CPI da SMTT inicia sob liderança de Sargento Byron - Estrelas do Mar, que garante imparcialidade na investigação dos recursos de multas

por Assessoria de imprensa do parlamentar — publicado 18/08/2025 13h55, última modificação 18/08/2025 16h16
CPI da SMTT inicia sob liderança de Sargento Byron - Estrelas do Mar, que garante imparcialidade na investigação dos recursos de multas

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta segunda-feira (18/08), ocorreu a primeira reunião dos responsáveis pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da SMTT, que contou com a aprovação de seis requerimentos. A comissão é presidida pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar, que destacou a responsabilidade de estar no cargo. “Temos o compromisso com a transparência, a lisura e a imparcialidade. Agradeço aos colegas e ao presidente Ricardo, que referendou o nosso nome. Nossa ideia é que só façamos juízo de valor a partir da análise dos documentos que chegarem à Casa e não por questões políticas”, pontuou o parlamentar. 

O vereador também explicou sobre o funcionamento das reuniões, que serão semanais, às segundas-feiras, a partir das 9h. “Os requerimentos poderão ser apresentados pelos membros, com solicitações de informações sobre como se deram os gastos das multas. Faremos a análise, e cada parlamentar poderá discutir o requerimento por 10 minutos. Depois disso, eles são votados para aprovação ou não. Esses requerimentos também poderão convidar representantes de entes públicos para prestar esclarecimentos, seja na qualidade de testemunha ou de indiciado”, disse. Vale ressaltar que todas as reuniões serão transmitidas pela TV Câmara de Aracaju, no canal 5.3. 

Sobre a Comissão  

A comissão foi criada a partir do requerimento do vereador Isac Silveira e tem a finalidade de investigar a aplicação de recursos financeiros oriundos de multas de trânsito, que totalizam R$ 135.216.467,35. O valor, acumulado entre 2017 e 2024, será objeto de prestação de contas. A comissão é composta pelo vereador Sgt. Byron, na presidência, com relatoria do vereador Pastor Diego. Os membros são os vereadores Soneca, Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica.