrigatoriamente, voltada para a saúde. Eu mesmo destinei recursos para o HUSE, o Hospital de Cirurgia, o Santa Isabel e o São José”, lembrou.
Além do destaque para o BT 200, o vereador registrou agradecimentos ao presidente da EMSURB, Hugo Esoj, e ao diretor da DIREPA, Bertulino Menezes, por atenderem demandas da comunidade. Segundo Joaquim, já estão em processo de licitação as feiras livres do 17 de Março e do Areia Branca, uma conquista importante para os moradores que hoje precisam se deslocar até a feira do Santa Maria.
Outro ponto celebrado foi o sucesso do 4º Forró do Seo Firmino, realizado no último sábado (16), no bairro São Conrado, com apoio da Prefeitura de Aracaju. “Agradeço à EMSURB, SMTT, SEMA, Guarda Municipal e a todos que colaboraram para esse grande evento. Sem essa parceria, não seria possível”, afirmou.
Por fim, Joaquim anunciou a próxima festa: o 4º Forró do Carioca, que será realizado no dia 6 de setembro, véspera de feriado, no bairro Paraíso do Sul.
“Fico muito feliz em ver que nossas emendas, além de fortalecerem o esporte e a saúde, também estão movimentando nossa cidade, gerando emprego e renda para a população”, concluiu.
Fábio Meireles: "Aracaju continua sem aval do Tesouro Nacional para compra de ônibus elétricos"
O vereador Fábio Meireles (PDT), em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (19), exibiu no telão um documento da Secretaria do Tesouro Nacional.
“O documento demonstra que ainda está em análise, ou seja, a Secretaria do Tesouro Nacional ainda não respondeu positivamente para que a Prefeitura de Aracaju possa empenhar e comprar os ônibus elétricos, muito embora nós já soubéssemos que a Prefeitura de Aracaju, de uma forma errônea, empenhou, fez o contrato dos ônibus que já circularam e rodaram”, disse.
Fábio recordou os últimos acontecimentos envolvendo o Tribunal de Contas de Sergipe. “Sobre essa situação dos ônibus foi muito triste nós acompanharmos o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe trazer tantos elogios à Prefeitura de Aracaju, mas elogios merecidos. O conselheiro do Tribunal, José Carlos Felizola, chamou de vil a forma de agir, já a conselheira Susana Azevedo disse que entrava em contato com os blogueiros para dizer que não era verdade que o Tribunal era culpado pela retirada dos ônibus das ruas e, mesmo assim, continuava a se propagar as inverdades, mentiras e injustiças”, atentou.
“Está aí a resposta da Secretaria do Tesouro Nacional, nós fomos ontem visualizar este documento e ainda não se tem uma resposta positiva. Aracaju não tem o aval do Tesouro Nacional ainda para que possa contratar, empenhar os ônibus, muito embora Aracaju já tenha realizado tudo isso”, lamentou o parlamentar.
Câmara de Vereadores aprova requerimentos de documentos e informações na primeira reunião da CPI do Natal Iluminado 2024
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na tarde desta terça-feira, a reunião de abertura dos trabalhos da CPI do Natal Iluminado. Foram discutidos e aprovados 4 requerimentos de autoria do vereador e relator da comissão, Breno Garibalde (Rede).
A CPI investiga possíveis irregularidades na utilização de recursos públicos no valor de R$ 10.028.782,58 para a decoração natalina de Aracaju em 2024. O montante é três vezes maior que o gasto no ano anterior.
A reunião foi aberta pelo relator com a leitura do ato constitutivo da Comissão de Inquérito Parlamentar e do requerimento original com a motivação da instauração. Em seguida, o vereador Isac Silveira, presidente da comissão, falou sobre a legalidade da criação da CPI.
“Nós estamos cumprindo um papel mais do que legítimo e que deveria ser comum nos parlamentos. A comissão parlamentar de inquérito é um instrumento da minoria previsto e assegurado na Constituição Federal. É um instrumento temporário e a ideia não é criminalizar nem prejudicar a carreira política de nenhum gestor público. Por isso, essa comissão tem a participação de diversos partidos da oposição e da situação. Portanto, eu creio que faremos um trabalho correto e justo para produzir um relatório que poderá ir ou não a outras instituições, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, a depender da votação”.
O vereador Vinícius Porto (PDT) levantou questões sobre o cumprimento do Regimento Interno e questionou os membros da comissão se houve assinatura de um terço dos parlamentares da CMA para a instauração da CPI.
“Fiquei assustado quando vi que não participei de nenhuma reunião, de nenhum debate, e através da imprensa soube que o relator seria o vereador Isac e Breno. Quem tem que discutir isso somos nós, os membros da comissão. O nosso Regimento é omisso a isso, mas, por analogia, no Congresso Nacional está claro no Regimento do Senado Federal que os membros serão designados considerando a proporcionalidade dos partidos e, na primeira reunião, deve ser discutido quem será o presidente, vice e relator. E outra questão: para que possamos criar uma CPI é necessário a assinatura de um terço dos vereadores ou se houve apenas rubrica. Se nós tivermos um terço, é possível que possamos dar continuidade”.
O vereador Elber Batalha rebateu as afirmações de Vinícius Porto. “Eu discordo do vereador Vinícius porque minha assinatura é minha rubrica. Inclusive nos meus documentos oficiais”. O vereador Isac corroborou a fala de Elber e não acolheu a reclamação. “Se eu posso assinar documentos oficiais como uma carteira de identidade, é óbvio que posso assinar projetos de lei, inclusive uma CPI, com uma rubrica.”
Requerimentos Aprovados
Foram apresentados e aprovados quatro requerimentos de documentos e informações, todos de autoria do vereador Breno Garibalde e relativos ao Contrato nº 54/2024, celebrado entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a empresa Vasconcelos e Santos Ltda., no valor de R$ 10.028.782,58, destinados à decoração natalina de 2024, com recursos provenientes da COSIP.
Requerimento nº 1/2025
Solicitou à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) os seguintes documentos e informações:
● Cópia integral do Contrato nº 54/2024;
●Cópia do processo da inexigibilidade de licitação e parecer jurídico que fundamentou essa inexigibilidade de licitação;
● Cópia do plano de trabalho detalhado em que foram instaladas as iluminações contratadas;
●Cópia das notas fiscais, transferências bancárias e demais comprovantes bancários de pagamento do Contrato nº 54/2024 realizados pela EMSURB à empresa Vasconcelos e Santos Ltda, objetivando posterior quebra de sigilo bancário;
● Cópia da nomeação de todos os servidores da Comissão de Licitação da Emsurb bem como dos fiscais do aludido contrato que atuaram e ainda atuam nos anos de 2024 e 2025;
● Cópia de toda a documentação da empresa Vasconcelos e Santos Ltda, bem como de seus sócios, representantes legais e prepostos
● Cópia de auditorias ou pedidos externados pela Controladoria Geral do Município de Aracaju referente ao Contrato nº 54/2024;
● Documento informando os valores retidos do Contrato nº 54/2024 com as suas respectivas justificativas.
Requerimento nº 2/2025
Solicita à Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) os seguintes documentos e informações:
● Cópia das transferências financeiras realizadas entre a Secretaria Municipal da Fazenda e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos para pagamento do Contrato nº 54/2024, informando a fonte de recurso;
● Cópia dos saldos bancários e demais documentações pertinentes à arrecadação e despesas realizadas com os recursos da COSIP nos anos de 2024 e 2025;
● Cópia dos extratos bancários da conta vinculada a recursos arrecadados pela COSIP nos anos de 2024 e 2025
Requerimento nº 3/2025 demandou os seguintes documentos e informações à Controladoria-Geral do Município (CGM):
● Cópia da documentação pertinente a pedido de auditoria do Contrato nº 54/2024;
●Se ocorreu alguma deliberação da CGM pertinente a impedimento de liquidação e pagamento do Contrato nº 54/2024 motivado pela CGM e, em caso positivo, que seja remetida cópia da documentação;
● Se os órgãos envolvidos no pagamento do Contrato nº 54/2024 – EMSURB e SEMFAZ – obedeceram às determinações emanadas da CGM quanto a vedação e impedimento de pagamento do ventilado Contrato;
● Se a CGM realizou alguma informação ao egrégio Tribunal de Contas do Estado de Sergipe sobre os pagamentos realizados pela EMSURB referente ao Contrato nº 54/2024 e, em caso afirmativo, que seja encaminhada cópia da documentação.
Requerimento nº 4/2025, solicitou os seguintes documentos à Secretaria Municipal do Turismo (SETUR):
● Cópia do Termo de Fomento 0002/2024, que dispõe sobre o “NATAL ILUMINADO NOS CENTROS”;
● Cópia do processo da Inexigibilidade de Licitação 0007/2024, e parecer jurídico que fundamentou essa iniciativa;
● Cópia das transferências financeiras realizadas entre a Secretaria Municipal do Turismo e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL Aracaju) para pagamento do Termo de Fomento 0002/2024 informando, inclusive, a fonte do recurso;
● Cópia da nomeação dos fiscais da aludida inexigibilidade que atuaram no processo;
● Cópia do plano de trabalho detalhado.
Próxima Reunião
Na próxima terça-feira (26/08), os integrantes da CPI do Natal Iluminado 2024 voltam a se reunir às 14h no plenário da Câmara Municipal de Aracaju para dar andamento aos trabalhos da comissão.
Câmara Municipal de Aracaju entrega títulos póstumos de cidadania a João Goulart e Leonel Brizola
Na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, será realizada uma Sessão Solene histórica na Câmara Municipal de Aracaju, com a entrega do título de cidadania póstuma em homenagem a duas figuras relevantes na política nacional: o ex-presidente João Belchior Goulart e Leonel de Moura Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
A cerimônia será realizada às 16h, no plenário da CMA. Familiares dos homenageados comparecerão para receber as honrarias.
Reparação Histórica
Os títulos de cidadania, originalmente, foram autorizados por meio dos Decretos nº 05, de 24/10/1960, e nº 2, de 19/10/1961. No entanto, ambos foram revogados, em 1964, pela ditadura militar, sob a justificativa de que os agraciados haviam perdido seus direitos políticos. Em 1995, passados 31 anos da revogação dos atos, o então vereador Sergio Bezerra apresentou propositura visando à restituição dos títulos de cidadania. Ainda nesse ano, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou as Resoluções nº 26 e nº 37, restituindo a João Goulart e Leonel Brizola a homenagem.
Vereador Isac participa da 4ª Cavalgada dos Vaqueiros Atualizados, que reuniu milhares de cavaleiros e amazonas em Aracaju
A Orlinha do bairro Industrial viveu uma tarde histórica neste domingo (17) com a realização da 4ª Cavalgada do Grupo Vaqueiros Atualizados, um evento que reuniu milhares de cavaleiros e amazonas e grande público em clima de tradição, amizade e celebração cultural. A festa foi uma realização da Associação Imprensa FM e consolidou-se como uma das maiores manifestações populares da capital sergipana.
O vereador Isac Silveira, que foi um dos grandes apoiadores para a realização do evento, esteve presente durante todo o percurso e também no show que encerrou a programação. A cavalgada percorreu ruas de bairros como Industrial e Siqueira Campos, levando alegria por onde passava. Durante o trajeto, o cantor Marcelinho Kara Nova embalou os participantes com muito forró e entoadas, tornando a caminhada ainda mais animada.
Já na Orlinha do bairro Industrial, o público conferiu uma programação especial de shows com Elisson Leite, Luiz Brunno, Samuel Silva, Baú das Antigas e Zuerões do Forró, que garantiram música e dança até o anoitecer.
Outro ponto de destaque foi a participação dos comerciantes locais, que puderam expor e vender seus produtos, fortalecendo a economia da região. Uma iniciativa que reflete o caráter solidário e inclusivo do grupo Vaqueiros Atualizados.
Em sua fala, o vereador Isac Silveira ressaltou a importância da união, da valorização cultural e do cuidado com os animais, fundamentais para a realização da festa:
“Tudo isso só acontece com união, amizade e respeito. Primeiro, pelos animais, que são a alma de uma cavalgada. Agradeço a Deus, ao nosso líder André Moura, à prefeita Emilia Correa, à deputada federal Yandra Moura, ao deputado estadual Marcelo Sobral e, claro, ao Grupo Vaqueiros Atualizados. Na minha avaliação, com toda humildade, essa foi a maior cavalgada que já acompanhei em Aracaju.”
Com a presença de grupos de cavaleiros de várias regiões, a 4ª Cavalgada dos Vaqueiros Atualizados entrou para a história como um grande encontro de cultura, tradição e valorização das raízes nordestinas em Aracaju.
Ricardo Vasconcelos cobra ações contra alagamentos e ligações clandestinas de esgoto em Aracaju
Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã dessa terça-feira, 19/8, o presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), voltou a chamar a atenção para os problemas causados pela falta de infraestrutura adequada na capital, destacando os constantes alagamentos e o despejo irregular de esgoto em rios e manguezais.
O parlamentar apresentou vídeos e imagens de um caminhão equipado com câmeras e bombas de sucção, adquirido recentemente pela Prefeitura, e destacou a importância do uso da tecnologia para minimizar os impactos das chuvas.
“Basta cair uma chuvazinha de 10 milímetros para tudo alagar. Eu cobro isso desde 2023, e muita gente dizia que eu era chato. Mas quem quer viver numa cidade em que não pode chover 20 minutos porque o trânsito para e as casas são invadidas?”, questionou.
Ricardo ressaltou que bairros da Zona de Expansão, como Selva, Mosqueiro, Cameleira e Azenza ainda não possuem drenagem adequada, o que faz com que famílias percam móveis e eletrodomésticos todos os anos com as enchentes. O vereador também lembrou que, em episódios que afetaram áreas nobres da capital, medidas emergenciais foram tomadas de forma mais rápida.
Apesar das críticas, o presidente da CMA elogiou a prefeita Emília Corrêa pela adoção de novas medidas: “Parabéns, prefeita Emília, Sérgio, Diego e toda a equipe da EMURB que está tentando fazer diferente e ajudar a resolver os problemas da nossa cidade. Eu espero que a tecnologia seja bem utilizada para dar resultados reais à população”.
Esgotamento sanitário e danos ambientais
Ricardo Vasconcelos também fez um alerta sobre as ligações clandestinas de esgoto despejado diretamente em canais, manguezais e rios de Aracaju. O parlamentar citou bairros como Soledade, Bugio, Jardins, São Conrado, Coroa do Meio e Augusto Franco onde a situação é recorrente.
“Todo mundo já sabe que esgoto tem chumbo, mercúrio e tantos outros poluentes. Aí você passa no canal da 13 de Julho, num dia de sol, sem chover há dez dias, e está lá caindo esgoto. Isso não é água da chuva. Isso é crime ambiental”, afirmou.
Para o vereador, a solução passa por medidas mais duras: “O que precisa ser feito é concretar tudinho. Que o esgoto volte para a casa de quem fez ligação clandestina. O povo humilde não pode pagar o preço da irresponsabilidade de alguns que não têm compromisso com o meio ambiente”.
Ricardo convidou órgãos de fiscalização e controle, como a IGUÁ, a SEMA, ADEMA e os Ministérios Públicos Estadual e Federal, para atuarem de forma mais firme no combate a essas irregularidades. Ele também cobrou atuação da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.
“Não é só discurso. Eu mesmo já filmei e denunciei nas redes sociais. É inadmissível que ano após ano a gente faça vista grossa para esse problema. Estamos acabando com a pesca, com a coleta de caranguejo e siri, e destruindo nossa fauna aquática. Esse parlamento não pode se conformar”, reforçou.
O vereador concluiu pedindo união dos colegas parlamentares e ações efetivas do Executivo: “Qualidade de vida é compromisso com o futuro, com as próximas gerações. Cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso povo. O que queremos é solução”.
Sonia Meire destaca ‘1º seminário de ações afirmativas Tereza de Benguela’ na UFS
Nesta quarta-feira, dia 20, a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o pequeno expediente, para destacar o 1º Seminário de Ações Afirmativas, Tereza Benguela, que aconteceu na Universidade Federal de Sergipe (UFS) no dia de ontem (19). A parlamentar esteve na entidade participando de evento e parabenizou a coordenadora Tereza Martins, e também o reitor e a vice-reitora da universidade.
Vereadores de Aracaju debatem Segurança Viária, Educação, Liberdade de Expressão e Políticas Públicas no Pequeno Expediente
A Câmara Municipal de Aracaju realizou, nesta quarta-feira (20), um Pequeno Expediente movimentado, em que os vereadores trouxeram à tribuna temas que vão da segurança viária em rotas escolares até denúncias sobre a demora na aquisição de ônibus elétricos.
Segurança viária em áreas escolares
O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) chamou a atenção para os riscos de acidentes em frente ao Ateneu Sergipense, no bairro São José. Segundo ele, a má localização das faixas de pedestres compromete o fluxo de veículos e ameaça a segurança de estudantes e pedestres.
Para enfrentar o problema, o parlamentar já entrou em contato com a SMTT e sugeriu medidas como:
-
criação de rotas escolares seguras;
-
reforço na sinalização vertical e horizontal;
-
ajuste no tempo dos semáforos;
-
implantação de Zonas 30 no entorno das escolas, limitando a velocidade a 30 km/h.
Liberdade de expressão em debate
O vice-presidente da Câmara, Pastor Diego (União Brasil), voltou a criticar o andamento do inquérito contra o pastor Silas Malafaia. Ele se disse indignado com o vazamento de informações que deveriam ser sigilosas e afirmou que as acusações contra o líder religioso configuram “negação do direito constitucional à liberdade de expressão”.
Inclusão e demandas da população
A vereadora Sonia Meire (PSOL) parabenizou a UFS pela realização do 1º Seminário de Ações Afirmativas, coordenado pela professora Tereza Martins. Segundo Sonia, o encontro reforça a luta pela universalização do acesso ao ensino superior como direito constitucional.
Em sua fala, a parlamentar também relatou visitas a bairros da capital, como o Lamarão, onde identificou problemas de saneamento básico e falta de acessibilidade em vias importantes, como a Euclides Figueiredo e a Visconde de Maracaju.
Infraestrutura urbana
O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) cobrou da Emsurb e da Emurb ações emergenciais de limpeza e obras de infraestrutura no bairro 17 de Março.
Transporte coletivo: cadê os ônibus elétricos?
O vereador Fábio Meireles (PDT) denunciou a falta de explicações mais claras sobre o processo de aquisição de ônibus elétricos para Aracaju. Segundo ele, “até hoje, Aracaju não tem o aval da Secretaria do Tesouro Nacional para a aquisição desses ônibus”.
Cultura e juventude
O vereador Iran Barbosa (PSOL) prestou homenagem a Mãe Marizete Silva Lessa, que completou 95 anos de vida e 85 anos de iniciação religiosa na tradição Oyá Matamba. Segundo Iran, a ialorixá é símbolo de resistência, preservando a memória, cultura e espiritualidade dos povos de matriz africana.
O parlamentar também solicitou apoio dos colegas para a aprovação do requerimento que prevê a realização de uma Audiência Pública sobre juventudes e políticas públicas em Aracaju, no próximo 26 de agosto. “Nosso objetivo é discutir ações voltadas à população juvenil e fortalecer o protagonismo dos jovens na cidade”, destacou.
Fiscalização da vereadora Sonia Meire no lamarão identifica problemas no bairro
Na última segunda-feira, dia 18, a vereadora Sonia Meire (PSOL) esteve no bairro Lamarão, na zona norte da cidade de Aracaju, fiscalizando escolas municipais e identificando problemas de infraestrutura do local. E durante o pequeno expediente, nesta quarta-feira (20), a parlamentar do PSOL utilizou a tribuna na Câmara Municipal de Aracaju para destacar a visita e o que encontrou nas unidades educacionais e nas ruas.
Câmara Municipal de Aracaju aprova, em segunda discussão, a prestação de serviços fisioterapêuticos gratuitos para pacientes submetidas a cirurgias de câncer de mama
A Câmara Municipal de Aracaju apreciou 10 proposituras durante a 64ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (20/08). Ao todo, foram 08 projetos de lei e 02 requerimentos. Confira o que foi aprovado na Casa Legislativa.
Projetos de lei
O projeto de lei nº 17/2025, de autoria da vereadora Professora Sonia Meire (PSOL), dispõe sobre princípios e diretrizes para a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a defesa da conservação e uso sustentável dos manguezais no âmbito do município de Aracaju. O projeto foi aprovado em segunda discussão e agora segue para redação final.
O projeto de lei nº 20/2025, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), garante a prestação de serviços fisioterapêuticos gratuitos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Aracaju, para pacientes submetidas a cirurgias relacionadas ao câncer de mama.
De acordo com o documento, as mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de tratamento cirúrgico do câncer de mama, têm direito à cirurgia plástica reconstrutiva e ao tratamento fisioterapêutico, quando indicado pelo médico assistente, para reabilitação e prevenção de complicações pós-cirúrgicas, nos termos da Lei Federal nº 9.797/1999.
O projeto ainda dispõe que o tratamento fisioterapêutico incluirá medidas como reabilitação da mobilidade e funcionalidade da região afetada pela cirurgia, prevenção de linfedema e outras complicações pós-operatórias, tratamento da dor e disfunções musculoesqueléticas, bem como orientações sobre o autocuidado e adaptação ao novo corpo e atendimento psicológico relacionado à adaptação emocional ao processo cirúrgico. O projeto foi aprovado em segunda discussão e segue para a redação final.
Também de autoria do vereador Elber Batalha, o projeto de lei nº 212/2024 dispõe sobre a garantia de acessibilidade comunicativa à mulher com deficiência auditiva e/ou visual, vítima de violência doméstica e familiar, na cidade de Aracaju.
Dentre os parâmetros previstos, o documento destaca a noção de acessibilidade comunicativa, que possibilita a condição de alcance para utilização dos serviços de atendimento à mulher em situação de violência por meio da comunicação, o que abrange a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, além da linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizados, os meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, incluindo as tecnologias da informação e das comunicações.
O projeto ainda prevê que os serviços de atendimento à mulher em situação de violência poderão ser prestados por meio telemático, desde que sejam possíveis de serem realizados e não obstem o atendimento presencial ou o amplo acesso ao atendimento da mulher vítima de violência doméstica e familiar. O projeto foi aprovado em primeira discussão e segue para a segunda discussão.
Outros dois projetos de lei de autoria do vereador Elber Batalha também foram aprovados nesta quarta-feira. Um deles, o de nº 214/2024, institui a Política Municipal de Atendimento às pessoas Egressas e seus Familiares.
Já o projeto de nº 49/2025 dispõe sobre a Política Municipal de Proteção Integral às Pessoas com Doença Celíaca. O projeto foi aprovado em primeira discussão e segue para a segunda discussão.
De autoria do vereador Miltinho Dantas (PSD), o projeto de lei nº 5/2025 dispõe sobre a vacinação domiciliar das pessoas com autismo no âmbito do município de Aracaju. O projeto foi aprovado em primeira discussão e segue para a segunda discussão.
O projeto de lei nº 141/2025, de autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), denomina Rua Dr. José Arnaldo Vasconcelos Palmeira a atual Rua N, no Loteamento Praia do Refúgio, localizado no bairro São José dos Náufragos.
Também de autoria do vereador Breno Garibalde, o projeto de lei nº 151/2025 denomina Rua Dra. Amélia Maria Torres Aguiar a atual Rua F, no Loteamento Praia do Refúgio, no bairro São José dos Náufragos. O projeto foi aprovado em primeira discussão e agora segue para a segunda discussão.
Requerimentos
O requerimento de nº 307/2025, de autoria do vereador Levi Oliveira (PP), solicita a realização de audiência pública, no dia 09 de setembro de 2025, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, sobre o papel do administrador no desenvolvimento econômico, social e na gestão pública e privada. O requerimento foi aprovado por meio de votação única.
Já o requerimento de nº 319/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa (PSOL), solicita a realização de uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, no dia 26 de agosto, às 15 horas, com o tema: Juventudes e Políticas Públicas em Aracaju. O requerimento também foi aprovado por meio de votação única.
Câmara de Aracaju firma parceria com Ministério Público para exibição do projeto “Saúde em Cores”
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e o Ministério Público de Sergipe (MPSE) assinaram, nesta quarta-feira (20), um termo de cooperação técnica para a veiculação do projeto “Saúde em Cores” na programação da TV Câmara Aracaju. A iniciativa prevê a exibição mensal de vídeos educativos produzidos pelo MP, abordando temas relacionados à saúde pública e à promoção da qualidade de vida.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), destacou a relevância da parceria.“A TV Câmara é aberta e tem abrangência em todo o estado, por isso tem condições de levar para mais pessoas essas informações que são de interesse público. O MPSE e a Câmara são duas instituições que se complementam no sentido de promover o direito à saúde e resguardar os interesses da sociedade”, ressaltou.
Para o procurador-geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior, a união entre as instituições fortalece o alcance das ações do Ministério Público. “Esse acordo vai ajudar a divulgar o projeto ‘Saúde em Cores’, que tem como objetivo sensibilizar a população em torno da nossa saúde, levando conhecimento para quem mais precisa. Isso demonstra a força e o potencial da união entre as instituições”, afirmou.
O coordenador-geral do MPSE, Carlos Augusto Alcântara Machado, ressaltou a importância da disseminação de informações como forma de prevenção de doenças. “O Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Saúde é um organismo interno vinculado à Coordenadoria-Geral do MPSE, que tem como dever institucional trabalhar para implantar os direitos fundamentais da saúde. E nada como a divulgação da prevenção aos danos que podem acontecer em relação às comorbidades sociais”, explicou.
Já a promotora de Justiça e diretora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Saúde, Alessandra Pedral de Santana Suzart, destacou que a proposta foi pensada para atender às demandas mais urgentes da sociedade. “A cada mês, vamos trazer um tema específico, que pode ir desde a prevenção de doenças até orientações sobre hábitos saudáveis, de acordo com o que é característico do período. Buscamos profissionais de referência que falem sobre prevenção e cuidados de maneira simples e objetiva. Nossa ideia é que esse acordo permita um maior alcance desse conteúdo”, pontuou.
Grande Expediente aborda obras, saúde, violência contra a mulher e denúncia sobre contrato de carro blindado para a prefeita de Aracaju
O Grande Expediente desta quarta-feira (20/08) teve início com a vereadora Selma França, que falou sobre a Zona de Expansão. “No dia 13 de agosto, protocolei uma indicação e fomos prontamente atendidos”, afirmou, explicando que houve a implementação da sinalização em vias da Rodovia dos Náufragos. Selma agradeceu à SMTT pela realização do serviço e destacou que visitou a comunidade Guaxuma, onde verificou a circulação de ônibus escolares.
O segundo orador foi o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar, que reforçou o que o presidente da Casa havia abordado na terça-feira, sobre o esgotamento sanitário que invade residências. Ele exibiu vídeos de áreas alagadas e comentou sobre a aflição da população. Alertou ainda para a importância de levar a outros bairros um caminhão equipado com câmera, que permite identificar a real situação da rede de drenagem e do esgoto. “Quando trazemos uma problemática como essa, é com a finalidade de contribuir com o poder público”, pontuou.
O terceiro orador foi o vereador Vinícius Porto, que ressaltou o desejo da classe política de Sergipe de ver Jeferson Andrade como vice-governador em 2026. Além disso, elogiou o governador Fábio Mitidieri. “Lá atrás, Fábio articulou as eleições da Mesa da Câmara e fez isso muito bem. Ele já era um líder político e faz o bem para várias pessoas no estado de Sergipe”, elogiou. Vinícius também destacou o trabalho de Jorginho Araújo, secretário de Estado da Casa Civil. Por fim, exibiu um vídeo da prefeita Emília Corrêa, que firmou parceria com o Ministério Público para reduzir a poluição sonora em eventos.
O vereador Anderson de Tuca utilizou o Grande Expediente para tratar da violência contra a mulher. “Fiz a minha parte com a lei 5810/2023, que criou um aplicativo com o objetivo de proteger a mulher. Porém, falta a regulamentação por parte do Poder Executivo e iremos falar com a prefeita”, disse. Anderson ainda parabenizou o governador Fábio Mitidieri pelo reajuste salarial concedido a mais de 18 mil servidores públicos, com aumento de 10%. Por fim, elogiou a prefeita Emília Corrêa pela reunião realizada em parceria com o INSS, que busca agilizar o recebimento do auxílio BPC para pessoas com deficiência.
O vereador Camilo fez críticas à falta de oftalmologistas e dentistas nas unidades de saúde de Aracaju. “Precisamos saber qual é o planejamento da secretaria de saúde, inclusive, em especialidades que estão indisponíveis na cidade, não sei sobre parcerias em clínicas de imagem. Por isso, estou cobrando que esses problemas sejam resolvidos”, destacou.
Por último, o vereador Elber Batalha denunciou um contrato relativo ao carro blindado utilizado pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa. “A prefeita que chegou na posse de fusca, mas, só anda de carro blindado. Ela publicou, por meio de dispensa da licitação, a contratação de um carro SUV blindado. Fomos procurar qual era a empresa que fechou esse contrato, com o nome Gold Transportes e Serviços, uma empresa de Poço Redondo. Quando a prefeita chegou em um evento, verificamos a placa do veículo, com a finalidade de identificar se o mesmo pertencia a essa empresa. O dono da Gold era um candidato a vereador do PL e declarou bens de R$ 14.500. Porém, dias após fechar o contrato, ele conseguiu comprar um veículo blindado que custa mais de meio milhão de reais. Além disso, o veículo foi sublocado por Zominho, que também foi candidato a prefeito pelo PL em Campo do Brito. O contrato dizia que não seria permitido uma subcontratação, mas isso não ocorreu. A prefeita deve explicações ao povo de Aracaju”, alertou.
Iran Barbosa parabeniza Mãe Marizete pelos 85 anos de sua iniciação no Candomblé
Na manhã desta quarta-feira (20), o vereador Iran Barbosa (PSOL) aproveitou o espaço da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para saudar e parabenizar Mãe Marizete pelos seus 85 anos de iniciação no Candomblé.
“Quero, daqui desta tribuna, cumprimentá-la, abraçando todo esse patrimônio religioso, cultural e espiritual que ela representa. Ela, que é tão respeitada não apenas por aqueles que cultuam as religiões de matriz africana, mas por autoridades; por toda a comunidade do bairro América, onde fica o Abassá São Jorge; por representantes de outras matrizes religiosas, enfim, por todos que a conhecem”, externou o vereador.
Iran aproveitou para estender os cumprimentos a todos que, como Mãe Marizete, dedicam suas vidas para preservar a memória, a religião e os espaços de culto das populações afrodescendentes.
“Estendo os meus cumprimentos a todos que fazem o Abassá São Jorge e àqueles que, a partir da sua formação religiosa, foram também criando raízes em outros locais de culto das religiões de matriz africana”, disse.
O parlamentar lamentou que essas religiões continuem sendo incompreendidas e ainda sofram estigmatização e perseguição na sociedade brasileira.
“Lembro que apresentei projeto de lei, no meu primeiro mandato como vereador, para denominar a rua em que fica localizado o Abassá São Jorge de rua Mãe Nanã, em homenagem à mãe de Marizete, que construiu a sua história no bairro América, e enfrentei dificuldades para a aprovação da iniciativa por conta de visões religiosas distorcidas de alguns vereadores, mas conseguimos a aprovação com muita luta e a presença e pressão da comunidade do Abassá São Jorge”, destacou.
Marizete Silva Lessa, a Mãe Marizete, nasceu em 13 de maio de 1930, na cidade de Laranjeiras, região do Vale do Cotinguiba. Aos 95 anos de idade, é hoje a candomblecista mais antiga do estado de Sergipe.
Foi para o Candomblé ainda criança, influenciada por sua Tia-Mãe Erundina Nobre Santos, a Mãe Nanã, fundadora do Abassá São Jorge, sendo iniciada em 16 de agosto de 1940. Com a morte de Mãe Nanã, Mãe Marizete, que possuía um terreiro no Rio de Janeiro, retornou a Aracaju para ser a sucessora de Nanã no terreiro Abassá São Jorge, um dos mais antigos de Sergipe.
Levi Oliveira solicita melhorias na travessa Monteiro Lobato e revitalização de praça no Orlando Dantas
Atendendo ao chamado dos moradores, o vereador Levi Oliveira (PP) visitou a travessa Monteiro Lobato, no bairro Atalaia, e o Conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado, com o objetivo de verificar de perto as demandas mais urgentes dessas comunidades.
Na travessa Monteiro Lobato, os moradores reclamam da ausência de ponto de ônibus e da iluminação precária, que não cobre toda a via. Eles também relataram o risco constante de acidentes, causado pela entrada estreita da rua e agravado pela ausência de redutores de velocidade.
"Já existe um projeto da gestão anterior que deveria remover uma casa que atrapalha o trânsito no local, mas ela ainda continua aqui. Isso está impossibilitando de finalizar o projeto para que haja um acesso tranquilo e para que os carros não tenham o risco de colidir. Pelo tamanho impróprio da via, os carros já estão colidindo nas paredes. Faço um apelo à Prefeitura para que olhe para a travessa e faça com que as soluções possam chegar para o povo", disse o vereador.
No Conjunto Orlando Dantas, Levi Oliveira visitou a Praça Dário Ferreira Nunes e constatou a situação de completo abandono em que o espaço se encontra. A área, que deveria ser um ponto de lazer e convivência para a população, carece de serviços básicos, como poda das árvores, manutenção da iluminação e revitalização de sua estrutura.
Durante a visita, moradores relataram que a praça, construída ainda na gestão de Marcelo Déda como prefeito de Aracaju, nunca recebeu investimentos em melhorias ao longo dos anos. Diante da situação, o parlamentar encaminhou um ofício à Prefeitura de Aracaju solicitando a execução dos serviços necessários para recuperar a praça.
Câmara de Aracaju recebe representantes do governo para prestação de contas sobre a aquisição dos ônibus elétricos
Nesta quinta-feira (21), às 10h, após o Pequeno Expediente, a Câmara de Aracaju receberá o senhor Hunaldo Mota (Procurador-Geral do Município), Nelson Felipe (superintendente da SMTT) e Sidney Thiago (secretário de Finanças da Prefeitura de Aracaju). O objetivo da visita é dar transparência ao processo de aquisição dos ônibus elétricos.
Vereador Sargento Byron reforça urgência de serviços de limpeza e desobstrução de galerias pluviais
Nesta quarta-feira (20), o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para reforçar a urgência dos serviços de limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com o objetivo de prevenir alagamentos e evitar prejuízos materiais e físicos à população.
"Aproveito este espaço para reforçar junto à Emurb que possa analisar a situação da região, assim como da avenida Desembargador Antônio Goes, pois é preciso entendermos como se dá a captação, o transporte e a destinação final da água da chuva", pontuou o vereador.
Sargento Byron também destacou a fala do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, ao chamar a atenção para o caminhão equipado com câmeras e bombas de sucção, adquirido recentemente pela Prefeitura de Aracaju. "Temos a tecnologia a favor do desenvolvimento da nossa cidade, da qualidade de vida e da redução dos impactos e riscos causados pelos alagamentos e entupimentos. Que este caminhão chegue a mais bairros, assim como à Zona de Expansão, que tanto necessita de melhorias que se entrelaçam aos direitos sociais de cada cidadão", destacou o parlamentar, que reforçou as conquistas dos moradores da rua Aguachuma, no Robalo, com as melhorias na pavimentação, após as solicitações do último mês.
“Emília deve uma explicação à população sobre o sistemão do carro blindado”, denuncia Elber
O vereador Elber Batalha (PSB) denunciou mais uma dispensa de licitação por parte da prefeita Emília Corrêa (PL) durante a sessão desta quarta-feira (20). Dessa vez, as irregularidades são sobre o aluguel do carro blindado usado por ela, uma SUV de mais de meio milhão de reais.
Com slides, fotos, vídeos e documentos, Elber apresentou tudo o que foi feito. Ele começou explicando que o contrato do veículo foi assinado no dia 3 de junho de 2025, mas foi adquirido por Diego Tavares no dia 6. O comprador é filiado ao Partido Liberal (PL) e foi candidato a vereador na cidade de Campo do Brito em 2024. A SW4 teve sua titularidade transferida alguns dias depois para a empresa Emílio Veículos e Serviços Limitados, denominada Zominho Automóveis, situada na avenida Pedro Calazans.
Na tribuna, o parlamentar comentou o caso. “Ou seja, o carro foi comprado pelo candidato a vereador que ficou suplente. Na hora de locar, passou para o outro candidato a prefeito que também concorreu pelo PL e nós temos aí uma sequência de atos. Além de absurdos, também temos a quebra de impessoalidade, quebra do princípio da publicidade e da livre concorrência”, falou, informando ainda que o contrato da Golden conta com uma cláusula que não admite a subcontratação do veículo.
Ainda em seu discurso, Elber questionou mais uma vez a possível ameaça divulgada pela prefeita. “Não constou no processo de contratação de dispensa nenhuma informação dessa ameaça e nenhum Boletim de Ocorrência foi feito. Como até hoje não existe, nenhum documento nos órgãos de segurança pública sobre isso”.
Por fim, ele destacou que todos os envolvidos têm algo em comum: são do partido PL e presididos por Edvan Amorim. “Acho que a prefeita deve uma explicação ao povo de Aracaju. Ela realmente fez diferente. Acharam que ela ia fazer igual a todo mundo? Licitar, concorrência ampla e princípio da impessoalidade? É assim que a gestão Emília Corrêa trata o dinheiro da população: alugando carro blindado para beneficiar amigos do partido dela que não obtiveram resultado nas últimas eleições”, concluiu.
Fábio Meireles evidencia: “o povo simples pagou passagem, mas ônibus elétricos não foram pagos pela Prefeitura de Aracaju
O vereador Fábio Meireles (PDT) usou a Tribuna da Câmara de Aracaju nesta quarta-feira (20) para expressar indignação, porque, segundo o parlamentar, o povo simples pagou passagem para andar nos ônibus elétricos, mas a Prefeitura não pagou os ônibus.
Fábio também cobrou a presença de representante da gestão municipal para ir até a Tribuna dar explicação sobre a aquisição dos ônibus elétricos.
“Senhoras e senhores, nós tivemos a informação, na semana passada, que o senhor Nelson Felipe, senhor Sidney Tiago e senhor Itamar Bezerra viriam a esta Casa Parlamentar para explicar a compra dos ônibus elétricos, mas, até o momento, nada. Era na semana passada e não vieram. A informação que chegou, através de nossos colegas, é que seria ontem, estamos aguardando para quinta-feira, com muita expectativa, não só nós vereadores independente da situação e oposição, mas a população. Para nós, teoricamente, nos convencerem dessa informação, de que não há superfaturamento”, disse
O vereador pediu uma pausa para expor um vídeo que ele publicou em suas redes sociais, no qual a prefeita Emília Corrêa afirma que os ônibus não houve nem pagamento, em seguida o parlamentar voltou a explicar: “Então, veja, quando nós subimos nesta Tribuna, não subimos com nenhuma alegria e felicidade em evidenciar a mentira de um outro cidadão que ocupa um cargo público, não me sinto bem, mas não posso me furtar em silenciar em mentiras, em inverdades e injustiças sendo propagadas e nós ficarmos calados e eu quero mais uma vez informar a verdade em meio às mentiras, eu quero informar categoricamente que ,até hoje, Aracaju não tem o aval da Secretaria do Tesouro Nacional para a aquisição dos ônibus”, ressaltou
Segundo o vereador Fábio, a última movimentação da Secretaria do Tesouro Nacional foi no dia 13 de agosto.
“Só lembrando que os ônibus elétricos chegaram em Aracaju, circularam rodando, cobrando passagem das pessoas mais simples de Aracaju e a prefeita disse que não houve nem pagamento e a culpa é de quem?”, questionou o vereador.
A Câmara Municipal de Aracaju informa que, nesta quinta-feira (21), às 10h, após o Pequeno Expediente, o Parlamento receberá o senhor Hunaldo Mota (Procurador-Geral do Município), Nelson Felipe (superintendente da SMTT) e Sidney Thiago (secretário de Finanças da Prefeitura de Aracaju). O objetivo da visita é dar transparência ao processo de aquisição dos ônibus elétricos.
“Emília deve uma explicação a população sobre o sistemão do carro blindado”, denuncia Elber
O vereador Elber Batalha (PSB) denunciou mais uma dispensa de licitação por parte da prefeita Emília Corrêa (PL), durante a sessão dessa quarta-feira, 20. Dessa vez, as irregularidades são sobre o aluguel do carro blindado usado por ela, uma SUV de mais de meio milhão de reais.
Com slides, fotos, vídeos e documentos, Elber apresentou tudo o que foi feito. Ele começou explicando que o contrato que custou R$ 312 mil por ano para deslocamento da prefeita foi assinado no dia 3 de junho de 2025, mas o veículo foi adquirido por Diego Tavares no dia 6. O comprador é filiado ao Partido Liberal (PL) e foi candidato a vereador na cidade de Campo do Brito em 2024. A SW4 teve a sua titularidade transferida alguns dias depois para a empresa Emílio Veiculo e Serviços Limitados, denominada Zominho Automóveis, situada na avenida Pedro Calazans.
Na tribuna, o parlamentar comentou o caso. “Ou seja, o carro foi comprado pelo candidato a vereador que ficou suplente. Na hora de locar, passou para o outro candidato a prefeito que também concorreu pelo PL e nós temos aí uma sequência de atos. Além de absurdos, também temos a quebra de impessoalidade, quebra do princípio da publicidade e da livre concorrência”, falou, informando ainda que o contrato da Golden conta com uma cláusula que não admite a subcontratação do veículo.
Ainda em seu discurso, Elber questionou, mais uma vez, a possível ameaça divulgada pela prefeita. “Não constou no processo de contratação de dispensa nenhuma informação dessa ameaça e nenhum boletim de ocorrência foi feito. Como até hoje não existe nenhum documento nos órgãos de segurança pública sobre isso”.
Por fim, ele destacou que todos os envolvidos têm algo em comum: são do partido PL e presididos por Edvan Amorim. “Acho que a prefeita deve uma explicação ao povo de Aracaju. Ela realmente fez diferente. Acharam que ela ia fazer igual a todo mundo? Licitar, concorrência ampla e princípio da impessoalidade? É assim que a gestão Emília Corrêa trata o dinheiro da população: alugando carro blindado para beneficiar amigos do partido dela que não obtiveram resultado nas últimas eleições”, concluiu.
Vereador Anderson de Tuca parabeniza projeto que agiliza acesso ao BPC em Aracaju
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quarta-feira (20), o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) utilizou a tribuna para destacar e parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na execução do Projeto Inclusão Nordeste. A ação tem como foco garantir mais agilidade no acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) para famílias que necessitam do recurso.
De acordo com o parlamentar, o convênio é fundamental para reduzir a burocracia e acelerar os processos de avaliação e concessão do benefício, especialmente para famílias com crianças e adolescentes neurodivergentes ou que necessitam de cuidados especiais.
“Quem precisa desse auxílio tem pressa. Para quem tem uma criança que necessita de cuidados especiais, esse benefício faz diferença para a compra de medicamentos, alimentos específicos e outras necessidades. Parabenizo a prefeita Emília Corrêa e a secretária da Assistência Social, Simone Valadares, por promoverem esse convênio, pois iniciativas como essas melhoram a vida do nosso povo”, declarou Anderson de Tuca.
Em Aracaju, a ação atendeu 46 famílias, sendo que 26 já tiveram seus processos encaminhados após passarem por avaliações sociais e perícias médicas realizadas pelo INSS.
O Projeto Inclusão Nordeste é considerado um avanço importante para assegurar direitos e garantir dignidade a quem mais precisa.
Sessão Especial, com autoria de Elber Batalha, celebra Dia do Maçom
O Dia do Maçom foi marcado em Aracaju com uma Sessão Especial de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quarta-feira, 20. A ocasião foi marcada por relatos, homenagens e a entrega da Moção de Gratidão ao parlamentar.
A data é comemorada no Brasil desde 20 de agosto de 1822, quando aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", no Rio de Janeiro.
José Genival de Andrade, Grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, discursou e falou sobre uma das suas missões. “A Maçonaria é uma obra inacabada e, cada um de nós, é um pedreiro dessa grande construção. Que possamos com fé no grande universo trabalhar incansavelmente pela paz, pela justiça e pelo futuro das próximas gerações”, declarou.
José Augusto Pinheiro, representante do GOB/SE, também fez o seu pronunciamento e destacou os princípios da instituição que são a liberdade, igualdade e fraternidade. “Ser maçom é uma escolha maravilhosa e a Maçonaria nos escolhe. É isso que nos leva a agir e trabalhar sempre pensando no próximo”.
De acordo com o Grande Secretário de Relações Paramaçônicas da GLMESE, Anderson Defon, a Maçonaria não é uma instituição secreta, mas sim discreta. “Momentos como essa sessão são oportunos para a nossa ordem, já que aparecemos para a sociedade e nos comunicamos diretamente para além dos estereótipos que nos são impostos. Nós não podemos perder a oportunidade de mostrar quem somos, nossa missão é muito mais profunda do que isso. A nossa mensagem não envelhece e se renova na medida que os problemas da sociedade também se renovam. Estamos firmes nos pilares da defesa daquilo que acreditamos”.
Aldo Fontes de Souza, Grande Secretário de Relações Interiores, reforçou a diferença dos maçons na sociedade. “Ser maçom, é aquela pessoa que foi observada por outro maçom e visto nela características que podem fazer com que ela cresça, evolua e transmita conhecimento para outras pessoas. Trabalhamos para que o mundo seja melhor depois de nós”, comentou.
Wilson Torres, representante do GOB Nacional, usou o seu tempo para ler uma mensagem enviada por Ademir Cândido, o soberano Grã-mestre geral. “Vivemos um tempo desafiador e crítico. Cabe a nós renovar o compromisso de sermos líderes, construtores de pontes e defensores da democracia. O futuro ainda não foi escrito, porém nossas ações no presente irão definir que receberemos e merecemos como maçons”, mencionou de parte do texto.
Na solenidade, Elber recebeu das mãos de Wilson a Moção da Gratidão pelos serviços prestados e reconhecimento da Maçonaria. O vereador Levi também participou da sessão e recebeu a honraria.
Para Elber, esse dia tem uma grande importância. “A Maçonaria é uma instituição centenária trazendo junto consigo seus conceitos, sua ideia de formação de uma sociedade dinâmica e igualitária. Além disso, agrega vários trabalhos comunitários de forma silenciosa com ações em todo mundo e aqui em Aracaju também”, disse.
Na tribuna, o vereador agradeceu a presença de todos. “Quem faz parte, faz da Maçonaria parte das suas vidas. Nela, edificando relações e concretizando atividades que modificam as vidas das pessoas. Temos nela vários exemplos de homens que fizeram parte da mudança do mundo”.
Levi Oliveira enaltece reconhecimento da maçonaria em Aracaju durante sessão alusiva ao Dia do Maçom
Levi Oliveira fez uso da tribuna para ressaltar o papel da maçonaria na história e no desenvolvimento de Aracaju. "Desde sua fundação, ela tem sido protagonista em diversas ações voltadas ao progresso social, educação, cultura e defesa da liberdade. Os maçons estiveram presentes em momentos decisivos da nossa trajetória, apoiando causas de interesse coletivo, incentivando obras de caridade, promovendo conhecimento e sendo parceiros ativos em projetos que impactam positivamente a vida da nossa população", frisou.
Durante a solenidade, o vereador recebeu uma Moção de Gratidão, em reconhecimento ao apoio às comemorações do Dia do Maçom, entregue por Wilson Torres, representante do Grande Oriente do Brasil (GOB) Nacional. Após a homenagem, parabenizou o vereador Elber Batalha, propositor da sessão, pelo espaço de aprendizado e concluiu enfatizando o reconhecimento da maçonaria na capital.
"Em Aracaju, a maçonaria ajudou a formar cidadãos comprometidos com os valores de ética, solidariedade e fraternidade, que se refletem no fortalecimento das instituições e na construção de uma cidade mais justa e humana. Por isso, deixo aqui o nosso reconhecimento público a todos os irmãos maçons, que, de forma discreta, mas muito efetiva, continuam a servir nossa comunidade. O seu legado em Aracaju é um patrimônio que merece ser lembrado e respeitado", finalizou sua fala.
Assembleia Legislativa
Investigação do pastor Silas Malafaia, discursos acerca do fim da escala 6x1 e desempenho do time do Confiança são destaque no pequeno expediente desta quinta-feira (21/08)
O pequeno expediente desta quinta-feira (21/08) teve início com o vereador Joaquim da Janelinha (PDT), que demonstrou preocupação com uma possível mudança do itinerário da linha 702 (Augusto Franco- Beira Mar), o que, de acordo com o parlamentar, pode prejudicar bastante a população do entorno. “Ali próximo ao Francão, nós temos alguns condomínios que não são atendidos por nenhuma linha de ônibus, então eu já tinha feito esse pedido na gestão passada e também na atual gestão para um novo estudo, só que ontem fomos surpreendidos com essa notícia. Quero dizer a todos do conjunto Augusto Franco que vamos fazer essa cobrança aqui ao Nelson Felipe”. O parlamentar também aproveitou o momento na tribuna para parabenizar o vereador Anderson de Tuca pelo seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira. Na oportunidade, Joaquim da Janelinha enfatizou a trajetória do colega de parlamento.
O vereador Lúcio Flávio (PL) falou com indignação sobre o fato de que o pastor Silas Malafaia, ao retornar para o Brasil após visitas a igrejas de fora do país, teria tido suas anotações e mensagens de celular vazadas. “Um absurdo o que está acontecendo no nosso país. E isso não é apenas com o Silas Malafaia, hoje foi com ele, amanhã será com quem?”, questionou. Por fim, o vereador repercutiu o fato de que o blogueiro intitulado como Sergipense nas redes sociais fez comentários acerca do posicionamento de alguns vereadores em relação ao fim da escala de trabalho 6x1. “O blogueiro gravou um vídeo expondo os nomes de alguns vereadores, como o meu e o do vereador Levi Oliveira, então está feito aqui o convite público para que ele venha debater comigo de forma séria sobre geração de emprego e renda.”
O vereador Marcel Azevedo (PSB) destacou a doação feita pela Universidade Tiradentes (Unit) para a Secretaria de Saúde do Estado de 31 cadeiras odontológicas e mais de 60 kits. “Como vocês acompanham aqui, é uma cobrança minha e do vereador Maurício Maravilha a reestruturação do serviço odontológico do município de Aracaju, que, ao longo dos anos, foi se deteriorando. Então deixo aqui os parabéns à Unit”. O parlamentar também chamou a atenção para o fato de que protocolou um projeto de lei que visa instituir a obrigatoriedade das capacitações de primeiros socorros nas academias e nos espaços em que há práticas esportivas. “Logo mais teremos esse projeto aqui e peço o apoio de vocês para que a gente possa aprová-lo para trazer mais segurança para a população de Aracaju, já que a atividade física está cada vez mais em evidência.”
O vereador Pastor Diego (União Brasil) utilizou a tribuna para demonstrar indignação com a abordagem feita ao Pastor Silas Malafaia, ao retornar para o Brasil após visitas a igrejas de fora do país. “Ele foi interceptado pela Receita Federal e tratado como um marginal, como um criminoso que estava entrando no país, tendo seus cadernos de pregação apreendidos, além do celular e o passaporte, e impedido de sair do Brasil, sem ter nenhuma denúncia formal contra ele. Isso é uma vergonha, uma ilegalidade”, disse ao manifestar solidariedade ao pastor.
A vereadora Selma França (PSD) parabenizou o vereador Anderson de Tuca pelo seu aniversário e também o time do Confiança pelo seu desempenho, que, pela primeira vez, conseguiu se tornar finalista da Copa Nordeste. “É um orgulho para nós sergipanos, independente de que bandeira você levante”.
O vereador Sargento Byron (MDB) fez questão de esclarecer a repercussão sobre a votação que ocorreu na semana passada, em que alguns vereadores se mostraram contrários à moção, de autoria do vereador Camilo Daniel, que pedia urgência nos trâmites do Congresso Nacional para viabilizar o fim da escala 6x1. Na ocasião, o parlamentar aproveitou para enfatizar a importância da liberdade de expressão e da construção de um ambiente de diálogo.
“No mundo de hoje, as ponderações são muito importantes e os esclarecimentos também. A competência do vereador é residual e restrita, nós não podemos, por exemplo, votar aqui na Câmara matérias de direito penal, de direito do trabalho, nem matéria voltada para a seguridade social, que atingem toda a sociedade. E por que eu estou falando isso? Imagine você chegar em casa e sua filha te mostrar uma foto sua com um chicote, como se você fosse o algoz do trabalhador, e não é isso, a política começa com o diálogo”, ponderou.
O aniversariante do dia, Anderson de Tuca (União Brasil), celebrou o fato de que, pela primeira vez, um time local se tornou finalista da Copa Nordeste, fazendo uma referência à vitória do clube esportivo Confiança. “Parabéns a toda a equipe e às pessoas que fazem esse clube existir, a você torcedor que estava lá, a própria Câmara e o Governo do Estado que apoiou o nosso time dando força, e vamos para essa final com tudo”. O parlamentar ainda agradeceu pelo seu aniversário e pela oportunidade de poder contribuir com melhorias para a sociedade aracajuana, por meio do seu trabalho na vida pública.
