Fábio Meireles (PDT) denuncia circulação de ônibus acima de 12 anos em Aracaju
O vereador Fábio Meireles (PDT) usou a Tribuna, no Grande Expediente desta terça-feira (26), para apontar que o Decreto 8.042/2025 não está sendo cumprido no transporte público municipal de Aracaju. Ele lembra que o Decreto da prefeita Emília Corrêa está contradizendo a veiculação dos transportes.
Por meio de vídeo, o vereador Fábio mostrou o texto do decreto, que diz: Decreto nº 8.042/2025 não prorroga prazos para as empresas se adequarem, mas estabelece um período de transição de 30 dias. A principal mudança é a proibição de circulação de ônibus com mais de 12 anos (a combustão) e 15 anos (elétricos). A empresa que não atender às novas regras está fora.
Através de vídeo, o vereador mostrou ônibus com placas acima de 12 ou 14 anos, rodando normalmente pelas ruas da capital.
O vereador Elber Batalha (PSB) solicitou um aparte e disse que o governador Fábio Mitidieri denunciou na reunião do Consórcio Metropolitano e questionou à prefeita, mas ela disse que isso não estava acontecendo, inclusive o superintendente Nelson Felipe foi firme em dizer que isso não está acontecendo”, ressalta.
Elber disse que começou a receber filmagens desses ônibus. “Recebi algumas imagens, inclusive com horário, publicadas no Jornal do Dia e mostrando que era da data de ontem (25), com os ônibus da empresa Modelo com mais de 12 anos de fabricação circulando livremente e transportando passageiro nas ruas de Aracaju, ou seja, ou a prefeita e Nelson Felipe estão mentindo ou os fiscais não estão fazendo o seu serviço da forma devida. Uma coisa é fato: os ônibus da Modelo continuam circulando com mais de 12 anos de fabricação e o decreto da prefeita não está sendo cumprido, ou seja, a prefeita de Aracaju não consegue fazer com que sua gestão cumpra um decreto que ela mesma editou. Isso é de uma desorganização administrativa absurda”, reclamou Elber, que parabenizou o vereador Fábio Meireles por trazer o tema ao Parlamento.
Aracaju continua sem certidão para compra de ônibus
O vereador Meireles lembrou, ainda, que Aracaju, até hoje (26), continua sem a certidão negativa para aquisição dos 15 ônibus elétricos.
“Tenho informado à população de Aracaju para que as pessoas fiquem bem atentas ao que vem acontecendo, para que não entendam que o que nós temos trazido para a Casa Legislativa sejam simples palavras, porque ainda hoje, 26 de agosto, Aracaju não tem a liberação do Tesouro Nacional para pegar o empréstimo da compra dos 15 ônibus elétricos para o município de Aracaju. É só para relembrar a Prefeitura e ao senhor Nelson Felipe. Os ônibus elétricos não estão rodando, não têm placa, não tem nota fiscal, porque não tem dinheiro liberado ainda para Aracaju. Estamos aguardando com expectativa. A última movimentação foi no dia 21 de agosto, então você, aracajuano e aracajuana, que está aguardando rodar nos ônibus elétricos, até hoje, infelizmente ainda não têm a permissão para andar nesses ônibus”, atentou.
Fábio parabeniza governador pelo “Sergipe é Aqui” e diz que Emília copia “Tamo Junto Aracaju”
Em continuidade ao discurso, o vereador Fábio Meireles lamentou a situação dos ônibus, em seguida parabenizou o governador Fábio Mitidieri pela 53ª edição do Sergipe é Aqui, que ocorreu no médio sertão, na cidade de Gracho Cardoso, levando diversos ofertas e serviços para a população da região.
“Eu gostaria de informar que não há nada de errado em você copiar. No sábado, dia 23 de agosto, aconteceu em Aracaju o “Aracaju é Aqui”, com outro nome, porque o nome é “Tamo Junto Aracaju”, uma cópia do belo trabalho que o governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, vem desenvolvendo para Sergipe. Eu quero parabenizar o governador, jovem atuante, que traz novidade para a gestão pública e a prefeita Emília Corrêa, inteligente, copia o seu trabalho e aplica no município de Aracaju para que possamos ter um “Tamo Junto Aracaju”, que disponibiliza diversos serviços importantes para os munícipes, mas é importante reconhecer que a iniciativa do trabalho é do governador Fábio Mitidieri com o “Sergipe é Aqui”, destacou.