O vereador Breno Garibalde (Rede) citou a visita que fez a algumas comunidades nos últimos dias, a exemplo da comunidade do Marivan, do Parque Diamante e do Robalo, e alertou para a falta de planejamento e infraestrutra na região da zona de expansão. “A população precisa de muita atenção para aquela região. A gente sempre comenta aqui dessas áreas que foram crescendo sem planejamento, acaba chegando muita gente e a prefeitura acaba não dando conta de suprir a infraestrutura que aquelas pessoas precisam. O Robalo, por exemplo, está com diversas ruas sem pavimentação, a questão de posto de saúde também é um problema, a gente tem apenas um posto ali naquela região da zona de expansão para atender muita gente.”
O vereador Camilo Daniel (PT) falou sobre a visita que fez na manhã desta quinta-feira à Universidade Federal de Sergipe (UFS) para acompanhar o primeiro encontro do seminário da agricultura urbana. “Uma experiência muito importante que está sendo organizada em dois territórios que não estão necessariamente em Aracaju, mas é importante que a gente reverbere isso, que é o território da Cabrita, em São Cristóvão e do Vitória da Ilha, que fica na Barra dos Coqueiros. Muito necessário ressaltar isso, pois, no ano passado, foi aprovado o nosso projeto de lei que institui o Programa Municipal de Agricultura Urbana e é um objetivo nosso que esse próximo período seja aprovado tanto no Plano Plurianual, quanto na Lei Orçamentária Anual, para que a gente tenha recursos para colocarmos em prática projetos como esse”, enfatizou ao pontuar que o país precisa discutir, cada vez mais, alimentação de qualidade e a noção de soberania alimentar.”
O vereador Elber Batalha (PSB) exibiu um áudio veiculado no canal CNN, em que se percebe a fala do pastor Silas Malafaia, em que ele critica o discurso do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, pois, segundo ele, apresenta um discurso nacionalista desnecessário. No decorrer do áudio, alguns trechos são suprimidos por conter termos inapropriados, como presença de palavrões. Em seguida, o vereador exibiu um outro áudio, desta vez veiculado pela Revista Isto É, em que o ex-presidente Jair Bolsonaro fala sobre a sua atuação em relação à questão da anistia. “Isso demonstra uma relação em que um pseudo líder evangélico, que sequer a igreja tem, que se utiliza das redes sociais para fazer esse tipo de pregação falsa. É bom que os atuais fiéis, cristãos, crentes e evangélicos percebam quem são essas pessoas.”
Por fim, o vereador Iran Barbosa (PSOL) também repercutiu a investigação a respeito do pastor Silas Malafaia. Segundo o parlamentar, nenhum cidadão está acima da lei. “Não é verdade que estão investigando um pastor, estão investigando alguém que foi representado pela Polícia Federal e essa representação baseada em indícios teve manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República e, inclusive, houve decisões por meio de medidas cautelares do Supremo Tribunal Federal. É o devido processo que está em andamento e vale para qualquer cidadão que faz parte do estado democrático de direito”, argumentou ao defender a continuidade das investigações de acordo com o que prevê o ordenamento jurídico.
Breno Garibalde: “Robalo, Marivan e Parque Diamante enfrentam desafios da expansão urbana”
Durante a sessão plenária da Câmara de Aracaju, nesta quinta-feira (21), o vereador Breno Garibalde chamou a atenção para a falta de infraestrutura em diversas regiões da capital sergipana. Em sua fala, o parlamentar ressaltou os bairros Robalo, Marivan e o Parque Diamante, situado no Ponto Novo.
Para Breno, os problemas enfrentados nessas comunidades são resultados de um crescimento populacional desenfreado e sem planejamento. “Visitei esses três locais recentemente e pude constatar a carência de atenção do poder público. O Robalo, por exemplo, é uma região onde a população cresceu muito nos últimos anos e a prefeitura não dá conta de suprir a infraestrutura que aquelas pessoas precisam”, declarou.
“São diversas ruas sem pavimentação, o posto de saúde é um só para atender muita gente e isso gera diversos problemas e, consequentemente, muitas reivindicações por parte dos moradores. Além disso, é uma comunidade carente de áreas de lazer. Essa, inclusive, é uma queixa muito comum em Aracaju, por conta da expansão urbana desenfreada e sem planejamento”, complementou.
A comunidade do bairro Marivan também vem constantemente relatando problemas com a falta de infraestrutura, segundo o vereador. “A população daquela região também tem cobrado melhorias. A falta de um posto de saúde é uma reclamação constante, porque eles precisam buscar atendimento na UBS Celso Daniel, junto com todo o pessoal do Santa Maria, fazendo com que a unidade de saúde fique superlotada. Além disso, estão chegando muitos condomínios no Marivan e a estrutura urbana é a mesma, transporte público não dá conta, não tem ponto de ônibus na região. Isso precisa ser revisto. É urgente um olhar mais atento da gestão municipal para essas pessoas”, relatou.
Ainda em sua fala, Breno Garibalde pontuou as queixas dos moradores do Parque Diamante, situado no bairro Ponto Novo, principalmente quanto à infraestrutura viária.
“O Parque Diamante também é uma comunidade gigantesca. Quem passa ali pela avenida Rio de Janeiro não tem noção da quantidade de condomínios já instalados há muito tempo, e que precisam de melhorias em relação à sinalização viária e organização do trânsito. Quero aproveitar para agradecer à SMTT, que me recebeu junto aos representantes dessas três comunidades para debater soluções para a melhoria do trânsito. Estamos sempre em diálogo com a gestão municipal para trazer melhorias para os gargalos enfrentados pelas comunidades desses locais”, finalizou.
Câmara de Aracaju recebe representantes do transporte público para debater sobre a questão dos ônibus elétricos na cidade
Durante a 65ª sessão não deliberativa, realizada nesta quinta-feira, dia 21 de agosto, a Câmara de Vereadores de Aracaju recebeu o senhor Hunaldo Mota (Procurador-Geral do Município), Nelson Felipe (superintendente da SMTT) e André Costa (representante da empresa TEVX Higer) para prestar esclarecimentos sobre os ônibus elétricos.
O superintendente iniciou sua fala abordando a importância dos ônibus elétricos. Nelson destacou que essa é uma tendência em todo o país e que todos os veículos foram carregados. “Retiramos 15 ônibus preventivamente, pois a medida do Tribunal não deixava claro se era para rodar ou não. Falava para suspender o pagamento de algo que nem começamos a pagar ainda”, disse. O superintendente rebateu críticas apontando que não há licitação de compra de ônibus em São Paulo e sim que a empresa compra o ônibus Euro6 e a prefeitura complementa o valor para a aquisição dos elétricos. Também explicou sobre os preços dos veículos, defendendo que a gestão buscou o melhor para Aracaju.
Durante a apresentação, André Costa, representante da empresa TEVX Higer — com mais de 20 anos de experiência e considerada a maior fabricante de ônibus elétricos do mundo — esclareceu sobre a suspeita de sobrepreço no valor dos veículos. Segundo ele, Aracaju seguiu a ata de compra de Belém, adquirindo 15 unidades no valor de R$ 3.640.000,00 cada, assim como Belém e Niterói. Porém, vereadores questionaram por que a capital sergipana não aderiu à licitação de Cascavel, onde o valor foi de R$ 2,6 milhões. Os representantes explicaram que, entre as licitações de Cascavel e Aracaju, houve mudanças no marco legal.
Questionamento dos vereadores
O vereador Elber Batalha iniciou os questionamentos e defendeu a realização de licitação própria. “Apesar da justificativa de Nelson de que há a norma da Receita Federal, tem um ponto objetivo que consta na ata de registro de preços: o ônibus precisa ser fabricado no ano de sua aquisição. Se Aracaju quisesse de outra forma, fizesse sua própria licitação. O ônibus tem que ter o ano de fabricação do ano de sua aquisição, sendo assim não poderia ser do ano de 2023”, disse. Elber também explicou que há justificativa para a retirada dos ônibus se respaldando na decisão do TCE, já que o empréstimo não foi aprovado.
O vereador Fábio Meireles afirmou que seria mais econômico realizar licitação própria, em vez de aderir à ata de Belém. “Qual foi a motivação para o município de Aracaju aderir à ata de Belém, sendo que já se sabia que ela foi alvo de investigação por superfaturamento? Como a prefeitura de Aracaju justifica essa adesão mesmo ciente de que a ata só foi liberada após acordo com a empresa? Tudo isso poderia ter sido solucionado se Aracaju tivesse feito sua licitação. Mesmo sabendo todos os problemas que envolviam essa ata, decidiu aderir”, lamentou. Ele também apontou que os ônibus chegaram a Aracaju e circularam sem placa e sem nota fiscal, mesmo com cobrança de passagem para a população.
O vereador Pastor Diego destacou: “Os representantes estão aqui de forma espontânea, ninguém foi obrigado a vir, não é uma inquisição. O parlamento não está aqui para colocar ninguém na parede. Toda essa discussão sempre irá pairar na diferença entre a ata de Cascavel e a que nós aderimos, a de Belém. Eu ouvi a explicação sobre o modelo, e minha dúvida é: a única justificativa para o preço do ônibus seria a quantidade de portas? Não seria a questão do modelo ou do motor? Esse motivo é suficiente para a diferença de 1 milhão de reais entre os ônibus?”, questionou.
Já o vereador Vinícius Porto parabenizou os convidados e disse que “a prefeita Emília convocou uma reunião com a base para esclarecer esses assuntos. Mas, como não tememos, a ideia foi expandir essa explanação. O modelo de adesão à ata de Belém foi por conta de agilizar o processo. Isso era uma promessa de campanha, de melhorar a mobilidade urbana em Aracaju”, defendeu.
A vereadora Sônia Meire lembrou que a função dos vereadores é fiscalizar. “O nosso questionamento ocorre a partir de contradições ao longo desse processo. Não somos contrários à aquisição dos ônibus elétricos, mas desde o início do projeto que previa o empréstimo já levantamos questionamentos, pela ausência de informações”, disse. Ela perguntou se a gestão da prefeita Emília Corrêa, ao aderir à ata de Belém, tinha ciência da suspeita de sobrepreço.
O vereador Camilo Daniel acrescentou: “Enquanto em Belém o debate era sobre transição energética, tínhamos em Aracaju a empresa Progresso, que quebrava constantemente e não pagava os trabalhadores. Isso não é renovação do transporte público, porque não temos nem 10% da frota renovada. Acredito que os ônibus elétricos são importantes, mas havia outras prioridades, como a compra de mais veículos por um valor menor”. Ele também questionou como os ônibus circularam em Aracaju sem terem sido pagos.
O vereador Anderson de Tuca defendeu a gestão, lembrando que antes os ônibus quebravam com frequência. Além disso, pediu que os veículos elétricos fiquem isentos de IPVA, como em outros estados, e fez a solicitação ao governador Fábio Mitidieri. Já Breno Garibalde questionou a previsão de instalação da usina fotovoltaica prevista no contrato do empréstimo e quando os veículos voltarão a circular.
O vereador Lúcio Flávio parabenizou os representantes do transporte e destacou que “o Tribunal de Contas emitiu parecer favorável a essa compra e mostrou que a empresa é idônea. Mas parece que a oposição está questionando até mesmo o TCE”, disse. Ele também defendeu que o preço está compatível com o mercado.
O vereador Isac Silveira, líder da prefeita na Casa, destacou que esse é um marco histórico, e que foram os vereadores da situação que falaram com a prefeita Emília Corrêa sobre a importância de trazer os representantes do transporte público. “Na escolha da ata não houve falha alguma. Me aponte outra cidade que tenha comprado ônibus nessa empresa por preço menor. Eu quero ver o transporte público com qualidade e dignidade nessa cidade”, defendeu. Já o vereador Soneca destacou a importância da reunião e parabenizou o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, por permitir o diálogo. O povo quer usufruir dos ônibus”, disse. O vereador Bigode também elogiou a gestão, afirmando enxergar mudanças positivas na cidade.
Respostas aos questionamentos
O procurador-geral do município, Hunaldo Mota, disse acreditar que houve equívoco na decisão do TCE e defendeu a escolha dos ônibus pela qualidade. Nelson Felipe, superintendente da SMTT, explicou que “aderimos à ata porque era mais rápido, eficiente e teríamos o produto logo. Não há discrepância de preço”, afirmou.
André Costa destacou que há especificidades na bateria dos veículos, dependendo da quilometragem desejada pelo comprador, e explicou que a variação do dólar também influencia no valor das importações e da fabricação.
Nelson Felipe agradeceu os vereadores Vinícius Porto e Anderson de Tuca pelo reconhecimento ao seu comprometimento. “O próprio TCM do Pará emitiu uma certidão mostrando que não havia irregularidade. Essa ata foi renovada em maio de 2025. Não há equívoco nela”, defendeu. Ele também afirmou que mais veículos virão para Aracaju. “Estamos no começo e nossa tendência é adquirir mais ônibus. Pegamos uma frota sucateada, com média de 14 anos rodando. Hoje, a média é de 7 anos, com projeção de 4,7 anos”, celebrou.
André Costa explicou que os veículos circularam antes do pagamento por conta do contrato. “Há dois momentos de entrega: a provisória, quando chegou à SMTT, e a definitiva, que inclui treinamento e testes de cada característica prevista no contrato”, disse. Nelson Felipe também respondeu a Breno Garibalde e informou que o processo licitatório para a instalação da usina de carregamento está em elaboração e ocorrerá por pregão.
Entenda o histórico
A controvérsia sobre a compra dos ônibus elétricos surgiu quando o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) determinou a suspensão do pagamento, apontando suspeitas de falhas no processo, como sobrepreço de até R$ 28,5 milhões, cláusulas restritivas à competitividade e descumprimento de exigências contratuais. Em resposta, a Prefeitura de Aracaju recorreu da decisão, contestou a competência do órgão e retirou os ônibus de circulação no dia 1º de agosto.
Um dos pontos centrais da discussão é o fato de a prefeitura ter utilizado a Ata de Registro de Preços nº 01/2024 da Prefeitura de Belém (PA). Segundo a gestão, a escolha foi para agilizar a aquisição. Porém, a ata foi alvo de denúncias de superfaturamento em Belém, onde a empresa fornecedora teve pagamentos suspensos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA). Durante visita à Câmara de Aracaju, o superintendente da SMTT defendeu que, após avaliação, o TCM-PA emitiu certidão apontando que não houve irregularidades.
Joaquim da Janelinha cobra explicações sobre mudança no itinerário da linha 702
O vereador Joaquim da Janelinha utilizou o Pequeno Expediente, nesta quinta-feira, 21, para demonstrar preocupação com a possível mudança no itinerário da linha 702 (Augusto Franco/Beira-Mar), relatada por moradores do Conjunto Augusto Franco.
Segundo Joaquim, a alteração pode deixar de atender a diversos condomínios da região, como Praias do Nordeste, Ponta Dalva, Praias de Sergipe e Praia do Forte.
“Já havia solicitado à SMTT um novo estudo para ampliar o atendimento de transporte aos moradores próximos ao Francão, mas fomos surpreendidos com essa mudança que, em vez de ampliar, pode reduzir o acesso”, destacou.
O parlamentar afirmou que cobrará pessoalmente uma explicação do presidente da SMTT, Nelson Felipe, e buscará uma solução para que os moradores não sejam prejudicados.
Vereador Sgto. Byron preside audiência pública sobre moradores em situação de Rua no município de Aracaju
Foi realizada na tarde desta quinta-feira (21/08) a audiência pública ‘Desafios, políticas públicas e caminhos para garantir direitos da população em situação de rua em Aracaju’. A audiência foi presidida e conduzida pelo vereador Sgto.Byron Estrelas do Mar (MDB).
A mesa foi composta por Simone Valadares, secretária da Familia e Assistência Social de Aracaju; Raimundo Lima Ribeiro, procurador do trabalho da 20º região; Sérgio Barreto Moraes, defensor publico de Sergipe; Kamila Mendes Laporte, juíza do trabalho; Alisson Costa de Oliveira, representante do Movimento POP de rua e Isabela Fonseca Sandes, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE.
A secretária de assistência social de Aracaju ,Simone Valadares , iniciou a audiência ressaltando o papel do censo da população em situação de rua, realizado pelo Censo Pop Rua 2024, como instrumento norteador para definição das políticas públicas. A secretária ainda destacou a função do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
“Em janeiro, fizemos um diagnóstico da situação da situação que encontramos o Centro POP. Fizemos visitas e foi muito importante para a gente saber como deveríamos traçar as nossas ações para esse público que vive em situação de rua”, disse a secretária. “Os nossos serviços, seja de acolhimento, ou serviços de saúde até mesmo ações simples, mas que mudam significativamente na vida dessas pessoas. Fizemos intervenções nas duas casas de passagem que acolhem pessoas em situação de rua, que é o Freitas Brandão, que tem uma capacidade para 50 acolhidos e da unidade própria da casa de passagem Acolher. E é nesse cenário que surge o Comitê Pop Rua Jude, que é o Comitê em Atenção às Pessoas em Situações de Rua. Estamos lutando, cada vez mais, para dar a essa população um serviço de qualidade e que eles possam, no futuro próximo, voltar a convivência familiar e comunitária como todos nós temos direito”, finalizou Simone Valadares.
"O Poder Judiciário, para ir além da sua função precípua, da sua função primordial que é julgar, está invocando a magistratura, ele está invocando o Poder Judiciário a participar ativamente das questões sociais da nossa sociedade. E é nesse cenário que surge o Comitê Pop Rua Jude, que é o Comitê em Atenção às Pessoas em Situações de Rua. Nós, da magistratura, não temos a função constitucional de legislar. Então nós esperamos, sim, dos legislares. É dos vereadores municipais A criação de políticas públicas voltadas para esse público e não voltadas só para questões assistenciais. As questões assistenciais são importantes. Fornecimento de kit de higiene, fornecimento de roupa, de alimento, tudo isso é importante. Mas o que nós esperamos do Poder Legislativo é que ele crie condições, e para isso políticas públicas de emancipação desse público, emancipação das pessoas em situação de rua, para que elas possam ter oportunidade de educação, oportunidade de moradia, oportunidade de viver com as próprias pernas. A iniciativa dessa audiência pública serve para a gente entender como o município está lidando com essa questão e para a gente traçar aquilo que é possível fazer daqui em diante", comenta a juíza do Trabalho Kamila Laporte.
Alisson Costa, representando o Movimento Nacional POP de Rua, deu ênfase ao diálogo que tem se estabelecido com a gestão municipal de Aracaju. No entanto, ponderou que as pessoas em situação de rua necessitam de uma solução definitiva para a problemática.
“É uma surpresa a gestão municipal dialogar com a gente. Estou na militância desde 2019, nunca houve um diálogo tão próximo e tão assertivo quanto o que existe com a Secretaria de Assistência Social”, afirmou Alisson. “ A necessidade hoje da população em situação de rua é o encaminhamento para a moradia, para os auxílios moradia, porque dentro do território existem outras equipes multidisciplinares que podem atender a população de rua, para além do Centro Pop, existe um efeito colateral no auxílio moradia, que quando a pessoa em situação de rua vai para o território, ela não consegue a assistência do governo lá no território e acaba voltando para cá, para a rua, porque o vínculo de acolhimento que ela tem é com o pessoal do Centro Pop e dos abrigos”, declarou.
O vereador Sgt.Byron Estrelas do Mar fez uso da tribuna e justificou a ausência da vereadora Moana Valadares, autora da proposição para realização da Audiência. Segundo Byron, a vereadora não pode comparecer por estar de licença de saúde. O parlamentar também ressaltou a necessidade de ações e políticas públicas efetivas do legislativo e executivo em parceria com assistência social para atender às necessidades da população em situação de rua.
“Aceitei a responsabilidade de conduzir esse trabalho por entender a importância dele. Acho que muita gente deve estranhar um governo que é tido como governo de direita, que, muitas vezes, é visto como um governo que não é atento às questões sociais, às populações mais vulneráveis, ter deixado de lado uma bandeira partidária. Existe uma sensibilidade com um povo que, muitas das vezes, é invisibilizado”, afirmou o vereador.
O parlamentar argumentou que politicas públicas de geração de emprego e renda são essenciais para as pessoas mais vulneráveis. Byron deu ênfase a destinação de recursos para área social e citou as emendas parlamentares como uma importante ferramenta na Câmara Municipal de Aracaju para resolução das demandas da população.
“Politica pública para quem mais precisa de emprego, começa pelo emprego. A gente sabe que o Poder Público não pode absorver toda mão de obra que é gerada no mercado de trabalho. Não consegue. E muitas das vezes quem gera emprego e renda é demonizado. Então a política pública que resgata a dignidade cidadã é o emprego. A gente pode citar aqui inúmeras legislações, mas a eficácia dela precisa que o gestor, o executivo, seja ele na esfera estadual ou municipal ou federal, tenha essa sensibilidade de colocar no seu orçamento como prioridade política. É preciso que o gestor tenha a sensibilidade para destinar recursos. Dê recurso à secretária Simone. Tenha previsão no orçamento. Sem recurso não adianta”, defendeu Byron.
Fábio Meireles (PDT) defende economicidade e licitação para compra de ônibus elétricos em Aracaju
Câmara de Aracaju recebeu na manhã dessa quinta-feira (21), na 65ª sessão não deliberativa, as presenças de representantes do governo municipal que foram prestar contas sobre a aquisição dos ônibus elétricos e dar transparência ao processo.
Foram recebidos no Parlamento o senhor Hunaldo Mota, procurador-geral do município de Aracaju, senhor Nelson Felipe, superintendente da SMTT e o representante André Costa, representante da empresa TEVX Higer, especialista na fabricação de ônibus elétricos, que mostrou um mapa sobre preços de ônibus elétricos adquiridos nas cidades de Belém, Niterói, Cascavel e Aracaju.
A controvérsia sobre a compra dos ônibus elétricos surgiu quando o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) determinou a suspensão do pagamento, apontando suspeitas de falhas no processo, como sobre preço de até R$ 28,5 milhões, cláusulas restritivas à competitividade e descumprimento de exigências contratuais. Em resposta, a Prefeitura de Aracaju recorreu da decisão, contestou a competência do órgão e retirou os ônibus de circulação no dia 1º de agosto.
Os ônibus elétricos, que operavam no transporte coletivo urbano da capital sergipana, foram retirados de circulação após decisão do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). Segundo o TCE, o procedimento de adesão dos ônibus apresenta graves falhas, como a existência de sobrepreço, cláusulas restritivas à competitividade e o descumprimento de exigências contratuais.
Fábio Meireles evidenciou, recentemente, que os ônibus chegaram a Aracaju e circularam sem placa e sem nota fiscal, sem seguro, mesmo com cobrança de passagem para a população.
Questionamentos
Após as falas dos três membros justificando a compra de 15 ônibus elétricos através da gestão municipal, foram iniciados os questionamentos dos parlamentares.
O vereador Fábio Meireles (PDT) afirmou que seria mais econômico ter realizado a licitação própria, em vez de aderir à ata de Belém. Para o parlamentar, o menor valor seria da cidade de Cascavel, o que sinaliza que poderia ser mais econômico ter feito a licitação em Aracaju. “A gente acaba entendendo porque a demora e a insegurança de vir para a Casa Legislativa trazer as informações devidas”, asseverou.
“Se a licitação para o município de Aracaju traz lisura, traz leveza e não o peso da ata questionada na Justiça de Belém do Pará, por que não foi feita a licitação no município de Aracaju? Qual foi a motivação para a Prefeitura de Aracaju aderir especificamente à ata do município de Belém do Pará, sabendo que ela havia sido objeto de cautelar suspensiva pelo Tribunal de Contas do Pará, por indícios de superfaturamento. O portal da transparência, só tivemos acesso ao contrato efetivo entre a SMTT e a empresa TEVX, gostaria de saber se houve provocação da procuradoria durante esse processo de contratação? Se sim, existe documento formalizado? Tendo em vista que o Tribunal de Contas do município de Belém suspendeu a licitação por indícios de superfaturamento, somente liberando sua continuidade após acordo firmado em 14 de agosto de 2024. Como a Prefeitura de Aracaju justifica ter aderido a referida ata em 30 de maio de 2025, mesmo ciente de que se tratava de procedimento previamente questionado e validado apenas por meio de acordo posterior?”, questionou o parlamentar, enfatizando que seria bom que as pessoas de Aracaju conhecessem os donos da empresa, Alexandre Colonesi e Wagner José Abraão.
O vereador Fábio Meireles dirigiu outra pergunta ao senhor Nelson Felipe sobre a Lei nº 4.133/2/2021, que, segundo o parlamentar, o superintendente deve conhecer bem. Trata-se da nova Lei de Licitações e contrato administrativo que estabelece a obrigatoriedade da ETP - Estudo Técnico Preliminar. No artigo 48 que define o inciso 20 do artigo 6º como um instrumento essencial de planejamento das contratações públicas. Existe este documento, a SMTT tem a ETP em todo este procedimento?”, perguntou.
Na visão de Fábio Meireles tudo isso poderia ter sido solucionado, sendo que Aracaju poderia ter feito a licitação. “E por que não fez? Sabe da problemática que acompanhava essa ata de Belém do Pará, mas preferiu aderir, por quê? Essas são as respostas que nós esperamos para que possa nos trazer e elucidar, muito embora os posicionamentos já colocados apresentados a nós não sejam satisfatórios, não porque somos opositores, mas porque somos representantes da população e não vamos aceitar um valor vultoso deste ser colocado de qualquer forma”, afirmou.
Estudos Técnicos Preliminares - ETP
A nova ferramenta traz como solução uma versão 100% digital e integrada da fase de estudos técnicos preliminares (ETP) – obrigatória em todos os processos de licitação. É nessa etapa que a solução mais adequada para o governo é definida, por meio da avaliação de viabilidade técnica, socioeconômica e ambiental.
A medida beneficia todos os órgãos e entidades do Executivo Federal que já utilizam o sistema. Além disso, governos estaduais e municipais também podem aderir à ferramenta.
Conhecendo o Parlamento: alunos de escola pública aprendem sobre cidadania na Escola do Legislativo de Aracaju
A cidadania se constrói na prática, e é com essa premissa que a Escola do Legislativo de Aracaju, unidade vinculada à Câmara Municipal, promove o projeto “Conhecendo o Parlamento”. Na manhã dessa quinta-feira, 21, cerca de 20 alunos do Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral tiveram a oportunidade de ir além dos livros de história e entenderem de perto o funcionamento da política e a importância da representatividade.
O projeto, que visa aproximar a população jovem do Poder Legislativo, proporcionou uma experiência enriquecedora para os estudantes. Além de conhecerem as instalações da Câmara, eles participaram de palestras com especialistas que abordaram temas sobre a formação cívica, a representatividade, o voto e a voz da juventude
A programação incluiu uma palestra do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ministrada pela assessora da Escola Judiciária Eleitoral, Lídia Matos. De forma clara e didática, ela explicou o processo eleitoral, a importância do voto consciente e o papel do TRE na garantia da democracia. “É fundamental que os jovens entendam que o voto é a sua principal ferramenta para influenciar o futuro do país. Trazer esse conhecimento para dentro da Câmara torna a experiência ainda mais significativa”, ressaltou Lídia Matos.
Complementando a explanação, a professora de História, Cláudia Evaristo, conduziu uma reflexão sobre a trajetória da democracia no Brasil e a relevância de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa. A participação dos alunos, com perguntas e opiniões, demonstrou o interesse da juventude em debater temas políticos e sociais.
Experiência Enriquecedora e o Despertar da Cidadania
Para o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Marcos Aurélio, a iniciativa é um complemento valioso para o ensino em sala de aula. “Essa vivência prática é insubstituível. Esses estudantes saem daqui com uma nova perspectiva sobre a política, entendendo que também fazem parte desse processo e que têm o poder de mudar a realidade”, afirmou o diretor.
Após a visita à CMA, o presidente, Ricardo Vasconcelos, recebeu os estudantes no gabinete da presidência. "É com grande satisfação que recebo os jovens do Colégio Joaquim Vieira Sobral aqui na Câmara Municipal. Ver o interesse de vocês em conhecer o nosso trabalho me enche de esperança. Muitos pensam que política é algo distante, que só acontece em Brasília ou nos jornais. Mas a verdade é que tudo na nossa vida é política. Quando a gente discute o preço da passagem de ônibus, o valor da merenda na escola, a segurança do nosso bairro ou o acesso à saúde, estamos falando de política. São decisões tomadas aqui, e que afetam diretamente o nosso cotidiano. Por isso, o meu maior recado para vocês é: não fiquem indiferentes. Busquem conhecimento, questionem e participem. O futuro de Aracaju, do nosso estado e do nosso país está nas mãos de vocês. Venham para a política, a política não pode ficar sem vocês."
A estudante Maria Geovanna Souza, de 17 anos, resumiu o sentimento de muitos de seus colegas: “Eu sempre achei política algo muito distante da gente. Mas, depois de hoje, entendi que é algo que nos afeta diretamente. Aprender sobre como podemos eleger nossos representantes e como a Câmara funciona me fez querer participar mais e me informar melhor. Foi uma experiência que abriu meus olhos para a importância de ser um cidadão ativo”, concluiu.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão pela participação de todos neste evento sobre representatividade política. Como professor de História, é revigorante ver como a nossa comunidade se mobiliza para discutir um tema tão relevante para o nosso futuro. A história nos mostra que a política sempre foi um reflexo das lutas e conquistas da sociedade. Por muito tempo, as vozes de muitos grupos foram silenciadas ou simplesmente ignoradas”, finalizou o professor de História Jorge Monteiro.
O projeto “Conhecendo o Parlamento” continua seu calendário, proporcionando a estudantes de escolas públicas a oportunidade de desmistificarem o universo político e, sobretudo, de se reconhecerem como agentes de transformação na sociedade.
Vereador Lúcio Flávio defende que os ônibus elétricos retornem para as ruas a serviço do povo
Na manhã desta quinta-feira (21), o vice-líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, vereador Lúcio Flávio (PL), participou da 64ª Sessão Ordinária, que contou com a presença do superintendente de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe; do procurador-geral do município, Dr. Hunaldo Mota; e do representante da empresa TEVX Higer, André Costa. Os convidados estiveram na Casa Legislativa para prestar esclarecimentos sobre a compra dos novos ônibus elétricos de Aracaju.
Durante seu pronunciamento, Lúcio Flávio destacou que é preciso superar os debates políticos e garantir que os veículos retornem às ruas em benefício da população: “O açodamento em acusar nos leva a crer que a oposição talvez não confie no Tribunal de Contas [do Pará] que emitiu parecer favorável a esta ata, a esta compra, inclusive além de dar atestado de que a empresa é idônea, que não deve nada à justiça, que está apta e que a ata além de apta está vigente e foi renovada.”
O parlamentar explicou que a aquisição dos veículos foi feita por meio da adesão da Prefeitura de Aracaju a uma ata de registro de preços originada em Belém, lembrando que essa modalidade é o que viabiliza a volta dos ônibus elétricos ao transporte público. Ele acrescentou: “A oposição precisa questionar esses órgãos fiscalizadores, porque só foi possível qualquer prefeitura fazer a adesão porque essa ata foi entendida como apta e a empresa como idônea. Então não se trata da prefeitura de Aracaju querer comprar de quem ela quer.”
Ao longo de sua fala, Lúcio Flávio reforçou que o debate deve estar centrado no interesse coletivo: colocar os ônibus novamente a serviço da cidade e da população de Aracaju.
Confira a agenda semanal da Câmara Municipal de Aracaju (25 a 29/08)
No site da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) é disponibilizado um banner, na lateral da página, em que você pode acessar e conferir a agenda semanal de atividades no Parlamento. Confira um resumo das atividades desta semana.
Segunda-feira (25/08)
A semana começa com a transmissão da reunião da CPI da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que ocorrerá às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Já pela tarde, às 16h, será realizada uma sessão solene, com entrega de Título em homenagem a Leonel Brizola e João Goulart.
Terça-feira (26/08)
Pela manhã, a Câmara de vereadores de Aracaju receberá, na Tribuna Livre, o Sindicato dos Bancários de Sergipe, em homenagem ao Dia do Bancário. Já pela tarde, ocorrerá a transmissão da reunião da CPI do Natal Iluminado, às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju.
Quarta-feira (27/08)
Às 14h, ocorrerá uma sessão especial sobre a Semana da Pessoa com Deficiência, de autoria do vereador Isac Silveira.
Quinta-feira (28/08)
Na quinta-feira, às 15h, será realizada uma sessão solene, com entrega de título para o senhor José Rivadálvio Lima. A autoria é do vereador Vinícius Porto.
Sexta-feira (29/08)
Na sexta-feira, às 16h, será realizada uma sessão solene de entrega de título para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. A autoria é do vereador Miltinho Dantas.
Câmara de Aracaju realiza sessão solene em homenagem póstuma a João Goulart e Leonel Brizola, nesta segunda-feira, dia 25
Na segunda-feira, dia 25 de agosto, às 16h,será realizada uma Sessão Solene histórica na Câmara Municipal de Aracaju, com a entrega do título de cidadania póstuma em homenagem a duas figuras relevantes na política nacional: o ex-presidente João Belchior Goulart e Leonel de Moura Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Familiares dos homenageados comparecerão para receber as honrarias.
Reparação Histórica
Os títulos de cidadania, originalmente, foram autorizados por meio dos Decretos nº 05, de 24/10/1960, e nº 2, de 19/10/1961. No entanto, ambos foram revogados, em 1964, pela ditadura militar, sob a justificativa de que os agraciados haviam perdido seus direitos políticos. Em 1995, passados 31 anos da revogação dos atos, o então vereador Sérgio Bezerra apresentou propositura visando à restituição dos títulos de cidadania. Ainda neste ano, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou as Resoluções nº 26 e nº 37, restituindo a João Goulart e Leonel Brizola a homenagem.
Câmara Municipal de Aracaju lança 8ª edição do Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda
A Câmara Municipal de Aracaju lançou o edital da 8ª edição do Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda, que tem como objetivo incentivar a prática da escrita e da leitura, além de estimular a criatividade, a reflexão e a capacidade de expressão dos estudantes matriculados na rede pública de ensino do município.
O concurso é direcionado aos alunos do Ensino Fundamental (do 2º ao 9º ano) da rede pública de Aracaju.
Setor Coordenador
De acordo com a chefe do Setor de Promoção Social, Patrícia Matos, responsável pela coordenação do prêmio, a cada nova edição são implementadas melhorias.
“A finalidade é incentivar a participação das escolas, o interesse dos alunos em produzirem poesias e a participação dos professores na orientação, permitindo que os estudantes desenvolvam seu lado criativo e conheçam o gênero poético”, destacou.
Novidades
Na 7ª edição, realizada em 2024, dez alunos foram premiados. Entre os prêmios, destacou-se uma Smart TV para a escola que tivesse mais alunos entre os vencedores.
Segundo Patrícia, nesta 8ª edição, o número de vencedores foi mantido, mas a quantidade de prêmios aumentou. "Os vencedores serão divididos em duas categorias — Fundamental I (2º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano) —, evitando que alunos de níveis distintos concorram entre si, o que torna a competição mais justa”, explicou.
Outra novidade é a inclusão de um notebook para o orientador que tiver orientado o maior número de alunos vencedores.
Vencedores
Os vencedores serão os autores das cinco melhores poesias de cada categoria.
-
1º lugar: notebook
-
2º e 3º lugares: tablet
-
4º e 5º lugares: placa de premiação personalizada
Vereador Levi Oliveira propõe contratação de profissionais de Educação Física para UBSs de Aracaju
Nesta quinta-feira, 21, o vereador Levi Oliveira (PP) apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, uma indicação direcionada à Prefeitura e à Secretaria Municipal da Saúde, sugerindo a realização de um estudo técnico e jurídico para a criação de um Projeto de Lei que viabilize a contratação de profissionais de Educação Física para atuarem diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em outros equipamentos de saúde do município.
Segundo o parlamentar, a presença desses profissionais nas UBSs pode fortalecer ações de prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade, além de contribuir com programas de reabilitação física, saúde mental e promoção do envelhecimento saudável.
“Cidades que já implantaram iniciativas semelhantes demonstraram grandes avanços nos indicadores de saúde e na redução de custos hospitalares, já que a prática orientada de atividades físicas reduz consideravelmente a necessidade de tratamentos médicos futuros. Por isso, a contratação desses profissionais na saúde pública municipal será um passo importante para a promoção da saúde preventiva e garantirá maior integralidade no atendimento”, declarou.
Outras Indicações
Entre as indicações apresentadas, o vereador solicitou à Emurb a pavimentação e manutenção da avenida Senador José Eduardo Dutra, no bairro Jabotiana, Zona Sul de Aracaju. Para ele, a execução desses serviços traria mais segurança e qualidade de vida aos moradores, além de garantir maior eficiência no deslocamento de veículos de emergência e do transporte público.
O parlamentar destacou ainda que, uma vez devidamente estruturada, a via pode funcionar como rota alternativa, ajudando a desafogar o tráfego intenso da região, atualmente limitado por poucas opções de acesso.
“Essa é uma via que poderia estar servindo como rota de escape para o fluxo de veículos da região, principalmente para os moradores do bairro Jabotiana. O local atualmente conta com apenas uma via principal para entrada e saída, o que compromete a mobilidade urbana e causa congestionamentos, principalmente nos horários de pico”, alertou.
Outra propositura de sua autoria solicita a construção de banheiros públicos na região da Orla da Atalaia, com atenção especial à área da Cinelândia. Ele sugeriu ainda que seja estabelecida uma taxa simbólica para utilização dos sanitários, cujo valor arrecadado seja destinado integralmente à manutenção, limpeza e conservação das estruturas, garantindo melhores condições e evitando sua deterioração ao longo do tempo.
Vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar reforça Projeto "Incluir Praiaju"
Lançado oficialmente na última semana, o Projeto "Incluir Praiaju" teve sua segunda edição nesta sexta-feira, 22, na Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia.
Atuante na iniciativa, o vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar reforça que tornar a ação, que foi desenvolvida para o cronograma de aniversário da cidade, em uma atividade permanente é reafirmar o compromisso com uma Aracaju inclusiva e com equidade. "É muito feliz podermos ampliar o que o Estrelas do Mar cultiva. O banho de mar assistido, o esporte adaptado e as atividades inclusivas ganham como cenário a Praia da Cinelândia para proporcionar ao cidadão com deficiência e mobilidade reduzida as mesmas oportunidades vivenciadas pelo cidadão sem deficiência. Isso sim é viver em sociedade", declarou Byron.
A ação promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Projeto Estrelas do Mar, será realizada todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, com o objetivo de proporcionar ao aracajuano e aos turistas mais do que o banho de mar assistido.
O projeto “Incluir Praiaju” também conta com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) e da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). “Esse projeto é uma soma de esforços de três secretarias municipais, da Unit e do Projeto Estrelas do Mar. Aqui se exerce o voluntariado também. A partir de agora, o Incluir Praiaju é mais uma opção para os aracajuanos e turistas toda sexta-feira”, completou o secretário da Sejesp, Aquiles Silveira.
Anderson de Tuca reforça a luta contra a violência doméstica durante sessão na Câmara
O mês de agosto é marcado pelo ‘Agosto Lilás’, campanha que reforça o combate à violência doméstica e a proteção às mulheres. Atento a essa pauta, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para destacar a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, além de relembrar uma lei de sua autoria voltada para esse tema.
O parlamentar ressaltou a preocupação com o futuro das mulheres e a necessidade de combater relacionamentos abusivos:
“Eu digo todos os dias para as minhas filhas que não aceito nenhum tipo de relacionamento abusivo. Se não estiver feliz, que tenha coragem para sair. Sei que não é fácil, mas precisamos enfrentar essa sociedade ainda marcada pelo machismo”, afirmou.
Durante seu discurso, Anderson destacou a Lei nº 5.810/2023, de sua autoria, que prevê a criação de um aplicativo destinado a oferecer mais segurança às mulheres vítimas de violência. A ferramenta tem como objetivo auxiliar aquelas que registraram boletim de ocorrência ou solicitaram medida protetiva, mas ainda vivem em situações de risco.
“Muitas vezes, a mulher não tem apoio da família, não tem onde deixar um filho e continua naquela dependência por receio. Infelizmente, muitas mulheres que pedem proteção ainda acabam sendo vítimas de feminicídio. Nosso projeto busca dar mais segurança, oferecendo um recurso simples e acessível para essas mulheres”, explicou o vereador.
Anderson reforçou que é necessário que a lei seja regulamentada pelo Poder Executivo Municipal para que o aplicativo seja disponibilizado e funcione como um mecanismo efetivo de proteção.
“Essa nossa lei é para dar mais segurança. Vamos conversar com a prefeita Emília Corrêa, pois encontramos nessa iniciativa uma forma de proteger mulheres agredidas. E eu espero que, um dia, nenhuma mulher precise mais sofrer com esse tipo de violência”, concluiu.
Reparação Histórica: Iniciativa do presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos, restabelece cidadania aracajuana a João Goulart e Leonel Brizola
No próximo dia 25 de agosto, às 16h, será realizada uma sessão solene de reparação histórica, na Câmara de vereadores de Aracaju: restabelecer, oficialmente, o título de cidadania aracajuana a duas das maiores referências da democracia brasileira: o ex-presidente João Belchior Goulart e o ex-governador Leonel de Moura Brizola. A solenidade foi marcada por iniciativa e empenho do presidente Ricardo Vasconcelos. Os títulos de cidadania haviam sido originalmente concedidos a ambos ainda na década de 1960, por meio dos Decretos nº 05/1960 (Brizola) e nº 2/1961 (Goulart). Contudo, foram revogados em 1964, após o golpe militar, sob o argumento legal de que os homenageados perderam seus direitos políticos por imposição do regime.
Em 1995, o então vereador Sérgio Bezerra apresentou a proposta de reparação, o que resultou na aprovação das Resoluções nº 26 e nº 37 pela Câmara, devolvendo simbolicamente a homenagem a ambos. Agora, quase 30 anos depois dessa restituição legislativa, a efetiva entrega ocorre graças à ação do presidente Ricardo Vasconcelos, que justifica o ato como medida de justiça e memória democrática. Segundo Vasconcelos, a reparação simboliza um compromisso institucional de Aracaju com a memória, a democracia e a verdade histórica, tornando pública uma reparação há tanto aguardada pelas famílias e pelo país.
Biografia resumida
Leonel Brizola nasceu em Carazinho (RS), iniciou sua trajetória política ainda estudando Engenharia, fundou o primeiro núcleo do PTB no Estado, foi deputado estadual, federal, prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul. Exilado após o golpe de 1964, retornaria para ser governador do Rio de Janeiro (1982 e 1991) e candidato competitivo à Presidência em 1989.
João Goulart nasceu em São Borja (RS), iniciou como deputado estadual em 1947 e federal logo depois. Foi vice-presidente do Brasil em 1955 e 1960, tornando-se presidente em 1961 após a renúncia de Jânio Quadros. Derrubado pelo golpe militar em 1964 e exilado, ficou inelegível pelo AI-1. Seu retorno simbólico à cidadania aracajuana celebra a luta pela democracia e a justiça restaurada.
CPI da SMTT aprova 3 requerimentos durante segunda reunião realizada nesta segunda-feira, 25/08
Foi realizada nesta segunda-feira (25/08), no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, a segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que contou com a aprovação de três requerimentos. A comissão é presidida pelo vereador Sargento Byron (MDB), tem como relator o vereador Pastor Diego (União Brasil) e como membros os vereadores Fábio Meireles (PDT), Soneca (PSD) e Sávio Neto de Vardo (Podemos). Por causa da ausência do vereador Sávio, o suplente Lúcio Flávio assumiu como membro.
Requerimentos aprovados
Requerimento nº 7 - O requerimento, de autoria do vereador Sávio Neto de Vardo, solicita que sejam encaminhadas a esta Comissão as atas das reuniões realizadas no período compreendido entre os anos de 2017 a 2024, para apurar as deliberações acerca da aplicação dos valores arrecadados com multas de trânsito.
O vereador Pastor Diego destacou a importância desse requerimento, pois, segundo ele, trata-se de um “requerimento bastante assertivo no sentido de verificar se, ao longo desses anos, houve uma deliberação para que esses recursos fossem aplicados ou se foi uma decisão unilateral do gestor, do superintendente.”
O vereador Fábio Meireles também enfatizou que o requerimento será fundamental para identificar se existiram as reuniões e se essas questões foram, de fato, deliberadas, o que já constitui um passo para fundamentar inclusive a legalidade e a transparência interna do órgão.
Requerimento nº 8 - De autoria do vereador Sargento Byron, o requerimento solicita informações ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe dos valores arrecadados com cobrança das multas de trânsito nos anos 2017 a 2024, relativas ao Município de Aracaju.
Além disso, solicita informações do procedimento, periodicidade e valores efetivamente repassados à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju ou à Prefeitura Municipal de Aracaju no referido período.
O vereador Sargento Byron esclareceu que o requerimento tem o objetivo de averiguar se, na aplicação de cada multa, há um percentual específico que fica com o Detran, por exemplo, se há uma repartição com outros órgãos, até mesmo para entender o percentual destinado à SMTT decorrente dessas multas.
O vereador Lúcio Flávio (PL) levantou o questionamento de que algumas pessoas estão alegando o fato de que boa parte das solicitações de alguns requerimentos podem ser encontradas no Portal da Transparência. Em seguida, o vereador Sargento Byron argumentou que a comissão “está buscando se cercar de todas as informações possíveis, inclusive as repassadas oficialmente pelos órgãos, para que a gente siga todos os ritos que uma CPI requer e para que haja um convencimento por meio de dados e de fontes oficiais.”
Requerimento nº 9 - Também de autoria do vereador Sargento Byron, o requerimento solicita à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju informação se esta autarquia municipal integra, nos termos do artigo 320-A do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997), em cooperação com as demais entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, rede de ampliação e de aprimoramento da fiscalização de trânsito.
Em caso positivo, considerando a possibilidade do compartilhamento da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito, requer informações a respeito dos valores recebidos e/ou repassados no período de 2017 a 2024.
O vereador Sargento Byron explicou que a intenção do requerimento é “tirar qualquer dúvida com relação ao compartilhamento do recurso com os outros órgãos que compõem o sistema de trânsito.”
Por fim, o presidente da comissão fez questão de deixar claro que há um prazo de até 15 dias do recebimento dos requerimentos para que os órgãos encaminhem as informações solicitadas. A terceira reunião da CPI da SMTT está prevista para ser realizada na próxima segunda-feira (01/09), às 9h, no plenário da Casa Legislativa.
CPI da SMTT
A CPI foi criada a partir de requerimento do vereador Isac Silveira e tem a finalidade de investigar a aplicação de recursos financeiros oriundos de multas de trânsito, que totalizam R$ 135.216.467,35. O valor, acumulado entre 2017 e 2024, foi identificado em lançamentos no Portal da Transparência da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), mas, segundo o parlamentar, não há prestação de contas clara sobre sua destinação. Além dele, pelo menos outros dez vereadores assinaram o pedido.
Levi Oliveira celebra conquista de duas medalhas de prata no Mundial de Ginástica Rítmica
É Lei em Aracaju: Conheça as leis aprovadas pela Câmara Municipal de Aracaju que estabelecem direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
A Câmara Municipal de Aracaju, em seu dever precípuo de legislar, aprovou em 2025 leis em favor de diversas esferas da sociedade, incluindo minorias e pessoas em condição de vulnerabilidade social. As pessoas com Transtorno do Espectro Autista mereceram um olhar atento da Casa Legislativa de Aracaju, que, entre demais leis, aprovou em 2025 os seguintes projetos:
Lei 6171/2025
De autoria do vereador Elber Batalha (PSB), a lei cria o programa de capacitação e amparo psicológico às mães ou tutores legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O programa tem como objetivo proteger e capacitar mães e tutores legais em todas as áreas pertinentes aos cuidados necessários.
O programa contará com a presença de psiquiatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais, ficando o município autorizado a firmar convênios com instituições cadastradas, capazes de fornecer o atendimento previsto em lei.
Lei 6126/2025
Cria, no município de Aracaju, o selo “Empresa Amiga dos Autistas” e dá outras providências. A autoria da iniciativa é do vereador Anderson de Tuca (União Brasil). O selo “Empresa Amiga dos Autistas” é destinado às empresas que adotem políticas internas de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizem ações de conscientização da comunidade sobre o TEA e contribuam com projetos e ações para a promoção de sua inclusão no mercado de trabalho.
As empresas detentoras do selo “Empresa Amiga dos Autistas” poderão utilizá-lo nos rótulos e/ou embalagens de seus produtos, na divulgação de serviços e/ou da sua marca, bem como em suas peças publicitárias, como um diferencial para a imagem de sua empresa.
Sessões Ordinárias
As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Aracaju são realizadas de terça a quinta-feira e têm início às 9h. Nessas sessões são discutidos e votados os projetos de lei. Elas são abertas ao público e transmitidas pela TV Câmara, canal 5.3.
Membros da CPI do Natal Iluminado 2024 voltam a se reunir nesta terça-feira, 26
Nesta terça-feira (26/08), será realizada a 2ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Aracaju. A comissão investiga indícios de irregularidades no Contrato nº 54/2024, firmado entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a empresa Vasconcelos e Santos Ltda. O acordo destinou o valor de R$ 10.028.782,58 para viabilizar o Natal Iluminado 2024 do município. Os membros da CPI se reúnem às 14h, no plenário da Casa Legislativa.
Na última reunião, realizada na terça-feira passada (19/08), foram discutidos e aprovados quatro requerimentos de autoria do vereador Breno Garibalde (Rede), relator da CPI. Todos solicitam documentos e informações relacionados ao Contrato nº 54/2024.
Composição de membros da CPI do Natal Iluminado
-
Presidente: Isac Silveira (União Brasil)
-
Relator: Breno Garibalde (Rede)
-
Outros membros: Miltinho Dantas (PSD), Elber Batalha (PSB) e Vinícius Porto (PDT)
-
Suplentes: Thannata da Equoterapia (Mobiliza) e Camilo Daniel (PT)
Câmara Municipal de Aracaju realiza entrega de títulos de cidadania aracajuana póstumos em homenagem a João Goulart e Leonel Brizola
No dia 25 de agosto, a Câmara de vereadores de Aracaju realizou uma Sessão Solene de reparação histórica, com a entrega do título de cidadania em homenagem a duas figuras emblemáticas na luta pela democracia brasileira: o ex-presidente João Belchior Goulart e Leonel de Moura Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Solenidade foi marcada por iniciativa e empenho do presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos.
A sessão foi presidida pelo vereador Camilo Daniel e a solenidade contou com a presença de diversos representantes políticos, como o ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto, o deputado Federal João Daniel, o deputado estadual Garibalde Mendonça e o ex-vereador e presidente da Câmara de Aracaju na época, Sérgio Bezerra, responsável por restituir os títulos de cidadania a João Goulart e Leonel Brizola. Também estiveram presentes o senhor João Vicente Goulart, filho do homenageado e João Leonel Brizola, sobrinho do homenageado.
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos, enfatizou que os títulos restaurados pelo parlamento aracajuano à João Goulart e Leonel Brizola reforçam e valorizam o legado de ambos para sociedade brasileira e aracajuana, assim como reparam uma injustiça.
“A Câmara de Vereadores de Aracaju entrega a sua principal honraria aos familiares do ex-presidente João Goulart e do ex-governador Leonor Brizola, que é o título de cidadania aracajuana a essas duas figuras tão queridas do povo brasileiro. Infelizmente, eles não estão mais aqui entre a gente, mas a gente entrega aos familiares, demonstrando que o povo de Aracaju, independentemente do momento histórico, está atento às injustiças e nós não poderíamos deixar de reconhecer o legado de Brizola na educação, na assistência social; de Jango também, no enfrentamento a esse momento tão delicado da história brasileira”, pontuou o presidente da Câmara.
O que disseram os convidados?
O ex-vereador Marcélio Bonfim e presidente do comitê memória, verdade e justiça iniciou a fala em tribuna. Ele enviou um oficio ao presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, solicitando que os títulos fossem entregues. “Eu tinha 17 anos quando esses títulos foram aprovados, hoje tenho mais de 80. Reconheço que esses brasileiros são lutadores do estado democrático de direito e uma inspiração para que continuemos na luta contra qualquer iniciativa que busque o retorno de uma ditadura”, afirmou.
O ex-vereador Sergio Bezerra - responsável por restituir os títulos de cidadania a João Goulart e Leonel Brizola relembrou o período e luta para revalidar as homenagens. “Ao realizar a busca, reapresentei o título, o parecer foi de Mendonça Prado e todos foram favoráveis à restituição desses títulos. O setor legislativo tentou contatar Leonel Brizola, enquanto estava vivo, mas não havia agenda. Para mim, foi um orgulho. Devo isso também ao meu amigo Marcélio Bonfim, por essa busca ao presidente desta casa. Sinto que fizemos justiça a dois grandes nomes brasileiros”.
Para André Gaetta, secretário geral do Movimento nacionalista Leonel Brizola, a iniciativa do parlamento aracajuano revigora o espirito de luta por uma sociedade cada vez mais justa e democrática. “Essa iniciativa de Aracaju nos enche a alma de alegria, pois faz valer a luta que temos em busca da democracia”.
O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que também é presidente do PDT no Estado, partido fundado por Leonel Brizola, disse que a homenagem da Câmara Municipal de Aracaju simboliza a defesa da liberdade de expressão. “Esses senhores encarnaram os anseios de liberdade e democracia, assim como defendiam o povo brasileiro, no sentido de ter reformas de base e desenvolvimento. Eles eram grandes demais. Portanto, quero destacar o quanto eu estou feliz, pois isso é uma porta da esperança que se abre. A democracia é muito melhor do que qualquer ditadura, pois você pode expressar sua opinião”.