Fábio Meireles destaca trabalho do ex-deputado André Moura e critica comentário de representante da PMA
O vereador Fábio Meireles pediu para mostrar, no telão, um vídeo do repórter George Magalhães, programa Sergipe Verdade, da Rádio SIM 94,3 FM, quando pergunta ao vereador e presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), sobre a liderança da bancada do partido União Brasil no Legislativo e vereador Ricardo responde que, dos 26 vereadores, cerca de 20 deles dão sustentação à prefeita Emília Correia.
“André Moura tem mais vereadores na Câmara de Aracaju que a prefeita Emília Corrêa, ou seja, a bancada de André Moura é maior do que a bancada de Emília na Câmara dos Vereadores,” ponderou Fábio Meireles.
Fábio disse que o reconhecimento, a força do ex-deputado federal André Moura na Casa Parlamentar é muito importante.
“É importante entender a política, o partido União Brasil e o Partido Podemos e diversos políticos dessa Casa votam em André Moura e vão votar em André Moura, porque é uma pessoa diferenciada na política”, afirmou Fábio.
No vídeo, o repórter George Magalhães pergunta qual nota o ex-deputado André Moura daria para a gestão da prefeita Emília Corrêa, André Moura responde que dá nota vermelha e explica que Emília tem oito meses de gestão e está muito longe dela cumprir tudo aquilo que ela se comprometeu. “Eu acho que a prefeita Emília está vivendo em um conflito diário entre a prefeita Emília, com a ex-vereadora Emília, vamos torcer para que este conflito acabe”, salientou André.
Fábio Meireles disse que não cabe um desmerecimento de um homem como o presidente Ricardo Vasconcelos, se referindo ao primeiro vídeo, um homem que tem o apoio de cerca de 21 votos nesta Casa, ou seja, uma potência de convencimento e de apoio aos munícipes.
Em seguida, o vereador Fábio Meireles pediu para expor no telão o vídeo do bate papo da representante da Comunicação da PMA, Gleice Queiroz, da prefeita Emília Corrêa, a qual escreve na postagem de George Magalhães: “Pense numa opinião que o povo de Aracaju está preocupado, só pense!”.
O vereador Fábio se surpreendeu, segundo ele, quem escreveu não foi uma pessoa simples da periferia, não foi uma pessoa simples de Aracaju, foi uma representante oficial da prefeita Emília Corrêa.
“André Moura, Vossa Senhoria que tem uma liderança muito grande aqui na Câmara de Aracaju e no Estado, pelo seu trabalho, pela sua dedicação ao estado de Sergipe, pelo seu conhecimento, mas uma pessoa ligada diretamente à prefeita Emília Corrêa colocar assim: “pense numa opinião que o povo de Aracaju está preocupado, só pense!”, questionou.
“Sabe o que isso aí significa? Que pouco importa para Gleice Queiroz, pouco importa para Emília Corrêa o que você pensa sobre a nota vermelha da administração do município de Aracaju. Pois é André! Você que não tem cargo na Prefeitura de Aracaju, mas o líder da prefeita, o meu colega de parlamento Isac Silveira, é o líder da prefeita do partido União Brasil”, refletiu o vereador.
Em aparte, o vereador Anderson de Tucas (União Brasil) destacou que Fábio Meireles é um grande líder para qualquer político. “Eu gostaria de ter você próximo à história de André Moura, faço questão, se eu puder ajudar nesta comunicação seria um prazer, porque você é uma grande liderança em Aracaju e no estado de Sergipe e que André possa estar assistindo nesta manhã, eu faço questão de entregar os vídeos. Eu fico feliz em saber que você quer retornar para casa, saiba que você é uma grande liderança, você é importantíssimo para qualquer liderança política nesse estado, seja estadual ou federal e quem sabe senador. Para mim, seria um orgulho ter você mais perto, você fazer parte da história de André Moura, eu quero bater um pênalti na Soledade, faço questão, se eu puder ajudar, vereador, nesta comunicação seria um prazer imensurável, porque você é uma grande liderança em Aracaju e no estado de Sergipe”, disse o vereador Anderson.