O vereador Camilo Daniel e a vereadora Sonia Meire reforçaram a importância dessas figuras políticas, pela coragem e determinação em manter o regime democrático. “Marcélio, admiro o seu empenho em retomar essa homenagem e nos procurar para realizar essa Sessão”, disse Camilo. O parlamentar também relembrou os ataques ao Planalto no dia 08 de janeiro. Camilo os considerou como um ataque à democracia. “O debate central é a democracia plena e a garantia de direitos”, reforçou.
João Vicente Goulart, filho do homenageado, reforçou a honra em receber essa homenagem, em nome de seu pai. “Jango foi, sem dúvidas, um presidente que lutou até o final dos seus dias pela liberdade e democracia. Quando falamos em reforma de base, estamos trazendo questões de mudanças econômicas nesse país, como é o caso da reforma agrária. O governo João Goulart caiu pelos seus acertos. A perseguição passou, mas o que não passa é a vontade de lutar e de fazer no Brasil um novo país”, destacou.
Finalizando os discursos, João Leonel Brizola, sobrinho do homenageado, subiu à tribuna e relembrou fatos históricos do tio como a defesa do governo João Goulart e passagens pelos governos do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
“Recebo com muita honra, em nome da família, esse título. Esse título também homenageia os filhos de Brizola que tanto sofreram no exilio. Sem dúvida homenageia a grande companheira de Leonel Brizola: Minha tia Neuza Goulart Brizola. Um esteio fundamental na vida de Brizola”, expressou João. “Gostaria de relembrar que nesse dia, mais ou menos essa hora, eu estava no palácio Piratini e fico hoje pensando na coragem de Brizola. Eu era pequeno, tinha 7 anos de idade e via o povo na frente do palácio armado para defender a posse do presidente João Goulart. E a brigada militar sentiu que o povo estava disposto a lutar e se aproxima do governo e passa a apoiar aquele momento singular em nossa história”, declarou.
“E ali, reunido no palácio, Brizola inicia o programa da legalidade quando toma conhecimento que havia um movimento para o presidente João Goulart não assumisse. A rede da legalidade se instala naquele momento. Brizola era um homem simples, de uma família pobre. Mas minha vó o estimulava a estudar e isso fez com que ele se tornasse um cidadão do mundo. Por isso essa obsessão dela pela educação o acompanhou por toda vida”, complementou.
Entenda o histórico
Os títulos de cidadania, originalmente, foram autorizados por meio dos Decretos nº 05, e nº 2, com a presidência de José Teixeira Machado em 24/10/1960 e Milton Santos em 19/10/1967, respectivamente.
No entanto, ambos foram revogados, em 1964, pela ditadura militar, sob a justificativa de que os agraciados haviam perdido seus direitos políticos. Em 1995, passados 31 anos da revogação dos atos, o então vereador Sérgio Bezerra apresentou propositura visando à restituição dos títulos de cidadania. Ainda nesse ano, a Câmara Municipal de Aracaju aprovou as Resoluções nº 26 e nº 37, restituindo a João Goulart e Leonel Brizola a homenagem.
Ricardo Vasconcelos concede título de Cidadania Aracajuana post mortem a João Goulart e Leonel Brizola
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, na tarde desta segunda-feira, 25/8, uma solenidade marcada pela emoção e pelo resgate histórico: a entrega do título de Cidadania Aracajuana post mortem ao ex-presidente da República, João Goulart, e ao ex-governador Leonel Brizola. A honraria, de autoria do presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), é um gesto de reparação histórica e reconhecimento ao legado das duas lideranças brasileiras.
Segundo Ricardo Vasconcelos, a homenagem simboliza um momento de justiça e memória. Em 1964, ambos receberam o título de cidadão aracajuano, mas a honraria foi revogada em meio às turbulências políticas do golpe militar. Já em 1965, a Câmara aprovou a devolução dos títulos, mas apenas agora, em 2025, foi realizada a cerimônia oficial de entrega.
“Infelizmente, João Goulart e Leonel Brizola não estão mais entre nós, mas entregamos aos seus familiares esse reconhecimento, reafirmando que o povo de Aracaju, independentemente do momento histórico, permanece atento às injustiças. Hoje fazemos justiça e reconhecemos o legado de Brizola na educação e na luta social, bem como a coragem de Jango no enfrentamento a um dos períodos mais delicados da nossa história”, destacou Ricardo Vasconcelos.
A solenidade contou com a presença de familiares dos homenageados, autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade. Em um clima de respeito e celebração, foi reafirmada a importância do gesto simbólico, fruto da autoria de Ricardo Vasconcelos, para preservar a memória daqueles que defenderam a democracia, os direitos sociais e a educação como pilares fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.
Com a entrega da honraria, João Goulart e Leonel Brizola passam a ser, de fato e de direito, cidadãos aracajuanos, eternamente reconhecidos pela capital sergipana.
Tribuna Livre desta terça-feira celebra o Dia do Bancário
A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju recebeu, nesta terça-feira (26/08), a Secretária da Juventude do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Dra. Géssica Nascimento, que representou a diretoria da entidade e fez uma homenagem ao Dia do Bancário, celebrado nacionalmente dia 28 de agosto.
Géssica iniciou seu discurso enfatizando a importância da data para a categoria. “Essa é uma data histórica e de grande significado. É um momento de reconhecer publicamente a importância dos trabalhadores das instituições financeiras”. Ela ainda aproveitou para fazer uma contextualização desse marco histórico, proveniente da luta por melhores condições para os trabalhadores da área.
“A origem da data remonta a 1951, quando a categoria, após 62 dias de greve, conquistou um aumento salarial de 31%. Essa paralisação foi uma das mais longas da história e um marco para o movimento sindical. Apesar de reprimida pela polícia e boicotada pela mídia, a greve terminou após o Tribunal Regional do Trabalho conhecer o reajuste salarial.”
A secretária destacou que a data precisa ser constantemente lembrada e celebrada, pois, segundo ela, trata-se de uma “forma de educação política para não nos esquecermos de que todas as conquistas vieram da luta e não da benevolência de patrões. Manter a tradição e celebrar o Dia dos Bancários é comemorar direitos conquistados, a exemplo da Convenção Coletiva do Trabalho, que foi criada em 1992, garantindo os mesmos salários e benefícios para todos os bancários do país.”
Por fim, Géssica citou alguns avanços nos direitos da categoria, como o fim dos trabalhos aos sábados, a jornada de 6h, o vale refeição, e falou sobre a trajetória do Sindicato dos Bancários de Sergipe, que foi fundado em 14 de julho de 1934. “É um dos mais fortes e consolidados sindicatos do nosso estado”, enfatizou ao dizer que, mesmo em ano sem campanha nacional dos bancários, a instituição mantém uma intensa agenda de mobilizações e debates, sempre atenta às pautas mais importantes do setor financeiro.
O que disseram os vereadores
O vereador Iran Barbosa (PSOL) parabenizou o sindicato pelo trabalho desenvolvido e relembrou o período em que a categoria serviu de inspiração para as lutas sindicais de outros segmentos da sociedade. “Eu quero manifestar agradecimento à categoria bancária, porque, no início da nossa luta sindical no magistério, o sindicato dos bancários foi uma referência para nós e um ponto de apoio fundamental. Então eu não posso perder essa oportunidade de agradecer à categoria e às direções que se sucederam e que sempre deram apoio à luta por um sentido muito coletivo do diálogo da classe trabalhadora.”
O vereador Miltinho Dantas (PSD) também parabenizou a explanação feita por Géssica e disse que “é um motivo de muita alegria poder comemorar o Dia do Bancário, eu que ingressei nessa categoria em 1987, me aposentei e continuo sindicalizado. Uma profissão que me dá muito orgulho e que é muito relevante para a sociedade.”
O vereador Camilo Daniel (PT) enfatizou que a profissão talvez esteja no maior centro das contradições que existe do capital, porque no capital financeiro quem mais tem lucro são os bancos. “A gente vê os bancos e a forma como o capital financeiro acabaram dominando a economia mundial, os bancos acumulando cada vez mais dinheiro e, contraditoriamente, categorias lutando por questões muito simples, como a pejotização e nenhuma conquista seria possível se não houvesse a luta da categoria.”
A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) destacou a importância dos bancos, em especial do Banese. “Gostaria de falar sobre a importância que o Banese tem para a economia do nosso estado e também da relevância que o sindicato tem para manter vivo esse banco que, apesar de todas as tentativas de privatização, é essa categoria que tem levantado as esperanças de que é possível você ter um banco público, mesmo em meio a tantas contradições que nós estamos vivendo.”
O vereador Lúcio Flávio (PL) falou sobre a trajetória de sua família, que tem tradição na área bancária. “Eu tenho uma experiência muito longa, inclusive minha esposa foi acolhida pelo sindicato durante uma necessidade de uma demanda junto ao banco em que ela trabalhava. Não sou daqueles que condenam a instituição bancária, porque eu já vi sonhos serem realizados por meio de financiamento habitacional, por meio de abertura de empresas para geração de emprego e tenho muito respeito pelo sindicato, que garante, num momento de injustiça, os direitos do trabalhador do banco.”
O vereador Elber Batalha (PSB) destacou a necessidade de haver uma atenção especial para a área de fomento. “Eu gostaria de fazer um recorte sobre a importância de um sistema bancário de fomento, a exemplo do que acontece com os bancos estatais, como o Banese, a Caixa e o Banco do Brasil. Se não fossem os bancos públicos e o SUS no momento da pandemia, o mundo e as consequências dessa doença teriam sido muito mais trágicas e os bancos são um retrato dos seus trabalhadores, a dedicação e o empenho de modificar vidas e realizar sonhos.”
Por fim, o presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), ressaltou o papel relevante que a luta da categoria desempenhou na sociedade. “Quando se fala em bancário, as pessoas se lembram muito de lucro, de dinheiro. Mas a gente percebe o que os bancários já fizeram por esse país, juntamente com o magistério. Existem algumas categorias que ultrapassam os limites da sua atuação e têm um papel importantíssimo para a sociedade na defesa do estado democrático de direito, nos enfrentamentos que são necessários junto à política perversa que alguns governos têm. Então quando a gente vê uma data como essa sendo enaltecida pela classe política, isso me orgulha bastante.”
“A população LGBT tem se colocado, todos os dias, na defesa da sua existência”, diz Sonia Meire
Durante o pequeno expediente, nesta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna para destacar a luta da população LGBTQIAPN+ pelos seus direitos e também a realização da 24ª Parada LGBT+ de Sergipe, que será realizada no próximo domingo, dia 31 de agosto, na Orla de Atalaia, a partir das 14h. A Parada deste ano traz como tema ‘Envelhecer é Resistir’, um tributo à memória viva da luta dessas pessoas.
Vereadores debatem transporte público, políticas para a juventude, homenagens e melhorias na Zona de Expansão durante o Grande Expediente
Na sessão desta quarta-feira, 26 de agosto, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju utilizaram o Grande Expediente para tratar de temas que envolvem transporte público, políticas para a juventude, homenagens a personalidades e solicitações de melhorias para comunidades da Zona de Expansão.
O vereador Fábio Meireles (PDT) destacou a situação da compra dos ônibus elétricos para a capital, lembrando que, até o momento, o Tesouro Nacional não liberou o empréstimo necessário para a aquisição dos 15 veículos. Segundo ele, “os ônibus não estão rodando, não têm nota fiscal nem placa, porque não há ainda liberação de recursos”. Meireles também comentou o decreto municipal nº 8.042/2025, que proíbe a circulação de ônibus a combustão com mais de 12 anos e elétricos acima de 15 anos. O parlamentar exibiu imagens de veículos em circulação que estariam em desacordo com a norma e cobrou fiscalização da Prefeitura.
Ainda em sua fala, Meireles parabenizou o governador Fábio Mitidieri pela realização da 55ª edição do Sergipe é Aqui, em Graccho Cardoso, e falou sobre a criação do programa municipal Tamo Junto, comparando-o à iniciativa estadual. O vereador também citou declarações do ex-deputado federal André Moura, que atribuiu nota negativa à gestão da prefeita Emília Corrêa, ressaltando a relevância política do ex-parlamentar.
Já o vereador Iran Barbosa (PSOL) utilizou a tribuna para convidar colegas e a população para a audiência pública de sua autoria, realizada em parceria com a União Nacional dos Estudantes e o Conselho Nacional da Juventude, com o tema “Juventudes e Políticas Públicas em Aracaju”. O parlamentar defendeu a importância do protagonismo juvenil na formulação de políticas públicas e destacou desafios enfrentados pelos jovens, como desigualdade social e violência, em especial contra juventudes periféricas e negras.
Iran também registrou homenagem ao Grupo Imbuaça, que completa 48 anos de atividades, enaltecendo a contribuição da companhia para o teatro de rua e para a valorização da cultura popular.
O vereador Vinícius Porto (PDT) iniciou seu pronunciamento desejando melhoras ao governador Fábio Mitidieri, que participou da edição do Sergipe é Aqui em Graccho Cardoso mesmo adoentado. O parlamentar destacou a aproximação do governo estadual com a população por meio do programa itinerante e comparou a iniciativa às ações realizadas no passado pelo ex-governador João Alves Filho.
O parlamentar também parabenizou a deputada federal Yandra Moura, reconhecida como uma das dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Em sua fala, registrou ainda a reinauguração da Unidade Caçula Barreto de Assistência Social, em homenagem à sua bisavó, destacando sua trajetória de serviços prestados às famílias aracajuanas.
Para finalizar o Grande Expediente, o vereador Bigode do Santa Maria (PSD) chamou atenção para a realidade vivida pelas comunidades da Zona de Expansão de Aracaju, como Porto do Mar I e II, Aquarius, Águas Belas, Franco Freire, Porto do Carvalho e Brisa Mar. Ele ressaltou a ausência de praças e áreas de lazer na região e pediu maior presença da Prefeitura e da Emsurb na manutenção e urbanização desses espaços. Segundo o parlamentar, “as crianças e adolescentes dessas comunidades só têm a praia como área de lazer, pois as praças existem apenas no nome”. Bigode reforçou a confiança de que a prefeita Emília Corrêa e o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, irão atender às demandas.
Parlamentares debatem políticas públicas, cultura e inclusão social durante a 66ª Sessão Ordinária da Câmara de Aracaju
Na manhã desta terça-feira, 26 de agosto, a Câmara Municipal de Aracaju realizou a 66ª Sessão Ordinária, com uma pauta marcada pela apreciação de 16 proposituras, entre projetos de lei, decretos legislativos e requerimentos. Confira o que foi aprovado na Casa parlamentar.
Primeira votação
Em primeira votação, foram apreciadas matérias como o Programa Escola Livre da Dengue (nº 68/2024), de autoria do vereador Breno Garibalde, que tem como objetivo promover a conscientização e ações de prevenção da dengue entre estudantes, professores e comunidade escolar.
Também foi aprovado em 1ª discussão o Projeto de Lei nº 128/2024, de autoria do vereador Joaquim da Janelinha, que declara o bloco carnavalesco “Saudoso Tuca” como patrimônio cultural imaterial de Aracaju. Na mesma linha, foi reconhecida a Capoeira Angola e a Capoeira Regional como patrimônio cultural imaterial do município, em iniciativa da vereadora Professora Sônia Meire (nº 143/2024).
O plenário também analisou o Projeto nº 16/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa, que institui o ano de 2025 como “Ano Cultural Prefeito Marcelo Déda”, em homenagem aos 170 anos da capital sergipana e ao ex-prefeito e ex-governador de Sergipe.
Outros projetos trataram de políticas voltadas para educação e inclusão. A vereadora Thannata da Equoterapia apresentou o Projeto de Lei nº 96/2025, que institui treinamento obrigatório para profissionais da educação sobre epilepsia, visando promover a inclusão de alunos na rede municipal de ensino. Já o vereador Levi Oliveira apresentou a proposta da “Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade”, a ser inserida no calendário oficial de eventos do município (Projeto de Lei nº 128/2025).
Outro destaque foi o Projeto de Lei nº 129/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa, que institui o “Dia Municipal do Atleta de Corrida de Rua”. A matéria foi bastante elogiada pelos parlamentares e homenageia Cláudio José Prata dos Santos, corredor aracajuano que faleceu em acidente automobilístico em 25 de maio de 2024, a caminho de uma competição.
Por sua vez, o vereador Fábio Meireles apresentou o Projeto de Lei nº 148/2025, que cria salas de silêncio nas escolas municipais, destinadas à autorregulação de alunos autistas e neuroatípicos. Os espaços servirão como ambientes seguros e controlados para aliviar sobrecargas sensoriais, possibilitando maior tranquilidade e prevenindo crises emocionais e comportamentos disruptivos.
Segunda votação
Na segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 61/2025, de autoria do vereador Anderson de Tuca, que denomina como Rua Antônio Carlos de Vasconcelos Lima a via localizada no bairro Farolândia. Também foi aprovada a proposição do vereador Soneca (nº 68/2025), que institui a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de cabos, fios e equipamentos.
Títulos de cidadania
Os parlamentares aprovaram a concessão de cinco títulos de cidadania aracajuana: Márcio Adriano Galdino de Melo, indicado pela vereadora Moana Valadares (nº 57/2025); Delmo de Carvalho Aragão, indicado pelo vereador Breno Garibalde (nº 60/2025); Levi Santos de Oliveira Filho, por iniciativa do vereador Rodrigo Fontes (nº 68/2025); Francilene Martins, indicada pelo vereador Iran Barbosa (nº 69/2025); e Samir de Araújo Xaud, presidente da CBF, homenageado pelo vereador Miltinho Dantas (nº 84/2025). A vereadora Sônia Meire se absteve da votação nos títulos apresentados por Moana Valadares e Miltinho Dantas.
Requerimentos
Foi aprovado o Requerimento nº 306/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa, que propõe a realização de uma audiência pública sobre os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as contribuições do educador social. O debate está agendado para o dia 19 de setembro, às 15h.
Presidente da Câmara destaca avanços em feiras livres e anuncia novos projetos para Aracaju
Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), presidente da Casa, ressaltou melhorias na limpeza dos mercados públicos e tratou de projetos estruturantes como a construção de um hospital na Zona de Expansão e a instalação de uma usina de asfalto para a capital.
Na sessão desta terça-feira, 26/8, Ricardo Vasconcelos destacou a importância de reconhecer publicamente as melhorias implementadas pela Prefeitura de Aracaju nas feiras livres e mercados da cidade. Segundo ele, a limpeza e organização observadas recentemente demonstram que o serviço público pode e deve ser prestado com excelência.
“Não parece nem um ambiente público, parece quase um ambiente particular, de tanta limpeza e organização. É isso que faz com que as pessoas acreditem no serviço público e ocupem esses espaços”, afirmou o presidente da Câmara, lembrando que as feiras de Aracaju hoje não deixam a desejar em relação a empresas privadas do setor.
Além de enaltecer os avanços, Ricardo também trouxe novidades em relação a projetos estruturantes para a cidade. Ele informou que a Secretaria Municipal da Saúde está finalizando o projeto para implantação de um hospital na Zona de Expansão, que será submetido à Câmara para apoio por meio de emendas parlamentares.
O parlamentar se comprometeu a apoiar a iniciativa, mas alertou a gestão para que não repita erros do passado:
“Nós vamos ajudar, vamos mandar os recursos necessários, mas se faltar alguma coisa o Executivo precisa complementar. A população daquela região precisa sentir a presença do poder público”.
Outro ponto abordado por Ricardo Vasconcelos foi a possível instalação, pela EMURB, da usina de asfalto mais moderna do país, que deve garantir maior durabilidade, qualidade e produtividade no recapeamento e pavimentação das vias. O vereador reforçou que a iniciativa deve contemplar não apenas o tapa-buraco, mas também levar asfalto com saneamento básico para bairros que ainda convivem com a lama diariamente, como Lamarão, Coqueiral, Porto Dantas, Ponta do Sol, Soledade e Santa Maria.
“É isso que temos que fazer com a coisa pública, porque o dinheiro do povo custa caro. Precisamos investir em obras que realmente melhorem a vida das pessoas e tragam dignidade para os moradores de todas as regiões da cidade”, concluiu.
Vereadores destacam avanços e críticas durante Pequeno Expediente na Câmara de Aracaju
Lúcio Flávio (PL)
O vereador Lúcio Flávio (PL) abriu o Pequeno Expediente agradecendo ao presidente da Câmara Municipal por ter assegurado a segurança jurídica na participação de vereadores suplentes nas CPIs — medida que garante sua presença nas reuniões da CPI das Multas da SMTT.
O parlamentar também relatou a emoção de acompanhar, na segunda-feira (25), a inauguração da nova sede do Abrigo Caçula Barreto, espaço estruturado para oferecer acolhimento, estudo, lazer e atendimento qualificado a crianças e adolescentes com direitos ameaçados.
No sábado (24), participou da primeira edição do projeto “Tamo Junto”, no Lamarão, destacando o impacto das ações nas áreas de saúde, assistência social, segurança e serviços urbanos.
Lúcio ainda registrou presença na campanha “Agosto Lilás”, promovida pelo CRAS Risoleta Neves, parabenizando os servidores pela atuação e pelo cuidado com os moradores da comunidade.
Marcel Azevedo (PSB)
O parlamentar comemorou o índice de vacinação contra a gripe em Aracaju, que atingiu 48,48%, superando a média nacional de 47,37%. Também elogiou o projeto “Tamo Junto”, ressaltando a importância de levar serviços públicos diretamente à população que encontra dificuldades de acesso.
Pastor Diego (União Brasil)
Destacou o cumprimento das emendas impositivas municipais pela atual gestão, especialmente na ampliação dos serviços gratuitos do Hospital e Maternidade Santa Izabel. Segundo ele, o erro da gestão anterior foi não criar um centro de imagens nem aplicar os recursos destinados à saúde.
Professora Sonia Meire (PSOL)
A vereadora valorizou a realização da 24ª Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe, que acontece neste domingo (31), na Orla da Atalaia, com o tema “Envelhecer é Resistir”. Para Sonia, o ato é político e reforça a necessidade de políticas públicas de respeito e dignidade.
Ela anunciou ainda quatro projetos protocolados:
- Criação da Frente Parlamentar de Combate à LGBTfobia;
- Selo Municipal da Diversidade LGBTQIAPN+;
- Programa de atenção à saúde de pessoas trans e não binárias;
- Reconhecimento da Parada LGBTQIAPN+ como patrimônio cultural e imaterial de Aracaju.
Ricardo Vasconcelos (PSD)
Apresentou vídeo sobre a organização do Mercado do Augusto Franco, elogiando a gestão municipal por estimular a confiança no serviço público.
O presidente da Casa complementou anunciando que a Prefeitura deve encaminhar projeto para construção de um hospital na Zona de Expansão e a criação da usina de asfalto mais moderna do país, com promessa de maior durabilidade e produtividade.
Selma França (PSD)
Relatou melhorias nas ruas da comunidade Agamenon Magalhães (José Conrado de Araújo), mas alertou para falhas, como a retirada de rampas de acessibilidade. Ela garantiu fiscalização próxima das obras e agradeceu à empresa Iguá pela agilidade em serviços na região. Também parabenizou a realização da cavalgada no bairro Coroa do Meio.
Sargento Byron (MDB)
Criticou a reprovação de 13 dos 15 candidatos com deficiência aprovados em fases anteriores do concurso da Polícia Militar de Sergipe. Questionou os critérios médicos adotados e cobrou providências da Defensoria Pública e do Ministério Público. “Não quero acreditar que isso seja preconceito da Junta Médica da PM”, afirmou.
Vereador Isac visita a Maternidade Lourdes Nogueira e reforça importância do cuidado humanizado no parto
Na manhã desta terça-feira, o vereador Isac Silveira (União Brasil), líder da prefeita Emília Corrêa na Câmara Municipal de Aracaju, visitou a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, para conhecer de perto a estrutura, os serviços e a qualidade do atendimento oferecido às gestantes aracajuanas. A unidade está sob gestão do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), nova organização social responsável pela administração da maternidade.
Acompanhado pelos casais Ronaldo Soares Rodrigues e Amanda Aguiar Santos e Rhuan Felipe Lima Nunes e Karoline Guimarães Viana, o parlamentar percorreu as dependências da unidade, dialogou com profissionais de diferentes áreas e conferiu a estrutura oferecida.
O enfermeiro Gabriel apresentou todo o fluxo de atendimento da maternidade, desde a recepção e consultas até o parto e o acompanhamento no pós-parto. Isac destacou a organização, o controle e a qualidade do serviço prestado:
“O parto é um momento ímpar, único e diferente de todos. Fico feliz em ver de perto o comprometimento dos profissionais e o cuidado com cada detalhe”, afirmou o vereador.
A Maternidade Lourdes Nogueira apresenta hoje taxa de ocupação de 60%, realizando em média 370 partos por mês e atendendo cerca de 50 pacientes por dia. Entre os destaques da estrutura, estão os berços aquecidos na estação neonatal, garantindo assistência imediata ao bebê, e a disponibilidade de uma incubadora por setor, reforçando a segurança no atendimento.
Durante a visita, o coordenador Mateus da Silva Ferreira (Urgência e Sala de Parto) acompanhou a comitiva, apresentando as diferentes áreas sob sua responsabilidade e detalhando o funcionamento da unidade. A coordenadora Grazielle Almeida (Bloco Cirúrgico e CME) apresentou os quartos, com duas e quatro camas, destinados a pacientes em diferentes situações, incluindo casos clínicos, aborto e neonatais.
As gestantes presentes participaram de uma exposição conduzida pela equipe de enfermagem sobre aleitamento materno e o fluxo de cuidados da mãe e do bebê, desde a chegada até o pós-parto, proporcionando orientação e tranquilidade às futuras mamães.
A fonoaudióloga Yannie Nery destacou a importância do acompanhamento especializado com o bebê, explicando que a presença desse profissional é indispensável nesse momento tão especial, garantindo os primeiros cuidados com a amamentação, sucção e desenvolvimento neonatal.
Já a nutricionista Ayla Naune apresentou todo o processo nutricional ligado à maternidade, explicando os cuidados necessários para garantir a saúde da mãe e do bebê e reforçando a importância de uma alimentação equilibrada durante o pré-parto, parto e pós-parto.
Durante a visita, Isac conversou com os casais presentes sobre as impressões da maternidade. Ronaldo elogiou:
“Foi muito bom, sensacional. Estrutura impecável. Aqui é 100%, pode confiar!”
Os futuros papais e mamães também compartilharam a emoção ao anunciar a chegada de duas meninas, celebrando esse momento único.
Isac ainda destacou o empenho da prefeita Emília Corrêa, responsável por reestruturar a maternidade, organizar o contrato e ampliar o fluxo de atendimento:
“Graças a Deus e ao empenho da prefeita, hoje temos uma maternidade organizada e preparada para atender cada vez melhor. Estamos orgulhosos, enquanto vereadores e cidadãos, de poder contar com um espaço como esse.”
E concluiu desejando: “Saúde aos futuros bebês e às mamães! Deus abençoe a todos.”
"Gostaria de buscar o entendimento sobre quais os critérios utilizados para essas reprovações", questiona Sargento Byron sobre avaliação médica e vagas PcD em concurso PM/SE
Nesta terça-feira, 26, o vereador e 1º secretário da Câmara Municipal de Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), fez uso da tribuna da Casa para questionar a avaliação médica do último concurso da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE) para os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD).
Desde 2024, o parlamentar leva à Câmara, e também aborda em suas redes sociais e entrevistas, o quanto é inaceitável a pessoa com deficiência não ser incluída em vagas de editais para concursos — como foi, num primeiro momento, o da PM/SE. Com a retificação do edital, o certame contou com a aprovação de 15 candidatos para as vagas PcD. Entretanto, na avaliação médica — uma das etapas do concurso —, 13 desses candidatos foram considerados inaptos pela junta médica da PM.
“O Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência emitiu uma nota de repúdio acerca do último concurso para praças e oficiais da PM Sergipe, no qual, através de muita luta e diálogos, foi incluído o número de vagas para pessoa com deficiência, previsão legal que outras instituições já acolheram em seus certames. Mas o que dizer quando os candidatos são aprovados em duas etapas e não na terceira, que é a avaliação médica? Como explicar? Sendo que, no ato da inscrição, todos os candidatos apresentaram laudos médicos atestando suas condições, os quais foram aceitos pela organização do concurso”, questionou Sargento Byron.
O parlamentar reforçou o seu respeito à instituição militar, destacando a importância de se reavaliar a situação:
“A Polícia Militar é uma instituição que tem todo o meu respeito. O que trago aqui é um questionamento que vai além de um concurso público, é no âmbito social. Gostaria de buscar o entendimento sobre quais os critérios utilizados para essas reprovações, visto que o certame cumpre etapas que já comprovaram a deficiência desses candidatos. A gente fica triste e preocupado, pois não queremos entender que isso seja um ato de preconceito. Gostaria de chamar a atenção da Defensoria Pública e do Ministério Público, para que as pessoas aprovadas tenham seus cargos como de direito”, destacou.
Byron ainda pontuou a capacidade e o protagonismo que a pessoa com deficiência tem para exercer um cargo dentro da atividade da Polícia Militar, mesmo que não seja para a finalidade ostensiva:
“Sabemos que a pessoa com deficiência, não só na carreira policial, mas em tantas outras profissões, pode ser realocada em suas atividades. Temos cargos administrativos, em assessorias, planejamento, estratégia, assim como na banda oficial. Tudo isso de maneira que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência desse servidor. Reforço meu apoio a esses candidatos e incentivo que busquem a Defensoria e o Ministério Público, para que juntos tenhamos diálogos e resolutividade”, concluiu.
Iran Barbosa destaca os 48 anos do grupo de teatro Imbuaça
No próximo dia 28 de agosto, o grupo sergipano de teatro de rua ‘Imbuaça’ estará completando 48 anos de existência e de resistência. O grupo é o mais antigo do Brasil em atividade ininterrupta e é reconhecido nacionalmente pelo trabalho inspirado na cultura popular e na literatura de cordel.
Diante de data tão importante, o vereador Iran Barbosa, do Psol, destacou, nesta terça-feira (26), na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o aniversário de fundação do grupo teatral sergipano.
“Quero, aqui desta tribuna, apresentar os meus cumprimentos ao Imbuaça, cujo aniversário representa um marco para o teatro de rua, sendo um ato de resistência e de valorização das manifestações populares”, declarou o parlamentar.
Iran aproveitou para destacar, também, as atividades celebrativas dos 48 anos do grupo teatral sergipano, que realizará a III Mostra Imbuaça de Teatro, de hoje (26) a 29 de agosto, em sua sede, na rua Muribeca – 04, no bairro Santo Antônio, e na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. Os espetáculos podem ser assistidos de forma gratuita.
“Reitero meus cumprimentos a todos que integram esse grupo artístico importante de nosso estado, caminhando para quase meio século de existência ininterrupta. Sabemos que não é fácil manter por quase meio século um grupo teatral e popular que leva arte para o povo”, enfatizou Iran Barbosa.
O Grupo Imbuaça, nome que homenageia o embolador e artista popular Mané Imbuaça, foi fundado em 28 de agosto de 1977, depois da oficina de Teatro de Rua ministrada por Benvindo Siqueira, com base na experiência do "Teatro Livre da Bahia". Ao longo dos 48 anos em atividade, persiste na pesquisa teatral fundamentada na literatura de cordel e outros elementos da cultura popular: base da identidade do grupo. Já montaram 32 espetáculos, participaram de diversas mostras, festivais e eventos em todos os estados brasileiros e em países como Portugal, Equador, México e Cuba, representando a arte e a cultura de Sergipe e do Brasil.
Câmara Municipal de Aracaju aprova 3 requerimentos na 2ª reunião da CPI do Natal Iluminado 2024
Nesta terça-feira (26/08), foi realizada a 2ª reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) relativa ao Natal Iluminado de 2024 na Câmara Municipal de Aracaju. A reunião teve início logo após o encerramento da 66ª Sessão ordinária.
Em pauta, foram analisados, discutidos e aprovados 3 requerimentos. Dois de autoria do presidente da Comissão, o vereador Isac Silveira e um de autoria do vereador Milton Dantas. Todos referentes ao Contrato nº 54/2024, celebrado entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb e a Empresa Vasconcelos e Santos Ltda, no valor de R$ 10.026.782,58, para decoração natalina do município de Aracaju no ano de 2024.
Requerimentos Aprovados
De autoria do vereador Milton Dantas, o requerimento nº 5 solicita à Prefeitura de Aracaju as seguintes informações e documentos.
a) Cópia integral do contrato administrativo firmado com a empresa contratada;
b) Cópia do edital de licitação ou dos documentos que justificou eventual dispensa ou inelegibilidade de licitação;
c) Justificativa técnica e econômica para os valores contratados;
d) Comprovação da execução contratual (relatórios de fiscalização, fotos etc.)
e) Cópia das notas fiscais emitidas e ordens de pagamentos efetuadas;
f) Nome e função dos servidores públicos envolvidos na contratação, fiscalização e pagamento;
g) Relatórios ou pareceres do Controle Interno sobre o Contrato;
h) Eventuais auditorias ou comunicações realizadas com o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe;
i) Cronograma físico-financeiro da execução do contrato;
j) Qualquer outro documento que comprove a legalidade, economicidade e transparência do procedimento;
k) Relação nominal da equipe de licitação que teve participação efetiva na contratação;
l) Informar se o Senhor Augusto Feitosa Magalhães Carneiro, nos anos de 2024 e 2025, foi nomeado para algum cargo na administração direta ou indireta; caso afirmativo, enviar os decretos das referidas nomeações;
m) Enviar a esta Casa Legislativa o parecer técnico-jurídico da Controladoria Geral do Município sobre o referido contrato.
Os requerimentos nº 6 e nº 7, ambos de autoria do vereador Isac Silveira, pedem informações sobre a parceria firmada com o Grupo Energisa para operacionalização do Natal Iluminado do Parque da Sementeira, bem como documentos como contrato, processo administrativo, termo de parceria, termo de fonte que formalizou a respectiva parceria e informações pertinentes à execução dela.
O relator da CPI, o vereador Breno Garibalde, comentou sobre o andamento do trabalho da Comissão e sobre os próximos passos: “Agora é aguardar para que esses documentos cheguem e assim a gente possa analisá-los e dar continuidade às investigações da comissão”.
A respeito dos 4 requerimentos de documentos e informações aprovados na reunião anterior, o vereador informou que ainda não foram atendidos: “O prazo é de 15 dias para que a gente possa ter as respostas, então passou uma semana agora, tem mais uma semana para que esses documentos cheguem até esta Casa, para podermos nos debruçar sobre eles e, a partir disso, ver quem é que vamos convocar para depor”, declarou Breno.
A próxima reunião da CPI do Natal Iluminado será na terça-feira (02/09), às 14h, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
Composição de membros da CPI do Natal Iluminado
-
Presidente: Isac Silveira (União Brasil)
-
Relator: Breno Garibalde (Rede)
-
Outros membros: Miltinho Dantas (PSD), Elber Batalha (PSB) e Vinícius Porto (PDT)
-
Suplentes: Thannata da Equoterapia (Mobiliza) e Camilo Daniel (PT)
Alex Melo comemora sucesso da primeira edição do 'Tamo Junto Aracaju' no Lamarão
O vereador Alex Melo (PRD) participou e celebrou o resultado da primeira edição do projeto ‘Tamo Junto Aracaju’, realizada no sábado, 23 de agosto, no bairro Lamarão.
“O projeto foi lindo e começou muito bem, com a aprovação do povo. Os secretários saíram dos gabinetes com suas equipes para atender as necessidades da população de perto. A prefeita Emília Corrêa e todos os envolvidos estão de parabéns”, destacou o vereador.
A primeira edição do ‘Tamo Junto Aracaju’ reuniu centenas de moradores da região, que usufruíram dos serviços ofertados e participaram da programação cultural durante todo o dia na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Francisco da Silva.
“Mais de 70 serviços foram oferecidos, muitas demandas foram atendidas na hora e outras agendadas. Essa é a proposta da prefeita Emília Corrêa: levar a prefeitura até os bairros. O projeto começou no Lamarão e, a cada mês, será realizado em um novo bairro”, comemorou Alex Melo.
A próxima edição do ‘Tamo Junto Aracaju’ está prevista para o dia 20 de setembro, no bairro Industrial.
Fábio Meireles (PDT) denuncia circulação de ônibus acima de 12 anos em Aracaju
O vereador Fábio Meireles (PDT) usou a Tribuna, no Grande Expediente desta terça-feira (26), para apontar que o Decreto 8.042/2025 não está sendo cumprido no transporte público municipal de Aracaju. Ele lembra que o Decreto da prefeita Emília Corrêa está contradizendo a veiculação dos transportes.
Por meio de vídeo, o vereador Fábio mostrou o texto do decreto, que diz: Decreto nº 8.042/2025 não prorroga prazos para as empresas se adequarem, mas estabelece um período de transição de 30 dias. A principal mudança é a proibição de circulação de ônibus com mais de 12 anos (a combustão) e 15 anos (elétricos). A empresa que não atender às novas regras está fora.
Através de vídeo, o vereador mostrou ônibus com placas acima de 12 ou 14 anos, rodando normalmente pelas ruas da capital.
O vereador Elber Batalha (PSB) solicitou um aparte e disse que o governador Fábio Mitidieri denunciou na reunião do Consórcio Metropolitano e questionou à prefeita, mas ela disse que isso não estava acontecendo, inclusive o superintendente Nelson Felipe foi firme em dizer que isso não está acontecendo”, ressalta.
Elber disse que começou a receber filmagens desses ônibus. “Recebi algumas imagens, inclusive com horário, publicadas no Jornal do Dia e mostrando que era da data de ontem (25), com os ônibus da empresa Modelo com mais de 12 anos de fabricação circulando livremente e transportando passageiro nas ruas de Aracaju, ou seja, ou a prefeita e Nelson Felipe estão mentindo ou os fiscais não estão fazendo o seu serviço da forma devida. Uma coisa é fato: os ônibus da Modelo continuam circulando com mais de 12 anos de fabricação e o decreto da prefeita não está sendo cumprido, ou seja, a prefeita de Aracaju não consegue fazer com que sua gestão cumpra um decreto que ela mesma editou. Isso é de uma desorganização administrativa absurda”, reclamou Elber, que parabenizou o vereador Fábio Meireles por trazer o tema ao Parlamento.
Aracaju continua sem certidão para compra de ônibus
O vereador Meireles lembrou, ainda, que Aracaju, até hoje (26), continua sem a certidão negativa para aquisição dos 15 ônibus elétricos.
“Tenho informado à população de Aracaju para que as pessoas fiquem bem atentas ao que vem acontecendo, para que não entendam que o que nós temos trazido para a Casa Legislativa sejam simples palavras, porque ainda hoje, 26 de agosto, Aracaju não tem a liberação do Tesouro Nacional para pegar o empréstimo da compra dos 15 ônibus elétricos para o município de Aracaju. É só para relembrar a Prefeitura e ao senhor Nelson Felipe. Os ônibus elétricos não estão rodando, não têm placa, não tem nota fiscal, porque não tem dinheiro liberado ainda para Aracaju. Estamos aguardando com expectativa. A última movimentação foi no dia 21 de agosto, então você, aracajuano e aracajuana, que está aguardando rodar nos ônibus elétricos, até hoje, infelizmente ainda não têm a permissão para andar nesses ônibus”, atentou.
Fábio parabeniza governador pelo “Sergipe é Aqui” e diz que Emília copia “Tamo Junto Aracaju”
Em continuidade ao discurso, o vereador Fábio Meireles lamentou a situação dos ônibus, em seguida parabenizou o governador Fábio Mitidieri pela 53ª edição do Sergipe é Aqui, que ocorreu no médio sertão, na cidade de Gracho Cardoso, levando diversos ofertas e serviços para a população da região.
“Eu gostaria de informar que não há nada de errado em você copiar. No sábado, dia 23 de agosto, aconteceu em Aracaju o “Aracaju é Aqui”, com outro nome, porque o nome é “Tamo Junto Aracaju”, uma cópia do belo trabalho que o governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, vem desenvolvendo para Sergipe. Eu quero parabenizar o governador, jovem atuante, que traz novidade para a gestão pública e a prefeita Emília Corrêa, inteligente, copia o seu trabalho e aplica no município de Aracaju para que possamos ter um “Tamo Junto Aracaju”, que disponibiliza diversos serviços importantes para os munícipes, mas é importante reconhecer que a iniciativa do trabalho é do governador Fábio Mitidieri com o “Sergipe é Aqui”, destacou.
Fábio Meireles destaca trabalho do ex-deputado André Moura e critica comentário de representante da PMA
O vereador Fábio Meireles pediu para mostrar, no telão, um vídeo do repórter George Magalhães, programa Sergipe Verdade, da Rádio SIM 94,3 FM, quando pergunta ao vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), sobre a liderança da bancada do partido União Brasil no Legislativo e vereador Ricardo responde que, dos 26 vereadores, cerca de 20 deles dão sustentação à prefeita Emília Correia.
“André Moura tem mais vereadores na Câmara de Aracaju que a prefeita Emília Corrêa, ou seja, a bancada de André Moura é maior do que a bancada de Emília na Câmara dos Vereadores,” ponderou Fábio Meireles.
Fábio disse que o reconhecimento, a força do ex-deputado federal André Moura na Casa Parlamentar é muito importante.
“É importante entender a política, o partido União Brasil e o Partido Podemos e diversos políticos dessa Casa votam em André Moura e vão votar em André Moura, porque é uma pessoa diferenciada na política”, afirmou Fábio.
No vídeo, o repórter George Magalhães pergunta qual nota o ex-deputado André Moura daria para a gestão da prefeita Emília Corrêa, André Moura responde que dá nota vermelha e explica que Emília tem oito meses de gestão e está muito longe dela cumprir tudo aquilo que ela se comprometeu. “Eu acho que a prefeita Emília está vivendo em um conflito diário entre a prefeita Emília, com a ex-vereadora Emília, vamos torcer para que este conflito acabe”, salientou André.
Fábio Meireles disse que não cabe um desmerecimento de um homem como o presidente Ricardo Vasconcelos, se referindo ao primeiro vídeo, um homem que tem o apoio de cerca de 21 votos nesta Casa, ou seja, uma potência de convencimento e de apoio aos munícipes.
Em seguida, o vereador Fábio Meireles pediu para expor no telão o vídeo do bate papo da representante da Comunicação da PMA, Gleice Queiroz, da prefeita Emília Corrêa, a qual escreve na postagem de George Magalhães: “Pense numa opinião que o povo de Aracaju está preocupado, só pense!”.
O vereador Fábio se surpreendeu, segundo ele, quem escreveu não foi uma pessoa simples da periferia, não foi uma pessoa simples de Aracaju, foi uma representante oficial da prefeita Emília Corrêa.
“André Moura, Vossa Senhoria que tem uma liderança muito grande aqui na Câmara de Aracaju e no Estado, pelo seu trabalho, pela sua dedicação ao estado de Sergipe, pelo seu conhecimento, mas uma pessoa ligada diretamente à prefeita Emília Corrêa colocar assim: “pense numa opinião que o povo de Aracaju está preocupado, só pense!”, questionou.
“Sabe o que isso aí significa? Que pouco importa para Gleice Queiroz, pouco importa para Emília Corrêa o que você pensa sobre a nota vermelha da administração do município de Aracaju. Pois é André! Você que não tem cargo na Prefeitura de Aracaju, mas o líder da prefeita, o meu colega de parlamento Isac Silveira, é o líder da prefeita do partido União Brasil”, refletiu o vereador.
Em aparte, o vereador Anderson de Tucas (União Brasil) destacou que Fábio Meireles é um grande líder para qualquer político. “Eu gostaria de ter você próximo à história de André Moura, faço questão, se eu puder ajudar nesta comunicação seria um prazer, porque você é uma grande liderança em Aracaju e no estado de Sergipe e que André possa estar assistindo nesta manhã, eu faço questão de entregar os vídeos. Eu fico feliz em saber que você quer retornar para casa, saiba que você é uma grande liderança, você é importantíssimo para qualquer liderança política nesse estado, seja estadual ou federal e quem sabe senador. Para mim, seria um orgulho ter você mais perto, você fazer parte da história de André Moura, eu quero bater um pênalti na Soledade, faço questão, se eu puder ajudar, vereador, nesta comunicação seria um prazer imensurável, porque você é uma grande liderança em Aracaju e no estado de Sergipe”, disse o vereador Anderson.
Fábio Meireles (PDT) apresenta Projeto de Lei para educação inclusiva e acessível a autistas e neuroatípicos
Proposta do vereador Fábio Meireles (PDT), que será apresentada na Câmara de Aracaju, visa à criação de salas de acomodação sensorial, garantindo um espaço seguro e controlado para que alunos autistas e neuroatípicos possam aliviar a sobrecarga sensorial, ajudando-os a manter o equilíbrio emocional e físico, evitando crises e comportamentos disruptivos.
De acordo com o parlamentar, a implementação dessas salas contribuirá para uma maior inclusão social, ao oferecer aos alunos autistas um ambiente mais acessível e confortável para seu desenvolvimento educacional.
“A sensibilização sobre a importância de um ambiente inclusivo também será um ganho significativo para a sociedade como um todo”, defende.
O vereador aguarda a aprovação do Projeto de Lei que está sendo apresentado ao Legislativo Municipal, visando garantir o bem estar dos alunos autistas e neuroatípicos nas escolas da capital, promovendo um ambiente educacional inclusivo e acessível a todos.
A justificativa ao Projeto de Lei explica que as salas de acomodação sensorial são salas reservadas, equipadas com fones de ouvidos, redutores de ruído e objetos reguladores, além de apresentarem baixo estímulo visual e sonoro. Serão espaços destinados, exclusivamente, para que estudantes autistas e neuroatípicos possam se autorregular e recuperar o equilíbrio sensorial e emocional.
Vereadora Thannata da Equoterapia apresenta à prefeita Emília Corrêa soluções para tornar Aracaju a cidade do Neurodivergente
Na última sexta-feira (22), a vereadora Thannata da Equoterapia participou de uma reunião decisiva com a prefeita Emília Corrêa, buscando avançar na construção de políticas públicas voltadas à inclusão. A agenda teve como grande meta transformar Aracaju em referência nacional como a “cidade do neurodivergente”.
O encontro contou com a participação das representantes da Clínica Instituto do Ser – Andréa, Bruna e Francielly – e com a presença de importantes lideranças do município: a secretária de saúde Débora Leite, a secretária de assistência social Simone Valadares e Rosahyarah Alves, coordenadora da educação especial de Aracaju.
Na pauta, foram discutidos projetos e iniciativas que garantam não apenas acessibilidade, mas também uma rede de apoio concreta em saúde, educação e assistência social. O objetivo é criar uma cidade mais inclusiva, onde pessoas com deficiência e neurodivergentes tenham seus direitos respeitados e oportunidades ampliadas.
“Nosso compromisso é fazer acontecer. Inclusão não pode ser apenas um discurso bonito, precisa ser transformada em políticas públicas que mudem vidas. Aracaju pode e deve ser a cidade que acolhe, respeita e valoriza a diversidade”, ressaltou Thannata.
A prefeita Emília demonstrou abertura para fortalecer as parcerias e destacou a importância de um trabalho conjunto entre gestão pública, instituições sociais e a sociedade civil organizada.
Essa reunião foi mais um passo importante para consolidar um movimento que busca não apenas melhorar a vida das pessoas com deficiência, mas também transformar a cultura da cidade em relação à inclusão. Para a vereadora Thannata, cada ação, cada reunião e cada diálogo são sementes que, plantadas hoje, farão florescer uma Aracaju mais justa, humana e verdadeiramente inclusiva.
Vereadores de Aracaju falam sobre trabalho da APAE, luta por direitos de mães atípicas e violência contra profissionais de saúde
Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido no pequeno expediente da 67º sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira (27/08).
A vereadora Thannata da Equoterapia (Mobiliza) iniciou os discursos na tribuna falando sobre uma manifestação de mães atípicas realizada na terça-feira passada, reivindicando a efetivação do Benefício de Prestação Continuada – BPC. Uma mãe atípica é aquela cujo filho possui alguma condição atípica, como autismo, por exemplo. Também, uma mãe atípica pode ser aquela em que ela mesma possui alguma condição.
“ Quem sofre são as mães que não têm tempo para trabalhar, porque precisam cuidar de seu filho. Não podemos ficar calados diante disse, as mães atípicas precisam ter voz. É através desse parlamente, do poder executivo estadual e municipal que conseguimos dar a esse povo voz e visibilidade”, disse a vereadora.
“O Governo Federal tem que respeitar a lei 15.157, que é a legislação que diz que, se você tem uma deficiência irreversível, não precisa passar por reavaliação do INSS. As pessoas com deficiência têm que lutar para que esse direito exista e para que seja efetivado na pratica”, complementou Thannata.
Em seguida, o vereador Anderson de Tuca (União Brasil) ocupou a tribuna e destacou o trabalho realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. “São 57 anos fazendo a diferença para as pessoas que moram em Aracaju e Sergipe. São mais de mil atendimento somente na APAE do bairro Industrial. O mais importante é dedicar amor, serviços e fazer com que nossas crianças tenham um acompanhamento especifico. Lá têm ortopedista, psiquiatra, psicólogo; todo um tratamento para as pessoas com transtorno do espectro autista. Fico feliz, é através de nossas emendas que instituições como essa não fecham as portas”.
O vereador Bigode do Santa Maria (União Brasil) elogiou o trabalho realizado pela secretária de Assistência Social do Estado e pediu para que a secretária visite o bairro Santa Maria. “Têm famílias no bairro Santa Maria que vivem com R$600 de auxilio e mal tem dinheiro para comer e se vestir. Que situação passa esse povo. Sei do cuidado que Erika tem com o povo sergipano, gostaria muito que ela nos atendesse e visitasse esse local”.
O vereador Iran Barbosa (Psol) levou à tribuna a questão da violência contra profissionais de saúde. O parlamentar informou que ontem foi a uma reunião no sindicato dos médicos de Sergipe. “O Sindimed convidou diversas entidades para realizar uma reunião de trabalho. Participaram dessa reunião representações do conselho regional de medicina, do ministério pública estadual, do conselho federal de medicina, e lá o debate girou em torno dos dados apurados pelo conselho federal de medicina que apontam para um crescimento alarmante nos casos de violências contra médicos no exercício de sua profissão. Na última década, os casos aumentaram 68%. São 12 agressões e 1 caso a cada duas horas. Obviamente que devemos imaginar pelo nível de frustração pela falta do atendimento de suas demandas na área de saúde”, disse Iran.
O vereador Lúcio Flávio (PL) ressaltou, em seu discurso, a importância da implementação de políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ele destacou, ainda, a ida à Câmara Municipal do jovem João Maicon dos Santos, órfão de pai e mãe, morador de um abrigo. O jovem, que completou 18 anos nessa quarta-feira,27, tem o sonho de se tornar político, foi convidado pelo vereador para conhecer o parlamento municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos, deixou uma mensagem para o jovem Maicon. “Nós reconhecemos você como um de tantos vencedores da vida. Você que começou a vida de uma maneira um pouco difícil. Não perca a esperança, acredite em seu potencial”.
O vereador Mauricio Maravilha (União Brasil) usou a tribuna para abordar o desenvolvimento urbano da cidade e cobrou a atualização do Plano Diretor de Aracaju. O parlamentar, representando a Câmara de Aracaju, participou da 6º conferência estadual das cidades de Sergipe. “Precisamos de uma sociedade mais sustentável, de mobilidade urbana, com uma infraestrutura verde. Fico feliz de o Estado levar essa temática para entrar em discussões nas quais estiveram presentes movimentos sociais e as pessoas que representam os municípios sergipanos para debatermos e chegarmos a consensos. Precisamos levar dignidade às pessoas, com moradia, rede de esgoto, energia; a infraestrutura como um todo”.
O vereador Milton Dantas parabenizou a gestão municipal pela pavimentação de ruas da cidade. “Ontem, por voltas das 14h fizemos questão de ir ao bairro Industrial, um dos que estão sendo contemplados nessa 1º etapa da pavimentação asfáltica. Fomos a uma das poucas ruas que ainda estão sem o recapeamento. Nunca vi uma ação de recapeamento de todo um bairro. Parabéns à gestão de Emília Corrêa e seus diretores. O vereador lembrou também dos dois jogos da série c que envolvem a Associação Desportiva Confiança e do Itabaiana, que serão realizados no final de semana”.
O vereador Pastor Diego (União Brasil) usou e dirigiu a palavra ao jovem João Maicon, que visitava a CMA. “Eu estava ali ouvindo sua história e refletindo e o senhor trouxe uma palavra ao meu coração que quero compartilhar diretamente com você. Está no livro de gênesis, capitulo 50, versículo 20 que diz assim: vós bem intentastes contra mim, porém Deus transformou em bem para fazer com que neste dia fosse preservada a vida de muita gente”, declarou o parlamentar.
"Essa história, João, é a de José; então governador do Egito. Uma grande autoridade cuidando do mundo naquela época. Um jovem que foi rejeitado, injustiçado; que passou por muitas dores, mas o texto deixa claro que ele tinha plena consciência que todo processo que ele viveu, Deus transformou em bem para que ele pudesse exercer a missão que a ele foi confiado. Creia no poder de transformação que Deus tem de fazer na sua história”, finalizou Pastor Diego.
Levi Oliveira propõe inclusão da Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade no calendário de Aracaju
Vereadora Thannata da Equoterapia lidera grande manifestação em defesa do BPC e da dignidade das famílias atípicas
Na sessão desta semana, a vereadora Thannata da Equoterapia utilizou a tribuna da Câmara Municipal para dar voz a uma luta que mobilizou centenas de mães e famílias atípicas em Aracaju. Na última terça-feira (19), ela esteve à frente de uma manifestação em defesa do Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito essencial para pessoas com deficiência e suas famílias.
O ato reuniu emoção, força e união em torno da defesa da Lei 15.157, que garante que pessoas com deficiência permanente ou condição irreversível não precisem mais passar por reavaliações periódicas do INSS. Para muitas famílias, o BPC é a única forma de garantir o sustento básico, representando dignidade e sobrevivência.
Idealizadora e apoiadora incansável da manifestação, Thannata reforçou a importância de lutar ao lado das mães que enfrentam diariamente a sobrecarga e os desafios da atipicidade.
“O BPC não é luxo. É pão, é remédio, é dignidade. Muitas mães choraram porque sabem que sem esse benefício não conseguem manter seus filhos com o mínimo necessário. Estarei sempre ao lado delas, porque lutar por inclusão é lutar pela vida”, declarou emocionada.
A mobilização deixou claro que a luta das mães atípicas não é isolada: é um chamado para que a sociedade e os gestores públicos assumam o compromisso de respeitar e garantir os direitos conquistados. A manifestação foi um marco na história da inclusão em Aracaju e reforçou a necessidade de transformar dor em voz ativa e em conquistas sociais.
‘Construção do plano e as garantias da população em situação de rua’ é tema de audiência pública
Na próxima segunda-feira, dia 01, às 14h, será realizada, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma audiência pública de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL) , com o tema ‘Construção do Plano e as Garantias da População em Situação de Rua’. O objetivo da audiência é ouvir as pessoas que estão em situação de rua, além de discutir sobre a importância da criação do Plano Municipal e do Projeto de Lei nº 154/2025, de autoria da vereadora, que dispõe sobre os princípios e diretrizes para elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho digno e da cidadania para essa população.
Comissão de Sustentabilidade da CMA participa do 1º Norverde
O 1º Norverde - Conferência e Feira de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste teve início na manhã desta quarta--feira (27/08), trazendo a região para o centro das discussões acerca do desenvolvimento sustentável. O evento segue até amanhã, no Vidam Hotel Aracaju, e constitui um movimento dedicado a reunir governos, líderes políticos, empresários, técnicos, acadêmicos, estudantes e a sociedade em geral para pensar o meio ambiente nordestino por meio da promoção de políticas públicas, inovação tecnológica e ações práticas que sirvam de modelo para outras regiões do Brasil e do mundo.
A secretária do Meio Ambiente de Aracaju, Emília Golzio, enfatizou que, quando todos os órgãos estão envolvidos num evento como esse, há uma melhor definição das diretrizes, não só em nível municipal, como também em nível estadual. “A gente está aqui agora com o 1º Norverde, que une as diretrizes do empresariado, gestão pública e sociedade civil de todo o Nordeste e quando a gente transforma isso em ideia, a cidade e o estado só têm a ganhar”.
A secretária também destacou algumas medidas tomadas na área ambiental aqui na capital sergipana, a exemplo do primeiro plantio de manguezal. “Isso é um fato inédito, ainda mais num município que é sediado em cima de manguezais, e a gente precisa tratar esses ecossistemas de uma forma muito mais incisiva. Já estamos desenvolvendo um programa de educação ambiental e é importantíssimo que a gente engaje a população para trabalhar junto conosco nesse propósito, por uma cidade cada vez mais verde.”
Já a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Cristina de Andrade Menezes Dias, destacou o lançamento do programa Sergipe Recicla, uma iniciativa que tem por objetivo aprimorar a gestão de resíduos sólidos no estado. “Hoje é um grande marco na área ambiental, em que a gente lança esse programa importante para a execução das políticas públicas de gestão de resíduos sólidos. Nesse programa, nós vamos desenvolver a capacitação, o apoio aos consórcios das cooperativas e catadores de todo o estado de Sergipe, nós vamos executar o PAC, que é um projeto do Governo Federal, com investimento de R$10 milhões aqui no estado de Sergipe, tudo isso para que possa ser desenvolvida toda essa logística reversa.”
Para a vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, Rosa Cecília, a realização do evento, sobretudo num momento de grandes transformações climáticas, faz com que as pessoas reflitam sobre os impactos gerados na vida do planeta. “É de suma importância a realização desse evento, ainda mais que estamos num momento de incertezas, em que o clima vem mudando bastante com o tempo e quem sofre com isso somos nós, que estamos vivendo nessas áreas de bacias. Isso repercute muito na nossa saúde, na nossa qualidade de vida, não só do ser humano, como de todas as espécies que aqui vivem.”
A Comissão de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju também esteve presente no evento. Rosana Machado é membro da comissão e enfatizou que essa é uma oportunidade de estreitar laços e promover parcerias. “É um evento muito importante e a gente tem a possibilidade de adquirir conhecimento para aumentar o nosso poder de atuação do nosso Plano de Logística Sustentável, no sentido de conscientizar as pessoas, os nossos funcionários, para melhorar o funcionamento da nossa instituição.”
Rosana ainda destacou algumas iniciativas implementadas na Casa Legislativa, como a diminuição de consumo de copos plásticos e de uso de papel. “A gente tem a economia de água, tem a questão dos descartáveis, em que nós temos a parceria com a Care. Hoje já chegaram os nossos contentores para que a gente possa separar o lixo devidamente para a cooperativa, nós estamos muito felizes que o nosso Plano de Logística Sustentável está indo para a frente”, comemorou.
Programação
Quarta-feira (27/08)
8h-8h30 - Credenciamento
8h30-9h - Welcome Coffee
9h-10h - Solenidade de Abertura
10h-11h - Mesa Redonda: Desafios e Perspectivas da Gestão Ambiental: Cases de Sucesso
11h-11h45 - Conferência Magna: ESG Conecta – Pessoas, Territórios e Desenvolvimento. Um olhar sobre a Região Nordeste
11h45-12h45 - Summit Recursos Hídricos: Planejar para não faltar – Segurança Hídrica do Nordeste
12h55-14h00 - Intervalo para o almoço
14h-15h - Palestra Especial: Projeto Acolher: Case de Sucesso
15h15-15h35 - Fórum Empresarial: Superando desafios e criando soluções para negócios sustentáveis – Licenciamento
Quinta-feira (28/08)
8h-8h30 - Welcome Coffee
8h30-12h00 - Curso de Gestão de Conflitos, voltado para os Comitês de Bacias
12h-14h - Almoço
14h-16h - Capacitação dos Comitês de Bacias / Cobrança da Água e SEHIDRO/ SEMAC
16h-16h15 - Coffee Break
16h15-18h - Encontro do Forúm Sergipano do Comitês de Bacias
Câmara Municipal de Aracaju aprova projetos que promovem inclusão na saúde
Na 67ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quarta-feira (27), os parlamentares analisaram uma pauta diversificada que contemplou 12 proposituras, divididas entre projetos de lei, decretos legislativos, requerimentos e moções. Confira o que foi aprovado na Casa Parlamentar.
Projetos de lei em 1ª votação
O vereador Fábio Meireles trouxe para primeira votação o Projeto de Lei nº 148/2025, que cria salas de silêncio para autorregulação de alunos autistas e neuroatípicos nas escolas públicas e privadas de Aracaju. O projeto foi aprovado em unanimidade, além de ser amplamente elogiado pelos parlamentares.
Essas salas terão como objetivo oferecer um ambiente seguro e controlado para estudantes autistas e neuroatípicos, ajudando-os a se autorregular diante de sobrecargas sensoriais, prevenindo crises emocionais e comportamentais. O texto estabelece que os espaços deverão ser de fácil acesso e bem sinalizados, assim como ser equipados com fones redutores de ruído, objetos reguladores (como fidget toys, brinquedos psicomotores, óculos escuros, mordedores, lycra sensorial, entre outros) e apresentar baixo estímulo visual e sonoro.
A lei também prevê que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) deve capacitar professores, gestores e demais profissionais para o atendimento adequado, promovendo conscientização sobre a importância da autorregulação sensorial.
Projeto de lei em 2ª votação
O vereador Elber Batalha apresentou o Projeto de Lei nº 49/2025, que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção Integral às Pessoas com Doença Celíaca. O projeto foi aprovado com emenda, de autoria do vereador Breno Garibalde, que teve parecer positivo da Comissão de Justiça e Redação, assim como da Comissão de Saúde. A emenda assegura que o aluno com doença celíaca tenha o direito de levar seu próprio alimento para o consumo, de acordo com a sua restrição alimentar.
A nova lei aprovada pela Câmara Municipal de Aracaju garante a proteção integral às pessoas com doença celíaca, estabelecendo que hospitais ofereçam refeições seguras e sem glúten, com protocolos supervisionados por nutricionistas; que a rede pública municipal assegure alimentação escolar adequada; que escolas privadas dialoguem com os responsáveis para garantir alternativas seguras, além da promoção de ações educativas; e que bares, lanchonetes e restaurantes informem de forma clara a presença de glúten nos cardápios, sendo considerados totalmente livres apenas os alimentos preparados em ambientes exclusivos e com boas práticas de manipulação.
Projeto de resolução
A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou o Projeto de Resolução nº 14/2025, de autoria do vereador Breno Garibalde, que institui a Frente Parlamentar em Defesa do Centro de Aracaju. A finalidade da Frente é promover o debate, a articulação e o acompanhamento de políticas públicas voltadas à valorização, proteção, revitalização e desenvolvimento sustentável do centro de Aracaju. Os vereadores Camilo Daniel e Sônia Meire solicitaram a participação nesta Frente Parlamentar.
Projetos de decreto legislativo
Entre os destaques, foram apreciados três Projetos de Decreto Legislativo que concedem o Título de Cidadania Aracajuana. Dois deles, de autoria do vereador Iran Barbosa (nº 67/2025 e nº 74/2025), concedem título à senhora Christiane Senhorina Soares Campos e à senhora Silvana Aparecida Bretas. De autoria do vereador Elber Batalha (nº 76/2025), o projeto de decreto legislativo concederá título de cidadania ao senhor Melquíades de Jesus.
Requerimentos
A sessão também contou com a análise de requerimentos que buscam ampliar o debate com a sociedade e cobrar esclarecimentos do Poder Público. Entre eles, o vereador Miltinho Dantas solicitou informações à secretária municipal do Meio Ambiente, Emília Golzio, sobre a reserva do Tramandaí (nº 291/2025). O vereador Elber Batalha apresentou Requerimento nº 310/2025, para realização de audiência pública, no dia 17 de setembro, a fim de discutir os desafios da comunidade surda de Aracaju e as conquistas do IPAESE em seus 25 anos.
Já o vereador Breno Garibalde requereu à Emsurb os laudos agronômicos que justifiquem as podas excessivas de árvores na avenida Enos Sadock de Sá, no bairro Suíssa (nº 314/2025). Outro requerimento (nº 324/2025), de autoria da vereadora Professora Sônia Meire, convocou audiência pública para o dia 1º de setembro, com o tema “Construção do Plano e Garantias da População em Situação de Rua”.
Moções
Foram ainda apreciadas 04 moções. O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, apresentou Moção de Protesto nº 30/2025 contra a conduta da empresa Viação Progresso, em razão de exposição negativa da imagem do vereador Camilo Daniel. O vereador Camilo afirma ter sofrido ameaças pelo representante da Progresso.
Já a vereadora Professora Sônia Meire encaminhou Moção de Apelo nº 71/2025 à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, pedindo a interrupção de contratos e acordos com entidades vinculadas ao Estado de Israel. Porém, os vereadores Lúcio Flávio e Moana Valadares demonstraram-se contrários à moção. Por falta de quórum, a sessão foi encerrada, e a moção voltará a ser avaliada pelos parlamentares na próxima pauta.
Grande Expediente da CMA reúne debates sobre saúde, meio ambiente, democracia e segurança viária
O grande expediente desta quarta-feira (27/08) teve início com o vereador Binho (Podemos), que comentou sobre sua visita ao Hospital Nestor Piva e parabenizou a unidade pelo cuidado com a população. “Eu vi uma equipe e uma diretora comprometidos com a saúde da população aracajuana. Sem dúvidas, o hospital teve mudanças e está trabalhando com muita empatia”, celebrou. O parlamentar também aproveitou para realizar um pedido à Iguá, para que a empresa faça uma visita ao bairro Jardim Centenário, que está com diversos vazamentos.
O vereador Breno Garibalde (Rede Sustentabilidade) também utilizou o grande expediente, desta vez para comemorar que o projeto de lei voltado à proibição de fogos com estampido foi sancionado pela prefeita Emília Corrêa. “Pedimos que os órgãos públicos atuem na fiscalização para que haja respeito ao próximo. Este foi um projeto construído com a sociedade”, disse. O vereador também parabenizou o dia do corretor de imóveis, assim como reforçou sua participação no Conselho de Desenvolvimento Urbano, a partir da indicação do presidente da Casa, o vereador Ricardo Vasconcelos.
Breno também denunciou que as grandes empresas precisam respeitar o meio ambiente e pensar em uma estrutura que chegue antes dos empreendimentos. O vereador destacou que é contra o desenvolvimento desordenado na cidade e que os licenciamentos, que liberam essas obras, precisam ser avaliados.
O vereador Camilo Daniel (PT) subiu à tribuna para homenagear algumas personalidades, como João Goulart e Leonel Brizola. O vereador presidiu a sessão de homenagem póstuma a essas figuras políticas na segunda-feira, dia 25 de agosto. “Ações como essas reforçam a importância da democracia em nosso país, no cenário político atual. Pessoas invadiram os três poderes no dia 08 de janeiro, com o plano para matar o presidente, e tínhamos pessoas acampadas em frente a quartéis, pedindo o retorno da ditadura. A Câmara de Vereadores de Aracaju fez essa ação linda de entregar os títulos”, pontuou.
O vereador Elber Batalha (PDT) foi o último orador do grande expediente e abordou a reunião que teve com o ex-superintendente da SMTT, Ricardo Teles. Na ocasião, Elber levou alguns representantes da comunidade para abordar questões de trânsito e o aumento do número de atropelamentos na rua Armindo Guaraná. “Em janeiro, fiz uma visita ao nosso superintendente da SMTT, Nelson Felipe, e semana passada já houve outro acidente. Não dá só para pensar em carro blindado”, alertou.
Vereador Lúcio Flávio recebe jovem na Câmara e proporciona experiência de um dia como vereador
Na manhã desta quarta-feira (27), o vereador Lúcio Flávio (PL) recebeu, na Câmara Municipal de Aracaju, o jovem João Maicon dos Santos Menezes, que completa 18 anos hoje. O parlamentar conheceu o rapaz após um pedido de socorro, quando João Maicon relatou estar sofrendo bullying em uma escola da capital.
Atualmente, João Maicon reside em um dos abrigos institucionais do município, do qual deverá sair por ter atingido a maioridade. Para marcar a data especial e valorizar o sonho do jovem de ingressar na vida política, o vereador Lúcio Flávio decidiu presenteá-lo com uma experiência única: acompanhar de perto a rotina de um parlamentar, participando das atividades do mandato e permanecendo ao seu lado durante toda a sessão legislativa.
Durante a Sessão Ordinária, Lúcio Flávio sugeriu que, em homenagem ao jovem, a presente sessão fosse denominada com o nome de João Maicon — proposta acolhida pela Mesa Diretora. O jovem recebeu palavras de incentivo dos vereadores presentes e foi celebrado com um caloroso “parabéns”, entoado por todo o plenário em pé.
Elber Batalha cobra solução para acidentes na rua Armindo Guaraná
Durante a sessão desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Elber Batalha (PSB) cobrou novamente providências da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para os acidentes registrados na rua Armindo Guaraná, no bairro Santo Antônio. Desde o ano passado, o parlamentar visita o órgão com pedidos dos moradores e imagens dos ocorridos.
Segundo Elber, a rua, que concentra bares, espetinhos e pontos comerciais, sofre desde a alteração da direção de uma das paralelas, com a ausência de redutores de velocidade e com o fluxo intenso de veículos. “O que tem acontecido são acidentes gravíssimos, pessoas ficando incapacitadas e até mortes foram registradas, uma delas de uma das moradoras mais antigas da rua. Não dá mais para tolerar essa inércia”, criticou.
Ele relembrou ainda que, em agosto de 2024, levou moradores da comunidade a uma reunião com o então superintendente da SMTT, Renato Telles, para relatar os riscos. Já em janeiro deste ano, reforçou o pedido ao atual gestor, Nelson Felipe, sugerindo, inclusive, que transforme a rua em mão única. “Estamos há sete meses dessa reunião e nada foi feito. Não dá para justificar mais. Já são três idosos atropelados com lesões graves e uma morte. A população não pode esperar apenas por estudos intermináveis”, comentou na tribuna.
O vereador destacou que a cobrança não é apenas desta gestão, mas também da anterior, e pediu, mais uma vez, por medidas urgentes para garantir segurança aos moradores e frequentadores da região.
Audiência discute políticas públicas para as juventudes em Aracaju
Pensar a juventude e propor políticas públicas para essa parcela importante da população no município de Aracaju. Com esse objetivo, e por iniciativa do vereador Iran Barbosa (PSOL), a Câmara Municipal de Aracaju realizou uma Audiência Pública, na tarde da terça-feira (26).
De acordo com o parlamentar, a proposta de ocupar o espaço do legislativo municipal para tratar de políticas para os jovens aracajuanos partiu dos próprios movimentos de juventude, que dialogaram com o mandato e formularam a proposta.
“Estamos no mês em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, e essa audiência partiu exatamente de lideranças juvenis que nos provocaram sobre a necessidade de abrirmos espaço aqui no plenário da Câmara Municipal para ouvi-los. Portanto, este é um momento importante de escuta, onde os jovens apresentaram suas demandas, colocaram para nós os muitos desafios que temos como legisladores para pensar e formular políticas públicas a partir do que a juventude de fato precisa. Essa foi a ideia da audiência pública: ouvir o que os jovens têm a dizer e formular alternativas para o enfrentamento dos problemas que afetam essa parcela da população, e que são muitos”, explicou o parlamentar.
Ainda de acordo com Iran, a necessidade de priorizar políticas para a juventude passa pela necessidade de enfrentar as desigualdades sociais; a violência que afeta significativamente essa faixa etária, especialmente nas periferias das grandes cidades; a falta de perspectivas de emprego e de futuro; além da falta de prioridade no orçamento para atender às demandas da juventude.
“Defender o protagonismo juvenil é exatamente priorizar orçamento e políticas que de fato atendem às necessidades dessa parcela da população, e essas políticas não podem ser formuladas apenas pelas cabeças de gestores ou dos especialistas; elas devem vir também da própria juventude, que tem o que dizer e o que apresentar. Precisamos ouvir mais os jovens, buscar identificar as principais demandas e, junto com a própria juventude, formular as políticas necessárias em nosso município”, enfatizou.
O jovem Miqueias Oliveira dos Santos, do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve, foi um dos palestrantes. Ele parabenizou o vereador Iran Barbosa pela iniciativa, lembrando que o parlamentar assinou, durante a sua campanha eleitoral, o Pacto pelas Juventudes, proposto pelas organizações da sociedade civil que formam o Conjuve. Miqueias fez uma análise das políticas públicas voltadas para as juventudes de 2016 aos tempos atuais. Para ele, o descaso maior com a juventude começa exatamente em 2016, com o golpe que derrubou a presidenta Dilma Rousseff e empossou Michel Temer.
“É a partir dali que acontecem os cortes de recursos na educação, a redução no teto de gastos e culmina no declínio da democracia brasileira com o desgoverno de Bolsonaro”, destacou, apontando que a retomada da democracia com a eleição do presidente Lula abriu novas perspectivas e ressignificação das políticas de juventude, além da retomada e fortalecimento do Conjuve e o envio do Plano Nacional de Juventude para apreciação do Congresso Nacional.
“Temos visto, neste governo, várias políticas de juventude sendo retomadas e outras ganhando força em benefício dos jovens brasileiros”, disse, lamentando, ainda, que cerca de dois terços do orçamento do país estejam hoje nas mãos dos parlamentares, que controlam os recursos por meio das emendas federais.
Por fim, Miqueias apontou a pouca oferta e a baixa qualidade dos empregos reservados à juventude como um dos grandes problemas que afetam essa faixa etária da população, por se caracterizarem pelas poucas oportunidades, pelos baixos salários e pela desumana escala de trabalho no regime de 6 dias de trabalho para 1 de descanso na maioria dos empregos.
“Infelizmente, o mercado de trabalho já não é tão interessante para os jovens, porque ninguém quer mais passar mais de 8 horas por dia trabalhando, fora o tempo de deslocamento, o que não deixa tempo para o lazer e para a família. Isso tem gerado uma crise no próprio mercado de trabalho. Quase não há vagas, mas quando aparecem, não são atrativas para os jovens, que têm buscado, ao seu modo, outras formas de fazer dinheiro, com trabalhos de forma independente, sem carteira assinada, com negócios próprios, como entregador, como Uber, e a gente precisa estar dialogando com esses jovens trabalhadores, porque a maioria não entende a necessidade de ter direitos garantidos”, pontuou, cobrando da Câmara Municipal a discussão sobre a criação do Conselho Municipal de Juventude de Aracaju, para que ele saia do papel e seja efetivamente posto em prática.
Durante a audiência, também expuseram suas opiniões e propostas a diretora de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Paola Suzanne Santos de Souza; a coordenadora estadual da Articulação Jovem LGBT (ArtjovemLGBT), Acácia Evangelista dos Santos; e o militante da União da Juventude Comunista (UJC), João Paulo Silva Guimarães.
A Audiência Pública contou, também, com a participação da vereadora Professora Sônia Meire, do PSOL; da Drª Verônica Passos, vice-presidente da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente da OAB/SE; do jovem Daniel Anjos, diretor da Superintendência Especial de Juventude do Governo do Estado de Sergipe; representações partidárias do PSOL, do Rede Sustentabilidade, do PT e do PCBR; representações do Instituto Braços, do Rotary, do Instituto Amigos da Inclusão Social, do Observatório do Trabalho e Juventude da UFS; e de integrantes de movimentos sociais e populares.
Vereador Sargento Byron participa de comemoração pelos 57 anos da Apae Aracaju
O vereador por Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), prestigiou mais um aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Aracaju, em evento realizado nesta quarta-feira (27), na semana em que se reforça os direitos da pessoa com deficiência.
"Todas as pautas que dizem respeito à pessoa com deficiência integram o meu mandato e o meu contexto de vida. É a causa que me levou à política, e viver o terceiro setor, através do projeto social Estrelas do Mar, me faz conhecer nas entrelinhas as dificuldades, as conquistas, as urgências e os direitos desses cidadãos. Hoje, aproveito para parabenizar a Apae pelo trabalho maravilhoso que realiza. Aqui existe pertencimento e acolhimento. Um trabalho que vai além do assistido, é para seus familiares também. É o cuidado com quem cuida. Que cada vez mais possamos unir forças e trabalho pela autonomia e protagonismo da pessoa com deficiência", declarou Byron.
A Apae é uma instituição sem fins lucrativos, que atua na área de defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, por meio da prestação de serviços especializados nas áreas da educação, reabilitação, assistência social, lazer, esporte e cultura.
Para a gerente administrativa da instituição, Patrícia Moreira, poder contar com o apoio do Poder Legislativo, mediante mandatos como o do vereador Sargento Byron, é algo que faz renascer a esperança e a confiança em um trabalho coletivo: "Agradecemos a Byron por essa parceria e amizade de tantos anos. Hoje, também gostaríamos de presenteá-lo; é uma simples homenagem a quem tanto faz por nós. Que possamos, por mais um ano, contar com o seu apoio e o apoio da Câmara Municipal de Aracaju", pontuou Patrícia ao apresentar a van usada para transporte dos assistidos e seus familiares, a qual foi adquirida a partir da destinação de emendas impositivas pelo mandato do vereador.
Iran destaca reunião que tratou de enfrentamento à violência contra médicos
O vereador Iran Barbosa, do PSOL, destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 27, a reunião que ocorreu na sede do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) para discutir estratégias de enfrentamento à violência crescente que ameaça a classe médica e demais trabalhadores da área da saúde.
O encontro, de iniciativa do Sindimed, reuniu representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Ministério Público Estadual (MPE), dos Conselhos de Saúde, gestores do Executivo estadual e municipal, além de parlamentares.
Presente à reunião, Iran Barbosa reputou como alarmantes os dados levantados pelo CFM, que apontam o crescimento da violência que atinge os médicos no exercício da sua profissão. Na última década, de acordo com o CFM, houve um aumento de 68% no número de casos. São ameaças, desacatos e até lesões corporais infringidas por pacientes, familiares e terceiros.
“Isso representa doze agressões por dia ou um caso a cada duas horas. Muitas vezes, essa violência se dá pelo nível de frustração e de pressão que a população sente pela falta de atendimento das suas demandas na área da saúde, e que não tem a ver com o profissional médico ou outros profissionais da saúde. Isso implica cobrarmos melhorias para garantir condições efetivas de atendimento nos postos, nas unidades básicas, em todos os espaços em que esses profissionais atuam. E o Sindicato dos Médicos nos chama à reflexão para adotarmos medidas que busquem mitigar e resolver esse problema da violência contra os profissionais da saúde”, apontou.
Diante desse quadro, outro dado apontado pelo CFM que chama a atenção é que, no Brasil, quase 40% dos médicos enfrentam doenças mentais; entre jovens médicos (25-35 anos), a taxa salta para quase 50%, e 3,6% dos médicos já precisaram de internação para tratamento.
Para o vereador Iran Barbosa, esse quadro de violência que atinge os médicos e outros profissionais da saúde acaba sendo um reflexo da própria violência vivenciada na sociedade, que tem piorado muito nos últimos anos, no seu entendimento, pelo crescente estímulo por parte de certos grupos e de personalidades do establishment brasileiro.
“Vemos, a todo instante, nas redes sociais e nos meios de comunicação, manifestações que terminam trazendo consigo estímulos a práticas de violência, inclusive de personalidades que dizem representar o povo brasileiro e deveriam ter uma outra visão sobre as relações humanas”, pontuou, ressaltando que essa mesma violência também tem atingido outros profissionais, como os professores e assistentes sociais, que lidam diretamente no atendimento à população.
“Coloquei o meu mandato à disposição dessa luta e pontuei a necessidade de ampliação, no orçamento da cidade, de investimentos públicos para tratar desse problema, assim como apontei que as secretarias de Comunicação dos governos estadual e municipal devem também tratar dessa questão, que parem de fazer apenas propagandas de governo e atendam à comunicação social para ajudar no combate a essa violência”, sugeriu o parlamentar.
“Futebol sergipano vive momento histórico”, afirma vereador Miltinho Dantas na CMA
Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Miltinho Dantas destacou o momento de ascensão vivido pelo futebol sergipano. Segundo ele, o esporte no estado atravessa uma fase histórica, marcada por conquistas dentro e fora de campo, tanto no cenário profissional quanto em ações de cunho social.
No próximo sábado (30), duas equipes sergipanas entram em campo pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. O Confiança recebe o Retrô, às 17h, na Arena Batistão, em Aracaju. Já o Itabaiana enfrenta o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal (RN). Para Miltinho, a presença dos dois clubes na competição nacional demonstra a força crescente do futebol local e amplia a visibilidade de Sergipe no cenário esportivo brasileiro.
O parlamentar também ressaltou a importância da partida entre Bahia e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro Feminino, realizada no último dia 15 de julho, na Arena Batistão. O evento reuniu torcedores e promoveu uma grande ação solidária: cerca de 5 toneladas de alimentos foram arrecadadas e destinadas ao Lar Irmã Dulce (bairro Santa Maria), ao Same – Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (bairro Industrial), além de famílias em situação de vulnerabilidade no bairro 17 de Março.
“O futebol não é apenas o espetáculo dentro das quatro linhas. Ele movimenta a economia, gera empregos e renda, projeta nosso estado no cenário nacional e, como vimos recentemente, também pode ser um instrumento poderoso de solidariedade”, destacou Miltinho.
Encerrando sua fala, o vereador celebrou a inédita chegada do Confiança à final da Copa do Nordeste, um feito sem precedentes para o futebol sergipano. O clube enfrentará o Bahia em dois confrontos decisivos: o primeiro jogo será no dia 3 de setembro, às 21h30, na Arena Batistão; a grande final acontece no dia 6 de setembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
“Este é um momento que entra para a história do nosso esporte. Ver o Confiança na final da Copa do Nordeste é motivo de orgulho para todos os sergipanos e um sinal claro de que nosso futebol está evoluindo e conquistando novos espaços”, concluiu Miltinho Dantas.
Breno Garibalde alerta para aprovação irregular de empreendimentos em Aracaju
Durante o Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Breno Garibalde discursou sobre sua recente indicação ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Condurb). O parlamentar foi nomeado para o cargo pelo presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, e agora integra o colegiado que atua diretamente na análise e planejamento do crescimento urbano da capital sergipana.
Breno reforçou o papel essencial do órgão na avaliação criteriosa dos Relatórios de Impacto de Vizinhança (RIVs), um instrumento que mede os efeitos que um novo empreendimento pode gerar na comunidade e no meio ambiente ao seu redor. "Estou muito feliz pela indicação do presidente da Câmara, Ricardo Vasconcelos, para que eu represente a Casa. O Condurb é um conselho fundamental para o desenvolvimento urbano responsável de Aracaju. Inclusive, quero parabenizar a presidente Hertha Dantas pela seriedade com que vem conduzindo os trabalhos, especialmente na análise dos RIVs", afirmou o vereador.
Em sua fala, Breno Garibalde fez duras críticas à forma como os RIVs eram aprovados em gestões anteriores, apontando que muitos empreendimentos recebiam parecer positivo após já estarem concluídos, o que, segundo ele, compromete totalmente a função do relatório. "Não faz o menor sentido aprovar um RIV depois que o empreendimento já está pronto. Infelizmente, isso era uma prática comum, e ainda hoje existem relatórios que precisam ser aprovados mesmo com os condomínios já concluídos. Isso precisa mudar", pontuou.
O vereador chamou atenção para um caso recente analisado pelo Condurb: o empreendimento Villaredo Aruana, localizado às margens do rio Vaza-Barris, em uma área considerada sensível do ponto de vista ambiental. Segundo Breno, o projeto previa o uso de piso intertravado, um material permeável que facilita a absorção da água da chuva. No entanto, todo o local foi asfaltado, contrariando o que havia sido acordado.
"Como se libera um Relatório de Impacto de Vizinhança dessa forma? É inadmissível. Os empreendedores precisam respeitar a cidade de Aracaju. Estamos falando de um condomínio com 900 lotes, que pode abrigar cerca de 3.600 pessoas, em uma área que antes era um sítio de coqueiros. Existe infraestrutura para isso? Transporte, educação, saúde, drenagem, coleta de lixo? Não existe. A infraestrutura precisa chegar primeiro do que a construção desses condomínios, mas isso não acontece. E é dessa forma desordenada que a cidade está crescendo”, criticou.
Ainda em seu pronunciamento, reforçou que não é contra o crescimento da cidade, mas que ele ocorra de maneira planejada. “Não sou contra o desenvolvimento. Sou contra o desenvolvimento desordenado. Precisamos dar um basta nesse monte de empreendimento licenciado sem a devida infraestrutura chegar primeiro. Quem paga essa conta é a população, especialmente os moradores ribeirinhos, que acabam sendo expulsos de seus territórios por não terem mais condições de permanecer ali”, afirmou.
O vereador concluiu seu discurso reconhecendo o trabalho que vem sendo realizado pelo Condurb e reiterou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da capital. “Fico feliz com a atuação do conselho, que tem demonstrado atenção às questões estruturais e ambientais, principalmente na análise criteriosa dos RIVs. Esse é o caminho certo para uma Aracaju mais justa e planejada”, finalizou.
Iran Barbosa se solidariza com a luta do Sindifisco
Na manhã desta quarta-feira, 27, o vereador Iran Barbosa, do PSOL, prestou solidariedade aos auditores e às auditoras fiscais tributários da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-SE), que estão em luta por respeito, valorização e direitos, tanto para os servidores da ativa quanto para os aposentados.
“Quero prestar a minha solidariedade aos auditores e às auditoras fiscais de Sergipe e parabenizar a direção do Sindifisco pela organização da luta para garantir a manutenção dos direitos de servidores ativos e aposentados, porque esses direitos não podem ser restringidos ou ameaçados. Desejo sucesso na luta”, afirmou o parlamentar.
Por decisão em assembleia, a categoria paralisou as atividades por dois dias, com o objetivo de pressionar o governo estadual a abrir negociações e rever o projeto de gratificação do Incentivo à Modernização da Relação Fisco-Contribuinte (IMFC). A proposta, de acordo com a direção do sindicato, atinge direitos históricos, excluindo dos benefícios os aposentados, pensionistas e servidores em licença (maternidade, médica, prêmio) ou que sofreram acidentes; além de ampliar salários da alta cúpula da Sefaz e criar funções na estrutura da Secretaria.
“A população em situação de rua tem sido extremamente invisibilizada”, diz vereadora Sonia Meire
Na manhã desta quinta-feira, dia 28, a vereadora Sonia Meire (PSOL) utilizou a tribuna, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o pequeno expediente, para destacar os dados do censo da população em situação de rua. Sonia destacou que essa população segue extremamente invisibilizada e que, no último dia 19, foi o Dia Nacional de Luta à População em Situação de Rua, relembrando o Massacre da Sé em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua perderam a vida.
Projeto de Fábio Meireles (PDT), aprovado na Câmara de Aracaju, beneficiará alunos autistas e neuroatípicos por meio da criação da “Sala do Silêncio”
Aprovado na Câmara Municipal de Aracaju, Projeto de Lei nº 148/2025, de autoria do vereador Fábio Meireles, que cria salas de silêncio para autorregulação de alunos autistas e neuroatípicos nas escolas públicas e privadas de Aracaju.
O projeto foi aprovado em unanimidade ontem, dia 27 de agosto, além de ser amplamente elogiado pelos parlamentares.
Essas salas terão como objetivo oferecer um ambiente seguro e controlado para estudantes autistas e neuroatípicos, ajudando-os a se autorregular diante de sobrecargas sensoriais, prevenindo crises emocionais e comportamentais. O texto estabelece que os espaços deverão ser de fácil acesso e bem sinalizados, assim como ser equipados com fones redutores de ruído, objetos reguladores (como fidget toys, brinquedos psicomotores, óculos escuros, mordedores, lycra sensorial, entre outros) e apresentar baixo estímulo visual e sonoro.
A lei também prevê que a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) deve capacitar professores, gestores e demais profissionais para o atendimento adequado, promovendo conscientização sobre a importância da autorregulação sensorial.
Conforme explica o vereador, a criação de salas de acomodação sensorial visa garantir um espaço seguro e controlado para que alunos autistas e neuroatípicos aliviem a sobrecarga sensorial, ajudando-os a manter o equilíbrio emocional e físico, evitando crises e comportamentos disruptivos.
De acordo com o parlamentar, a implementação dessas salas contribuirá para uma maior inclusão social, ao oferecer aos alunos autistas um ambiente mais acessível e confortável para seu desenvolvimento educacional.
“A sensibilização sobre a importância de um ambiente inclusivo também será um ganho significativo para a sociedade como um todo”, defende.
A justificativa ao Projeto de Lei explica que as salas de acomodação sensorial são salas reservadas, equipadas com fones de ouvidos, redutores de ruído e objetos reguladores, além de apresentarem baixo estímulo visual e sonoro. Serão espaços destinados, exclusivamente, para que estudantes autistas e neuroatípicos possam se autorregular e recuperar o equilíbrio sensorial e emocional.
Câmara de Aracaju debate situação da população em situação de rua, serviços públicos e investimentos em infraestrutura
A sessão do pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju, realizada nesta quinta-feira (28), foi marcada por discursos que abordaram questões sociais urgentes, investimentos em infraestrutura, críticas aos serviços públicos e eventos esportivos.
Professora Sônia Meire cobra políticas para população em situação de rua
A vereadora Sônia Meire (PSOL) abriu o expediente chamando a atenção para o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto. A data relembra o “Massacre da Sé” (2004) e simboliza a resistência dessa população frente ao preconceito e à exclusão social.
Segundo dados do Censo 2024, Aracaju tem mais de 600 pessoas vivendo nas ruas, incluindo mulheres e adolescentes de apenas 14 e 15 anos. Sônia ressaltou que muitos jovens circulam pelas ruas mesmo tendo onde dormir, mas seguem sem acesso a serviços básicos.
A parlamentar apresentou um projeto de lei que cria diretrizes para um Plano Municipal da População em Situação de Rua, a ser debatido em audiência pública na próxima segunda-feira (1º/09), às 14h, no plenário da Câmara.
Selma França destaca Conferência Estadual das Cidades
Em seguida, a vereadora Selma França (PSD) celebrou sua participação na abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades, promovida pelo Governo do Estado. O encontro, realizado no ginásio Constâncio Vieira, debate o desenvolvimento urbano e social alinhado à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Selma parabenizou os municípios sergipanos pela realização das etapas municipais e destacou que Sergipe terá 39 representantes na conferência nacional, em outubro.
Sgt. Byron valoriza voluntariado e solicita melhorias
O vereador Sgt. Byron Estrelas do Mar (MDB) utilizou a tribuna para homenagear o Dia Nacional do Voluntário, reforçando o papel do terceiro setor em ações sociais. Ele citou entidades como o GAAC, a APAE de Aracaju e o Centro de Integração Raio de Sol, destacando que, muitas vezes, essas organizações suprem lacunas deixadas pelo poder público.
Byron informou ainda que solicitou à SMTT a revitalização da faixa de pedestres em frente ao GAAC, na Av. Desembargador Maynard, para garantir mais segurança aos usuários.
Alex Melo homenageia forças de segurança
Já o vereador Alex Melo (PRD) exibiu um vídeo da homenagem realizada pela Igreja Universal às forças de segurança pública, no último domingo (24), durante o Dia do Soldado. Ele destacou a relevância do apoio social e espiritual dado aos policiais e parabenizou a Prefeitura pelo projeto “Tamo Junto”, no bairro Lamarão.
Camilo Daniel critica Iguá e congestionamentos na capital
O vereador Camilo Daniel (PT) voltou suas críticas à concessionária Iguá Saneamento, citando problemas de abastecimento de água e esgoto estourado na feira do bairro Santo Antônio. Para ele, a situação é consequência da privatização e do sucateamento do serviço em Sergipe.
Camilo também denunciou os congestionamentos em diversos pontos da capital, especialmente nas áreas afetadas pelas obras do Complexo Viário Maria do Carmo Alves e no acesso ao shopping da Coroa do Meio. Ele cobrou soluções emergenciais da SMTT.
Miltinho Dantas celebra Aracaju como capital do futebol
Presidente da Federação Sergipana de Futebol, o vereador Miltinho Dantas (PSD) destacou que Aracaju se tornará a capital brasileira do futebol nesta semana. Nesta quinta-feira (28), às 14h, ele entrega o título de Cidadania Aracajuana ao presidente da CBF, Samir de Araújo Xaud, em solenidade no plenário da Câmara.
O evento contará com a presença dos tetracampeões Bebeto e Branco. Já na sexta-feira (29), será inaugurado o Centro de Desenvolvimento do Futebol de Sergipe, na Barra dos Coqueiros, com investimento de R$ 15 milhões.
Pastor Diego celebra obras da Prefeitura na Zona Norte
Encerrando o pequeno expediente, o vereador Pastor Diego (União Brasil) parabenizou a Prefeitura pela inauguração do Recanto da Jaqueira, no bairro Japãozinho, obra de mais de R$ 7 milhões, que incluiu drenagem e recuperação asfáltica em 14 ruas.
Ele também elogiou o projeto “Praça que Abraça”, que levou serviços de saúde gratuitos à população em situação de rua na Praça Olímpio Campos. Além disso, destacou a ampliação da oferta de exames laboratoriais na rede municipal, que passou a realizar 400 mil exames por mês.
Fábio Meireles partilha “Sopão Solidário” da ONG Olhar Carinhoso na Paróquia Nossa Senhora da Soledade
O vereador Fábio Meireles (PDT) prestigiou ontem, dia 27 de agosto, as atividades realizadas pelo Projeto “Sopão Solidário”, da ONG Olhar Carinhoso, realizado na Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no bairro Soledade, dirigida pelo padre Joselito.
A distribuição do sopão acontece há muitos anos, nos últimos meses, especialmente neste inverno, quando as pessoas assistidas recebem um alimento quentinho e se beneficiam do acolhimento dos voluntários da instituição, que é presidida pela esposa do vereador, Ítala Meireles, com apoio de familiares, como a mãe do vereador, dona Maria Meireles.
Devido à dificuldade financeira que diversas famílias vêm passando neste momento na capital aracajuana e aceitando o chamado de servir ao próximo, o parlamentar Fábio Meireles se envolve na ação, juntamente com outros voluntários da comunidade.
Na oportunidade, o vereador Fábio fez oração e todos entoaram hinos de gratidão a Deus pela partilha do alimento. A parceria entre a ONG Olhar Carinhoso e o mandato do vereador Fábio Meireles promove uma ação positiva de apoio às pessoas que participam, além de fortalecer vínculos de integração na comunidade.
Em Grande Expediente, vereadores discutem sobre saúde pública, obras e questões políticas
O vereador Fábio Meireles deu início ao Grande Expediente desta quinta-feira (28/08), durante a 68ª Sessão Ordinária. Meireles apresentou um vídeo do Mercado Dr. Carlos Firpo, em que trabalhadores do local denunciam a falta de limpeza e a infraestrutura precária. “Sei que isso já passou por diversas gestões e a prefeita Emília Corrêa foi ao local, quando candidata, e os trabalhadores ficaram empolgados. Espero que ocorra a execução, a limpeza do local e os reparos necessários”, disse. Meireles também destacou que o vice-prefeito Ricardo Marques está escanteado no governo Emília e que foi valorizado no governo do Estado de Fábio Mitidieri, pela entrega de uma escola no local, que foi luta de Ricardo quando era vereador. O parlamentar também criticou questões ligadas ao transporte público, lembrando que a prefeita decretou que ônibus com mais de 12 anos não poderiam rodar em Aracaju, mas, segundo ele, recebeu vídeos mostrando o contrário. Por fim, abordou a iniciativa voluntária e social do projeto Sopão Solidário.
O vereador e líder da prefeita Emília Corrêa na Casa parlamentar, Isac Silveira, foi o segundo orador do grande expediente. Ele iniciou sua fala destacando que “a política que se utiliza da fé ou da religião para enganar as pessoas é errada. O Estado é laico não porque as pessoas não devem crer em Deus, mas pelo respeito à Constituição, que é a nossa Carta Magna”. Isac também destacou que há muitas obras em curso, tanto do governo do Estado quanto da Prefeitura. “Muitas dessas obras tiveram início na gestão da prefeita Emília Corrêa, e estou pedindo que haja uma audiência pública para apresentarmos todas as obras em andamento em Aracaju, com o objetivo de acompanhar os prazos de entrega”, ressaltou. O vereador defendeu também que é necessário ter transporte coletivo de qualidade, já que o sistema no Brasil está colapsando, com o excesso de veículos nas ruas.
O vereador Levi Oliveira também utilizou a tribuna e iniciou seu discurso parabenizando a Prefeitura de Aracaju pela pavimentação nas ruas do Japãozinho, inclusive com a pintura artística de escadarias e muros. O parlamentar também elogiou o programa do Governo de Sergipe que permite que alguns alunos façam intercâmbio em outros países. Levi ainda parabenizou a Confederação Brasileira de Ginástica pelas medalhas obtidas no Mundial de Ginástica Rítmica. O vereador pediu que a obra na ponte Aracaju-Barra tenha celeridade, já que uma das vias está interditada.
O vereador Lúcio Flávio iniciou sua fala desejando saúde e boa recuperação à ministra Damares Alves, que afirmou estar enfrentando um câncer, mas com descoberta precoce e sem a possibilidade de metástase. O parlamentar também criticou o fato de um preso do 8 de janeiro ter chegado algemado ao velório da avó. “Onde vamos parar? As pessoas estão presas por conta de um batom”, disse. Lúcio também criticou o presidente Lula, por uma fala que considerou racista. Além disso, rebateu a fala de Fábio Meireles, apontando que Ricardo Marques é oposição ao governo do Estado e segue junto com Emília.
O vereador Marcel Azevedo foi o último orador do grande expediente e apresentou um vídeo gravado em 2024 no Hospital Nestor Piva, local que, segundo ele, recebia muitas reclamações dos profissionais por salários baixos e falta de estrutura no trabalho. “Tínhamos um técnico de enfermagem que ganhava sete reais pela hora bruta de trabalho. Por diversas vezes, cobramos a Prefeitura de Aracaju, como Conselho de Enfermagem. Ontem, estive no hospital Nestor Piva e comecei a visualizar grandes melhorias”, disse. O vereador destacou que hoje os profissionais estão recebendo o piso da enfermagem. Marcel também solicitou que haja um redimensionamento das equipes de Saúde da Família, para conseguir atender melhor à população. Por fim, reforçou o convite para o mutirão de oftalmologia Novo Olhar, que ocorrerá neste sábado, às 9h, no bairro Industrial.
Agosto lilás: CMA recebe a secretária da Mulher de Aracaju para abordar o combate às violências
Nesta quinta-feira (28/08), a Câmara de Aracaju recebeu Elaine Oliveira, secretária da Mulher de Aracaju, para abordar questões ligadas ao Agosto Lilás. “Estamos trabalhando por meio de uma conversa com as mulheres, mas também com os homens, para que possamos acabar com o feminicídio. O número de medidas protetivas tem aumentado em nossa capital, o que representa a coragem das mulheres. Mas precisamos nos lembrar de que, em briga de marido e mulher, metemos a ‘colher’, sim. Precisamos denunciar o agressor e acolher as vítimas”, reforçou.
A secretária destacou que será iniciada uma campanha com essa temática nas escolas, para que as crianças compreendam o assunto. “Também estreitamos os laços com a Procuradoria da Mulher, da Câmara de Aracaju, para que possamos fazer valer as leis municipais em nossa cidade”, disse Elaine.
Segundo a psicóloga da Procuradoria da Mulher, Karoliny Almeida, o trabalho realizado pelo órgão é aberto a todos os cidadãos, mas também se estende aos colaboradores e membros da Câmara de Vereadores.
“ O dia foi muito produtivo, fomos de setor em setor, falando um pouco sobre os sinais de violência, sobre os canais de denúncia. É mais uma parceria firmada entre a Procuradoria da Mulher e a Secretaria Municipal para Mulheres. Então estamos muito felizes, já programamos algumas reuniões para que possamos colocar em prática alguns projetos”, disse a psicóloga.
O que disseram os vereadores?
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos, ressaltou uma futura parceria entre a CMA e a Secretaria Municipal da Mulher. “A secretária veio buscar uma parceria junto à Procuradoria da Mulher e à Câmara de Vereadores para a gente reforçar ainda mais as ações no combate à violência doméstica. Temos que cada vez mais estreitar essas relações, fazer essas parcerias para que a gente possa dar mais visibilidade, para que a gente possa ter mais estrutura e levar uma mensagem positiva a toda a sociedade. É inadmissível que ainda no ano de 2025 termos cada vez mais o aumento de casos de violência doméstica e feminicídio”, disse Ricardo
Lúcio Flávio iniciou seu discurso parabenizando o Parlamento pela criação da secretaria e reforçou que os homens devem estar aliados às mulheres nessa luta. Sônia Meire ressaltou que é importante que a CMA também seja um espaço de acolhimento para as mulheres e disse que novos projetos de integração estão em desenvolvimento, para que haja cada vez mais políticas de proteção.
Pastor Diego lembrou de um caso nacional em que o companheiro deferiu mais de 60 socos em sua namorada. “É um absurdo que a sociedade avance e isso continue ocorrendo. É fundamental que avancemos na proteção e cuidado com a mulher, com a Ronda Maria da Penha cada vez mais presente”, destacou, parabenizando o trabalho da Secretaria.
Selma França também parabenizou a secretária e reforçou a importância de levar esse projeto para as escolas. Alex Melo lamentou o aumento dos casos de agressão contra a mulher e pontuou que a Casa parlamentar está à disposição nesse combate.
Thannata da Equoterapia reforçou que é fundamental sair da teoria e ir para a prática. “Acredito que isso já começou. Temos diversas leis municipais, mas, quando nos deparamos com a realidade das mulheres, vemos que estamos em uma situação muito difícil. Por isso, o Agosto Lilás é fundamental para discutirmos esse tema. E ter uma secretaria empenhada nisso me deixa muito feliz”, destacou.
Joaquim da Janelinha também parabenizou Elaine e se colocou à disposição para a destinação de emendas impositivas voltadas ao crescimento da secretaria. Ele também destacou a importância de expandir o contato com escolas particulares, de modo que todos os jovens sejam atendidos. Maurício Maravilha ressaltou que a política de combate à violência contra as mulheres é de extrema importância. “Sem orçamento não existem políticas públicas e, sem elas, não conseguimos acabar com a violência. Por isso, conte com o nosso mandato”, disse.
Sargento Byron - Estrelas do Mar reforçou o compromisso da prefeita Emília Corrêa com a defesa dos direitos das mulheres. “Enquanto vereador, conseguimos criar o protocolo ‘Não se cale’, levado aos bares e restaurantes. A ideia é orientá-los sobre o tema para combater a violência. Queremos colaborar para que a senhora tenha parceiros no Parlamento”, destacou.
Sobre a secretaria
A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, no dia 03 de abril, o Projeto de Lei nº 40/2025, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a organização básica da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres, chamada Sermulher.
A lei estabelece que as finalidades da pasta são promover a cidadania, a saúde, o empreendedorismo feminino e o enfrentamento à violência contra a mulher, além de articular ações com outras secretarias, como as de Saúde e Desenvolvimento Econômico, e com os governos federal e estadual. A secretaria também será responsável por acompanhar denúncias de discriminação e propor melhorias na legislação relacionada aos direitos das mulheres.
Vereador Isac realiza Sessão Especial em homenagem à Semana da Pessoa com Deficiência
Na tarde desta terça-feira (27), o vereador Isac Silveira promoveu uma sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. O evento, de autoria do parlamentar, reuniu representantes de instituições, autoridades, familiares e, principalmente, pessoas beneficiadas por projetos e serviços voltados à inclusão.
Entre as entidades presentes, destacaram-se a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB-SE). Representando a OAB-SE, a vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Nyele Rocha, agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância do tema: “Agradeço a esta Casa por trazer temáticas sob essa perspectiva tão importante. É através de debates como este que conseguimos avançar na construção de uma sociedade mais inclusiva”, afirmou Nyele.
Durante o evento, o presidente da APAE, Carlos Marinho, expressou sua gratidão ao vereador: “Meu profundo agradecimento ao senhor, vereador Isac, pelo apoio e pela sensibilidade com a nossa causa. O seu mandato tem feito a diferença para quem mais precisa”, disse emocionado.
O vereador Isac Silveira reafirmou seu compromisso com a causa e ressaltou que seu mandato está à disposição para defender os direitos das pessoas com deficiência. Ele destacou que, por meio de emendas parlamentares, já destinou recursos para ampliar e manter serviços essenciais:
“Quando destino uma emenda para o setor, me sinto extremamente emocionado. Saber que, de alguma forma, estamos contribuindo para melhorar a vida de tantas pessoas é algo que toca profundamente o meu coração”, declarou.
Representando a prefeita Emília Corrêa, o secretário municipal de Esportes de Aracaju (Sejesp), Aquiles Silveira, colocou a secretaria à disposição para apoiar e promover a inclusão por meio do esporte: “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação, e estamos à disposição para ajudar quem mais precisa”, afirmou.
O assistido Fábio Nascimento, atendido pela APAE, também se manifestou, agradecendo a realização da sessão e destacando sua importância para todos.
A presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Dayse Xavier, parabenizou as instituições presentes e fez questão de ressaltar o trabalho da APAE ao longo dos seus 57 anos de atuação, além de reconhecer a relevância da sessão proposta por Isac.
A representante do vereador Iran Barbosa, Maria José, destacou a importância do encontro e defendeu que é necessário redobrar os cuidados e ampliar o orçamento destinado ao setor.
Já Larissa Alves, captadora de recursos da APAE Aracaju, reforçou que o esporte é um dos caminhos mais viáveis para integrar pessoas com deficiência nos espaços sociais.
A representante das famílias atípicas de Aracaju, Tâmar Rocha, chamou atenção para as filas de espera e a carência de profissionais especializados:
“Quando falamos da fila de espera, o tratamento tem que começar imediatamente. As mães são as que mais sofrem e há muitas crianças aguardando para receber o atendimento adequado. As escolas, muitas vezes, não possuem profissionais preparados para atender essas crianças”, afirmou.
A professora da rede municipal de Aracaju, no bairro Santa Maria, Jaqueline — que é autista, possui altas habilidades e dislexia — relatou os desafios de ser professora e pessoa autista. Ela agradeceu à APAE por todo o apoio recebido e desabafou: “A barreira que mais enfrento é a atitudinal”, disse.
Ao final da sessão, o vereador Isac Silveira foi homenageado pelo presidente da APAE, que lhe entregou uma placa e um bóton em reconhecimento ao seu trabalho e dedicação à causa: “Essa homenagem é fruto do seu comprometimento e do impacto positivo que suas ações têm gerado para tantas famílias”, destacou Carlos Marinho.
A sessão especial reforçou a importância da união entre poder público, instituições, famílias e sociedade civil na construção de uma Aracaju mais inclusiva e justa, onde todos tenham voz, vez e dignidade.